Cidadeverde.com

SEMAS realiza entrega de 300 kits educativos em Oeiras

Durante o mês de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está realizando a entrega de kits de apoio às atividades socioeducativas para os usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na zona rural de Oeiras.

Atuando em áreas de vulnerabilidade social, os SCFV trabalham junto às famílias e indivíduos dentro do contexto de cada comunidade, realizando a orientação para o fortalecimento dos convívios sociofamiliares e comunitários.

Mesmo diante do isolamento social imposto pela pandemia, os serviços continuam funcionando, por meio de grupos virtuais. A entrega dos mais de 300 kits tem a finalidade de auxiliar no desenvolvimento das atividades do SCFV e fomentar a permanência e participação dos usuários.

Atualmente, o município de Oeiras possui 30 grupos, com diferentes faixas etárias, nos quais são realizadas diversas oficinas como a capoeira, maculelê, hip-hop, dança, teatro, futebol, entre outras. Dentre as localidades rurais com serviço de convivência estão: São Benedito, Contentamento, Queiroz, Cocos, Tapera-Boa Nova, Pombinhos, Mucambo, Barra do Mucambo, Canto Fazenda Frade, Bocaina, Buriti do Canto, Sítio II, Tranqueira do Abrão e Tiúba.

Com informações - Ascom

SAAE Oeiras oferece parcelamento para usuários com contas vencidas

Completando três anos de funcionamento, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está realizando uma campanha voltada aos usuários que têm contas vencidas e débitos junto à autarquia. O objetivo é incentivar a adimplência, com a oferta de descontos especiais e condições atrativas de parcelamento.

Os interessados em fazer o parcelamento dos seus débitos devem procurar o posto de atendimento do SAAE Oeiras até o dia 31 de maio, das 7h30 às 17h. Para mais informações e dúvidas entre em contato através do número 89 3462 4604 ou através do whatsapp 89 99472 7454. 

Iniciada nesta segunda-feira, 17, a campanha de negociação também oferece descontos aos consumidores que liquidarem todo o seu débito à vista.

O compromisso dos usuários com o pagamento das contas é importante para que o SAAE mantenha a regularidade na prestação dos serviços, pagamento de insumos, pessoal, fornecedores e continue a investir em obras para ampliação e modernização dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Oeiras.

Da Redação
[email protected]

Oeiras ganha Centro de Infusão para tratamento de pacientes de Covid-19

A crescente demanda de pessoas que relatam sintomas persistentes e queixas após testarem positivo para Covid-19 motivou a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a organizar um novo serviço: o Centro de Infusão para tratamento de pacientes de Covid. “Nosso intuito, junto com o trabalho harmonioso em parceria com o Hospital Regional de Oeiras, é fazer com que os pacientes que buscam a Unidade Covid tenham esse novo tratamento, que tem o propósito de salvar vidas”, destaca o prefeito José Raimundo.

O espaço funciona integrado à Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde e oferta o acompanhamento e tratamento especializado através de um ambulatório, onde são feitas sessões de pulsoterapia e fisioterapia, além de exames laboratoriais e de imagem.  

“Entendemos que a pulsoterapia unida à fisioterapia respiratória traz um resultado com maior celeridade e efetividade. Para isso, contamos com as técnicas disponibilizadas intra-hospitalares, no caso a Ventilação Não-Invasiva (VNI), juntamente com os exercícios respiratórios e outros equipamentos. Desta maneira, conseguimos dar celeridade ao tratamento e uma evolução melhor ao paciente, evitando que ele tenha necessidade de procurar um leito hospitalar. Nossa ideia é, justamente, associar terapêuticas para que esse paciente evolua mais lentamente ou não evolua e já tenha uma regressão no quadro e, desta maneira, tenha uma alta precoce”, explica o fisioterapeuta, Sílvio Alves.

A médica Jéssica Tôrres avalia que o Centro de Infusão contribui para a redução dos índices de hospitalização de pacientes com quadros de leve a moderados da Covid-19 em Oeiras. “O Centro de Infusão da Unidade Covid do município de Oeiras foi criado para oferecer a pulsoterapia, com corticoide, para determinados tipos de pacientes, a nível ambulatorial, sem a necessidade de internação. Desde o início, no dia 1° de abril, recebemos 48 pacientes, com bons resultados, influenciando assim na superlotação do hospital, gerada pela segunda onda da pandemia”, pontua a médica.

Da Redação

Vale-Gás: Prefeitura de Oeiras beneficiará 500 famílias com recarga do gás de cozinha

Foto: Ascom

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) iniciou  a entrega dos cartões do projeto Vale-Gás Social, desenvolvido com o propósito de minimizar os reflexos da pandemia no âmbito social e fortalecer a segurança alimentar e nutricional das famílias oeirenses em situação de vulnerabilidade.

Por meio deste apoio emergencial, a Prefeitura de Oeiras vai garantir a recarga do gás de cozinha a 500 famílias oeirenses, cadastradas e acompanhadas pela Semas, atendendo ao perfil socioeconômico do projeto. “Estamos trabalhando cada vez mais para atender quem mais precisa. Este projeto contempla famílias com renda per capita de até R$ 89,00; famílias com crianças de zero a seis anos, que tenham gestante e até três membros na sua composição familiar”, pontua Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.

O Vale-Gás Social terá duração de quatro meses e as entregas do benefício acontecerão por lotes. A cada mês, serão contempladas 125 famílias de diferentes bairros da cidade. Neste primeiro lote, as famílias beneficiárias são dos bairros Vila São José, Jurani, Vila Santa Teresa, Uberaba I e II, Canela, Oeiras Nova, Jureminha, Rosário, Várzea, Arizona, Pedreira, Lajeiro do Samba e Matadouro. As famílias beneficiárias receberão um vale que será trocado numa distribuidora credenciada para realizar a recarga do botijão de gás.

“Esta é mais uma medida de apoio social à população oeirense mais vulnerável, como forma de tentar atenuar os impactos da pandemia. O contexto social e o alcance desse projeto é grandioso. Nossa função, como gestor público, é entender e buscar atender as famílias em situação de maior vulnerabilidade. Já temos o projeto Prato do Dia, com a sopa, e agora estamos realizando o Vale-Gás, que vai atender 500 famílias”, destaca o prefeito José Raimundo. 

Da Redação

Ponte sobre o Rio Canindé terá reforma após licitação da obra

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atendeu ao requerimento da Assembleia Legislativa (Alepi) sobre a reforma da ponte sobre o Rio Canindé, no município de Oeiras. O requerimento é de autoria do deputado estadual B.Sá (Progressistas), que se reuniu na quinta-feira (7) com Ribamar Bastos, superintendente do DNIT no Piauí.

Na ocasião, o deputado foi informado de que o trecho em que a ponte está localizada necessita de uma reforma mais complexa. “Um simples reparo não será suficiente. Os técnicos do DNIT já estão elaborando um projeto de reestruturação, que deve ser concluído em 15 dias. Após a elaboração desse projeto, haverá a licitação da obra”, explicou o parlamentar nas redes sociais.

B. Sá informou ainda que, segundo o superintendente, tão logo seja realizada a licitação, o órgão procederá à ordem de serviço. “O superintendente do DNIT disse que após feita a licitação dará a ordem de serviço para a conclusão, tendo em vista que a ponte necessita de reparos urgentes. Caso estes não sejam feitos logo, a ponte poderá ficar ainda mais comprometida”, advertiu o deputado.

O parlamentar justificou o requerimento ao DNIT por se tratar de uma importante via de escoamento de produção agrícola, o que gera impactos na economia do Estado.

Com informações- Ascom

Oeiras vacina idosos de 60 e 64 anos contra a Covid-19

A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue avançando em Oeiras. Esta semana, foi a vez dos idosos de 63 a 60 anos receberem a primeira dose da vacina. As doses foram aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e rural do município. Os idosos de 64 anos foram vacinados na última sexta-feira, 30 de abril.

Também na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a aplicação da primeira dose do imunizante nos oeirenses de 70 a 79 anos, que ainda não haviam sido vacinados contra a doença. Os idosos desta faixa etária que residem na zona rural também foram vacinados pelas equipes de saúde de cada região.

A Semusa reforça que, mesmo vacinados, é preciso manter os cuidados: usar máscara sempre, manter o distanciamento social e higienizar as mãos com frequência.

Na próxima semana, acontece a vacinação das pessoas com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA) e das gestantes com comorbidades, com idade a partir de 18 anos. Também serão vacinados adultos de 58 e 59 anos, com comorbidade, e pessoas com deficiência permanente, com idades entre 55 a 59 anos, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

João Bandeira
Com informações-Ascom

Fiscalização encontra carne imprópria para o consumo sendo comercializada em Oeiras

Foto: ascom

Cerca de 60 quilos de carne sem certificação e imprópria para o consumo foram apreendidos nesta quinta-feira, 06, em uma operação conjunta do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, Vigilância Sanitária e Procon Oeiras. Os produtos eram provenientes de abate clandestino e foram apreendidos em estabelecimentos comerciais da cidade.

A ação de fiscalização percorreu diversos supermercados e frigoríficos de Oeiras. A carne sem origem comprovada e fora dos padrões higiênico-sanitários foi recolhida e descartada. Os estabelecimentos que estavam comercializando o produto foram autuados pelo Procon Oeiras.

Segundo Docatte Rufino, a meta é fiscalizar todos os estabelecimentos comerciais da cidade. “É relevante salientar que em um determinado supermercado a câmara frigorífica foi interditada, pois a mesma apresentava insetos, ferrugem, mofo, sujeira e até mesmo lixo na parte interna. Nosso foco é fiscalizar e tirar de circulação todo tipo de carne que desrespeita a legislação e coloca em risco a saúde dos consumidores”, pondera o coordenador do Procon Oeiras.

Inspeção Municipal

Desde 2017, o município de Oeiras dispõe do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, que é responsável pelo controle da qualidade dos produtos de origem animal, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização e certificando com selo de garantia carnes e derivados.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela equipe do SIM está a verificação no ante mortem até o post mortem da carcaça dos animais, abatidos no Matadouro Municipal para Animais de Pequeno Porte, local onde ocorre o abate regular de caprinos, ovinos e suínos, resguardando as medidas sanitárias necessárias para garantir carne saudável para a população oeirense.

João Bandeira
com informações Ascom

SAAE realiza novas melhorias no fornecimento de água em Oeiras

Além da ampliação dos serviços de coleta de esgoto, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) segue investindo na expansão da rede de abastecimento de água no município de Oeiras. Esta semana, a equipe do órgão executou novas obras na rede de distribuição no Bairro Bodelândia.

Com a implementação de mais 180 metros de tubulação no bairro, o SAAE está otimizando e equalizando o fornecimento de água na localidade. Nos últimos meses, foram realizadas várias intervenções na comunidade, como expansões e readequações na rede em diversos trechos da Bodelândia, regularizando o fornecimento e aumentando a pressão da água nos locais de consumo.

O SAAE enfatiza que as obras contribuem para a promoção da saúde pública e do bem-estar da população, proporcionando também desenvolvimento econômico e um importante ganho social para o município.

João Bandeira
Com informações-Ascom 

Feira Agroecológica incentiva a Agricultura Familiar em Oeiras

Boa parte dos alimentos que chegam à mesa dos oeirenses são produzidos pela agricultura familiar. Para divulgar e incentivar a comercialização da produção dos agricultores familiares do município, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, retomou nesta quinta-feira, 29, a Feira Agroecológica, que passa a acontecer todas as quintas e sextas-feiras, a partir das 6h30, no Mercado Municipal Dona Lili.

A Feira reúne a produção de diversas comunidades rurais de Oeiras, disponibilizando alimentos agroecológicos (livres de agrotóxicos), como hortaliças, legumes, verduras, frutas variadas, ervas medicinais, além de polpas, doces e bolos.

“A Feira Agroecológica tem uma diversidade de produtos da agricultura familiar do município que estão sendo comercializados neste ponto estratégico, que é o Mercado Dona Lili. São produtos de várias comunidades rurais, o que só vem a fortalecer a feira, que está sendo retomada hoje e vai continuar toda quinta e sexta-feira. Através da agricultura familiar, melhoramos a economia do município, a qualidade de vida e alimentação dos oeirenses”, destaca Edelto Sousa, secretário municipal de Agricultura.

Com informações Ascom

Com projeto Prato do Dia, Oeiras garante alimentação para famílias na pandemia

Foto: Ascom

O agravamento da crise sanitária, a redução do auxílio emergencial, a crise econômica e o crescente desemprego atingiram em cheio as populações mais vulneráveis. Buscando garantir a segurança alimentar das famílias oeirenses mais afetadas pela pandemia, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está realizando o projeto Prato do Dia.

A ação emergencial, que terá duração de quatro meses, teve início na última sexta-feira, 23, com a distribuição de refeições (sopa) para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no Bairro Várzea. Na segunda-feira, 26, foi a vez dos bairros Oeiras Nova e Jureminha. Outras comunidades serão contempladas com as ações do projeto.

A entrega do alimento é feita três vezes por semana – segundas, quartas e sextas-feiras. “A pandemia do novo coronavírus aumentou a necessidade de auxílio para famílias em situação de vulnerabilidade. Diante disso, nós estamos buscando estratégias para chegar cada vez mais perto das famílias oeirenses. O projeto Prato do Dia tem por objetivo garantir alimentação, por meio da entrega semanal, de uma sopa nos bairros mais vulneráveis da cidade. A gestão municipal está atenta às demandas que aumentaram nesse período crítico de pandemia. Por isso, estamos desenvolvendo diversos projetos emergenciais”, enfatiza Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.

João Bandeira
com informações -Ascom

Posts anteriores