Cidadeverde.com

PPS Nacional apoia aliança com PT em Oeiras

O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) confirmou, nesta quarta-feira (28), com o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), e a deputada Carmem Zanotto (SC) o apoio formal ao acordo já firmado com a Executiva Estadual do PPS de aliança com o PT na candidatura de Edmilson Carvalho à prefeitura de Oeiras, nas eleições de 2012.

Bueno e Zanotto fazem parte da Coordenação Eleitoral Nacional. A reunião aconteceu na sala da liderança do PPS na Câmara. O deputado Rubens Bueno disse que o presidente da Executiva Estadual, Celso Henrique, tem total autonomia para realizar as conversações e fechar acordos.

Fonte: Mural da Vila

Corpo é encontrado carbonizado em estrada que liga Oeiras a Simplício Mendes

Atualizada às 11h40

A polícia informou à equipe Cidade Verde que o corpo encontrado não é de Maria Francisca Pereira. Os exames preliminares do cadáver indicaram que a morte teria ocorrido há cerca de um mês. Maria está desaparecida há apenas poucos dias.

Postada às 9h49

O corpo de uma mulher identificada como Maria Francisca Pereira, 43 anos, residente na cidade de Colônia do Piauí (a 338 km de Teresina) foi encontrado carbonizado na estrada da localidade Buriti do Rei, há 20 metros da PI que liga Oeiras a Simplício Mendes.


A delegada da Regional de Oeiras, Janaina Nobre, encaminhou o corpo para  exame cadavérico no Instituto Médico Legal (IML) em Teresina. A vítima estava desaparecida desde o dia 22 de março, quando saiu para pegar os três filhos na escola. 

Segundo a irmã de Maria, Solidade da Silva, a família desconfia do namorado da vítima conhecido como Antônio, proprietário de um bar na cidade de Picos. 



O suspeito está desaparecido desde o dia que Maria havia sumido. A delegada Janaina Nobre vai pedir mandado de prisão preventiva contra Antônio.

De acordo com Janio de Sousa, policial civil de Oeiras, a vítima foi reconhecida pela família por causa das roupas com as quais foi encontrada, já que o rosto foi desfigurado com as chamas. 


Flash de Sana Moraes
Redação de Caroline Oliveira

Conheça a programação da Semana Santa em Oeiras: Cruz e Ressureição"

Conheça a programação religiosa da Semana Santa em Oeiras. O tema da festa religiosa é "Semana Santa em Oeiras: Cruz e Ressureição". 


29/03/2012 (Quinta-feira de Passos)

14h- Confissão Auricular na Igreja Catedral
19h- Missa na Igreja Catedral e, em seguida Procissão da Fugida de Bom Jesus, até a Igreja do Rosário.
21:30h- Confissão Comunitária para adultos na Igreja Catedral

30/03/2012 (Sexta-feira de Passos) 

07h- Missa na Igreja do Rosário
08h- Confissão Auricular dos Romeiros, na Igreja Catedral
10h30- Missa na Igreja Catedral
12h- Ofício de Bom Jesus dos Passos na Igreja do Rosário
16h30- Início da Procissão de Passos. Sermão do Encontro na Praça das Vitórias, no Paço Municipal, proferido pelo Padre Tony Batista, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Teresina.

31/03/2012 (Sábado de Passos)

07h- Missa na Igreja Catedral
08h- Confissão Auricular, na Igreja Catedral
10h- Missa, Casamentos e Batizados na Igreja Catedral
17h- Missa de Ramos para Crianças na Igreja Catedral
19h- Missa na Igreja Catedral
20h-Seresta ao Bom Jesus dos Passos, na Igreja Catedral


01/04/2012 (Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor)

08h- Benção e Distribuição de Ramos na Igreja da Conceição e em seguida Procissão de Ramos até a Igreja Catedral, onde será celebrada a Missa Solene dos Ramos
11h- Batizados na Igreja Catedral
17h- Missa na Igreja do Rosário
17h – Missa no Morro Redondo
19h- Missa na Igreja Catedral


02/04/2012 (Segunda-feira Santa)

7h – Missa na Igreja Catedral.
Durante todo o dia, haverá confissão das pessoas enfermas.
19h – Missa na Igreja Catedral e, em seguida, Confissão Auricular.


03/04/2012 (Terça-feira Santa)

8h – Confissão Auricular para os enfermos, na Igreja Catedral.
9h – Missa dos Enfermos, na Igreja Catedral. Nesta Missa, as pessoas enfermas receberão o Sacramento da Unção dos Enfermos.
17h – Missa dos Enfermos em Morro Redondo
19h – Missa na Igreja Catedral.


04/04/2012 (Quarta-feira Santa)

7h – Missa na Igreja Catedral
8h – Confissão Auricular para crianças que já fizeram a 1ª Eucaristia, na Igreja Catedral.
10h – Missa dos Enfermos em Alagoinhas
17h – Missa dos Enfermos em Tamboril Salinas
16h30 – Via Sacra da Juventude, saindo da Igreja Catedral e percorrendo as ruas da nossa cidade.
19h – Missa na Igreja Catedral.


05/04/2012 (Quinta-feira Santa) INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL
08h- Missa do Crisma na Igreja Catedral (Benção dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais), na Igreja Catedral. Nesta Missa, todos os padres da Diocese estarão presentes.
16h30- Missa Solene da Ceia do Senhor, na Igreja Catedral com a Cerimônia do lava-pés e Transladação do Ssmo. Sacramento para Adoração, conforme a seguinte pauta:
19h às 20h – Bairros: Rosário, Floriano Peixoto, Várzea, Canela e João XXIII
20h às 21h – Escolas: Jean Piaget, CEMOPI, IBENS, Farmacêutico João Carvalho, Paulo Freire, Instituto Gandhi e demais escolas do ensino fundamental
21h às 22h - UESPI e ensino Médio dos Colégios Rocha Neto e Pedro Sá.
22h às 23h – Apostolado da Oração, Coração de Maria, Legião de Maria e Centro da Cidade.
23h à meia noite – Casais encontristas e Famílias em geral

21h- Procissão do Fogaréu (somente para os homens) e, em seguida, Sermão do Fogaréu, proferido pelo Pe. J 21h- Procissão do Fogaréu (somente para os homens) e, em seguida, Sermão do Fogaréu, proferido pelo Pe. Jonilson Torres de Resende, diretor espiritual do Seminário de Teologia Sagrado Coração de Jesus e professor do ICESPI.

06/04/2012 (Sexta-feira da Paixão) – Dia de jejum e Abstinência 

08h- Confissão Comunitária na Igreja Catedral 
16h- Celebração da Paixão do Senhor: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz, comunhão Geral do Fiéis, Descimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto. O Sermão do Descimento será proferido Pe. Possidônio Ferreira Barbosa Júnior, Chanceler da Cúria da Diocese de Oeiras e professor do ICESPI.

07/04/2012 (Sábado Santo) – Dia do Silêncio Litúrgico

21h- Cantoria ao Ressuscitado no Adro da Igreja Catedral
22h- Solene Vigília Pascal, com a Benção do Fogo Novo, Anúncio da Páscoa e Renovação das Promessas do Batismo.


08/04/2012 (Domingo da Ressurreição)

08h30- Procissão do Senhor Ressuscitado
09h- Missa Solene da Ressurreição do Senhor, na Igreja Catedral
11h- Batizados na Igreja Catedral
17h- Missa na Igreja do Rosário
9h-Missa na Igreja da Conceição

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude são recebidos em Oeiras

A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegaram a Oeiras na tarde dessa quarta-feira e foram recebidos por um grande número de fieis na localidade Café da Rosa. Nessa localidade, como parte da programação da passagem dos símbolos da JMJ por Oeiras, aconteceu a inauguração da Fazenda da Esperança.


Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude foram ofertados pelo Papa João Paulo II aos jovens e há 28 anos percorrem o mundo levando a expressão de fé, esperança e transformação por onde passam.


De 23 a 28 de julho de 2013, o Rio de Janeiro será palco para um evento histórico realizado em solo brasileiro, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), acontecimento que costuma reunir mais pessoas do que a copa e as olimpíadas juntas. São jovens de todos os cantos do mundo, falando línguas diferentes, mas que vivem a comunhão através da fé.

Em preparação para a JMJ Rio, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora estão percorrendo todas as dioceses do Brasil até julho de 2013, e por onde passam, ficam as marcas da juventude protagonista, que se mobiliza, que reza, que vibra de alegria por seguir Jesus.


Após a passagem pelo “Café da Rosa”, a Cruz Peregrina seguiu para Oeiras, onde foi celebrada uma missa no Ginásio Santaninha, seguida de apresentações de cantores e bandas católicas.

Além de Oeiras, outras cidades da Diocese, como Santa Rosa e Simplício Mendes, também receberão a Cruz Peregrina.

Inauguração da Fazenda da Esperança


A passagem da Cruz Peregrina por Oeiras marcou também a inauguração da Fazenda da Esperança Bom Jesus dos Passos, que funcionará na antiga fazenda Pinga, na localidade Café da Rosa, e será um espaço voltado para a reabilitação para dependentes químicos.


A inauguração contou com a presença de diversas autoridades eclesiásticas e politicas, dentre eles o governador Wilson Martins.

Fonte: Mural da Vila

Professores da Rede Municipal de Oeiras decretam fim da greve

Os professores da Rede Municipal de Ensino decretaram o fim da greve nesta terça-feira (20) , após o prefeito municipal Portela Sobrinho enviar ao Sindicato da categoria um esboço do plano de Cargos e Salários do Magistério de Oeiras.

Os professores estavam em greve desde a semana passada, devido o não cumprimento do acordo  que tinha sido firmado entre o prefeito e a categoria, que referia-se a entrega do esboço do Plano de Cargos e Salários até dia 12/03/2012.

Com a entrega do esboço nessa segunda-feira, o Sindicato decidiu pelo fim da greve, retornando as atividades já nessa quarta-feira.

Fonte: Mural da Vila

PT de Oeiras se divide sobre candidatura para prefeito

Em reunião nesta quarta-feira (07) o grupo coordenado pelo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Oeiras, Deri Gonzaga, apresentou um documento solicitando apoio do PT a outro partido, no caso um candidato do PSB.

           Foto: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

De acordo com a tradicional militante, Socorrinha do PT, havia um consenso no partido em torno do nome do imrão do deputado Assis Carvalho, Edmilson Carvalho para a candidatura na cidade.

"A partir deste momento o consenso se disfaz.", conta socorrinha.

O encontro de estratégia e tática eleitoral com os delegados do partido em Oeiras, que somam em torno de 800 filiados deve acontecer dia 28 de abril, onde serão confrontadas as duas teses.

Socorrinha do PT acrescenta ainda que Deri Gonzales, que também é presidente da Câmara de vereadores, afirma que a maioria do partido na cidade em torno de 70% a 80% dos filiados apóiam a uma filiação com o PSB.

Rayldo Pereira

Tentativa de fuga na penitenciária de Oeiras é abortada por agente penitenciário

Segundo informações do site Mural da Vila uma tentativa de fuga na penitenciária de Oeiras foi abortada na tarde dessa sexta-feira(12) pelo agente penitenciário Francisco Guimarães.

Durante o banho de sol os detentos teriam retirarado um ferro de uma carteira escolar, e ao retornarem para a cela tentaram abrir um buraco em uma das paredes.

Desconfiado do comportamento dos presos, e pelo fato da cortina do banheiro estar em outro local, o agente entrou na cela e descobriu o buraco na parede, medindo 45 x 40cm que dava acesso a um corredor que não é visto pelos policiais militares que fazem a segurança no local, numa guarita que fica do lado externo do prédio.

Dos 11 presos que estavam na cela, cinco confirmaram a intenção de fuga. O buraco era camuflado com a cortina e a areia da parede era escondida em baldes usados para lavar roupas. Após a tentativa de fuga, todos foram remanejados para outras celas.

O Cidadeverde.com entrou com a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça do estado, mas ainda não obteve retorno.

Fonte: Mural da Vila

Posts anteriores