Cidadeverde.com

Empresário leva três tiros ao conversar com ex-deputado em Oeiras

O empresário Ivan Avelino foi alvejado por três tiros enquanto conversava com o ex-deputado Juarez Tapety em um posto de gasolina no Centro de Oeiras. A ocorrência foi registrada no início da noite de ontem (7).

Fotos: Folha de Oeiras

Segundo a polícia, um homem se aproximou da vítima e do ex-deputado em uma moto e disparou cinco vezes contra o empresário do ramo de compra e venda de terrenos. Três tiros acertaram a vítima, um deles na barriga. 


Ivan foi socorrido e levado em estado grave para o hospital local, em seguida encaminhado para Teresina de avião. A polícia informou ao Cidadeverde.com que o delegado Genival Vilela já está colhendo o depoimento dos frentistas do posto e demais testemunhas.


Ainda não há informações sobre o autor dos disparou ou os motivos, mas, segundo a polícia, o empresário tinha vários inimigos na região. O ex-deputado Juarez Tapety não foi atingido pelos disparos.

Jordana Cury

Família encontra corpo de jovem afogado em açude nesta sexta

O corpo do jovem Abmael Pereira da Silva Lima, de 21 anos, foi resgatado do Açude Soizão, na tarde desta sexta-feira (06), em Picos. O resgate demorou quase 24h para ser feito.


Abmael morreu afogado no final da tarde desta quinta quando segundo testemunhas, tentava atravessar o açude a nado. A Polícia Militar foi acionada, mas por falta de equipamentos não pode fazer o resgate.


Acionado, o corpo de Bombeiros de Picos realizou buscas no açude durante todo o dia. No entanto, apesar do esforço, o corpo foi localizado por amigos da família da vítima.

Abmael Pereira será velado na Rua Treze de Maio, 309, bairro Rosário.


Com informações de Velhacap

Jovem morre afogado ao tentar atravessar açude

Abmael Pereira da Silva Lima, 21 anos, morreu vítima de afogamento no final da tarde desta quinta-feira, 05, no Açude Soizão em Oeiras. De acordo com amigos, o jovem estava em uma pescaria e tentava atravessar o rio.

                            Foto: Muraldavila

As causas exatas do afogamento ainda não foram confirmadas e o corpo só está sendo retirado do açude, neste momento. Em Oeiras não há Corpo de Bombeiros e uma guarnição do município de Picos foi acionada para resgatar a vítima.  Abmael Pereira será velado na rua Treze de Maio, bairro Rosário.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

14°Batalhão da Policia Militar abre inscrições para serviço auxiliar voluntário

O 14° Batalhão da Policia Militar de Oeiras, através da DEIP (Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa) estará selecionando candidatos do sexo masculino e feminino através de Processo Seletivo para o desempenho de atividades administrativas de Serviços de Guardas dos Quarteis.

As inscrições já tiveram início e seguirão até o próximo dia 13. A prova escrita será realizada no próximo dia 22 e o teste de aptidão física será realizado no dia 10 de outubro, somente para os candidatos que atingirem pontuação mínima nas provas escritas.

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter idade entre 18 e 23 anos, ter concluído o ensino fundamental, não ter antecedentes criminais, estar em situação de desemprego, além de não ter benefício por nenhum outro programa assistencial.

As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de classificação geral dos candidatos habilitados nas etapas da seleção: Teste de Aptidão Física (TAF), provas escrita, exame de saúde e investigação social, de acordo comas normas estabelecidas no edital.

O processo seletivo Simplificado terá validade de dois anos contada a partir da data da publicação do edital, podendo ser prorrogado somente uma vez, por igual período, a critério da Polícia Militar do Piauí-PMPI.

A jornada de trabalho será de 40 horas/semanais e o voluntário admitido receberá auxílio mensal de um salário mínimo de natureza jurídica indenizatória, destinado ao custeio das despesas necessárias à execução dos serviços.

Ao todo são 130 vagas para o Estado do Piauí e a cidade de Oeiras foi contemplada com 5 vagas. As inscrições poderão ser feitas na sede do 14º Batalhão da Policia Militar.


Da Editoria de Cidades

Oeiras, Ipiranga e Valença receberão visita da Ouvidoria

Fazendo parte do cronograma de viagens mensais que a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) realiza pelo interior do Piauí, o órgão visitará os municípios de Valença, Ipiranga e Oeiras durante toda esta semana. Delegacias, hospitais, escolas e outros órgãos de atendimento do governo receberão os técnicos da OGE.

Além de divulgar o trabalho da Ouvidoria, a equipe irá conversar com a população e coletar informações com o objetivo descentralizar suas ações, além de conhecer e sanar os principais problemas encontrados nos vários setores do governo no interior do Piauí.

"Divulgando as ações da Ouvidoria pelos municípios, valorizando a população e conhecendo o funcionamento e estrutura dos locais que a gente passa, reafirmamos o nosso dever. A Ouvidoria Geral do Estado é a voz do cidadão piauiense e é isso que queremos levar para cada lugar do Piauí", ressaltou o ouvidor do Estado João Mádison Nogueira.

O telefone de contato da Ouvidoria Geral do Estado é o 0800 280 5000. Além do telefone, a população pode realizar manifestações através do site, do e-mail ([email protected]) e das urnas fixas, localizadas nos pontos de maior fluxo de pessoas, como Detran-PI, Espaço Cidadania, Centro Administrativo, Rodoviária, entre outros.

Da Editoria de Cidades

Moradores reclamam da demora em obras e protestam na Câmara

Com máscaras no rosto e cartazes, moradores dos bairros Boa Vista e Passagem das Pedras protestaram durante sessão da Câmara Municipal de Oeiras, nesta quinta-feira (22). Os populares foram recebidos por vereadores e entregaram documento oficializando reivindicações na área de saneamento básico.

                          Fotos: Riachaonet

A principal reclamação dos moradores é a demora na conclusão das obras que implicam em poeira, causando prejuízos à saúde, e a sujeira que prejudica comerciantes. 

“Eles alegam que o bairro Passagem das Pedras possui pedras, mas não é justificativa para a lentidão. O povo não aguenta esperar até dezembro, prazo que a obra deve ser concluída”, frisou o presidente da Associação de Moradores do bairro Passagem das Pedras, Paulo Afonso.


O presidente da Câmara de Oeiras, Hugo Victor, destaca que a obra já está licitada e que será realizada uma reunião, com data ainda não definida, para tentar acelerar a conclusão das obras. 


Com informações Riachaonet

Oeiras: Ministério Público quer regularização da coleta do lixo

Os Promotores de Justiça Carlos Rubem Campos Reis e Denise Costa Aguiar reuniram-se ontem (19/08) com o prefeito do município de Oeiras, para propor medidas emergenciais que amenizem a situação do lixão localizado na cidade. “De acordo com a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, é proibido o lançamento in natura, a céu aberto, como opção para destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos”, argumentou Carlos Rubem Reis. A atuação dos representantes do Ministério Público resultou na assinatura de um termo de ajustamento de conduta, através do qual a prefeitura se comprometeu a efetivar diversas adaptações.


Devem ser instalados cercas e portões que impeçam o acesso de pessoas não autorizadas e de animais de grande porte, como suínos, caprinos, equinos e outros. Serão afixadas placas com os dizeres "Proibida a entrada de pessoas não autorizadas", "Substâncias tóxicas, inflamáveis e patogênicas" e "Proibido colocar fogo". O monitoramento servirá para impedir, sobretudo, o acesso de crianças e adolescentes que trabalham irregularmente como catadores de lixo. Os profissionais que trabalham na coleta e disposição dos resíduos também foram contemplados: a prefeitura deverá providenciar equipamentos de proteção para todos. 

O acordo abrange ainda o sistema de coleta, que deverá chegar a todos os bairros de Oeiras.  No orçamento municipal de 2014, será incluída dotação específica para garantir o atendimento das normas referentes à disposição final de resíduos sólidos. Foi fixado o prazo de 120 dias para que a prefeitura apresente e execute ações de educação ambiental para a comunidade, com ênfase ao gerenciamento do lixo doméstico e urbano. O mesmo prazo foi concedido para a abertura de uma vala sanitária para acomodação dos resíduos comuns. Os resíduos hospitalares serão acondicionados em vala específica, com cobertura de argila. Os procedimentos devem ser apreciados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMAR) para aquisição do licenciamento ambiental.

Dentro de doze meses, o prefeito deve apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico, ao qual deve estar integrado o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O Ministério Público fixou multa diária e pessoal no valor R$ 1 mil, que deve ser aplicada caso seja constatado descumprimento ou violação do acordo.

Da Editoria de Cidades

Comerciante morre em colisão frontal entre caminhão e motocicleta

Um choque frontal envolvendo uma motocicleta e um caminhão baú deixou uma vítima fatal em Oeiras. O acidente ocorreu na noite desta segunda-feira (19), BR 230, na entrada do povoado Curral Velho.

A vítima identificada como Damião da Silva Oliveira, 29 anos, era comerciante e seguia com um grupo de vendedores da cidade de Jucás-CE, para o município de Floriano.

                            Fotos: Muraldavila

"Seguíamos em grupo em um carro e uma moto, sendo que havia revezamento na condução na motocicleta. Em Oeiras, Damião passou a conduzir a moto, em substituição ao condutor que sentiu sono", destacam amigos da vítima.


O caminhão baú era conduzido por Nicolau Kerling que, provavelmente, dormiu ao volante e invadiu a pista contrária. O motorista permaneceu no local do acidente e foi conduzido à delegacia regional de Polícia Civil.

Mesmo utilizando capacete, Damião da Silva teve morte imediata e a motocicleta em que trafegava foi tomada pelo fogo ocasionado pelo impacto do acidente. 


Com informações Muraldavila

Farmácia e Psicologia integrarão os cursos da UFPI

As áreas de Farmácia e Psicologia foram escolhidas para integrar os cursos de nível superior que serão ofertados no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Oeiras. A Universidade Vale do Canindé deverá começar a funcionar em 2015, onde ainda serão ofertados os cursos de Agronomia, Arquitetura, Direito e Veterinária.


Os novos cursos foram escolhidos por representantes dos grêmios estudantis do município, na noite desta quarta-feira (14). De acordo com o deputado federal Assis Carvalho (PT), articulador da instalação do campus desde 2008, a universidade já tem o terreno garantido para a construção.

O parlamentar conseguiu apoio do Ministério da Educação (MEC), articulou emenda junto ao PPA (Plano Plurianual) do Governo Federal, dialogou com os reitores da UFPI para a elaboração de um cronograma de implantação, no qual estavam previstos audiência pública, realizada no último dia 09; a apreciação do projeto pelo Conselho Universitário, inclusão na proposta orçamentária da União e, posteriormente, no Plano de expansão da UFPI pelo MEC.

Segundo o reitor Arimatéia Dantas Lopes, se o trâmite burocrático ocorrer normalmente, em dois anos o campus estará em pleno funcionamento. 


Da Editoria de Cidades

Reunião nesta segunda define instalação do campus da UFPI em Oeiras

O Conselho Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decide, em reunião marcada para segunda-feira (12), todos os detalhes para a implantação do campus Vale do Canindé na cidade de Oeiras. 

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Armatéia Dantas Lopes, recebeu na última terça-feira (6), o deputado Mauro Tapety (PMDB), acompanhado de uma comitiva de Oeiras. Durante o encontro, ficou agendada uma audiência pública, às 16 horas da sexta-feira (9), para tornar realidade o campus da UFPI em Oeiras, inclusive do local onde a Universidade Federal será instalada.

Da Redação

Posts anteriores