Cidadeverde.com

Falso advogado é preso dentro da seccional da OAB

Um falso advogado foi preso na seccional da OAB, em Oeiras, nesta quarta-feira (03). Jurandy Lima dos Santos atuava nas cidades de Campinas do Piauí e Floresta do Piauí e foi surpreendido enquanto utilizava computadores na sede da Ordem. De acordo com o Delegado Regional de Oeiras, Paulo César, contra o acusado existem dois mandados de prisão em aberto no Mato Grosso e Bahia, pelos crimes de falsidade ideológica. 

                        Foto: divulgação

A prisão ocorreu após a OAB formalizar denúncia na Polícia Civil. O delegado conta que para exercer ilegalmente a profissão, Jurandy Lima apresentava um diploma falsificado de uma faculdade do Uruguai, e registro na OAB do estado da Bahia, documento já cancelado, de acordo com dados do Cadastro Nacional dos Advogados (CNA). 

Paulo César explica ainda que os crimes só foram descobertos após um idoso- que considerava Jurandy Lima como filho- encontrar um extrato bancário com registros de pagamentos do Benefício Assistencial ao Idoso - BPC/LOAS, dinheiro que nunca foi repassado ao verdadeiro beneficiário. 

            Foto: Muraldavila

"O acusado conheceu o piauiense em São Paulo ainda 2012 e criaram um forte vínculo de amizade e confiança. Na época, o senhor disse que estava precisando de um advogado e o Jurandy se ofereceu e acabou vindo ao Piauí com ele. Descobrimos que para ter acesso ao benefício, o acusado falsificou uma certidão de nascimento e e ainda conseguiu autenticar no cartório de Campinas do Piauí. Assim, tirou CPF e outros documentos mudando o nome para Jurandy Duarte de Sousa e a filiação, como se o idoso fosse seu pai", explica Paulo César. 

No momento da prisão, Jurandy Lima foi flagrado com sete munições nos bolsos e um revólver calibre 38 municiado em uma mochila dentro do carro. O delegado acredita ainda que o falso advogado tenha aplicado golpes em outras cidades. "Ainda estamos fazendo o levantamento do valor dos golpes aplicado no idoso e possíveis outras vítimas", reitera Paulo César. 

O falso advogado deverá responder pelos crimes de porte ilegal de armas e munição, uso de documento falso e estelionato. 


Graciane Sousa

Prefeito Lukano Sá abre I Fórum Econômico do Vale do Canindé em Oeiras

A prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio abriu oficialmente o I Fórum Econômico do Vale do Canindé, na manhã desta sexta-feira (28). O evento que surgiu da necessidade de socializar as boas práticas que os municípios da região vêm realizando segue até este sábado (29).
 

Pelo menos 17 municípios que compõe o Vale do Canindé farão parte do Fórum. O público alvo do evento são empresários e empreendedores, além de estudantes do Pronatec.
 
A abertura se deu com a apresentação da banda de música Geração Jovem, do Programa Mais Educação da Escola Municipal Juarez Tapety, que além de executarem o Hino de Oeiras, tocaram também a canção Asa Branca de Luís Gonzaga; e a composição da mesa de honra. Durante o seu discurso, Prefeito Lukano Sá, mostrou satisfação com a realização do evento e com os resultados alcançados pelo município diante da parceria firmada com o SEBRAE/PI em projetos com a Sala do Empreendedor.
 

“É preciso mantermos parcerias no intuito de garantir o desenvolvimento da cadeia produtiva. Esse alinhamento que temos junto ao SEBRAE  favorece muito a troca de experiências.  Este evento é o momento para que nós possamos compartilhar conhecimento. São 17 municípios que por meio dessa relação tem procurado estratégias de favorecer o seu comércio. Acreditamos que uma cidade só chega ao seu desenvolvimento, quando a sua sociedade é independente, por isso apoiamos a geração de renda para que a cada dia nosso povo  possa chegar ao pleno  desenvolvimento”, afirmou o Prefeito Lukano Sá.
 
A Secretária Municipal de Indústria e Comércio, Carla Martins, falou da importância da realização do evento, como forma de troca de experiência e acima de tudo, aquisição de mais informação para serem aplicadas no fortalecer o comércio local. Para Carla Martins este espaço abre a oportunidade de discussão sobre novas possibilidades empresariais.
 
“A gente espera que as pessoas participem, que os empresários possam assimilar bem cada informação passada no evento, pois o que propomos é uma socialização de boas práticas, e que as trocas de experiência possa favorecer uma ampliação dos conhecimentos a serem aplicados no dia a dia”, frisou a Secretária.
 
Na ocasião, o gestor do projeto Cidadania do Vale do Canindé, Cássio Castelo Branco, também discursou sobre as estratégias criadas pelo SEBRAE-PI para que os empreendedores das cidades da região possam desenvolver suas atividades. Durante sua fala o gestor expôs que o Vale do Canindé é uma área de grande potencialidade, perfil que proporciona resultados satisfatórios.
 
Outra figura ilustre que marcou presença na mesa de honra e discursou na abertura foi o ex-prefeito B. Sá. O ex-prefeito de Oeiras fez falou sobre a situação financeira do Piauí e os impactos que isso trás para o comércio, sobretudo para Oeiras onde suas fontes financeiras são bastante restritas. Em seu discurso, B. Sá. Também chamou atenção para a necessidade do empreendedorismo como mecanismo de desenvolvimento social.
 
Após a solenidade, houve o primeiro espaço do evento a palestra “A Gestão e as Boas Praticas do Agente de Desenvolvimento”, ministrada pela consultora do SEBRAE-PI, Adriana Pacheco, que durante sua fala chamou atenção para a importância de se trabalhar dentro da realidade de cada cidade. De acordo com a consultora, só respeitando as características de cada local se obtém resultados positivos e a possibilidade real de gerar renda e aumentar o número das fontes de arrecadação. “É preciso mudar o comportamento, é preciso criar estratégias para melhorar a qualidade dos municípios”, afirmou Adriana Pacheco.
 
Ainda estiveram presentes no primeiro dia do evento, o prefeito da cidade de Santa, Rosa Edgar Castelo Branco, o prefeito de Santo Inácio do Piauí, Auro Aparecido de Carvalho e o prefeito da cidade de Campinas do Piauí, Avelar de Sousa Lopes, além das secretárias parceiras do evento Tiana Tapety (Educação) e  Danielly Leite (Assistência Social).

Da Editoria de Cidades

Oeiras define plano de educação municipal para 2015 em reunião

A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretária Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (25) uma reunião deliberativa e avaliativa para a criação do plano de ação da educação municipal para ser executado em 2015. O documento deve estabelecer todos os princípios do ano letivo das escolas da rede municipal.

 
Todas as escolas municipais estiveram representadas no espaço. Além da Secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, também estiveram presentes representantes da supervisão e coordenação pedagógica das unidades de ensino.
 
O plano de ação visa atender as necessidades da rede municipal de ensino respeitando os diferenciais de cada escola e série que deve ser aplicado.  O documento também deve se enquadrar nas demandas de qualificação e avaliação intensificadas na gestão do Prefeito Lukano Sá. O objetivo é otimizar a educação oeirense para obter melhores resultados.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Oeiras intensifica serviços de limpeza

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por meio das secretarias municipais de Obra e de Finanças, está desde ano passado viabilizando ações para manter a cidade limpa, tanto no perímetro urbano como no rural. Para tanto tem sido constantemente feio o remanejamento de funcionários da limpeza pública para áreas afastadas da cidade  no intuito de realizar a limpeza  das vias públicas, sobretudo daquelas que dão acesso à cidade.

 
O trabalho da administração municipal viabiliza a realização de coleta de lixo domiciliar diariamente, evitando o acúmulo de dejetos que sujam as ruas e que podem se tornar possíveis focos de disseminação de doenças.
 
Segundo o Secretário de Finanças, José Raimundo, embora todos os esforços que estão sendo realizados para manter a cidade limpa, a administração municipal têm encontrando dificuldade na manutenção do serviço em algum lugares onde existem pessoas que estão depositando lixo nas vias publicas, como é o caso que vem ocorrendo nas margens do Anel Viário, nas proximidades do Bairro Rosário.

 
“Temos um compromisso como a população oeirense de mantermos limpa e organizada a cidade. Durante todo esse ano montamos grupos de limpeza, até mesmo nos fim de semana, para deixar a cidade livre de sujeira. Infelizmente existem pessoas que não tem consciência da importância desse trabalho e termina por prejudicar nosso serviço e consequentemente a própria Oeiras”, explicou José Raimundo.
 
O Secretário reforça ainda que a Prefeitura Municipal de Oeiras, dentre suas atribuições, precisa do apoio da população na execução de seus serviços. “Manter a cidade limpa é também responsabilidade de todos os habitantes”, afirmou.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Solar das 12 Janelas recebe exposição “Experimentalhaço”

O Solar das 12 Janelas, em Oeiras, abre as portas para o público com a exposição "Experimentalhaço", do jornalista oeirense Jader Damasceno. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura de Oeiras. Jader também é roteirista do documentário “O Canto”, onde faz uma abordagem sobre a tradição nordestina das carpideiras.


A exposição tem recebido inúmeros visitantes, dentre eles a comitiva do governado eleito este ano, Wellington Dias, que na ocasião estava acompanhado pelo Prefeito Lukano Sá. A exposição também está acompanhada de fotos experimentais do jornalista. São imagens que chamam a atenção pela forte sensibilidade. Mas o grande foco da exposição são as telas que colocam o palhaço como evidencia.
 
Para o secretario Stefano Ferreira, Jader é um dos grandes talentos da nova geração das artes visuais piauienses visto que ele trabalha com muitas linguagens. O jornalista é formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e é a segunda vez que tem seus trabalhos expostos em Oeiras e sempre é muito bem recebido pelos seus conterrâneos.

 
“A receptividade foi a melhor possível não só entre os conterrâneos mais também com todos os demais visitantes do Festival e da FLOR. Recebi muitos elogios e críticas, por outro lado senti o termômetro de um trabalho novo e com características que eu ainda não tinha usado, ou melhor, ousado. Queria ressaltar a importância de trabalhos como os meus e o apoio por parte da Prefeitura para o incentivo e fomento de trabalhos de filhos da terra. Quando sai de Oeiras prometi que tudo que eu produzisse independente de apoio levaria para Oeiras, sempre quis mostrar que é possível sair para o mundo e produzir com qualidade e retornar a sua origens. Você pode beber da arte de todos os lugares mais a de sua origem é sempre especial”, frisou Jader Damasceno.
 
A Prefeitura Municipal de Oeiras durante a gestão do Prefeito Lukano Sá vem patrocinando esse tipo de exposição no intuito de aproximar a população a novas linguagens artística.

Da Editoria de Cidades

Prefeitura elabora plano de contingência para controle da chikungunya

Profissionais de saúde de Oeiras serão treinados para auxiliar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. A Secretaria Municipal de Saúde elabora um plano de contingência para acelerar as ações e medidas preventiva para combater a  doença.

“Estamos engajados nesta campanha contra a febre chikungunya. Estão sendo realizados eventos nos mais diversos setores da saúde, para que assim eles possam ser multiplicadores de informações. A população precisa estar informada dos riscos e danos causados por essa doença”, destaca o coordenador municipal de vigilância epidemiológica, Miguel Ribeiro Miguel Ribeiro.


Em todo o país, até o mês de outubro, foram registados pelo Ministério da Saúde aproximadamente 1.300 casos de internações pela doença. No Piauí ainda não houve a confirmação de nenhum caso.

Em Oeiras serão realizadas  atividades específicas na aplicação do plano de contingência para controle da doença, tais como vigilância epidemiológica, vigilância e controle vetorial, e campanhas informativas.
 
O plano de contingência de combate da chikungunya será apresentado ao Conselho Municipal de Saúde nesta quarta-feira (26). No dia 27 ocorrerá capacitação dos profissionais de saúde de nível médio (agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de técnicos em laboratório de análises clinicas).
 
Até o momento não existe vacina contra a doença. A prevenção consiste em adotar medidas simples na própria residência e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença, assim como na dengue.


Da Editoria de Cidades

929 alunos de Oeiras recebem curso dos Jovens Empreendedores

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na manhã desta sexta-feira (21) uma reunião de supervisão pedagógica com coordenadores e professores que aplicam o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na da rede municipal de ensino. O objetivo era deliberar sobre a capacitação que iniciará no próximo dia 28 de novembro, através da parceria da administração municipal com o SEBRAE-PI.


Ao todo, 929 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Visconde da Parnaíba, da Escola Municipal Juarez Tapety e do Dom Edilberto Dinkelborg, serão contemplados.

O curso do SEBRAE tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora, procurando apresentar práticas de aprendizagem considerando a autonomia do aluno para aprender, e atende as demandas de capacitação e qualificação reforçadas na gestão do Prefeito Lukano Sá.

No espaço desta sexta-feira (21) a logística de material, a organização metodológica e a programação do curso foram as pautas.

Da Editoria de Cidades

Fazendeiro encontra ossada humana e polícia procura por desaparecidos

Um fazendeiro encontrou uma ossada humana na região do matadouro de Oeiras, a 313 km de Teresina. Os restos mortais emergiram com as chuvas que caíram na região sul do estado, nesta semana. 

  Fotos: Muraldavila



O crânio da vítima foi encontrado nesta quinta-feira (20). Já o fêmur, costelas e outras partes do corpo foram achados no dia anterior. 

O Delegado Regional de Oeiras, Paulo Cézar, informou que está fazendo um levantamento dos Boletins de Ocorrência com registros de desaparecimento na região. 

“Duas famílias que tiveram entes desaparecidos já compareceram a delegacia. Até o momento, o que temos de concreto é um calção que foi encontrado junto com a ossada. A bermuda era de cor laranja com duas listras vermelhas. As pessoas que têm algum membro da família desaparecido devem comparecer a delegacia.”, disse o delegado.


Paulo Cézar acrescenta ainda que os restos mortais serão encaminhados para o IML, em Teresina, para realização de perícia.


Com informações Muraldavila

Campeonato Municipal de Clubes de Oeiras chega às semifinais

A Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte, está realizando o Campeonato Municipal de Clubes, com a participação de inúmeras equipes da cidade.  A competição que já está na fase das semifinais, iniciou no dia 24 de outubro e prossegue até o próximo dia 28.

 
Nesta penúltima fase haverá dois jogos, quando serão definidos os finalistas. A primeira partida será nesta quinta-feira (20), no Estádio Gerson Campos, entre as equipes do Uberaba e do Piauí. Na sexta-feira (21) será a vez dos times do Canela e do Jureminha. 
 
Segundo o secretário de Esportes, Cabo Chico, cada partida reúne um público de 500 a 700 torcedores pagantes, onde toda a renda arrecada é destinada para a premiação do time vencedor.
 
“Hoje temos em Oeiras o melhor campeonato amador do Piauí. Fomos campeões piauienses quando competimos com 135 seleções do estado e ficamos em primeiro em um evento realizado pela Fundespi. Outro diferencial do nosso campeonato é que este ano os jogadores amadores podem trocar experiência com jogadores profissionais que estão na cidade e participam do evento”, explicou o secretário.

Incentivo ao esporte

No último domingo (18), a prefeitura de Oeiras, através da Secretaria de Esporte, participou ativamente das atividades do evento nacional de mountain bike "Desafio da Primeira Capital". A administração municipal foi responsável pela logística da competição, fornecendo todo o suporte para os competidores


Da Editoria de Cidades

Ziraldo é recepcionado por 2 mil estudantes e brinca com "Menino Maluquinho"

No Piauí, o cartunista Ziraldo foi recepcionado ao som do hino da cidade de Oeiras por cerca de 2 mil estudantes, durante a abertura da II Feira do Livro de Oeiras (FLOR), nesta quinta-feira (13). O escritor cumprimentou discentes, fez selfies com os alunos e brincou com a imagem do personagem de seu mais conhecido livro infanto-juvenil brasileiro. 




"Eu nunca tinha visto o Menino Maluquinho vestido com a bandeira do Brasil. O Menino Maluquinho é o menino do Brasil”, disse Ziraldo.

Ziraldo participa durante todo o dia de hoje da FLOR e fica até esta esta sexta-feira (14), quando participará de um bate-papo literário, às 16h.

“São quarenta anos de estrada, mas Oeiras está me emocionado muito. São quarenta graus na sombra, é preciso ter o coração imenso e boa vontade para estarem aqui. Povo inteligente, tenho muito orgulho dos nordestinos”, salientou o cartunista.

O cartunista é o grande homenageado Feira do Livro de Oeiras. Para a secretária municipal de Educação Tiana Tapety, a visita de Ziraldo é um momento mágico. "A cidade está em festa em receber essa grande personalidade brasileira. Todos os funcionários da educação municipal estão engajados na FLOR, para que assim possamos atender à demanda dos visitantes", afirmou a secretária.

O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, busca por meio da literatura e da arte proporcionar aos oeirenses, bem como toda a região, novas linguagens culturais. 






Graciane Sousa

Posts anteriores