Cidadeverde.com

Lukano Sá trata de convênios para Oeiras durante reunião em Brasília

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá (PSB), participou nesta quarta-feira (8) de reunião com diretores da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), em Brasília, para tratar de melhorias que devem ser destinadas a Oeiras. O encontro também contou com a presença do senador Elmano Ferrer (PTB), do deputado federal Paes Landim (PTB) e do e do líder politico B. Sá (PSB).

O prefeito Lukano Sá, por meio destes encontros, busca atrair parcerias e investimentos. Dentre os assuntos acordados, foi viabilizada a universalização do esgotamento sanitário, que possibilitará a canalização de esgoto sanitário ao longo de seu traçado e possibilitando que os dejetos tenham o destino apropriado. Com este benefício, a administração municipal buscará ainda sensibilizar a população quanto à necessidade da interligação ao sistema de esgoto e proteção dos recursos hídricos.

Na ocasião, também foi discutida a ampliação de obras de calçamento na cidade, a aquisição de máquinas para Oeiras e a aprovação do Conselho Nacional para a efetivação do convênio com o Centro de Treinamento e Capacitação (CTC) com o município. Esse último será voltado para todo o setor primário, atendendo produtores que queiram melhorar a sua produção, aproximando as práticas de agricultura racional e a tecnologia, proporcionando mais conhecimento ao homem do campo. A construção de bueiros e pontilhões na zona rural do município de Oeiras foi outro assunto tema da reunião.

As obras darão mais dinamicidade no deslocamento do homem do campo, favorecendo sobretudo o escoamento da produção. Além disso, foi assegurada à população que mora na zona rural, que atualmente corresponde a 40% dos habitantes do município, a aquisição de kits de irrigação, facilitando assim a convivência com o período de estiagem.

Para curto prazo, foi fechada mais uma vez uma parceria entre a Prefeitura de Oeiras e a CODEVASF na realização da terceira edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras (EXPOEIRAS), que deve atrair uma grande quantidade de produtores de Oeiras e de toda região do Vale do Canindé, além de empresários e empreendedores. O evento, que é marcado por palestras, oficinas, minicursos, workshops, campeonatos e shows, será realizado nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio deste ano.

Segundo o prefeito Lukano Sá, é preciso estar sempre mantendo contatos  e fechando parcerias para que estes resultem em benefícios que potencializem o crescimento da cidade de Oeiras, dando à população de maneira geral mais comodidade e qualidade de vida.

“Estamos muitos satisfeitos com estas parcerias exitosas, que vem gerando bons resultados para a cidade de Oeiras. Administramos de maneira responsável, sempre buscando atender os anseios do nosso povo. Sabemos que muitos são os grilhões que devemos ainda romper, mas tudo isso só é possível com coragem e responsabilidade. Trabalhamos de maneira a atrair investimentos para o nosso município, é uma das nossas principais prioridades. Para tanto, contamos com parceiros fortes como os deputados federais Paes Landim, Osmar Junior e o senador Emano Ferrer que, juntos, vem nos ombreado no intuito de fazermos uma Oeiras cada vez melhor”, destacou Lukano Sá.

Dentre as melhorias angariadas por meio de emendas parlamentar para a cidade de Oeiras está a reforma do mercado Publico de Oeiras, que terá a sua estrutura recuperada, dando mais qualidade estética ao centro histórico do município. Com essas ações, a Gestão do Prefeito Lukano Sá tem contribuído significativamente para o desenvolvimento social e econômico dos oeirenses.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Oeiras promove ação para coibir venda de bebida alcoólicas para menores

Durante toda a Semana Santa foi realizada em Oeiras uma ação de caráter informativo e de fiscalização que visa à proibição da venda de bebidas alcoólicas e  outros produtos que possam causar dependência física ou psíquica para menores de 18 anos.

A ação foi resultado de um trabalho realizado pela Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com o Conselho Tutelar, Policia Militar e Policia Civil no Piauí.

Atendendo a lei 13. 106/15, a ação foi proposta pelo prefeito Lukano Sá, que convocou uma reunião para traçar a estratégia do trabalho que foi realizado durante a Semana Santa. O projeto foi sancionado após ter sido aceito pela Câmara dos Deputados, no dia 24 de fevereiro, sem ter sofrido qualquer alteração em relação ao texto aprovado pelo Senado.

Neste sentindo foram montadas equipes no propósito de visitar bares, casas de show e outros estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas, na garantia de conscientizar os proprietários das penalidades que podem acarretar o descumprimento da lei, ao tempo que foram assinados, junto as estes comerciantes um termo de compromisso. Essas assinaturas serão encaminhadas ao Ministério Público para caso seja descumprida a lei as devidas providências sejam tomadas.

De acordo com a nova Lei, quem vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica a jovens ou crianças poderá ser preso por até quatro anos. Dependendo do caso, a pessoa poderá pagar multa entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, além da interdição do estabelecimento comercial. No município de Oeiras esta ação será intensificada principalmente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde é expressivo o número de adolescentes consumidores de bebidas alcoólicas.

Segundo a coordenadora do CREAS Medianeira Silva o trabalho obteve bons resultados.  “A ação foi bastante exitosa, uma vez que propõem contribuir com a qualidade de vida da juventude, fomos bem recebidos pelos donos dos estabelecimentos comerciais, que se mostraram dispostos a ajudarem no cumprimento da lei, porem fizeram a ressalva que mesmo não vendendo bebida para menores, existem adultos que compram a bebida e oportunizam o consumo. Diante dessa realidade repassamos a eles a informação que se caso esse tipo de comportamento venha ocorrer que os mesmo possam fazer denuncia junto aos órgãos responsáveis para que seja tomada as devidas providencias”, pontuou Medianeira Silva.

Ainda de acordo com a coordenadora a ação deve continuar nos próximos momentos festivos da cidade contando com as mesmas parcerias, zelando pela sociedade e garantindo o cumprimento da Lei no que diz respeito à venda de bebida alcoólica aos menores.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Ator e diretor de Oeiras tem filme escolhido para mostra internacional

Flávio Guedes, ator e diretor natural de Oeiras, teve seu curta-metragem, "Edith" classificado para a Mostra Internacional Audiovisual "Curta o Gênero!!!" que acontece de 13 a 18 de abril, em Fortaleza.

Flávio assina o roteiro e a direção da película, que trata a realidade de um nordestino em São Paulo que vive uma dupla identidade, questionando o tema da homossexualidade reprimida.

Este ano, a Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero amplia sua programação, com duas sessões de filmes em alguns dias da semana de evento. Abaixo a lista completa de 40 filmes selecionados, de mais de 170 inscritos. O festival também terá uma sessão especial de 6 filmes produzidos pela ONG Fábrica de Imagens no último ano.

13/04  Sessão de Abertura 

ACABO DE TENER UN SUEÑO (ESP / 2013 / Dir.: Javer Navarro)
DE QUE LADO ME OLHAS  (BRA / 2014 /Dir.: Carolina de Azevedo e Elena Sassi)
TOMORROW (EUA / 2014 / Dir.: Leandro Tadashi)

14/04  1ª Sessão:  18h

VOLTANDO PARA CASA (BRA / 2014 / Dir.: Thiago Kistenmacker)
RETRATO DE DORA (BRA / 2014 / Dir.: Bruna Callegari)
SANTA ROSA (BRA / 2014 / Dir.: João Paulo Palitot)
HERMES & APHRODITE (ALE / 2013 / Dir.: Gregor Zootzky)

 2ª Sessão: 19h45 
COR – AGE (BRA / 2014 / Dir.: Gracielle Soares)
TANT PIS – CAPÍTULO I  (FRA / 2014 / Dir.: Bruna Rodrigues)
AQUENDA NELA (BRA / 2014 / Dir.: Bárbara Cabeça)
HABEAS CORPUS (BRA / 2014 / Dir.: Leandro Afonso)

15/04 1ª Sessão: 18h

SOBRE CHÁS E VINHOS (BR / 2013 / Dir.: Lucas Barão)
NOSSO CORPO NOS PERTENCE? (BRA / 2014 / Dir.: Bruna Provazi)
MADONA E A CIDADE PARAÍSO (BRA / 2014 / Dir.: André Aragão)
MULHERES PESCADORAS (BRA / 2014 / Dir.: Philipe Ribeiro)

Sessão Especial CACTO: 19h45
OUTONO  (BRA / 2014 / Dir.: Yan Lucas Costa Vidal)
EGO ROJO  (BRA / 2014 / Dir.: Lucas Santos e Nanny Davis)
LEVE (BRA/2015/Dir.: Hermeson Rocha e Dehon Neves)
CORDAN (BRA / 2014 / Dir.: Beka Bezerra)
PROCURA (BRA/2015/Dir.: Pedro Paulo e Lucas Miguel)
ENTRE COLHERES E SOPAS (BRA / 2014 / Dir.: Maria Loren e Renata Freire)

16/04 1ª Sessão: 18h

ACEITO – I DO (BRA / 2014 / Dir.: Felipe Cabral)
ENQUANTO AINDA É TEMPO (BRA / 2014 / Dir.: Leandro Wenceslau)
XAMPY (BRA / 2014 / Paulo Menezes e Daniel Wierman)
THAY HATE ME IN VAIN – LGBT CHRISTIANS IN TODAY’S RUSSIA (ITA / 2013 / Dir.: Yulia Matsiy)

2ª Sessão: 19h45

EDITH (BRA / 2015 / Dir.: Flávio Guedes)
LINDA, UM HISTÓRIA HORRÍVEL (BRA / 2013 / Dir.: Bruno Gularte Barreto)
UITGESPROKEN (HOL / 2013 / Dir.: Lazlo e Dylan Tonk)
RABIDANTI (BRA / 2014 / Dir.: Lívia Perez)
ME TUBE: AUGUST SINGS CARMEN “HABANERA” (AUT / 2013 / Dir.: Daniel Moshel)

17/04 1ª Sessão: 18h

QUIÉN ES ESA CHICA? (USA / 2014 / Dir.: Luciana Bitencourt)
DE REPENTE, BARBARA (BRA/ALE / Dir.: Antoine Guerreiro do Divino Amor)
SANDRINE (BRA / 2015 / Dir.: Elen Linth e Leandro Rodrigues)
SAILOR (BRA / 2014 / Dir.: Victor Ciriaco)
BIANCA (BRA / 2013 / Dir.: Karina Mello)
ACTION PAINTING NO. 1 / NO. 2 (BRA / 2014 / Dir.: Krefer & Turca)

2ª Sessão: 19h45
I FEEL LOST (ESP / 2012 / Dir.: Juan Manuel Aragón)
ATRÁS DOS OLHOS (BRA / 2015 / Dir.: André Araujo e Fábio Fernandes)
MULHERES DESENHADAS (BRA / 2014 / Dir.: Raquel Vitorelo)
VERMELHX EM LÁBIOS (BRA / Dir.: Thomas Saunders)
UM ESTRANO NINHO (BRA / 2014 / Dir.: Matheus Heinz)

18/04 Sessão de Encerramento: 14h30 (Cinema Dragão do Mar)

FRAGRÂNCIA (BRA / 2013 / Dir.: Clarissa Rebouças)
GUIDA (BRA / 2014 / Dir.: Rosana Urbes)
LA CLASE DE BAILE (COL / 2013 / Dir.: Camilo Cogua)
ENBARAÇADAS (BRA / 2014 / Dir.: Paulo Sena)
ALWAYS ON MY MIND (MEX / 2013 / Dir.: Ana Laura Calderón)
PEPPER (EUA / 2014 / Dir.: Craig Young & Marc Cleary)

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Penitenciária de Oeiras realiza missa de Páscoa para os detentos

Realizada há mais de dez anos, a missa de Páscoa na Penitenciária de Oeiras reuniu, nesta sexta-feira (3), diversos detentos que ouviram a palavra de Deus. Além da celebração religiosa, também foi oferecido aos detentos um almoço, realizado pelo grupo de encontro de casais de Oeiras. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus). 

De acordo com Isau de Sousa Moura, diretor da penitenciária de Oeiras, a realização de celebrações religiosas no presídio é uma forma de levar a fé cristã para os detentos, bem como de proporcionar um momento de reflexão entre os homens acolhidos pelo sistema prisional em Oeiras.

“São ações que visam à humanização das penitenciárias, levando uma mensagem de fé e reflexão a quem precisa e se deixa ser tocada por ela”, argumenta Isau de Sousa Moura. A missa foi celebrada pelo padre João de Deus.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Imagens sacras são cobertas na Semana Santa em Oeiras

Entre os muitos hábitos religiosos mantidos em Oeiras (PI) está o de se cobrir as imagens sacras com panos de cor roxa. Na igreja de Nossa Senhora da Vitória, a tradição é mantida na Semana Santa. As estátuas só são reveladas no Sábado de Aleluia. 

Kleyton Vieira, pároco da igreja de Nossa Senhora da Vitória, explica que as imagens são cobertas na Semana Santa para que os fiéis lembrem do momento de renovação da vida. 

"Todas essas imagens serão novamente descobertas e nós vamos sentir a presença de Cristo em nossas vidas", explicou no Jornal do Piauí desta sexta-feira (3). "Uma das grandes características da Semana Santa é a cor roxa, que simboliza nosso desejo de penitência". 

Outra tradição de Oeiras é a confecção de lamparinas para a procissão do fogaréu. A historiadora Socorro Barros contou que o costume do bairro Rosário deve se adaptar a cada época. 

"As lamparinas, como tradição e uma preservação, vão naturalmente se transformar pela mordernidade", avaliou. "A transformação é natural. Mas o mais importante é o que o pai ensina para o filho, que ensina para o neto, e essa tradição vai permanecer viva. (...) Essa simbologia, misturada com essa história, é que vai fazer essa preservação". 

Fábio Lima
[email protected]

Prefeitura de Oeiras distribui uma tonelada de peixes para população mais carente

A população mais carente de Oeiras foi beneficiada nesta quarta-feira (1º) com tradicional distribuição de peixes realizada pela Prefeitura, através da Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS).

Ao todo, foi disponibilizada uma tonelada de peixes nesta ação que é feita anualmente durante a Semana Santa, para que as famílias mais carentes da cidade, que moram nas regiões de maior vulnerabilidade social, possam ter durante esse período um dos principais alimentos característicos da época, que é uma tradição no município.

Para a população ter acesso à distribuição dos peixes, os funcionários da SEMAS se organizaram em equipes e visitaram vários bairros da cidade, como Vila Santa Teresa, Vila São José, Pedreira, Lajeiro do Samba e Vila Cajueiro. Ao todo, foram distribuídas mil fichas para a distribuição de peixes, que foi realizada nas dependências da sede do CRAS II no Bairro Oeiras Nova.

“Acho esta atitude da Prefeitura muito importante, porque nem sempre temos dinheiro neste período, o que dificulta a compra do peixe. Eu mesma estou muito feliz e minhas vizinhas também, e isso só vem a contribuir com o nosso almoço na Sexta-Feira Santa”, destacou a dona-de-casa Maria José.

Os peixes que foram distribuídos pela SEMAS, são oriundos da piscicultura praticada na região, a exemplo do povoado Salinas, que vem se destacando nesta seguimento produtivo.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Procissão de Bom Jesus dos Passos reúne 45 mil pessoas em Oeiras

Cerca de 45 mil fieis participaram na tarde sexta-feira (27) da Procissão de Bom Jesus dos Passos, em Oeiras. O ato de fé é uma tradição no município e atrai pessoas de várias regiões do Piauí e de outros estados. A chuva que caiu no início do percurso não atrapalhou a caminhada. Há anos não chovia durante a procissão. A última vez aconteceu em 1952.

Segundo o prefeito de Oeiras, Lukano Sá, a procissão é um dos pontos altos no calendário cultural do município.

"É um ato que difere nossa gente. A procissão é um dos pontos altos do calendário cultural do município. Atrai fieis de todas as partes e não só de Oeiras. Hoje o poder público haje no sentido de trazer maior comodidade", declarou.

A procissão teve início por volta das 16h30 e é como se fosse uma via sacra no estilo oeirense. São sete passos. Cada um deles representa duas estações e são cuidados por famílias da cidade. Cada uma enfeita os caminhos com as flores próprias do Bom Jesus dos Passos.

Outro diferencial é o uso da cor roxo. Segundo o bispo de Oeiras, Dom Juarez Sousa da Silva, o roxo é um sinal da penitência ao sacrifício de Jesus.

TV Cidade Verde mostra preparação para a procissão

"É um momento onde há um grande encontro entre o povo e as manifestações. Aqui as pessoas consomem símbolos que têm significados, desde a cor roxo e a flor de passos. O roxo é a cor do amor piedoso", disse o historiador Junior Viana.

O momento de maior emoção durante a procissão é o encontro de Nossa Senhora das Dores com Bom Jesus dos Passos.

Da Redação (com informações da TV Cidade Verde)
[email protected]

Governador diz que fé oeirense é modelo para outras regiões

O governador Wellington Dias participou, na tarde desta sexta-feira (27), da tradicional Procissão de Bom Jesus de Passos, em Oeiras. O ato reuniu centenas de fieis na primeira capital do Piauí. O petista, que acompanha a procissão há muitos anos, reforçou que Oeiras é a capital da fé. 

Foto: Paulo Barros/Ccom

“Observar o crescimento da fé dos oeirenses, que é modelo para outras regiões e também um patrimônio imaterial, é motivo de orgulho”, disse Wellington Dias, que estava acompanhado da vice-governadora Margarete Coelho.

A forte chuva que caiu sobre Oeiras na tarde desta sexta-feira não impediu que milhares de Oeiras participassem da procissão. O prefeito Lukano Sá destacou que a prefeitura se preocupa em dar a infraestrutura para os eventos religiosos ligados à Semana Santa, período em que a cidade recebe grande número de visitantes. “Nesta época, Oeiras se torna passagem de romeiros e turistas”, disse, enfatizando que toda a comunidade fica envolvida com a organização e, por isso, é importante o investimento em mobilidade urbana para garantir maior comodidade aos romeiros.

Na procissão, muitos católicos aproveitam para pagar promessas como é o caso de Maria Carvalho, que passou por cinco cirurgias de hérnia e não ficava boa. “Fiz a promessa para Bom Jesus dos Passos de acompanhar a procissão todos os anos da minha vida com a cabaça na cabeça”, comenta.

Oeiras também recebeu o senhor Joaquim Gonçalves, que foi a pé desde a cidade de Dom Expedito Lopes, caminhando por cerca de 55 quilômetros. Ele sofreu com um tumor nas costas e veio de sua cidade para pagar a promessa.

Da Redação
[email protected]

Procissão do Bom Jesus dos Passos deve reunir mais de 40 mil romeiros

A procissão de Bom Jesus dos Passos deve reunir mais de 40 mil romeiros em Oeiras, nesta sexta-feira (27). O município, distante 313 km de Teresina, é constantemente destino turístico de fieis de todo o país. A religiosidade é representada pelas igrejas das Três Marias, Nossa Senhora do Rosário conhecida como igreja dos Negros, Nossa Senhora das Vitórias e Nossa Senhora da Conceição.

"A procissão do Bom Jesus dos Passos é uma via sacra que acontece nas ruas históricas da cidade Oeiras. Nós meditamos as estações da via sacra de Jesus Cristo. Temos os passos e em cada passo nós meditamos duas estações. Nesse passo nós temos o canto da Maria Beú que simboliza Verônica e ela canta chamando a atenção de todos os romeiros para a dor e o sofrimento de Jesus Cristo. Também nos passos, temos a benção com a relíquia sagrada", disse o padre Cleiton Vieira.

O pároco acrescenta ainda que, neste período, muitas pessoas saem de várias comunidades a pé como forma de agradecimento por bençãos recebidas.

"São várias manifestações do catolicismo. As pessoas se vestem de roxo e vêm agradecer pela chuva e também pela vida. É a verdadeira expressão da fé", reitera Kleiton Vieira.

 

Oeiras

Em 2012, o Conselho Consultivo Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan - aprovou  os tombamentos dos conjuntos históricos e paisagísticos de Oeiras.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Terreno ao lado de aterro sanitário é usado como lixão em Oeiras

  • unnamed_(24).jpg Divulgação
  • unnamed_(23).jpg Divulgação
  • unnamed_(22).jpg Divulgação
  • unnamed_(21).jpg Divulgação
  • unnamed_(20).jpg Divulgação
  • unnamed_(19).jpg Divulgação
  • unnamed_(18).jpg Divulgação
  • unnamed_(17).jpg Divulgação
  • unnamed_(16).jpg Divulgação
  • unnamed_(12).jpg Divulgação

A prefeitura de Oeiras alerta a população para os cuidados com o lixo despejado em local inapropriado. O flagra mais recente é um terreno que fica a pouco mais de 50 metros do aterro sanitário que vem sendo usado como lixão. A prefeitura, através das secretarias de Obras, Administração e Finanças, tem viabilizado ações para manutenção da limpeza na cidade. A coleta é feita diariamente nos mais variados bairros da cidade evitando acúmulo de detritos.
 
Na última denúncia recebida, constatou-se que o local impróprio possui um acumulo de lixo que atesta a repetição da prática há algum tempo e a proximidade do aterro piora o problema, colocando em evidência a falta de compromisso de alguns populares com a limpeza pública do município, o que se configura como um ato de vandalismo, visto que tal ação foge às regras impostas pela administração municipal. O flagrante foi feito pelo próprio prefeito de Oeiras, Lukano Sá.

 
Para o prefeito Lukano Sá, o acumulo de lixo em locais inapropriados pode gerar efeitos negativos, tanto na poluição do solo como colocando a saúde da população em risco. “Esse tipo de atitude, por parte de algumas pessoas em específico, nos deixa bastante desapontados. Sempre estamos estimulando o manejo adequado do lixo no município e este tipo de atitude envergonha toda a sociedade de Oeiras. Uma vez que se não for devidamente penalizado pelos meios legais, pode gerar novos casos semelhantes”, explicou.
 
"Estamos investindo em infraestrutura para que a coleta atenda de maneira ampla à toda a população. Pensando nisso, temos fechado parcerias com instituições como a FUNASA e trabalhando no sentido de evitar quadros que favoreçam a disseminação de epidemias.  Diante tudo isso é inadmissível que alguns cidadãos sujem irresponsavelmente a nossa cidade. É preciso que a população tenha mais esclarecimento e noções básicas  de educação ambiental, só assim teremos a oportunidade de termos uma cidade  mais limpa e com mais qualidade e vida", completou o prefeito.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores