Cidadeverde.com

Família contesta versão da polícia e diz que acusado de matar esposa ligou para vítima

A família de Marcela Pereira de Sousa, 25 anos, morta a facadas pelo ex-marido em Oeiras, contesta a versão da polícia de que a morte tenha sido provocada pois ela teria um caso em Turiaçu, localidade onde foi morta.

De acordo com Lindineide Malaquias de Sousa, que teria criado Marcela junto com um tio, Francisco das Chagas Pereira de Sousa, a vítima não comentava muito sobre sua vida, mas tinha muitos amigos na região, onde foi morta, pois o ex-marido era de lá.

"Ele tinha ciúmes dela até quando ia deixar as filhas na escola", contou Lindineide.

Segundo ela o comportamento de Francisco Edimar Pereira Lima, acusado pela morte de Marcela, era bastante agressivo. Ele era professor de matemática da prefeitura municipal de Oeiras.

"Ele apenas terminou um serviço que já tinha começado há muito tempo", afirmou Lindineide.

Segundo ela brigas eram constantes entre o casal, que teria se separado quatro vezes ao longo dos pouco mais de cinco anos que estiveram juntos. Para ela, essa seria a separação definitiva, pois Marcela comentava que estava decidida a não voltar.

"No dia em que ele matou ela ele ligou pedindo pra voltar e ela não aceitou. Ela decidiu ir para essa festa em Turiaçu contra nosso gosto e acabou acontecendo essa tragédia", contou a parente.

Marcela foi morta a facadas e Edimar se entregou após tentativa de linchamento por amigos da vítima.

Rayldo Pereira

Cinco candidatos a vice são impugnados no PI; Marcelo Tapety entra com recurso

A Justiça Eleitoral impugnou nesta terça-feira (31), cinco candidaturas de vice-prefeitos nas cidades de Alagoinha do Piauí, São Miguel do Fidalgo, João Costa e Curimatá. Em Oeiras Marcelo José de Freitas Tapety, que concorre ao cargo de vice-prefeito pela Coligação “Oeiras: Coragem para Mudar”, foi impugnado. A chapa tem como candidato a prefeito Edmilson Carvalho.


O motivo da impugnação, alegado pelo cartório eleitoral do município é que Marcelo Freitas, irmão do ex-vice-prefeito Mário Freitas e teve o seu mandato cassado em 2010 e foi eleito vice do atual prefeito Portela Sobrinho o que se configuraria em tentativa de terceiro mandato.

De acordo com o candidato, o juiz que decidiu pela impugnação vai contra o parecer do Ministério Público através do promotor Carlos Rubens Campos, que segundo ele foi dado no dia 22 de julho e seria em favor de sua candidatura.

“Estamos tranqüilos e vamos continuar com a campanha na certeza de que haverá uma decisão favorável”, afirmou o candidato.

Rayldo Pereira






Acusado de matar a ex-mulher se entrega a polícia

Uma briga entre um casal na região de Cajazeiras, a 266 km de Teresina, acabou com a morte de Marcela Pereira de Sousa, na madrugada deste domingo (29). O acusado, natural de Oeiras,  foi identificado como Francisco Edmar Pereira Lima, 33 anos, que atingiu a ex-mulher com vários golpes de faca e se entregou à polícia após tentativa de linchamento por amigos da vítima. O casal teria uma filha de seis anos. 

Segundo informações do agente de polícia, Jonas de Sousa, o acusado conviveu seis anos com a ex-mulher. O relacionamento havia acabado a cerca de seis meses alegando que Marcela teria um caso fora do casamento. 

"Desde o tempo em que estavam separados eles trocavam ofensas por mensagens através do telefone. O crime aconteceu após uma festa quando o casal teve uma conversa e depois o acusado pegou uma faca e desferiu vários golpes de faca na vítima. Francisco fugiu para o mato após cometer o delito", informou o agente. 

Jonas disse ainda que durante o depoimento o acusado não soube precisar a quantidade de golpes e quais regiões do corpo da mulher foram atingidos, porque estava bêbado na hora do crime.

Francisco Edmar encontra-se preso na delegacia de Oeiras após se entregar à polícia temendo que familiares e amigos da vítima fossem revidar a ação. 



Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

OAB/PI inaugura salas de advogados em Oeiras e Simplício Mendes

A seccional piauiense da Ordem dos Advogados inaugurou na última sexta-feira (27) salas de advogados em Oeiras e Simplício Mendes. Os advogados Marcos Fernando de Holanda Barroso, em Oeiras, e David da Silva Muriz, em Simplício Mendes,  foram homenageados com os nomes dos espaços voltados aos profissionais do Direito e à população.


O presidente da OAB/PI, Sigifroi Moreno, destaca que a Ordem já tem mais de 50 salas inauguradas no Piauí. No estado, Oeiras é a primeira cidade a receber da OAB/PI sala de advogados dentro de delegacia de polícia. Para o delegado regional da cidade, Leandro Ferraz, a instalação da Sala dentro da casa da polícia será uma soma no trabalho pela defesa do cidadão.

Em Simplício Mendes, a sala do advogado foi instalada dentro do Fórum da cidade. Segundo o presidente da Subseção de Oeiras, José Carneiro, a conversa do advogado com o cliente requer privacidade, assim, a instalação das salas nessas duas cidades vem auxiliar para o melhor desenvolvimento do trabalho local. “Nós tínhamos necessidade de atender os clientes em espaço adequado, saindo dos corredores do fórum ou da delegacia”, ressalta o presidente em Oeiras.

Da Editoria de Cidades

Piauí ganhará 40 novas quadras esportivas em Oeiras e mais 11 cidades

Incentivar a prática esportiva e proporcionar alternativas de lazer aos estudantes e comunidade em geral, é o objetivo da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), que está trabalhando na construção de 40 quadras esportivas no Piauí em parceria com o Ministério de Educação (MEC).



Já estão em processo de licitação 20 quadras a serem construídas nos municípios de Santo Inácio, Oeiras, Teresina, Parnaíba, Batalha, Piracuruca, José de Freitas, Piripiri, Miguel Alves, Esperantina, Altos e Picos. Esta primeira fase está orçada em R$ 5.026.312,38 e o prazo máximo para execução é de 120 dias.

Foto: João Pio 

“O grande objetivo da Seduc é fortalecer o esporte nas escolas piauiense, oferecendo quadras cobertas e com todos os requisitos que o MEC faz. Além disso, estaremos proporcionando espaço de lazer para os alunos de tempo integral e para toda a comunidade, que pode solicitar esses espaços junto à direção da escola para atividades que englobem a população”, disse José Raimundo Cardoso, diretor de engenharia da Seduc.

Além dessas quadras, mais 39 novas construções de escolas e 150 reformas e ampliações têm previsão de conclusão até o fim deste ano.

Da Editoria de Cidades

Comissão especial vai regular propaganda eleitoral

O juiz eleitoral da 5ª Zona João Antônio, publicou portaria que instala uma comissão especial para efetuar o registro de veículos contendo alto falantes e assemelhados, que desejem atuar na campanha eleitoral. Partidos, coligações ou candidatos devem protocolar o formulário com dados sobre o veículo e do condutor no Fórum Eleitoral até o próximo dia 01. 


De acordo com Leonardo Fonseca, chefe de cartório, foi criado um formulário específico para cadastramento deste veículos. 

"Fizemos uma reunião com representantes do partido e das coligações e foi entregue um formulário que deverá ser preenchido e entregue até a próxima terça-feira (31). A partir desta data só poderão circular mediante cadastramento" informou o chefe de cartório. 

De acordo com Fonseca o objetivo do registro, além do controle da propaganda eleitoral é facilitar a prestação de contas. 

Em Oeiras, o cartório da 5ª zona eleitoral, composto também pelos municípios de Santa Rosa, Cajazeiras, São Miguel do Fidalgo, São Francisco, São João da Varjota e Colônia do Piauí,  registrou o pedido de impugnação das candidaturas de três vereadores e do atual vice-prefeito do município Marcelo José de Freitas Tapety. O parecer do juiz deve sair ainda esta semana. 


Confira as motivações dos pedidos de impugnação

Candidata a vereadora- Heloísa Helena da Cunha Barbosa (PPS)- falha nas convenções; Não foram observadas questões estatutárias do partido

Candidato a vereador- Luiz Pereira dos Santos ( PTN)- falha nas convenções; Não foram observadas questões estatutárias do partido

Candidato a vereador-Jose Nilson Barbosa de Miranda ( PTN) - falha nas convenções; Não foram observadas questões estatutárias do partido

Candidato a vice-prefeito- Marcelo José de Freitas Tapety  ( Coligação Oeiras: Coragem para mudar)- disputa pelo terceiro mandato


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Caminhão carregado de gado tomba e populares saqueiam carne

Um caminhão que transportava gado tombou na BR 230, na altura da ponte do bairro várzea, no município de Oeiras. O veículo  vinha do estado do Pernambuco com destino ao Maranhão. Com acidente, que aconteceu nesta sexta feira (20), parte dos animais transportados morreram e a carne foi saqueada por moradores. 

                      Fotos: Folha de Oeiras

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal de Floriano, o acidente aconteceu após um dos pneus do veículo estourar. 


Dos 22 animais trasportados três morreram com o acidente e tiveram a carne saqueada pelos moradores para consumo. Os demais animais vivos foram resgatados com a ajuda de populares. 


O motorista identificado como Onofre Batista dos Santos, 33 anos,  sofreu apenas ferimentos leves. 



Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Incêndio misterioso destrói três carros em frente a presídio

Um incêndio, de causas ainda desconhecidas, destruiu três carros que estavam estacionados em frente à penitenciária de Oeiras (313 km de Teresina). Os veículos – um Monza, um Pálio e uma Pajero – eram fruto de apreensão judicial.


Segundo informações de populares, o fogo começou no final da tarde da última terça-feira (14), num terreno baldio em frente à penitenciária e rapidamente se alastrou atingindo os três veículos.


As chamas eram tão altas que produziram uma densa nuvem de fumaça preta, que pode ser vista de vários pontos da cidade.

Um caminhão-pipa com óleo vegetal também ameaçou pegar fogo, mas as chamas foram controladas a tempo.



Fonte: Mural da Vila

Oeiras é a terceira cidade do Piauí na geração de emprego

A cidade de Oeiras foi a terceira do estado do Piauí que apresentou maior saldo de criação de empregos no mês de maio de 2012. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

As informações integram o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O estudo elencou dados referentes às demissões e contratações registradas no mês de maio, nos 13 municípios piauienses com mais de 30 mil habitantes.


A cidade de Campo Maior, foi a que apresentou maior saldo de criação de empregos no mês de maio de 2012 com relação ao Piauí. Em segundo lugar ficou a cidade de União. O município registrou saldo positivo de 56 empregos a mais do que demissões. A primeira capital do Piauí, Oeiras, figura em 3º lugar, com saldo de 55 contratações.

No extremo da pesquisa aparecem Floriano (11º), Esperantina (12º) e Parnaíba (13º). Todas as cidades tiveram maior número de desligamentos do que contratações. A capital do Piauí, Teresina, ficou em 4º lugar na pesquisa e teve saldo positivo de 44 empregos a mais no mês.


Fonte: Folha de Oeiras

MP expede recomendação para evitar prática de condutas vedadas durante campanhas em Oeiras

O Promotor de Justiça Carlos Rubem Campos Reis, com atribuições eleitorais perante a 5ª Zona - Oeiras, expediu recomendação a prefeitos, vereadores e servidores públicos para que não haja abuso de poder econômico e político durante as campanhas eleitorais.

Entre as condutas vedadas mencionadas pelo representante do Ministério Público, estão: 

- Cessão de bens móveis ou imóveis da Administração Pública em benefício de candidato ou partido político, para reuniões ou atos de campanha; 

- Cessão de servidor público para desenvolvimento de atividades relacionadas às campanhas, como montagem de palanques para comícios e participação em comitês; 

- Distribuição de itens de cunho social - cestas básicas, vale-gás e afins - para criar sentimentos de gratidão nos eleitores; 

- Doação ou promessa de vantagens pessoais, como material de construção, remédios, alimentos, roupas e outras; 

- Veicular propaganda institucional que beneficie candidato ou partido. O Ministério Público observa que essas práticas devem ser punidas com aplicação de multa e cassação do registro de candidatura ou do diploma do eleito. Também caracterizam improbidade administrativa e crime eleitoral.

"O abuso do poder econômico e do poder político, bem como o uso indevido dos veículos e meios de comunicação social, atentam contra a isonomia de oportunidades dos candidatos e contra a liberdade de escolha dos eleitores, afetando a normalidade e a legitimidade das eleições", argumenta o Promotor de Justiça.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores