Cidadeverde.com

Estudante de 18 anos morre com suspeita de meningite

O estudante Wemerson Pereira Lopes, 18 anos, morreu na noite desta quarta-feira (16), com suspeita de meningite. O jovem, natural do município de Oeiras, estava internado há 11 dias no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP), em Teresina, com fortes dores de cabeça, na nuca, peito e inchaço no corpo.
 
                              Foto/ Reprodução Facebook

De acordo com familiares, o laudo cadavérico atestou que uma bactéria infectocontagiosa causou a morte do estudante. A cunhada do jovem, Irismar Borges, conta falta ainda o resultado de dois exames para comprovar a causa real do óbito.

"Ele estava internado desde o último dia 05 e não resistiu, vindo a falecer por volta das 21h30 de ontem. Estamos agora aguardando para saber o resultado dos dois últimos exames", conta Irismar Borges. 

Wemerson Pereira estudava no 2º ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada de Teresina. O corpo está sendo velado na residência de familiares, em Oeiras, e deverá ser sepultado por volta das 18h, no cemitério Recanto da Esperança. Através das redes sociais, pelo Facebook, vários amigos deixam mensagens de apoio a familiares do estudante. 



A Coordenação de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que o caso de meningite ainda não foi confirmado e que uma bactéria infectocontagiosa pode ocasionar outras doenças.

Sintomas

A meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. A doença pode ser causada por vários tipos de micróbios, entre eles o meningococo, principal agente durante as epidemias. Trata-se de uma doença grave, que envolve o sistema nervoso central e pode levar à morte. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, rigidez de nuca e, algumas vezes, manchas na pele (tipo picada de mosquito). Em crianças pequenas, há também o abaulamento de fontanela (moleira inchada). Apesar de grave, a meningite bacteriana tem cura, desde que diagnosticada rapidamente e tratada com antibiótico apropriado

Transmissão

O micróbio pode ser transmitido da garganta de uma pessoa a outra, através de gotículas da tosse, espirro e beijo. A meningite nem sempre é transmitida por indivíduos doentes. Algumas pessoas (geralmente adultas) que abrigam o meningococo na garganta podem retransmiti-lo, mesmo sem estarem doentes: são os chamados portadores sãos. A meningite atinge pessoas de todas as idades, sendo as crianças menores de cinco anos normalmente as mais afetadas.

Prevenção

Diversas medidas de controle são essenciais para prevenir epidemias de meningite. As principais são: o diagnóstico precoce com a internação de pacientes com sintomas da doença; a vacinação das pessoas em contato muito próximo com enfermos (especialmente dentro do mesmo domicílio); e a vacinação das pessoas com maior risco de adquirir a doença, como as submetidas à retirada cirúrgica do baço (esplenectomizados), as portadoras de disfunção do baço (asplenia funcional da anemia falciforme, da talassemia) ou aquelas com deficiências de imunoglobulinas e do complemento.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Quinze municípios do Piauí vão integrar Programa Cidades Digitais

Quinze cidades piauienses serão beneficiadas pelo programa cidades digitais, do Governo Federal. De acordo com o site do Ministério das Comunicações, os municípios de Canto do Buriti, Coronel José Dias, Curimatá, Joca Marques, Júlio Borges, Luís Correia, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Oeiras, Pedro II, Ribeira do Piauí, São João da Fronteira, Sebastião Barros, Socorro do Piauí e Várzea Branca irão contar com o investimento de R$ 201,7 milhões do programa.

A nova etapa dos Cidades Digitais inclui municípios com até 50 mil habitantes. Na seleção foi levada em consideração uma combinação de fatores como o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o pequeno índice de acesso à banda larga. O Programa que conecta cidades com rede de fibra óptica vai beneficiar mais 6,2 milhões de pessoas em todo o Brasil.

O Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo e a espaços de uso de internet.

O projeto inclui a instalação e manutenção de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. No caso de Luís Correia, a iniciativa vai fomentar o turismo que terá internet de qualidade.

A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras, contratadas por meio de pregão eletrônico, são responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da administração municipal.

O cronograma de implantação do programa nas cidades selecionadas deve ter início com a definição das empresas integradoras, previsto para janeiro de 2014. Essas empresas, depois de escolhidas, terão dois meses para visitar os municípios e apresentar o projeto executivo ao Ministério das Comunicações.  

Da Editoria de Cidades

Caravana Piauí da Gente marca lançamento do Festival de Cultura de Oeiras

Após oferecer prestações de serviços, arte e entretenimento à população do município de Oeiras, no último sábado (12), a Caravana Piauí da Gente encerrou suas atividades com o show de Vagner Ribeiro e Valor de PI, na Praça das Vitórias, Centro da cidade. Na ocasião, também aconteceu o lançamento do VIII Festival de Cultura de Oeiras, que acontecerá nos próximos dias 14, 15 e 16 de novembro.


Pelos serviços de expedição de carteira de trabalho e identidade, através do trabalho de técnicos da Secretaria de Segurança Pública e Sine-Piauí, mais de 40 pessoas solicitaram documentos no município. A iniciativa visa assegurar a cidadania da população.

Crianças e adolescentes soltaram a criatividade durante a Oficina de Pintura, que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação de Oeiras. Os participantes da atividade também realizaram uma intervenção artística no muro da Secretaria ressaltando a identidade cultural da região.

Para encerrar as atividades da Caravana foram exibidos vídeos e o show Vagner Ribeiro e Valor de Pi, na Praça das Vitórias. Na Ocasião, o prefeito Lucano Sá lançou o VII Festival de Cultura de Oeiras, que homenageia os 30 anos do Museu de Arte Sacra.

“É um imenso prazer festejar o aniversário do Piauí recebendo as atividades da Caravana Piauí da Gente no nosso município. E, também, lançar o nosso VIII Festival de Cultura, que fará o público viver e respirar os ares de cultura da cidade e da nossa gente”, ressalta o prefeito Lucano Sá.

O Festival, que terá presença de atrações de destaque nacional, como a cantora Ellen Oléria e o cantor Oswaldo Montenegro, também contará com a Praça do Livro, espaço inédito que visa fomentar a leitura, oferecendo programações com contação de história, oficinas e bate papo literário.

Neste domingo (13), a Caravana Piauí da Gente chega ao município de São Raimundo Nonato. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado para homenagear o mês do Piauí.

Reitoria da UFPI e Prefeitura de Oeiras discutem implantação de campus na cidade

Na última terça-feira (3), a Vice-Reitora, em exercício da Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Drª. Nadir Nogueira recebeu no Gabinete da Reitoria a visita do prefeito da cidade de Oeiras, Lukano Sá. O objetivo da visita foi discutir a questão do espaço físico do campus que será futuramente instalado na cidade.

       Fotos: Divulgação

A proposta da implantação do campus será apreciada pelo Conselho Universitário (CONSUN) no dia 29 de outubro, e contempla a implantação de 6 cursos na antiga capital piauiense: Arquitetura, Farmácia, Psicologia, Direito, Agronomia e Medicina Veterinária.

A Vice-Reitora, numa perspectiva de futuro e potencial da região, destacou a necessidade e importância de uma grande área física para a implantação do novo campus. "Está previsto no projeto de instalação do campus de Oeiras, discutido entre o Reitor e o prefeito, a doação de 12 hectares para o funcionamento dos seis novos cursos. Porém, em reunão com a Prefeitura Universitária (PREUNI), identificamos a necessidade de renegociarmos a ampliação da área doada, por conta dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, que exigem espaços para pastos, cultivo de plantas e para práticas de suinocultura, caprinocultura, piscicultura, dentre outras. Além disso, estamos requerendo espaço também para a instalação do Restaurante Universitário e uma Residência Universitária, que fazem parte da política de permanência do aluno na Universidade", disse.

O prefeito Lukano Sá se pronunciou sobre o que significa para Oeiras a implantação de uma campus da UFPI na cidade. "O município de Oeiras recebe a instalação do campus da UFPI em Oeiras com satisfação, pois a partir disso serão construídos novos horizontes, uma vez que vamos explorar a vocações da nossa terra e da nossa gente. Serão implantados cursos como Agronomia, Medicina Veterinária e Arquitetura, o que é bastante interessante porque a arquitetura de nossa cidade é muito rica", afirmou.

Da Editoria de Cidades

Polícia prende dupla acusada de caça de animais silvestres

A Polícia Militar de Oeiras, prendeu neste domingo dois homens acusados de caça ilegal de animais silvestres. Os dois foram levados para a delegacia de Polícia Civil onde foram autuados.

Com a dupla foram apreendidos nove aves já mortas, duas espingardas e vários apetrechos usados para a caça. Os animais eram da espécie Juriti e estava na comunidade de Graciosa em Oeiras.

"O pessoal do Ibama esteve aqui e foi aplicada uma multa de R$ 4500. Eles alegaram que estavam apenas caçando para comer", contou o delegado Genival Vilela, tirular da 10ª Delegacia Regional de Oeiras.

Apreensão de motos

Outro caso que chamou atenção da Polícia de Oeiras, foi a apreensão de quatro motos após denúncia anônima de que todas seriam roubadas.

As motos foram apreendidas no bairro Oeiras Nova. "Como não foram encontrados documentos no local, tivemos que apreender as motos. Os proprietários alegaram que foram compradas em leilão. Quase todos prestaram depoimento, mas um deles fugiu. Vamos ter que ouvi-lo depois", concluiu o delegado Genival.

Rayldo Pereira

Homem foge após ser algemado pela PM; mas se entrega 3 dias depois

O homem identificado como Edilson Sousa, acusado de agressão física contra a esposa, foi detido pela polícia militar de Colônia do Piauí, no povoado Oitis, município de Oeiras, e após travar luta corporal com um policial, fugiu, mesmo estando algemado.

Fotos: Fagner Carvalho

O fato aconteceu na última terça-feira (1), durante a entrega de uma intimação a outro homem também acusado de agressão. Os policiais contaram que quando chegaram ao povoado a esposa de Edilson se aproximou e denunciou as agressões que estava sofrendo. 

Segundo os policiais, durante a abordagem Edilson reagiu violentamente. Um dos PMs conseguiu dominá-lo e algemá-lo, mas ele fugiu mesmo assim e não foi mais recapturado.

Como não conseguiu se livrar das algemas, Edilson se apresentou ao Fórum de Oeiras na última sexta-feira (4), três dias depois do ocorrido. Lá, ele pagou fiança, assinou um termo se comprometendo a manter-se distante da esposa por no mínimo mil metros e foi liberado, sem as algemas.

Jordana Cury
Com informações do Mural da Vila

Caisan e Sasc realizam oficina de capacitação em Oerias

A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/PI), em parceria com a Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (Sasc), realizou na manhã desta quinta-feira (3), a oficina de capacitação de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutriconal (Sisan), no município de Oeiras.

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional tem como propósito a promoção do direito humano à alimentação adequada, portanto, a oficina visa capacitar os técnicos dos municípios para a implementação e intensificação da política de segurança alimentar em sua cidade. Os municípios que aderirem ao Sisan deverão elaborar, no prazo de um ano, a partir da data de assinatura do termo de adesão, um plano de Segurança Alimentar e Nutricional para o seu município.

O evento foi realizado no Centro Diocesando de Pastoral Frei Jordão e contou com a participação de representantes dos municípios de Tanque, Wall Ferraz, Colônia, São Francisco do Piauí, Santa Rosa, Santa Cruz e São José do Peixe.

Da Editoria de Cidades

V Parada da Diversidade será realizada em outubro

A V edição da parada da diversidade em Oeiras acontece no próximo dia 17. De acordo com Katia Tapety, organizadora do evento e atual líder LGBT de Oeiras e região, o evento trará algumas novidades.


“Artisticamente, contaremos trios elétricos, gogoboys e girls e muita gente bonita vinda de todas as partes do Piauí. A parada da diversidade visa combater o sentimento de vergonha sentido por muitos homossexuais, ou mesmo por grupos que afirmam que tal comportamento sexual é vergonhoso", disse Kátia Tapety, do grupo MOPAC LGBT – GGLOS LGBT.


Com informações Folhaoeiras.com

Professor transforma blog sobre história de Oeiras em livro

O professor de História Júnior Vianna tem orgulho de sua cidade, Oeiras, e não esconde isso de ninguém. Pesquisador do passado da primeira capital piauiense, há cinco anos ele publica textos no blog Mosaico da Vila, que acabou se transformando em livro e será lançado nesta sexta-feira (27). 

O docente conta que o livro é uma compilação de alguns dos textos e terá 108 páginas com ilustração do artista plástico, também oeirense, Evandro Veras. “Depois de cinco anos, reuni os escritos neste livro que tem 108 páginas. Preferi algo compacto para provocar a leitura, pois tem muita gente que não compraria um livro mais volumoso. A vantagem é que também fica um gosto de quero mais para uma próxima publicação”, relata Vianna. 


O professor explica que estão reunidas histórias sobre pessoas, além de poesia e retrato de costumes antigos da antiga Vila da Mocha. “Falo de pessoas, patrimônio e manifestações culturais, como o Burane, que era um artista plástico, a destruição dos casarões e festas religiosas como a Festa do  Divino”, pontua. 

Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com

Professor Júnior Vianna em frente à residência do escritor O. G. Rego

O lançamento do livro Mosaico da Vila está previsto para esta sexta-feira (27), às 20h30, no Espaço Cultural Café Oeiras. “Este é um livro pra todo mundo que gosta do Piauí e de Oeiras”, resume o autor. 

Carlos Lustosa Filho

Prefeito de Oeiras sofre acidente de carro em Regeneração

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, sofreu um acidente na noite desta quinta-feira (26), próximo à cidade de Regeneração (147 km de Teresina).

Foto: Mural da Vila

Segundo informações, o prefeito retornava da capital para Oeiras, em um automóvel conduzido por Juraci Macêdo. O motorista teria tentado desviar de uma árvore caída na pista, quando perdeu o controle do veículo.

O carro chegou a caportar, mas os dois ocupantes do carro não sofreram ferimentos graves. Lukano e Juraci foram atendidos pelo hospital da cidade de Regeneração e liberados. 

Jordana Cury
Com informações do Mural da Vila.

Posts anteriores