Cidadeverde.com

UPA de Oeiras será porte I

A Unidade de Pronto Atendimento(UPA) de Oeiras, inicialmente proposta como de porte II, deverá ser implantada como porte I. Esse foi o consenso nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí(CIB/PI) e a Comissão Regional do Vale do Canindé. As reuniões ocorrerem nestas terça e quarta-feira(10 e 11), quando foi consesuada a reformulação do porte da unidade de saúde.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, a UPA de Oeiras está com toda estrutura física e de equipamentos. O redimensionamento de porte levará em conta a estrutura de pessoal e a abrangência dos atendimentos. “Acordamos com os municípios daquela região o redimensionamento da área de abrangência da UPA, que vai atender os municípios com até 100 mil habitantes”, explica.

Costa explica ainda que a proposta será apreciada pelo Ministério da Saúde. A expectativa é que o Ministério acate a decisão e que ainda neste semestre, a UPA de Oeiras inicie o funcionamento.

Também foi pactuado com o Vale do Canindé que, para tornar a UPA de Oeiras em porte I, serão realizadas melhorias no hospital de Simplício Mendes, referência daquela região. “O hospital estadual José de Moura Fé, em Simplício Mendes, receberá reformas, ampliação e aquisição de equipamentos”, garante o secretário, “para que tenhamos melhor resolutividade no atendimento à saúde da região, tanto na urgência como na emergência”.

A reunião da CIB/PI ainda discutiu a Rede Cegonha, Atenção Básica, Saúde Mental e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. A reunião ocorre mensalmente e reúne gestores da Saúde, tanto do Estado como de municípios. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Letreiro “Eternamente Oeiras” faz sucesso e será levado para outros pontos turísticos

 

O letreiro 'Eternamente Oeiras', instalado no adro da Catedral de Nossa Senhora da Vitória,deverá ser levado para outros pontos turísticos da cidade. A campanha foi lançada em dezembro pela prefeitura de Oeiras, através da secretaria municipal de Cultura, em comemoração aos 319 anos da cidade

Durante o mês de janeiro, o letreiro permaneceu em frente à Igreja Matriz e atraiu dezenas de turistas no perído de férias. Em fevereiro, a homenagem à cidade será levada para a praça do Coreto.

 
  

“É inegável o sucesso da campanha ‘Eternamente Oeiras’. A proposta foi exitosa pois conseguimos atingir em cheio o sentimento que nosso povo nutre por Oeiras. Como já havíamos programado, o letreiro vai mudar de local, mas permanecerá ainda no Centro Histórico, em frente ao coreto, e em seguida, a partir do mês de março, irá pra outros pontos turísticos”, destacou o secretário de Cultura, Stefano Ferreira, ressaltando ainda que a gestão do prefeito Lukano Sá busca com suas ações culturais valorizar a história e o patrimônio da cidade de Oeiras. "Entendemos que é de responsabilidade do município junto ao povo da cidade a manutenção de sua história e suas manifestações socioculturais", reitera. 

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Definidos locais que receberão câmeras de videomonitoramento

Um estudo foi realizado em Oeiras para definição dos pontos onde serão instalados câmeras de segurança para monitorar áreas com maior incidência de crimes. Em reunião com o prefeito Lukano Sá, técnicos da empresa responsável pelos equipamentos de videomonitoramento, o secretário municipal de Finanças, José Raimundo, e o comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, major Rubens Lopes, ficou definido que serão priorizados os locais com maior fluxo de pessoas e veículos, como a região Leste, onde ficam localizados os dois bairros mais populosos da cidade, Oeiras Nova e bairro Jureminha. 

Também receberão equipamentos o bairro Canela, no entorno da praça da Juventude; o bairro Rosário, nas imediações da rua Sete de Setembro e nas imediações do anel viário, e no bairro Várzea, onde o monitoramento ocorrerá nas vias de acesso com foco para o novo Mercado Municipal de Oeiras.
 
No centro da cidade serão monitoradas eletronicamente a avenida Rui Barbosa e, sobretudo, as áreas de comércio e serviço bancário. 

"Uma das áreas que merece atenção quanto à implantação deste serviço é o centro histórico, visto que ano passado sofreu um ato de vandalismo, quando foi derrubado o cruzeiro do adro da Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Esta será mais uma estratégia na preservação do patrimônio histórico da cidade”, destacou o prefeito Lukano Sá.
 
O major Rubens Lopes reforça que o serviço contribui para o trabalho realizado diuturnamente pela Policia Militar no município. “A prefeitura de Oeiras não vem trabalhando apenas agora junto com a Polícia Militar, através do 14º Batalhão da Polícia Militar. Estamos fechando mais uma vez uma parceria no objetivo de melhorar a segurança da cidade. A população de Oeiras e toda a região do Vale do Canindé, composta por 17 municípios serão beneficiadas com o serviço”, pontua o major Rubens Lopes.


Da Editoria de Cidades
[email protected]

Estudante vai percorrer 2,5 mil km de carro para fazer matrícula na UESPI

O estudante Jhones Rodrigues vai percorrer cerca de 2,5 mil km de estrada para realizar sua matrícula na Universidade Estadual do Piauí – UESPI na próxima segunda-feira (02). Ele tem 18 anos, é natural de Campinas (SP) e conta que escolheu a instituição pelas boas referências. “Escolhi por ser uma ótima Universidade. Será pelo menos um dia e meio de carro, eu nunca saí de São Paulo”, diz. Como ele, pelo menos mais 3 mil alunos devem realizar a matrícula institucional na UESPI entre os dias 30 de janeiro a 03 de fevereiro.

O jovem aprovado concorreu às vagas pelo Sisu e diz que sua família está um pouco receosa com a mudança para uma cidade tão distante. Ele vai estudar no campus Posidônio Queiroz, em Oeiras. “Quando passei fiquei super feliz, mas não sabia o que fazer porque a Universidade fica praticamente do outro lado do país. Mesmo assim, sempre foi meu sonho cursar História”, relata. Ele parte de Campinas amanhã (31), às 4h da manhã, em direção ao Piauí. As aulas de Jhones começam em agosto e ele já vem para conhecer a cidade.

Ana Cibele Paiva, 17 anos, vem do estado vizinho, Ceará. Ela viajou mais de 300 km para comparecer ao primeiro dia de matrículas UESPI, em Teresina. A jovem é natural de Ipu e foi aprovada para o curso de Enfermagem no Campus Poeta Torquato Neto, na capital piauiense.

“Já vim com minhas malas, pronta pra procurar um lugar pra morar e também para conhecer a UESPI”, conta Ana Cibele. A estudante foi aprovada para a graduação com nota de corte de 632,61 pontos e já começará as aulas no primeiro semestre. Ela confessa que queria mesmo fazer Medicina, mas acha que o curso de Enfermagem da UESPI garantirá uma boa base para correr atrás do sonho.

A mãe, Lúcia Paiva, é só orgulho e veio para Teresina ajudar a filha a fazer a matrícula. “Viemos logo no primeiro dia para garantir que ia dar tudo certo, pra não deixar pra última hora”, explica, carregando as malas pelos corredores da Universidade.

Taís Alves também não perdeu tempo pra fazer sua matrícula no curso de Fisioterapia, para o qual foi aprovada. Suas aulas devem começar no segundo semestre de 2015 e ela conta da ansiedade para começar logo a estudar. “Por mim já começaria logo agora em março, eu estou super animada. Quando olhei o resultado e vi que tinha passado, eu nem acreditei, só à noite é que a ficha caiu e eu nem dormi direito”, diz.

A Pró-Reitora de ensino de graduação, Prof. Dra. Ailma Nascimento, explica que as matrículas correm dentro da normalidade e orienta que os alunos acessem o site da UESPI, baixem a ficha de inscrição e levem à Universidade preenchida, para acelerar o processo. “Está tudo tranquilo e acontecendo como o esperado. Esperamos que continue até o último dia”, finaliza.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Secretário estadual de Saúde visita Hospital Regional de Oeiras

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, visitou as instalações do Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, no sábado (24). Na ocasião, o secretário também se reuniu com o diretor interino, Anselmo Soares, onde trataram sobre os planos para melhorias de saúde da região.

Durante a reunião, os gestores trataram sobre as dificuldades enfrentadas pelo hospital. “Com essa visita, será possível definirmos quais os primeiros passos a serem tomados a partir de agora. Embora disponha, na maior parte, de uma boa estrutura, o local ainda precisa de algumas adequações, como é o caso do Pronto Socorro”, comentou o secretário. A pediatria será outra área que receberá uma atenção especial por parte da Secretaria de Saúde do Estado.

Ao visitar a reforma do Centro Cirúrgico Laurentino Pereira Neto, uma das prioridades do secretário foi determinar a imediata retomada de cirurgias eletivas e de urgências, que estavam suspensas. Com dois médicos cirurgiões e um anestesista, o hospital de Oeiras tem capacidade para realizar 20 cirurgias por mês, mas os pacientes eram encaminhados para Teresina, Picos e Floriano para atendimentos de média complexidade.

O fortalecimento dos hospitais regionais é uma das estratégias do novo governo para desafogar o atendimento de saúde na capital.

Além do secretário e do diretor interino, estiveram presentes o gerente de enfermaria, Valdenir Fortes, o médico cirurgião Marcos Santana, o diretor clínico Antônio Reis  e a supervisora administrativa Adriana Ferreira.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura convoca 62 aprovados em concurso público de 2014

  • convocados_oeiras7.jpg Prefeitura de Oeiras
  • convocados_oeiras6.jpg Prefeitura de Oeiras
  • convocados_oeiras5.jpg Prefeitura de Oeiras
  • convocados_oeiras4.jpg Prefeitura de Oeiras
  • convocados_oeiras3.jpg Prefeitura de Oeiras
  • convocados_oeiras2.jpg Prefeitura de Oeiras
  • convocados_oeiras1.jpg Prefeitura de Oeiras
  • convocados_oeiras.jpg Prefeitura de Oeiras

A prefeitura de Oeiras está realizando a primeira convocação dos candidatos aprovados no concurso público organizado pelo Instituto Machado de Assis, realizado em julho de 2014. Neste primeiro momento estão sendo chamados candidatos para cargos na Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, estão sendo convocados 62 aprovados no certame, sendo 11 auxiliares administrativos para a zona urbana e 51 professores (12 na zona urbana e 39 na zona rural).
 
Os candidatos convocados deverão se apresentar na Secretaria Municipal de Educação, situada na rua Zacarias de Góes, S/Nº, Centro de Oeiras, no período de 2 a 6 de fevereiro de 2015, nos horários de 8h ás 12h e de 14h às 18h, para realizar a apresentação dos documentos necessários para a nomeação no cargo ao qual foram aprovados no concurso público organizado nos termos do edital  nº002/2014. No edital também é possível encontrar os documentos necessários no ato da apresentação.
 
Na última sexta-feira (23) foram enviadas correspondências aos aprovados para que os mesmos possam ficar cientes dos prazos a serem cumpridos e da documentação necessária para efetivar a nomeação. O concurso foi realizado para contemplar o quadro de funcionários das mais diversas secretarias do município, contendo um total de 232 vagas.
 

"A iniciativa visa melhorar os serviços públicos para a população, a criação de novas vagas de trabalho formal para a região, oportunizando que os filhos de Oeiras trabalhem em sua própria cidade, sem precisarem se deslocar para outros locais", disse o prefeito Lukano Sá.
 
Em breve, outras convocações serão realizadas. Após a homologação do certame a prefeitura tem um prazo de dois anos para chamar os aprovados, prazo que ainda pode ser prorrogado por igual período, como é previsto no edital.


Da Editoria de Cidades
[email protected]

Solenidade marca 192 anos de adesão de Oeiras a independência do PI

Oeiras comemora neste sábado (24),  os 192 anos de adesão do município a Independência do Piauí. A data, que é uma demonstração de coragem e dos ideais piauienses por liberdade, está sendo lembrada  com uma série de eventos cívicos que reúne autoridades e a população.

O governador Wellington Dias está presente na cidade para participar das atividades alusivas à data e disse estar orgulhoso de ser piauiense e ter tantos exemplos de dedicação, trabalho e resistência.

O dia começou às 8h, com o hasteamento da Bandeira do Piauí e Desfile Militar, no Paço Municipal até ao busto de “Visconde da Parnaiba”, onde foram colocadas corbelhas de flores em homenagem a este, que foi um dos principais nomes que lutou pela Independência do Piauí.

Oeiras - 192 da Adesão do Piauí( Foto: Paulo Barros)Na oportunidade, também são realizadas atividades religiosas em ação de graças, como um culto na 1ª Igreja Batista em Oeiras e uma Missa na Catedral de Nossa Senhora da Vitória.

O dia também será marcado pela Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, que homenageará entidades e pessoas que sejam dignas de reconhecimento por atividades e ações relevantes ao povo do Piauí e que são destaques no que fazem dentro e fora do estado.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Ministério Público inaugura nova sede no município de Oeiras

O Ministério Público do Piauí inaugurou a nova sede do órgão no município de Oeiras durante solenidade realizada nessa sexta-feira (23). O prédio procurador de Justiça João da Mata Barbosa Nunes está situado na Rua Dr. Benedito Martins, nº 389, bairro Oeiras Nova.


 
A inauguração contou com a presença do governador do Estado, Wellington Dias, e do presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Paulo Rubens Parente Rebouças.
 
Durante a solenidade de inauguração, o coordenador do Núcleo das Promotorias de Justiça de Oeiras, promotor Carlos Rubem Campos Reis, falou do esforço conjunto dos poderes do Estado para a viabilização da nova sede.
 
“O Executivo, o Legislativo e o Judiciário atuaram em total parceria para que esse sonho se tornasse realidade. Cada setor deu sua parcela de contribuição e, sem dúvida, a região de Oeiras agora tem uma estrutura digna para atender as demandas população”, ressalta.


 
Durante seu discurso, o governador Wellington Dias enfatizou que a ampliação da estrutura do Ministério Público é de suma importância para a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
 
“Agora, com uma sede própria, o atendimento na região de Oeiras vai melhorar consideravelmente e poder participar dessa inauguração em minha terra natal me deixa ainda mais feliz”, destaca.
 
A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima, falou dos desafios para a construção do prédio. “O MP de Oeiras agora é a maior sede do interior do Piauí. Enfrentamos muitas dificuldades para a concretização desse sonho. Todo o prédio foi construído com recursos do Ministério Público do Piauí e nossa meta é avançar ainda mais a estrutura do órgão pelo interior do Estado”, enfatiza. 


 
O presidente da APMP, Paulo Rubens Parente Rebouças, frisou que a nova sede de Oeiras vai dinamizar o atendimento ao cidadão. “O promotores terão mais comodidade para atender as demandas da população. O prédio conta com uma excelente estrutura e já está de acordo com as normas de acessibilidade. Sem dúvida, essa sede representa uma conquista simbólica para a Justiça do Piauí”, observa.
 
O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) possui quatro Promotorias de Justiça na comarca de Oeiras. Atualmente, o município também atende as cidades de Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí, São João da Varjota, Santa Rosa do Piauí, São Miguel do Fidalgo e São Francisco do Piauí.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Oeiras realiza 1ª formação de gestores da rede de ensino em 2015

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria de Educação (SEMED), está realizando a I Formação Continuada de Gestores de 2015, com o objetivo de dar suporte teórico para nortear a rotina de trabalho dentro da área pedagógica administrativa da rede municipal de ensino. O evento está sendo realizado no auditório da SEMED desde a última segunda-feira (19) e deve prosseguir até a próxima sexta-feira (23), pela manhã das 8h às 12h e à tarde das 14h às 18h.


 
Durante esses dias cerca de 60 gestores entre diretores e coordenadores devem participar de oficinas, com estudos de casos (situações que ocorrem no cotidiano nas escolas) e debates, no propósito refletirem sobre as atividades desenvolvidas no ano passado e as ações que serão desenvolvidas ao longo deste ano.
 
Para a Secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, esse encontro possibilita a troca de informações entre as escolas, dando a oportunidade para que cada gestor possa apresentar suas experiências e contribuir para a consolidação de uma rede pública de qualidade e eficiência.
 
“Esse momento é de grande importância para a educação, porque o processo educacional é feito por muitas mãos e cabeças. Aproveitamos esta formação para definir diretrizes e traçar metas a serem alcançadas ao longo do ano, sobretudo agora em 2015, onde temos uma proposta nova, que é a mobilização familiar. No mais, é importante dizer que esse encontro de gestores e supervisores é uma pausa para fazermos uma reflexão e avaliação, no sentido de caminharmos em busca de uma educação com uma qualidade cada vez maior”, destacou Tiana Tapety.
 
Segundo a secretária de Educação, nesta perspectiva os gestores estão fazendo uma avaliação dos trabalhos e projetos realizados em 2014, ao mesmo tempo em que traçam metas para o ano corrente. Tiana Tapety afirmou ainda que o ano letivo de 2015 será de grandes desafios, onde se propõem a cumprir os 200 dias letivos com alunos. Outra informação repassada pela secretária é que a gestão municipal continuará pragando seus docentes o piso nacional.
 
Durante sua gestão o prefeito Lukano Sá tem intensificado ações e medidas que ampliem a qualidade do ensino público oferecido em Oeiras. Neste sentido, vem procurando qualificar gestores e professores para fomentar o processo de ensino aprendizagem no município. Para a gestora Anete Leal, essa formação continuada é uma oportunidade de dividir informações e de buscar novas vias de conhecimento no sentido de manter a qualidade da educação  no município de Oeiras.
 
“Essa formação está sendo de fundamental importância para nós, gestores. É um momento de reflexão para avaliarmos os pontos positivos e negativos. Para esse ano, enquanto gestora, espero fazer juntamente com os nosso professores uma educação ainda melhor, possibilitando o crescimento intelectual de nosso alunos em todos nos níveis, para que assim possamos fazer mais e melhor”, manifestou a gestora da Escola Municipal Girassol, Anete Leal.


Da Editoria de Cidades
[email protected]

Oeiras: PRF encontra motos roubadas e placa falsa

  • prf-motos-oeiras_(1).jpg Fotos: Divulgação PRF
  • prf-motos-oeiras_(4).jpg Fotos: Divulgação PRF
  • prf-motos-oeiras_(3).jpg Fotos: Divulgação PRF
  • prf-motos-oeiras_(2).jpg Fotos: Divulgação PRF

Atualizada às 18h23 (horário local)

Policiais rodoviários fizeram uma abordagem na quarta-feira (21), a uma loja de autopeças localizada no quilômetro 197 da BR 230, em Oeiras e localizaram dois veículos roubados e uma placa falsa. 

Segundo informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI) para a imprensa, agentes suspeitaram das três motocicletas que estavam paradas em uma calçada e realizaram avaliação dos elementos identificadores dos veículos. Na vistoria foi constatado que os dados não correspondiam aos originais, de acordo com consultas realizadas aos sistemas PRF. 

De acordo com a PRF, uma das motocicletas estava com a placa clonada GVB-9254. Entretanto, a original era DVP-9869, com registro de roubo/furto. A segunda estava com sinais identificadores suprimidos e somente foi possível identificá-la após averiguação mais detalhada, chegando-se a sua placa original LWK-3893, também com registro de roubo/furto.

A terceira motocicleta estava com a placa CMT-3016 e vários elementos de identificação adulterados, tendo sido necessário também realizar buscas no veículo e nos sistemas para se chegar à verdadeira placa EGJ-7818. O responsável pelo veículo, F. dos S., 18 anos, não teria prestado maiores informações.

Abordagem contestada
A assessoria jurídica de E. R. de S., 30 anos, procurou o Cidadeverde.com para contestar informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal após a apreensão dos veículos. 

O proprietário de uma oficina foi citado pela PRF como proprietário de duas motocicletas compradas por meio de "recibo extrao ficial". 

Segundo a advogada Rosa Meneses, os policiais entraram no estabelecimento de seu cliente sem mandado de busca. Além disso, as motos não seriam de E. R. de S., mas sim de clientes da sua oficina que deixaram os veículos no local para conserto. As motocicletas também não estariam na calçada, como relatado inicialmente. 

Outra informação repassada pela PRF foi a de que os dois supostos proprietários das motos foram presos e levados para a delegacia de Oeiras. Rosa Meneses nega que seu cliente tenha sido preso. 

A advogada informou que seu cliente registrou boletim de ocorrência na delegacia regional de Oeiras em razão das informações divulgadas pela PRF/PI. 

Abaixo, vídeo divulgado pela PRF

 

 

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores