Cidadeverde.com

Zé Raimundo é diplomado para segundo mandato em Oeiras

O prefeito José Raimundo, reconduzido ao cargo no pleito de 2020, foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), na tarde desta quarta-feira, 16, na sede do Cartório Eleitoral de Oeiras. A entrega do diploma representa a oficialização do resultado da eleição e garante o direito ao prefeito de assumir o segundo mandato. 

O vice-prefeito, José Alberto, também recebeu o diploma assinado pelo juiz da 5ª zona eleitoral do Piauí, Marcos Antônio Moura Mendes. Além do prefeito e vice, foram diplomados ainda os vereadores eleitos e os suplentes. O novo mandato começa em 1º de janeiro de 2021 e segue até 31 de dezembro de 2024.

“Esse diploma traz junto os 11.472 votos de confiança que recebemos da população. Ao lado do nosso vice Zé Alberto, nesse momento de gratidão ao povo oeirense, renovamos a disposição e o compromisso de trabalhar cada vez mais pelo desenvolvimento da nossa cidade”, pontua o prefeito Zé Raimundo.

João Bandeira
Com informações Ascom

Escolas de Oeiras conquistam mais de 1500 de medalhas em competições de astronomia

Mais uma vez, Oeiras é destaque em competições nacionais de conhecimento. Este ano, mesmo com as aulas presenciais suspensas por conta da pandemia, os alunos das escolas da rede municipal conquistaram 1.568 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que nesta edição aconteceram de forma virtual.

Promovidos pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, os eventos reúnem estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo o país.

A professora Carlane Leal, supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), destaca que o principal o objetivo da OBA e MOBFOG é fomentar o estudo da astronomia e astronáutica, que são eixos norteadores do ensino de Ciências, presentes na estrutura curricular das escolas municipais.

Ela lembra que Oeiras participa das competições desde 2013 e este ano teve um desempenho recorde. “De 2013 a 2019, conseguimos cerca de 1.500 medalhas. E neste ano, um ano atípico, conseguimos muito mais medalhas. Acredito que esse grande número de medalhas se deu a partir da participação maior das famílias no desenvolvimento dessas atividades junto aos alunos da rede municipal de ensino”, analisa Carlane Leal, acrescentando que a junção de teoria e prática nas atividades das competições foram fundamentais para a conquista da Educação municipal.

“Quando há interação e participação ativa da família dentro desse processo de educação, os resultados são melhores. Com o planejamento da coordenação de rede, coordenação das escolas e a parceria das famílias alcançamos este resultado”, conclui a supervisora.

Confira o quadro de medalhas

Medalhas OBA Oeiras

Da Redação
[email protected]

IPTU Premiado 2020: Prefeitura sorteará uma casa e prêmios em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras vai sortear uma casa e mais 09 prêmios na campanha IPTU Premiado 2020. Para concorrer, os contribuintes deverão apresentar seus impostos quitados junto ao setor de tributos e arrecadação da Prefeitura de Oeiras e preencherem um cupom que dará direito a participação no sorteio, que ocorrerá dia 26 de dezembro, no aniversário da cidade.

O IPTU Premiado tem o intuito de estimular a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano em Oeiras. A contribuição é uma das principais receitas próprias do município e sua arrecadação é aplicada na manutenção de serviços públicos e em obras que valorizam e beneficiam toda a população.  

De acordo com o regulamento, só poderá participar do sorteio o contribuinte que requerer o cupom e atualizar o cadastro Imobiliário e Fiscal da Prefeitura de Oeiras, sendo responsabilidade exclusiva do contribuinte apresentar documentos devidamente quitados.

Este ano serão sorteados 10 prêmios: 1° prêmio – uma casa; 2° prêmio – uma geladeira; 3° prêmio – uma televisão; 4° prêmio – uma máquina de lavar; 5° prêmio – uma bicicleta; 6° prêmio – uma bicicleta; 7° prêmio – um notebook; 8° prêmio – um micro-ondas; 9° prêmio – um celular smartphone; 10 ° prêmio – um celular smartphone.

Da Redação
[email protected]

Motorista morre após colisão frontal na BR-230, em Oeiras

 

Uma colisão frontal entre dois veículos de passeio terminou com a morte de um homem na noite deste sábado na BR -230, em Oeiras, município distante cerca de 300 Km de Teresina. 

A vítima, que não teve a identidade revelada, conduzia um dos veículos envolvido no acidente e não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo no local. O condutor do outro veículo teria fugido do local sem prestar socorro. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que diligências ainda estão sendo realizadas para apurar as reais motivações do acidente, mas adiantou que “uma das causas  a desobediência às normas de trânsito”. 
 
Equipes da Polícia Civil e do Instituto de Medicina Legal foram acionados para a retirada do corpo

 


Natanael Souza
[email protected] 

Mulher é morta horas após registrar Boletim de Ocorrência; companheiro é preso

Uma mulher identificada Francisca Ferreira dos Santos, 49 anos, foi assassinada a facadas na noite desse sábado (21) na cidade de Oeiras, distante 281 Km de Teresina. O companheiro dela é o principal suspeito e foi preso em flagrante.

Segundo o subcomandante da Polícia Militar de Oeiras, major Antônio Santos, na manhã do sábado Francisca Ferreira registrou Boletim de Ocorrência solicitando uma medida protetiva contra o companheiro. 

As primeiras informações são de que na noite do sábado eles discutiram e ela foi morta com pelo menos oito golpes de faca. O crime aconteceu em uma rua do bairro Rosário.

"O Samu ainda foi acionado, mas quando chegou constatou o óbito. Ela morreu no local", conta o major. 

O companheiro de Francisco está preso na Delegacia Regional de Oeiras. 

O caso será investigado pela Polícia Civil. 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Saúde adota estratégia para reduzir propagação da Covid-19 em Oeiras

Foto: ascom

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) adotou uma nova estratégia para enfrentamento do coronavírus em Oeiras. Sob a coordenação da Unidade Covid-19, as equipes vão realizar o rastreamento e monitoramento de pessoas que tiveram contato próximo com pacientes com diagnóstico confirmado da doença. O assunto foi tema de uma live nesta quarta-feira, 18, com participação da secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira, e do médico da Unidade Covid, Matheus Luna.

A ação segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde e tem como objetivo reduzir a propagação da doença de forma localizada, a partir da identificação de novas infecções devido à exposição a um caso conhecido. Com a estratégia, será possível fazer o isolamento de novos casos e prevenir o surgimento de uma próxima geração de infecções a partir de um caso inicial, fortalecendo a possibilidade de interrupção da transmissão e evitando o aparecimento de novos casos de Covid-19 no município.

“Precisamos unir esforços para manter o controle do vírus no nosso município. A nossa participação aqui hoje é para iniciar o processo de comunicação social para esta nova estratégia de enfrentamento à Covid em Oeiras. Então, o Ministério da Saúde recomenda que coloquemos em isolamento o caso que testar positivo e, para seguir o rastro do vírus, colocar em quarentena os contatos desse caso. Ou seja, ao invés de isolar toda a população no lockdown, a recomendação é agir de forma segmentada”, explica Auridene Moreira.

Como funciona a nova estratégia

Na prática, a ação ocorrerá da seguinte forma: a pessoa que procurar a Unidade Covid ou UPA com sintomas da doença e tiver seu diagnóstico confirmado continuará a ser monitorada. A equipe de trabalho integrado do centro de referência fará, também, uma busca por contatos que este paciente positivo para Covid-19 teve no período entre dois dias antes e 10 dias após a data de início dos sinais ou sintomas do caso confirmado, promovendo o isolamento deste grupo de pessoas, no intuito de quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

Na nova ação, a equipe de trabalho composta por profissionais da Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde irá realizar, por telefone, o rastreamento das pessoas de convívio do novo paciente diagnosticado fazendo questionamentos relacionados à sua saúde, após ter ocorrido o contato com o paciente positivado.

A estratégia foi iniciada em outubro em formato experimental. “Conseguimos identificar, comunicar rapidamente, fornecer atestado médico e isolar 30 contatos que posteriormente se tornaram casos da Covid, mas não levaram os vírus adiante. No entanto, tivemos pessoas que receberam a ligação informando que eram contatos e deveriam seguir as medidas e muitas recusaram o rastreamento, afirmando que não contatos, exigindo saber o nome de quem testou positivo e nós não devemos fazer isso, pois o diagnóstico é do paciente”, relata a secretária.

Os contatos dos pacientes positivados devem ficar em quarentena durante oito dias. Na próxima semana, a Coordenação de Vigilância Sanitária da Semusa promoverá uma reunião com donos de estabelecimentos e representantes do setor comercial para informar sobre a nova estratégia. “Essa abordagem precisa da compreensão dos pacientes, dos empregadores, mas é a abordagem que mostrou melhor eficácia em outros países. Somado ao que se vem fazendo, vamos rastrear os contatos – pessoas que tiveram a menos de um metro e por mais de 15 minutos com um caso positivado, contato físico sem EPI e contato intradomiciliar. Todas as recomendações anteriores continuam sendo válidas – evitar aglomerações, uso de máscara, higiene das mãos – porém, vamos adotar essa abordagem somada a isso”, pontua o médico Matheus Luna.

Município investe em teste antígeno para detecção mais eficiente do vírus

Inaugurada em maio, a Unidade Covid-19 é a principal referência para atendimento de pessoas com sinais suspeitos da doença em Oeiras. Funcionando todos os dias, de 7h às 19h, com uma equipe multiprofissional, o centro de referência realizou 742 atendimentos médicos e diagnosticou 171 casos positivos no mês de outubro. Na primeira quinzena de novembro, foram mais de 420 atendimentos médicos e 93 casos positivados.

Desde agosto, o município investe na aquisição de testes antígenos (feitos através do swab nasal), que oferecem um diagnóstico com mais de 96% de confiabilidade. Além disso, o centro de referência também disponibiliza testes sorológicos e recebeu do Ministério da Saúde kits de RT PCR, que é o exame padrão ouro para diagnósticos da Covid.

“Queremos neste momento a conscientização das pessoas, para que elas possam aderir à nova estratégia de enfrentamento, que vem dando certo em muitos países. E dizer que a Unidade Covid continua funcionando de domingo, com equipe multiprofissional disponível, realizando testagem, acolhimento, manejo clínico, teleatendimento (rastreamento e monitoramento) e alta médica”, frisa Auridene Moreira.

Da Redação
[email protected]

Reeleito com 43 votos, prefeito de Oeiras diz que enfrentou fake news

 

A eleição em Oeiras, no interior do Piauí, foi uma das mais disputadas. Enquanto o candidato da oposição festejava a vitória, Zé Raimundo (PP) foi reeleito prefeito de Oeiras com diferença de 43 votos, resultado que, para ele, não foi surpresa. 

"Em momento nenhum, na nossa apuração paralela, estivemos atrás do candidato adversário. Talvez as informações do TRE chegaram de forma retardada e deu uma margem de maioria para o adversário. Tanto que durante 40 minutos, o candidato adversário comemorou a vitória. Em momento nenhum tínhamos essa perspectiva de estarmos com a eleição perdida", disse o prefeito reeleito. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, ele também avaliou a campanha do candidato adversário, Dr Hailton (MDB).

"Ele tinha forte apoio do Governo do Estado e foi prepoderante. Ele pregou, durante toda a campanha, a questão da fake news e não lançou propostas verdadeiras. Conseguimos superar e acredito que nossa forma de gestão, o que implementamos nas zonas urbanas e rural, obras de mobilidade, conquistas na saúde, na educação, nos deram o credenciamento para que nos próximos quatro anos possamos fazer muito mais por Oeiras. Não é uma maioria menor que me desmotivou. Pelo contrário, me motivou a fazer as transformações. Claro, com todo apoio forte de uma bancada forte federal e estadual", disse Zé Raimundo. 

O prefeito reeleito diz que vai continuar com foco prioritário na Educação seguida da agricultura familiar. 

"Acredito que transformando o agricultor em empresário rural, a gente possa fazer uma cidade fortalecida economicamente. O viés econômico do Piauí é todo comercial. O Piauí não tem indústria. Oeiras tem suas peculiaridades, a agricultura é o nosso fator de desenvolvimento mais forte. Então é prioridade da nossa gestão", finalizou Zé Raimundo. 


Graciane Sousa
[email protected]

Cultura divulga resultado final dos projetos selecionados pela Lei Aldir Blanc em Oeiras

A Secretaria Municipal da Cultura e o Conselho Municipal de Cultura de Oeiras finalizaram a seleção de projetos recebidos para a Lei Aldir Blanc (Lei Federal n 14.017/2020), que estabelece ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública em razão da pandemia do novo coronavírus.

As propostas selecionadas são destinadas à manutenção de agentes, de espaços, iniciativas, produções, desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária, de produções audiovisuais, de manifestações culturais.

Confira o resultado: 

oeiras lei aldir blanc_1605699019.pdf

Da Redação
[email protected]

 

Zé Raimundo é reeleito em Oeiras com votação acirrada até o final

Foto: Facebook Zé Raimundo
 
A tradicional disputa entre dos “Boca Preta” contra os “Tupamaros” na primeira capital do Piauí, Oeiras (a 313 km de Teresina), foi acirrada até os últimos votos. 
 
Nas primeiras atualizações, Dr. Hailton (MDB) chegou a ficar na frente do atual prefeito Sé Raimundo (PP). Com a demora do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em computar os votos, correligionários comemoravam nas ruas e nas redes sociais. 
 
Somente por volta das 22h30, o resultado final saiu e reelegeu Zé Raimundo com 50,09% dos votos que corresponde a 11.472 votos contra 49,91% o que equivale a 11.429 votos. 
 
Confira os vereadores eleitos: 
 
1. GILMAR FONTES- PT 1.360 votos
2. LETIANO - PP 1.240 votos
3. FERNANDO DE ZADIM - pp 1.138 votos
4. MARCIO CARROCERIA - PP 946 votos
5. ESPEDITO MARTINS - PP 943 votos
6. WANDERLEY ROCHA - PP 943 votos
7. BERON - MDB 931 votos
8. HELOISA HELENA- PP 922 votos
9. EDVALDO LIMA - PP 884 votos
10. CLEYLTON DO FRIGOLEME - MDB 867 votos
11. ALEXANDRE MENESES - PP 803 votos
12. EVANDO DO BURITI - PSD 650 votos
13. NELSON JÚNIOR - PT 577 votos
 
Suplentes:
 
1. NEANDER PP 
2. PORTELA PP
3. CALEBE BOCA RICA MDB
4. PASTORINHA PP 
5. PEDRO FREITAS PT
6. JUNIOR MIRANDA PSD
7. FORTUNATA FONTES PT
8. CARLINHOS PP
9. ADÃO SILVA PP 
10. HÉLIO ADÃO PT
11. HAMILTON DO INSSS PP
12. MILLENA FAUSTINO PT
13. YORANA SOUSA PT
14. SÍLVIA GOMES PT
15. ELIANA LUSTOSA PP
16. MARGARETT CARVALHO MDB
17. PROFESSOR CESINHA PT
18. SUELY AZEVEDO PP
19. MARIA DE JESUS PSD
20. JOÃO KEBRADIM MDB
21. ALEX DA BRIONA PSD
22. AEDSON ALCOFORADO MDB
23. MANELINHO PP
24. PROFESOR FABRÍCIO RODRIGUES PT
25. IEDA MARIA PSD
26. JEFFERSON CABELEIREIRO MDB
27. JOSIMAR PEREIRA PSD
28. QUITÉRIA ALMEIDA MDB 
29. SANDRA LEAL MDB
 
 
Caroline Oliveira

MP ajuíza ação contra candidato que incentivou pessoas com covid-19 a votar

Foto: Reprodução/Instagram

Publicação realizada nas redes sociais do candidato 

 

A Promotoria da 5ª Zona Eleitoral do Piauí ajuizou representação contra o candidato à Prefeitura de Oeiras, Dr. Hailton Filho (MDB).  Na tarde de ontem (14), o candidato publicou uma nota em suas redes sociais de campanha, por meio do qual incita eleitores contaminados pela covid-19 a votar neste domingo. De acordo com o texto divulgado pelo candidato, “não há qualquer norma que proíba o cidadão de votar em caso de sintomas ou contaminação pela covid-19”.

Na representação, o promotor de Justiça Vando da Silva Marques demonstra que estão em vigor diversas medidas sanitárias restritivas, incluindo o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral, os decretos estaduais de natureza higiênico-sanitária e as orientações emitidas pela Secretaria de Estado da Saúde.

 O Plano de Segurança Sanitária do TSE, elaborado por consultoria sanitária interinstitucional, estabelece que os eleitores que apresentem febre ou tenham sido diagnosticados com covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição sejam orientados a não comparecer às urnas, estando permitida a posterior justificativa de ausência de voto por esse motivo.

“As postagens nas redes sociais Instagram e Facebook, com conteúdo inverídico e irresponsável por parte do candidato, podem causar danos irreparáveis à saúde pública do município de Oeiras, diante da incitação daqueles que estão contaminados pelo coronavírus a irem votar no dia 15 de novembro”, alerta Vando Marques.

 “O isolamento social tem sido a principal ferramenta na busca por retardar a velocidade de propagação da covid-19, preservando ao máximo o sistema público de saúde, que já se encontra saturado em diversos países e em alguns estados brasileiros. Ao incitar o eleitor publicamente a ir votar mesmo estando contaminado pela covid-19, o candidato está infringindo as medidas sanitárias impostas para prevenção e controle de contágio do novo coronavírus”, complementa.

O representante do Ministério Público requereu ao Poder Judiciário a concessão de medida liminar para que o Instagram e o Facebook retirem imediatamente as publicações do ar. Requereu também a condenação dos representados ao pagamento de multa de R$ 10 mil, a instauração de inquérito policial para apuração da prática de incitação ao crime (art. 286 do Código penal) e o encaminhamento dos autos ao Conselho Regional de Medicina, para apuração de infração ético-disciplinar por parte de Hailton Filho, que é médico.

Além do candidato a prefeito, o Ministério Público também abriu representação contra o candidato a vice prefeito, José Arimateia Carvalho Júnior, o partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e as empresas Facebook/Instagram Brasil e Google Brasil. 

Neste domingo (15), a publicação já havia sido excluída das redes de Dr. Hailton Filho. 

O candidato a prefeito e os demais citados não foram encontrados para comentar o episódio. O espaço permanece aberto para esclarecimentos. 


Natanael Souza(Com informações do Ministério Público Estadual)
[email protected] 

 

Posts anteriores