Cidadeverde.com

Oeiras inicia campanha IPTU Premiado, que vai sortear uma casa e outros prêmios

A Prefeitura de Oeiras vai sortear uma casa e mais 09 prêmios na campanha IPTU Premiado 2021. Para concorrer, os contribuintes deverão apresentar seus impostos quitados junto ao setor de tributos e arrecadação da Prefeitura Municipal e preencherem um cupom que dará direito a participação no sorteio, que ocorrerá dia 26 de dezembro, no aniversário da cidade.

Os boletos do IPTU 2021 já estão disponíveis e serão entregues nas residências. Os contribuintes que possuem terrenos, podem adquirir o boleto no Setor do IPTU, na Prefeitura de Oeiras, ou pelo whatsapp (89) 9 9445 3719. Contribuintes de baixa renda, cadastrados no Programa Bolsa Família, terão desconto de 50% no IPTU 2021.

O IPTU Premiado tem o intuito de estimular a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano em Oeiras. A contribuição é uma das principais receitas próprias do município e sua arrecadação é aplicada na manutenção de serviços públicos e em obras que valorizam e beneficiam toda a população.

Confira os prêmios do IPTU PREMIADO 2021

1° prêmio – Uma casa

2° prêmio – Uma geladeira

3° prêmio – Uma televisão

4° prêmio – Uma máquina de lavar

5 ° prêmio – Uma bicicleta

6° prêmio – Uma bicicleta

7° prêmio – Um notebook

8° prêmio – Um micro-ondas

9° prêmio – Um smartphone

10° prêmio – Um smartphone

João Bandeira
com informações/Ascom

Oeiras realiza vacinação dos idosos de 68 anos contra Covid-19

Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) começa nesta terça-feira, 06, a vacinação contra a Covid-19 das equipes de segurança pública de Oeiras. Nesta terça, tem início a imunização dos agentes da Polícia Militar e na quarta-feira, 07, dos agentes da Polícia Civil.

A vacinação ocorrerá na UBS Hailton Alves, no Bairro Rosário, e será ofertada aos policiais que constam nas relações nominais, organizadas pelas Polícias Militar e Civil, e enviadas à Coordenação Municipal de Imunização.

Esta segunda-feira, 05, foi o dia dos idosos de 68 anos tomarem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A Semusa reforça que, mesmo vacinado, é preciso manter os cuidados: usar máscara sempre, manter o distanciamento social e higienizar as mãos com frequência.

A Secretaria Municipal de Saúde também iniciou nesta segunda-feira a aplicação da segunda dose da CoronaVac nos trabalhadores de saúde (agentes funerários) e idosos de 80 a 84 anos acamados/domiciliados, vacinados em março. 

João Bandeira
Com informações Ascom

Comunidades quilombolas são vacinadas contra a Covid-19 em Oeiras

Comunidades quilombolas de Oeiras tiveram seus moradores vacinados contra a Covid-19. O município recebeu 528 doses destinadas para este público. Os imunizantes foram divididos na vacinação da população das comunidades Canto Fazenda Frade, Canadá/Corrente, Queiroz, Cantinho/Corrente, situadas na zona rural de Oeiras. A vacinação aconteceu entre segunda e quarta-feira. De acordo com o Plano Nacional de Imunização, as comunidades quilombolas são consideradas grupos prioritários. A imunização nestas comunidades contemplou todos os integrantes com idade a partir de 18 anos. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o recebimento de novas doses para dar sequência ao cronograma de vacinação contra a Covid-19, de acordo com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. 

 

Vacinação em Oeiras segue de 71 a 69 anos nesta quinta (1°)

A Secretaria Municipal de Saúde segue ampliando o público da vacinação contra a Covid-19 em Oeiras. Nesta quinta-feira, 1°, serão vacinados os idosos de 71 a 69 anos de idade. A aplicação das doses em idosos de 70 e 71 anos acontece na UBS da Rodagem de Floriano e na Escola Municipal Girassol, das 8h às 13h. A vacinação dos idosos de 69 anos será realizada nas UBSs da Rodagem de Picos e Jureminha, também de 8h às 13h. Para receber o imunizante, o idoso deve apresentar RG, CPF e cartão de vacina.

Nesta segunda-feira, 29, foi a vez dos idosos de 73 e 78 anos de idade receberem a primeira dose da vacina. Na terça-feira, 30, foi o dia dos oeirenses de 72 anos serem vacinados. Os idosos com 80 anos ou mais, que ainda não foram vacinados, serão imunizados na quarta-feira, 31.

Também na segunda-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação contra a Covid-19 nas comunidades quilombolas Canto Fazenda Frade, Canadá/Corrente, Queiroz, Cantinho/Corrente, zona rural de Oeiras. De acordo com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, as comunidades quilombolas são consideradas grupos prioritários. A imunização nestas comunidades segue até esta quarta-feira, 31, contemplando todos os integrantes com idade a partir de 18 anos.

Desde o começo da campanha de imunização, Oeiras aplicou 3.143 doses de vacinas contra a Covid-19, segundo dados do último vacinômetro, atualizado em 26 de março pela Semusa.

Ascom

Hospital de Oeiras atinge capacidade máxima de UTIs covid

O Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, no interior do Piauí, atingiu a capacidade máxima de UTIs covid. Alípio Sady, diretor da unidade de saúde, destaca que é real a possibilidade de pacientes necessitarem de UTI e ter que aguardar transferência para outro hospital no estado. 

A situação da pandemia na cidade levou jovens a orarem em frente ao hospital, durante o fim de semana, com pedidos de recuperação dos pacientes infectados, bem como pela saúde dos profissionais de saúde. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, ele contou ainda que a situação dos leitos clínicos tambem é preocupante. Das 28 vagas, 21 estão ocupadas.  Já os leitos de UTI são dez, todos ocupados. 

"Desses pacientes que estão na clínica que podem ter a necessidade de ir pra UTI, não há essa possibilidade [...] há alguns dias da semana passada, também tivemos lotação completa na clínica covid, o que deixa a gente bastante preocupado porque o paciente que chega na nossa porta de entrada, na UPA 24 horas, se tiver uma necessidade de internação, pode ser que a gente tenha que referenciar esse paciente para um outro lugar, por conta da  capacidade do hospital ter atingido o limite", disse Alípio Sady.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Centro de Castração de Cães e Gatos retoma cirurgias em Oeiras

Após um período com atividades suspensas por conta da pandemia, o Centro de Castração de Cães e Gatos de Oeiras retomou, esta semana, as cirurgias de castração de animais. Os procedimentos estão sendo realizados, inicialmente, apenas em gatos, às terças e quintas-feiras, atendendo à demanda de animais já cadastrados.

Novos cadastros só serão abertos após a conclusão de todas as castrações agendadas. Hoje, o Centro realiza, em média, 12 cirurgias por semana e tem cerca de 50 animais cadastrados, aguardando a cirurgia.

“Antes da castração, realizamos uma avaliação dos animais para saber se está tudo bem para fazer a cirurgia. Segundas e quartas, o Centro faz o agendamento das cirurgias, que são realizadas às terças e quintas, no turno da manhã”, explica a médica veterinária, Lays Viana.

Ela acrescenta que, após realizar a cirurgia de todos os animais que estão na fila, o Centro fará as castrações alternadamente, envolvendo animais com tutores de baixa renda e animais de rua. A equipe do Centro e a Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão traçando um plano de ação para castração dos animais de rua da cidade.

Inaugurado em 2019, o Centro de Castração de Cães e Gatos faz parte das ações de controle populacional de animais de rua e prevenção de riscos à saúde pública, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde como forma de contribuir para a redução da transmissão de doenças à população. O espaço conta com salas de pré e pós-operatório e um centro cirúrgico destinado à castração gratuita dos animais. 

Ascom

Prefeitura de Oeiras decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (19)

Considerando a antecipação do feriado do Dia do Piauí para esta quinta-feira, 18 de março, a Prefeitura de Oeiras decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na sexta-feira, 19 de março de 2021. A medida visa estimular o isolamento social, fundamental para conter o avanço da Covid-19.

O decreto não se aplica aos órgãos e entidades de serviços essenciais, bem como aos que funcionem durante 24 horas, que irão estabelecer escalas de serviços de modo que o atendimento à população não seja prejudicado.

O documento determina, ainda, que aos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal envolvidos direta ou indiretamente no combate à contaminação pela Covid-19, reforcem as medidas de isolamento social, com atos e ações necessárias a esta conscientização.

Da Redação

Oeiras inicia vacinação de idosos de 75 a 79 anos contra Covid-19

Com o recebimento 220 novas doses, a Secretaria Municipal de Saúde começou mais uma fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, em Oeiras. Nesta terça-feira, 16, foi iniciada a imunização de idosos acamados e domiciliados de 75 a 79 anos. São 86 doses, que neste momento estão sendo destinadas, exclusivamente, para oeirenses desta faixa etária, que residem na zona urbana do município.

Também está em curso a vacinação dos idosos acamados e domiciliados de 80 a 84 anos. Para este público, o município dispõe de 20 doses para concluir a vacinação de acamados/domiciliados da zona urbana, 70 doses para zona rural e 28 doses para aplicação na modalidade drive thru (local e data serão agendados). Além disso, foram destinadas 16 doses para expandir a imunização dos trabalhadores de saúde em Oeiras.

A enfermeira Katharine Dantas, coordenadora municipal de Imunização, explica que a vacinação será ampliada, gradativamente, à medida que o município receber novas remessas da vacina. “O quantitativo de vacinas que vem sendo destinado para o nosso município está aquém da nossa necessidade. Muitos idosos estão ainda faltando ser vacinados, porque não vieram doses suficientes para atendermos todos os públicos. Pedimos a compreensão da população e, à medida que a vacina for sendo entregue, a vacinação vai sendo ampliada”, explana a coordenadora.

Vacinômetro

De acordo com o vacinômetro, divulgado semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde, até a última sexta-feira, 12 de março, 2.200 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas no município de Oeiras. As doses foram destinadas para os públicos prioritários – trabalhadores de saúde e idosos, segundo determina o Ministério da Saúde. 

Da Redação
[email protected]

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à tuberculose em Oeiras

Março é o mês de combate à Tuberculose, e a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas, está intensificando as ações de enfrentamento e prevenção à doença em Oeiras.

A Tuberculose é transmitida de uma pessoa doente para outra pelo ar, em situações comuns, como ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir. Além da tosse, a tuberculose pode apresentar outros sintomas, como: febre vespertina (final de tarde), sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Garantir o acesso ao diagnóstico e ao tratamento oportuno é fundamental para interromper a cadeia de transmissão.

Por isso, a Semusa está desenvolvendo uma intensa programação, voltada para mobilização nas comunidades, com proposta educativa, esclarecendo a população quanto aos sinais e sintomas da doença, com busca ativa de casos e realização de Prova Tuberculínica-PPD em contatos de Tuberculose, em consonância com calendário nacional do Ministério da Saúde.

“Um dos tópicos importantes envolvendo a recentemente descrita síndrome respiratória Covid-19, associada ao coronavírus SARS-CoV-2, envolve a coinfecção com outras doenças respiratórias, especialmente a tuberculose (TB). A estimativa é de que aproximadamente 4 milhões de indivíduos morrem anualmente por infecções do trato respiratório inferior, e considera-se que cerca de 1,4 milhões morrem unicamente devido a TB, sendo esta considerada até março de 2020 a doença infecciosa com maior número de mortes diárias em todo mundo, sendo, então, sobreposta pela Covid-19”, explica a enfermeira Jéssica Cavalcante, coordenadora do setor de Hanseníase/Tuberculose da Semusa.

O Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médico infectologista, enfermeira, bioquímico e técnica em enfermagem. Situado na Rua Zacarias de Góes, nº 198, em frente à Praça Costa Alvarenga, o espaço está aberto à população de segunda a sexta, das 7h30 às 13h.

Da Redação
[email protected]

Oeiras intensifica ações e reforça atendimento para conter avanço da pandemia

Foto: ascom

“Acorda, Oeiras! A pandemia não acabou. O vírus não cansa de fazer vítimas”. Nesta quinta-feira, 11, os oeirenses amanheceram com essa mensagem. Paredões de som percorreram toda a cidade, levando o apelo pela vida, logo no início da manhã. Em seguida, educadores sanitários visitaram pontos de grande fluxo de pessoas no Centro da cidade, reforçando as medidas de prevenção. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, que está intensificando as atividades de educação sanitária para conter o crescimento dos casos de Covid-19 em Oeiras.

O município vive o momento mais crítico da pandemia. Dos 222 casos ativos no município, até esta quarta-feira, 207 pessoas estão em tratamento domiciliar, 11 internadas em leitos clínicos e 04 pacientes estão na UTI do Hospital Regional.

Para garantir melhor assistência aos oeirenses neste cenário de agravamento da crise sanitária, a Prefeitura de Oeiras também está reforçando o atendimento médico na Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde. Aberta todos os dias, das 7h às 19h, a Unidade Covid-19 é hoje a principal referência para o atendimento de pessoas com síndromes gripais e sinais suspeitos da doença no município.

O serviço conta com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, biomédico, bioquímico, técnicos de enfermagem e técnicos de laboratório, preparados para acolher, cuidar e prestar toda assistência à população oeirense. Na terça-feira, 09, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu profissionais que atuam na Unidade Covid-19 para traçar novas estratégias de redirecionamento de fluxo e maneiras de ampliar e qualificar ainda mais o atendimento no centro de referência.

Zona rural                                          

Com o aumento expressivo dos casos de Covid-19 na zona rural, a Coordenação de Vigilância Sanitária, reuniu na terça-feira, 09, líderes comunitários de diversas localidades rurais de Oeiras para reforçar a importância do cumprimento das medidas de isolamento e proteção. O objetivo é barrar aglomerações inconsequentes e evitar o aumento da transmissão do coronavírus no município.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores