Cidadeverde.com

Colisão entre carretas deixa um morto e longo congestionamento na BR-020

Um longo congestionamento se formou na BR-020 após uma colisão envolvendo três carretas entre os municípios de Oeiras e São João da Varjota. O acidente ocorreu por volta das 7h, desta terça-feira (03), e um dos condutores do veículo, natural de Pernambuco, foi partido ao meio e teve parte do corpo sacado do caminhão.

                           Fotos: Muraldavila

De acordo com informações da Polícia Militar de Oeiras, a vítima fatal estava acompanhado de uma mulher e uma criança que não tiveram lesões. Os condutores dos outros veículos seriam do Rio Grande do Sul e Ceará e também escaparam ilesos.


O acidente ocorreu após uma colisão frontal entre as duas carretas. O outro veículo foi atingido após o condutor perder o controle do caminhão, não conseguindo frear. 



Parte do corpo da vítima, que ainda não teve a identidade confirmada, já foi retirado das ferragens e equipes da Polícia Rodoviária Federal de Picos já se deslocaram ao local. 

"A carreta que era conduzida pela vítima fatal transportava mangas e era da cidade de Petrolina. A outra carreta desceu o barranco, mas o motorista não teve ferimentos. As causas do acidente ainda serão apuradas", conta Márcila Evangelista, PM de Oeiras. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Homem morre preso as ferragens em acidente de caminhão

Um homem morreu preso as ferragens em um acidente de caminhão em Oeiras, na manhã desta terça-feira (26). O acidente ocorreu na PI 217, na localidade Retiro. O veículo envolvido pertence ao empresário conhecido como "Seu Almir", dono de um armazém no município.

Os funcionários do armazém se dirigiam a São Francisco do Piauí, para fazer entrega de mercadorias, quando o motorista perdeu o controle do veículo, e na tentativa de retomar, terminou tombando.

No acidente, o ajudante, ainda não identificado  morreu e seu corpo ficou preso às ferragens.  O motorista, identificado como Francisco Hélio, conhecido por “Neguinho” foi socorrido e atendido no hospital local.

A Polícia Rodoviária foi acionada para fazer o resgate do corpo do ajudante, em seguida será conduzido para o Hospital Deolindo Couto em Oeiras.

Rayldo Pereira
Com informações de Portal Integração

Campanha leva teste de prevenção ao câncer a unidades de saúde

A campanha de combate ao câncer de próstata, denominada Novembro Azul, segue em Oeiras até esta quinta-feira (28). Os testes rápidos estão sendo disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde para homens com idade a partir de 40 anos. 


A campanha de conscientização é dirigida ao público masculino e visa a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças.

A campanha está sendo realizada dentro das Unidades Básica de Saúde – UBS nas zonas rural e urbana, através de palestras informativas sobre o tema. O teste rápido de PSA (Antígeno Prostático Específico) é realizado com a coleta de sangue do paciente, obedecendo ao perfil (idade, história familiar, condições de saúde).

Entre os sinais que apontam para alterações no organismo está a presença de sangue na urina. Pacientes que tiverem alteração no exame receberão encaminhamento para o urologista. 


Da Editoria de Cidades

Homem é esfaqueado no centro comercial de Oeiras

Um homem conhecido apenas como "Sapuril", é acusado de esfaquear outro homem identificado como ”Padim dos Bicudos”, na manhã desta segunda-feira (25), no centro comercial de Oeiras. O crime aconteceu por volta das 8h. "Sapuril" encontra-se foragido.

Segundo a Policia Militar os dois estão em regime semi-aberto. “Padim” levou uma facada no peito esquerdo e foi conduzido ao Hospital Regional Deolindo Couto.

Após esfaquear "Padim dos Bicudos", "Sapuril empreendeu fuga. A polícia está em diligência com o objetivo de prender o acusado.

Com informações de Mural da Vila

Comarca de Oeiras receberá 2ª Vara Comum em janeiro

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, e a presidente da Subseção de Oeiras, Leidiane Ferraz, reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (25), com a presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Desembargadora Eulália Pinheiro, para buscar soluções sobre a prestação jurisdicional do município. Também estiveram presentes, o coordenador adjunto das Comissões Temáticas, Daniel Oliveira, o juiz auxiliar Virgílio Madeira e o secretário geral do TJPI, Roberto Vieira.


A presidente Leidiane Ferraz cobrou a criação e instalação da 2ª Vara Comum de Oeiras, bem como efetiva prestação de um juiz para a Comarca de Simplício Mendes, sem magistrado há aproximadamente oito meses. Na ocasião, a advogada relatou problemas referentes à prestação jurisdicional do município de Oeiras e à insegurança jurídica e policial de Simplício Mendes. Segundo Leidiane, o juiz titular da Comarca acumula atualmente cerca de 4500 processos. “É humanamente impossível que um magistrado consiga atender a uma demanda com essa”, assegurou.

A advogada comentou, ainda, que o delegado titular de Simplício Mendes está com processos parados por falta de um juiz para determinar os mandados de prisão, por exemplo, aumentando o índice de violência na cidade.

De acordo com o juiz auxiliar Virgílio Madeira, o Tribunal irá atender os pleitos da Subseção até o início de janeiro, quando a reforma do local para a instalação da Vara ficará pronto e a juíza Ana Vitória, titular de Simplício Mendes, retornará às suas funções na Comarca, no dia 07 do mesmo mês.

Outro compromisso feito pela Desembargadora Eulália Pinheiro diz respeito à construção ao Fórum das Comarcas de Oeiras e Picos, cuja licitação de execução da obra está prevista para o dia 10 de dezembro deste ano. Além disso, já está prevista para o próximo ano a construção dos Fóruns de Campo Maior, Parnaíba e Floriano.

“Essa é uma notícia muito importante não só para a advocacia, mas para a sociedade de Oeiras que poderá contar com uma mais justiça célere”, frisou a presidente Leidiane Ferraz.

Da Editoria de Cidades

Prefeito decreta ponto facultativo nesta quarta-feira (20)

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais em virtude do Dia Nacional da Consciência Negra. A data é comemorada nesta quarta-feira (20) em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. 


Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, que marca anualmente a morte do líder negro Zumbi dos Palmares existe desde janeiro de 2003, pela lei nº 10.639, que também tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas.

Em 2011, a presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a fim de lembrar o assassinato de Zumbi, em 1695, que morreu na luta contra a escravidão dos negros no Brasil.

Tanto a lei de 2003 quanto o decreto de Dilma Rousseff, em 2011, deixam a critério de cada município decidir se o dia 20 de novembro será feriado ou ponto facultativo. Por este motivo,  a data não se enquadra na lista de feriados nacionais.

O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, na luta pela garantia dos direitos sociais.


Da Editoria de Cidades

Governador participa do encerramento do VIII Festival de Cultura de Oeiras

O governador Wilson Martins participou, no último sábado (16), da programação que encerrou o último dia do VIII Festival de Cultura de Oeiras, que aconteceu durante três dias, de 14 a 16 de novembro, e levou à capital da Fé espaços de literatura, arte, poesia, dança, debates, história e música. O Governo do Estado, em conjunto com a Prefeitura Municipal, é um dos principais apoiadores do evento, que além da cultura, também movimenta a economia do município.


“O Governo do Estado investiu R$150 mil para colaborar com a realização desse grandioso evento. Eu fiquei encantado com o que eu vi e com o que estou acompanhando, principalmente com a participação dos alunos da rede pública de ensino, além do encontro de muitos escritores, poetas, e de toda essa esfera de valorização a arte e a música presentes aqui”, ressalta Wilson Martins.

O governador percorreu o Centro Histórico de Oeiras e visitou espaços consagrados como o Solar das Doze Janelas, local que guarda a produção artística de dezenas de artistas piauienses e é símbolo da presença dos casarões de Oeiras. Wilson Martins também percorreu o espaço da Praça das Vitórias, que, durante o festival, foi transformada na Praça dos Livros, local destinado à literatura e poesia para os mais diferentes tipos de público.


Em sua VIII edição, o Festival de Cultura de Oeiras apresentou diversas atividades à população. No palco principal, artistas nacionalmente conhecidos como Ellen Oléria, Oswaldo Montenegro e Clã Brasil animaram o público durante os três dias de evento, além de vários artistas piauienses e grupos locais.

Enquanto a Praça da Vitória uniu a efervescência cultural do Festival, a Praça da Bandeira fomentou a economia local com a presença de feira de artesanato e praça de alimentação, voltadas para geração de trabalho e renda para a população.

O Festival de Cultura de Oeiras, este ano, homenageou o Museu de Arte Sacra, que completa 30 anos de existência e é um reduto da produção artística e religiosa do estado do Piauí.

Homenagem

Na Câmara Municipal, o governador participou da inauguração do busto em homenagem ao médico Paulo de Tarso, iniciativa de autoria dos vereadores Martins Menezes e Miguel Ângelo. “O doutor Paulo de Tarso foi uma pessoa que dedicou sua vida a salvar vidas. Esta homenagem é um agradecimento ao que foi e o que representou este grande médico para a história da medicina piauiense e para a honra dos profissionais”, disse Wilson Martins.


Da Editoria de Cidades

Tio atinge sobrinho com 20 golpes de foice durante briga em Oeiras

Uma briga em família na manhã desta quinta-feira, no bairro Barrocão em Oeiras, deixou um menor gravemente ferido, ao ser atingido por mais de 20 golpes de foice.

A briga envolveu um tio e um sobrinho. O tio, que atualmente reside em São Paulo passava um período em Oeiras, minutos antes de retornar à capital paulista, desentendeu-se com o sobrinho, R.N.X.A. de 17 anos. Segundo vizinho, a agressão foi motivada pelo fato, de que no último mês de outubro, durante outra briga, envolvendo membros da mesma família, o menor teria empurrado a sua avó, Vitalina Maria da Conceição de 83 anos, que na queda fraturou o fêmur e um braço. Inconformado com a agressão a sua mãe, Davi teria tentando uma vingança contra o sobrinho.

Somente após o agressor ter partido, o pai do menor percebeu a agressão, e acionou o socorro. R.N.X.A. foi conduzido ao hospital Deolindo Couto, onde foi atendido. A vítima perdeu muito sangue e parte de massa encefálica, já que a maioria dos golpes atingiram sua cabeça.

A denúncia foi registrada na Polícia, que busca prender o acusado, que teria seguido viagem para São Paulo.

Com informações de Mural da Vila

Polícia prende grupo de adolescentes acusados de espancamento e roubo

A Polícia Civil de Oeiras, anunciou na tarde desta terça-feira (12), a prisão de seis adolescentes envolvidos no assalto a Claudionor Silva, de 35 anos, na noite do último domingo (10).

A vítima registrou uma queixa de sequestro relâmpago, afirmando que foi atraído para um local por uma jovem e que em seguida foi agredido, levado para outro lugar onde foi agredido novamente e em seguida teve a moto roubada.

Foram presos os homens J.G.L.S. - 17 anos, C.A.C.S. - 15 anos, M.W.S.M. - 17 anos, Luís Marcos dos Santos de Sousa, de 19 anos.

Segundo o delegado os jovens foram apreendidos após denúncia anônima informando que a moto roubada havia sido abastecida em uma comunidade de Oeiras. A princípio dois jovens foram presos e ao serem ouvidos foi constatado o envolvimento dos outros.

As garotas J.R.S. de 13 anos e L.B.N. de 15 anos também estão envolvidas no espancamento e no assalto e se apresentaram espontaneamente a delegacia, mas foram liberadas em seguida por serem menores de idade.

Os garotos continuam apreendidos no local até ordem judicial, já que o crime envolve violência contra pessoa.

Rayldo Pereira

Homem é espancado e se finge de morto após sequestro relâmpago

O homem identificado como Claudionor da Silva, 35 anos, foi abordado por cinco criminosos e levado em um sequestro relâmpago na noite deste domingo (10). A vítima conta que foi espancada e se fingiu de morto para não ser ainda  mais agredido. 

O caso ocorreu nas proximidades do CAIC, bairro Jureminha, em Oeiras. Claudionor da Silva seguia em uma motocicleta quando foi abordado por quatro homens e uma mulher que estavam armados e divididos em duas motos.

"Fui obrigado a seguir em minha moto, com um dos homens armados, até as proximidades da ponte do Rio Canindé, na BR-230. No local, antes de fugirem, eles agiram com muita violência", disse a vítima.

Claudionor da Silva conta ainda que foi espancado e amordaçado e só conseguiu se desamarrar por volta das 6h de hoje (11). “Só pararam de me espancar quando eu me fiz de morto”, reitera a vítima que foi levado ao Pronto Socorro do Hospital Deolindo Couto, com hematomas, principalmente, no rosto.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Polícia Civil  que está ouvindo testemunhas para tenar elucidar o caso. 


Com informações Muraldavila

Posts anteriores