Cidadeverde.com

Colisão com van de estudantes deixa um morto na BR-316

Uma van que transportava estudantes do município de Oeiras para Picos colidiu com um veículo modelo Fiat Strada, na BR 316, na entrada do município de  Dom Expedito Lopes, nesta terça-feira, 20.

De acordo com o condutor  da van, José Inácio Miranda, o acidente aconteceu após a ultrapassagem do veículo conduzido pelo motorista identificado apenas como João Mundico, que morreu no hospital . Com a colisão a van foi arremessada em cerca de 5 metros para um aterro. 

         Fotos: Ivan Fortes

"A van foi ultrapassada por outra van que vinha da cidade de Inhuma, no mesmo instante em que o Fiat Strada, que seguia em sentindo contrário  ultrapassava uma carreta Cegonha. O motorista da van de Inhuma conseguiu evitar o choque com o Fiat, todavia, o motorista perdeu o controle, rodou na pista, e a traseira do veículo chocou-se contra com o nosso veículo".


Dos estudantes da van, apenas dois sofreram escoriações leves e foram encaminhados ao Hospital Deolindo Couto, em Oeiras. Já o motorista do veículo de passeio, identificado apenas como "João Mundico",  foi levado para o hospital Justino Luz ,em Picos, onde veio a falecer.


Com informações Mural da Vila

Secretariado de Lukano Sá será anunciado em 20 dias

Fontes próximas ao prefeito eleito em Oeiras indicam que quatro nomes já estão confirmados para a próxima administração. O anúncio oficial do secretariado de Lukano Sá (PSB) só deverá acontecer no início do mês de dezembro. 


Na Secretaria de Agricultura e Saúde devem permanecer os atuais gestores, Jonas Alves e Auridene Freitas, respectivamente. Na Secretaria de Finanças deverá assumir José Raimundo Sá Lopes. Já a pasta de Assistência Social deverá ser ocupada por Odimércia Sá.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o prefeito eleito não confirmou os nomes e disse que é necessário cautela para confirmar o secretariado. "Estamos nesse processo de transição ou melhor formação para a próxima administração. Tudo está transcorrendo de forma tranquila e estão sendo implementadas medidas emergenciais com total apoio do atual prefeito. Agora estamos traçando um diagnóstico da realidade do município e o secretariado deverá ser anunciado de 15 a 20 dias", disse Lukano Sá. 


Com informações Muraldavila

Internauta mostra lagoa que secou em Oeiras

O Cidadeverde.com continua a receber flagras que mostram mudanças provocadas pela estiagem no Piauí. Desta vez, o internauta Huelton Marques enviou fotos da Lagoa da Feitoria, no município de Oeiras, um reservatório de porte considerável que simplesmente secou. 


"Na nossa região tem uma lagoa muito grande chamada Lagoa da Feitoria e é ponto de referência de todas as comunidades arredores, como fonte de água para o gado e demais criações", diz Huelton Marques, agende local de inovação do Sebrae e natural da comunidade Morro Grande. 


Segundo Huelton, as duas fotos enviadas foram feitas aproximadamente no mesmo local. A primeira, da lagoa repleta de água, é do final de 2011. A outra, feita recentemente, mostra o que restou. 

"Este ano esta lagoa está completamente seca, os carros estão passando pelo meio da mesma", lamenta. 


Fábio Lima

Casa de sindicalista preso na Operação Monte Parnaso é incendiada

Um dos presos na Operação Monte Parnaso, deflagrada esta semana no município de Oeiras, teve sua casa incendiada. Adjomar José Bezerra, 42 anos, é presidente do Sindicato da Construção Civil do município e foi acusado de envolvimento com o tráfico de drogas. 

Fotos: Edson Cds/Mural da Vila

Segundo o site Mural da Vila, a casa fica no município de Colônia do Piauí, onde Adjomar foi preso por volta de 12h do dia 15 de novembro. Algumas pessoas tentaram conter as chamas, mas o imóvel ficou parcialmente destruído. 

O delegado regional de Oeiras, Leandro Freitas, confirmou ao Cidadeverde.com que a casa do acusado foi incendiada na última sexta-feira (16), um dia depois da prisão de Adjomar. Foi aberta investigação para saber o que provocou as chamas: se acidente ou ação criminosa. 

A perícia será feita de forma indireta. Fotos do local incendiado foram tiradas e serão analisadas para determinar a causa do incêndio. O resultado deve sair no início da próxima semana.


Monte Parnaso
A Operação da Polícia Civil prendeu 27 acusados de suposto envolvimento com o tráfico de drogas. O delegado Leandro Freitas irá tomar o depoimento de todas elas, além de testemunhas e outras pessoas a serem interrogadas. 

O prazo para conclusão do inquérito é de 30 dias, que pode ser prorrogado por mais 30 caso não haja tempo para encerrar os interrogatórios. 

Fábio Lima (com informações do Mural da Vila)

Ciclista morre após ser atropelado por caminhão na BR 230 em Oeiras

O senhor Antônio Lima dos Santos, 70 anos, morreu após ser atropelado por um caminhão ao tentar atravessar a BR-230,  em Oeiras, nesta quinta-feira (15). O veículo era conduzido por Antônio Alves do Nascimento, que seguia para a cidade de Balsas no Maranhão.

                       Fotos: Rogério Silva

"O ciclista atravessou a pista sem perceber a aproximação do caminhão", informaram populares. O condutor do veículo ainda informou que ao perceber o ciclista tentou frear, mas não conseguiu evitar o acidente e ainda perdeu o controle da direção.


O idoso teve morte imediata e o corpo foi encaminhado para o Hospital Deolindo Couto.




Com informações Muraldavila

Monte Parnaso:3 estão foragidos; Estudante de medicina envolvido

Após a deflagração da operação Monte Parnaso, ontem (13), que culminou com a prisão de 26 pessoas, o delegado regional de Oeiras, Leandro Ferraz, afirmou que três pessoas ainda faltam ser presas. 

Segundo o delegado, a investigação continua e tem ainda um prazo de 30 dias para ser concluída.

A polícia trabalha na captura dos três foragidos e espera concluir os 29 mandados de prisão nos próximos dias.

"Estamos no encalço dessas pessoas. Os que já foram presos estão nas delegacias de Oeiras, Teresina, Picos e Floriano", explica Leandro Ferraz.

O delegado afirma também que essa é a quarta investigação sobre tráfico de drogas realizada na região de Oeiras e a polícia vem percebendo que os traficantes vem transportando e vendendo quantidades pequenas de drogas para dificultar a ação repressiva. Porém, a polícia sabe que o volume de dinheiro envolvido é grande.

Estudante de medicina

O estudante de Medicina, Paulo Vinicius Figueira Carmo Araújo, foi um dos últimos a ser preso ainda no final da manhã de ontem em Oeiras, após a polícia cumprir mandado de prisão. O delegado Vilela, titular em Oeiras, informou que o mandado do estudante é preventivo e que está entre os acusados de tráfico e associação para o tráfico, mas não soube dizer qual seria a participação efetiva do estudante com o crime. 

Apesar de advogados e familiares comparecerem à delegacia durante toda a tarde de ontem, nenhum dos 22 presos havia sido liberado por meio de habbeas corpus. “Conversei com vários advogados, mas não recebi da Justiça nenhum pedido de soltura”, destacou o delegado Vilela.

A advogada de Paulo Vinícius e a madrasta também estiveram na delegacia.

Operação prende radialista e acha preso vendendo droga em presídio

Atualizada às 16h20

A Polícia Civil do Piauí divulgou trechos de gravações telefônicas obtidas por meio de autorização judicial. Nessas conversas é possível perceber a negociação dos traficantes de drogas com seus clientes.

Em uma delas, um usuário negocia uma bicicleta masculina em Nazaré do Piauí, por 50 gramas da droga e diz ao traficante que ele consegue vender a bicicleta por até R$ 300. (Ouça a gravação)


Em outras, usuários pedem para o traficante levar a droga para Oeiras que quando chegar na cidade eles pagarem. O traficante afirma que 20 gramas são R$ 75 (áudio 3) e na outra um homem chamado de “vereador” pede 25 gramas (áudio 2).



Atualizada às 12h40
 
Durante a Operação Monte Parnaso, deflagrada hoje (13) em Teresina, Oeiras, Floriano e Picos, a polícia civil identificou que presos em regime semiaberto da Penitenciária de Oeiras estavam realizando tráfico dentro do presídio. De acordo com o delegado regional de Oeiras, Leandro Ferraz, foram identificados quatro detentos que faziam o tráfico.

Evelin Santos/Cidadeverde.com

"Eles saíam durante o dia e voltavam à noite levando drogas", disse o delegado.

Além dos presidiários, foram presos Cleto Rodrigues de Sousa, que trabalhava em Oeiras como radialista, e o seu filho Erik Clapton Teixeira Rodrigues, que foi preso em Teresina.


Segundo a polícia, eles tinham a função de mula: levavam a droga de Teresina para Oeiras.

Como funcionava o tráfico

De acordo com o delegado geral James Guerra, Oeiras era o ponto de destino das drogas levadas de Teresina e Floriano.


Os traficantes, geralmente, levavam pequenas quantidades para, no caso de serem abordados, serem configurados como consumidores e não como traficantes.

O delegado Leandro Ferraz acrescenta que o grupo era muito bem organizado e cada indivíduo tinha uma função.

A maior parte da droga distribuída era maconha e crack. A quantidade apreendida pela polícia ainda não foi contabilizada. "Ainda estamos em campo para realizar as três prisões restantes: uma em Teresina e duas em Oeiras", disse.



O 26º preso é conhecido como "Gordo da Borracha", em Oeiras.

Um dos presos é um estudante universitário, oriundo da Paraíba.

Ao todo são 29 mandados de prisão, 26 de busca e apreensão.

Herança do tráfico

O delegado James Guerra informou ainda que a grande dificuldade da polícia é que quando um traficante é preso ou um parente toma conta do "comércio" ou há briga pelo controle do ponto.

"Isso é uma grande dificuldade para a polícia. Ou existe uma disputa para aquele ponto ou alguém relacionado com o traficante assume. Mas, independentemente das adversidades, temos que trabalhar repressivamente e com prevenção porque só a polícia não terá condições de enfrentar sozinha esse problema", disse.

Ações contínuas

James Guerra explica que essa operação está ocorrendo em oito municípios da região de Oeiras e, se for somada com a operação do ano passado, resulta em mais de 50 pessoas presas. "A polícia está trabalhando permanentemente e de forma regionalizada. O problema é que o tráfico sempre muda de poder e só o trabalho policial não vai resolver", alerta.

Prisões realizadas

Oeiras
1-Marcos André Leal da Silva,
2-Deusicleny Wesley Vieira de Sousa,
3-Marcos Marciel Leal da Silva,
4-Erivaldo Carvalho da Silva,
5-Edilmerson Tiago da Silva Miranda,
6-Welson César Bezerra Isidorio,
7-Cleto Rodrigues de Sousa,
8-Demontie Luz Pereira,
9-Jefferson Adriano Cardoso da Silva,
10-Benedito dos Santos e Silva,
11-Jânio Marques de Andrade,
12-Marcos Roniel da Silva Santos,
13-Alexandre Henrique Pinheiro,
14-Raimundo José da Silva Neto,
15-Ramon Sideral Gomes dos Santos Souza,
16-Handerson Marcelo Valentim, o Duduim
17-Gutemberg de Sousa
18-Erivan Rodrigues Gonçalves ,
19-Tiago Henrile Portela Gomes Leal
20-Francisco Eduardo Leal da Silva,
21-Julimar Leal de Sousa e Silva
22- Paulo Vinicius Figueira Carmo Araújo

Em Teresina
Eric Clapton Teixeira Rodrigues

Picos
José Ferreira Filho
Nazaré do Piauí
Luiz Fernando Costa Sousa

Floriano
Gilberto Lopes Salgado


Matérias relacionadas


Flash de Carlos Lustosa Filho
Redação de Leilane Nunes

Oeiras: homem dorme pilotando moto e sofre acidente na BR230

O entregador identificado como Miguel Alves de Sousa, de 34 anos, morreu em um acidente de moto na BR 230 em Oeiras, na manhã deste domingo.  

Segundo informações o homem, mais conhecido como "Miguelim", retornava de uma festa no povoado São Miguel Talhada e teria dormido enquanto pilotava.

O acidente aconteceu próximo a Vila Canaã, sentido Oeiras – Picos. Após perder o controle da motocicleta, Miguel atravessou a contramão, saindo da pista e batendo fortemente com a cabeça numa pedra.

Seu corpo foi encontrado por policiais, que acionaram a família, a partir da última ligação feita em seu celular.

O corpo foi conduzido para o Hospital Deolindo Couto, onde após perícia foi liberado para a família.

Fonte: Mural da Vila
Edição de Rayldo Pereira
 

Detentos produzirão material esportivo para empresa nacional

A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) assinou  termos de cooperação em diversas áreas para melhorar a qualidade de vida dos presos nas penitenciárias do Piauí. Em Oeiras, além de aproveitar a mão de obras dos detentos, o convênio com a Indústria e Comércio de Bolas e Chuteiras Carreiro objetiva também a utilização de mão de obra de detentos de presídios em Picos, Floriano e São Raimundo Nonato.

Com o projeto, os detentos vão produzir costura de bolas de futebol de campo e salão, contribuindo para a ressocialização e redução da pena. 


Com a Associação ProBrasil, a parceria visa a implementação do Projeto Violão Canção, com o intuito de contribuir para o lazer, educação e inserção no mercado de trabalho, através de treinamento e capacitação profissionais dos carcerários

"Os convênios assinados são de extrema importância, pois através delas os detentos terão oportunidade de sair da ociosidade, vão ter uma formação para depois de livre ingressarem no mercado de trabalho", disse o secretário de Justiça, Henrique Rebelo.


Com informações Folhadeoeiras

Câmara não vota plano de carreira e revolta professores da rede em Oeiras

Mais uma vez, a votação do Plano de Cargos e Salários dos professores da rede municipal de Educação foi adiada pela Câmara de Vereadores de Oeiras. O assunto entraria em pauta nesta terça-feira, 06, mas acabou sendo retirado da votação pelo presidente da Câmara, vereador Deri Gonzaga, que argumentou que a discussão não constava da agenda do dia.


Deri Gonzaga disse que decidiu adiar, mais uma vez, a votação porque ainda havia um item do plano de carreira que precisava ser discutido. Os vereadores fizeram um requerimento oral pedindo que o assunto entrasse na pauta do dia, mas o presidente da Câmara não acatou o pedido e agendou a votação para a próxima terça-feira, 13 de novembro.

O vereador, Miguel Ângelo, assumiu a responsabilidade de ter avisado aos professores de que a discussão seria nesta terça e declarou que não agiu de má fé.

Com a decisão, a sessão plenária, que contou com presença de dezenas de professores da rede municipal, ficou tumultuada e foi encerrada. 

Sindicato repudia adiamento

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal de Oeiras (SINTEMO), Patrícia Marinho, declarou que: “Neste momento o Sintemo se encontra em posição contrária ao presidente da Câmara Deri Gonzaga, bem como repudia a falta de respeito demonstrada por ele, aos educadores que ali estavam, uma vez que nas palavras dos demais vereadores não havia razão plausível para a não votação do Plano”.

Nesta quarta-feira, 06, os professores realizarão uma assembleia para discutir a situação da categoria. 

Fonte: Velhacap

Posts anteriores