Cidadeverde.com

9 manifestantes são levados para prisão; advogados pedem soltura

Imprimir
Três viaturas da Polícia Militar saíram às 11h da Central de Flagrantes de Teresina. Elas levavam nove manifestantes, dos 12 presos durante a tarde da última terça-feira (10) em ação da polícia durante protestos na avenida Frei Serafim. 

Fotos: Jordana Cury/CidadeVerde.com
Advogados que acompanham o caso

Diversos parentes e familiares estão em frente à Central e bradam gritos de protesto enquanto outras pessoas choram. 

Os presos já fizeram exames de corpo de delito no IML. São eles seis homens, que foram encaminhados à Casa de Custódia e duas mulheres, direcionadas à Penitenciária Feminina. 


Segundo os advogados dos manifestantes, eles foram enquadrados em cinco artigos, dos quais: desacato, desobediência, resistência e atentado contra a segurança do transporte público. 

 

De acordo com os advogados Mariana Moura e Lucas Vieira, o valor da fiança foi irregular e não há indício de flagrante para nenhum dos presos. “Está sendo apreciado neste momento o pedido de habeas corpus e vamos entrar com uma peça para mostrar que o flagrante é arbitrário e ilegal”, declarou Mariana. “A situação só chegou aonde chegou porque não encontramos nenhum juiz de plantão de ontem para hoje”, acrescenta. 


Outro advogado, Lauriano Lima, disse ainda que os manifestantes apresentavam hematomas resultantes da ação policial na avenida Frei serafim. 

Os familiares se recusaram a falar com a imprensa. 


Madalena Nunes, membro do Sindicato dos Servidores Federais, declarou que os estudantes foram levados algemados e reclamou de excessos. “É um crime contra os direitos humanos o que estão fazendo com eles e um desrespeito contra os familiares que sofrem”, reclamou.


Atualizada às 12h20

Outro advogado dos estudantes, Marcos Vinícius Brito, afirmou que já entrou com um pedido de liberdade provisória na 9ª Vara e que a juíza responsável deverá conceder a soltura dos presos sem a cobrança de fiança, com a condição de que ele não participem mais de passeatas.

"Com as novas diretrizes a juíza pode, sim, impor apenas uma condição de cumprimento, que seria a não participação em passeatas. Se não forem soltos hoje, amanhã com certeza já estará tudo resolvido", garantiu o advogado.

Marcos Vinícius acrescentou que o desembargador Edvaldo Moura ordenou que todos os manifestantes que estavam na Central de Flagrantes fossem desalgemados. "Nunca vi isso, nem na ditadura", finalizou.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais