Cidadeverde.com

Comerciantes do mercado público começam a ser transferidos

Os comerciantes do mercado publico de Oeiras, situado à praça Coronel Orlando Carvalho, começaram a ser retirados nesta quarta-feira (05).

A desocupação do local atende a uma ordem judicial emitida através de uma ação do Ministério Público juntamente com o Juiz federal da 7ª Vara, Rafael leite Paulo.

Os comerciantes estão sendo transferidos para o Mercadinho, localizado atrás do açougue municipal. 

Após a desocupação, o Mercado Público passará por uma ampla reforma através do Programa  Monumenta, que tem por objetivo restaurar monumentos das cidades históricas brasileiras.

Matérias relacionadas


Com informações Muraldavila

Jovem cochila no volante e morre após cair em ribanceira no Ceará

Natural de Oeiras, o motorista  Anísio Rodrigues, 21 anos, morreu neste fim de semana, após perder o controle do veículo e cair em uma ribanceira no município de cidade de Tauá, no estado do Ceará.


Segundo informações preliminares, o condutor possivelmente teria cochilado e  foi arremessado para fora do caminhão, onde caiu e bateu a cabeça em uma pedra. O passageiro do  veículo  não sofreu ferimentos graves.

O corpo da vítima chegou ao município de Oeiras ainda neste domingo (02) para ser velado e sepultado. 

Com informações Muraldavila

Oeirense morre vítima da onda de violência em São Paulo

O oeirense Edmilson Damasceno de Sousa, 22 anos, está entre as vítimas da onda de violência que assola a região metropolitana de São Paulo. O piauiense foi alvejado com um tiro enquanto estava em uma padaria. De acordo com informações de populares, os bandidos teriam confundido o jovem com um policial. 


Edmilson Damasceno, cuja família mora no Povoado Gonçalves, após concluir o curso técnico na Escola Agrícola em Teresina, partiu para São Paulo em busca de emprego. Ele estava com viagem programada para o próximo dia 20 de dezembro à Oeiras, para comemorar as festas de fim de ano com a  família.

O corpo do jovem  foi trazido para ser velado e enterrado em sua terra natal, onde familiares e amigos manifestaram muita tristeza.


Com informações Muraldavila

Monte Parnaso: Mais dois presos recebem habeas corpus

O Tribunal de Justiça do Piauí concedeu mais dois habeas corpus a presos sob acusação de tráfico de drogas, pela operação Monte Parnaso, deflagrada pela Polícia Civil de Oeiras.

Foram beneficiados Erivaldo Carvalho da Silva e Welson César Bezerra Isidório. Anteriormente, o TJ já havia concedido o mesmo benefício a Paulo Vinicius Filgueira de Araújo Carmo e Deusicleny Wesley Vieira de Sousa.

A operação Monte Parnaso aconteceu no dia 13 de novembro, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e busca e apreensão nas cidades de Picos, Oeiras, Floriano e Teresina. A operação foi coordenada pela Delegacia Regional de Oeiras e Núcleo de Inteligência, sendo resultado de nove meses de investigação. O objetivo da operação era desarticular organização criminosa cuja prática precípua é o de tráfico de drogas. 


Com informações Muraldavila

Penitenciária Regional de Oeiras recebe ações de humanização

A Secretaria Estadual de Justiça executou mais uma vez com êxito os projetos Resgatando a Cidadania e Ação em Cidadania no sistema prisional piauiense. Desta vez, a unidade prisional contemplada foi a Penitenciária Regional de Oeiras.

Fotos: Ascom / Sejus

Para a realização dos projetos na Penitenciária Regional de Oeiras, a Sejus contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras, a Coordenadoria do CRAS, CAPS, Programa Saúde da Família, Programa Bolsa Família, Secretaria Estadual de Segurança e Instituto Nacional de Previdência Social (INSS).

Ao todo, foram realizados 80 atendimentos entre imunizações contra Febre Amarela, Difteria, Tétano e Hepatite B, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, emissão de RG, orientação acerca dos benefícios da Bolsa Família, Seguridade Social, Auxilio Reclusão, registro fotográfico, distribuição de kits para a higiene bucal (escova e creme dental), distribuição de preservativos e atendimento social e psicológico. Além dos internos foram contemplados também com os projetos agentes penitenciários e demais servidores da Penitenciária Regional de Oeiras.


Os Projetos Resgatando a Cidadania e Ação em Cidadania existem desde 2011. O Ação em Cidadania realizou 1.440 atendimentos em todas as unidades penais da capital e interior e o Resgatando a Cidadania atendeu 410 detentos em quatro etapas nos presídios de Teresina.

Este ano, o Ação em Cidadania e Resgatando a Cidadania já atendeu as Penitenciárias de Bom Jesus, Picos, Esperantina, Parnaíba e Floriano.

Da Editoria de Cidades

Oeiras receberá verbas para melhorias em campo de pouso

A cidade de Oeiras está entre as quatro cidades do estado do Piauí contemplados na segunda fase do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), destinado ao melhoramento e expansão de aeroportos e aeródromos de interesse estadual ou regional.

Os investimentos do Profaa visam reforçar a segurança e o conforto dos usuários da aviação regional, através de convênios para investimentos em construção, reforma e adequação de aeródromos e aeroportos de interesse regional e estadual.


                     Foto: Folhadeoeiras

"Nossa prioridade são os aeroportos de Piripiri, Oeiras, Bom Jesus, Paulistana e Corrente. Esse é um setor importante. Entregamos no mês passado, com investimento do Tesouro Nacional, o aeroporto de Floriano, com ótima pista e balizamento noturno", comentou Wilson Martins.

Atualmente o aeródromo de Oeiras, campo de pouso, está em funcionamento, porém, precisa se adequar para pouso mais seguros das aeronaves. A pista do pequeno aeroporto está sem nenhuma sinalização e o asfalto está desgastado.

Segundo o secretário de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt, a demanda da aviação civil no Brasil continua em crescimento, o que justifica a continuidade do Profaa. "Recurso há, precisamos de bons projetos para que possamos atuar rapidamente", ressaltou.

O investimento nos aeródromos é feito por meio de convênio específico celebrado entre a Secretaria de Aviação Civil e os Governos Estaduais, com contrapartida entre as partes.


Com informações Folhadeoeiras

IV Parada da Diversidade de Oeiras prega combate à homofobia

Pregando um basta à homofobia, a IV Parada da Diversidade de Oeiras atraiu público de várias cidades da região e da capital piauiense no último domingo (25).
Fotos: Mural da Vila

O evento, que é voltado para o segmento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, não só questiona leis de discriminação sexual, mas também os direitos de cidadania do público LGBT, além de cobrar dos políticos leis mais severas para punir a homofobia. A concentração aconteceu no Posto R.Sá e a dispersão na Praça de Eventos, onde teve uma banda e DJ animando o público.


As organizadoras do evento, Kátia Tapety e Jovana Baby, desde o início manifestaram a sua felicidade pela realização deste evento. “Estamos muito felizes por mais uma vez realizarmos nessa cidade linda que é Oeiras o nosso movimento que visa combater a homofobia. Oeiras mais uma vez dá um exemplo de tolerância e respeito à diversidade, com a população prestigiando e apoiando a nossa Parada”, disse Jovana Baby.


“O objetivo maior da nossa parada é trabalhar a autoestima de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais (LGBT), fomentando nestas pessoas o orgulho da sua orientação sexual e identidade de gênero. Tivemos aqui representantes de várias cidades da nossa região, que vieram protestar contra a homofobia, num momento em que o nosso país é tomado por várias ações homofóbicas”, disse Kátia Tapety.



Fonte: Mural da Vila

Bebê de seis meses é sequestrado por casal que vendia cartela de bingo

Atualizada às 13h42

O Delegado Genival Vilela informou ao Cidadeverde.com que a família do bebê sequestrado está sentindo intenso mal-estar, após possivelmente terem sido dopados pelo casal sequestrador. 

"Eles estão sentindo fortes tonturas e mal-estar e passarão por uma avaliação médica para constatar se ingeriram alguma substância estranha. A suspeita é que algo tenha sido colocado dentro do refrigerante oferecido pelo próprio casal sequestrador", disse Vilela.

O delegado disse ainda que a pesar do casal confessar que praticou o crime porque a mulher havia perdido recentemente seu bebê, ainda serão investigados outras hipóteses como o sequestro para outras finalidades.


Atualizada às 11h59

Um bebê de seis meses de idade foi sequestrada no município de Oeiras na manhã desta sexta-feira (23). Os acusados de roubarem a criança prestam depoimento, neste momento, na Delegacia do município após serem localizados com a criança no município de Ipiranga. 

De acordo com o agente de polícia, Adalto Fernandes, informações preliminares indicam que o casal havia chegado ao município de Oeiras no início da semana. "Eles começaram a sondar as pessoas vendendo umas cartelas de bingo para terem contato com a família e escolher o alvo", conta. 

O agente informou ainda que há suspeitas que o casal tenha dopado a família do bebê para conseguir realizar o sequestro. "O casal disse que ficou meio sonolento e quando deram falta, a criança não estava mais lá e foram comunicar o caso à polícia", acrescenta Adalto Fernandes.

O bebê foi localizado através de um mototaxista que haveria levado o casal em seu veículo particular, sem o conhecimento da situação, ao município de Ipiranga. 

"Eles alegam que a mulher tinha saído da cidade grávida e perdeu o bebê então queriam conseguir outra criança", reitera o agente de polícia. O caso está sendo investigados pelo delegado Vilela.

Aguarde mais informações


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Justiça determina a desocupação do mercado público

A Justiça Federal no Piauí determinou nesta quarta feira, 21, por meio de decisão do juiz federal Rafael Leite Paulo, que o município de Oeiras promova a desocupação do prédio do Mercado Público Municipal.


A decisão do magistrado expedida em carta precatória determina que a prefeitura deve transferir os ocupantes do mercado público para outras instalações no prazo de 15 dias, sob pena de incidência de multa diária fixada em R$ 5 mil , a contar do primeiro dia após o prazo estabelecido.

Com atraso na obra, prevista para ser entregue no início do segundo semestre deste ano, o município poderá perder a verba do programa Monumenta, destinado a recuperação do patrimônio cultural urbano brasileiro, executado pelo Ministério da Cultura. 

De acordo com a decisão judicial, caso a prefeitura não cumpra com a determinação da justiça federal, o juiz da comarca de Oeiras determinará a retirada dos comerciantes do mercado público em tempo hábil.


Com informações Folhadeoeiras

Colisão com van de estudantes deixa um morto na BR-316

Uma van que transportava estudantes do município de Oeiras para Picos colidiu com um veículo modelo Fiat Strada, na BR 316, na entrada do município de  Dom Expedito Lopes, nesta terça-feira, 20.

De acordo com o condutor  da van, José Inácio Miranda, o acidente aconteceu após a ultrapassagem do veículo conduzido pelo motorista identificado apenas como João Mundico, que morreu no hospital . Com a colisão a van foi arremessada em cerca de 5 metros para um aterro. 

         Fotos: Ivan Fortes

"A van foi ultrapassada por outra van que vinha da cidade de Inhuma, no mesmo instante em que o Fiat Strada, que seguia em sentindo contrário  ultrapassava uma carreta Cegonha. O motorista da van de Inhuma conseguiu evitar o choque com o Fiat, todavia, o motorista perdeu o controle, rodou na pista, e a traseira do veículo chocou-se contra com o nosso veículo".


Dos estudantes da van, apenas dois sofreram escoriações leves e foram encaminhados ao Hospital Deolindo Couto, em Oeiras. Já o motorista do veículo de passeio, identificado apenas como "João Mundico",  foi levado para o hospital Justino Luz ,em Picos, onde veio a falecer.


Com informações Mural da Vila

Posts anteriores