Cidadeverde.com

Ladrão rouba carro e invade casa pois não sabia dirigir em Oeiras

John Franclin Pereira da Silva, de 22 anos, foi preso após roubar um veículo e bater cerca de 500 metros após o local do assalto, pois não sabia dirigir. Ele invadiu a casa de um mototaxista com o veículo na madrugada deste domingo (22) em Oeiras, a 313 km de Teresina. Parte da fachada e do portão foram destruídos com o impacto.

Fotos: Folha de Oeiras

De acordo com o delegado Paulo César Moraes, delegado regional de Oeiras, John já é conhecido da Polícia e foi preso por volta das 19h.

"Ele é usuário de drogas e roubou o carro de uma residência. 500 metros depois ele invadiu outra casa com o carro porque não sabia dirigir. O dono da casa quis obrigar ele a pagar o prejuízo e chegou a sair com ele na moto para buscar o dinheiro, que ele dizia estar com seu pai em outro endereço, porém, no caminho ele sacou uma arma e correu para o matagal", contou o policial.

O acusado foi encontrado por uma guarnição da Polícia Militar sob o comando do sargento Dorgival Mendes, mas a arma não foi localizada.  John foi autuado em flagrante por roubo.

Rayldo Pereira
[email protected]

Carro de funcionária pública é encontrado queimado após furto

  • IMG_0817(1).jpg Folha de Oeiras
  • IMG_0804.JPG Folha de Oeiras
  • 20150322_150900.jpg Folha de Oeiras
  • 20150322_150824.jpg Folha de Oeiras

O carro da funcionária pública municipal Maria da Conceição Ferreira foi furtado e encontrado incendiado na manhã deste domingo (22) em Oeiras, a 313 km de Teresina. O veículo, modelo Corsa foi levado da garagem de um clube que pertence a família de Ceiça Ferreira, como é conhecida, onde estava estacionado por volta das 10h, na comunidade Lagoa do Meio.

De acordo com o delegado regional de Oeiras, Paulo César Moraes,  os bandidos arrombaram o portão da garagem e fugiram com o veículo, que foi encontrado horas depois na mesma localidade. "O carro estava com pouca gasolina e quando o combustível acabou eles decidiram queimar o carro", relatou o delegado. 

Um morador da região reconheceu o veículo e avisou a proprietária. Um inquérito já foi aberto pela Polícia Civil para investigar as circunstâncias do crime, a perícia foi realizada e o delegado encontra-se em Teresina  para averiguações. Ainda não há suspeitas do paradeiro dos criminosos.


Rayldo Pereira
[email protected]

Oeiras inicia preparativos para terceira edição da EXPOEIRAS

  • unnamed_(38).jpg Divulgação
  • unnamed_(37).jpg Divulgação
  • unnamed_(36).jpg Divulgação
  • unnamed_(35).jpg Divulgação
  • unnamed_(34).jpg Divulgação
  • unnamed_(33).jpg Divulgação
  • unnamed_(32).jpg Divulgação
  • unnamed_(31).jpg Divulgação
  • unnamed_(30).jpg Divulgação

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), está em plena preparação para a terceira edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras (EXPOEIRAS), que deve atrair uma grande quantidade de produtores de Oeiras e de toda região do Vale do Canindé, além de empresários e empreendedores. O evento que é marcado por palestras, oficinas, minicursos, workshops e campeonatos será realizado nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio deste ano.
 
Neste primeiro momento os técnicos da SEMA estão preparando os espaços de exposição, que estão sendo adubados e em seguida será feito o plantio. Para o secretário municipal de Agricultura, Jonas Alves, esta área destinada à visitação de estudantes, produtores rurais e entusiastas da produção agrícola é uma grande escola a céu aberto. Diante o crescimento do evento, o espaço de exposição e demonstração da SEMA vai dobrar de tamanho este ano, dando mais comodidade aos visitantes, além de ter um número maior de produtos.
 
No banco de proteína os visitantes terão acesso ao que há de melhor no seguimento agropecuarista, como leucena, amora, palma e outras alternativas para atender a demando do gado durante o período de estiagem.  Paralelo a este mostruário, ficará o espaço destinado a  olericultura, área da horticultura  que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas. Neste mesmo local também ficaram as plantações da fruticultura, com atenção especial para a produção da melancia.
 
“Com estas ações buscamos mostrar as riquezas de nosso município, despertando desta maneira no agricultor de nossa região um interesse maior pelas suas terras, visto que muitas são as possibilidades de produção. Queremos mostrar que por meio destas medidas eles podem ter bons resultados e colheitas satisfatórias, proporcionando geração de renda e isso tudo feito com responsabilidade ambiental”, destacou Jonas Alves.
 
Para este ano será ampliado o espaço destinado à exposição das atividades pecuárias, com atenção a bovinocultura, onde serão exposto kit de irrigação de sistema em baixa pressão, que tem contribuído significativamente para a produção de pastagem. Nesta local também serão montados piquetes onde será feito o manejo nutricional, dando oportunidade aos produtores rurais acompanhar como de fato devem ser feito este procedimento.
 
Na preparação para o EXPOEIRAS deste ano, a Secretaria Municipal de Agricultura tem contado com a ajuda de estagiários do Instituto Federal do Piauí (IFPI) em Oeiras e da Escola Família Agrícola Dom Edilberto (EFADE), o que possibilita a troca de informações e contribui na formação de futuros produtores, que além do conhecimento técnico poderão colocar em prática o que foi aprendido na sala de aula.
 
Com essas ações a Gestão do Prefeito Lukano Sá, busca socializar com os produtores rurais novas estratégias que viabilizam uma melhor convivência com o semiárido, podendo gerar mais rendas e qualidade de vida ao homem do campo.
 
A EXPOEIRAS, que conta ainda com shows musicais de atrações locais e nacionais, foi criada pelo prefeito Lukano Sá no proposito de aproximar os produtores rurais de Oeiras e de toda a região dos grandes criadores conhecidos nacionalmente. A exposição, que já entrou para o calendário dos principais eventos da cidade vem crescendo significativamente a cada ano, deve ter sua programação oficial lançada em breve.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Reunião discute elaboração do Plano Municipal de Educação em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na manhã desta sexta-feira (20) uma reunião para discutir a elaboração do Plano Municipal de Educação, que tem o objetivo de responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino de forma participativa. O evento ocorreu no auditório da SEMED e contou com a participação de representantes de vários seguimentos e setores sociais, como diretores de escolas, vereadores, representante da OAB/Oeiras e da promotoria pública.


 
A criação dos Planos Municipais de Educação é uma oportunidade para comprometer gestores e comunidade com as políticas públicas  para área, além de ser uma exigência do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Tendo em vista a adesão feita pelo município de Oeiras durante a gestão do prefeito Lukano Sá, esta reunião procura definir metas educacionais para o município por um período de 10 anos. A elaboração deste plano deve estar em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município.
 
Ao todo são 20 metas a serem cumpridas, sendo que destas apenas seis são de total responsabilidade do município que deve em suas competências, propor e definir políticas públicas para educação, com o propósito de reduzir as desigualdades sociais e regionais, e superar a descontinuidade do trabalho na educação do município.


 
A reunião realizada pela SEMED teve como orientador os ex-reitor da Universidade Estadual do Piauí, e atual superintendente estadual do Ensino Superior, o professor  Carlos Alberto Pereira, que falou da importância da elaboração deste plano para o desenvolvimento da educação básica, chamando atenção para que o mesmo seja amplamente discutido pela sociedade e acrescido de novos conteúdos oriundos das demandas sociais.
 
“A construção de plano de educação não é tarefa fácil, visto que muitas são as metas a serem cumpridas, porém devemos focar nos resultados, uma vez que com o plano se tem a capacidade de descentralizar as decisões educacionais. O plano em sua essência propõe que se criem estratégias para o desenvolvimento da educação no país. Por isso é preciso que junto tenhamos que discutir, só assim podemos chegar a uma educação de qualidade, que visa conter o número de analfabetos. Isso tudo é muito inédito. Quando se trata de uma ampla discussão que envolvo o governo e a sociedade esperamos que todos façam o seu dever de casa”, destacou Carlos Alberto Pereira.
 
Com a elaboração do Plano Municipal de Educação os gestores locais precisam fazer um diagnostico de sua realidade para que assim possa fazer o alinhamento junto ao Plano Nacional de Educação, responsável pela avaliação das ações exercida por cada município. É sob esta perspectiva que a construção do PME deve ser elaborado, levando em conta os profissionais da educação   e os diferentes  setores da sociedade ligados à educação. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Polícia prende acusado de estuprar 5 crianças que eram seduzidas com R$ 1,00

A Polícia Civil investiga a denúncia de estupro contra cinco crianças com idades de quatro a oito anos de idade no Bairro Rodagem de Picos, em Oeiras. Um autônomo foi preso suspeito de cometer os abusos sexuais. De acordo com informações do Conselho Tutelar, as vítimas disseram que ganhavam dinheiro e o celular do acusado para brincar com jogos em troca do silêncio. 

O conselheiro Josivan Vieira conta que as crianças são do sexo feminino e quatro já foram submetidas a exame de corpo de delito que comprovou que não houve conjunção carnal. 

"Começamos a investigar após denúncias anônimas e encaminhamos o caso a Polícia Civil. Pelo que foi apurado até o momento, os pais da criança sabiam do que estava ocorrendo. Ele se aproveitava que era vizinho para ganhar a confiança de pais e filhos. As crianças disseram que eram acariciadas por ele, que pedia para não contarem aos pais. Em troca, ele entregava o celular para as meninas brincarem e dava pequenas quantias em dinheiro, em notas de R$ 1", explica Josivan Vieira. 

O suspeito morava com familiares e foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, nesta qaurta-feira (18). Ele, inclusive, trabalhava como autônomo com o pai de uma das vítimas. 

"Ele nega a todo momemto as acusações, mas as crianças contam tudo com riqueza de detalhes. A quinta vítima ainda será submetida a exames porque viajou com os pais", reitera Vieira. O caso está sendo acompanhado pelo Delegado Regional Paulo César. 


Graciane Sousa
[email protected]

Prefeito Lukano Sá visita Assentamento Areia Branca em Oeiras

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, em companhia do Secretário Municipal de Agricultura, Jonas Alves, e do Secretário Municipal de Finanças, José Raimundo, visitou na manhã desta quinta-feira (19) o Assentamento Areia Branca situado na zona rural do município no propósito de acompanhar as ações que vem sendo desenvolvidas pelos moradores desta comunidade. Atualmente a associação é formada por 30 famílias que têm como base econômica a agricultura familiar.


 
As ações desenvolvidas neste assentamento tem se tornado modelo, devido o empenho dos associados em encontrar soluções em conviver com as adversidades, sobretudo no período de estiagem. De acordo com o presidente da associação de moradores do Assentamento Areai Branca, Janiel Santos, muitas famílias deixaram o local, porém as que permaneceram vem somando forças para garantir a produção agrícola que proporciona o sustento dos moradores do povoado.
 
Com este cenário o assentamento vem recebendo benefícios oriundos do poder público municipal, que  em parceria com o Governo Federal e Estadual, tem destinado recursos  no intuito de otimizar a produção agrícola do local. Com estes investimentos já foi possível realizar a perfuração de um poço de 220 metros, sendo que 140 metros deste, totalmente revestido, o que possibilitará a irrigação de em media quatro hectares de terra.  
 
A contrapartida desta perfuração foi da CODEVASF, que vem oportunizando o homem do campo a ter acesso à água por meio desta ação, já o Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, disponibilizou o material de irrigação por micro aspersão fazendo com que as safras dos produtos cultivados não se percam e que sejam mais viáveis economicamente, além de aumentar a sua produtividade.
 
A Prefeitura de Oeiras por meio da Secretaria Municipal de Agricultura vem acompanhando de perto todas as atividades que estão sendo posta em prática no Assentamento Areia Branca, diante disso e no propósito de incrementar a renda e a produtividade dos moradores, viabilizou a abertura de dois tanques, cada um com a capacidade de armazenar 80 mil litros de água. Um deles será utilizado para a piscicultura e o outro será voltado para a irrigação. Para Janiel dos Santos, este trabalho conjunto vem elevando a autoestima dos moradores.


 
“Temos a expectativa de que tudo isso venha melhorar a vida de nós moradores do Areia Branca. Antes a gente não tinha oportunidade e não nos restava outra saída a não ser procurar outros lugares para trabalharmos, mas o que estamos vivendo agora é tudo diferente, estamos recebendo o incentivo dos governantes e pouco a pouco estamos colocando em prática tudo e logo estaremos colhendo aquilo que será resultado de nosso trabalho e de nossa coragem”, destacou o presidente da associação de moradores.
 
Com a visita e diante do empenho dos moradores do assentamento Areia Branca o prefeito Lukano Sá se comprometeu a buscar e sensibilizar os parceiros da administração municipal para que intensifiquem os incentivos à agricultura familiar não só neste assentamento mais em todos os que fazem parte do município de Oeiras.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

ADH garante retomada de obras de habitação em Oeiras

Uma parceria entre ADH e a Prefeitura Municipal de Oeiras vai permitir a conclusão de 95 casas do Conjunto Habitacional Wellington Gonçalves, localizado naquele município.  As obras que estão paradas a cerca de 3 anos serão retomadas na próxima semana, por determinação do governador Wellington Dias. A diretora geral da ADH, Gilvana Gayoso, se reuniu nesta terça-feira (17), com o prefeito de Oeiras, Lukano Sá, para tratar do assunto.

O diretor de Habitação da ADH, Raimundo Nonato Castro, acompanhado do assessor João Filho, também da ADH, esteve visitando o local das obras no último fim de semana. Ele se encontrou com o  padre João de Deus, de Oeiras, um dos idealizadores do projeto. Antes,  ADH e Caixa já haviam discutido a situação dessas casas e uma possível solução.

Segundo a diretora geral da ADH, trata-se de um empreendimento financiado com recursos do FGTS. “São casas do Programa Semeando Moradia, que é voltado para famílias de baixa renda”, explica Gilvana Gayoso. Segundo o engenheiro, Carlos Roldão, da ADH,  devido algumas pendências técnicas e financeiras os trabalhos de construção foram paralisados, mas agora o Estado fará os ajustes necessários.

O prefeito Lukano Sá, por sua vez, afirmou que Prefeitura  vai atender todas as exigências do programa para ver concluída a obra. “Vamos entrar com parte do material de construção, assistência técnica e social, tudo em parceria com a ADH, órgão responsável pelo projeto”, declara Lukano. Para o prefeito, o mais importante é a entrega das casas para as famílias beneficiadas.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura lança programação do Circuito Cultural da Semana Santa

A prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultural, lançou na manhã desta terça-feira (17) no Cine Teatro Oeiras, a programação do Circuito Cultural Semana Santa de Oeiras 2015. Os eventos acontecerão nos intervalos das cerimônias litúrgicas organizadas pela Diocese de Oeiras e pela Paróquia de Nossa Senhora da Vitória.

As atividades culturais do Circuito Semana Santa acontecerão de 26 de março a 05 de abril e incluem exposições, teatro, música e artesanato. No primeiro dia de evento será realizada uma homenagem ao professor, músico e fotografo Gerardo Helcias'(in memoriam) e lançado o 'Ano Cultural Gerardo Helcias', por sua contribuição a cultura local. Na ocasião também será fixada uma placa na fachada de sua residência.

A programação inclui ainda a exposição 'Uma Vida em Retratos', do professor Gerardo Helcias, e a Coleção 'Oeiras Artesanal', que estarão disponíveis no Solar das 12 Janelas, shows musicas no Circuito Cultural Café Oeiras e a retomada do projeto “Teatro Vivo”, onde serão exibidas as peças “O Pequeno Príncipe”, voltada para o público infantil, e “Gases Vorazes”, ambas da  CIA de Teatro da Tribo. Os ingressos serão vendidos a preços populares e as apresentações ocorrerão no Cine Teatro Oeiras.

Paralelo as atividades, os oeirenses e visitantes também poderão visitar a exposição  “Iconográfica Bandolins de Oeiras” no Museu de Arte Sacra, das 08h às 11h, e  o Centro de Artesanato Salomé Tapety, que funciona da 08h às 12h. Ambos ficarão fechado na Sexta-Feira da Paixão.  


 Confira a programação cultural completa da Semana Santa 

Quinta-feira de Passos – 26 de março

09h – Abertura do Ano Professor Gerardo Helcias com descerramento de placa alusiva, na residência da família do homenageado - Praça 24 de Janeiro

20h30 – Lançamento da primeira coleção Oeiras Artesanal – Solar das 12 Janelas

21h – Abertura da exposição: Uma vida em retratos – Professor Gerardo Helcias (in memoriam) – Solar das 12 Janelas

21h30 – Solo instrumental com Maurício Damasceno – Solar das 12 Janelas

23h – Show musical com Eduardo Sousa (Voz e violão) – Café Oeiras    
 
 

Sábado de Passos – 28 de março

20h – Seresta ao Bom Jesus dos Passos – Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória
 
 

Domingo de Ramos – 29 de março

18h – Projeto Teatro Vivo: O Pequeno Príncipe – CIA de Teatro da Tribo – Cine Teatro

20h - Projeto Teatro Vivo: Gases Vorazes – CIA de Teatro da Tribo – Cine Teatro             
 
 

Quarta-feira Santa – 01 de abril

16h30min – Via Sacra da Juventude pelas ruas da cidade (saída da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória)

20h – Encenação da Paixão de Cristo na Praça das Vitórias – Grupo Mãos de Oeiras
 
 

Quinta-feira Santa – 02 de abril

OBS: A Prefeitura Municipal de Oeiras não patrocina e nem realiza nenhum evento neste dia.
 
 

Sexta-feira da Paixão – 03 de abril

00h – Show musical com Vanúsia Marques e banda – Café Oeiras
 
 

Sábado de Aleluia – 04 de abril

21h – Cantoria ao Ressuscitado no adro da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória


Da Editoria de Cidades
[email protected]
 

Oeiras: Pelo menos 11 pessoas ficam feridas após colisão entre 3 veículos

  • mural_da_vila_foto7.jpg Fotos: Mural da Vila
  • mural_da_vila_foto4.jpg Fotos: Mural da Vila
  • mural_da_vila_foto3.jpg Fotos: Mural da Vila
  • mural_da_vila_foto2.jpg Fotos: Mural da Vila
  • mural_da_vila_foto1.jpg Fotos: Mural da Vila
  • mural_da_vila_foto_6.jpg Fotos: Mural da Vila
  • mural_da_vila_foto_5.jpg Fotos: Mural da Vila

Pelo menos onze pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo uma carreta e um carro de feira no município de Oeiras (271 km de Teresina). A colisão aconteceu na BR-230, sentido Oeiras-Floriano, na entrada do povoado Riachão.

Segundo a imprensa local, o carro de feira seguia para a localidade Turiaçú, quando um caminhão carregado com frangos bateu em sua traseira. O carro, modelo C10, ficou sem controle e colidiu em um terceiro veículo, uma carreta que estava em sua frente.

Três passageiros do carro de feira ficaram presos às ferragens. No local do acidente, o trânsito flui em pista única porque a outra via está interditada para obras do DNIT.

Todos os passageiros que seguiam no veículo sofreram ferimentos e foram socorridos pelas ambulâncias do samu e por carros particulares.

Veja a lista dos feridos que deram entrada no pronto socorro do Hospital Regional Deolindo Couto:

1- Maria de Lourdes Madeira da Silva
2- Francisco Madeira Reis Neto
3- Rita Maria da Silva Araújo
4- Antônio Francisco da Silva
5- Maria Eunice da Silva
6- Francisca de Araújo Santos
7- Maria Alacoque Madeira de Almeida Carvalho
8- Raiane Ferreira
9- Getúlio Batista de Carvalho
10-Diego Vinicius Madeira de Carvalho
11-Maria Valdeci Silvestre de Sousa


O Cidadeverde.com entrou em contato com o Hospital de Oeiras e confirmou que os três passageiros que ficaram presos às ferragens ainda não foram retirados. As vítimas que deram entrada no hospital apresentaram fraturas de coluna, pernas e braços.

 


Jordana Cury
Com informações do Mural da Vila
[email protected]

 

Campanhas de vacinação serão intensificadas durante o mês de março

A prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificará no mês de março a campanha de vacinação contra o vírus do Papiloma Humano (HPV) e o monitoramento rápido de campanha da poliomielite e sarampo. 

Neste ano será ampliada a faixa etária das meninas que receberão a vacinacontra o HPV. A idade agora vai de nove a 11 anos, porém as que ainda irão completar 13 anos receberão a segunda dose. Outra novidade é que mulheres de nove a 26 anos “soro positivo” também poderão receber a vacina. O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, apresentando a segunda maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. 

De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Geórgia Salanne, a proposta é levar a vacina para as escolas públicas estaduais, municipais e também privadas para que a campanha possa obter êxito no alcance e adesão do público-alvo. 

“Para conseguirmos atingir nossos objetivos é necessário termos como aliados os pais ou responsáveis por essas meninas, no propósito de contribuir na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde está disponível para atender este público-alvo com as três doses. E é importante salientar que tudo isso é uma prevenção do câncer do colo do útero, um dos que mais mata em nosso país”, frisou a coordenadora. 

Já o monitoramento rápido de campanha da poliomielite e seguimento de sarampo, visa corrigir falhas de imunização em crianças na faixa etária de um ano até cinco anos. Porém, mesmo que a criança já tenha se vacinado, deve receber a dose de reforço. Esta ação será desenvolvida por meio de visitas de puericultura e nos postos de saúde do município. 

Não poderão ser vacinadas contra o sarampo as crianças que estiverem com doenças febris moderadas ou graves. Neste caso, a vacinação deve ser adiada até que a criança melhore. Para as que estiverem em uso de imunoglobulina, sangue e derivados a vacinação deverá ser adiada por um período de três a 11 meses, dependendo do hemoderivado e da dose administrada, para evitar prejuízos na resposta imunológica pós-vacinação.  

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores