Cidadeverde.com

Presidente do PT tem filiação suspensa por violar instâncias partidárias

A executiva municipal do PT de Oeiras decidiu pela suspensão da filiação do presidente da sigla e presidente da Câmara Municipal, vereador Deri Gonzaga. A decisão foi tomada em reunião na noite da última quarta-feira (13).

De acordo com um dos membros da executiva, professor Manuel Cesário, a decisão fixou a suspensão em 60 dias, por entender que o vereador Deri Gonzaga violou as instâncias partidárias ao convocar sozinho uma convenção municipal do partido sem a consonância dos demais membros.

“Havia a denuncia de violação da disciplina do partido, como também pedido formal de suspensão da filiação do vereador Deri Gonzaga por um dos nossos filiados. Dos sete membros da executiva municipal, cinco estavam presentes, acataram a denúncia e votaram pela suspensão do filiado enquanto perdura a acusação de violação pertinente a disciplina do partido”, explicou Cesar.

A partir da decisão de ontem, o PT de Oeiras fica sendo dirigido pelo secretário geral da executiva municipal, Nelson Santana Lima Júnior.

Deri Gonzaga pode recorrer

A decisão da suspensão da filiação do vereador Deri Gonzaga pela executiva do PT de Oeiras é passiva de defesa. O vereador tem o prazo de dez dias para apresentar sua defesa.

Filiado ao partido há nove anos, Deri Gonzaga defende a coligação do PT com o PSB e a pré-candidatura de Lukano Sá. Esta alternativa, segundo ele, seria uma maneira mais segura de eleger três vereadores no município, além do vice-prefeito.

Fonte: Folha de Oeiras

Marcelo Freitas nega coligações para disputa eleitoral

Pré- candidato nas eleições municipais a prefeitura de Oeiras, Marcelo Freitas (PR), negou que o seu partido já tenha firmado aliança com qualquer sigla partidária. 

Presidente do PR e ex vice-prefeito no município, Freitas disse que a pesar das especulações ainda não há nada definido. 


“Nessa fase da campanha há muita especulação e existe muita notícia plantada. Se o partido compor com outra sigla é indicando a cabeça da chapa e deixando a vaga de vice para ser ocupada”, declarou Freitas.

Em entrevista ao cidade.verde.com, o pré-candidato revelou que nesta segunda-feira (10) está em conversa com lideranças partidárias. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com) 
Com informações Folha de Oeiras

Escolas discutem na IV Conferência Sobre o Meio Ambiente de Oeiras

Com o tema “Políticas públicas Ambientais em Oeiras”, a IV Conferência Sobre o Meio Ambiente foi realizada no município de Oeiras nesta terça (5).O evento aconteceu durante sessão plenária da Câmara de vereadores de Oeiras, no auditório da escola que foi transformado no plenário do legislativo municipal. O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá organizou o evento. Os alunos foram envolvidos na edição da conferência, dentre as quais o desenvolvimento de ações que tratam da conservação ambiental obtiveram destaque.


Os educadores do CEMTI Pedro Sá relatam que a ideia de realizar uma sessão ordinária da Câmara nas dependências da escola serviu para que os alunos pudessem ver as propostas que os poderes executivo e legislativo municipal já apresentaram para melhorar a qualidade de vida da população oeirense.

Temas pertinentes como saneamento básico, lixo, esgotos, galerias a céu aberto, lixão, riacho mocha, rio Canindé entre outros foram abordados por estudantes e vereadores durante a sessão.


A IV Conferência se consagrou como sendo o único grande evento que reflete sobre as questões ambientais no município, já que mais de trezentos alunos - de vinte cidades do sul do Estado -  participaram.

Planejamento

Durante as semanas que antecederam a IV Conferência Cemti sobre o Meio Ambiente, os alunos da escola pesquisaram sobre a questão das políticas públicas ambientais em âmbito global, no Piauí, no Brasil e em especial na cidade de Oeiras para depois produzirem textos dissertativos sobre a complexidade de problemas ambientais no município de Oeiras.

Os melhores textos foram premiados com certificação. De acordo com o coordenador da Conferência professor, Emanuel Vital, os participantes desta IV Conferência são em sua maioria estudantes. Os idealizadores desse Fórum veem o projeto como uma forma de já estarem preparando os ambientalistas do futuro.

Vice - prefeito Marcelo Freitas confirma pré-candidatura a prefeito de Oeiras

Após um período em silêncio, o vice-prefeito de Oeiras, Marcelo Freitas, confirmou que será candidato a prefeito de Oeiras nas próximas eleições.

O vice-prefeito afirmou que está em fase final de elaboração do seu plano de governo e que tem conversado com outros partidos, no sentido de formalizar alianças. 


“Tenho conversado com os outros partidos e seu eu não conseguir uma aliança sairemos com chapa pura. Já estamos construindo nosso plano de governo, onde vamos priorizar a geração de emprego no município”, afirmou.

Marcelo Freitas acrescentou que a direção estadual do seu partido, o PR, está cobrando o fortalecimento na sigla no interior. “Há uma disposição minha, acho que é o momento. A determinação é que a gente fique sempre com candidatura própria. Temos que ver, sentar e conversar com outros partidos para que tenhamos uma chapa forte e competitiva. Entendo que é uma luta muito dura, mas estamos dispostos a encarar isso", completou Marcelo Freitas.


Fonte: Mural da Vila

Secretaria de Educação divulga lista de professores substitutos para Oeiras

A Secretaria de Educação  do Piauí(SEDUC), através da 8ª GRE?(Gerência Regional de Educação), convoca os professores aprovados na 3ª chamada para Professores Substitutos a comparecer à 8ª Gerência, localizada na Avenida José Tapety, 334, centro de Oeiras, a partir das 7:30h às 13:30h, independente da aceitação ou não do cargo a ser ocupado.

Confira a lista dos convocados:

Polivalência

1 Luiza Cortez de Araújo Costa 
2 Gleginalda Maria Brito de Matos 
3 Marlynete Pereira de Oliveira 
4 Marta Romão Batista 
5 Jacira Marlene de Sousa 
6 Helton Klebert Cardeal Marinho 
7 Girleide Fonseca Pereira 
8 Jovelina Neta da Silva Estevão Barbosa 
9 Luiz Marques de Sousa Junior 
10 Maria de Fátima da Silva Rosa 

Letras/Português

1 Lusilene Lura Feitosa 
2 Thasmânia Régia Alves Ribero 
3 Cícera Maria da Silva Brandão 
4 Maria do Espírito Santo Costa 
5 Sandra Maria da Silva Sousa 
6 Natalícia Silva Pereira 
7 Maria da Guia Barbosa de Oliveira

Fonte: Mural da Vila

Quatro pré- candidatos movimentam as eleições em Oeiras

Quatro partidos políticos se movimentam em torno de lançar nomes para disputar a prefeitura municipal de Oeiras. Estão confirmados como pré candidatos , Lukano Sá (PSB), Edmilson Carvalho(PT), Carlos Oliveira (Carlão) (PSOL) e o ex-prefeito Tapety Neto (PMDB).

A novidade nessas candidaturas está por conta do PSOL e PT. O O Partido Socialista e Liberdade lança candidatura em Oeiras pela primeira vez . O Partido dos Trabalhadores já teve candidatos em outras oportunidades, porém, sem sucesso. Este ano confirmam mais uma vez candidatura própria.

As candidaturas do PMDB e do PSB fazem parte da tradicional disputa existente em Oeiras. Tapety Neto (PMDB) foi prefeito por dois mandatos entre 1996 e 2002. Agora se confirmado concorre pela terceira vez a prefeitura de Oeiras.

Lukano Sá foi candidato a prefeito em Oeiras em 2008 mas teve o registro de candidatura cassado pela justiça eleitoral e agora retorna pela segunda vez como pré candidato pelo PSB de Oeiras.

Caso as pré candidaturas se confirmem,  a população terá pela primeira vez uma disputa entre quatro candidatos a prefeito na primeira capital.


Com informações Folhadeoeiras

Mercado Público de Oeiras está 45% das obras concluídas

O mercado público de Oeiras está com 45% das obras concluídas. Para organizar o comércio ambulante da cidade, o novo mercado público contará com três prédios e deverá ser entrega no início do segundo semestre deste ano. 

A obra, que foi paralisada em dezembro de 2010, foi retomada em fevereiro deste ano, pela Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra).


O mercado de Oeiras terá 13.254 m² de área construída, sendo um dos maiores mercados públicos do Piauí. Para o engenheiro responsável pela construção, Hélder Borba, a obra deve modificar a imagem do centro da cidade. “Quem conhece bem o centro de Oeiras sabe que o mercado a céu aberto prejudica bastante a visão do município, principalmente a parte arquitetônica da primeira capital do Estado”, disse.

 “A obra deve receber em torno de 400 profissionais que vão ter um espaço arejado e seguro para trabalhar. Além disso, o mercado público de Oeiras vai contar com pátios e estacionamentos para garantir o conforto dos clientes. Haverá espaços diferenciados para frutas e verduras, outro para lojas de confecções e um terceiro para os vendedores ambulantes”, afirmou Castro Neto, secretário da Infraestrutura.

A obra que custa cerca de R$ 7 milhões tem  previsão de entrega para os meses de julho ou agosto deste ano. 


Com informações Folhadeoeiras

PTB de Oeiras confirma apoio à pré-candidatura de Lukano Sá

Durante um congresso realizado no município de Oeiras no final de 2011, o Presidente do Diretório Estadual do PTB, o Senador João Vicente Claudino, declarou que a decisão do partido em Oeiras referente ao apoio a candidatura de prefeito nas eleições municipais de 2012 ficaria por conta do Deputado Estadual Hélio Isaias e a Presidente do Diretório municipal de Oeiras, Fatinha de Doutor, e o vereador Neander (PTB).

"O PTB apoiará a pré- candidatura de Lukano Sá, juntamente com seus filiados, amigos e militantes do partido na cidade", disse Fatinha de Doutor, nesta quinta-feira (31).

A presidente ainda esclarece que a decisão do apoio às eleições em outros municípios é totalmente independente do diretório de Oeiras.


Fonte: Portal da Integração

Juventude Rural de Oeiras debate sobre a Rio+20

Em Oeiras, o 1° Encontro da Juventude Rural aconteceu nesta terça-feira (29), com o intuito de discorrer sobre questões ambientais a serem abordadas dentro da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

                      Foto: Folha de Oeiras

Durante o evento, Jairo Galvão, assessor técnico da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí,  apresentou várias iniciativas desenvolvidas em defesa do meio ambiente. 

"Este evento é a grande oportunidade de reunir jovens trabalhadores rurais, a fim de discutir a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza", disse.

No encontro ainda foram discutidos a necessidade de implementação de políticas públicas voltadas para o meio ambiente e a polêmica do Novo Código Florestal.


Com informações Folhadeoeiras

Assis Carvalho propõe ao MEC a criação do IFPI do Sertão em Oeiras

O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) oficializou junto ao Ministério da Educação (MEC) a proposta de criação do Instituto Federal do Sertão Piauiense (IFSPI), com sede em Oeiras e área de atuação em seis Territórios de Desenvolvimento, que somam mais de 1 milhão de habitantes. 

Sede do Ifpi de Teresina

O parlamentar argumenta que os Institutos Federais objetivam o desenvolvimento local e regional, mas que o IFPI (Instituto Federal do Piauí) tem dificuldade de cumprir essa diretriz devido à extensão territorial do Estado, que é superior à de muitos países europeus – o que significa especificidades regionais e também resulta em aumento da burocracia. “A criação do IFSPI é uma alternativa para efetivar as diretrizes da política nacional de educação tecnológica”, diz. O assunto foi tema de conversa do deputado com o ministro Aloísio Mercadante e protocolada dia 18 de maio.

A sugestão do deputado é que o Instituto Federal do Sertão Piauiense (IFSPI) atenda aos Territórios de Desenvolvimento Vale do Guaribas, Vale do Canindé, Serra da Capivara, Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras, onde vivem mais de 1 milhão de pessoas, devendo continuar vinculados ao IFPI os Territórios de Desenvolvimento Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais, Entre Rios e Vale do Sambito, onde moram mais de 2 milhões de piauienses. Para essa definição, ele levou em consideração a localização geográfica e a densidade demográfica dos territórios.

“A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica está em plena expansão e recebendo cada vez mais investimentos do MEC, portanto, é preciso aproveitar esse momento para cumprir uma das principais diretrizes dos Institutos Federais: promover as potencialidades regionais”, disse o deputado.

Dentre os critérios para a definição de cidades-polo, está a distribuição territorial equilibrada das novas unidades, a cobertura do maior número possível de regiões e a sintonia com os arranjos produtivos sociais e culturais locais. “Por isso, o propósito de consolidar o comprometimento da educação profissional e tecnológica com o desenvolvimento local e regional”, afirma Assis Carvalho.

A proposta do deputado é que a sede desse novo Instituto seja na cidade de Oeiras, por conta da sua localização estratégica dentro dos territórios envolvidos. “Pela localização, Oeiras, vai permitir reduzir em muitas horas o deslocamento entre importantes cidades do Estado e a sede da reitoria, localizada hoje na capital do Estado. Sendo assim, esperamos uma maior eficiência na prestação dos serviços da Rede de Educação Profissional e Tecnológica”. Em agosto, Oeiras deve inaugurar a sua sede do IFPI.

Atualmente, o Brasil possui 354 Institutos Federais, com mais de 400 mil vagas em todo o país; e com outras 208 novas escolas previstas para serem entregues até o final de 2014, totalizando 562 unidades que, em pleno funcionamento, gerarão 600 mil vagas.

No Piauí são 11 campi do IFPI: dois em Teresina e nas cidades de Parnaíba, Floriano, Picos, Uruçuí, Corrente, São Raimundo Nonato, Angical, Paulistana e Piripiri. Estão em fase de conclusão mais três unidades: Pedro II, Oeiras e São João do Piauí. Recentemente, foram assinadas ordens de serviço para Valença, Cocal e Campo Maior.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores