Cidadeverde.com

Música universal, com sabor nordestino, invade Teresina

Imprimir

A música brasileira tem um quê de universal. Especialmente a música contemporânea, visto que geralmente é difícil defini-la em um gênero. Fácil apenas é atestar sua qualidade e diversidade. E Teresina será invadida por ela, principalmente por aquela que tem um tempero extra nordestino. Três nomes notáveis da chamada nova MPB passam pelo palco da casa de shows Bossa Nova nesse fim de semana. A potiguar Khrystal faz sua apresentação na sexta-feira, dia 25, e o sábado fica com o cearense Isaac Cândido e o pernambucano Lu de Souza.

Conhecida por sua atitude e voz segura, Khystal começou a ser notada depois de “Coisa de Preto”, seu primeiro disco lançado em 2007. E passou a ser uma nova referência da música nordestina, sobretudo pela atualização do coco (estilo de música nordestina) que fazia. Entretanto, hoje ela se desvencilha dessa imagem e é uma figura de destaque da nova MPB. Reputação que começou a ser fortalecida com o show “O Trem” que excursiona pelo Brasil desde o fim de 2010. Passo importante em sua carreira de compositora, o espetáculo rendeu admiração de músicos como Guinga e Alceu Valença – só pra citar dois – e desembocará em um EP a ser lançado em breve. E é esse show que será apresentado na sexta-feira, dia 25, no Bossa Nova.


E ele será um dos dois shows desse fim de semana que são daqueles que não se pode perder. Especialmente para quem gosta de novidade e música genuinamente brasileira. Caso da dupla Issac Cândido e Lu de Souza, músicos que também se realçam nesse cenário. Atualmente, o músico, cantor e compositor Isaac Cândido é um dos destaques da música no Ceará. Com forte influência da poesia concreta, ele se destaca como compositor. Reto com a tendência da música brasileira, que é fusão de ritmos e gêneros, ele vai de choro, baião, passando por tango, salsa, até o rock e pop. Com três discos e algumas coletâneas lançadas, recentemente ele foi homenageado pela cantora Simone Guimarães que gravou o CD “Cândidos” – só com composições de Isaac.


E neste show em Teresina, sábado, dia 26, Isaac conta com um parceiro de talento incontestável. Na dúvida, basta conferir o currículo do guitarrista Lu de Souza. Esse pernambucano, radicado há anos no Ceará, já produziu, gravou ou tocou com artistas como Fagner, Dominguinhos, Waldonys, Amelinha, Nando Cordel, Zé Ramalho, Marinês, Geraldo Azevedo e Isaac Cândido. Isso para citar alguns. Atualmente Lu de Souza segue uma trajetória firme e divulga também seu grupo Timbral, que experimenta a riqueza de timbres e texturas musicais com o objetivo de surpreender o público. Ele realmente é uma atração à parte, com sua guitarra de estilo próprio que funde o virtuosismo do Jazz com a riqueza rítmica da música brasileira.


Fim de semana cheio para quem curte a música brasileira contemporânea, ou simplesmente “nova MPB”. Os shows ainda contam com a participação especial de Roraima e acontecem nos dias 25 e 26, às 22h, no Bossa Nova – casa de shows que fica na Avenida Dom Severino, quase no cruzamento com Avenida Presidente Kennedy.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais