Cidadeverde.com

Estudantes protestam durante solenidade com governador em Oeiras

Estudantes do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá realizaram manifestação durante a visita do governador Wilson Martins a Oeiras nesta quinta-feira (27). Os estudantes saíram em caminhada até o Ginásio de esportes.

Fotos: Folha de Oeiras

Wilson participava da entrega de meios auxiliares de locomoção solicitados pelo CEIR Móvel para pacientes carentes da região, no local.


Entre as reivindicações dos jovens estava que a escola não fosse feita de alojamento e que as aulas não fossem paralisadas por conta da "Copinha Nordeste", evento esportivo previsto para acontecer em Oeiras. A liderança da manifestação afirma que o manifesto não é contra a realização do evento, mas contra a paralisação das atividades escolares antes do previsto.

As escolas da rede pública estadual de educação receberam um ofício da 8ª Gerência Regional de Educação, para organizar o seu calendário letivo para que as aulas sejam encerradas dia 5 de julho.


Os estudantes reclamam que a escola já teve o calendário comprometido em razão do atraso no período letivo e que as aulas deveriam seguir até o dia 19 de julho.

“Nós não concordamos com essa atitude em não haver aulas a partir de cinco de julho. Temos que nos preparar para o ENEM e com esse encurtamento das aulas seremos prejudicados. Isso simplesmente para que a nossa escola ceda espaço para que os atletas de outros Estados se hospedem nas dependências do Cemti”, explicou o presidente do grêmio Hasley Pereira.


O governador Wilson Martins recebeu uma comissão formada por estudantes e professores. Na conversa com a comissão, Wilson Martins se propôs a atender a reivindicação dos estudantes e garantir o funcionamento normal da aulas até o dia 19 de julho como querem os alunos. 


Ao final da conversa com o governador os estudantes comemoram a decisão e dispersaram a manifestação.

Rayldo Pereira
Com informações de Folha de Oeiras

Oeiras terá sistema que garante registro civil na maternidade

O governador Wilson Martins participará, nesta quinta-feira (27), da solenidade de lançamento da implantação do Projeto Registrar, Sistema de Interligação do Registro Civil, na comarca de Oeiras, no Hospital Regional Deolindo Couto. A ação é uma realização da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e da Corregedoria Geral de Justiça.


O Sistema tem como objetivo facilitar o registro de nascimento de crianças nascidas na unidade de saúde local e, assim, contribuir para a erradicação do sub-registro, além de melhorar o atendimento e aumentar o número de recém-nascidos que já saem da Maternidade ou Hospital com a certidão.

A Sasc nesta ação fará a doação de equipamentos para o hospital, disponibilizando, impressora com scanner, mesa de escritório e cadeira de secretária. A Corregedoria, através da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) e com o apoio da Vara de Registros Públicos das comarcas do Piauí, desenvolverá e gerenciará com recursos e pessoal próprio, um sistema informatizado que permite a interligação das serventias com o hospital.

São João

Depois de Oeiras, a interligação será realizada no município de São João do Piauí, na Maternidade Mãe Elisa, a partir das 15 horas. Nesse primeiro semestre já foram realizadas interligações em 12 municípios.

Da Editoria de Cidades

Igreja de Oeiras cria nova paróquia e missa reúne multidão de fiéis

A Igreja Católica de Oeiras criou uma nova paróquia para o município. Na tarde deste domingo (23), foi celebrada a criação da paróquia de Nossa Senhora do Rosário. Uma missa campal marcou a instituição da nova paróquia e reuniu centenas de fieis e missionários no patamar da nova igreja Matriz.

Fonte: Folha de Oeiras

Centenas de fieis se concentraram no anel viário e as caravanas seguiram em caminhada com a imagem até a igreja.

Dom Juarez presidiu a missa que foi acompanhada pelo pároco da paróquia de Nossa Senhora da Vitória, padre Kleyton Vieira, o vigário paroquial de Nossa Senhora da Vitória e padre José Francisco da Silva, o chanceler e ecônomo da Diocese, Pe. Possidônio Barbosa e o padre José Raimundo, que recebeu sua provisão como primeiro pároco da nova paróquia. Foi nomeado Vigário paroquial o diácono João Francisco.


Dom Juarez manifestou sua satisfação, pela alegria dos missionários que vieram das diversas comunidades, como também da cidade de Oeiras, especialmente os moradores do Bairro Rosário pela criação da paróquia. Enfatizou que “a criação de uma paróquia não é apenas um ato formal, jurídico, mas é a busca de responder às exigências pastorais e espirituais do povo de Deus, em uma sociedade em mudanças e com muitos desafios para a evangelização. Daí a necessidade de a nova paróquia, ser missionária, espaço de comunhão, e comunidade de comunidades, onde todos, principalmente os pobres, sintam-se acolhidos e possam realizar o encontro pessoal com Cristo", afirmou.

Pertencem á Paróquia de Nossa Senhora do Rosário as comunidades:
- Bairro Rosário, Cajueiro, Pedreira, Oiteiro, Bairro Alto, Anelviário, Carcará, Matadouro, Lajeiro do Samba, Conj. Novo, Conj. Raimundo Amorim, Conj. Marcus Barroso, Buriti do Rei, Casa Nova, Boqueirão, Mocambinho, Morrinhos, Mocambo Grande, Santa Luzia e Conceição, Zumbi, Morais, Ipueira, Carnaubal, Capivara, Gonçalaves, Camuchi, Tranqueira, Varzea da Tranqueira, Pé da Pedra, Vereda dos Cavalos, Feitoria, Panela de Feijão, Caraíbas, Morro Grande, Assentamento Coroatá.

Rayldo Pereira
Com informações de Folha de Oeiras

TRE julga pedido de arquivamento de ação de impugnação contra prefeito

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgará nesta segunda-feira(24) um pedido de mandado de segurança solicitado pelo prefeito de Oeiras, Lukano Sá (PSB), no qual pede que o processo em tramitação na 5ª Zona Eleitoral seja arquivado. Na mesma sessão, o pleno também julgará o recurso do vereador Tiago Vasconcelos (PSB) de Teresina e a prestação de contas do PSB.


Na ação do prefeito Lukano, o pedido de arquivamento é de um processo originário das eleições de 2012, no qual a Justiça analisa uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo por compra de votos e corrupção eleitoral. O processo está em andamento na comarca de Oeiras e foi movido pelo PSOL. 

O relator do pedido feito pelo prefeito é juiz Sandro Helano Santiago e quem defende é o advogado William Guimarães. 


Prestação de Contas

Além de julgar prestações de contas de políticos do interior, o tribunal também julgará um recurso do vereador de Teresina, Tiago Vasconcelos, a qual foi desaprovada pela 2ª Zona Eleitoral. O parlamentar que o pedido de reforma da decisão. O relator é o juiz Agrimar Rodrigues de Araújo. 

Já o juiz recém-empossado no TRE, Dioclécio Sousa da Silva, é relator da ação de prestação de contas do Diretório Estadual do PSB, que também deve ser apreciada nesta segunda-feira(24). O partido solicita a aprovação das contas. 


Caroline Oliveira

Governo contempla mil famílias com programa de piscicultura

Fortalecer um arranjo produtivo de fácil desenvolvimento, bem como de retorno financeiro rápido. Partindo desta ideia, o governador Wilson Martins deu início à implantação do programa de fortalecimento da Piscicultura no Piauí, por meio da entrega de equipamentos e insumos para a criação e comercialização do peixe. Ainda em fase de projeto piloto, o programa contemplará mil famílias, contribuindo para geração de emprego e renda.


“Quando pensei neste programa, visualizei um projeto que levasse emprego e renda para os pequenos produtores, a partir de um arranjo produtivo simples de cuidar e que traz lucro rápido. Quero que esses produtores agarrem esta oportunidade e comercializem o peixe, partindo do aprimoramento da técnica que lhes é ensinada pelos técnicos do Governo, e assim não fiquem apenas esperando pelo recurso das bolsas de auxílio do Governo Federal”, ressalta Wilson Martins.

Nessa primeira etapa, o Governo do Estado, através da secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR), propôs a implantação de dez módulos do programa, os quais foram instalados nos seguintes municípios: Patos do Piauí (barragem de Patos), Francisco Macedo (barragem de Estreito), Conceição do Canindé (barragem Pedra Redonda), Oeiras (barragem Paulinas), Luzilândia (Lagoa do Cajueiro), Piracuruca (barragem Piracuruca), Curimatá (barragem Algodões II) e Landri Sales (Lagoa da Velha). Também está prevista a implantação do programa em Madeiro e São Miguel do Tapuiu ou Pio IX, finalizando os trabalhos.

“Também estamos em processo de construção dos galpões, que servirão de local para armazenar o peixe, bem como suporte para sua comercialização. As obras nos municípios de Patos, Conceição do Canindé e Oeiras já foram concluídas, devendo iniciar os trabalhos em Landri Sales”, explica Carlos Domingos, superintendente da Agricultura Familiar da SDR.


Dentre os equipamentos que compõem o kit estão: tanques-rede, boias, bombas plásticas, caixas térmicas, balança, alevinos, coletes salva-vidas, máquinas de fabricação de gelo e freezer horizontal. No programa também está incluso o custeio de insumos, suprindo com infraestrutura pública a melhoria das condições de produção, comercialização e gestão das atividades aquícolas e correlatos. Para instalação de cada módulo são investidos R$285 mil, oriundos do Tesouro Estadual, através de um convênio com o Banco Mundial.

Capacitação para gestão do negócio

Além de fornecer os equipamentos para a criação e comercialização dos peixes, o Governo do Estado também está aguardando a finalização do processo de licitação para contratação de empresa que ministrará os cursos de Técnicas de cultivo em tanques-rede e Gestão em negócios e pessoas. Os cursos estão previstos para iniciar ainda no segundo semestre deste ano.

“Entendemos que a capacitação é uma forma de fazer com que o programa prospere, dando maiores condições para que os piscicultores conduzam o negócio de forma produtiva e rentável”, argumenta Carlos Domingos.  



Da Editoria de Cidades

Suposto fisioterapeuta e mais três são presos acusados de tráfico

Quatro homens identificados como José dos Santos da Silva, Raimundo Nonato Dias Pesseo, Jeânio Luiz Leal e Marcelo Roberto da Silva foram presos acusados de tráfico de drogas na cidade de Santa Cruz do Piauí, a 298 km de Teresina. 

A prisão foi realizada após abordagem de rotina de policiais militares.Com eles foram encontrados cocaína distribuídas em 30 papelotes. 


Segundo o PM, José dos Santos da Silva, Raimundo Nonato Dias Pesseo e Jeânio Luiz Leal já haviam sido presos na operação Praga de Justiniano, desencadeada em 2011, com o intuito de combater o tráfico de drogas no interior do PI. Outro acusado, Marcelo Roberto da Silva, natural de São Caetano da Sul, em São Paulo, apresentou uma carteira de do Conselho de Fisioterapia, supostamente falsa.

Com os acusados foi aprendido também um veículo com placa de São Paulo. Ainda de acordo com a PM, no interior do veículo havia vestígio de drogas.

Detidos em Santa Cruz do Piauí, os acusados foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil em Oeiras e autuados em flagrante.

Com informações Muraldavila

Kits de irrigação beneficiam cerca de 400 famílias do semiárido

Queimada Nova, Batalha, Wall Ferraz, Paulistana, Oeiras e Picos, estes são alguns dos 35 municípios beneficiados com os kits de Irrigação distribuídos pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural do Piauí (SDR), desde o início do ano. Cerca de 400 dos 1.000 kits adquiridos pela secretaria já foram entregues, principalmente, para localidades do Semiárido piauiense. Até o fim do ano, serão distribuídos mais 600 kits em todo o Estado. O investimento na compra dos equipamentos é de mais de R$2 milhões. Os recursos foram assegurados através de empréstimo junto ao Banco Mundial.


Cada família contemplada recebe um kit de irrigação composto por tubulações, caixa d'água e mangueiras gotejadoras, que podem ser montadas pelos próprios produtores rurais. Além desses equipamentos, o agricultor recebe sementes para começar o plantio. As culturas desenvolvidas são normalmente de tomate, melancia, abóbora, alface, cebolinha, coentro e pimentão.


O sistema de irrigação, no qual se baseia o kit, é por gotejamento de baixa pressão. Uma das maiores vantagens desse sistema é que ele não requer o uso de energia elétrica, pois funciona pela ação da força da gravidade. A água é levada naturalmente de um reservatório (caixa d’água), instalado a uma altura de apenas 1,5 m, através de linhas de distribuição (mangueiras) até as hortas e canteiros cultivados. Com isso, os custos de irrigação e os gastos com manutenção se reduzem significativamente.

De acordo com o coordenador de Irrigação da SDR, Sérgio Andrade, o sistema por gotejamento é muito apropriado para o fortalecimento da agricultura familiar no Semiárido piauiense, sendo a entrega dos kits mais uma ação empreendida pelo governo estadual de combate à seca. “O sistema utiliza o mínimo de água, fazendo a distribuição nas plantações de forma eficiente. Com isso, parte da segurança alimentar das famílias desses agricultores está garantida”, afirma.

Outro ponto destacado pelo coordenador é a possibilidade de comercialização dos legumes e frutas produzidos. “Através dessas culturas são também gerados trabalho e renda para essas populações, pois não tem como um agricultor cuidar sozinho, por exemplo, de uma plantação com 25 canteiros de 10 metros. Ele vai precisar de ajuda e pode contratar alguém de fora da família. Sem falar nos programas de aquisição de alimentos como a Merenda Escolar, que por lei é obrigada a adquirir 30% dos alimentos produzidos na agricultura familiar”, explica Sérgio.


De acordo com estimativas da SDR, com a entrega desses 400 kits, cerca de 2 mil pessoas serão diretamente beneficiadas. A meta é distribuir mais 600 kits até o fim do ano, o que vai gerar trabalho e renda para outras 3 mil pessoas. A SDR vem recebendo solicitações de várias prefeituras, associações e sindicatos de agricultores de todo o Piauí requerendo o kit de irrigação. Os próximos municípios a serem contemplados são da região Norte. Entre eles, estão Água Branca e Ipiranga.

Da Editoria de Cidades

Seinfra abre edital para construção do Mercado de Oeiras

A Secretaria da Infraestrutura do Estado do Piauí – SEINFRA,  abriu a licitação para a contratação de empresa para executar as obras de conclusão da construção do Mercado Municipal de Oeiras.


O tipo de licitação é o de menor preço. Os recursos para a conclusão da obra correm por conta do Estado, através da SEINFRA. 

O edita, especificações e planilhas orçamentárias, encontram-se à disposição dos interessados na Sala de Coordenação de Licitação da secretaria.

Rayldo Pereira

Prefeito lança campanha de trânsito

A prefeitura de Oeiras lançou a campanha “Minuto pela Vida” com o intuito de diminuir os altos índices de acidentes no trânsito na região. A meta é reduzir drasticamente a violência no trânsito, fazendo com que Oeiras se torne a cidade do estado com o menor índice de acidentes.

                            Fotos: Muraldavila

A campanha será educativa com exibição de vídeos com pessoas da cidade que perderam alguém ou sofreram alguma sequela em decorrência de acidentes. O objetivo é persuadir a população a ser um 'amigo da vida' e fazer com que os motoristas reflitam sobre as consequências de imprudências ao volante.

“O resultado esperado dessa campanha é reduzir drasticamente o índice de acidentes de trânsito. A população tem um papel fundamental nesta luta e, ao lado do poder público, é importante que todos abracem essa campanha, e se tornem também um amigo da vida”, disse o prefeito de Oeiras.

Durante campanha, que se estenderá às escolas, também serão realizadas blitz e distribuição de folders informativos de prevenção e conscientização. 

O lançamento da campanha contou com representantes do Ministério Público, da presidente da OAB – Seccional Oeiras, das polícias Civil e Militar, Secretários Municipais, dos vereadores, além de uma performance teatral com o ator Josimar Alves.


Com informações Muraldavila

Bandidos arrombam loja e levam dinheiro, celulares, câmera digital e chips

A loja do Armazém Nordeste em Oeiras, localizada na avenida Transamazônica, foi arrombada neste fim de semana. Os bandidos conseguiram ter acesso as dependências internas do estabelecimento pelo teto, após abrirem um buraco no forro de PVC.

                           Fotos: Folhadeoreiras



De acordo com informações de funcionários da loja de eletrodomésticos e material de construção, os bandidos arrombaram uma gaveta e levaram cerca de R$ 90 e 15 aparelhos de telefone celular, 96 Chips e uma câmera digital que estavam expostos na loja.


A ação criminosa só foi percebida na manhã desta segunda-feira (10) por funcionários que chegavam ao trabalho. A polícia foi acionada para realização da perícia e investigação e faz diligências para capturar os acusados.


Com informações Folhadeoeiras

Posts anteriores