Cidadeverde.com

Reunião nesta segunda define instalação do campus da UFPI em Oeiras

O Conselho Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decide, em reunião marcada para segunda-feira (12), todos os detalhes para a implantação do campus Vale do Canindé na cidade de Oeiras. 

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Armatéia Dantas Lopes, recebeu na última terça-feira (6), o deputado Mauro Tapety (PMDB), acompanhado de uma comitiva de Oeiras. Durante o encontro, ficou agendada uma audiência pública, às 16 horas da sexta-feira (9), para tornar realidade o campus da UFPI em Oeiras, inclusive do local onde a Universidade Federal será instalada.

Da Redação

Homem morre ao cair de moto e bater cabeça em pedra

Um homem identificado por Cícero Leonardo morreu na manhã deste sábado, após sofrer um acidente de moto próximo ao povoado Buriti do Canto, zona Rural de Oeiras.

A vítima perdeu o controle da motocicleta e ao cair bateu com a cabeça em uma pedra, indo à óbito no local.

O corpo de Cícero Leonardo foi conduzido ao Hospital Deolindo Couto, e depois liberado para a família, que fez o translado do corpo para o povoado Buriti do Canto.

Com informações de Mural da Vila

Cojuv participa de Conferencia Regional de Igualdade Racial em Oeiras

A Coordenadoria da Juventude, através de sua equipe, Adilson Costa, gerente de Políticas de Esporte e Lazer e Fabiana Vieira, assistente de serviço, esteve, nessa quarta-feira (7), no município de Oeiras, participando da Conferência Regional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial com o tema Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: Por um Piauí Afirmativo.


As conferências regionais estão acontecendo em todo o Estado com o intuito de discussão das políticas públicas a serem implementadas com o objetivo de dirimir as desigualdades raciais na sociedade brasileira e, assim, assegurar oportunidades para todos, independentemente de cor ou raça.

A palestra magna ficou a cargo do professor doutor em Economia da Universidade Federal do Piauí, Solimar Oliveira, que fez uma explanação histórica acerca da discriminação racial, mas destacou que o momento mais importante do encontro é o produto resultante, ou seja, o consenso das soluções necessárias para promoção da igualdade racial. “Cidadania e democracia só acontecem efetivamente quando a sociedade civil participa da formação de políticas públicas afirmativas, e essas políticas são formadas nesses encontros, e assim contribuem para garantir a melhoria das condições de vida”, diz o professor.

No ensejo, o gerente de Políticas de Esporte e Lazer, Adilson Costa, agradeceu a oportunidade de participação no evento e afirma que a Coordenadoria apóia a causa, destacando ainda o trabalho desenvolvido pela Cojuv na implementação de políticas públicas voltadas à juventude negra, através do Projeto Caravana da Juventude Quilombola.

Durante o evento foram escolhidos delegados para participar da Conferência Estadual que acontecerá no mês de outubro, para posteriormente serem levadas as propostas à Conferência Nacional.

Participaram do evento, o secretário da Assistência Social, Francisco Guedes, Assunção Aguiar, assessora técnica da Sasc, a professora e representante da Secretaria Estadual da Educação, Rita de Cássia, a professora Anatália, representante do município de Oeiras, Solimar Oliveira, representando a Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de várias comunidades quilombolas da região.

Da Editoria de Cidades

Secretário de Saúde vistoria obras no interior do Estado

O secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, visitou no último fim de semana uma série de obras no interior do Estado. As cidades que estiveram no roteiro do secretário foram Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa e Oeiras. Além de fiscalizar o andamento das obras nesses municípios, o secretário vistoria o atendimento à população nas unidades hospitalares da Rede Estadual de Saúde, com o contato direto com funcionários e pacientes, além de conferir a qualidade dos serviços ofertados.


Na primeira cidade visitada, Santa Cruz do Piauí, Ernani conferiu a finalização das obras da Unidade Mista de Saúde. Segundo ele, a Unidade será entregue à população completamente reformada e equipada no mês de setembro próximo. “A estrutura contará com urgência 24 horas em clínica médica e odontologia, além de consultas especializadas em várias áreas, cirurgias e exames de diagnósticos. Na obra, estão sendo investidos mais de R$224 mil”, destacou o secretário.

Ernani Maia também visitou o povoado Contentamento, localizado na zona rural de Oeiras, onde dezenas de residências receberam, recentemente, obras do Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural (Prosar-PI). Com o objetivo de garantir a melhoria dos hábitos de higiene e, consequentemente, da saúde de comunidades do Semiárido piauiense, o Prosar e a Sesapi se responsabilizam pela construção de redes de distribuição de água tratada e esgotamento sanitário (incluindo um banheiro com chuveiro e pia, em cada casa). "Estamos levando dignidade e qualidade de vida para os moradores mais carentes do Estado. O cenário agora é outro, já que, antes, eles faziam suas necessidades ao ar livre e, agora, além da higiene, o Prosar oferece uma maior comodidade para essas famílias e muito mais saúde”, ressalta o secretário.

O Prosar é resultante de uma cooperação financeira firmada entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e o banco alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW).

Da Editoria de Cidades

Juíza libera acesso de advogados na Vara do Trabalho de Oeiras

A Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho, da 22ª Região, deferiu o pedido de retirada do cartaz proibitivo na Sala dos Advogados da Vara de Trabalho de Oeiras, feito pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. A juíza Liana Chaib emitiu parecer na última sexta-feira (02), acatando as solicitações da OAB-PI.

Ainda no mês de julho, a presidente da Subseção de Oeiras, Leidiane Rêgo, oficiou a OAB-PI solicitando providências em relação aos atos da Juíza Titular da Vara de Trabalho de Oeiras. Segundo Leidiane, a juíza afixou cartazes na Sala dos Advogados naquela Vara informando as restrições de acesso dos advogados à secretaria, gabinetes, setor de cálculos, sala de audiências e demais setores. A presidente da Subseção informou ainda que a Vara do Trabalho estava funcionando sem o Diretor da Secretaria, sendo substituído por outro servidor que só inicia o trabalho a partir do meio-dia, prejudicando desta forma os trabalhos dos advogados.

O presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, solicitou à Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região que tomasse as devidas providências quanto ao acesso dos advogados à secretaria da Vara. “Pedimos que os advogados recebessem o tratamento condigno e adequado para o desempenho da profissão sob pena de complacência com a flagrante ilegalidade em que consiste a violação das prerrogativas, e fomos prontamente atendidos pela Corregedoria”, disse Willian Guimarães.

Da Editoria de Cidades

Justiça Federal determina início de obras do mercado público

O juiz federal da 1ª Vara da Seção Judiciária do Piauí, Adrian Soares Amorim de Freitas, acatou pedido do Ministério Público do Piauí e determinou que o Governo do Estado inicie as obras de restauração do Mercado Público de Oeiras, conhecido como Mercado Velho, localizado no Centro Histórico da cidade.
 
O prazo estabelecido pela Justiça para o início da reforma do Mercado é de 30 dias, a contar da intimação do Estado e do secretário Estadual de Infraestrutura, Castro Neto, sob pena de multa diária. A decisão foi proferida no dia 29 de julho.

 
De acordo com a decisão, a Secretaria de Infraestrutura havia alegado, no início deste ano, que a empresa GB Engenharia, Comércio e Indústria Ltda., vencedora da licitação para reestruturação do Mercado Velho, desistira de executar a obra.
 
Em novembro de 2012, a Justiça Federal havia determinado a desocupação do Mercado para que o prédio passasse por reforma a ser implementada pelo Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, que recupera e preserva o patrimônio histórico em cidades protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
Os permissionários do mercado foram, então, transferidos para um mercado menor também no centro de Oeiras. A Justiça estipulou que a obra fosse iniciada até 4 de dezembro de 2012, do contrário, a verba voltaria para o Ministério da Cultura. Passados mais de sete meses, a obra, orçada em R$ 463.665,03, nunca foi iniciada.
 
 
“O retardo injustificado do início das obras de restauração do Mercado Velho é prova cabal da ineficiência, incompetência e irresponsabilidade administrativa do município e do Estado do Piauí ao longo dos anos”, critica o promotor de Justiça de Oeiras, Carlos Rubem Campos Reis.

Ainda de acordo com a decisão, acordo firmado entre Ministério Público e Estado, em outubro de 2011, estabelecia a conclusão das obras do Mercado Velho em 180 dias, prazo descumprido pelo Governo.


Da Editoria de Cidades

Oeiras:após acidente, ônibus é queimado em rodovia do Piauí

Um ônibus foi queimado na recém-inaugurada, PI 136, que liga o município de Oeiras, a Santa Cruz do Piauí. De acordo com o capitão Dorgival Mendes dos Santos, da Polícia Militar,  o ônibus queimado, é o mesmo que provocou a morte de um adolescente de 17 anos em um acidente, no último domingo (04).

"Existe a suspeita de que a população tenha queimado o ônibus por revolta contra o acidente", afirmou o sargento.

O ônibus, que tinha problemas, estava estacionado no local, que fica a 10 km da entrada de Santa Cruz do Piauí, sem qualquer sinalização, quando os dois adolescentes, que eram de Oeiras, colidiram com a traseira do veículo.

Segundo moradores que estavam no local, o ônibus presta serviços para a prefeitura de Santa Cruz do Piauí. "A perícia esteve no local, mas ainda não temos nada concreto sobre os autores do crime", concluiu o policial.

Rayldo Pereira

UAB de Santa Cruz traz oportunidade e expande o Ensino Superior no Sul do Piauí

“Isso aqui é o meu futuro. Essa é uma motivação para eu continuar os estudos, pois sou mãe de três filhos e moro no interior. Pretendo me esforçar e cursar enfermagem aqui no meu município”, conta Isabel Pinheiro, uma jovem que sonha em seguir carreira na área da saúde e que agora vê a oportunidade na sua porta com a inauguração do polo da Universidade Aberta do Brasil (Uab) no município de Santa Cruz do Piauí. A estrutura do prédio foi entregue no último sábado (3), pelo governador Wilson Martins e o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira.


Com a implantação da Uab no município, o ensino superior deixou de ser um sonho distante, se tornando realidade na vida dos jovens de toda a região de Santa Cruz. Assim como em várias partes do Estado, o Sul do Piauí vem sendo contemplado com importantes obras que estimulam a qualificação e o preparo para o mercado de trabalho.

“Obras como essa trazem um valor enorme à Educação. Isso reflete em oportunidade de sucesso e melhor qualidade de vida para nossos estudantes. Uma universidade como essa é muito importante para o desenvolvimento de toda a comunidade”, destaca Umbelina Pacheco, diretora da 9ª gerência regional de Educação.

O prédio é equipado com três salas de aula, laboratório de ensino, biblioteca, dois laboratórios de informática, cantina, banheiros com acessibilidade, sala de tutores e espaço para coordenação e secretaria, além de um dos maiores auditórios da região, com capacidade para aproximadamente 350 pessoas.

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), investiu cerca de R$ 3 milhões para entregar o Polo Presencial da Universidade Aberta Wilson Nunes Martins Filho ao município de Santa Cruz.

De acordo com o secretário  Átila Lira, a Uab vai ajudar na formação superior dos estudantes que sonhavam com melhor qualificação. “Essa universidade vai funcionar em parceria com a Universidade Federal do Piauí e a Universidade Estadual do Piauí. As duas vão ofertar os cursos que serão de grande importância para toda a população desse município e das cidades vizinhas”, ressalta.

Serão ofertados dez cursos que, inicialmente, vão atender 500 alunos. No Piauí, existem 30 polos da Uab em funcionamento e outros 14 estão sendo construídos e devem receber a autorização do Ministério da Educação (MEC) até o próximo ano para comecem ofertar os cursos de graduação. Áreas de química, biologia, informática, administração, ciências, história, letras (português e inglês) e sistema de informação serão disponibilizados para contribuir com a expansão do ensino superior no Piauí.

“Hoje a população de Santa Cruz tem a oportunidade de fazer todas as etapas educacionais aqui no município. Do ensino infantil à pós-graduação, a Educação ganha força e estimula a capacitação de pessoas de toda a região. O primeiro vestibular vai acontecer ainda este ano. Essa Uab é um presente para orgulhar homens, mulheres e jovens de Santa Cruz”, concluiu o governador Wilson Martins.

Da Editoria de Cidades

Traficante foragido há um ano é preso em bar com cocaína

Policiais da Força Tática das cidades de Santa Cruz do Piauí e Wall Ferraz prenderam neste sábado (04) um homem acusado de ser um dos maiores traficantes da região. O acusado conseguiu escapar da polícia em uma grande operação realizada há cerca de um ano. 

Os soldados Francisco das Chagas Gonçalves, Ivon, Mauro e o tenente Páscoa, da Força Tática da PM, foram informados de que Gilvan Pinheiro de Sousa estaria escondido em um bar na cidade de Wall Ferraz e foram até o local. Lá flagraram o acusado, que ainda tentou fugir, mas foi capturado.

Gilvan tentou descartar parte da droga que estava em seu poder. Mas a polícia ainda encontrou 26 trouchas de cocaína, R$ 50 e uma moto Honda CG, de placa BYX-1690, cor prata.

De acordo com o soldado Francisco das Chagas Gonçalves, contra Gilvan havia um mandado de prisão preventiva decretado há mais de um ano. "Ele estava na lista dos traficantes para serem presos em uma grande operação que fizemos há mais de um ano na região. Ele conseguiu se livrar naquela época e vivia se escondendo. Mas agora conseguimos colocar as mãos nele", comentou o soldado.

Leilane Nunes

Adolescente morre em acidente na PI 236, inaugurada ontem

Foi marcada por uma tragédia a inauguração da PI 236, estrada que liga as cidades de Oeiras e Santa Cruz do Piauí. A inauguração ocorreu neste sábado (03) pelo governador Wilson Martins e no início da madrugada um adolescente de 17 anos morreu e outro de 15 ficou gravemente ferido ao colidirem com um ônibus.

Portalintegração

O soldado Francisco das Chagas Gonçalves, da Força Tática da PM, foi até o local e conta que o acidente ocorreu entre um ônibus e uma moto, em que estavam os dois garotos.

Segundo o soldado, o ônibus de placa LJV-2773 estava estacionado na estrada após sofrer uma pane, num ponto a 10 km da cidade de Santa Cruz, sem qualquer tipo de sinalização. O motorista não estava no local.

Os dois adolescentes, que eram de Oeiras, colidiram na traseira do ônibus. "A cena que encontramos quando chegamos ao local foi a moto caída ao lado do ônibus, a traseira do ônibus completamente destruída e os dois rapazes, um corpo por cima do outro", conta o soldado.

Erick Raimundo Ermínio, de 17 anos, morreu na hora. Denilson Nonato de Sousa, 15 anos, foi socorrido em estado grave e levado para Santa Cruz. De lá, foi transferido numa ambulância para a cidade de Oeiras e para só depois ser transferido para Teresina.

Leilane Nunes

Posts anteriores