Cidadeverde.com

Homem morre e veículos pegam fogo em acidente na BR-230 em Oeiras

Foto: Mural da Vila

Um homem de 53 anos morreu em um acidente envolvendo um caminhão e uma carreta na BR-230 em Oeiras (a 313 km de Teresina), na madrugada desta quinta-feira(12), por volta das 4h. A colisão causou o incêndio nos dois veículos. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão frontal aconteceu no KM160, próximo a São João da Varjota e a vítima fatal estava em um caminhão GM/D-20. O condutor do veículo de carga, de 52 anos, saiu ileso. O caminhão da vítima estava carregado de fruta. 

"De acordo com informações preliminares, o veículo D-20, ao fazer uma ultrapassagem invadiu a faixa contrária e colidiu frontalmente com o veículo de carga. Após a colisão houve incêndio que consumiu os dois veículos", informou a PRF.

Um caminhão pipa foi utilizado para apagar as chamas dos veículos.

A colisão foi tão forte que ferragens dos veículos estão sobre a pista interditando as duas vias, até o fim da manhã ainda estavam no local. Os policiais rodoviários ainda estão no local do acidente colhendo informações e orientando o trânsito.

 

Foto: Divulgação PRF

Caroline Oliveira
com informações da PRF
[email protected]

 

Pesquisadores desenvolvem câmara que elimina coronavírus

Foto: IFPI

Uma equipe de pesquisadores do Campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí (IFPI) desenvolveu o projeto CADU-C, uma câmara de desinfecção com tecnologia Ultravioleta C (UV-C) voltada para a prevenção e eliminação de patógenos em objetos e superfícies gerais.

A tecnologia foi desenvolvida em resposta à Covid-19, doença ocasionada pelo novo coronavírus, que se propaga facilmente através de materiais e/ou objetos contaminados. 

O projeto surgiu em março de 2020, momento em que houve a declaração de estado de emergência em vários países e também nos estados brasileiros, com confinamento e distanciamento social, visando redução da propagação da doença.

Inicialmente, foram desenvolvidas algumas pesquisas sobre a COVID-19 e sobre as possíveis tecnologias de combate ao vetor da doença. Com isso, identificou-se a oportunidade de desenvolvimento da Câmara CADU-C, construída com as tecnologias UV-C e arduíno. VEJA VÍDEO AQUI

A partir de edital de fomento concedido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI/IFPI), viabilizou-se o desenvolvimento do protótipo.

O equipamento pode ser produzido a baixo custo, com menos de R$ 1000,00. O tempo utilizado para a desinfecção pode ser ajustável, de quatro ou dez minutos. O controle e regulação pode ser realizado por meio de smartphones, remotamente. Há também o cuidado com a segurança do usuário, pois a câmara só funciona com a porta fechada.

Em geral, o equipamento não provoca odores e não altera as características dos alimentos e nem dos materiais, consome pouca energia e é de fácil manipulação. Além disso, pode variar de tamanho, dependendo da necessidade do usuário, e pode ser utilizada em vários ambientes, tais como hospitais, residências, restaurantes, entre outros. Podem ser higienizados materiais em geral, tais como alimentos, objetos e superfícies.  

“Esta é uma importante contribuição do Instituto Federal do Piauí e da ciência brasileira e piauiense no enfrentamento à COVID-19. É importante oferecermos à sociedade tecnologias que garantam à retomada à vida normal, com segurança. Neste sentido, desenvolvemos um equipamento que tem o potencial de oferecer conforto e segurança às pessoas no momento das compras, durante a aquisição ou uso de um objeto ou ainda durante o consumo de um alimento. Como perspectiva, pretendemos proteger e transferir a tecnologia CADU-C, de modo que ela seja disponibilizada à sociedade. A partir disso, cumprimos a missão de uma Instituição de Ciência e Tecnologia com a marca e qualidade do Instituto Federal do Piauí, priorizando e atendendo às demandas da sociedade”, explicou Marina Bezerra, que integra a equipe de pesquisadores.

Os pesquisadores responsáveis pelo projeto são:

 -Prof. Me. Robson Almeida Borges de Freitas: Analista e Desenvolvedor de Sistemas, Instituto Federal do Piauí - Campus Oeiras 

- Profa. Me. Humbérila da Costa e Silva Melo: Bióloga, Instituto Federal do Piauí - Campus Oeiras 

- Profa. Me. Margarete Almeida Freitas de Azevedo: Nutricionista, Instituto Federal do Piauí - Campus Angical  

- Profa. Me. Marina Bezerra da Silva: Administradora, Instituto Federal do Piauí - Campus Oeiras  

- Prof. Dr. Daniel Leite Viana Costa: Cientista da Computação, Instituto Federal do Piauí - Campus Oeiras  

- Profa. Esp. Ana Claudia Xavier: Engenheira Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central  

 

Da Redação
[email protected] 

Promotoria da 5ª Zona expede recomendação sobre o dia das eleições

O Ministério Público do Piauí, por intermédio da Promotoria de Justiça da 5ª Zona Eleitoral, expediu recomendação aos eleitores, partidos políticos, coligações e candidatos de Oeiras, Santa Rosa do Piauí e São João da Varjota. 

O documento é assinado pelo promotor de Justiça Vando Marques e traz orientações sobre a conduta dos diversos atores para o dia das eleições.

O integrante do Ministério Público inicia orientado que será permitida, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

Ficam vedadas, até o término do horário de votação, com ou sem utilização de veículos, as seguintes ações: a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado ou os instrumentos de propaganda; a caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa; a distribuição de camisetas, máscaras, álcool em gel e quaisquer outros brindes em geral; o uso de alto-falantes e amplificadores de som; comício, carreata e trânsito de qualquer veículo com jingles; o derrame de santinhos e outros impressos no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição; a publicação de novos conteúdos e/ou o impulsionamento de conteúdo na internet, podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente, dentre outras iniciativas.

Está proibida a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos no dia das eleições municipais. Fica vedado também, o transporte gratuito de eleitores para os locais de votação e o fornecimento gratuito de alimento.

Os candidatos, partidos e eleitores devem cumprir as regras higienicossanitárias no dia da votação, devendo evitar aglomerações nos locais de votação, mantendo o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas; e obrigatoriamente utilizarem máscara desde a saída de casa, durante a votação, até o retorno à sua residência.

Denúncias de irregularidades e crimes eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral, ou encaminhadas diretamente ao Ministério Público.


Da Redação
[email protected]

Conselho Municipal de Saúde empossa membros e elege nova diretoria em Oeiras

O Conselho Municipal de Saúde de Oeiras empossou nesta terça-feira, 03, novos membros e promoveu a eleição da diretoria da instituição para o biênio 2020-2022. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação do controlador-geral do município, Weuton Dantas, de usuários do SUS e dos novos conselheiros.

Após a posse dos novos membros, foi realizada a eleição da nova diretoria da instituição. No pleito, o enfermeiro Miguel Ribeiro foi eleito novo presidente do Conselho Municipal de Saúde. O agente comunitário de saúde, Antônio Filho, assume a vice-presidência. Completam a diretoria: Antônio Raimundo, no cargo de primeiro-secretário e Letícia Santana, segunda-secretária.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão permanente, deliberativo e normativo do SUS no âmbito municipal, que tem por competência formular estratégias e controlar a execução da política de saúde do município, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros.

A entidade é composta por 16 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, distribuídos entre prestadores de serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde e entidades representativas dos usuários.

Representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS):

Titular: Tiago Leite da Costa

Suplente: Ricardo Rannyelly de Moura Lessa

Titular: Letícia Santana da Silva

Suplente: Valdinar Batista da Mata

Titular: Francisco dos Santos Sepulvida e Silva

Suplente: Carlota dos Santos Sepulvida e Silva

Titular: Francisco Japhet Barbosa de Albuquerque

Suplente: Paulo Afonso Ferraz Veras

Titular: Cássio Murilo Ferreira Carmo

Suplente: Rhaice Ranna Lira Valentim

Representantes dos Trabalhadores em Saúde do SUS:

Titular: Antônio Neto de Sousa Carvalho

Suplente: Antônio Pereira Filho

Titular: Evandro César Bezerra Damasceno Júnior

Suplente: Vanessa de Sousa Lima

Titular: Celana Marques Carmarço Leal

Suplente: Nileide da Silva Nascimento

Representantes dos gestores/prestadores de serviço do SUS:

Titular: Miguel Ângelo Ribeiro de Sousa

Suplente: Katharine Bezerra Dantas

Titular: Wemerson dos Santos Fontes

Suplente: Francisco José da Paz

Titular: Laiane de Sousa Torres Ferreira

Suplente: Roberta Gomes Dias Alves

Da Redação
[email protected]

Oeiras lança editais da Lei Aldir Blanc nesta quarta-feira (04)

Os recursos da Lei Aldir Blanc destinados ao município de Oeiras foram liberados pelo Governo Federal. Nesta quarta-feira, dia 04 de novembro, será lançado o edital voltado para o auxílio direto aos artistas, bem como a manutenção de espaços culturais afetados diretamente pela pandemia do novo coronavírus – a primeira modalidade trata do fomento à arte e cultura e a segunda é específico para subsídio a espaços e grupos culturais da cidade.

As inscrições acontecerão pela internet no período de 04/11/2020 a 11/11/2020, por meio do endereço https://forms.gle/hL3fNjiaFtQ9NAcG7 para espaços/grupos culturais e https://forms.gle/3HEuL3mZzkzf8q328 para agentes culturais, bem como por meio do atendimento presencial, às pessoas com deficiência, aos idosos ou às pessoas com dificuldade em elaboração de propostas e no uso e acesso à internet, observando as regras do mesmo e de seus regulamentos, bem como da Lei 14.017 de 29 de Junho de 2020 e do Decreto 10.464, de 17 de Agosto de 2020.

A modalidade para Espaços e Grupos culturais consta de subsídio no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais) para 10 espaços culturais/grupos, reconhecidos pelo mapeamento cultural, validados pelo Conselho Municipal de Cultura de Oeiras.

Já na modalidade de Fomento à Arte e Cultura serão contemplados 49 agentes culturais, cada um com o valor de R$ 4.251,47, em diversos segmentos culturais e que tenham atuado no município de Oeiras – PI nos últimos 02 (dois) anos.

Para ter acesso aos recursos, artistas e espaços culturais deverão atender alguns critérios específicos, tais como comprovar o mínimo de dois anos de atividades no município e apresentar os documentos seguindo as orientações do edital. Serão sete propostas em cada categoria, sendo elas: música, dança, artesanato, teatro, literatura e patrimônio cultural.

O edital com seus respectivos anexos estará disponível a partir de 04 de novembro de 2020 no site da Prefeitura Municipal de Oeiras e nas redes sociais do Conselho Municipal de Cultura de Oeiras, órgão que fará a seleção e avaliação dos projetos inscritos e que conduzirá toda a seleção. 

Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Oeiras transfere folga do Dia do Servidor Público para 30 de outubro

O ponto facultativo alusivo ao 'Dia do Servidor Público', celebrado originalmente no dia 28 de outubro, foi transferida para a próxima sexta-feira, 30, em Oeiras. De acordo com decreto da Prefeitura Municipal, a alteração leva em consideração a manutenção dos índices de isolamento social para contenção da pandemia de coronavírus.

Serviços essenciais continuam funcionando normalmente. O decreto ainda prevê que, os dirigentes dos órgãos e entidades cuidem da organização de escalas de serviços sem que prejudiquem o atendimento ao público assistido.

Com a mudança, os funcionários públicos municipais terão um feriadão de quatro dias, pois na segunda-feira, dia 02, será o feriado nacional de Finados.

Da Redação
[email protected]

Temporal em Oeiras dura 5 horas, alaga ruas e causa estragos

 

A forte chuva que caiu no município de Oeiras na madrugada desta terça-feira (27) causou diversos estragos. Ruas ficaram alagadas e residências também chegaram a ser invadidas pela correnteza. De acordo com os moradores, o temporal durou cerca de cinco horas. 

Vídeos compartilhados através das redes sociais, também mostram que a força da água arrastou veículos e resultou em rompimentos da pavimentação em diversos pontos da cidade.  

Em uma das imagens é possível ver que um carro chegou a ser arrastado para dentro de uma galeria na BR-230. 

De acordo com o secretário de Obras de Oeiras, Luis Fernando Costa, o trecho mais atingido pelo impacto das chuvas foi o anel viário, que liga a BR-230 à PI 143. "Já acionamos a empresa responsável para fazer a recuperação desse trecho", garantiu.

Ainda de acordo com o secretário, equipes da Prefeitura já iniciaram o levantamento dos demais estragos causados pela chuva que caiu no município durante a madrugada. 

Outros municípios

O município de Santa Cruz dos Milagres, distante cerca de 170 Km de Teresina também registrou fortes chuvas nas últimas horas. De acordo com o monitoramento feito pelas estações do Cemadem, foram 33mm de precipitação registrados no município. 

já a capital, Teresina, registrou 23mm de chuva nas últimas horas, de acordo com o Cemadem. 

 

Campanhas de multivacinação e vacinação contra poliomielite têm Dia D neste sábado (24) em Oeiras

As campanhas de multivacinação e de vacinação contra a poliomielite têm um Dia D neste sábado, 24, das 8h às 17h, quando crianças e adolescentes de até 15 anos poderão atualizar a caderneta de vacinação nos postos de saúde de Oeiras. Crianças de até 5 anos de idade incompletos devem ser imunizadas, também, contra a poliomielite, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

A multivacinação e a imunização contra a pólio são campanhas separadas que ocorrem ao mesmo tempo; ambas vão até o dia 30 de outubro. Todas as vacinas previstas no calendário são oferecidas de forma gratuita, pelo SUS.

As imunizações protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarréia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Da Redação
[email protected]

Oeiras: carro capota quando motorista tenta desviar de cachorro

Foto: Mural da Vila

O capotamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (16) no anel viário de Oeiras. O automóvel envolvido no capotamento era modelo Fiat Uno de cor branca.

O carro era conduzido por um identificado apenas por "Melo 90", que de acordo com testemunhas perdeu o controle do automóvel ao tentar desviar de um cachorro na pista.

O motorista seguia rumo Oeiras, Nova Rosário quando ocorreu o capotamento, ele não teve ferimentos graves e está bem de saúde. O animal foi atingido no acidente e não resistiu.

João Bandeira
[email protected]

Feira dos Animais retoma atividades nesta quinta-feira (08) em Oeiras

Foto: Ascom

Após quase sete meses com as atividades suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, a Feira dos Animais de Oeiras terá o funcionamento retomado nesta quinta-feira, 08, a partir das 5h da manhã. O espaço funcionará às quintas e sextas-feiras, das 5h às 18h.

“A feira dos animais é de fundamental importância para a região de Oeiras, micro e macrorregião do Vale do Canindé, tendo impacto significativo na economia regional. Então, com a volta da feira, o município, os produtores e criadores só têm a ganhar”, explica o médico veterinário, Jeferson Sousa, acrescentando que o processo de reabertura da feira segue orientações da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

Para a retomada das atividades na feira, a Secretaria Municipal de Agricultura está adotando as medidas de segurança necessárias – uso obrigatório de máscara, distanciamento exigido pelo protocolo da Vigilância Sanitária, instalação de pias com água e sabão e disponibilização de álcool gel 70% para higienização das mãos. O objetivo é garantir um atendimento seguro à população, com todos os cuidados necessários para a prevenção à Covid-19.

Da redaçao
[email protected]

Posts anteriores