Cidadeverde.com

"Capital da Fé" é roteiro turístico e religioso durante a Semana Santa

O município de Oeiras, a 313 km de Teresina, tem atraído ainda mais turistas neste período que antecede a Semana Santa. Roteiro histórico e religioso, ponto de peregrinação de fieis e devotos, a Capital da Fé oferece ainda uma vasta programação cultural que teve início no último dia (10).


Nesta quarta-feira (16), a Via Sacra da Juventude sairá da Catedral e percorrerá as principais ruas da cidade. Às 20h, haverá encenação da Paixão de Cristo pelo grupo IPA de Teatro, na Praça das Vitórias.  


Considerada por muitos o mais belo evento religioso da Semana Santa de Oeiras, a Procissão do Fogaréu, acontecerá nesta quinta-feira e sexta-feira santas, com shows musicais no Café Oeiras. A procissão do Fogaréu representa uma tradição secular que reúne somente homens e simboliza o momento em que os soldados romanos saíram às ruas em busca de Jesus. Em Oeiras, 10 mil fiéis devem sair às ruas.


No sábado de aleluia (19), a cidade será palco do I Circuito de Motocross, evento bastante esperado pelos esportistas da modalidade. A pista, que possui um quilômetro e cem metros, já está completamente pronta para o evento. Ainda no mesmo dia ocorrerá a cantoria ao Ressuscitado no adro da Catedral de Nossa Senhora da Vitória e programação se encerra no domingo da ressurreição com retreta no Coreto com a Banda Cecília.


Da Editoria de Cidades

Ministério do Trabalho visita ProJovem Trabalhador de Oeiras

A técnica do Ministério do Trabalho, Sandra Rodrigues da Fonseca, visitou o Projovem Trabalhador da cidade de Oeiras nesta terça-feira (15), para verificar o andamento dos alunos do município. Ainda nesta manhã, ela se reuniu com o Prefeito Lukano Sá para repassar as informações colhidas.

Até o momento, três turmas de qualificação profissional foram observadas e, segundo a técnica, o Ministério está satisfeito com o que viu e com muita perspectiva para o mercado de trabalho. "Percebemos que a Prefeitura de Oeiras está muito empenhada com a qualificação desses jovens e estamos muito satisfeitos com a nossa visita. Estamos vendo que o projeto está sendo um diferencial em Oeiras. Tivemos uma conversa com o prefeito e passamos a situação de como anda o ProJovem aqui. Abordamos a situação que nós constatamos e ficamos muito satisfeitos com o que vimos em Oeiras" complementou Sandra Rodrigues. 

Para a coordenadora, o ProJovem Trabalhador abre as portas e oferece oportunidades principalmente porque outros tipos de programas não chegam em municípios do interior como Oeiras.  "Isso é importante não só para o mercado de trabalho, para eles, mas para os comerciantes da cidade", finalizou.

O ProJovem trabalhador é um  projeto do Ministério do Trabalho, onde a Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Industria e Comércio é parceira e tem como entidade executora a Fundação Vale do Piaui – FUNVAPI.

Da Editoria de Cidades

Polícia cumpre mandado e prende acusado de tentar matar por isqueiro

O adolescente identificado como Renan dos Santos Silva, 19 anos, foi preso acusado de tentativa de homicídio no município de Oeiras, a 313 km de Teresina. O suspeito foi preso na localidade Chupeiro, nesta segunda-feira (14), em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Leandro Emídio. O crime ocorreu há cerca de um mês e teria sido motivado por um isqueiro.


"A vítima estava com mais quatro pessoas na localidade Barrocão, ofereceu um cigarro ao acusado e saiu, esquecendo o isqueiro. Instantes depois, ele voltou e o objeto teria sumido. Amigos disseram que o Renan teria ficado com o isqueiro. O acusado, porém, negou e depois chamou o homem identificado como José de Arimateia Barbosa de Araújo e desferiu várias facadas", conta o Delegado Regional de Oeiras, Genival Vilela. 

A vítima foi atingida com quatro facadas na região das costas e abdômen e ficou com as vísceras expostas, sendo transferido em estado grave para Teresina. 


"O Renan teria cometido o crime e fugido em seguida. Cinco dias depois, ele se apresentou, foi ouvido e liberado, pois não havia mais flagrante. A faca não foi encontrada. Solicitamos a prisão e o mandado judicial foi liberado no final de semana e o suspeito preso ontem ", finaliza Vilela. 


Graciane Sousa

Profissionais do projeto "Segundo Tempo" realizam encontro em Oeiras

Os profissionais das cidades Oeiras, Bom Jesus, Floriano, Rio Grande e Ipiranga, que atuam no Projeto "Segundo Tempo", realizaram um encontro com o objetivo de melhorar as atividades do programa e trocar experiências de trabalho.


O encontro foi realizado na Praça da Juventude da Capital da Fé e teve inicio no último sábado (12), com término no domingo (13). O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá e a secretária municipal de educação, Tiana Tapety, visitaram o local do encontro e acompanham a troca de experiência entre os profissionais.

A coordenadora Dulce, da cidade de Oeiras, ressaltou que os profissionais trocaram experiências sobre as diferentes maneiras que o projeto é trabalhado nas cidades participantes. "Fizemos essa integração com o intuito de melhorar ainda mais as atividades do programa". destacou.

 O principal objetivo do programa é trabalhar a ociosidade dos jovens e tirá-los da rua para aproveitarem o tempo de maneira saudável.

Da Editoria de Cidades

Procissão de Bom Jesus dos Passos lota ruas do interior do PI

Fiéis de vários municípios piauienses lotaram as ruas durante a Procissão de Bom Jesus dos Passos, no último dia 11. O evento religioso, que antecede a Semana Santa, é considerado uma das maiores manifestações católicas do Piauí. 

                             Fotos: Muraldavila


Em Oeiras, a 313 km de Teresina, foi decretado feriado durante a procissão e também no próximo dia 17, quinta-feira santa. No Paço Municipal aconteceu o Sermão do Encontro ministrado pelo bispo da Diocese de São Raimundo Nonato, Dom João Santos Cardoso, relembrando encontro de Jesus com sua mãe, Maria, rumo ao Calvário.


Autoridades políticas também participaram da manifestação religiosa que atraiu centenas de católicos, que se vestiram de roxo, em um ritual de fé e agradecimento por bençãos alcançadas. 



Picos

Na cidade de Picos, a 306 km de Teresina, devotos dos vários bairros e localidades do interior lotaram a praça Justino Luz, para acompanhar o encontro das imagens de Nossa Senhora das Dores, do Bom Jesus e a Cruz. 

                           Fotos: Jornaldepicos

Segundo dom Plínio, a Igreja de Picos antecede a Semana Santa nesta Sexta-feira de Passos para recordar a paixão de Cristo. “Esse encontro que representa o grande amor de Maria e de Jesus pela humanidade e que nos chamam também a irmos ao encontro dos outros”, disse o bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva, durante missa solene. 


Durante o percuso, não eram raros momentos de demonstração de fé como é o caso de Carlos Alberto, natural da localidade Capitão de Campos, zona rural de Picos, que há quatro anos participa da Procissão de Passos carregando uma pequena cruz nas costas.


"Ainda faltam mais seis anos para repetir o ritual. Estava enfrentando dificuldades em minha vida, fiz a promessa e consegui superar os problemas", conta o devoto.


Graciane Sousa

Oficiais do 3º Batalhão de Picos visitam Oeiras e homenageiam o Visconde da Parnaíba

Quatro oficiais do 3º Batalhão de Engenharia e Construção, com sede na cidade de Picos, visitaram Oeiras na manhã desta terça-feira (08). Os oficiais prestaram uma homenagem ao  Visconde da Parnaíba, colocando uma coroa de flores no busto do Brigadeiro.


O Batalhão em Picos recebeu o nome da figura histórica e o Sub Tenente Edivan, juntamente com o Tenente Coronel Félix prestaram homenagem ao herói. Também estavam presentes os sargentos Janidilson e Rildo, além do secretário de cultura de Oeiras, Stefano Ferreira que, na ocasião, recebeu os visitantes e representou o prefeito Lukano Sá. Os oficiais estavam sendo acompanhados também pela professora Cassi Neiva, presidente da Confraria Eça Dagobertiana que representou o Instituto Histórico de Oeiras, pelos alunos da Escola Visconde da Parnaíba e pelo 2º tenente Josué que estava representando a Polícia Militar de Oeiras.

 O Sub Tenente Edivan, natural de Oeiras, falou do seu entusiasmo em voltar à Capital da Fé para prestar esta homenagem: “É sempre uma honra voltar à minha terra, eu que sempre tive o Visconde como uma referência histórica na minha vida, pois a primeira escola em que estudei recebeu o nome dessa figura e hoje estou muito honrado pelo comandante ter me designado para virmos a Oeiras prestar essa homenagem”, pontuou.


O Tenente Coronel Félix ressaltou a importância do Visconde para o seu batalhão: “Nós somos uma instituição fixada na disciplina e hierarquia e, ao redor dessas duas posições, temos a tradição. É bom para nós cultuarmos essas tradições e a figura do Visconde da Parnaíba que foi um dos primeiros militares do Piauí e com a participação dele na adesão do Piauí ao estado brasileiro da época, é fonte de inspiração para o exército. Além do mais, o nosso 3º Batalhão de Engenharia e Construção tem o nome do Visconde em homenagem a ele”, explicou. O tenente destacou ainda o encantamento com a estrutura histórica da cidade. “É satisfatório ao povo oeirense que exista essa preservação, que haja essa consciência da administração municipal que isso deve ser conservado. Temos que ter referência no passado para seguirmos para o futuro e Oeiras esta de parabéns por manter essa identidade histórica”, exaltou.

Além  de prestar a homenagem, os oficias visitaram o Museu de Arte Sacra e a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, onde supostamente o Visconde da Paranaíba está enterrado. No fim da visita, os oficias receberam um livro da Confraria Eça Dagobertiana das mãos da Professora Cassi e um livro sobre o conteúdo histórico de Oeiras entregue pelo secretário de cultura, Stefano Ferreira.

Da Editoria de Cidades

Funcionários do DNIT são atropelados enquanto trabalhavam na BR-230

Dois funcionários do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foram atropelados por um veículo modelo Siena, na tarde desta segunda-feira (07). Os dois estavam trabalhando na BR-230, próximo à vila Canaã, quando foram atingidos e sofreram ferimentos graves, sendo transferidos para Teresina.

                          Fotos: Muraldavila

O condutor do veículo, identificado como o representante comercial Elivonildo da Silva Ramos, sofreu apenas escoriações leves e foi levado ao Hospital Regional Deolindo Couto. Segundo ele, o acidente ocorreu após uma tentativa de ultrapassagem.


"Viajava no sentido Picos – Oeiras com destino a São Raimundo Nonato, seguindo atrás de uma Hilux, que estava no mesmo sentido, quando o veículo freou bruscamente. Para evitar bater na traseira da Hilux,tentei fazer uma ultrapassagem, mas perdi o controle do veículo que rodou na pista e atingiu os funcionários que trabalhavam no acostamento da pista.

As vítimas, que não tiveram a identidade revelada, foram socorridas pelo Samu e levadas para o pronto socorro do Hospital Regional Deolindo Couto, com várias fraturas, e em seguida, tranferidas para a capital em estado grave. 


Graciane Sousa
Com informações Muraldavila

Agricultores recebem orientações e discutem novos projetos

Foi realizada na última quinta-feira (03), na Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião da Associação dos Irrigantes Familiares de Oeiras. O encontro teve como objetivo pleitear novos projetos e propostas, além de transformar os pequenos em grandes agricultores.


A reunião buscou também contornar os problemas que são comuns aos agricultores, como por exemplo, a comercialização da produção.  "Eles estão aqui para elaborar um novo projeto para comercializar o excedente da produção", pontuou o secretário municipal de Agricultura, Jonas Alves.

Jonas disse que a Secretaria apoia a Associação na orientação técnica informando sobres os procedimentos de acesso às politicas públicas do governo.  "Nós orientamos não só essa, mas também outras associações que tem viabilizado propostas junto ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)", assegurou.

Da Editoria de Cidades

Primeira etapa do Mercado Municipal de Oeiras é inaugurada

O mercado municipal da primeira capital do Piauí segue com as obras em ritmo acelerado. No último domingo (30), o prefeito Lukano Sá recebeu o governador do Estado para juntos inaugurarem a primeira etapa da construção e, na ocasião, Wilson Martins assinou a ordem de serviço para a reforma do antigo mercado da cidade. O  local receberá o nome da empresária Elisabeth de Carvalho Sá e Lopes, mais conhecida como dona Lili.


Fruto de uma parceria entre a prefeitura de Oeiras e o governo do Estado, o novo mercado já conta com mais de 30 módulos finalizados.  O espaço terá 13.254 metros quadrados de área e será dividido em setores. Na área dos alimentos serão 44 módulos para a venda carne, 14 para lanches, 194 destinados para comercializar frutas e verduras e 57 para cereais.


Os comerciantes de roupas e calçados terão 132 boxes disponíveis. O mercado público de Oeiras conta ainda com um centro comercial que abriga dois restaurantes, quatro lanchonetes e 45 lojas. Aproximadamente sete milhões de reais estão sendo investidos no local que se tornará um dos cartões postais do Piauí. “Um mercado público é certamente uma ambiente que conta muito da história e tradição de uma cidade. Lá se encontram os verdadeiros moradores de uma terra, lá se encontra sua cultura, seus costumes, sua culinária, suas vestimentas. Uma cidade tradicional como Oeiras, merece um mercado a altura, um mercado que seja capaz de abarcar o tamanho de nossa cultura e de nossas raízes”, enfatizou o prefeito Lukano Sá.

Da Editoria de Cidades

Dono bar é preso acusado de tentar subornar delegado com R$ 100

O proprietário de um bar identificado como Marcio Sergio de Moraes, 31 anos, conhecido como Paraíba, foi preso acusado de corrupção ativa no município de Oeiras, a 313 km de Teresina. Após denúncias de vizinhos, o suspeito teve uma caixa de som apreendida e, inconformado, teria tentado subornar o Delegado Regional de Oeiras, Genival Vilela, com R$ 100 para a liberação do objeto. 

Delegado de Oeiras

"A polícia já havia recebido várias denúncias de vizinhos devido ao volume do aparelho de som. Como a pertubação do sossego era reincidente, o objeto foi apreendido e quase 24h depois, o suspeito foi me procurar na delegacia e pediu, insistentemente, para que a caixa de som fosse liberada. Tentei explicar que só a Justiça poderia liberar o aparelho, quando o Paraíba disse que me daria cem contos/ R$ 100", explica Vilela. 

Após a suposta tentativa de suborno, Marcio Sérgio foi levado para a delegacia e autuado por crime de corrupção ativa, nesta terça-feira (01).

"Quando foi autuado, ele ainda demonstrou certa resistência, mas foi preso. Momentos depois, foi ouvido e estava mais calmo.  Ele disse não ter conhecimento de que seu ato fosse crime", reitera o Delegado Regional de Oeiras. Paraíba continua preso e aguarda decisão judicial. 

Graciane Sousa

Posts anteriores