Cidadeverde.com

Oeiras inicia coleta seletiva domiciliar a partir de 13 de setembro

Foto: ascom

Para reduzir o impacto causado pela geração de lixo, a Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente, inicia a partir de 13 de setembro a coleta seletiva domiciliar em todos os bairros da cidade.

Nesta segunda-feira, 30, a equipe da GEMA, contando com a parceria dos agentes de combate às endemias, começaram uma campanha de porta em porta para divulgação do novo serviço.

A orientação é que os munícipes separem o lixo reciclável, acondicionem em sacolas e coloquem na porta de suas residências para que sejam recolhidas por um caminhão, que circulará pela cidade, conforme calendário, oportunamente, divulgado pela Gerência Municipal de Meio Ambiente.

O resíduo coletado será doado para a Cooperativa Renascer Oeiras, que realiza a triagem e comercialização dos materiais, gerando renda para as famílias dos cooperados. A coleta seletiva domiciliar estará presente em toda a cidade.

O prefeito José Raimundo solicita que a população colabore com o serviço de coleta seletiva, selecionando e destinando para reciclagem o papel, papelão, plástico, metal e vidro.

“Combatendo o descarte irregular de lixo, promovemos a regeneração ambiental da nossa cidade, geramos renda para famílias que vivem da reciclagem dos resíduos e contribuímos com a saúde e qualidade de vida de todos os oeirenses. O trabalho de implantação de um projeto consistente de coleta e destinação correta do lixo é mais do que uma responsabilidade, é um compromisso com a nossa gestão e com o presente e o futuro de Oeiras”, afirma o prefeito.

João Bandeira
com informações ascom

Oeiras ganha sistema de videomonitoramento na segurança pública

Foto: Ascom

O prefeito José Raimundo inaugurou nesta quarta-feira, 25, o sistema de videomonitoramento, que irá reforçar o serviço de inteligência da polícia e auxiliar nas ações de segurança pública realizadas em Oeiras. O sistema conta com 48 câmeras, instaladas em vias públicas e pontos estratégicos da cidade, além de três TVs de 55 polegadas, que compõem o centro de operações, localizado no Quartel da Polícia Militar.

No projeto foram investidos R$ 246 mil, com recursos próprios do município, oferecendo o suporte necessário para que as forças de segurança locais possam agir de forma mais rápida e diligente, visualizando e inibindo situações suspeitas e ocorrências delituosas. “Com recursos próprios do município, com todo o equilíbrio financeiro da nossa gestão, hoje podemos entregar esse mecanismo de proteção para a população da cidade de Oeiras. Isso representa mais segurança pública, cidadania e qualidade de vida para nosso povo”, pontua o prefeito Zé Raimundo.

O sistema de videomonitoramento é resultado de um termo de cooperação, assinado entre a Prefeitura de Oeiras, que realizou os investimentos, e a Polícia Militar, que será responsável pela operação e condução do monitoramento e vigilância em vídeo.

“O sistema de videomonitoramento é a possibilidade de uma segurança mais qualificada para todos. A tecnologia nos dá a condição de termos essa proximidade da polícia, do aparato de segurança com a sociedade. Não temos como colocar policiais em todos os cantos, em todas as ruas, em todos os bairros, mas a tecnologia chega, a câmera chega, a imagem chega e o policial hoje pode utilizar a imagem do seu tablet, do seu telefone ou da cabine de comando. É tecnologia e é isso que está sendo proposto aqui. Parabenizo o Zé Raimundo pela iniciativa, é um gestor de visão, que consegue enxergar isso”, assinala o coronel Lindomar Castilho, comandante-geral da Polícia Militar do Piauí. 

João Bandeira
com informações ascom

Oeiras promove Semana do Bebê e fortalece ações para primeira infância

Foto: Ascom

A Prefeitura de Oeiras assume o compromisso de desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social, cujo objetivo é promover os direitos das crianças e adolescentes. Uma delas é a Semana do Bebê, realizada entre 18 e 20 de agosto.

A ação foi iniciada na quarta-feira, 18, com uma roda de conversa, ministrada pela médica, Jéssica Torres, sobre a importância do cuidado continuado com a criança Pré-termo. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, teve a participação da secretária Auridene Moreira, e foi direcionada para enfermeiros e médicos da Estratégia Saúde da Família, enfermeiros que atuam na Maternidade e profissionais do CER II e NASF.

Na quinta-feira, 19, foi realizada uma nova roda de conversa, na UBS Rodagem de Picos, ministrada pela nutricionista Jardeline Damascena e direcionada para mães e cuidadores de crianças. A Semana do Bebê teve ainda uma série de debates nas rádios locais sobre a saúde da criança na rede de Atenção Básica.

A Semana do Bebê é uma iniciativa é apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e contribui para mobilizar diversos setores da sociedade sobre os cuidados com a primeira infância – faixa etária de zero a seis anos de idade – para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem das crianças.

João Bandeira
com informações- Ascom

Prefeitura abre edital para esterilização de cães e gatos em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, abriu edital para esterilização cirúrgica de cães e gatos no Centro de Castração. A chamada pública tem o objetivo de cadastrar pessoas de famílias de baixa renda (perfil de renda familiar de até dois salários-mínimos), protetores e cuidadores de animais, residentes em Oeiras, que necessitem dos serviços veterinários de esterilização cirúrgica.

Os interessados em participar do edital deverão realizar o cadastro no Centro de Castração, localizado na Rua Projetada, nº 69, Bairro Buringa, próximo ao Mercado Municipal Dona Lili, de segunda a quinta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, sexta-feira das 08h às 11h30h. Os cadastros acontecem até 17 de setembro.

Inaugurado em dezembro de 2019, o Centro de Castração de Cães e Gatos conta com salas de pré e pós-operatório e um centro cirúrgico destinado à castração gratuita dos animais. A castração faz parte das ações de controle populacional de animais de rua e prevenção de riscos à saúde pública, desenvolvidas pela gestão municipal como forma de contribuir para a redução da transmissão de doenças à população e promoção da saúde e bem-estar animal.

 João Bandeira 
Com informações da Ascom
[email protected]

Decreto prorroga medidas restritivas até 26 de agosto em Oeiras

O Decreto Municipal com medidas de segurança para conter a Covid-19 em Oeiras foi prorrogado até 26 de agosto. O documento proíbe utilização de bandas de música, música ao vivo e paredões de som em bares, lanchonetes, restaurantes, estabelecimentos similares e logradouros. As regras têm validade para as zonas urbana e rural de Oeiras.

Situações com música ao vivo poderão acontecer somente em bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares com a presença de, no máximo, 02 (dois) músicos.

Estão autorizadas exclusivamente atividades culturais, religiosas e educativas, apenas em locais abertos ou semiabertos, observado o público máximo de até 100 (cem) pessoas, seguindo todos os protocolos sanitários de combate à COVID-19, respeitando-se o distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas e com o uso obrigatório de máscaras. Estes eventos somente serão autorizados com prévio protocolo apresentado no órgão da Vigilância Sanitária Municipal de Oeiras.

O documento frisa que continuam suspensas as atividades que envolvam aglomeração – eventos culturais e atividades sociais, bem como funcionamento de boates, casas de show e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado – em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.

O decreto reforça, ainda, o impedimento de festas e aglomerações de pessoas, além do limite máximo de 50% da capacidade nos bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares, com horário de atendimento até o limite das 00h.

 
João Bandeira 
Com informações da Ascom
[email protected]

Município de Oeiras beneficia 500 famílias com recarga do gás de cozinha

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou nesta terça-feira, 17, a entrega dos cartões do quarto e último lote do Vale-Gás Social, projeto que tem como objetivo fornecer proteção social para as famílias oeirenses mais afetadas pela pandemia.

Por meio deste apoio emergencial, a Prefeitura de Oeiras assegura às famílias, que vivem em condições de vulnerabilidade socioeconômica, a recarga do gás de cozinha – produto essencial para atendimento de necessidades básicas neste período.

Ao longo dos últimos quatro meses, 500 famílias oeirenses, cadastradas e acompanhadas pela Semas, em diversos bairros e localidades rurais do município, foram beneficiadas no âmbito do projeto Vale-Gás Social.

João Bandeira
com informações Ascom

Revitalização do Centro de Artesanato estimula economia criativa em Oeiras

Completamente revitalizado, o Centro de Artesanato de Oeiras foi reinaugurado na manhã desta sexta-feira, 30. O espaço fica localizado no Centro da cidade e abriga lojas de produtos confeccionados a base de linha, palha, cerâmica e madeira, com representações da cultura local.

Vitrine para o trabalho dos artesãos oeirenses, o Centro de Artesanato é administrado pela Secretaria Municipal de Indústria, Trabalho, Serviço e Comércio (SEMICS) e busca valorizar a produção do artesanato da nossa cidade como fonte de renda, além de contribuir para preservação da identidade e memória de Oeiras.

Na oportunidade, o prefeito José Raimundo realizou a entrega da Carteira Nacional do Artesão a 28 artesãos. O documento formaliza a atividade artesanal em todo o território brasileiro, garantindo o reconhecimento dos trabalhadores manuais e artesãos, proporcionando a eles benefícios fiscais e previdenciários, e contribuindo para o mapeamento da categoria em Oeiras.

Com a reinauguração do Centro de Artesanato, a Prefeitura de Oeiras quer estimular a economia criativa e mantendo viva a história, cultura e tradição da cidade, por meio do artesanato.

Centro de artesanato – Funcionamento

Segunda a Sexta: 8h às 13h

Sábado: 8h às 12h

João Bandeira
[email protected]

 

Decreto prorroga medidas restritivas até 05 de agosto em Oeiras

Novo decreto da Prefeitura de Oeiras prorroga as medidas restritivas para enfrentamento do coronavírus no município. O documento proíbe utilização de bandas de música, música ao vivo e paredões de som em bares, lanchonetes, restaurantes, estabelecimentos similares e logradouros, até 05 de agosto. As regras têm validade para as zonas urbana e rural de Oeiras.

Situações com música ao vivo poderão acontecer somente em bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares com a presença de, no máximo, 02 (dois) músicos.

Estão autorizadas exclusivamente atividades culturais, religiosas e educativas, apenas em locais abertos ou semiabertos, observado o público máximo de até 100 (cem) pessoas, seguindo todos os protocolos sanitários de combate à COVID-19, respeitando-se o distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas e com o uso obrigatório de máscaras. Estes eventos somente serão autorizados com prévio protocolo apresentado no órgão da Vigilância Sanitária Municipal de Oeiras.

O documento frisa que continuam suspensas as atividades que envolvam aglomeração – eventos culturais e atividades sociais, bem como funcionamento de boates, casas de show e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado – em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.

O decreto reforça, ainda, o impedimento de festas e aglomerações de pessoas, além do limite máximo de 50% da capacidade nos bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares, com horário de atendimento até o limite das 00h.

Com informações - Ascom

Oeiras prorroga medidas restritivas de combate a covid-19 até 29 de julho

A Prefeitura de Oeiras publicou novo decreto prorrogando as medidas restritivas para enfrentamento do coronavírus no município. O documento proíbe utilização de bandas de música, música ao vivo e paredões de som em bares, lanchonetes, restaurantes, estabelecimentos similares e logradouros, até 29 de julho.

Situações com música ao vivo poderão acontecer somente em bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares com a presença de, no máximo, 02 (dois) músicos.

Estão autorizadas exclusivamente atividades culturais, religiosas e educativas, apenas em locais abertos ou semiabertos, observado o público máximo de até 100 (cem) pessoas, seguindo todos os protocolos sanitários de combate à COVID-19, respeitando-se o distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas e com o uso obrigatório de máscaras. Estes eventos somente serão autorizados com prévio protocolo apresentado no Órgão da Vigilância Sanitária Municipal de Oeiras.

O documento frisa que continuam suspensas as atividades que envolvam aglomeração – eventos culturais e atividades sociais, bem como funcionamento de boates, casas de show e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado – em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.

O decreto reforça, ainda, o impedimento de festas e aglomerações de pessoas, além do limite máximo de 50% da capacidade nos bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares, com horário de atendimento até o limite das 00h.

Os estabelecimentos que não respeitarem o decreto serão autuados, penalizados e os casos repassados à autoridade policial competente, que por sua vez tomará as medidas necessárias. As regras têm validade para as zonas urbana e rural de Oeiras.

Com informações Ascom

Moradores de Oeiras ganham rede de esgoto e saneamento

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está intensificando as obras de expansão da rede coletora de esgoto, em Oeiras. Neste mês de julho, o órgão está garantindo saneamento de qualidade para mais 40 famílias oeirenses, em diferentes áreas da cidade.

As localidades beneficiadas com a expansão da rede são as ruas Padre Damasceno e Edu Carvalho, localizadas no Bairro Rodagem de Floriano – onde as obras já estão 100% concluídas. Na Rua Zeca Lopes, localizada no Bairro Canela, as obras devem ser concluídas esta semana.

Em três anos, o órgão já beneficiou cerca de 700 famílias com as obras de expansão da rede coletora de esgoto em diversos bairros de Oeiras. O engenheiro Assuéro Rego, diretor do SAAE, destaca que o objetivo é levar qualidade de vida aos moradores e tornar Oeiras referência em saneamento de qualidade.

“Investir em saneamento básico significa mais saúde e qualidade de vida para a população oeirense. Os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto estão aliados à redução de doenças e têm impacto direto na qualidade de vida e bem-estar das pessoas”, complementa o diretor, acrescentando que as obras de saneamento garantem a infraestrutura necessária para regularizar e ampliar o atendimento da rede de esgotamento sanitário e contribuem para a saúde pública e o bem-estar da população.

Com informações Ascom

Posts anteriores