Cidadeverde.com

Fiscalização encontra carne imprópria para o consumo sendo comercializada em Oeiras

Foto: ascom

Cerca de 60 quilos de carne sem certificação e imprópria para o consumo foram apreendidos nesta quinta-feira, 06, em uma operação conjunta do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, Vigilância Sanitária e Procon Oeiras. Os produtos eram provenientes de abate clandestino e foram apreendidos em estabelecimentos comerciais da cidade.

A ação de fiscalização percorreu diversos supermercados e frigoríficos de Oeiras. A carne sem origem comprovada e fora dos padrões higiênico-sanitários foi recolhida e descartada. Os estabelecimentos que estavam comercializando o produto foram autuados pelo Procon Oeiras.

Segundo Docatte Rufino, a meta é fiscalizar todos os estabelecimentos comerciais da cidade. “É relevante salientar que em um determinado supermercado a câmara frigorífica foi interditada, pois a mesma apresentava insetos, ferrugem, mofo, sujeira e até mesmo lixo na parte interna. Nosso foco é fiscalizar e tirar de circulação todo tipo de carne que desrespeita a legislação e coloca em risco a saúde dos consumidores”, pondera o coordenador do Procon Oeiras.

Inspeção Municipal

Desde 2017, o município de Oeiras dispõe do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, que é responsável pelo controle da qualidade dos produtos de origem animal, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização e certificando com selo de garantia carnes e derivados.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela equipe do SIM está a verificação no ante mortem até o post mortem da carcaça dos animais, abatidos no Matadouro Municipal para Animais de Pequeno Porte, local onde ocorre o abate regular de caprinos, ovinos e suínos, resguardando as medidas sanitárias necessárias para garantir carne saudável para a população oeirense.

João Bandeira
com informações Ascom

SAAE realiza novas melhorias no fornecimento de água em Oeiras

Além da ampliação dos serviços de coleta de esgoto, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) segue investindo na expansão da rede de abastecimento de água no município de Oeiras. Esta semana, a equipe do órgão executou novas obras na rede de distribuição no Bairro Bodelândia.

Com a implementação de mais 180 metros de tubulação no bairro, o SAAE está otimizando e equalizando o fornecimento de água na localidade. Nos últimos meses, foram realizadas várias intervenções na comunidade, como expansões e readequações na rede em diversos trechos da Bodelândia, regularizando o fornecimento e aumentando a pressão da água nos locais de consumo.

O SAAE enfatiza que as obras contribuem para a promoção da saúde pública e do bem-estar da população, proporcionando também desenvolvimento econômico e um importante ganho social para o município.

João Bandeira
Com informações-Ascom 

Feira Agroecológica incentiva a Agricultura Familiar em Oeiras

Boa parte dos alimentos que chegam à mesa dos oeirenses são produzidos pela agricultura familiar. Para divulgar e incentivar a comercialização da produção dos agricultores familiares do município, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, retomou nesta quinta-feira, 29, a Feira Agroecológica, que passa a acontecer todas as quintas e sextas-feiras, a partir das 6h30, no Mercado Municipal Dona Lili.

A Feira reúne a produção de diversas comunidades rurais de Oeiras, disponibilizando alimentos agroecológicos (livres de agrotóxicos), como hortaliças, legumes, verduras, frutas variadas, ervas medicinais, além de polpas, doces e bolos.

“A Feira Agroecológica tem uma diversidade de produtos da agricultura familiar do município que estão sendo comercializados neste ponto estratégico, que é o Mercado Dona Lili. São produtos de várias comunidades rurais, o que só vem a fortalecer a feira, que está sendo retomada hoje e vai continuar toda quinta e sexta-feira. Através da agricultura familiar, melhoramos a economia do município, a qualidade de vida e alimentação dos oeirenses”, destaca Edelto Sousa, secretário municipal de Agricultura.

Com informações Ascom

Com projeto Prato do Dia, Oeiras garante alimentação para famílias na pandemia

Foto: Ascom

O agravamento da crise sanitária, a redução do auxílio emergencial, a crise econômica e o crescente desemprego atingiram em cheio as populações mais vulneráveis. Buscando garantir a segurança alimentar das famílias oeirenses mais afetadas pela pandemia, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está realizando o projeto Prato do Dia.

A ação emergencial, que terá duração de quatro meses, teve início na última sexta-feira, 23, com a distribuição de refeições (sopa) para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no Bairro Várzea. Na segunda-feira, 26, foi a vez dos bairros Oeiras Nova e Jureminha. Outras comunidades serão contempladas com as ações do projeto.

A entrega do alimento é feita três vezes por semana – segundas, quartas e sextas-feiras. “A pandemia do novo coronavírus aumentou a necessidade de auxílio para famílias em situação de vulnerabilidade. Diante disso, nós estamos buscando estratégias para chegar cada vez mais perto das famílias oeirenses. O projeto Prato do Dia tem por objetivo garantir alimentação, por meio da entrega semanal, de uma sopa nos bairros mais vulneráveis da cidade. A gestão municipal está atenta às demandas que aumentaram nesse período crítico de pandemia. Por isso, estamos desenvolvendo diversos projetos emergenciais”, enfatiza Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.

João Bandeira
com informações -Ascom

Oeiras realiza vacinação de idosos de 66 e 65 anos de idade

A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue avançando em Oeiras. Nesta quinta-feira, 22, foi a vez dos idosos 65 anos receberem a primeira dose da vacina. As doses foram aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana do município.

Também nesta quinta, oeirenses de 74 e 79 anos e trabalhadores da saúde tomaram a segunda dose da vacina. Na quarta-feira, 21, foi o dia dos idosos 66 anos de idade receberem a primeira dose da vacina. As doses foram aplicadas nas UBSs Rosário, Oeiras Nova e na quadra da Escola Municipal Visconde da Parnaíba.

Oeirenses de 75 a 79 anos também receberam a segunda dose da vacina nesta quarta. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o recebimento de novas doses para dar sequência ao cronograma de vacinação contra a Covid-19, de acordo com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

João Bandeira
com informações Ascom

Gerência de Meio Ambiente recicla 24 toneladas de pneus em Oeiras

Foto: ascom

Nesta quarta-feira, 14, a Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA) enviou para reciclagem mais 24 toneladas de pneus recolhidos em Oeiras. O trabalho de recolhimento dos pneus foi iniciado em 2019 e acontece a cada três meses. Através do processo de coleta seletiva, já foram recicladas mais de 100 toneladas de pneus em Oeiras.

Os pneus são coletados em diversos estabelecimentos da cidade, como postos de combustíveis, lojas de pneus e borracharias. Após a coleta, o material foi armazenado na Central de Reciclagem, no Bairro Uberaba, e em seguida, recolhido pela Reciclanip, associação responsável pela logística reversa dos pneus, que recolhe e encaminha o material para destinação ambientalmente correta.

A ação é uma medida de responsabilidade ambiental e de saúde pública promovida pela Prefeitura Municipal, evitando que esses materiais sejam jogados nas ruas e terrenos baldios, tornando-se criadouros do mosquito Aedes aegypti e de outros vetores de doenças, como ratos e baratas. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente e da saúde pública, a reciclagem de pneus possibilita um novo arranjo econômico no município, com a geração de trabalho e renda.

Da Redação
[email protected]

GEMA realiza campanha para estimular coleta seletiva em Oeiras

A Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA) iniciou nesta segunda-feira, 12, uma campanha de conscientização sobre a importância da coleta seletiva no município de Oeiras. A ação foi realizada, inicialmente, nos bairros onde estão instalados os Pontos de Entrega Voluntária - PEVs de materiais recicláveis, com o objetivo de estimular os oeirenses a colaborarem com as iniciativas de preservação ambiental.

O PEV é mais uma alternativa oferecida pela Prefeitura de Oeiras para incentivar o descarte correto de resíduos, contribuindo para aumentar a vida útil dos aterros sanitários e reduzir a poluição dos solos e rios.

Além disso, a coleta seletiva favorece a geração de renda para dezenas de famílias do município de Oeiras, que comercializam materiais recicláveis, visto que toda a coleta feita pelo município é doado para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos de Oeiras.

João Bandeira
Com informações -Ascom

Prefeitura inaugura nova sede do Procon Oeiras, no Mercado Dona Lili

Nesta terça-feira, 13, o prefeito José Raimundo inaugurou a nova sede do Procon Oeiras, que agora integra o Espaço do Cidadão Oeirense, localizado no Mercado Municipal de Dona Lili. Criado pela Prefeitura de Oeiras, o espaço unifica a oferta de serviços públicos e facilita o acesso e atendimento da população.

Com estrutura e profissionais qualificados, o Procon atua na fiscalização e defesa dos direitos dos consumidores oeirenses desde maio de 2017. A implantação do órgão é resultado de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Oeiras e o Ministério Público Estadual, com o objetivo de dar celeridade à resolução de demandas judiciárias no município.

Além do Procon Oeiras, o Espaço do Cidadão Oeirense concentra outros órgãos públicos, como o Instituto de Identificação ‘João de Deus Martins’, responsável pela emissão de RG; e os serviços de emissão do Cartão do SUS, cadastro nos programas Bolsa Família e Criança Feliz e Alistamento Militar. O espaço funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, realizando centenas de atendimentos mensais.

João Bandeira
Com informações -Ascom

Idosos de 67 anos recebem primeira dose contra Covid-19 em Oeiras

Foto: ascom

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira, 13, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos oeirenses de 67 anos de idade. Esta semana, também foi iniciada a vacinação dos idosos de 65 a 69 anos (acamados e domiciliados) e das pessoas com deficiência, que residem na zona urbana de Oeiras.

Além disso, ao longo da semana, acontece a aplicação da segunda dose da vacina nos idosos de 75 a 79 anos e de 80 a 84 anos, acamados e domiciliados. Os idosos de 80 a 84 anos, que residem na zona rural, também estão recebendo a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, mesmo vacinados, é preciso manter os cuidados: usar máscara sempre, manter o distanciamento social e higienizar as mãos com frequência.

Da Redação
[email protected]

Policiais recebem primeira dose da vacina contra Covid-19 em Oeiras

Foto: Ascom

Dando sequência à campanha de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça e quarta-feira, 07, a aplicação da primeira dose do imunizante nas equipes de segurança pública de Oeiras.

Os agentes da Polícia Civil foram vacinados nesta quarta. Os agentes da Polícia Militar receberam a vacina na terça-feira, 06. A vacinação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Rosário, seguindo as relações nominais dos agentes, organizadas pelas Polícias Militar e Civil, e enviadas à Coordenação Municipal de Imunização.

Os agentes das forças de segurança pública foram incluídos nos grupos prioritários da vacinação pelo Governo do Estado. A Semusa reforça que, mesmo vacinado, é preciso manter os cuidados: usar máscara sempre, manter o distanciamento social e higienizar as mãos com frequência.

João Bandeira
com informações/Ascom

Posts anteriores