Cidadeverde.com

Campanhas de vacinação serão intensificadas durante o mês de março

A prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificará no mês de março a campanha de vacinação contra o vírus do Papiloma Humano (HPV) e o monitoramento rápido de campanha da poliomielite e sarampo. 

Neste ano será ampliada a faixa etária das meninas que receberão a vacinacontra o HPV. A idade agora vai de nove a 11 anos, porém as que ainda irão completar 13 anos receberão a segunda dose. Outra novidade é que mulheres de nove a 26 anos “soro positivo” também poderão receber a vacina. O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, apresentando a segunda maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. 

De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Geórgia Salanne, a proposta é levar a vacina para as escolas públicas estaduais, municipais e também privadas para que a campanha possa obter êxito no alcance e adesão do público-alvo. 

“Para conseguirmos atingir nossos objetivos é necessário termos como aliados os pais ou responsáveis por essas meninas, no propósito de contribuir na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde está disponível para atender este público-alvo com as três doses. E é importante salientar que tudo isso é uma prevenção do câncer do colo do útero, um dos que mais mata em nosso país”, frisou a coordenadora. 

Já o monitoramento rápido de campanha da poliomielite e seguimento de sarampo, visa corrigir falhas de imunização em crianças na faixa etária de um ano até cinco anos. Porém, mesmo que a criança já tenha se vacinado, deve receber a dose de reforço. Esta ação será desenvolvida por meio de visitas de puericultura e nos postos de saúde do município. 

Não poderão ser vacinadas contra o sarampo as crianças que estiverem com doenças febris moderadas ou graves. Neste caso, a vacinação deve ser adiada até que a criança melhore. Para as que estiverem em uso de imunoglobulina, sangue e derivados a vacinação deverá ser adiada por um período de três a 11 meses, dependendo do hemoderivado e da dose administrada, para evitar prejuízos na resposta imunológica pós-vacinação.  

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Cultura e história de Oeiras são representadas em peças artesanais

A religiosidade, a arquitetura e a história da cidade de Oeiras, distante 313 quilômetros ao sul de Teresina, foram retratadas nas peças da Coleção Oeiras Artesanal, que será lançada no dia 26 deste mês, no Solar das 12 Janelas, no centro daquele município.

O projeto, que deu origem à coleção, é fruto de parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, e a Prefeitura Municipal de Oeiras.

Oitenta artesãos e mestres de ofício participam da ação, que contempla diversas tipologias: bordado, crochê, cerâmica, fibras, cestaria, entre outros segmentos do artesanato.

De acordo com a gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo, essa coleção retrata a identidade do município, agregando valor à produção piauiense.

“Sentimos a necessidade de mostrar para turistas e para a comunidade local a riqueza da cultura de Oeiras. E uma forma de evidenciar isso é através do artesanato, elaborado com técnica apurada”, comenta Rosa.

Segundo a gestora serão expostas mais de mil peças entre almofadas, jogos americanos, bonecos de pano, souvenires, camisetas e também peças utilitárias. Um exemplo são os brincantes dos tradicionais Congos de Oeiras – grupo de dança religiosa formado por homens – que ganharão forma em bonecos de pano.

O trabalho para elaboração da Coleção Oeiras Artesanal foi iniciado ano passado, sendo fruto de estudos coordenados pela designer industrial paulista, Fabíola Bergamo, que tem larga experiência, tanto nacional como internacional, em consultoria e em desenvolvimento de produtos. Também fazem parte da equipe do projeto o arquiteto Áureo Tupinambá, a artesã Joana Darc e a consultora Rosário Barros.

Além do artesanato, o Sebrae no Piauí também atuará fortemente em outros segmentos como o turismo e a gastronomia para fortalecer essas cadeias produtivas, bem como fomentar o crescimento dos pequenos negócios naquela região. Entre as ações previstas estão cursos e consultorias nas mais diversas áreas.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Oeiras divulga programação religiosa da Semana Santa

A cidade de Oeiras já se prepara para a maior e a mais tradicional Semana Santa do Piauí. As celebrações sacras que há mais de dois séculos são realizadas na cidade terão início no próximo dia 26 de março e devem prosseguir até o dia 5 de abril. Dentre as manifestações religiosas de maior notoriedade neste período estão: a Procissão do Fogaréu, acompanhada apenas por homens; a Procissão do Bom Jesus dos Passos, que reúne mais de 40 mil fiéis; e a Solenidade do Descimento da Cruz realizada na Sexta-Feira Santa.
 
Pensando na comodidade dos devotos, a Prefeitura de Oeiras em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Vitória e a Diocese de Oeiras, traçou as melhores estratégias para serem executadas visando atender as principais demandas durante as cerimônias litúrgicas. As melhorias vão desde os serviços de som até os banheiros químicos, que serão disponibilizados no Centro Histórico. Além disso, outras inovações tecnológicas serão utilizadas dando ainda mais visibilidade aos eventos.
 
No período a cidade vai contar com uma programação cultural, além da religiosa. Toda a logística da Semana Santa em Oeiras é planejada e executada pela Prefeitura, uma ação que tem o objetivo de fomentar o turismo no município. Nos últimos anos o evento tem ganhado uma dimensão maior nos meios de comunicação, tendo sua programação litúrgica transmitida pela internet.
 
Para esse ano, de acordo com o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira, já foi fechado uma parceria com o site Cidade Verde que fará a cobertura virtual.

“Sendo Oeiras um dos mais importantes destinos do turismo religioso do nordeste é muito importante investimento em projeção e divulgação de nossas manifestações e cerimônias, a fim de atrair mais turistas. Isso vem acontecendo a cada ano por conta de transmissões e coberturas na mídia local, regional e até nacional. A prefeitura faz toda essa mobilização para que emissoras de TV, jornalistas e pesquisadores venham a nossa terra para divulgar nossa Semana Santa atraindo ainda mais visitantes”, destacou o secretário.
 
Segue a programação religiosa:

SEMANA SANTA DE OEIRAS DE 26/03– 05/04/2015
Tema: Diocese de Oeiras: 70 anos de Fé e Missão
Lema: Eu Vim para Servir (Mc.10.45)
 
26/03 (QUINTA-FEIRA DA FUGIDA)

10h30 – 12h00 – Mesa Redonda com o tema Semana Santa em Oeiras – 2015, transmitida pelas rádios da cidade
15h00- Confissão Auricular na Igreja Catedral
19h00- Missa na Igreja Catedral e, em seguida Procissão da Fugida de Bom Jesus, até a Igreja do Rosário.
21h00- Confissão Comunitária para adultos na Igreja Catedral
 
27/03 (SEXTA-FEIRA DE PASSOS)
 

07h00- Missa na Igreja do Rosário
08h00- Confissão Auricular dos Romeiros, na Igreja Catedral
10h30- Missa na Igreja Catedral
12h00- Ofício de Bom Jesus dos Passos na Igreja do Rosário
16h30- Início da Procissão de Passos. Sermão do Encontro na Praça das Vitórias, no Paço Municipal, proferido por Dom Wilsom Basso, Bispo de Caxias – MA
 
28/03 (SÁBADO DE PASSOS)
 
07h00- Missa na Igreja Catedral
08h00- Confissão Auricular, na Igreja Catedral
17h00- Missa de Ramos para Crianças na Igreja Catedral
19h00- Missa na Igreja Catedral
20h00-Seresta ao Bom Jesus dos Passos, na Igreja Catedral
 
29/03 (DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR)
 

08h00- Benção e Distribuição de Ramos na Igreja da Conceição e em seguida Procissão de Ramos até a Igreja Catedral, onde será celebrada a Missa Solene de Ramos
11h00- Batizados na Igreja Catedral
19h00- Missa na Igreja Catedral
 
30/03 (SEGUNDA-FEIRA SANTA)
 
Durante todo o dia, haverá confissão das pessoas enfermas.
19h00 – Missa do Crisma na Igreja Catedral (bênção dos Santos óleos e renovação das promessas sacerdotais). Nesta Missa, todos os Padres da Diocese estarão presente

31/03 (TERÇA-FEIRA SANTA)
 
08h00 – Confissão Auricular para os enfermos, na Igreja Catedral.
09h00 – Missa dos Enfermos, na Igreja Catedral. Nesta Missa, as pessoas enfermas receberão o Sacramento da Unção dos Enfermos.
19h00 – Missa na Igreja Catedral.
17h00 – Via Sacra das crianças
 
01/04/2015 (QUARTA-FEIRA SANTA)

 
08h00 – Confissão Auricular para crianças que já fizeram a 1ª Eucaristia, na Igreja Catedral.
16h30 – Via Sacra da Juventude, saindo da Igreja Catedral e percorrendo as ruas da nossa cidade.
19h – Missa na Igreja Catedral e solenidade das Trevas.
 
02/04 (QUINTA-FEIRA SANTA) INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL
 
17h00- Missa Solene da Ceia do Senhor, na Igreja Catedral com a Cerimônia do lava-pés e Transladação do Ssmo. Sacramento para Adoração, conforme a seguinte pauta:
19h às 20h – Bairros: Floriano Peixoto, Várzea, Canela e João XXIII
20h às 21h – Escolas: Jean Piaget, CEMOPI, IBENS, Farmacêutico João Carvalho, Paulo Freire, Instituto Gandhi e demais Escolas do Ensino Fundamental
21h às 22h - UESPI e Ensino Médio dos Colégios Rocha Neto e Pedro Sá.
22h às 23h – Apostolado da Oração, Coração de Maria, Legião de Maria e Centro da Cidade.
23h à meia noite – Casais Encontristas, Pastoral Familiar e Famílias em geral
21h- Procissão do Fogaréu (somente para os homens) e, em seguida, Sermão do Fogaréu, proferido pelo Dr. João Batista Rios, Juiz de Direito e Pré – Diácono permanente.
 
03/04 (SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO) – DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA 
08h00- Confissão Comunitária na Igreja Catedral
17h00- Celebração da Paixão do Senhor: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz, comunhão Geral do Fiéis, Descimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto. O sermão do descimento será proferido pelo Padre Edvaldo Pereira dos Santos, Padre da Área Pastoral de São Miguel do Fidalgo.
 
04/04 (SÁBADO SANTO) – DIA DO SILÊNCIO LITÚRGICO
21h00- Cantoria  ao Ressuscitado no Adro da Igreja Catedral
22h00- Solene Vigília Pascal, com a Benção do Fogo Novo, Anúncio da Páscoa e Renovação das Promessas do Batismo.
 
05/04 (DOMINGO DA RESSURREIÇÃO)
08h30- Procissão do Senhor Ressuscitado
09h00- Missa Solene da Ressurreição do Senhor, na Igreja Catedral
11h00- Batizados na Igreja Catedral
19h00-Missa na Igreja Catedral

Projeto 'Cine Jovem' leva filmes brasileiros para praças

Filmes brasileiros serão exibidos gratuitamente às quintas-feiras, a partir das 19h, na sala de projeção de filmes montada na praça da Juventude Darcy Ribeiro, localizada no bairro Canela, em Oeiras. 

Filme 'Lisbela e e Prisioneiro'

No mês de março serão exibidos os longa-metragens Tapete Vermelho, Cidade de Deus, Lisbela e o Prisioneiro e Guerra de Canudos. Para ter acesso à exibição dos filmes, os interessados deverão adquirir senhas na sede da Secretaria Municipal da Juventude, a partir das 8h. As vagas são limitadas por 50 a cada sessão. 

O secretário da Juventude, Nestor Júnior, destaca que o 'Cine Jovem' vem atraindo um público bastante significativo, sendo mais uma via de entretenimento na cidade. 

“Esta é mais uma ação com o intuito de dinamizar as atividades da praça da Juventude e da Secretaria de Juventude. Iniciamos as exibições nos bairros, fomos para a zona rural e agora em 2015 estamos com a agenda fechada para março no bairro Canela, um dos bairros com maior índice de vulnerabilidade social, tirando assim muitos jovens da ociosidade e mazelas sociais.  A gestão do prefeito Lukano Sá procura dar mais opção de entretenimento aos jovens por meio deste projeto, sobretudo, nas regiões de maior risco social", destacou Nestor Júnior.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Lukano Sá destaca que Semana Santa focará identidade cultural

O município de Oeiras, primeira capital do Piauí, hoje é uma referência como patrimônio histórico e cultural do estado. Oeiras é um dos municípios que se destacam em vários setores, sejam eles, cultura, saúde, infraestrutura e educação. E há dois anos à frente da gestão municipal, Lukano Sá fala sobre esses destaques e aponta as obras que serão realizadas nos próximos anos.

O prefeito destaca que a programação da Semana Santa que é marcada por sua tradição e religiosidade. “Desde antes da semana Santa até agora, nós estamos vivenciando uma preparação por parte do poder público em acolhimento ao turista. Então o município está passando por intervenções na sua infraestrutura, segurança, mas também no estímulo ao resgate as tradições, através de oficinas. E isso tem gerado emprego e renda para a população”, afirmou o prefeito.

Lukano Sá ressalta que nesse ano, a edição da Semana Santa terá um grande foco na cultura. “Na Semana Santa desse ano, nós vamos ter a oportunidade de visualizar e ter acesso a produtos que são oriundos de uma parceria do município com o Sebrae no sentido de trabalhar a identidade cultural e religiosa do município. E que irá agregar ao artesanato e tudo aquilo que a gente pode gerar renda, emprego e oportunidade para a nossa população”, declara.

Além da Semana Santa, o prefeito lembrou que o município mantém uma parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “A cidade de Oeiras é uma cidade onde a religiosidade, a cultura e todos esses trabalhos arquitetônicos são muito característicos. São predominantes e marcam a nossa gente. E é isso difere a nossa cidade dos demais municípios. Nossa gestão tem dado uma atenção especial para cada vez mais estimular a religiosidade, as tradições, apoiando todos os grandes eventos como a Semana Santa. E no aspecto arquitetônico, através de uma parceria, um diálogo com o Iphan, que é um órgão é habilitado para preservar e cuidar do material arquitetônico e histórico da cidade”, pontuou.

O prefeito afirmou que desde o momento em que assumiu a administração, se preocupou em entender a situação financeira da cidade. “Eu digo que o maior ganho e contribuição que a minha gestão tem dado para esse aspecto é o sentido de construir os planos, planejar nossa cidade. Desde o princípio, fizemos um estudo e um planejamento do equilíbrio financeiro do município para que a gente pudesse custear a toque de caixa com os recursos do FPM, os seguintes planos: Saneamento Básico, Diretor e de Gestão de Resíduos Sólidos. São planos importantíssimos que pesam na própria discussão entre a União e os municípios, que são requisitos para que os municípios estejam aptos para receber recursos federais”, explicou.

“Um dos avanços que nós tivemos foi à descentralização do atendimento. Nós inauguramos ao longo desses dois anos, oito postos de saúde na cidade e no interior. Hoje a atenção básica de saúde não é só mantida nos postos, mas também nos postos de atendimento. E nesses dois anos, eu já consegui instalar 12 postos de atendimento que contribui para a melhor qualidade da população que é de aproximadamente 37 mil habitantes”, acrescentou o prefeito.

O prefeito finalizou declarando que a rede de esgotamento sanitário do município chegará aos 93%. “Nós ampliamos agora dos 60% da rede de esgotamento sanitário do nosso município nós estamos chegando agora a 93%. Foram mais de 20 milhões de reais investidos nesses dois anos. E isso vai dar um salto de qualidade de vida para toda a população, além do aspecto urbanístico. Então, veja só, Teresina só tem 17% de esgotamento sanitário e nós estamos chegando a 93%. Sendo que há uma expectativa de toda uma universalização da rede de esgotamento a partir de um recurso do PAC 3 que nós já conseguimos. E existe hoje a expectativa de mais de 10 milhões para a universalização dessa rede”, concluiu o prefeito. 

Marta Alencar (Revista Cidade Verde)
[email protected]

Prefeito e secretários discutem e definem data da III Expoeiras

A III Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras, a Expoeiras, já tem data definida e ocorrerá de 28 a 31 de maio. A edição deste ano foi discutida em reunião com o prefeito Lukano Sá, secretários municipais Stefano Ferreira (Cultura), Jonas Alves (Agricultura), Carla Martins (Indústria e Comércio), Luís Fernando (Obras) e o procurador do município Alexandre Barbosa.

Pontos como a organização e metas a serem alcançadas no evento foram discutidos na reunião. O prefeito destaca que a intenção é ampliar a estrutura da Expoeiras com o propósito de aproximar os produtores rurais oeirenses dos grandes criadores de renome nacional. 

"A feira já entrou para o calendário dos principais eventos da cidade reunindo no mesmo espaço novidades e oportunidades para o setor agropecuário e shows de bandas nacionais.  A III Expoeiras terá uma proporção ainda maior à edição do ano passado, que levou cerca de 80 mil pessoas ao Parque de Exposição Antonio Tapety", destacou Sá.

Em 2014, o evento ocorreu no fim do mês de maio e reuniu produtores de Oeiras e de toda região do Vale do Canindé, além de empresários e empreendedores. A edição passada foi marcada por palestras, oficinas, minicursos, workshops e campeonatos. Entre as novidades deste ano está a instalação de stands que irão expor animais de pequeno porte como gatos e cães.   


Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeito Lukano Sá faz visita técnica à obra do Mercado Público de Oeiras

Na última sexta-feira (27) o prefeito de Oeiras, Lukano Sá, realizou uma vistoria nas obras do Mercado Público da cidade na companhia do secretário interino de Infraestrutura do Piauí, Deusval Lacerda, da deputada Janaina Marques (futura secretária da SEINFRA), Valter Barros (diretor de engenharia) e o engenheiro responsável pela obra, Sergio Lemos. Na ocasião a equipe também visitou a feira livre, onde funciona o primeiro mercado do município, e ainda discutiu o plano de macrodrenagem, que busca revitalizar o Richo Mocha.


 
O Novo Mercado Municipal de Oeiras será um dos maiores do estado do Piauí. Sua estrutura contará com 503 boxes para verduras, frutas, carnes e outros produtos, além de espaço de conveniência e praça de alimentação. Suas instalações irão proporcionar uma maior integração com outros municípios do Vale do Canindé, região que tem como foco econômico a agricultura.
 
O espaço receberá o nome da Senhora Elisabeth Sá, que em vida foi mais conhecida como Lili, proprietária de uma tradicional fábrica de doce que também recebe seu nome. Falecida em 2012 vítima de um acidente automobilístico, a homenagem é um reconhecimento pelos seus serviços prestados a população oeirense.
 
A Deputada Janaina Marques se mostrou empenhada na conclusão da obra iniciada em 2009 e que já está com mais de 90% de suas instalações terminadas. A previsão é que os trabalhos sejam retomados neste mês de março e definitivamente seja entregue ao povo de Oeiras em agosto.
 
“Recebemos do Governador Wellington Dias a missão de concluirmos o mais breve possível esta obra, e pelo que vimos falta muito pouco. Esse espaço é sem dúvida um dos maiores do interior do Piauí. O governador vem lutando incansavelmente pela conclusão de várias obras no estado e esta de Oeiras, de maneira especial, é uma das que ele vem dando maior atenção”, destacou a deputada estadual.


 
A obra está recebendo um investimento de R$10.416.005,18 oriundos do Tesouro Estadual. A nova sede do mercado público irá contribuir para a conservação dos espaços históricos do município de Oeiras, já que irá retirar todo o comércio ambulante que acontece no Centro da cidade. Para o prefeito Lukano Sá o espaço vem contribuir com a geração de renda do município, dando ainda mais oportunidades de emprego para a população.
 
“A visita técnica da equipe da SEINFRA, juntamente com a deputada estadual Janaína Marques, vem só reafirmar o compromisso do governador para com nosso município. Esta é sem duvida uma obra maiúscula e precisa ser de fato concluída o mais rápido possível. É inegável que por algum tempo ela não recebeu a devida atenção, por aqueles que tiveram a oportunidade de fazer a sua conclusão e não a fizeram. O retorno dos trabalhos é tudo aquilo que desejamos, é o que o governador quer, e consequentemente o nosso povo. Com certeza o Mercado Público de Oeiras logo vai estar em pleno funcionamento, gerando ainda mais renda para nossa cidade”, pontuou Lukano Sá.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Reunião define organização da Semana Santa 2015 de Oeiras

  • unnamed_(11).jpg Divulgação
  • unnamed_(10).jpg Divulgação
  • unnamed_(9).jpg Divulgação
  • unnamed_(8).jpg Divulgação
  • unnamed_(7).jpg Divulgação
  • unnamed_(6).jpg Divulgação
  • unnamed_(5).jpg Divulgação
  • unnamed_(4).jpg Divulgação

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, recebeu na tarde desta última quarta-feira (25) o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira, o professor e historiador Pedro Dias Junior, o coordenador municipal de Eventos, Luís Henrique Nunes e o Padre Keiton Vieira para pontuarem sobre as principais medidas a serem tomadas para a organização da Semana Santa 2015.
 
A Semana Santa realizada em Oeiras é uma das mais tradicionais do Brasil e atrai à cidade um numero bastante expressivo de turistas, motivados pelas cerimônias religiosas e pela programação cultural que é desenvolvida neste período. Esse ano as festividades começam no dia 26 de março e se estendem até o dia 6 de abril.
 
Na reunião foram discutidos os pontos que devem receber maior atenção do poder público municipal, fazendo com que os romeiros e turistas possam ter mais comodidade durante as celebrações. Para esse ano serão ofertados 10 banheiros químicos que ficarão distribuídos no perímetro do Centro Histórico.
 
Durante as cerimônias sacras como a Procissão do Bom Jesus dos Passos que reuni mais de 30 mil devotos, a Procissão do Fogaréu e o Descimento da Cruz serão oferecidos quatro torres de som, para que os fieis possam acompanhar com qualidade os pronunciamentos religiosos, além disso, outras tecnologias serão utilizadas para viabilizar mais comodidade aos presentes.
 
Para Lukano Sá a organização da Semana Santa tem que ser bem feitas uma vez que neste é o período do ano em todas as atenções estão voltadas para o município, que além de oferecer uma vasta programação cultural e religiosa, tem um grande acervo histórico, oportunizando aos visitantes um misto de conhecimento e entretenimento.
 
“A cidade tem um grande potencial turístico que precisa ser explorado, proporcionando assim, a geração de renda para o nosso povo. A Semana Santa de Oeiras é um grande espetáculo que sem sombra de dúvida atrai um número bastante expressivo de visitantes e diante esta realidade não podemos nos furtar da responsabilidade de oferecermos a essas pessoas comodidade, pois vieram de tão longe para prestigiar o que é nosso. Além disso, ofereceremos como nos outros anos uma vasta programação cultural para que os visitantes e nós oeirenses, possamos apreciar as nossas potencialidades artísticas, seja ela musical ou no artesanato”, destacou o prefeito.
 
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Stefano Ferreira, no início do mês de março será lançada oficialmente a programação cultural do Circuito Semana Santa, no propósito de que os turistas e a própria população da cidade já possam se organizar para comparecer aos eventos.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeito defende diálogo harmonioso com vereadores em sessão na Câmara

O prefeito Lukano Sá defendeu a necessidade de um diálogo harmonioso com os vereadores durante abertura do ano legislativo em Oeiras. A sessão solene foi acompanhada pelo secretário municipal de Administração e Finanças, José Raimundo, que representou o prefeito, além demais gestores municipais como Stefano Ferreira (Cultura), Luís Fernando Costa (Obras), chefe de Gabinete, Raimundo Cassiano, Procurador Geral do Município, Alexandre de Deus Barbosa.

Durante a discurso também foi divulgado um balanço dos dois anos da atual administração, destacando grandes avanços nas áreas da saúde, educação e cultura. Eventos turísticos de grande repercussão como o Expoeiras e o Festival de Cultura, foram citados na mensagem. 

"Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos municípios como as constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) temos conseguido manter em dia a folha de pagamento dos servidores municipais e ainda realizado algumas obras com recursos próprios do município", frisou o prefeito em um dos trechos da mensagem.


Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Oeiras faz avaliação do Carnaval 2015

  • unnamed.jpg Divulgação
  • unnamed_(17).jpg Divulgação
  • unnamed_(16).jpg Divulgação
  • unnamed_(15).jpg Divulgação
  • unnamed_(14).jpg Divulgação
  • unnamed_(13).jpg Divulgação
  • unnamed_(12).jpg Divulgação
  • unnamed_(11).jpg Divulgação
  • unnamed_(10).jpg Divulgação
  • unnamed_(9).jpg Divulgação
  • unnamed_(8).jpg Divulgação
  • unnamed_(7).jpg Divulgação
  • unnamed_(6).jpg Divulgação
  • unnamed_(5).jpg Divulgação
  • unnamed_(4).jpg Divulgação
  • unnamed_(3).jpg Divulgação
  • unnamed_(2).jpg Divulgação
  • unnamed_(1).jpg Divulgação

A Prefeitura de Oeiras realizou do dia 14 a 17 de fevereiro o “Carnaval da Cidade”, que foi organizado através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento aconteceu em dois espaços: o primeiro foi o Circuito Café Oeiras, que foi montado na Praça da Bandeira, onde todas as noites das 19h às 23h uma banda de sopro tocou marchinhas carnavalescas, atraindo uma grande quantidade de foliões que puderam ter a oportunidade de vivenciar a magia dos antigos carnavais.

O segundo circuito de carnaval foi realizado na Praça de Eventos, que dentro da programação contou durante essas quatro noites com seis bandas locais. A proposta deste ano foi investir nos artistas da terra, que subiram ao palco levando alegria a milhares de oeirenses e visitantes. A cidade de Oeiras recebeu muitos visitantes, como é o caso da estudante de farmácia Adryenne Leite que reside em Teresina, que se mostrou satisfeita com a programação local.

“A festa foi ótima. Mesmo a cidade sedo pequena, está muito bem em relação às outras cidades do estado. Oeiras está de parabéns pela programação oferecida para os foliões”, destacou a estudante.

Dentro da programação do Carnaval, este ano mais uma vez foi realizado o Corso de Oeiras, que atraiu uma grande quantidade de foliões na última sexta-feira (13). O evento, que contou com disputas de melhor fantasia individual, carro alegórico e paredão de som, teve sua concentração na Praça do Estádio Gerson Campos e um percurso que passou pelas principais vias da cidade.

Para o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira, os eventos carnavalescos de Oeiras este ano foram positivos, proporcionando lazer e incentivando os artistas locais e respeitando a diversidade de estilos.

“Tudo foi feito com responsabilidade e sem desperdício. Um dos pontos altos foi à consolidação do circuito tradicional com a Banda Frevo Oeirense, composta com músicos da terra que agradou ao público e lotou o passeio Leônidas Melo os quatro dias de festa”, pontuou o secretário

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores