Cidadeverde.com

Jovem morre em colisão frontal entre moto e carro na BR 230

Foto: reprodução

Erick Barbosa da Silva de 21 anos de idade faleceu na na manhã deste domingo, 30 de agosto, na cidade Oeiras, após sofrer um grave acidente na BR-230.

O acidente ocorreu na saída de Oeiras sentido Floriano. Segundo  informações Erick Barbosa teria tentado para pegar o boné que havia caído, quando colidiu frontalmente contra um carro modelo Chevrolet Cruze.

O corpo de Erick foi  encaminhado a UPA da cidade e após perícia liberado. O o jovem não resistiu aos ferimentos e veio à óbito ainda no local do acidente. O condutor do veículo se apresentou à Delegacia para esclarecimentos.

João Bandeira
[email protected]

Unidade Covid-19 não funcionará dias 29 e 30 de agosto em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, em face da reforma no prédio do CEO, a Unidade Covid-19 não funcionará neste sábado e domingo, 29 e 30 de agosto. O funcionamento será retomado na segunda-feira, 31.

A reforma tem o objetivo de melhorar a estrutura do estabelecimento de saúde, reunindo no prédio as ações do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e os serviços da Unidade Covid, para atender com mais qualidade e comodidade a população oeirense. Desde 15 de agosto, o centro de referência passou a funcionar também aos sábados e domingos, das 7h às 19h, ampliando a oferta de atendimento e reforçando o enfrentamento ao coronavírus em Oeiras.

Inaugurada em maio, a Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde tornou-se a principal referência para atendimento de pessoas com síndromes gripais e sinais suspeitos da Covid-19 no município. Em três meses de funcionamento, o centro de referência já realizou milhares de atendimentos clínicos, garantindo o diagnóstico precoce e a recuperação de mais de 780 oeirenses.

Da Redação
[email protected]

Município de Oeiras já contabiliza 759 pacientes recuperados da Covid-19

Informe epidemiológico divulgado em Oeiras por  laboratórios privados no município, Hospital Regional Deolindo Couto, UPA e Secretaria de Saúde do Piauí nesta quinta-feira(20), aponta que um total de 759 pacientes do município estão recuperados da Covid-19.

O informe aponta ainda que nenhum oeirense encontra-se internado em Unidade de Terapia Intensiva(UTI).  Em Oeiras 12 pessoas já morreram  da doença. 

Estão em isolamento domiciliar em Oeiras um total de 318 pessoas, em leitos clínicos o município tem 03 pacientes, em um número total de 1092 casos confirmados da doença.

O Ministério da Saúde ainda recomenda que as pessoas usem máscara ao sair de casa, e só saiam em caso de necessidade, mantendo o hábito de lavar bem as mãos, manter o uso do álcool gel, como também o distanciamento e isolamento social.

O Piauí registrou mais 12 mortes e 697 casos de infecção pelo coronavírus, nesta quinta-feira (20), de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).  O Estado tem um total confirmado de 70.536 casos e 1.672 mortes provocadas pela doença.

João Bandeira
[email protected]

Prefeitura de Oeiras inaugura praça no Conjunto Verde Teto, na Rodagem de Picos

Foto: Prefeitura de Oeiras

Acompanhando a dinâmica do desenvolvimento de Oeiras e atendendo às necessidades da população, a Prefeitura Municipal inaugurou nesta quarta-feira, 12, mais uma praça na cidade – desta vez, no Conjunto Verde Teto, no Bairro Rodagem de Picos.

O espaço público é dotado de parque infantil, passeios e bancos, iluminação de LED e leva o nome do açougueiro Gilberto Alves da Silva, antigo morador da comunidade. Além disso, a praça também é equipada com uma Academia da Saúde, que recebeu o nome de Eusébio Roosevelt de Sousa.

A solenidade de entrega da praça contou com participação de familiares dos homenageados, do prefeito José Raimundo e da secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, que destacou a contribuição da Academia da Saúde para a redução da ocorrência de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão, entre os moradores da comunidade.

Para a Prefeitura, a construção e valorização dos espaços públicos de Oeiras proporcionam mais qualidade de vida aos cidadãos oeirenses e desenvolvem na população o sentimento de pertencimento. 

Da Redação
[email protected]

SAAE amplia fornecimento de água na Vila Santa Teresa em Oeiras

Foto: Prefeitura de Oeiras

Considerados serviços essenciais, o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto não pararam e ganharam ainda mais reforço durante a pandemia, em Oeiras. Visando assegurar a regularidade no fornecimento de água tratada, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) segue dando continuidade às obras em diversos bairros da cidade.

Nesta segunda-feira, 10, a autarquia, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, realizou a perfuração de mais um poço na Vila Santa Teresa. O objetivo é regularizar e otimizar o fornecimento hídrico na região, que nos últimos anos teve um grande crescimento habitacional, o que acarretou falhas na distribuição e aumentou consideravelmente a demanda de água no bairro.

Atualmente, a região conta com 600 famílias, que agora recebem mais um reforço no sistema de água que abastece a região. Antes, a localidade possuía dois poços, porém, a vazão de um deles apresentava limitações. Após estudos no local, o SAAE constatou que a solução seria aumentar a quantidade de água disponível, através da perfuração do poço, realizada nesta segunda.

Paralelo a isso, o SAAE irá aumentar a reservação de 40 mil litros para 55 mil litros d’água, ampliando e equalizando a distribuição e melhorando a qualidade de vida das 600 famílias que residem na região da Vila Santa Teresa.

Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Oeiras adquire testes de antígenos para detectar casos de Covid na fase inicial

 

Foto: Prefeitura de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu testes rápidos de antígenos para Covid-19. Esse tipo de testagem permite detectar o vírus na fase inicial da doença, período de maior transmissibilidade do coronavírus, e contribui para garantir o isolamento precoce do paciente.

O objetivo é detectar os infectados o quanto antes para que eles possam entrar em isolamento social e evitar a disseminação do vírus. Segundo a Semusa, o exame será utilizado para auxiliar no diagnóstico e garantir subsídio ao profissional médico, além de promover mais segurança à população oeirense.

O teste rápido de antígeno já está disponível na Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde do município e pode ser feito entre o segundo e o sétimo dia do surgimento dos sintomas. O exame é realizado a partir da coleta da secreção do nariz do paciente. O resultado sai em vinte minutos.

Na manhã desta quarta-feira, 05, a equipe de profissionais do centro de referência passou por uma qualificação sobre a aplicação do teste. “O teste rápido Covid-19 antígeno detecta a presença de partículas do vírus causador da doença com precisão total de 92,94%. A detecção do vírus é feita em amostras de SWAB da nasofaringe, feito a partir do segundo dia de sintoma e o resultado em 20 minutos”, explica a enfermeira Alexsandra Fontes.

A aplicação do teste rápido de antígeno na Unidade Covid-19 segue critérios estabelecidos pelo protocolo do centro de referência para atendimento aos pacientes suspeitos da doença. Sendo assim, conforme avaliação e indicação médica, os grupos que deverão realizar o teste rápido de antígeno serão:

- Idosos com estado geral comprometido;

- Pacientes com comorbidades descompensadas;

- Pacientes com clínica sugestiva de Covid e com teste sorológico negativo;

- Profissionais de saúde assintomáticos, e teste sorológico IgG Positivo.

Teste sorológico

Além dos testes rápidos de antígenos, a Unidade Covid-19 realiza os testes rápidos sorológicos, que são recomendados após o sétimo dia do surgimento dos primeiros sintomas. Esse tipo de testagem é utilizada para detectar a presença de anticorpos criados pelo organismo contra o coronavírus. 

Da Redação
[email protected]

Decreto firma novo horário de atividades econômicas e sociais em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras publicou na última quinta-feira, 23, decreto firmando novo horário de funcionamento das atividades econômicas e sociais na retomada organizada no município de Oeiras.

A Prefeitura frisa que é muito importante que todos estabelecimentos cumpram os protocolos de funcionamento para que o processo de reabertura das atividades possa ter continuidade com o máximo de segurança.

Segundo o documento, os estabelecimentos econômicos e/ou sociais citados no art 3° do Decreto n° 70 de 10 de julho de 2020, deverão restringir-se exclusivamente aos horários de funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos sábados 7h às 12h, excetuando-se:

Clínicas de saúde animal que atendam os protocolos de urgência

Farmácias e drogarias

Pontos revendedores de combustíveis

Distribuidoras de gás

Padarias

Distribuidoras de energia elétrica, água, saneamento básico, serviços de limpeza e coleta de lixo

Hotéis

Transportadoras

Estabelecimentos que desenvolvam serviços na área da construção civil ou de obras, relacionados com a área da saúde pública e com saneamento básico

Serviços de segurança, higienização e vigilância

Bancos e serviços financeiros, inclusive lotéricas

Laboratórios de análises clínicas

Borracharias e oficinas mecânicas

Templos religiosos de qualquer crença

Lojas de autopeças

Saúde humana e animal – médicos, odontólogos, complementação diagnóstica, atividades de enfermagem, nutrição, psicologia e psicanálise, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e terapia de nutrição enteral e parental;

Da Redação
[email protected]

 

Vigilância Sanitária reforça regras para conter aglomerações em supermercados de Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, reuniu nesta terça-feira, 21, representantes de estabelecimentos comerciais do setor alimentício em Oeiras, com o objetivo de reforçar as regras e orientações para cumprimento do protocolo higiênico-sanitário instituído pelo município para retomada das atividades econômicas.

O encontro aconteceu através de uma plataforma digital e também contou com a participação da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic). Na oportunidade, a coordenadora da VISA, Lívia Rêgo, frisou a necessidade do controle de fluxo em supermercados e mercadinhos, para promover o distanciamento social aquedado e evitar aglomerações.

“Recomendamos também que as pessoas devem ir sozinhas aos supermercados para evitar aglomerações. Que vá somente uma pessoa da casa. Para que os empresários consigam conter as aglomerações dentro dos estabelecimentos tem que haver também a participação da sociedade”, pontua Lívia Rêgo.

Além do controle do acesso de clientes, a reunião também teve como pautas: o uso obrigatório de máscaras dentro dos estabelecimentos; a higienização das mãos com água e sabão ou disponibilidade de álcool em gel; higiene frequente de carrinhos, cestas e superfícies de maior contato dos clientes; higienização de balcões, bancadas, esteiras, caixas registradoras, máquinas de cartão e telefones e proteção dos funcionários.

O processo de retomada das atividades econômicas e sociais em Oeiras foi iniciado em 13 de julho e segue até 22 de setembro.

Da Redação
[email protected]

Oeiras: Unidade Covid-19 faz mais de mil atendimentos e 1.400 testes

Foto: Prefeitura de Oeiras

Completando dois meses de funcionamento, a Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde já realizou mais de 1.000 atendimentos médicos, em Oeiras. O centro de referência presta atendimento exclusivo a pessoas com sintomas de resfriado comum, síndrome gripal e sinais suspeitos da doença, classificando os sintomáticos respiratórios de acordo com o protocolo estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde e orientando o fluxo do usuário pela rede de saúde, conforme seu quadro clínico.

Com Unidade Covid-19, a Prefeitura de Oeiras ampliou a testagem da população e realiza o mapeamento da doença no município. Entre maio e julho, já foram realizados 1.493 testes rápidos no centro de referência – 271 reagentes (positivos); 335 pessoas iniciaram tratamento precoce. 

O espaço é um dos pontos centrais da linha de assistência à saúde para enfrentamento à Covid-19 no município e conta com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, biomédicos e bioquímicos. A Unidade Covid-19 está situada nas instalações do CEO, no Bairro Oeiras Nova, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Da Redação
[email protected]

Covid-19: Saúde adquire celulares para atendimento remoto em Oeiras

Foto|: Prefeitura de Oeiras

 Fortalecendo o atendimento remoto da população durante a pandemia, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), adquiriu aparelhos celulares para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais dispositivos, como CAPS I, CAPS AD, NASF e CTA/SAE. Os smartphones vão promover o atendimento clínico por telefone, chat on-line e WhatsApp, facilitando o serviço de acompanhamento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

 O investimento faz parte da estratégia da Prefeitura de Oeiras para reforçar a assistência à população e reduzir a propagação do coronavírus e os impactos indiretos causados pela pandemia, como o adiamento de atendimentos relacionados a outras doenças, principalmente patologias crônicas. Segundo a Semusa, desde o mês de março, em virtude das medidas de isolamento, os atendimentos nos estabelecimentos de saúde do município oscilaram de 13.810 atendimentos entre janeiro e março, para 5.310 atendimentos de abril a junho, o que corresponde a uma redução de 8.500 atendimentos.

O município de Oeiras está em processo de implantação do Consultório Virtual da Saúde da Família, onde pacientes poderão ser atendidos de acordo com as condições crônicas e outros problemas. Com isso, os profissionais de saúde da Atenção Básica vão poder realizar teleconsultas, dando continuidade ao cuidado de pacientes com hipertensão e diabetes, entre outras condições, de forma ágil, cômoda e segura.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores