Cidadeverde.com

Padre Tony Batista fala sobre as tradições da Semana Santa

Imprimir
O padre Tony Batista participou do Jornal do Piauí desta sexta-feira (6) e explicou o significado da Semana Santa na tradição católica. 

“A Semana Santa traz a memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo. É a nossa páscoa, a nossa passagem. Um gancho precioso do que é o amor de Deus. Ele amou tanto o mundo que mandou seu filho único para morrer da cruz, para nos salvar”, explica. 

Evelin Santos/CidadeVerde.com

Segundo o catolicismo, o período sacro começa no Domingo de Ramos. “Eu me coloco em Jerusalém, entrando no monte das oliveiras. É lá onde Jesus é aclamado pelo povo. Os evangelistas dizem que Jesus mandou seus apóstolos entrarem em Jerusalém e encontrarem um senhor com um cântaro na cabeça. Este local seria hoje o Senado de Jerusalém, na época a casa da mãe de São Marcos”, conta. 

Padre Tony explica que na Quinta-Feira Santa, relembra-se a Santa Ceia, quando foi instituída a Eucaristia e instituído o mandamento de que os seres humanos devem se amar uns aos outros como o próprio Jesus os ama. A consagração do pão e do vinho, além do lava-pés, também são sinônimos da igualdade e da humildade que todos os cristãos devem ter. 

Na Sexta-Feira Santa ocorre a Via Sacra. “Neste dia Jesus recebeu a coroa de espinhos, que também somos nós. Cristo tomou a cruz na Torre Antonia, que era a residência oficial de Pôncio Pilatos e dali ele segue a via dolorosa. Cai três vezes, encontra-se com Simão; com as mulheres; Maria, sua mãe e chega à alcova, o calvário, onde é pregado”, descreve.


O sacerdote também faz uma analogia: “nós continuamos a pregar Jesus na cruz quando permitimos a fome do mundo, quando somos injustos, quando denegrimos o erário público. Na missa de quarta-feira de cinzas, Deus já nos diz que é preciso crescer na penitência e na esmola. É preciso fazer a transformação do coração, a metanoia. A Igreja apresenta um dia de jejum e abstinência de carne. Se você puder, por que não jejuar do seu uísque, da sua língua perversa, da preguiça?”. 

O episódio da Sexta-Feira Santa será celebrado em Teresina com a Procissão do Senhor Morto, a partir das 15h, com saída na Igreja das Dores até o patamar da igreja São Benedito. 

Padre Tony também explica que o sábado é erroneamente chamado “de Aleluia”. “Este é o Sábado Santo, do silêncio. Durante o dia, celebramos o sepultamento de Jesus, é como se fosse uma grande derrota. O dia inteiro deve ser de silencio. A noite a população se reúne para celebrar a Vigília Pascal. Começamos com a liturgia do fogo, quando acendemos o círio. A liturgia da água, e a da Eucarística”. 

De acordo com o padre, que cita Santo Agostinho, esta noite é a mais importante de todo o catolicismo pois antecede o domingo, dia em que ocorre a ressurreição de cristo, e simboliza a mudança da vida terrena para a Vida Eterna. 


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais