Cidadeverde.com

Procissões da Semana Santa em Oeiras são canceladas devido a pandemia

A programação da Semana Santa em Oeiras sofrerá alterações em 2021, assim como ocorreu em 2020, devido a pandemia.

A Igreja Católica realizará todos os rituais, seguindo as normas de segurança estabelecidas pelas autoridades de saúde, sem as procissões, que  reúnem um grande número de fieis.

A Procissão da Fugida, Procissão do Bom Jesus dos Passos, Procissão dos Ramos, Procissão do Fogaréu, Descimento da Cruz, Procissão do Senhor Morto e Procissão do Cristo Ressuscitado, foram canceladas.

A decisão foi tomada após reuniões e discussões com padres e o Bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre a respeito do assunto e foi ratificada em encontro com outras autoridades como, o prefeito Zé Raimundo, Promotor Vando Marques e a vigilância sanitária.

João Bandeira
(com informações de mural da vila)

Oeiras começa nesta quarta(17) a 2ª dose contra Covid-19 em profissionais de saúde

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira, 17, a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19 para os trabalhadores de saúde. A imunização acontece no local onde foi aplicada a primeira dose da vacina.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, são considerados trabalhadores dos serviços de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Este grupo compreende tanto os profissionais da saúde, quanto os trabalhadores de apoio e suporte direto vinculados à instituição.

Em Oeiras, a campanha de vacinação teve início em 20 de fevereiro para os profissionais de saúde da Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Enfermaria Covid do Hospital Regional, UTI Covid do Hospital Regional, UPA 24 horas, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Básica.

Em seguida foram contemplados os trabalhadores do Hospital Regional Deolindo Couto, fiscais da Vigilância Sanitária, motorista VISA/ambulância e van de transporte eletivo, Agentes Comunitários de Saúde, profissionais da Odontologia (Atenção Básica e CEO), trabalhadores dos laboratórios/clínicas envolvidas na coleta, análise e exames de imagem de casos suspeitos ou confirmados de Covid, CTA/SAE, CAPS 1 e CAPS AD, CER/APAE, Setor de Doenças Endêmicas (Tuberculose e Hanseníase) e Agentes de Combate às Endemias.

Vacinação dos Idosos com 90 anos ou mais

Nesta segunda-feira, 15, teve início a imunização dos idosos com 90 anos ou mais, que residem na zona rural de Oeiras. Na zona urbana, a vacinação do público desta faixa etária começou na última quarta-feira, 10, mas está suspensa até o recebimento de novas doses. Até agora, o município recebeu apenas 160 doses da CoronaVac para a vacinação deste público.

Da Redação
[email protected]

Oeiras intensifica medidas para conter avanço da Covid-19

A Prefeitura de Oeiras publicou nesta quarta-feira, 27, novo decreto, estabelecendo medidas sanitárias mais restritivas que deverão ser adotadas e respeitadas antes e durante o período do carnaval. O objetivo é barrar o avanço de casos da Covid-19 no município e evitar um colapso na rede de saúde.

Intensificando as medidas restritivas, o documento determina a suspensão das atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.

Bares e restaurantes só poderão funcionar até as 23h, sendo proibida a utilização de som ambiente, seja através de música ao vivo, som mecânico ou instrumental. O decreto também estabelece que o comércio em geral só poderá funcionar até as 17h, exceto serviços como farmácias e drogarias, postos revendedores de combustíveis, borracharias e oficinas mecânicas e padarias, ficando o consumo no local adstrito às normas sanitárias vigentes.

Também está proibida a concessão de ponto facultativo nas repartições públicas municipais no período definido em calendário para o Carnaval, especialmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021.

A permanência de pessoas em espaços públicos abertos de uso coletivo, como parques, praças e outros, fica condicionada à estrita obediência dos protocolos sanitários das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, especialmente quanto ao uso obrigatório de máscaras.

A fiscalização das medidas determinadas no decreto será exercida pela Vigilância Sanitária Municipal, em articulação com os setores de vigilância sanitária federal e estadual, e com o apoio das Polícias Militar e Civil.

Da Redação
[email protected]

Projeto da UFPI implementa energia solar em escola pública rural de Oeiras

Foto: Divulgação/Fadex

O projeto de extensão Escolas Solares da Universidade Federal do Piauí (UFPI) implementou placas solares na Escola Contentamento, localizada na zona rural de Oeiras. O projeto, administrado pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), pretende fornecer energia limpa e conscientização para os alunos da rede pública.

O projeto Escolas Solares possui o objetivo de contemplar escolas públicas das zonas rurais do Piauí com sistema de energia solar conectada à rede. “A Escola Contentamento é a primeira unidade escolar a receber o sistema de energia solar conectado à rede. Esse sistema vai proporcionar uma redução dos gastos da escola com energia, sem falar do ganho no ponto de vista ambiental. É mais um projeto da UFPI, em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), Emater e os gestores municipais”, afirmou Marcos Lira, coordenador do projeto.

Conforme a Secretária Municipal de Educação de Oeiras, Tiana Tapety, o município recebeu de braços aberto o projeto Escolas Solares. “A importância de incentivarmos o uso de energia solar nas escolas parte do princípio de mudança de consciência na perspectiva de uma energia limpa para as nossas crianças, adolescentes e suas famílias. Isso faz com que o homem conviva tranquilamente com o meio ambiente. Incentivar e implementar essa energia solar na nossa escola é um ganho que vem também para somar os nossos projetos de ensino”, disse.

A implantação da energia solar na Escola Contentamento vai gerar e redução de cerca de aproximadamente mil reais na conta de energia. Para a diretora da Escola do Contentamento, Leia Pacheco, o projeto vai mais além do que proporcionar energia para a escola, pois vai impactar a vida de alunos e familiares. 

“A contribuição principal é a questão ambiental realmente e a consciência dos alunos. Estamos muito felizes porque contemplamos alunos de 25 comunidades, então esse trabalho que está sendo feito aqui na escola vai germinar e brotar lá na comunidade que o aluno vive. O aluno vai saber, conhecer como é utilizada a energia solar e os benefícios que essa energia traz para o meio ambiente “, ressaltou a diretora.

Da Redação
[email protected]

Priorizando profissionais da linha de frente, Oeiras inicia vacinação Contra-19

Foto: ascom

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou oficialmente nesta quarta-feira, 20, a campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. As primeiras doses da vacina foram aplicadas na enfermeira, Carolina Sousa Feitosa, que atua na Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde, e na técnica em enfermagem, Maria Givalda Morais, que trabalha no Hospital Regional Deolindo Couto.  As doses foram aplicadas pela técnica em enfermagem, Josielma Cardoso.

Elas são profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença e se enquadram no público-alvo da primeira fase do Plano Nacional de Vacinação, estabelecido pelo Ministério da Saúde.

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira, acompanharam o início da vacinação, realizada no auditório da Semusa, com transmissão ao vivo pela internet. O município de Oeiras recebeu nesta terça, 19, o primeiro lote de vacinas, contendo 325 doses da CoronaVac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech. 

O prefeito Zé Raimundo lembra que o início da vacinação é um passo importante para o fortalecimento do combate à Covid-19. “Sabemos que a caminhada é longa e precisamos seguir com as medidas restritivas de isolamento. Por conta disso, na última segunda-feira, a Vigilância Sanitária do município nos provocou no sentido de proibir eventos com aglomeração. Estamos tendo uma média diária de 10 ou 11 pessoas positivadas, além do índice de óbitos estar aumentando. Por isso, voltamos a estabelecer medidas restritivas para todos os tipos de atividades que aglomerem”, diz o prefeito sobre decreto publicado esta semana.

Vacinação prioriza profissionais que estão na linha de frente

Auridene Moreira explica que, por conta da quantidade de doses disponíveis, a Secretaria Municipal de Saúde, em entendimento com a Secretaria de Estado da Saúde, realiza neste primeiro momento, exclusivamente, a vacinação dos profissionais que atuam na linha de frente. “Sabemos da ansiedade de toda a população, não apenas nos grupos considerados prioritários, mas da população como um todo e pedimos a compreensão neste momento em que o município de Oeiras fez um foco e uma definição na exclusividade para vacinar profissionais de saúde que estejam na linha de frente. Pelo quantitativo de vacinas, tivemos que fazer esse entendimento em um fórum bipartite com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí para compreender melhor quais seriam esses profissionais da linha de frente”, pontua a secretária.

“Priorizamos os profissionais que estejam em contato direto com os pacientes infectados para que possamos garantir mais segurança para eles e, assim, estar vacinando todos os grupos prioritários, que em sequência irá acontecer em nosso município”, explica Auridene Moreira, acrescentando que, técnicos em enfermagem e enfermeiros envolvidos na campanha participaram de uma qualificação, promovida pela Sesapi, em parceria com o COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).

Após o ato de início da campanha, as doses da vacina foram levadas, com escolta da Polícia Militar, para quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – Hailton Alves (Rosário), Pedro Barbosa (Centro), Oeiras Nova e Rodagem de Picos. O critério, neste momento, é que só receberão a dose da CoronaVac os trabalhadores da saúde que integram o quadro funcional da Unidade Covid, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Enfermaria e UTI Covid do Hospital Regional e UPA 24 horas, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Básica.

A vacinação também ocorreu no ambulatório do Hospital Regional, onde foram imunizados os profissionais do estabelecimento de saúde. A segunda dose da vacina deve ser aplicada em 28 dias.

 
Da Redação
[email protected]

SAAE já cadastrou mais de 300 famílias na Tarifa Social em Oeiras

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) já cadastrou mais de 300 famílias na Tarifa Social em Oeiras. Desde que assumiu o gerenciamento da rede de água e de coleta de esgoto na cidade, a equipe conseguiu aumentar em 10 vezes o número de famílias cadastradas no programa. 

A Tarifa Social é um programa que oferece desconto na conta de água, para quem possui renda familiar total de até um salário mínimo e cadastro no Programa Bolsa Família.

Segundo o engenheiro Assuéro Rêgo, diretor do SAAE, a autarquia está intensificando o trabalho de assistência social, com o objetivo de dobrar o número de beneficiários em 2021. " Essa é uma de nossas metas para esse ano, ampliar o alcance do programa nos bairros oeirenses", frisa.

Para participar do programa é preciso ter o Número de Identificação Social (NIS). Os usuários que ainda não possuem o NIS devem ir à sede do SAAE, levando um documento original com foto e sua conta de água. Quem preenche os requisitos do programa, mas não possui o NIS, deve procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo da sua casa e solicitar a inscrição. Com a Tarifa Social, quem mais precisa paga menos na conta de água. 

Para mais informações entre em contato com o SAAE:

Rua André Holanda, 716, Centro.

Contato: 89 3462-4604 | 9 9472 7454

Da Redação
[email protected]

Adolescente toca fio desencapado e morre ao sofrer descarga elétrica

 

Uma adolescente de 13 anos morreu vítima de descarga elétrica na cidade de Oeiras. Ela foi identificada como Tânia Évila de Sousa Osório. A morte ocorreu na noite de segunda-feira (04). Familiares relatam que a adolescente tocou um fio desencapado no quintal da casa onde reside na zona rural da cidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado e ir até a casa, mas a vítima veio a óbito no local. 

Primeiros Socorros 

O médico socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), James Ricardo, lamenta que ainda ocorra mortes no país como consequência desse tipo de situação. 

“O que deve ser feito inicialmente, e todos precisam estar cientes disso, é tentar – se possível – afastar o acidentado da fonte a qual ele foi eletrocutado. Essa é a primeira medida: desligar a fonte de energia. Se isso não for possível, o segundo passo é tentar puxar a vítima para o mais distante possível do local onde ocorreu o acidente, usando material não condutores (de energia) como madeira, borracha, pedaços de pano. Só depois, acionar o Samu ou se possível acionar concomitantemente, e esperar a ambulância”. 

Além disso, ele alerta que remover o corpo de uma vítima de descarga elétrica não é a prioridade inicial porque o choque poderá fazer mais vítimas. “Nunca tente remover de imediato a vítima, pois poderemos ter mais uma vítima no acidente”.

O médico também explica a situação da vítima estar ou não consciente após a descarga elétrica. 

“Caso a pessoa esteja consciente, a medida é deixá-la deitada de lado e aguardar o socorro médico. Se a pessoa estiver inconsciente, respirando ou não, iniciar a massagem cardiorrespiratória desde que ela já esteja longe da fonte de energia até o socorro médico chegar”. 

Celular 

O médico alerta que aumentou o número de vítimas que sofrem descarga elétrica durante uso do aparelho celular conectado à fonte de energia. Os choques podem ser mais recorrentes caso os aparelhos não sejam de fabricantes originais ou – ainda que original – o uso ocorra durante a chuva. 

“A maioria das ocorrências foram em domicílio com o manuseio do celular conectado à tomada. Normalmente, isso ocorre quando não se tem materiais originais: acontece o superaquecimento e acaba que a pessoa sofre a descarga elétrica. Então, muito cuidado ao manusear o celular se ele estiver ligado a uma fonte elétrica”. 
 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Zé Raimundo define equipe de secretários municipais para nova gestão em Oeiras

O prefeito reeleito de Oeiras, Zé Raimundo, anunciou na manhã desta terça-feira, 29, os nomes dos secretários que vão compor o primeiro escalão da gestão municipal no seu segundo mandato, que inicia em 1º de janeiro de 2021. Ele destaca que equipe apresenta novidades na condução de algumas pastas e consolida quadros que já participam da gestão municipal.

“Além de apresentar novidades na condução de algumas pastas, a equipe de trabalho que anunciamos hoje, 29, consolida quadros que já participam da nossa gestão e que construíram juntos conosco um modelo administrativo que virou referência para o Piauí. Pessoas sérias no tratamento com a população e com o bem público, determinadas, e que entendem com profundidade a realidade do nosso município. Ao lado delas, continuaremos fazendo da Prefeitura Municipal um instrumento de desenvolvimento, transformação social e de melhoria da qualidade de vida dos oeirenses, principalmente daqueles que mais precisam. Oeiras vai seguir avançando”, ressalta o prefeito. 

Confira os nomes:

Administração e Planejamento

Luiz Henrique Nunes. Bacharel em Administração de Empresas e especialista em Administração Pública. É o atual titular da pasta e permanece no cargo na próxima gestão.

Agricultura

Francisco Edelto de Sousa Nogueira. Produtor rural e líder comunitário, ele assume a Secretaria Municipal da Agricultura em janeiro.

Assistência Social

Vanessa Reinaldo. Enfermeira, especialista em Saúde Pública. Foi secretária municipal de Assistência Social até agosto de 2020 ao posto em 2021.

Chefia de Gabinete

Carla Martins. Economista, especialista em Gestão Pública. Atual secretária municipal de Indústria e Comércio, ela assume o posto de Chefe de Gabinete a partir de janeiro.

Controladoria Geral

Weuton Siqueira. Enfermeiro. Assumiu a Controladoria-Geral do Município em 2014 e permanece no cargo na próxima gestão.

Cultura e Turismo

Stefano Ferreira. Professor e Jornalista. Exerceu o cargo de secretário municipal de Cultura e Turismo entre 2005 e 2008, 2013 a 2016 e na atual gestão. Permanece à frente da pasta.

Educação

Sebastiana Lima. Professora, graduada em Letras/Português, acumula a experiência de oito anos na condução da Secretaria Municipal de Educação. Segue como titular da pasta em 2021.

Esportes e Lazer

Antônio Portela Sobrinho. Desportista, vereador por quatro mandatos, ex-prefeito de Oeiras, ele esteve à frente da Secretaria Municipal de Esportes de Lazer até abril de 2020, quando se afastou para pleitear uma vaga na Câmara Municipal. Em 2021, assume novamente como titular da pasta.

Finanças

Luís Ronaldo Sá. Engenheiro agrônomo. Foi chefe de gabinete dos prefeitos B.Sá e Antônio Portela e gerente administrativo da secretaria municipal de Administração e Finanças. É o atual titular da pasta.

Indústria e Comércio

Adão Silva. Bacharel em Administração Pública, ele foi coordenador municipal de Juventude e secretário municipal de Juventude na gestão do prefeito Lukano Sá. Também foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social na gestão do prefeito Zé Raimundo. Concorreu a uma vaga na Câmara Municipal nas eleições municipais deste ano e, atualmente, é suplente de vereador.

Juventude

Júnior Miranda. Advogado. Disputou uma vaga na Câmara Municipal no pleito eleitoral deste ano. Atualmente é suplente de vereador.

Obras e Serviços Públicos

Laércio Vieira de Sousa. Engenheiro Civil. Prestou serviços na iniciativa privada e atuou na linha de frente do setor de engenharia do SAAE de Oeiras.

Procuradoria Geral

Bárbara Copeiro. Advogada, atual titular da secretária municipal de Assistência Social, ela assume a Procuradoria-Geral do Município a partir de janeiro.

Saúde

Auridene Moreira. Enfermeira, pós-graduada em Saúde Pública, ela acumula a experiência de 12 anos à frente da Secretaria Municipal de Saúde. 

João Bandeira
com informações Ascom

 

Oeiras: município registra quase 2 mil casos de Covid, 20 óbitos e 1880 curados

Com 1982 registros de Covid 19, a cidade de Oeiras se aproxima dos 2 mil casos da doença.

As informações são do Boletim Epidemiológico emitido na sexta-feira, 18, pela Secretaria Municipal de Saúde, que mostra também que a cidade tem 79 pacientes em tratamento domiciliar e três internados em enfermaria do Hospital Regional Deolindo Couto.

O boletim mostra ainda que  dos 1982 casos, 1880 já foram recuperados.

Já o Hospital Regional Deolindo Couto que atende todo o território Vale do Canindé e recebe pacientes através do Sistema de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, registrou 2178 casos positivos de Covid 19 e 52 óbitos e 4008 testes negativos.

João Bandeira
com informações Mural da Vila

Oeiras recebe oficialmente o Selo UNICEF (2017-2020)

Na manhã desta quinta-feira, 17, o município de Oeiras recebeu oficialmente a certificação do Selo UNICEF (2017/2020). A entrega aconteceu em Picos, na modalidade Drive Thru. Na oportunidade, Oeiras esteve representada pela articuladora municipal do Selo, professora Inez Martins; o mobilizador municipal, Santhiago Borges e a integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jussiana Rodrigues.

Ao todo, 1.924 municípios brasileiros concorreram ao Selo – 431 municípios foram certificados. No Piauí, dos 224 municípios, apenas 59 foram premiados. A conquista do Selo UNICEF representa mais crianças na escola, aprendendo, mais mulheres com acesso a pré-natal, mais meninas e meninos com registro de nascimento, mais adolescentes participando ativamente das políticas públicas que impactam sua vida no município de Oeiras.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, para estimular e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores