Cidadeverde.com

Secretário visita penitenciária de Oeiras e anuncia melhorias

O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, visitou nesse sábado (13) a Penitenciária Regional de Oeiras e anunciou melhorias na unidade. O secretário autorizou uma reforma na penitenciária, que deve ganhar um refeitório, um módulo de panificação, uma sala para a vistoria e triagem, além de banheiros femininos para as agentes que atuam no presídio. 


 
“Nosso papel é dialogar com os gerentes e internos e atender as principais necessidades das unidades. Estamos estudando a possibilidade de implantar um novo presídio nesta região, que atenda as necessidades de Oeiras e dos municípios próximos”, anunciou Daniel Oliveira.
 
A visita foi feita também pelo diretor de Administração Penitenciária da Secretaria estadual de Justiça, Fagner Martins, e contou com a presença da presidente da subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Oeiras, Leidiane Mara da Silva, e o conselheiro estadual da OAB-PI, José Gonzaga Carneiro. O gerente da unidade, Isaú de Sousa Moura, destacou o papel da equipe que atua na penitenciária e o trabalho voltado à humanização dos reeducandos.
 
“Nós sabemos que o foco da nossa gestão não é só a segurança, mas sim a humanização. Queremos implantar alguma atividade esportiva entre os reeducandos. Além disso, solicitamos um profissional de saúde e um coordenador jurídico para atender os internos”, destacou Isaú.
 
Atualmente, a penitenciária regional de Oeiras possui 53 detentos, dos regimes fechado e semiaberto. O conselheiro da OAB-PI e juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, José Gonzaga Carneiro, destacou as melhorias já implantadas na penitenciária nos últimos quatro anos. Natural de Oeiras, ele falou da satisfação em receber a visita do secretário de Justiça, Daniel Oliveira. “É uma alegria receber o secretário na nossa cidade. A equipe que atua nesta unidade desenvolve um trabalho louvável e nós acreditamos que as melhorias irão acontecer”, destacou o conselheiro.
 
“Já autorizamos o início do processo que vai garantir a reforma na penitenciária de Oeiras. Também vamos levar ao governador do Estado, Wellington Dias, uma proposta para construção de um novo presídio. Acreditamos que a reforma será iniciada nos próximos 30 dias”, concluiu Daniel Oliveira. 

Da Redação
[email protected]

Piauiense lança livro sobre Oeiras e quer adaptar obra para o cinema

Os costumes dos oeirenses nas décadas de 50 e 60 e a trajetória dos piauienses em busca de melhores condições de vida na Capital Federal estão retratadas no livro "Uma Saga Nordestina - do Curu ao Paranoá", do produtor cultural e servidor público, Ronaldo Vasconcelos, nascido em Oeiras e radicado em Brasília há 37 anos. O lançamento no Piauí, ocorre neste sábado (06), às 19h, em uma livraria localizada na avenida Dom Severino, zona Leste de Teresina. 

Fotos: Graciane Sousa/ Cidadeverde.com

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o escritor conta que sua saída de Oeiras para Brasília e a trajetória familiar de seus pais, que são cearenses mas viviam no interior do Piauí, aguçou a curiosidade e o desejo em fazer um recorte da história de Oeiras. Segundo ele, o próximo desafio será adaptar a obra para o cinema. 

"O livro conta um pouco da história, política, arquitetura, usos e costumes dos oeirenses  entre as décadas de 50 e 60 e a imigração destes piauienses para Brasília. Pretendo também narrar tudo isso em um documentário que mostrará nossa riqueza cultural - o congo, coco e nossas músicas-  tendo Oeiras como cenário", explica Ronaldo Vasconcelos.

"Uma Saga Nordestina - do Curu ao Paranoá" é uma obra voltada para todos os tipos de público, em especial os jovens, que através do livro pode conhecer a história de Oeiras e o impacto dessa cultura na formação de Brasília. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Vaqueiro sofre infarto e morre em rio ao ir atrás de boi em Oeiras

O vaqueiro Epitácio Esteves do Nascimento, de 40 anos, morreu nesta terça-feira (2), quando atravessava o Rio Canindé, na altura da localidade Buritizinho, zona rural de Oeiras. Segundo informações de funcionários do Hospital Regional Deolindo Couto, ele teria desaparecido pela manhã após ter saído para procurar um boi. 

Familiares deram pela ausência de Epitácio por volta do meio dia e em seguida, pescadores o encontraram em um trecho do rio com profundidade de cerca de 50 centímetros. O vaqueiro teria ido tentar pegar o animal que estava na outra margem do Canindé.

O corpo foi levado ao necrotério do Hospital Deolindo Couto pela Polícia Civil, para os procedimentos legais. 

 

Da Redação
Com informações do Mural da Vila

[email protected]

Wellington Dias inaugura hoje polo da Universidade Aberta em Oeiras

O governador Wellington Dias e a secretária estadual da Educação, Rejane Dias, inauguram, nesta sexta-feira (29), às 17h, a reforma e ampliação do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da cidade de Oeiras. O novo polo marca a ampliação da atuação da Universidade Aberta no interior do estado para atender a demanda cada vez mais crescente por ensino superior.

Ainda em Oeiras, o governador assina o Convênio para Implantação do Centro de Treinamento e Capacitação, por meio de parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e inaugura o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e Modulo Sanitário Domiciliar do programa Prosar/Saúde.

À noite, Wellington Dias visita os estandes da 3ª edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras (Expoeiras), que teve início na quinta-feira (28) e prossegue até o próximo domingo (31). A exposição é realizada pela Prefeitura do município, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR). Na feira, Dias participa da entrega de um Trator Agrícola e um Trator de Esteira pela Codevasf.

Polo da UAB

A Seduc é a instituição responsável pela estruturação dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em todo o estado. "Em Oeiras, assim como nas outras cidades, foi preciso adequar o espaço físico, com melhorias dos laboratórios de ensino e pesquisa de informática, bibliotecas, salas de tutoria, salas de aulas presenciais, secretarias e coordenações", informa o superintendente de Ensino Superior da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), Carlos Alberto.

A Universidade Aberta tem o objetivo de levar o ensino superior até as cidades que tradicionalmente não recebem esses cursos e a Seduc deve inaugurar outros polos em breve. Os municípios de Itainópolis, Palmeirais e Santa Cruz serão contemplados com polo de apoio presencial do programa Universidade Aberta ainda neste semestre.

"Hoje, temos 36 polos em funcionamento no Piauí, com mais de 20 mil alunos, e estamos fazendo uma avaliação da oferta para melhorar as condições das unidades. Também estamos analisando novas ofertas para 2015, de maneira a atender as regiões onde os polos estão situados. A Secretaria segue com o compromisso de expandir o ensino para o interior e, com o apoio e compromisso de toda a sociedade, continuaremos a ter resultados positivos", afirma o superintendente de Ensino Superior da Seduc.

Universidade Aberta

A UAB é um projeto criado pelo MEC em 2005, formado por instituições públicas de ensino superior que levam ensino de qualidade aos municípios brasileiros que não têm oferta de cursos superiores ou que a demanda seja muito superior à oferta. Essa modalidade de ensino a distância utiliza-se de meios e das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, com professores e alunos desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.

No Piauí, a expansão da UAB tem acontecido com grande êxito, com polos instalados em diversas regiões do Estado. A Seduc é responsável pela estruturação dos polos, na adaptação dos espaços físicos para execução descentralizada de funções didáticas e administrativas.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

DNIT recupera trecho urbano da BR-230 em Oeiras

O trecho da BR-230 (Transamazônica) que corta a zona urbana de Oeiras está passando por reparos devido o trafego intenso de veículos pesados.

Em Oeiras, a Transamazônica é a principal via de acesso as principais cidades do estado e também é responsável pelo intenso tráfego de caminhões e carretas com cargas de grande peso. 

O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transpostes (DNIT) é responsável pela execução da obra na transamazônica em Oeiras. Estão sendo realizados trabalhos de recuperação onde são feitos reparos emergenciais em alguns pontos que necessitam de reparos no asfalto como recapeamento asfáltico.

Neste trecho da BR 230 pode ser percebido um movimento intenso de maquinário e os funcionários da empresa responsável pela obra também controlam o trânsito no local que em determinados momentos se torna muito lento.

Com informações de FolhadeOeiras
[email protected]

Dez acidentes de trânsito são registrados na mesma noite em Oeiras

Dez acidentes de trânsito foram registrados na noite deste sábado, 16, em Oeiras. Os números foram contabilizados pela imprensa local. Os acidentes deixaram uma vítima fatal e outras duas com ferimentos graves.

Os dez acidentes envolveram motocicletas, e oito deles aconteceram no bairro Rodagem de Picos, em uma lombada que foi construída recentemente, sendo que a sinalização não ficou visível para os condutores de veículos.

A vítima fatal foi João Lopes da Silva, da localidade Tabocas, zona rural de Oeiras, que perdeu o controle da moto, batendo na traseira de um carro, que entraria num evento realizado em um clube próximo ao portal de entrada da cidade, sentido Oeiras - Picos. João Lopes teve morte imediata.

Dentre as vítimas dos demais acidentes, a mais grave foi uma jovem que foi transferida para Teresina com suspeita de traumatismo craniano.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Oeiras: bispo determina transferência de padre e população vai às ruas protestar

  • Fica_Padre_Kleyton_6_750.jpg Divulgação/Fan Page Fica Padre Kleyton
  • Fica_Padre_Kleyton_5_750.jpg Divulgação/Fan Page Fica Padre Kleyton
  • Fica_Padre_Kleyton_4_750.jpg Divulgação/Fan Page Fica Padre Kleyton
  • Fica_Padre_Kleyton_3_750.jpg Divulgação/Fan Page Fica Padre Kleyton
  • Fica_Padre_Kleyton_2_750.jpg Divulgação/Fan Page Fica Padre Kleyton

A transferência do padre Kleyton Vieira da Silva para Simplício Mendes provocou uma onda de manifestações em Oeiras. Com a saída iminente do pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, os moradores da cidade localizada 315 quilômetros ao Sul da capital Teresina criaram campanhas nas redes sociais e foram às ruas munidos de cartazes e faixas exigindo sua permanência.

Prestes a completar 10 anos de ordenação, Kleyton se surpreendeu com tamanha mobilização. Na quarta-feira (13), os descontentes organizaram uma caminhada - quase todos carregando no peito adesivos com a inscrição #FicaPadreKleyton. Antes disso, fizeram um abaixo-assinado com mais de 1.000 assinaturas e até criaram um perfil no Instagram e uma página no Facebook.

"Fiquei surpreso com a manifestação das pessoas. Não sabia que o trabalho estava tão grande. Acho que é um reconhecimento por estar atraindo a juventude para a igreja. A Missa da Juventude, nas noites de domingo, por exemplo, é sempre bem participada. Tudo isso reflete amizade, respeito e carinho", comentou o padre de 36 anos.


Padre Kleyton Vieira da Silva (Foto: Mural da Vila)

Kleyton deve deixar Oeiras no fim de junho. "A Provisão de Oeiras é de seis anos. Ela pode ser renovada, mas o desejo do bispo é que eu seja transferido", observou o pároco se relacionando a Dom Juarez Sousa da Silva, bispo de Oeiras. "O bispo tem o poder. Quando a gente é ordenado padre, faz o voto de obediência. Se ele decidiu...", completou, sugerindo que não deve contestar a decisão do seu superior.

Após seis anos em Oeiras, Kleyton será transferido para Simplício Mendes, a mais ou menos 100 quilômetros de distância. Apesar de todo o carinho pela Primeira Capital, reconhecidamente uma das cidades mais religiosas do Piauí, o padre espera uma experiência igualmente rica no seu novo destino.

"Eu nasci em Simplício Mendes e morei lá até os cinco anos. Do mesmo jeito que as pessoas aqui em Oeiras criaram o #FicaPadreKleyton, lá já começou a campanha #VemPadreKleyton. Então, a expectativa é muito boa", brincou.

Antes da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, Kleyton foi pároco da Catedral São Pedro de Alcântara, em Floriano. O início da sua trajetória como padre também foi na Primeira Capital, na Paróquia da Sagrada Família, onde passou um ano.


Header da fan page #FicaPadreKleyton (Foto: Reprodução/Facebook)
 

Flávio Meireles
[email protected]

Prefeitura de Oeiras realiza o Dia D de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste último sábado (11) o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A campanha segue até o dia 22 de maio e é importante que todos possam ficar atentos às datas, para que assim possam receber as vacinas.
 
Na ocasião, foram vacinadas prioritariamente crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além de gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres que deram à luz em até 45 dias, idosos a partir de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde e pacientes com doenças crônicas.
 
As vacinas foram disponibilizadas em oito postos de saúde da cidade nos mais diversos bairros, no intuito de atender a maior quantidade de pessoas. Devido à grande procura, as vacinas não foram suficientes para atender toda a demanda, visto que o Ministério da Saúde só enviou 18% da quantidade estipulada.
 
“Como já é de conhecimento de todos, nós não tempos vacina para o vírus Influenza, o que compromete nossa campanha na zona rural. Aproveito para solicitar a compreensão das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da zona rural, visto que pela falta de vacina está cancelado o cronograma dos dias 11 e 12. Isso por que os responsáveis em nível estadual nos informaram que a previsão de recebermos mais doses será na quarta-feira (13). Vamos trabalhar de acordo com a quantidade de vacinas que formos recebendo, esperamos contar com a compreensão de todos”, justificou a coordenadora municipal de imunização, Geórgia Salanne.
 
Ainda neste final de semana o Estado do Piauí recebeu aproximadamente 200 mil doses de vacina contra a gripe, que tão logo serão distribuídas aos municípios para que possa ser dado prosseguimento à campanha, que se estende até o dia 22 de maio.
 
Para receber a dose de vacina, o público alvo dessa campanha deve comparecer ao posto de saúde mais próximo, munido do cartão de vacinação, cartão do SUS e RG. As gestantes devem estar munidas do cartão de gestante; as puerperais devem levar o comprovante de nascimento da criança e os doentes crônicos devem apresentar receita médica.


Da Editoria de Cidades
[email protected]

CNBB lança 13ª Romaria da Terra e da Água em Oeiras

A Conferência Nacional de Bispos do Brasil – Regional Nordeste IV lançará nesta terça-feira, dia 05 de Maio de 2015, a 13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí. O lançamento será as 10 h no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, em Oeiras. Durante a solenidade será explicado o que é a romaria, os objetivos, sua simbologia de celebração ecumênica para transformação social, além de fazer debates sobre o tema.

A Romaria deste ano será realizada no município de Oeiras e tem como tema “Direito dos Povos e Garantia de Vida e Paz”. Nos dias 17 e 18 de Outubro são esperados mais de 5 mil romeiros e romeiras de todo o Estado. Entre as atividades estão: visita a Tenda e o Memorial das Romarias, caminhada e celebração eucarística. Além da Tribuna Livre, que será um espaço para denúncia e reflexão sobre a problemática dos grandes projetos que estão afetando a população, como por exemplo, a plantação de eucalipto e as grandes carvoarias que crescem ao longo dos anos, destruindo a vegetação piauiense.

O município de Oeiras, situado ao sul do Piauí, foi escolhido por ser palco de grandes projetos que afetam o meio ambiente e as famílias piauienses.

A Romaria da Terra e da Água é uma realização da CNBB com apoio das Pastorais Sociais.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Lukano Sá recebe campeã nacional de Tiro ao Alvo em Oeiras

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, recebeu na manhã desta terça-feira (28), na sede do executivo municipal, a atleta oeirense Andressa Sousa, foi destaque no Campeonato Norte e Nordeste de Tiro ao Alvo em Fortaleza, realizado nos dias 25 e 26 de abril. Ela alcançou o primeiro lugar na modalidade olímpica Carabina Mira Beta e o segundo lugar na modalidade Carabina de Ar. Na ocasião também estiverem presentes os secretários municipais de Esporte, Cabo Chico, e de Administração e Finanças, José Raimundo.

 
A oeirense Andressa Sousa é campeã nacional na modalidade olímpica Mira Beta e terá que enfrentar mais seis desafios nacionais, cinco em Teresina e o último no Rio de Janeiro, para poder participar das Olimpíadas em 2016.
 
Durante o encontro, o prefeito Lukano Sá assegurou mais uma vez o apoio que sua gestão vem dando à atleta. Satisfeito com os resultados exitosos conquistados por Andressa, o prefeito municipal, através da Secretaria Municipal de Esporte, passa a fornecer o suporte técnico necessário para que Andressa se prepare de maneira adequada, podendo representar o Brasil nas olimpíadas de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro.
 
“O desempenho da nossa atleta oeirense, Andressa, nos deixa muito animados, e não podemos nos furtar diante tamanho talento. Para isso daremos a ela todo o suporte necessário para que o seu sonho vire realidade e nossa cidade, tão quanto o nosso estado, possa ter nas olimpíadas uma representante de peso. É importante incentivar o esporte e dar aos jovens outras vias de garantia e promoção sociocultural”, destacou Lukano Sá.
 
 O prefeito Lukano Sá vem, ao longo de sua gestão, buscando incentivar as mais diversas práticas esportivas, dando oportunidade à juventude de revelar suas habilidades e poderem ganhar ainda mais destaque. Andressa é uma grande promessa na sua modalidade, e a gestão municipal de Oeiras busca dar ainda mais condições para que a atleta possa chegar ainda mais longe.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores