Cidadeverde.com

Hospital de Oeiras atinge capacidade máxima de UTIs covid

O Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, no interior do Piauí, atingiu a capacidade máxima de UTIs covid. Alípio Sady, diretor da unidade de saúde, destaca que é real a possibilidade de pacientes necessitarem de UTI e ter que aguardar transferência para outro hospital no estado. 

A situação da pandemia na cidade levou jovens a orarem em frente ao hospital, durante o fim de semana, com pedidos de recuperação dos pacientes infectados, bem como pela saúde dos profissionais de saúde. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, ele contou ainda que a situação dos leitos clínicos tambem é preocupante. Das 28 vagas, 21 estão ocupadas.  Já os leitos de UTI são dez, todos ocupados. 

"Desses pacientes que estão na clínica que podem ter a necessidade de ir pra UTI, não há essa possibilidade [...] há alguns dias da semana passada, também tivemos lotação completa na clínica covid, o que deixa a gente bastante preocupado porque o paciente que chega na nossa porta de entrada, na UPA 24 horas, se tiver uma necessidade de internação, pode ser que a gente tenha que referenciar esse paciente para um outro lugar, por conta da  capacidade do hospital ter atingido o limite", disse Alípio Sady.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Centro de Castração de Cães e Gatos retoma cirurgias em Oeiras

Após um período com atividades suspensas por conta da pandemia, o Centro de Castração de Cães e Gatos de Oeiras retomou, esta semana, as cirurgias de castração de animais. Os procedimentos estão sendo realizados, inicialmente, apenas em gatos, às terças e quintas-feiras, atendendo à demanda de animais já cadastrados.

Novos cadastros só serão abertos após a conclusão de todas as castrações agendadas. Hoje, o Centro realiza, em média, 12 cirurgias por semana e tem cerca de 50 animais cadastrados, aguardando a cirurgia.

“Antes da castração, realizamos uma avaliação dos animais para saber se está tudo bem para fazer a cirurgia. Segundas e quartas, o Centro faz o agendamento das cirurgias, que são realizadas às terças e quintas, no turno da manhã”, explica a médica veterinária, Lays Viana.

Ela acrescenta que, após realizar a cirurgia de todos os animais que estão na fila, o Centro fará as castrações alternadamente, envolvendo animais com tutores de baixa renda e animais de rua. A equipe do Centro e a Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão traçando um plano de ação para castração dos animais de rua da cidade.

Inaugurado em 2019, o Centro de Castração de Cães e Gatos faz parte das ações de controle populacional de animais de rua e prevenção de riscos à saúde pública, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde como forma de contribuir para a redução da transmissão de doenças à população. O espaço conta com salas de pré e pós-operatório e um centro cirúrgico destinado à castração gratuita dos animais. 

Ascom

Prefeitura de Oeiras decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (19)

Considerando a antecipação do feriado do Dia do Piauí para esta quinta-feira, 18 de março, a Prefeitura de Oeiras decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na sexta-feira, 19 de março de 2021. A medida visa estimular o isolamento social, fundamental para conter o avanço da Covid-19.

O decreto não se aplica aos órgãos e entidades de serviços essenciais, bem como aos que funcionem durante 24 horas, que irão estabelecer escalas de serviços de modo que o atendimento à população não seja prejudicado.

O documento determina, ainda, que aos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal envolvidos direta ou indiretamente no combate à contaminação pela Covid-19, reforcem as medidas de isolamento social, com atos e ações necessárias a esta conscientização.

Da Redação

Oeiras inicia vacinação de idosos de 75 a 79 anos contra Covid-19

Com o recebimento 220 novas doses, a Secretaria Municipal de Saúde começou mais uma fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, em Oeiras. Nesta terça-feira, 16, foi iniciada a imunização de idosos acamados e domiciliados de 75 a 79 anos. São 86 doses, que neste momento estão sendo destinadas, exclusivamente, para oeirenses desta faixa etária, que residem na zona urbana do município.

Também está em curso a vacinação dos idosos acamados e domiciliados de 80 a 84 anos. Para este público, o município dispõe de 20 doses para concluir a vacinação de acamados/domiciliados da zona urbana, 70 doses para zona rural e 28 doses para aplicação na modalidade drive thru (local e data serão agendados). Além disso, foram destinadas 16 doses para expandir a imunização dos trabalhadores de saúde em Oeiras.

A enfermeira Katharine Dantas, coordenadora municipal de Imunização, explica que a vacinação será ampliada, gradativamente, à medida que o município receber novas remessas da vacina. “O quantitativo de vacinas que vem sendo destinado para o nosso município está aquém da nossa necessidade. Muitos idosos estão ainda faltando ser vacinados, porque não vieram doses suficientes para atendermos todos os públicos. Pedimos a compreensão da população e, à medida que a vacina for sendo entregue, a vacinação vai sendo ampliada”, explana a coordenadora.

Vacinômetro

De acordo com o vacinômetro, divulgado semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde, até a última sexta-feira, 12 de março, 2.200 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas no município de Oeiras. As doses foram destinadas para os públicos prioritários – trabalhadores de saúde e idosos, segundo determina o Ministério da Saúde. 

Da Redação
[email protected]

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à tuberculose em Oeiras

Março é o mês de combate à Tuberculose, e a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas, está intensificando as ações de enfrentamento e prevenção à doença em Oeiras.

A Tuberculose é transmitida de uma pessoa doente para outra pelo ar, em situações comuns, como ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir. Além da tosse, a tuberculose pode apresentar outros sintomas, como: febre vespertina (final de tarde), sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Garantir o acesso ao diagnóstico e ao tratamento oportuno é fundamental para interromper a cadeia de transmissão.

Por isso, a Semusa está desenvolvendo uma intensa programação, voltada para mobilização nas comunidades, com proposta educativa, esclarecendo a população quanto aos sinais e sintomas da doença, com busca ativa de casos e realização de Prova Tuberculínica-PPD em contatos de Tuberculose, em consonância com calendário nacional do Ministério da Saúde.

“Um dos tópicos importantes envolvendo a recentemente descrita síndrome respiratória Covid-19, associada ao coronavírus SARS-CoV-2, envolve a coinfecção com outras doenças respiratórias, especialmente a tuberculose (TB). A estimativa é de que aproximadamente 4 milhões de indivíduos morrem anualmente por infecções do trato respiratório inferior, e considera-se que cerca de 1,4 milhões morrem unicamente devido a TB, sendo esta considerada até março de 2020 a doença infecciosa com maior número de mortes diárias em todo mundo, sendo, então, sobreposta pela Covid-19”, explica a enfermeira Jéssica Cavalcante, coordenadora do setor de Hanseníase/Tuberculose da Semusa.

O Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médico infectologista, enfermeira, bioquímico e técnica em enfermagem. Situado na Rua Zacarias de Góes, nº 198, em frente à Praça Costa Alvarenga, o espaço está aberto à população de segunda a sexta, das 7h30 às 13h.

Da Redação
[email protected]

Oeiras intensifica ações e reforça atendimento para conter avanço da pandemia

Foto: ascom

“Acorda, Oeiras! A pandemia não acabou. O vírus não cansa de fazer vítimas”. Nesta quinta-feira, 11, os oeirenses amanheceram com essa mensagem. Paredões de som percorreram toda a cidade, levando o apelo pela vida, logo no início da manhã. Em seguida, educadores sanitários visitaram pontos de grande fluxo de pessoas no Centro da cidade, reforçando as medidas de prevenção. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, que está intensificando as atividades de educação sanitária para conter o crescimento dos casos de Covid-19 em Oeiras.

O município vive o momento mais crítico da pandemia. Dos 222 casos ativos no município, até esta quarta-feira, 207 pessoas estão em tratamento domiciliar, 11 internadas em leitos clínicos e 04 pacientes estão na UTI do Hospital Regional.

Para garantir melhor assistência aos oeirenses neste cenário de agravamento da crise sanitária, a Prefeitura de Oeiras também está reforçando o atendimento médico na Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde. Aberta todos os dias, das 7h às 19h, a Unidade Covid-19 é hoje a principal referência para o atendimento de pessoas com síndromes gripais e sinais suspeitos da doença no município.

O serviço conta com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, biomédico, bioquímico, técnicos de enfermagem e técnicos de laboratório, preparados para acolher, cuidar e prestar toda assistência à população oeirense. Na terça-feira, 09, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu profissionais que atuam na Unidade Covid-19 para traçar novas estratégias de redirecionamento de fluxo e maneiras de ampliar e qualificar ainda mais o atendimento no centro de referência.

Zona rural                                          

Com o aumento expressivo dos casos de Covid-19 na zona rural, a Coordenação de Vigilância Sanitária, reuniu na terça-feira, 09, líderes comunitários de diversas localidades rurais de Oeiras para reforçar a importância do cumprimento das medidas de isolamento e proteção. O objetivo é barrar aglomerações inconsequentes e evitar o aumento da transmissão do coronavírus no município.

Da Redação
[email protected]

Procissões da Semana Santa em Oeiras são canceladas devido a pandemia

A programação da Semana Santa em Oeiras sofrerá alterações em 2021, assim como ocorreu em 2020, devido a pandemia.

A Igreja Católica realizará todos os rituais, seguindo as normas de segurança estabelecidas pelas autoridades de saúde, sem as procissões, que  reúnem um grande número de fieis.

A Procissão da Fugida, Procissão do Bom Jesus dos Passos, Procissão dos Ramos, Procissão do Fogaréu, Descimento da Cruz, Procissão do Senhor Morto e Procissão do Cristo Ressuscitado, foram canceladas.

A decisão foi tomada após reuniões e discussões com padres e o Bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre a respeito do assunto e foi ratificada em encontro com outras autoridades como, o prefeito Zé Raimundo, Promotor Vando Marques e a vigilância sanitária.

João Bandeira
(com informações de mural da vila)

Oeiras começa nesta quarta(17) a 2ª dose contra Covid-19 em profissionais de saúde

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira, 17, a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19 para os trabalhadores de saúde. A imunização acontece no local onde foi aplicada a primeira dose da vacina.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, são considerados trabalhadores dos serviços de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Este grupo compreende tanto os profissionais da saúde, quanto os trabalhadores de apoio e suporte direto vinculados à instituição.

Em Oeiras, a campanha de vacinação teve início em 20 de fevereiro para os profissionais de saúde da Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Enfermaria Covid do Hospital Regional, UTI Covid do Hospital Regional, UPA 24 horas, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Básica.

Em seguida foram contemplados os trabalhadores do Hospital Regional Deolindo Couto, fiscais da Vigilância Sanitária, motorista VISA/ambulância e van de transporte eletivo, Agentes Comunitários de Saúde, profissionais da Odontologia (Atenção Básica e CEO), trabalhadores dos laboratórios/clínicas envolvidas na coleta, análise e exames de imagem de casos suspeitos ou confirmados de Covid, CTA/SAE, CAPS 1 e CAPS AD, CER/APAE, Setor de Doenças Endêmicas (Tuberculose e Hanseníase) e Agentes de Combate às Endemias.

Vacinação dos Idosos com 90 anos ou mais

Nesta segunda-feira, 15, teve início a imunização dos idosos com 90 anos ou mais, que residem na zona rural de Oeiras. Na zona urbana, a vacinação do público desta faixa etária começou na última quarta-feira, 10, mas está suspensa até o recebimento de novas doses. Até agora, o município recebeu apenas 160 doses da CoronaVac para a vacinação deste público.

Da Redação
[email protected]

Oeiras intensifica medidas para conter avanço da Covid-19

A Prefeitura de Oeiras publicou nesta quarta-feira, 27, novo decreto, estabelecendo medidas sanitárias mais restritivas que deverão ser adotadas e respeitadas antes e durante o período do carnaval. O objetivo é barrar o avanço de casos da Covid-19 no município e evitar um colapso na rede de saúde.

Intensificando as medidas restritivas, o documento determina a suspensão das atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.

Bares e restaurantes só poderão funcionar até as 23h, sendo proibida a utilização de som ambiente, seja através de música ao vivo, som mecânico ou instrumental. O decreto também estabelece que o comércio em geral só poderá funcionar até as 17h, exceto serviços como farmácias e drogarias, postos revendedores de combustíveis, borracharias e oficinas mecânicas e padarias, ficando o consumo no local adstrito às normas sanitárias vigentes.

Também está proibida a concessão de ponto facultativo nas repartições públicas municipais no período definido em calendário para o Carnaval, especialmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021.

A permanência de pessoas em espaços públicos abertos de uso coletivo, como parques, praças e outros, fica condicionada à estrita obediência dos protocolos sanitários das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, especialmente quanto ao uso obrigatório de máscaras.

A fiscalização das medidas determinadas no decreto será exercida pela Vigilância Sanitária Municipal, em articulação com os setores de vigilância sanitária federal e estadual, e com o apoio das Polícias Militar e Civil.

Da Redação
[email protected]

Projeto da UFPI implementa energia solar em escola pública rural de Oeiras

Foto: Divulgação/Fadex

O projeto de extensão Escolas Solares da Universidade Federal do Piauí (UFPI) implementou placas solares na Escola Contentamento, localizada na zona rural de Oeiras. O projeto, administrado pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), pretende fornecer energia limpa e conscientização para os alunos da rede pública.

O projeto Escolas Solares possui o objetivo de contemplar escolas públicas das zonas rurais do Piauí com sistema de energia solar conectada à rede. “A Escola Contentamento é a primeira unidade escolar a receber o sistema de energia solar conectado à rede. Esse sistema vai proporcionar uma redução dos gastos da escola com energia, sem falar do ganho no ponto de vista ambiental. É mais um projeto da UFPI, em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), Emater e os gestores municipais”, afirmou Marcos Lira, coordenador do projeto.

Conforme a Secretária Municipal de Educação de Oeiras, Tiana Tapety, o município recebeu de braços aberto o projeto Escolas Solares. “A importância de incentivarmos o uso de energia solar nas escolas parte do princípio de mudança de consciência na perspectiva de uma energia limpa para as nossas crianças, adolescentes e suas famílias. Isso faz com que o homem conviva tranquilamente com o meio ambiente. Incentivar e implementar essa energia solar na nossa escola é um ganho que vem também para somar os nossos projetos de ensino”, disse.

A implantação da energia solar na Escola Contentamento vai gerar e redução de cerca de aproximadamente mil reais na conta de energia. Para a diretora da Escola do Contentamento, Leia Pacheco, o projeto vai mais além do que proporcionar energia para a escola, pois vai impactar a vida de alunos e familiares. 

“A contribuição principal é a questão ambiental realmente e a consciência dos alunos. Estamos muito felizes porque contemplamos alunos de 25 comunidades, então esse trabalho que está sendo feito aqui na escola vai germinar e brotar lá na comunidade que o aluno vive. O aluno vai saber, conhecer como é utilizada a energia solar e os benefícios que essa energia traz para o meio ambiente “, ressaltou a diretora.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores