Cidadeverde.com

Agricultores tem consultoria sobre caprinos, ovinos e mel em Oeiras

A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sebrae, por meio do projeto AgroNordeste, realizou nesta quinta-feira, 17, uma consultoria técnica no Assentamento Chapada Areia Branca, zona rural de Oeiras.

Na ação, foram oferecidas aos agricultores familiares orientações para produção sustentável na cadeia de caprinos e ovinos. No povoado Buriti do Rei, a assistência técnica foi voltada para o manejo e colheita do mel, com o objetivo de fortalecer a cadeia da apicultura na região.

O AgroNordeste é um plano de ação para impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural, através do estímulo à capacidade produtiva dos pequenos agricultores e criadores.

Da Redação

Zé Raimundo inaugura abastecimento d’água na zona rural de Oeiras

Ampliando o sistema de abastecimento hídrico na zona rural de Oeiras, o prefeito José Raimundo inaugurou mais uma rede de distribuição d’água na zona rural de Oeiras – desta vez, no povoado Buriti do Canto.

A obra foi realizada pelo SAAE em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e instalou reservatórios com capacidade de armazenar 40 mil litros de água, assegurando regularidade no abastecimento e beneficiando 120 famílias que residem na comunidade.

“O sistema de abastecimento representa mais dignidade para centenas de oeirenses, que moram na localidade e vivem, principalmente, da agricultura familiar”, pontua o prefeito Zé Raimundo.

Da Redação

Vigilância reúne donos de bares e restaurantes de Oeiras no combate à Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Sanitária, promoveu na última sexta-feira, 04, um encontro com donos de bares, lanchonetes, casas de shows e estabelecimentos similares para tratar sobre as novas regras de enfrentamento à Covid-19 estabelecidas pelo Decreto Estadual.

Conduzida pela coordenadora da Vigilância Sanitária, Lívia Rêgo, a reunião aconteceu no auditório da Semusa e contou também com a participação de representantes das Polícias Militar e Civil e do secretário municipal de Indústria e Comércio, Adão Silva.

Segundo o último Decreto do Governo do Estado, bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas, poderão funcionar desde que obedeçam às recomendações sanitárias e que não promovam festas, eventos, ou qualquer atividade que gere aglomeração.

Estes estabelecimentos não têm mais limite de funcionamento, mas devem continuar seguindo as medidas sanitárias, como o uso de máscara e a exigência do comprovante de vacinação.

Da Redação

Coleta seletiva: Oeiras recicla mais 24 toneladas de pneus

Para diminuir o impacto causado pela geração de lixo, a Prefeitura de Oeiras oferece à população o serviço de coleta seletiva. Em três anos de atividades, mais 1.300 toneladas de material reciclável já foram recolhidos na cidade.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos encaminhou para reciclagem mais 24 toneladas de pneus recolhidos em Oeiras. O trabalho de recolhimento dos pneus foi iniciado em 2019 e acontece a cada três meses.

Os pneus são coletados em diversos estabelecimentos da cidade, como postos de combustíveis, lojas de pneus e borracharias. Após a coleta, o material foi armazenado no Centro de Reciclagem, no Bairro Uberaba, e em seguida, recolhido pela Reciclanip, associação responsável pela logística reversa dos pneus, que recolhe e encaminha o material para destinação ambientalmente correta.

A ação é uma medida de responsabilidade ambiental e de saúde pública promovida pela Prefeitura Municipal, evitando que esses materiais sejam jogados nas ruas e terrenos baldios, tornando-se criadouros do mosquito Aedes aegypti e de outros vetores de doenças, como ratos e baratas. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente e da saúde pública, a reciclagem de pneus possibilita um novo arranjo econômico no município, com a geração de trabalho e renda.

Coleta seletiva nos estabelecimentos da rede municipal de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou esta semana mais uma etapa do projeto de coleta seletiva de resíduos nos estabelecimentos da rede de assistência à saúde vinculados à SEMUSA.

Através do RECICLASEMUSA, os resíduos passíveis de reciclagem deixam de ser descartados ou encaminhados para o lixão/aterro sanitário e passam a ser enviados para reciclagem ou reutilizados, tendo como ponto inicial a coleta seletiva na fonte, como forma de contribuir para uma produção mais limpa e agregada de valor econômico e social.

Norteada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve um conjunto de procedimentos de gestão a partir de bases técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a geração de resíduos e proporcionar um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores e a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente em Oeiras.

João Bandeira
[email protected]

Prefeitura de Oeiras distribui mudas de caju para agricultores

A agricultura familiar é um segmento que vem recebendo atenção constante da Prefeitura de Oeiras. Concretizando mais uma ação importante para fortalecimento da atividade agrícola no município, o prefeito José Raimundo e o secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa, realizaram, nesta sexta-feira, 28, a entrega de 6.000 mudas de caju a 179 produtores rurais e de centenas de mudas de capim açu a 68 agricultores familiares de diversas localidades.

A distribuição das mudas leva em consideração as características e potencialidades agrícolas de cada região, identificadas no âmbito do projeto de zoneamento rural, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura.

"Nosso objetivo é disseminar a semente do capim açu e preparar um grupo de produtores de caju, com o uso das novas tecnologias. O caju não dá só a castanha, tem o fruto que podemos fazer um bom proveito e fazer com que se torne algo rentável. Os grandes produtores já fazem e os pequenos produtores também podem fazer”, pontua Edelto Sousa.

O prefeito Zé Raimundo destaca que o objetivo é fortalecer as cadeias produtivas e estimular os pequenos produtores a se tornarem empreendedores rurais. “A Secretaria Municipal de Agricultura zoneou o município, baseado nas características de cada região da zona rural do município. Com isso, estamos atendendo, através dos técnicos designados para cada zona deliberou a quantidade e quem deve receber as mudas”, assinala o gestor.

 “Esse é um processo inovador, que estamos implementando para melhor entender e desenvolver as cadeias produtivas do município de Oeiras. Assim sendo, vamos poder acompanhar com mais frequência e exatidão os produtores e colher frutos, em breve”, acrescenta o prefeito de Oeiras.

Da Redação

SAAE atende mais de 800 famílias oeirenses com benefício da Tarifa Social

Para garantir acesso à água tratada e de qualidade aos moradores de baixa renda, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) possui um cadastro ativo com 814 famílias oeirenses inscritas na Tarifa Social, programa que proporciona preços mais baixos nos serviços de água e tratamento de esgoto para famílias de baixa renda.

Agora, o órgão está implementando ações para ampliar o número de famílias cadastradas. O assistente social do SAAE, Weslley Carvalho, ressalta que um dos objetivos do órgão é a difusão em larga escala da Tarifa Social juntamente com a universalização do acesso à água.

Como se cadastrar

Para se cadastrar na Tarifa Social, o cliente precisa apenas comparecer na sede do SAAE. O interessado precisa, no entanto, comprovar que possui um perfil que se enquadre no programa. Ou seja, consumo de até 10 metros cúbicos de água, possuir o cadastro único na Assistência Social, renda familiar de até um salário mínimo.

Da Redação

Com medalhas de ouro e prata na OBMEP, estudante de Oeiras vira gigante da matemática

Foto: reprodução

Oeiras tem um gigante da matemática! Com duas medalhas de ouro e uma de prata, o estudante Igor Gabriel Oliveira da Silva está entre as estrelas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), maior competição estudantil do país, com mais de 18 milhões de participantes.

É a terceira conquista de medalha consecutiva do aluno do 9° Ano da Escola Municipal Juarez Tapety. O primeiro ouro veio em 2018. Depois, Igor obteve uma prata e, nesta 16ª edição da OBMEP, ele conquistou mais um ouro. “Me sinto muito feliz! Já estava sentindo que vinha coisa boa, pois fiz a prova inteira e sempre fui acompanhando o pós prova, através de conteúdos na internet”, comemora o campeão.

Até quando não está na escola, a matemática está presente na rotina do estudante. “Costumo utilizar as mídias sociais que as pessoas usam para se divertir, para tornar os estudos mais dinâmicos e o aprendizado fica mais divertido. Sempre vejo canais e perfis de matemática nas redes sociais. Eles abordam os assuntos de maneira que você se diverte e aprende ao mesmo tempo”, comenta Igor Gabriel.

Desde 2018, as escolas municipais de Oeiras intensificam a preparação dos alunos da rede para a OBMEP, através de atividades de reforço e programas de iniciação científica, voltados para a área da matemática. “O nível das aulas e dos reforços foi aumentando cada vez mais, e isso foi de grande importância para alcançar as medalhas”, acrescenta o medalhista.

Nesta edição, além de Igor Gabriel, outros 18 alunos das escolas da rede municipal de ensino de Oeiras ganharam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática, o que fez o município alcançar um feito inédito, com a conquista de 19 medalhas – sendo quatro de ouro, cinco de prata, dez de bronze – e 43 menções honrosas.

O resultado, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), é fruto do avanço na qualidade do ensino e aprendizagem de matemática dos alunos da rede municipal, por meio de um acompanhamento e apoio pedagógico às escolas.

Em Oeiras, além de estimular o estudo da matemática – matéria tida como bicho-papão para muitos alunos – a OBMEP revela talentos e incentiva o ingresso dos estudantes no universo do conhecimento científico e tecnológico.

João Bandeira
Da Redação

Governador inaugura aeroporto de Oeiras neste domingo

Foto: Ccom

O governador Wellington Dias inaugura, na tarde deste domingo (23), uma série de obras nas áreas de infraestrutura, trânsito, educação e cultura na cidade de Oeiras. As ações fazem parte das comemorações pelos 199 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil.

Oeiras é sede do Território de Desenvolvimento Vale do Canindé, região que engloba 17 municípios e tem uma população superior a 120 mil habitantes. A cidade é referência na região para serviços, cultura, educação, saúde e comércio. Nesse sentido, o Governo do Estado entregará, na oportunidade da visita do governador, um novo aeroporto, um novo campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a reforma da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e do Museu de Arte Sacra.

A cidade tinha uma pista de pousos e decolagens que foi transformada em um aeroporto com estrutura que dará as condições do município receber voos noturnos, principalmente, em casos de emergência na área da saúde com deslocamentos do Samu Aéreo e em outras situações.

A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) fez a reforma, ampliação e pavimentação asfáltica da pista que tem 1.200 metros de extensão e 23 de largura; construiu pista de taxiamento, pátio de estacionamento de aeronaves e implantou a sinalização diurna horizontal, além de drenagem e construção da cerca de proteção ao redor do aeródromo com estacas de concreto. O local conta ainda com um terminal de passageiros e estacionamento para visitantes. No total, foram investidos R$ 6,3 milhões, recursos do Tesouro Estadual, por meio do Programa de Desenvolvimento Econômico e Social, o PRO Piauí.

A Setrans está concluindo o projeto para implantação das estruturas necessárias que permitem o balizamento noturno de aeronaves. Nestes serviços serão investidos R$ 2 milhões pelo Governo do Estado. Após essas intervenções e homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto poderá receber voos noturnos.

O governador entregará também a reforma da 7ª Ciretran, sediada em Oeiras. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou intervenções para tornar a estrutura mais funcional para melhor atender aos usuários dos serviços do órgão. Foi feita a modernização nas áreas internas e externas do prédio, incluindo a instalação de bancadas em granito, esquadrias, revestimentos, reparos elétricos, instalações hidráulicas/sanitárias e pinturas. Foram instaladas ainda barras de apoio com adaptação dos banheiros, proporcionando acessibilidade para pessoas com deficiência.

A 7ª Ciretran atende diariamente mais de 200 pessoas de Oeiras e cidades próximas, com a oferta de serviços de habilitação e veículos.

Campus da Uespi

Atualmente, a sede da Universidade Estadual do Piauí, Campus Professor Possidônio Queiroz, funciona no prédio histórico da antiga Escola Normal, no centro de Oeiras, local tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Agora, a cidade contará com uma nova sede do campus, com uma estrutura mais ampla e adequada para atendimento da comunidade acadêmica.

Wellington entregará o novo prédio que tem 3.650 m² de área construída, onde foram investidos R$ 6,5 milhões. A nova estrutura possui dois blocos, estacionamento, áreas de convivência e guaritas.

Um dos blocos conta com salas administrativas, cantina, sala de musculação, quatro laboratórios, uma biblioteca com seis salas de estudo e um auditório com 182 vagas, mais 6 vagas para pessoas com deficiência (PCD), uma sala de comando e banheiro. O segundo bloco dispõe de 14 salas de aula e banheiros, inclusive para PCDs.

Além disso, Dias assinará a ordem de serviço para início das obras de pavimentação asfáltica de 4.632 m² da via de acesso ao novo campus da Uespi. Serão investidos mais de R$ 500 mil no asfalto que, além de beneficiar o acesso de alunos, também facilitará a mobilidade dos moradores de bairros próximos à instituição.

Museu de Arte Sacra

Para deixar o centro histórico da primeira capital do Estado mais belo e cada vez estruturado para receber os turistas que visitam a cidade berço do Piauí, o Governo do Estado entrega a reforma do Museu de Arte Sacra de Oeiras, criado em 1983.

Durante sua visita, Wellington inaugura a reforma que incluiu intervenções na cobertura, pintura interna e externa, melhoria das instalações elétricas e implantação de instalações de combate incêndio, inclusive com a aplicação de verniz antichama. Foi feita ainda a recuperação do forro e piso em madeira, a recuperação das esquadrias e a instalação de sistema de câmeras de segurança, além de uma moderna iluminação da fachada do prédio. O espaço também está ganhando nova museografia. Nessas intervenções, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) investiu R$ 266 mil, recursos do Tesouro Estadual.

Comemorações do dia 24 de Janeiro

Na segunda-feira (24), a vice-governador Regina Sousa participa, em Oeiras, das solenidades cívico-militares em comemoração aos 199 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil. Na oportunidade, haverá o hasteamento de bandeiras e desfile militar em frente à sede da prefeitura do município. Em seguida, Regina Sousa participa de culto em ação de graças na Primeira Igreja Batista em Oeiras.

No mesmo dia, a gestora participa de missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias.

Encerando as comemorações, o Governo do Estado homenageia cidadãos, que contribuem com seu trabalho para o desenvolvimento do Piauí, com a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

Da Redação
[email protected]

SAAE garante qualidade e água tratada à população de Oeiras

Foto: reprodução

Garantir água tratada nas torneiras de casas, escolas e instituições públicas e privadas de Oeiras. Este é o objetivo do trabalho realizado pelo laboratório de físico-química e análises microbiológicas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Considerado referência para outros municípios piauienses, o laboratório conta com equipamentos modernos e realiza análises microbiológicas e físico-químicas de acordo com a regulamentação do Ministério da Saúde.

A autarquia já realizou serviços para diversas prefeituras de outras cidades, como Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí. Instituições federais como o IFPI e donos de propriedades rurais de outras localidades, também já utilizaram os serviços do laboratório.

Para o engenheiro Laerson Vieira, diretor do SAAE, a capacidade técnica da equipe do laboratório e a utilização de equipamentos modernos, gera a confiança que outros municípios e entidades possuem no trabalho desempenhado pelo SAAE.

João Bandeira
Da Redação

Oeiras abre edital de projetos financiados do FMCA

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Oeiras abriram edital para Seleção Pública de projetos a serem financiados pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente – FMCA.

As propostas devem ser enviadas à Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS de 18 janeiro a 28 de fevereiro de 2022.

O processo selecionará quatro projetos elaborados e executados por Organizações Não Governamentais (ONG's) com o valor de R$ 5.000,00, cada.

João Bandeira
Da Redação

Posts anteriores