Cidadeverde.com

Agespisa renova concessão com Prefeitura

O presidente da Agespisa, Antonio Filho, cumpre agenda na Prefeitura Municipal de Oeiras, distante 271 km de Teresina, onde renovará contrato de concessão de abastecimento de água na cidade. Filho fará também visita ao escritório da superintendência regional sul.

Presidente da Agespisa, Antônio Filho

O prefeito Lukano Sá discutirá com o presidente assuntos relacionados à empresa, responsável pela  administração do tratamento e abastecimento de água na cidade.

Após reunião, Antônio Filho visitará o sistema de água implantado implantando no município e discutirá com servidores possíveis reivindicações. Após assumir o comando da Agespisa, Antonio Filho criou um cronograma de viagens para as cidades do interior visando conhecer a realidade dos escritórios localizados nas principais cidades do Piauí.

Da Editoria de Cidades

Idoso é atropelado e morre na entrada do povoado Salinas

O idoso Galdino da Costa Oliveira, 65 anos, foi atropelado por um caminhão na noite de ontem (8), na BR-230, zona rural do município de Oeiras. A vítima estava tentando entrar no povoado Salinas quando foi colido pelo veículo.

A vítima morreu no local e o motorista fugiu. Este foi o segundo acidente na BR-230, no perímetro de Oeiras com vítima fatal, em menos de 24h. O outro acidente aconteceu horas depois, no sentido Oeiras-Picos e vitimou a professora Edna Guedes.

Jordana Cury
*Com informações do Mural da Vila

Advogada Leidiane Ferraz assume presidência da OAB em Oeiras

A primeira capital do Estado recebeu a diretoria da seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil, nessa quinta-feira (7), para solenidade de posse dos novos dirigentes da Subseção de Oeiras. A advogada Leidiane Mara da Silva Ferraz assume a presidência e promete trabalhar pela construção da sede.

 
“A aquisição do prédio próprio facilitará o desenvolvimento de ações e a disponibilização de serviços voltados para os advogados da região, dando-lhes mais comodidade para bem executar ações em favor da sociedade local”, ressalta a presidente.
 
Leidiane Ferraz foi delegada da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) no Município durante o triênio 2010-2012. Agora, a presidente da OAB-PI pretende  priorizar, em sua gestão, a interiorização e expansão dos serviços da CAAPI.

 
Para o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí, Manoel Carvalho, a parceria com a dirigente da Subseção será decisiva para a realização de um bom trabalho. “Ainda este ano, vamos montar um espaço próprio da CAAPI no Município com uma sala de inclusão digital equipada com computadores e equipamentos que auxiliem os advogados no desenvolvimento do ofício”, anuncia.
 
Durante o ato solene, o diretor administrativo da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESAPI), Welder Melo, anunciou a abertura de cinco cursos telepresenciais por mês aos advogados de Oeiras e, ainda, a disponibilização do Curso de Iniciação à Advocacia. “Os cursos telepresenciais serão ofertados em parceria com a Associação de Advogados de São Paulo (AASP) e facilitará a capacitação dos profissionais da região, sem que para isso eles tenham que se deslocar para a capital", explica.
 
Ao final do evento, o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, firmou compromisso com a representante local de construir a sede própria. “A Subseção já tem um terreno, que foi doado, e já está com a planta pronta”, destaca Guimarães. Ele ressalta ainda que outra ação conjunta será a luta pela instalação da 2ª Vara da Justiça Comum do Município e de uma Vara da Justiça Federal.

 
A Subseção oeirense é dirigida por mulheres, na sua maioria. Além de Leidiane, a vice-presidente Sânia Mary Mendes Mesquita de Sousa Santo trabalhará ao lado da secretária geral Rosa Maria Barbosa de Meneses e da secretária geral adjunta Fabiana Mendes de Carvalho Barbosa da Cruz. O tesoureiro Antônio Florêncio Leal completa a equipe.
 
Acompanharam a solenidade, em Oeiras, o representante da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Francisco Guedes; o conselheiro federal Sigifroi Moreno Filho; conselheiros seccionais; e advogados representantes das Comissões de Direito Eleitoral, Direitos Humanos, Defesa e Valorização do Concurso Público, OAB  na Universidade, Jovem Advogado e Estágio e Exame de Ordem.

Da Editoria de Cidades

Corpo de professora é encontrado na saída do município

O corpo da professora identificada como Edna Guedes, 30 anos, foi encontrado por um motorista de ônibus na madrugada desta sexta-feira (08), nas proximidades do conjunto Parque Leste,  saída do município de Oeiras. 

                           Foto: Muraldavila

A polícia ainda investiga as causas da morte, mas informações preliminares indicam que Edna Gomes possa ter sido vítima de acidente envolvendo a motocicleta que pilotava.

"No local foram encontrados a motocicleta e a vítima que não havia marcas do possível acidente. Acreditamos que ela tenha se desequilibrado, vindo a cair e bater a cabeça", explica o escrivão Fábio Carvalho.

A professora, formada em Letras pela Universidade Estadual do Piauí – Uesp era, atualmente, assistente pedagógica do Projovem Urbano em Oeiras, e participou na noite desta quinta-feira de uma festa de carnaval com os alunos do projeto.

8ª  GRE emite nota de pesar 

A 8ª Gerência Regional de Educação (GRE), consternada, lamenta profundamente o falecimento da companheira Edna Guedes, ocorrido na madrugada desta sexta-feira (08), em Oeiras.

"Em nome de todos profissionais de Educação, manifestamos o mais profundo sentimento de pesar, ao tempo em que prestamos as condolências e votos de solidariedade aos familiares e amigos enlutados", diz a nota. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Muraldavila

Projeto "Fique sabendo" realiza mais de 200 testes de DST's

A Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Saúde do Piauí, realiza mais uma etapa do Projeto Fique Sabendo, voltada para a realização de testes de aids, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. Em Oeiras, mais de 200 testes já foram realizados e a equipe ficará no município até esta sexta-feira (08). 


“Estamos com cinco técnicos da Sesapi, além dos profissionais da própria cidade. A adesão da população está muito grande. Criaram até o bloco da prevenção para este carnaval”, afirma Karina Amorim.

No estado do Piauí, de 1986 até 2011 foram notificados 4.782 casos na população em geral. Destes, 3.201 (66,9%) são residentes no Piauí, os demais casos - 1.581 (33,1%) são provenientes de outros estados, tais como: Maranhão, Pará, Tocantins, dentre outros. A incidência de Aids no Piauí em 2011 foi de 8,5 casos por 100.000 habitantes. No total foram 266 notificações.

Ao longo do tempo a Aids vem predominando na população masculina. Foram 2.258 casos (70,5%). Já na feminina esse número é de 943 (29,5%). No ano de 2011 foram 190 casos de Aids em homens e 76 em mulheres.


Da Editoria de Cidades

8ª GRE realiza formação do Sistema de Gestão em Oeiras

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura, através da 8ª Gerência Regional de Educação, iniciou nesta segunda (04) a formação do Sistema de Gestão Educacional do Piauí (SISGEPI), com secretários e técnicos das escolas estaduais. O curso acontece no laboratório de informática da Unidade Escolar Nogueira Tapety, em Oeiras.


O encontro teve como objetivo orientar e informar sobre os trabalhos a serem realizados no novo Banco de Dados do Estado do Piauí, alimentado através do SISGEPI.

Além dos técnicos e secretários escolares, também participaram técnicos da 8ª GRE e a gerente regional, Marineide Soares, que ressaltou sobre a importância dos trabalhos que os secretários realizam nas escolas.

"Um trabalho organizado a partir de um banco de dados rico é essencial para o apoio a uma educação de qualidade", ressalta a gerente.

Da Editoria de Cidades

Nova diretoria da Subseção de Oeiras toma posse nesta quinta-feira

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, realiza a última solenidade de posse das novas diretorias das Subseções da instituição, eleitas no último novembro. Os dirigentes da OAB-PI, Subseção de Oeiras, serão empossados nesta quinta-feira (7), às 19 horas, no Cine Teatro do Município.
 
Em Oeiras, assume a presidência a advogada Leidiane Mara da Silva Ferraz em conjunto com a vice-presidente Sânia Mary Mendes Mesquita de Sousa Santos. A secretária geral Rosa Maria Barbosa de Meneses e a secretária geral adjunta Fabiana Mendes de Carvalho Barbosa da Cruz também integram a equipe ao lado do tesoureiro Antônio Florêncio Leal.
 
A nova diretoria tem como metas principais a construção da sede da Subseção e a luta pela instalação da 2ª Vara da Justiça Comum do Município. De acordo com a presidente Leidiane Ferraz, a equipe priorizará, ainda, projetos voltados para os advogados em início de carreira, a exemplo da oferta de cursos de aperfeiçoamento na Subseção.
 
Durante o mês de janeiro outras nove diretorias assumiram as entidades representativas da OAB-PI no interior do Estado. Os advogados de Valença, Picos, Água Branca, Floriano, Piripiri e Parnaíba, além de Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Corrente, contam agora com novos dirigentes. 

Da Editoria de Cidades

Produtores do Futuro dá os primeiros frutos em Oeiras

O Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês), ação internacional de apoio à gestão sustentável de florestas, está investindo US$ 32 milhões em financiamento para o Programa de Redução do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado Brasileiro, uma iniciativa de cooperação internacional entre os governos brasileiro e britânico, para apoiar a implementação de projetos de regularização ambiental nos estados onde ocorre Bioma Cerrado.


O objetivo do Governo Federal é justamente, fortalecer a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que incentiva e fomenta o cumprimento da legislação florestal e ambiental, principalmente, no que se refere à manutenção das áreas de preservação permanente e de reservas legais.

O Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), já está concluindo as etapas que darão início ao cadastramento, dentre elas, o desenvolvimento do sistema eletrônico do CAR e as campanhas de mobilização junto aos municípios alvos.

O CAR nos estados e municípios do Cerrado dá escala às ações que reduzem o desmatamento, a degradação florestal e, por consequência, as emissões de gases de efeito estufa. “A meta geral do programa é cadastrar pelo menos 80% das propriedades rurais do Estado, sendo que para os próximos 4 anos estabeleceu algumas metas, dentre elas a realização do cadastro em propriedades com área de até 100 ha nos 6 municípios da lista do PPCerrados (Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado) e nos 16 municípios das antigas fazendas estaduais”, informa o superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé.

O superintendente explica, ainda, que o CAR é um instrumento para ser aplicado em todos os Estados, ou seja, atender a cada um dos municípios. Porém, o Projeto de Redução do Desmatamento e das Queimadas que será financiado com parte dos recursos doados pelo Governo do Reino Unido ao Fundo Fiduciário de Mitigação das Mudanças Climáticas no Cerrado Brasileiro, irá atender seis municípios no Piauí. Através deste projeto, o Estado receberá de doação o equivalente a US$ 4,4 milhões do Fundo Fiduciário. “A execução das ações ficarão a cargo de uma organização não-governamental sem fins lucrativo, sob a coordenação da Semar”, ressalta Moura Fé.

Os seis municípios piauienses fazem parte da lista estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente de um total 52 municípios prioritários para o monitoramento e controle do desmatamento ilegal, ordenamento territorial e incentivo às atividades econômicas ambientalmente sustentáveis, bem como manutenção de áreas nativas e recuperação de áreas degradadas no Cerrado. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, um município para ser considerado prioritário deve ter atingido um desmatamento acima de 25 km², entre os anos de 2009 e 2010. E possuir área de remanescente de vegetação natural superior a 20% de seu território.

Todos os municípios piauienses estão localizados na região Sul: Baixa Grande do Ribeiro, Currais, Palmeira do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomenta e Uruçuí. A área total dos seis municípios equivale a 30.664 km², sendo 23.217 km² (75%) correspondentes a remanescentes de vegetação nativa de Cerrado. Segundo o Censo Demográfico de 2010, os seis municípios possuem 52.673 habitantes. De um lado, a região concentra índices elevados de extrema pobreza rural, isto é, uma média de 36% da população residente na zona rural sobrevive com até 1/8 do salário mínimo.

De acordo com o secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, é importante enfatizar que a região Sul do Estado do Piauí tem se destacado como uma grande fronteira agrícola do País, atraindo imigrantes de estados como Rio Grande do Sul e Paraná devido aos preços atrativos e qualidades das terras piauienses para o cultivo de grãos, a exemplo da soja e do milho.

Em 2011, a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí publicou um Boletim Analítico Anual destacando o crescimento da agricultura no Estado, aumento de 55,71% em relação ao ano anterior (2010), atingindo 2.151.163 toneladas. Entre os principais cultivos da região, destacam-se a soja e o milho com áreas plantadas de 383.618 ha e 349.584 ha, respectivamente.

“A maioria dos municípios prioritários para o combate ao desmatamento no Sul piauiense ainda possui grande parte do seu território com remanescentes de vegetação nativa. No entanto, a conversão dessas áreas em monoculturas de grãos e oleaginosas com alto valor econômico para as exportações brasileiras representa uma forte ameaça à conservação do Cerrado, dos serviços ambientais a ele relacionados e da qualidade de vida da população humana que nele habita”, destaca o secretário Dalton Macambira.

Da Editoria de Cidades

Prefeitura de Oeiras lança programação do "Carnaval de Verdade"; confira

A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria de Cultura, divulgou nesta quarta-feira, 30, a programação oficial do Carnaval 2013 em Oeiras.


O carnaval de Oeiras 2013 acontecerá no Circuito Centro Histórico intitulado de “Carnaval de Verdade”, dando destaque para as marchinhas carnavalescas, blocos de rua com foliões fantasiados, carnaval para crianças e carnaval da terceira idade. 

Previsto para ter início às 17h com animação dos músicos da Terra, chegada do bloco tradicional Joga o Barro na Parede e participação dos blocos alternativos que arrastarão seus foliões até a Praça de Eventos a partir das 22h, onde farão a festa no decorrer da noite. 

Dentro do evento acontecerá uma campanha educativa para conscientizar crianças, adolescentes, jovens e toda população sobre os perigos das drogas, do alcoolismo, doenças sexualmente transmissíveis e prostituição infanto-juvenil. Uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal da Juventude, Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar. 

Venha brincar conosco o ‘Carnaval de Verdade’ na Primeira Capital do Piauí!

Confira a programação:

09 de fevereiro 
5h – Alvorada do bloco Joga o Barro na Parede e arrastão pelo Centro Histórico – Saída: Rua das Portas Verdes
18h – Carnaval de Verdade no Café Oeiras – Banda com músicos da Terra
*Carnaval para crianças e Terceira idade
22h – Chegada dos Blocos Alternativos
Bloco Boka Loka
Bloco Me Leva
Bloco I Tome Gela

10 de fevereiro
17h – Desfile do Bloco Joga o Barro na Parede e Foliões do Samba – Circuito Centro Histórico
18h – Carnaval de Verdade no Café Oeiras – Banda com músicos da Terra
22h – Chegada dos Blocos Alternativos
Bloco Boka Loka
Bloco Me Leva
Bloco I Tome Gela

11 de fevereiro
18h – Carnaval de Verdade no Café Oeiras – Banda com músicos da Terra
22h – Chegada dos Blocos Alternativos
Bloco Boka Loka
Bloco Me Leva
Bloco I Tome Gela

12 de fevereiro
18h – Carnaval de Verdade no Café Oeiras – Banda com músicos da Terra
*Carnaval para crianças e Terceira Idade
22h – Chegada dos Blocos Alternativos
Bloco Boka Loka
Bloco Me Leva
Bloco I Tome Gela 

Fonte: Mural da Vila

Oeiras terá 100% do esgotamento sanitário concluído em 2014

A cidade de Oeiras, no Semiárido piauiense, será uma das primeiras do interior do Piauí a atender 100% de sua população com esgotamento sanitário. As ordens de serviço para ampliação do sistema já foram assinadas e as obras deverão ser concluídas até o início de 2014, num investimento de R$ 13,229 milhões.


Ainda em Oeiras, o Governo está investindo cerca de R$ 28 milhões na construção de uma galeria de águas pluviais, com 5 quilômetros de extensão, que deverá ficar concluída dentro de dois anos.

A ampliação da rede de esgotamento sanitário de Oeiras vai atender 2,8 mil famílias. Serão 38.335 metros de redes coletoras e emissários, 1.620 ligações domiciliares e três estações elevatórias. A estação de tratamento de esgoto existente será ampliada.

Os novos investimentos vão promover um aumento da movimentação financeira anual do município em torno de R$ 3 milhões e vão reduzir as doenças de veiculação hídrica, revitalizando e preservando os rios Itaim e Canindé, e revitalizando a área urbana da cidade.

Ao visitar, na semana passada, as obras de construção da galeria, o governador Wilson Martins garantiu, também, que o Governo vai concluir o mais rápido possível o novo mercado público da cidade. “Será um dos maiores e melhores mercados públicos do Piauí”, assegurou.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores