Cidadeverde.com

Justiça eleitoral convoca eleitores de Oeiras para fazer recadastramento biométrico

Os eleitores de Oeiras, devem comparecer ao Cartório Eleitoral da 5ª Zona para fazer o recadastramento biométrico. O recadastramento, que acontece desde o dia 03/03/13 segue até o dia 08/03/2014.

Para fazer o recadastramento o eleitor deve comparecer no mês de seu aniversário, no Cartório situado na Avenida Antônio de Alencar Freitas, nº 856, bairro Oeiras Nova, com o documento original e cópia do título de eleitor, comprovante de endereço e documento de identidade com foto. O atendimento acontece de 08h às 18h em dias úteis e de 08h às 12h, aos sábados.

O recadastramento Biométrico é um processo que procura cadastrar todos os eleitores brasileiros fazendo uso das suas impressões digitais, a fim de conferir mais segurança aos pleitos eleitorais, impedindo que uma pessoa tente se passar por outra no momento da votação, além de reduzir consideravelmente o tempo da votação.

Quem não comparecer ao cartório para fazer o recadastramento terá o Título Eleitoral cancelado. Este ano, 21.899 eleitores piauienses tiveram seus títulos cancelados.


Fonte: Folha de Oeiras

Ministério Público realiza reunião para discutir organização do trânsito em Oeiras

As Promotorias de Justiça de Oeiras realizaram na manhã de hoje (13) de maio, reunião para discutir a organização do trânsito na cidade. 


Estiveram presentes os Promotores de Justiça Flávia Gomes Cordeiro de Castro, João Batista de Castro Filho e Carlos Rubem Campos Reis, além do Prefeito Municipal, o Presidente da Câmara Municipal, o Comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, o Delegado da Polícia Civil, a Presidente e a Vice Presidente da OAB/Oeiras e o Procurador Geral do Município de Oeiras.

O prefeito Lukano Sá se comprometeu a melhorar a sinalização da cidade, tanto no sentido horizontal como vertical, e também a enviar projeto à Câmara de Vereadores solicitando a celebração de um convênio com a Polícia Militar a fim de se formar um batalhão de trânsito.
 
Uma nova reunião será realizada no dia 11 de junho de 2013, quando a prefeitura apresentará um projeto de educação para o trânsito. Para tanto, contará com a parceria do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia civil, OAB que ajudarão a construir o cronograma de execução. "Todos os parceiros se comprometeram a trabalhar e a contribuir para a campanha de trânsito a ser desenvolvida na cidade", ressaltou a promotora Flávia Castro.

Da Redação

Bandidos arrombam agência dos Correios

Bandidos arrombaram a agência dos Correios no município de Oeiras, a 313 km de Teresina, durante este fim de semana. 


A ação criminosa só foi percebida na manhã desta segunda-feira (13) por funcionários da agência e ainda não há informações quando, exatamente, o arrombamento aconteceu e o que foi levado. 

"A agência ainda não foi liberada ao público hoje e informações preliminares apontam que os bandidos arrebentaram as portas do fundo dos Correios", explica o cabo Maciel, da Força Tática de Oeiras. 

A agência dos Correios fica localizada no centro do município, ao lado da sede da Prefeitura Municipal de Oeiras.

Aguarde mais informações

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

UTI de Oeiras ganhará mais três leitos e deve funcionar em 3 meses

Em visita a cidade de Oeiras, o secretário de saúde do Piauí, Ernani Maia, afirmou que o governador Wilson Martins (PSB) autorizou a implantação de mais três leitos na UTI do Hospital Regional Deolindo Couto. A unidade, que já está concluída e tem previsão para funcionamento em três meses, aguarda apenas o início das obras da central de gases.


“Como ainda temos área para ampliar, vamos construir logo mais três leitos, já que o Ministério da Saúde só habilita a partir de dez”, disse o secretário, que foi recebido no município pelo prefeito Lukano Sá. A UTI de Oeiras foi construída para 7 leitos.

Com a habilitação dos dez leitos, haverá incremento de recursos para custeio por parte do Ministério da Saúde quando a UTI entrar em funcionamento. No interior do Piauí, possuem UTIs as cidades de Piripiri (7 leitos), Floriano (10 leitos), Picos (7 leitos) e Parnaíba (10 leitos).

UPA de OEIRAS

Ernani Maia também visitou a Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras (UPA). A obra, que pertence ao Governo do Estado, está em fase final de construção. “Queremos colocar a UPA em funcionamento junto com a UTI do hospital. Será um avanço substancial na saúde desta região”, afirmou o secretário.

O principal objetivo da UPA é prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, definindo, em todos os casos, a necessidade ou não, de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.

Da Editoria de Cidades

Homem morre após ser atropelado na PI 143, em Oeiras

Um atropelamento ocorrido na noite desta sexta-feira (03), na PI 143, que liga Oeiras a Colônia do Piauí, na entrada do bairro Rosário, deixou uma vítima fatal em Oeiras.

O homem identificado por João Mendes de Sousa, mais conhecido por “João de Pedrina”, foi violentamente colhido por um veículo que seguia sentido Colônia do Piauí – Oeiras. Os ocupantes do veículo seguiam para Fortaleza.

João de Pedrina sofria de problemas mentais, tomava remédio controlado, e quando estava em crise saia perambulando pelas ruas da cidade, em algumas situações tornava-se agressivo.

Com o choque, a vítima sofreu traumatismo craniano, escoriações generalizadas de face e tórax e fraturas nos membros inferiores, tendo morte imediata. Após o atropelamento, os ocupantes do veículo acionaram o SAMU, para depois se apresentarem à polícia.

Após exame cadavérico o corpo foi liberado para a família. O velório acontece na Rua do Cruzeiro, próximo à Casa da Pólvora, no bairro Rosário.

Fonte: Mural da Vila

Policia Civil adere ao movimento "Polícia Legal"

Em reunião, policias civis de Oeiras decidiram pela adesão ao “Movimento Polícia Legal”, nesta quarta-feira (01). Segundo o presidente dos policias civis do Piauí, Cristiano Ribeiro, a classe está unida a fim de legalizar tarefas, para que cada funcionário assuma apenas a função específica a seu cargo. 

"O movimento visa legalizar as funções dos policias civis deixando de lado a tomada de funções que não condizem com seus cargos, como é o caso do escrivão que em muitos casos são obrigados a saírem em diligência e efetuar até mesmo prisões", destaca Ribeiro. 

Entre outras reivindicações do movimento estão também a melhoria das condições de trabalho dos profissionais e a transferência de presos de delegacia civil para penitenciárias. De acordo com o presidente da Associação dos Policiais Civis do Piauí, Inácio Lira, as delegacias civis não são habilitadas para abrigar presos. 

“Estamos viajando por todo o estado do Piauí e podemos observar que as delegacias estão lotadas. Em muitos casos, os presos estão em situação desumana. Isso tem que mudar e é para isso que estamos lutando",  disse o presidente da Associação.

Com informações Muraldavila

Instituto Federal do Piauí será inaugurado nesta quinta-feira

A região sul do Estado contará com mais uma unidade do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Na quinta-feira, 25, a partir das 15h, será realizada a inauguração oficial do campus no município de Oeiras. A obra, orçada em aproximadamente R$ 6 milhões, faz parte do processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Segundo o reitor, Francisco das Chagas Santana, a abertura de mais este campus representa a interiorização da oferta de educação profissional pública e de qualidade. Para o ano de 2013, serão ofertados os cursos técnicos de Administração e Edificações na modalidade concomitante/subseqüente. Para 2014 serão oferecidos os mesmos cursos na modalidade técnico-integrado.

Com 4.500 m² de área construída, o campus tem prédios com salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, refeitório e consultórios médico, odontológico e psicológico, além de ginásio poliesportivo com vestiário.

No mês passado, parte da estrutura foi danificada após um vendaval e as instalações tiveram que ser reformadas antes mesmo da inauguração. 

Matérias relacionadas


Com informações Muraldavila

Monte Parnaso: Polícia cumpre penúltimo mandado de prisão em Alagoas

A Polícia Civil deu cumprimento ao penúltimo dos 29 mandados de prisão expedidos pela operação Monte Parnaso. A operação visa coibir o tráfico de drogas em Oeiras e região. O acusado, identificado como José Cícero da Silva, foi preso na cidade de Murici, em Alagoas.


Conhecido como "baixinho alagoano", o acusado foi preso na última sexta-feira por receptação de veículo. José circulava pela cidade com um celta na cor prata NMA 6810, roubado no mês de outubro, em Maceió.

De acordo com a Polícia o acusado estava sendo investigado há algum tempo. A delegacia regional de Oeiras, já encaminhou o mandado de prisão e tudo indica que ele não deve ser transferido.

Rayldo Pereira
Com informações de Mural da Vila

Homens atiram em empresário e sofrem acidente durante fuga

Dois homens acusados de atirar contra um empresário na cidade de Nazaré do Piauí foram presos pela polícia de Oeiras na noite deste domingo, 07, após sofrerem um acidente durante a fuga. Um terceiro acusado, mesmo ferido, conseguiu fugir e a polícia realiza diligências na região. 

                     Fotos: Muraldavila

Após efetuarem os disparos, os acusados fugiram pela BR-230 e foram presos após colidir com animais na pista. "Já havia uma barreira no KM 230, na altura do assentamento Marambaia, mas como eles colidiram com vacas na pista a polícia conseguiu capturá-los antes", conta a polícia.


De acordo com informações da PM, o empresário Demerval Reis foi atingido com dois tiros de arma de fogo, por uma suposta dívida, e levado ao Hospital Tibério Nunes em Floriano em estado grave.


Os acusados, identificados como Diocin Ferreira dos Santos, 32 anos, e Diego dos Santos, 25 anos, sofreram várias escoriações e foram encaminhados ao Hospital Deolindo Couto, e depois conduzidos a delegacia de Oeiras. 


Com informações Muraldavila

Cojuv inicia 5ª edição da Caravana da Juventude Quilombola em Oeiras

A V Caravana da Juventude Quilombola chegou à primeira capital do Piauí e iniciou as suas atividades na noite desta sexta-feira (5), no Cine Teatro Oeiras. O evento é organizado pela Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) em parceria com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Sasc) e o grupo Coisa de Nêgo.


Durante a abertura, o coordenador da juventude Plínio Dumont falou da importância da Caravana para a valorização dos jovens e seu respectivo desenvolvimento e destacou o compromisso do Governo do Estado do Piauí em firmar politicas públicas voltadas para a juventude, através dos projetos da Cojuv em parceria com os municípios. “Hoje me sinto gratificado em poder contar com grandes parceiros para poder realizar estes eventos”, pontuou.

Dumont acrescentou que a quarta edição da Caravana vem trazendo novidades para os jovens de Oeiras. “Foi feito um termo para a entrega dos equipamentos de percussão para o município. Os jovens terão a oportunidade de aprender a tocar esse instrumento e depois repassar esses conhecimentos para outras pessoas que quiserem aprender”, afirma.


O coordenador afirmou ainda aos jovens da cidade que no dia 18 de maio será realizada a Batalha do Mocha, que será uma oportunidade de valorizar o seguimento hip hop, no município. O evento contará com uma estrutura muito boa e os jovens que participarem das batalhas de hip hop, estarão concorrendo a premiação no valor de R$ 2.000 mil.

O representante do grupo Coisa de Nêgo, Gilvano Quadros agradeceu à Cojuv por abraçar o projeto da Caravana da Juventude Quilombola que, segundo ele, é tão diversificado e contribui para a integração dos jovens afrodescendentes. “Aproveito para informar que todos que participarem dos três dias do evento irão sair maravilhados e terão a oportunidade de participar de atividades tão ricas e trabalhadas na valorização do povo negro”, afirma.


A abertura finalizou com apresentações culturais regionais do município de Oeiras, seguido apresentação do grupo Coisa de Nêgo. Os participantes receberam ainda um material informativo sobre a Caravana da Juventude Quilombola que traz os resultados das edições realizadas nos municípios de Santa Cruz do Piauí, Isaías Coelho, Esperantina e Valença.

Também participaram da cerimônia representantes do poder público municipal da cidade de Oeiras e regiões vizinhas dentre eles, o secretário de cultura de Oeiras, Stefano Ferreira; o secretário de juventude de Oeiras, Nestor Júnior; o secretário de juventude da cidade de São João da Varjota, Nonato Barbosa; o prefeito de Cajazeiras, Ademar da Silva Carmo Neto; a representante da comunidade quilombola Canadá, Maria Dalva; dentre assessores e representantes da sociedade civil.

O acesso às atividades da Caravana é gratuito. O principal objetivo é resgatar a cultura negra e valorizá-la, através das oficinas de estética negra, vestuário, serigrafia, dança afro, percussão e palestras educativas. O evento se encerra no domingo (7), na escola municipal Juarez Tapety, com apresentações culturais e entrega dos certificados de qualificação das oficinas. 

Posts anteriores