Cidadeverde.com

Mulher é morta horas após registrar Boletim de Ocorrência; companheiro é preso

Uma mulher identificada Francisca Ferreira dos Santos, 49 anos, foi assassinada a facadas na noite desse sábado (21) na cidade de Oeiras, distante 281 Km de Teresina. O companheiro dela é o principal suspeito e foi preso em flagrante.

Segundo o subcomandante da Polícia Militar de Oeiras, major Antônio Santos, na manhã do sábado Francisca Ferreira registrou Boletim de Ocorrência solicitando uma medida protetiva contra o companheiro. 

As primeiras informações são de que na noite do sábado eles discutiram e ela foi morta com pelo menos oito golpes de faca. O crime aconteceu em uma rua do bairro Rosário.

"O Samu ainda foi acionado, mas quando chegou constatou o óbito. Ela morreu no local", conta o major. 

O companheiro de Francisco está preso na Delegacia Regional de Oeiras. 

O caso será investigado pela Polícia Civil. 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Saúde adota estratégia para reduzir propagação da Covid-19 em Oeiras

Foto: ascom

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) adotou uma nova estratégia para enfrentamento do coronavírus em Oeiras. Sob a coordenação da Unidade Covid-19, as equipes vão realizar o rastreamento e monitoramento de pessoas que tiveram contato próximo com pacientes com diagnóstico confirmado da doença. O assunto foi tema de uma live nesta quarta-feira, 18, com participação da secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira, e do médico da Unidade Covid, Matheus Luna.

A ação segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde e tem como objetivo reduzir a propagação da doença de forma localizada, a partir da identificação de novas infecções devido à exposição a um caso conhecido. Com a estratégia, será possível fazer o isolamento de novos casos e prevenir o surgimento de uma próxima geração de infecções a partir de um caso inicial, fortalecendo a possibilidade de interrupção da transmissão e evitando o aparecimento de novos casos de Covid-19 no município.

“Precisamos unir esforços para manter o controle do vírus no nosso município. A nossa participação aqui hoje é para iniciar o processo de comunicação social para esta nova estratégia de enfrentamento à Covid em Oeiras. Então, o Ministério da Saúde recomenda que coloquemos em isolamento o caso que testar positivo e, para seguir o rastro do vírus, colocar em quarentena os contatos desse caso. Ou seja, ao invés de isolar toda a população no lockdown, a recomendação é agir de forma segmentada”, explica Auridene Moreira.

Como funciona a nova estratégia

Na prática, a ação ocorrerá da seguinte forma: a pessoa que procurar a Unidade Covid ou UPA com sintomas da doença e tiver seu diagnóstico confirmado continuará a ser monitorada. A equipe de trabalho integrado do centro de referência fará, também, uma busca por contatos que este paciente positivo para Covid-19 teve no período entre dois dias antes e 10 dias após a data de início dos sinais ou sintomas do caso confirmado, promovendo o isolamento deste grupo de pessoas, no intuito de quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

Na nova ação, a equipe de trabalho composta por profissionais da Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde irá realizar, por telefone, o rastreamento das pessoas de convívio do novo paciente diagnosticado fazendo questionamentos relacionados à sua saúde, após ter ocorrido o contato com o paciente positivado.

A estratégia foi iniciada em outubro em formato experimental. “Conseguimos identificar, comunicar rapidamente, fornecer atestado médico e isolar 30 contatos que posteriormente se tornaram casos da Covid, mas não levaram os vírus adiante. No entanto, tivemos pessoas que receberam a ligação informando que eram contatos e deveriam seguir as medidas e muitas recusaram o rastreamento, afirmando que não contatos, exigindo saber o nome de quem testou positivo e nós não devemos fazer isso, pois o diagnóstico é do paciente”, relata a secretária.

Os contatos dos pacientes positivados devem ficar em quarentena durante oito dias. Na próxima semana, a Coordenação de Vigilância Sanitária da Semusa promoverá uma reunião com donos de estabelecimentos e representantes do setor comercial para informar sobre a nova estratégia. “Essa abordagem precisa da compreensão dos pacientes, dos empregadores, mas é a abordagem que mostrou melhor eficácia em outros países. Somado ao que se vem fazendo, vamos rastrear os contatos – pessoas que tiveram a menos de um metro e por mais de 15 minutos com um caso positivado, contato físico sem EPI e contato intradomiciliar. Todas as recomendações anteriores continuam sendo válidas – evitar aglomerações, uso de máscara, higiene das mãos – porém, vamos adotar essa abordagem somada a isso”, pontua o médico Matheus Luna.

Município investe em teste antígeno para detecção mais eficiente do vírus

Inaugurada em maio, a Unidade Covid-19 é a principal referência para atendimento de pessoas com sinais suspeitos da doença em Oeiras. Funcionando todos os dias, de 7h às 19h, com uma equipe multiprofissional, o centro de referência realizou 742 atendimentos médicos e diagnosticou 171 casos positivos no mês de outubro. Na primeira quinzena de novembro, foram mais de 420 atendimentos médicos e 93 casos positivados.

Desde agosto, o município investe na aquisição de testes antígenos (feitos através do swab nasal), que oferecem um diagnóstico com mais de 96% de confiabilidade. Além disso, o centro de referência também disponibiliza testes sorológicos e recebeu do Ministério da Saúde kits de RT PCR, que é o exame padrão ouro para diagnósticos da Covid.

“Queremos neste momento a conscientização das pessoas, para que elas possam aderir à nova estratégia de enfrentamento, que vem dando certo em muitos países. E dizer que a Unidade Covid continua funcionando de domingo, com equipe multiprofissional disponível, realizando testagem, acolhimento, manejo clínico, teleatendimento (rastreamento e monitoramento) e alta médica”, frisa Auridene Moreira.

Da Redação
[email protected]

Reeleito com 43 votos, prefeito de Oeiras diz que enfrentou fake news

 

A eleição em Oeiras, no interior do Piauí, foi uma das mais disputadas. Enquanto o candidato da oposição festejava a vitória, Zé Raimundo (PP) foi reeleito prefeito de Oeiras com diferença de 43 votos, resultado que, para ele, não foi surpresa. 

"Em momento nenhum, na nossa apuração paralela, estivemos atrás do candidato adversário. Talvez as informações do TRE chegaram de forma retardada e deu uma margem de maioria para o adversário. Tanto que durante 40 minutos, o candidato adversário comemorou a vitória. Em momento nenhum tínhamos essa perspectiva de estarmos com a eleição perdida", disse o prefeito reeleito. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, ele também avaliou a campanha do candidato adversário, Dr Hailton (MDB).

"Ele tinha forte apoio do Governo do Estado e foi prepoderante. Ele pregou, durante toda a campanha, a questão da fake news e não lançou propostas verdadeiras. Conseguimos superar e acredito que nossa forma de gestão, o que implementamos nas zonas urbanas e rural, obras de mobilidade, conquistas na saúde, na educação, nos deram o credenciamento para que nos próximos quatro anos possamos fazer muito mais por Oeiras. Não é uma maioria menor que me desmotivou. Pelo contrário, me motivou a fazer as transformações. Claro, com todo apoio forte de uma bancada forte federal e estadual", disse Zé Raimundo. 

O prefeito reeleito diz que vai continuar com foco prioritário na Educação seguida da agricultura familiar. 

"Acredito que transformando o agricultor em empresário rural, a gente possa fazer uma cidade fortalecida economicamente. O viés econômico do Piauí é todo comercial. O Piauí não tem indústria. Oeiras tem suas peculiaridades, a agricultura é o nosso fator de desenvolvimento mais forte. Então é prioridade da nossa gestão", finalizou Zé Raimundo. 


Graciane Sousa
[email protected]

Cultura divulga resultado final dos projetos selecionados pela Lei Aldir Blanc em Oeiras

A Secretaria Municipal da Cultura e o Conselho Municipal de Cultura de Oeiras finalizaram a seleção de projetos recebidos para a Lei Aldir Blanc (Lei Federal n 14.017/2020), que estabelece ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública em razão da pandemia do novo coronavírus.

As propostas selecionadas são destinadas à manutenção de agentes, de espaços, iniciativas, produções, desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária, de produções audiovisuais, de manifestações culturais.

Confira o resultado: 

oeiras lei aldir blanc_1605699019.pdf

Da Redação
[email protected]

 

Zé Raimundo é reeleito em Oeiras com votação acirrada até o final

Foto: Facebook Zé Raimundo
 
A tradicional disputa entre dos “Boca Preta” contra os “Tupamaros” na primeira capital do Piauí, Oeiras (a 313 km de Teresina), foi acirrada até os últimos votos. 
 
Nas primeiras atualizações, Dr. Hailton (MDB) chegou a ficar na frente do atual prefeito Sé Raimundo (PP). Com a demora do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em computar os votos, correligionários comemoravam nas ruas e nas redes sociais. 
 
Somente por volta das 22h30, o resultado final saiu e reelegeu Zé Raimundo com 50,09% dos votos que corresponde a 11.472 votos contra 49,91% o que equivale a 11.429 votos. 
 
Confira os vereadores eleitos: 
 
1. GILMAR FONTES- PT 1.360 votos
2. LETIANO - PP 1.240 votos
3. FERNANDO DE ZADIM - pp 1.138 votos
4. MARCIO CARROCERIA - PP 946 votos
5. ESPEDITO MARTINS - PP 943 votos
6. WANDERLEY ROCHA - PP 943 votos
7. BERON - MDB 931 votos
8. HELOISA HELENA- PP 922 votos
9. EDVALDO LIMA - PP 884 votos
10. CLEYLTON DO FRIGOLEME - MDB 867 votos
11. ALEXANDRE MENESES - PP 803 votos
12. EVANDO DO BURITI - PSD 650 votos
13. NELSON JÚNIOR - PT 577 votos
 
Suplentes:
 
1. NEANDER PP 
2. PORTELA PP
3. CALEBE BOCA RICA MDB
4. PASTORINHA PP 
5. PEDRO FREITAS PT
6. JUNIOR MIRANDA PSD
7. FORTUNATA FONTES PT
8. CARLINHOS PP
9. ADÃO SILVA PP 
10. HÉLIO ADÃO PT
11. HAMILTON DO INSSS PP
12. MILLENA FAUSTINO PT
13. YORANA SOUSA PT
14. SÍLVIA GOMES PT
15. ELIANA LUSTOSA PP
16. MARGARETT CARVALHO MDB
17. PROFESSOR CESINHA PT
18. SUELY AZEVEDO PP
19. MARIA DE JESUS PSD
20. JOÃO KEBRADIM MDB
21. ALEX DA BRIONA PSD
22. AEDSON ALCOFORADO MDB
23. MANELINHO PP
24. PROFESOR FABRÍCIO RODRIGUES PT
25. IEDA MARIA PSD
26. JEFFERSON CABELEIREIRO MDB
27. JOSIMAR PEREIRA PSD
28. QUITÉRIA ALMEIDA MDB 
29. SANDRA LEAL MDB
 
 
Caroline Oliveira

MP ajuíza ação contra candidato que incentivou pessoas com covid-19 a votar

Foto: Reprodução/Instagram

Publicação realizada nas redes sociais do candidato 

 

A Promotoria da 5ª Zona Eleitoral do Piauí ajuizou representação contra o candidato à Prefeitura de Oeiras, Dr. Hailton Filho (MDB).  Na tarde de ontem (14), o candidato publicou uma nota em suas redes sociais de campanha, por meio do qual incita eleitores contaminados pela covid-19 a votar neste domingo. De acordo com o texto divulgado pelo candidato, “não há qualquer norma que proíba o cidadão de votar em caso de sintomas ou contaminação pela covid-19”.

Na representação, o promotor de Justiça Vando da Silva Marques demonstra que estão em vigor diversas medidas sanitárias restritivas, incluindo o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral, os decretos estaduais de natureza higiênico-sanitária e as orientações emitidas pela Secretaria de Estado da Saúde.

 O Plano de Segurança Sanitária do TSE, elaborado por consultoria sanitária interinstitucional, estabelece que os eleitores que apresentem febre ou tenham sido diagnosticados com covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição sejam orientados a não comparecer às urnas, estando permitida a posterior justificativa de ausência de voto por esse motivo.

“As postagens nas redes sociais Instagram e Facebook, com conteúdo inverídico e irresponsável por parte do candidato, podem causar danos irreparáveis à saúde pública do município de Oeiras, diante da incitação daqueles que estão contaminados pelo coronavírus a irem votar no dia 15 de novembro”, alerta Vando Marques.

 “O isolamento social tem sido a principal ferramenta na busca por retardar a velocidade de propagação da covid-19, preservando ao máximo o sistema público de saúde, que já se encontra saturado em diversos países e em alguns estados brasileiros. Ao incitar o eleitor publicamente a ir votar mesmo estando contaminado pela covid-19, o candidato está infringindo as medidas sanitárias impostas para prevenção e controle de contágio do novo coronavírus”, complementa.

O representante do Ministério Público requereu ao Poder Judiciário a concessão de medida liminar para que o Instagram e o Facebook retirem imediatamente as publicações do ar. Requereu também a condenação dos representados ao pagamento de multa de R$ 10 mil, a instauração de inquérito policial para apuração da prática de incitação ao crime (art. 286 do Código penal) e o encaminhamento dos autos ao Conselho Regional de Medicina, para apuração de infração ético-disciplinar por parte de Hailton Filho, que é médico.

Além do candidato a prefeito, o Ministério Público também abriu representação contra o candidato a vice prefeito, José Arimateia Carvalho Júnior, o partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e as empresas Facebook/Instagram Brasil e Google Brasil. 

Neste domingo (15), a publicação já havia sido excluída das redes de Dr. Hailton Filho. 

O candidato a prefeito e os demais citados não foram encontrados para comentar o episódio. O espaço permanece aberto para esclarecimentos. 


Natanael Souza(Com informações do Ministério Público Estadual)
[email protected] 

 

Homem morre e veículos pegam fogo em acidente na BR-230 em Oeiras

Foto: Mural da Vila

Um homem de 53 anos morreu em um acidente envolvendo um caminhão e uma carreta na BR-230 em Oeiras (a 313 km de Teresina), na madrugada desta quinta-feira(12), por volta das 4h. A colisão causou o incêndio nos dois veículos. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão frontal aconteceu no KM160, próximo a São João da Varjota e a vítima fatal estava em um caminhão GM/D-20. O condutor do veículo de carga, de 52 anos, saiu ileso. O caminhão da vítima estava carregado de fruta. 

"De acordo com informações preliminares, o veículo D-20, ao fazer uma ultrapassagem invadiu a faixa contrária e colidiu frontalmente com o veículo de carga. Após a colisão houve incêndio que consumiu os dois veículos", informou a PRF.

Um caminhão pipa foi utilizado para apagar as chamas dos veículos.

A colisão foi tão forte que ferragens dos veículos estão sobre a pista interditando as duas vias, até o fim da manhã ainda estavam no local. Os policiais rodoviários ainda estão no local do acidente colhendo informações e orientando o trânsito.

 

Foto: Divulgação PRF

Caroline Oliveira
com informações da PRF
[email protected]

 

Pesquisadores desenvolvem câmara que elimina coronavírus

Foto: IFPI

Uma equipe de pesquisadores do Campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí (IFPI) desenvolveu o projeto CADU-C, uma câmara de desinfecção com tecnologia Ultravioleta C (UV-C) voltada para a prevenção e eliminação de patógenos em objetos e superfícies gerais.

A tecnologia foi desenvolvida em resposta à Covid-19, doença ocasionada pelo novo coronavírus, que se propaga facilmente através de materiais e/ou objetos contaminados. 

O projeto surgiu em março de 2020, momento em que houve a declaração de estado de emergência em vários países e também nos estados brasileiros, com confinamento e distanciamento social, visando redução da propagação da doença.

Inicialmente, foram desenvolvidas algumas pesquisas sobre a COVID-19 e sobre as possíveis tecnologias de combate ao vetor da doença. Com isso, identificou-se a oportunidade de desenvolvimento da Câmara CADU-C, construída com as tecnologias UV-C e arduíno. VEJA VÍDEO AQUI

A partir de edital de fomento concedido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI/IFPI), viabilizou-se o desenvolvimento do protótipo.

O equipamento pode ser produzido a baixo custo, com menos de R$ 1000,00. O tempo utilizado para a desinfecção pode ser ajustável, de quatro ou dez minutos. O controle e regulação pode ser realizado por meio de smartphones, remotamente. Há também o cuidado com a segurança do usuário, pois a câmara só funciona com a porta fechada.

Em geral, o equipamento não provoca odores e não altera as características dos alimentos e nem dos materiais, consome pouca energia e é de fácil manipulação. Além disso, pode variar de tamanho, dependendo da necessidade do usuário, e pode ser utilizada em vários ambientes, tais como hospitais, residências, restaurantes, entre outros. Podem ser higienizados materiais em geral, tais como alimentos, objetos e superfícies.  

“Esta é uma importante contribuição do Instituto Federal do Piauí e da ciência brasileira e piauiense no enfrentamento à COVID-19. É importante oferecermos à sociedade tecnologias que garantam à retomada à vida normal, com segurança. Neste sentido, desenvolvemos um equipamento que tem o potencial de oferecer conforto e segurança às pessoas no momento das compras, durante a aquisição ou uso de um objeto ou ainda durante o consumo de um alimento. Como perspectiva, pretendemos proteger e transferir a tecnologia CADU-C, de modo que ela seja disponibilizada à sociedade. A partir disso, cumprimos a missão de uma Instituição de Ciência e Tecnologia com a marca e qualidade do Instituto Federal do Piauí, priorizando e atendendo às demandas da sociedade”, explicou Marina Bezerra, que integra a equipe de pesquisadores.

Os pesquisadores responsáveis pelo projeto são:

 -Prof. Me. Robson Almeida Borges de Freitas: Analista e Desenvolvedor de Sistemas, Instituto Federal do Piauí - Campus Oeiras 

- Profa. Me. Humbérila da Costa e Silva Melo: Bióloga, Instituto Federal do Piauí - Campus Oeiras 

- Profa. Me. Margarete Almeida Freitas de Azevedo: Nutricionista, Instituto Federal do Piauí - Campus Angical  

- Profa. Me. Marina Bezerra da Silva: Administradora, Instituto Federal do Piauí - Campus Oeiras  

- Prof. Dr. Daniel Leite Viana Costa: Cientista da Computação, Instituto Federal do Piauí - Campus Oeiras  

- Profa. Esp. Ana Claudia Xavier: Engenheira Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central  

 

Da Redação
[email protected] 

Promotoria da 5ª Zona expede recomendação sobre o dia das eleições

O Ministério Público do Piauí, por intermédio da Promotoria de Justiça da 5ª Zona Eleitoral, expediu recomendação aos eleitores, partidos políticos, coligações e candidatos de Oeiras, Santa Rosa do Piauí e São João da Varjota. 

O documento é assinado pelo promotor de Justiça Vando Marques e traz orientações sobre a conduta dos diversos atores para o dia das eleições.

O integrante do Ministério Público inicia orientado que será permitida, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

Ficam vedadas, até o término do horário de votação, com ou sem utilização de veículos, as seguintes ações: a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado ou os instrumentos de propaganda; a caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa; a distribuição de camisetas, máscaras, álcool em gel e quaisquer outros brindes em geral; o uso de alto-falantes e amplificadores de som; comício, carreata e trânsito de qualquer veículo com jingles; o derrame de santinhos e outros impressos no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição; a publicação de novos conteúdos e/ou o impulsionamento de conteúdo na internet, podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente, dentre outras iniciativas.

Está proibida a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos no dia das eleições municipais. Fica vedado também, o transporte gratuito de eleitores para os locais de votação e o fornecimento gratuito de alimento.

Os candidatos, partidos e eleitores devem cumprir as regras higienicossanitárias no dia da votação, devendo evitar aglomerações nos locais de votação, mantendo o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas; e obrigatoriamente utilizarem máscara desde a saída de casa, durante a votação, até o retorno à sua residência.

Denúncias de irregularidades e crimes eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral, ou encaminhadas diretamente ao Ministério Público.


Da Redação
[email protected]

Conselho Municipal de Saúde empossa membros e elege nova diretoria em Oeiras

O Conselho Municipal de Saúde de Oeiras empossou nesta terça-feira, 03, novos membros e promoveu a eleição da diretoria da instituição para o biênio 2020-2022. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação do controlador-geral do município, Weuton Dantas, de usuários do SUS e dos novos conselheiros.

Após a posse dos novos membros, foi realizada a eleição da nova diretoria da instituição. No pleito, o enfermeiro Miguel Ribeiro foi eleito novo presidente do Conselho Municipal de Saúde. O agente comunitário de saúde, Antônio Filho, assume a vice-presidência. Completam a diretoria: Antônio Raimundo, no cargo de primeiro-secretário e Letícia Santana, segunda-secretária.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão permanente, deliberativo e normativo do SUS no âmbito municipal, que tem por competência formular estratégias e controlar a execução da política de saúde do município, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros.

A entidade é composta por 16 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, distribuídos entre prestadores de serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde e entidades representativas dos usuários.

Representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS):

Titular: Tiago Leite da Costa

Suplente: Ricardo Rannyelly de Moura Lessa

Titular: Letícia Santana da Silva

Suplente: Valdinar Batista da Mata

Titular: Francisco dos Santos Sepulvida e Silva

Suplente: Carlota dos Santos Sepulvida e Silva

Titular: Francisco Japhet Barbosa de Albuquerque

Suplente: Paulo Afonso Ferraz Veras

Titular: Cássio Murilo Ferreira Carmo

Suplente: Rhaice Ranna Lira Valentim

Representantes dos Trabalhadores em Saúde do SUS:

Titular: Antônio Neto de Sousa Carvalho

Suplente: Antônio Pereira Filho

Titular: Evandro César Bezerra Damasceno Júnior

Suplente: Vanessa de Sousa Lima

Titular: Celana Marques Carmarço Leal

Suplente: Nileide da Silva Nascimento

Representantes dos gestores/prestadores de serviço do SUS:

Titular: Miguel Ângelo Ribeiro de Sousa

Suplente: Katharine Bezerra Dantas

Titular: Wemerson dos Santos Fontes

Suplente: Francisco José da Paz

Titular: Laiane de Sousa Torres Ferreira

Suplente: Roberta Gomes Dias Alves

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores