Cidadeverde.com

Solar das 12 Janelas recebe exposição “Experimentalhaço”

O Solar das 12 Janelas, em Oeiras, abre as portas para o público com a exposição "Experimentalhaço", do jornalista oeirense Jader Damasceno. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura de Oeiras. Jader também é roteirista do documentário “O Canto”, onde faz uma abordagem sobre a tradição nordestina das carpideiras.


A exposição tem recebido inúmeros visitantes, dentre eles a comitiva do governado eleito este ano, Wellington Dias, que na ocasião estava acompanhado pelo Prefeito Lukano Sá. A exposição também está acompanhada de fotos experimentais do jornalista. São imagens que chamam a atenção pela forte sensibilidade. Mas o grande foco da exposição são as telas que colocam o palhaço como evidencia.
 
Para o secretario Stefano Ferreira, Jader é um dos grandes talentos da nova geração das artes visuais piauienses visto que ele trabalha com muitas linguagens. O jornalista é formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e é a segunda vez que tem seus trabalhos expostos em Oeiras e sempre é muito bem recebido pelos seus conterrâneos.

 
“A receptividade foi a melhor possível não só entre os conterrâneos mais também com todos os demais visitantes do Festival e da FLOR. Recebi muitos elogios e críticas, por outro lado senti o termômetro de um trabalho novo e com características que eu ainda não tinha usado, ou melhor, ousado. Queria ressaltar a importância de trabalhos como os meus e o apoio por parte da Prefeitura para o incentivo e fomento de trabalhos de filhos da terra. Quando sai de Oeiras prometi que tudo que eu produzisse independente de apoio levaria para Oeiras, sempre quis mostrar que é possível sair para o mundo e produzir com qualidade e retornar a sua origens. Você pode beber da arte de todos os lugares mais a de sua origem é sempre especial”, frisou Jader Damasceno.
 
A Prefeitura Municipal de Oeiras durante a gestão do Prefeito Lukano Sá vem patrocinando esse tipo de exposição no intuito de aproximar a população a novas linguagens artística.

Da Editoria de Cidades

Prefeitura elabora plano de contingência para controle da chikungunya

Profissionais de saúde de Oeiras serão treinados para auxiliar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. A Secretaria Municipal de Saúde elabora um plano de contingência para acelerar as ações e medidas preventiva para combater a  doença.

“Estamos engajados nesta campanha contra a febre chikungunya. Estão sendo realizados eventos nos mais diversos setores da saúde, para que assim eles possam ser multiplicadores de informações. A população precisa estar informada dos riscos e danos causados por essa doença”, destaca o coordenador municipal de vigilância epidemiológica, Miguel Ribeiro Miguel Ribeiro.


Em todo o país, até o mês de outubro, foram registados pelo Ministério da Saúde aproximadamente 1.300 casos de internações pela doença. No Piauí ainda não houve a confirmação de nenhum caso.

Em Oeiras serão realizadas  atividades específicas na aplicação do plano de contingência para controle da doença, tais como vigilância epidemiológica, vigilância e controle vetorial, e campanhas informativas.
 
O plano de contingência de combate da chikungunya será apresentado ao Conselho Municipal de Saúde nesta quarta-feira (26). No dia 27 ocorrerá capacitação dos profissionais de saúde de nível médio (agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de técnicos em laboratório de análises clinicas).
 
Até o momento não existe vacina contra a doença. A prevenção consiste em adotar medidas simples na própria residência e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença, assim como na dengue.


Da Editoria de Cidades

929 alunos de Oeiras recebem curso dos Jovens Empreendedores

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na manhã desta sexta-feira (21) uma reunião de supervisão pedagógica com coordenadores e professores que aplicam o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na da rede municipal de ensino. O objetivo era deliberar sobre a capacitação que iniciará no próximo dia 28 de novembro, através da parceria da administração municipal com o SEBRAE-PI.


Ao todo, 929 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Visconde da Parnaíba, da Escola Municipal Juarez Tapety e do Dom Edilberto Dinkelborg, serão contemplados.

O curso do SEBRAE tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora, procurando apresentar práticas de aprendizagem considerando a autonomia do aluno para aprender, e atende as demandas de capacitação e qualificação reforçadas na gestão do Prefeito Lukano Sá.

No espaço desta sexta-feira (21) a logística de material, a organização metodológica e a programação do curso foram as pautas.

Da Editoria de Cidades

Fazendeiro encontra ossada humana e polícia procura por desaparecidos

Um fazendeiro encontrou uma ossada humana na região do matadouro de Oeiras, a 313 km de Teresina. Os restos mortais emergiram com as chuvas que caíram na região sul do estado, nesta semana. 

  Fotos: Muraldavila



O crânio da vítima foi encontrado nesta quinta-feira (20). Já o fêmur, costelas e outras partes do corpo foram achados no dia anterior. 

O Delegado Regional de Oeiras, Paulo Cézar, informou que está fazendo um levantamento dos Boletins de Ocorrência com registros de desaparecimento na região. 

“Duas famílias que tiveram entes desaparecidos já compareceram a delegacia. Até o momento, o que temos de concreto é um calção que foi encontrado junto com a ossada. A bermuda era de cor laranja com duas listras vermelhas. As pessoas que têm algum membro da família desaparecido devem comparecer a delegacia.”, disse o delegado.


Paulo Cézar acrescenta ainda que os restos mortais serão encaminhados para o IML, em Teresina, para realização de perícia.


Com informações Muraldavila

Campeonato Municipal de Clubes de Oeiras chega às semifinais

A Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte, está realizando o Campeonato Municipal de Clubes, com a participação de inúmeras equipes da cidade.  A competição que já está na fase das semifinais, iniciou no dia 24 de outubro e prossegue até o próximo dia 28.

 
Nesta penúltima fase haverá dois jogos, quando serão definidos os finalistas. A primeira partida será nesta quinta-feira (20), no Estádio Gerson Campos, entre as equipes do Uberaba e do Piauí. Na sexta-feira (21) será a vez dos times do Canela e do Jureminha. 
 
Segundo o secretário de Esportes, Cabo Chico, cada partida reúne um público de 500 a 700 torcedores pagantes, onde toda a renda arrecada é destinada para a premiação do time vencedor.
 
“Hoje temos em Oeiras o melhor campeonato amador do Piauí. Fomos campeões piauienses quando competimos com 135 seleções do estado e ficamos em primeiro em um evento realizado pela Fundespi. Outro diferencial do nosso campeonato é que este ano os jogadores amadores podem trocar experiência com jogadores profissionais que estão na cidade e participam do evento”, explicou o secretário.

Incentivo ao esporte

No último domingo (18), a prefeitura de Oeiras, através da Secretaria de Esporte, participou ativamente das atividades do evento nacional de mountain bike "Desafio da Primeira Capital". A administração municipal foi responsável pela logística da competição, fornecendo todo o suporte para os competidores


Da Editoria de Cidades

Ziraldo é recepcionado por 2 mil estudantes e brinca com "Menino Maluquinho"

No Piauí, o cartunista Ziraldo foi recepcionado ao som do hino da cidade de Oeiras por cerca de 2 mil estudantes, durante a abertura da II Feira do Livro de Oeiras (FLOR), nesta quinta-feira (13). O escritor cumprimentou discentes, fez selfies com os alunos e brincou com a imagem do personagem de seu mais conhecido livro infanto-juvenil brasileiro. 




"Eu nunca tinha visto o Menino Maluquinho vestido com a bandeira do Brasil. O Menino Maluquinho é o menino do Brasil”, disse Ziraldo.

Ziraldo participa durante todo o dia de hoje da FLOR e fica até esta esta sexta-feira (14), quando participará de um bate-papo literário, às 16h.

“São quarenta anos de estrada, mas Oeiras está me emocionado muito. São quarenta graus na sombra, é preciso ter o coração imenso e boa vontade para estarem aqui. Povo inteligente, tenho muito orgulho dos nordestinos”, salientou o cartunista.

O cartunista é o grande homenageado Feira do Livro de Oeiras. Para a secretária municipal de Educação Tiana Tapety, a visita de Ziraldo é um momento mágico. "A cidade está em festa em receber essa grande personalidade brasileira. Todos os funcionários da educação municipal estão engajados na FLOR, para que assim possamos atender à demanda dos visitantes", afirmou a secretária.

O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, busca por meio da literatura e da arte proporcionar aos oeirenses, bem como toda a região, novas linguagens culturais. 






Graciane Sousa

Estruturas do Festival de Cultura e da Feira Literária são montadas

A estrutura do IX Festival de Cultura de Oeiras e da II Feira Literária de Oeiras (Flor) estão sendo montadas. Os eventos, que acontecerão de forma paralela nos dias 13 a 15 de novembro, são de grande importância cultural e econômica para a cidade. Os 53 voluntários que auxiliarão nas festividades também estão sendo preparados para receber os turistas.

 



A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas compareceram festival e aproximadamente 20 mil estudantes, 7 mil apenas da rede municipal de ensino da cidade, visitem a 'Flor' nos três dias de programação. A lotação do setor hoteleiro está completamente preenchida. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Oeiras, a estimativa é que o evento represente um aquecimento de 60% no comércio local, nas mais diversas áreas.
 
O Festival de Cultura contará com exposições, lançamentos de livros, oficinas e shows musicais totalmente gratuitos na Praça de Eventos. O grande homenagedo será O.G. Rêgo de Carvalho, escritor natural de Oeiras, que faleceu em 2013. O Solar das 12 Janelas, o Cine Tetro da cidade e o Museu de Arte Sacra, entre outros espaços culturais da cidade que receberão programação do evento.
 
A programação musical vai desde o instrumental até o jazz e pop-rock, trazendo atrações de renome nacional e artistas locais como a cantora e atriz Tânia Alvez, o cantor Luan e Forró Estilizado e o humorista João Cláudio Moreno com a Cantata Gonzaguiana. 
 
As bandas Martini Cadillac e Top Gun, de Teresina, o cantor Ostiga Jr, a banda oeirense Plano Z e as cantoras Vanúsia Marques, cantando os maiores sucessos de Lulu Santos, e Kariny Santos, cantando Elba Ramalho, também integram a programação musical. 
 
A 'Flor' será realizada na Praça das Vitórias e contará com a presença do homenageado desta edição, o escritor e cartunista Ziraldo nos dois primeiros dias de evento. A estrutura vai contar com sala de bate-papo literário; stands de livros; oficinas; teatro de bonecas e peças teatrais, durante os três dias.


Da Editoria de Cidades

Casa da Pólvora de Oeiras será reaberta para visitação durante IX Festival de Cultura

O IX Festival de Cultura de Oeiras também será um momento para a reintegração de um dos pontos históricos da cidade à visitação do público. A Casa da Pólvora, edificação do século XIX de valor inestimável à história do Piauí e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que estava fechado deste o ano passado para passar por reformas no telhado, deve voltar ao roteiro turístico da cidade durante o evento.


A estrutura foi erguida sobre um lajedo de pedras para abrigar uma fábrica de pólvora. É considerada a única edificação militar do período colonial no Piauí ainda existente. A Casa da Pólvora é o marco da emancipação do Piauí durante as lutas pela independência, e é tida por muitos escritores piauienses como o primeiro museu do Piauí, onde eram guardadas armas que utilizavam pólvora.

A Casa da Pólvora de Oeiras é uma construção simples feita à base de pedras brutas e argamassada com materiais, digamos, bem naturais: cimento misturado ao esterco do gado. Mistura que deu certo e, desde sua construção, a casa se mantém de pé com todas as pedras originais.

O Festival de Cultura acontecerá paralelamente à II Feira Literária de Oeiras (FLOR), nos dias 13, 14 e 15.Este ano o Festival, que conta com exposições, lançamentos de livros, oficinas e shows musicais totalmente gratuitos na Praça de Eventos, homenageará O.G. Rêgo de Carvalho, escritor natural de Oeiras de grande renome que faleceu em 2013.
 

A Casa da Pólvora será reaberta no primeiro dia de evento e ficará aberta para visitação das 9h às 12h. Para o Festival foi criado um roteiro histórico-cultural especial e em cada ponto turístico os visitantes devem ser recepcionados por funcionais e voluntários devidamente treinados.
 
Cerca de 30 mil pessoas estão sendo esperadas nos três dias de evento. O Prefeito Lukano Sá destaca a importância do Festival de Cultura para a cidade, tanto nos aspectos culturais como econômicos. A expectativa é de que a lotação do setor hoteleiro seja completamente preenchida neste período e que o evento represente um aquecimento de 60% na economia da cidade. 



Da Editoria de Cidades

Festival de Cultura aquece economia e impulsiona setor hoteleiro

A 9ª edição do Festival de Cultura de Oeiras já movimenta a economia na região. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, o setor de hotelaria é o que mais impulsionará os negócios locais, gerando 97% de lucros, quando comparado a outros períodos.

A pesquisa realizada junto a empresários da cidade aponta ainda o crescimento em outras áreas como 80% no faturamento nos restaurantes; 15% a 20% em lanchonetes e bares; 20% em postos de combustíveis; 30% no setor de roupas, acessórios, supermercado e empresas de transporte (mototaxistas).

"A expectativa é que a lotação da rede hoteleira seja completamente preenchida neste período. O Festival de Cultura é importante tanto nos aspectos culturais como econômicos. Cerca de 30 mil pessoas estão sendo esperados para os três dias de evento. A estimativa é de um aquecimento geral de 60% na economia oeirense no período", destaca o prefeito Lukano Sá.

O Festival de Cultura de Oeiras é um dos eventos mais importantes da região. A 9ª edição do evento, ocorre paralela à II Feira Literária da cidade (Flor), de 13 a 15 de novembro. O evento visa incentivar e promover a cultura na cidade e em toda a região, através da música, dança, artesanato, teatro e a literatura.

O escritor oeirense O.G Rêgo de Carvalho, falecido em 2013, é o grande homenageado neste ano. Exposições, lançamentos de livros, oficinas e shows musicais, totalmente gratuitos, estão na programação. O Solar das 12 Janelas, o Cine Tetro da cidade e o Museu de Arte Sacra receberão espaços do evento.
 


Da Editoria de Cidades

Cerca de 20 mil estudantes são esperados para a II Feira Literária de Oeiras

Os preparativos para a II Feira Literária de Oeiras (FLOR) estão sendo finalizados. O evento, que este ano homenageia o cartunista e escritor Ziraldo, presença confirmada para os dois primeiros dias da FLOR, e que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de novembro, paralelamente ao IX Festival de Cultura da cidade, deve receber cerca de 20 mil estudantes na estrutura que será montada na Praça Nossa Senhora das Vitórias.

 
Segundo a secretária de educação, Tiana Tapety, o objetivo do evento, que é organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, é despertar e fomentar o interesse pela leitura nas crianças de Oeiras, como também de toda a região.  De acordo com a secretária, o sucesso da primeira edição deve ser superado.
 
“Estamos esperando cerca de 20 mil crianças durante os três dias de evento, 7 mil apenas da Rede Municipal de Ensino. Já confirmamos caravanas de pelo menos oito cidades. A estrutura está sendo toda pensada para atrair e acolher o maior número de estudantes possível, desde o transporte até a alimentação, tudo está sendo finalizado”, afirmou Tiana Tapety.
 
Ziraldo é autor do livro Menino Maluquinho, lançado em 1980, e é um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil. Além de escritor, ele também é cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista. De acordo com a secretária de educação, toda a sua versatilidade será aproveitada nos espaços realizados no evento.   
 
“Desde agosto desenvolvemos nas escolas da Rede Municipal um projeto de estudos voltado para as obras de Ziraldo. Tudo será aproveitado durante o evento e nos dois dias que o escritor estará presente,  deve participar de espaços com os alunos”, destacou.
 
A estrutura do evento contará com sala de bate-papo literário, para a realização de lançamento de livros e palestras; stands de livros; espaço com brinquedos educativos feitos com material reciclado; e espaço cultural com oficinas, teatro de bonecas, peças teatrais e musicais, desenvolvidos por professores e também pelos próprios alunos.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores