Cidadeverde.com

Zé Raimundo suspende atividades do comércio e órgãos em Oeiras

Foto: cidadeverde

Em razão dos riscos de transmissão do coronavírus e acompanhando as medidas emergenciais adotadas pelas autoridades de saúde de todo o país, o prefeito José Raimundo assinou nesta segunda-feira, 23, novos decretos que intensificam as ações essenciais para o enfrentamento da emergência de saúde pública no município de Oeiras.

Os documentos declaram “estado de calamidade pública” e suspendem o funcionamento de todos estabelecimentos comerciais, de serviços e industriais, bem como as atividades da construção civil, com exceção apenas de serviços essenciais, como mercados, supermercados, mercearias, açougues, peixarias, frutarias e centros de abastecimento de alimento, farmácias e drogarias, postos de combustível, padarias, distribuidoras de energia elétrica, água, saneamento básico, serviço de limpeza urbana e coleta de lixo, entre outros, estabelecendo horários de funcionamento.

Bancos, casas lotéricas e outros serviços financeiros devem apresentar Plano de Ação de Controle de Fluxo, considerando o limite máximo para acesso e distância mínima de dois metros entre as pessoas. Parques municipais e áreas públicas de recreação, lazer e práticas esportiva também ficarão fechados, enquanto durar o estado de calamidade pública. Restaurantes, lanchonetes e espetinhos devem funcionar apenas pelo serviço de delivery.

Os decretos estabelecem também a suspensão do expediente em todos os órgãos da Administração Pública Municipal, até nova deliberação, sem prejuízo de suas remunerações, todos os servidores públicos municipais;

Os documentos prorrogam, ainda, prazo para pagamento do Imposto Sobre Serviços – ISS, no âmbito do Simples Nacional, do Imposto Territorial e Predial Urbano – IPTU, suspendem o corte de fornecimento de água pelo prazo de 60 dias, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE e autorizam o órgão a restabelecer o fornecimento de água dos usuários cadastrados na Tarifa Social.

Da Redação

redaçã[email protected] 

 

 

 

 

 

 

 

Exames dão negativos para casos suspeitos de coronavírus em Oeiras

Após o Comitê de Enfrentamento e combate ao coronavírus em Oeiras realizar coleta de exames em três pacientes que haviam apresentado sintomas suspeitos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, os resultados deram negativos.

Os exames foram coletados por técnicos capacitados do complexo HRDC/ UPA e encaminhados para o Laboratório Central, em Teresina.

A informação foi confirmada em nota emitida na noite deste domingo, 22, assinada pelo diretor do completo HRDC/UPA, Alípio Sady.

Tendo em vista a rápida proliferação do vírus, mesmo sem a confirmação do caso de Oeiras, as precauções devem ser mantidas, sendo de fundamental importância ficar em casa, em isolamento social.

Confira a Nota



O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos.

- Fazer uso do álcool em gel;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com o antebraço;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: Mural da Vila

Dia Mundial da Reciclagem é marcado por ação sobre coleta seletiva em Oeiras

Marcando o Dia Mundial da Reciclagem, celebrado nesta quarta-feira, 18, a Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), realizou uma ação educativa sobre coleta seletiva e coleta de lixo orgânico nos bairros Jurani e Vila São José.

Promovida em parceria com o Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, a atividade teve o objetivo de informar a população sobre o itinerário de coleta de lixo, com dias e horários determinados e, assim, contribuir para a efetividade da coleta e transporte de resíduos que são encaminhados ao Centro de Reciclagem do município.

 A proposta é reduzir os impactos ambientais, ressaltando a importância do engajamento da população no trabalho de coleta seletiva municipal que, em um ano, já recolheu mais de 100 toneladas de material reciclável em Oeiras, gerando renda e promovendo alternativas de desenvolvimento sustentável, além da inclusão social de agentes que atuam no mercado de reciclagem, através de uma parceria com a cooperativa de catadores e recicladores de resíduos da cidade.

Da Redação
[email protected]

Entidades discutem realização da Semana Santa de Oeiras com pandemia do Coronavírus

Fotos: Ascom/Oeiras

Representantes da Igreja Católica, da Prefeitura Municipal e de outros segmentos da sociedade estiveram reunidos nesta segunda-feira(16), na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para discutir a realização da Semana Santa de Oeiras, prevista para acontecer de 02 a 12 de abril. 

Maior evento religioso do Estado do Piauí, a Semana Santa reúne, tradicionalmente, milhares de fieis em diversos rituais religiosos e, diante da pandemia do coronavírus (Covid-19) está ameaçada.

Na ocasião, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, padre Possidônio Júnior, disse que o momento é de cautela, que a Igreja está atenta às medidas tomadas pelas autoridades de saúde, e que uma decisão definitiva sobre a realização ou cancelamento do evento religioso deve ser tomada na próxima semana, após reunião do clero e interlocução com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As cerimônias de preparação para a Semana Santa estão mantidas. 

A reunião contou com a participação de representantes de diversas entidades, direta ou indiretamente envolvidas na realização da Semana Santa: padre Possidônio Júnior; do secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira; do presidente do Instituto Histórico de Oeiras, Júnior Vianna; Herberth Vinícius, presidente do Conselho Municipal de Cultura; de uma técnica da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos; da representante das Casas de Cultura, Zulene Rocha e do coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Miguel Ribeiro.


[email protected]

Saúde prepara plano de prevenção e enfrentamento ao coronavírus em Oeiras

O município de Oeiras está se organizando para encarar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com o avanço da doença no Brasil, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, está elaborando um plano de prevenção e enfrentamento local. Na próxima sexta-feira, 20, as ações serão repassadas a diretores de escolas da rede pública (municipal e estadual) e privada, hotéis, igrejas, bancos, casas lotéricas, Correios e outros segmentos da sociedade. O propósito é orientar a população sobre a importância da adoção de medidas preventivas para manutenção da saúde pública.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, frisa que as estratégias são focadas na prevenção da doença e envolvem o trabalho de profissionais da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e SAMU de Oeiras. “É um plano de contingência e enfrentamento a este agravo, envolvendo diversos segmentos da sociedade. Os profissionais da Estratégia de Saúde da Família estão envolvidos no processo, com medidas simples e ações educativas dentro dos dispositivos de saúde do município, onde se aglomeram pessoas no momento da espera pelo atendimento. Estamos orientando os profissionais para que repassem informações para a população que esteja na unidade e também fazendo toda uma orientação em relação a cuidados simples e medidas de enfrentamento o coronavírus”, explica a secretária.

“Estamos com uma parceria com o Hospital Regional Deolindo Couto no que diz respeito ao preparo da equipe do hospital, por ser a UPA uma das portas de entrada em relação a toda sintomatologia, e fomos informados pela direção da UPA/HRDC que a equipe está qualificada e que existe uma comissão para que, a partir do momento que chegue alguém com alguma sintomatologia a equipe já possa direcionar e avaliar o quadro. Até porque é um estabelecimento que recebe pessoas não só de Oeiras, não só do Vale do Canindé, mas também pessoas de outras regiões”, acrescenta Auridene Freitas.

O enfermeiro Miguel Ribeiro, coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, explica que, inicialmente, o objetivo do plano é orientar os diversos segmentos sociais para que seja dada uma resposta efetiva e oportuna na contingência da doença no município de Oeiras. “Na oportunidade, vamos estar apresentando o que é essa pandemia, como ela se manifesta, como ela se caracteriza, quais são os sinais, quais são os sintomas, de que forma é dado o diagnóstico, aonde as pessoas devem recorrer caso aparecem sinais e sintomas. Vamos apresentar o perfil epidemiológico do Estado, bem como orientar e sugerir medidas preventivas gerais para toda a população, com sugestão de medidas voltadas para cada setor. Acreditamos que esses representantes de igrejas, escolas vão funcionar como agentes multiplicadores dentro das instituições, seguindo as orientações e protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde”, argumenta.

“Estamos elaborando estratégias no sentido do enfrentamento de possíveis casos. Trabalhamos com medidas preventivas, observando o plano de contingência estadual, que é baseado no plano de contingência nacional. Nesse sentido, estamos procurando mobilizar todos os segmentos da sociedade, entendendo que não é uma responsabilidade apenas da Secretaria Municipal de Saúde, mas uma responsabilidade que deve ser compartilhada com toda a sociedade. Não podemos trazer alarmes no sentido de causar um pânico na população. Não seremos irresponsáveis a tal ponto. Seremos cautelosos e não podemos negar que o coronavírus é uma realidade não apenas dos municípios grandes, mas que já se interiorizou e está, inclusive, nas pequenas cidades. Então, estamos nos preparando para esta situação, que é uma situação nova e, para isso, precisamos contar com a colaboração de toda a população”, conclui Miguel Ribeiro.

Da Redação
[email protected]

Funcionário é assaltado e baleado em frente a banco em Oeiras

Um funcionário de um supermercado teve o malote de depósito roubado e foi baleado durante um assalto em frente a uma agência do Banco do Brasil em Oeiras, a 290 quilômetros ao Sul de Teresina. Segundo a Polícia Militar, a vítima levou dois tiros da região do tórax, foi submetida a uma cirurgia e não corre risco de morte.

O assalto ocorreu por volta das 13h45 dessa segunda-feira (9). Imagens de câmeras de segurança registraram a ação.

O comandante da Polícia Militar do Batalhão de Oeiras, o tenente-coronel Assis Dias, o assaltante levou cerca de R$ 100 mil e sabia do horário do depósito. 

“Um cidadão que é funcionário de um supermercado em Oeiras ia depositar uma vultosa quantidade desse supermercado. Quando chegou ao banco, o indivíduo estava esperando ele. Pelas imagens, ele sabia que aquele cidadão iria levar o dinheiro, parece que ele tinha a informação. O indivíduo puxou uma arma de fogo, o cidadão reagiu ao assalto e o indivíduo efetuou dois disparos no tórax do cidadão”, informou o comandante.

A PM foi em diligência a procura do indivíduo. A delegacia regional de Oeiras investiga o caso. Segundo a PM, a polícia está praticamente certa a identificação do suspeito. O Cidadeverde.com tentou contato com a Delegacia Regional mas não obteve retorno.

Valmir Macêdo
[email protected]

Saúde realiza ações de prevenção à Hanseníase na Penitenciária de Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade, promoveu durante o mês de fevereiro, ações de prevenção à Hanseníase na Penitenciária de Oeiras. O objetivo, além de prevenir, é realizar a detecção precoce de casos suspeitos da doença entre a população carcerária da cidade.

“Foi um trabalho realizado em duas etapas. Na primeira fase realizamos a triagem, através da ficha de avaliação. No segundo momento, palestra educativa esclarecendo as principais dúvidas relacionada a esta enfermidade, bem como a avaliação clínica das possíveis manchas que se deu por meio do teste da sensibilidade local”, explica a enfermeira Timaguia Madeira, coordenadora municipal do PNAISP.

A ação contou com a parceria do setor de Tuberculose/ Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, que realiza, rotineiramente, atividades educativas e investigação epidemiológica na Penitenciária de Oeiras.

Da Redação
[email protected]

Criatividade, irreverência e alegria marcam Corso de Oeiras 2020

Criatividade, irreverência e alegria ditaram o ritmo do Corso de Oeiras 2020, realizado na noite desta sexta-feira, 21. Foliões cheios de energia animaram o desfile, que teve início na Praça do Estádio e percorreu as principais ruas e avenidas da cidade.

Organizado pela Prefeitura de Oeiras, através das secretarias municipais de Juventude e de Cultura e Turismo, o Corso premiará este ano as melhores fantasias e bloquinhos. Na categoria fantasia, a premiação varia entre R$ 700 para o primeiro colocado, R$ 500 para o segundo e R$ 300 para o terceiro lugar. Já os bloquinhos, concorrem a R$ 2.000 em prêmios, sendo R$ 1.200 para o primeiro lugar e R$ 800 para o segundo colocado.

Os vencedores serão anunciados nos próximos dias.

Carnaval 2020

A programação do Carnaval de Oeiras segue até o dia 25. No Circuito Tradicional, a Banda Frevo Oeirense fará a festa, a partir deste sábado, 22, no Passeio Leônidas Melo. Além disso, também neste sábado, a banda Sambamigos animará a folia na Praça do Estádio. No domingo, 23, e terça-feira de Carnaval, 25, a banda se apresentará no Mirante do Morro da Cruz, a partir das 18h.

Com o objetivo de estimular e apoiar a diversão carnavalesca em polos festivos, espalhados por todos os cantos da cidade, a Prefeitura de Oeiras, concedeu incentivos culturais a 12 blocos, cadastrados previamente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Carnaval de Oeiras 2020 – Programação

Sábado (22 de fevereiro)

18h > Banda Sambamigos – Praça do Estádio

20h > Banda Frevo Oeirense – Passeio Leônidas Melo

Domingo (23 de fevereiro)

18h > Banda Sambamigos – Mirante do Morro da Cruz

20h > Banda Frevo Oeirense – Passeio Leônidas Melo

Segunda-feira (24 de fevereiro)

20h > Banda Frevo Oeirense – Passeio Leônidas Melo

Terça-feira (25 de fevereiro)

18h > Banda Sambamigos – Mirante do Morro da Cruz

20h > Banda Frevo Oeirense – Passeio Leônidas Melo

Da Redação
[email protected]

TJ derruba liminar e bloco vai se apresentar ao lado de igreja tombada pelo Iphan em Oeiras

Foto: Drone Oeiras

O desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), derrubou a liminar da juíza Maria do Socorro Rocha Cipriano, que proibiu o bloco de carnaval "A gente Agita" de se apresentar nas imediações  da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no município de Oeiras, a 313 km ao Sul de Teresina. O templo religioso é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A juíza havia proibido a apresentação do bloco atendendo a um pedido do Ministério Público. Segundo o MP, as festas de carnaval na região da igreja causam problemas estruturais como fissuras nas paredes em virtude da poluição sonora. 

O bloco alegou ao TJ que não há provas de que a apresentação durante o carnaval cause prejuízos à igreja, argumento acatado pelo desembargador. "Importante ressaltar que, não se pode permitir abuso, tampouco, apoiar práticas ilegais e desrespeitosas. Porém, vedar a realização de um evento que já faz parte da cultura local, sem que sejam demonstradas provas técnicas acerca dos prejuízos causados ao patrimônio e à população local, trata-se de decisão que priva a população de desfrutar de momentos de descontração e de lazer, em um período que, nacionalmente, comemora-se essa festa popular", disse Fernando Lopes e Silva Neto em sua decisão.

Segundo o desembargador, caso sejam comprovados danos ao patrimônio ou à população, existem meios para garantir a ordem pública, assim como, a responsabilização dos infratores. "Neste passo, a decisão agravada deve ser suspensa, sob pena de se incorrer na proibição do direito ao lazer", justificou o magistrado.

A juíza Maria do Socorro Rocha Cipriano chegou a estabelecer uma multa de R$ 5 mil em caso de descumprimento de sua decisão.

O diretor de marketing do bloco, Jônatas Cordeiro informou ao Cidadeverde.com que todas as atrações já anunciadas vão se apresentar nos 4 dias de carnaval.

Vídeo do bloco em 2019

Hérlon Moraes
[email protected]

 

 

 

Prefeitura lança campanha de preservação de canteiros e áreas verdes de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), lançou nesta quarta-feira, 19, uma campanha pela preservação de canteiros e áreas verdes da cidade. Esta semana, agentes da GEMA flagraram, mais uma vez, cenas de vandalismo e descaso com os canteiros de plantas nativas espalhadas por logradouros públicos de Oeiras.

Ao lançar a campanha, o prefeito José Raimundo pontuou que o sucesso do projeto de arborização implantado em Oeiras está ligado diretamente ao cuidado permanente de toda a população oeirense. “As novas árvores num futuro bem próximo serão mais sombra, ar puro e qualidade de vida para todos”, observa o prefeito.

A Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA) trabalha no sentido de tornar Oeiras mais verde e com um clima mais agradável para os moradores, segundo afirma o coordenador, Adriano Ferreira. O órgão realiza, periodicamente, ações de plantio de árvores em avenidas, parques, praças e áreas verdes da cidade, além de distribuições de mudas produzidas no Viveiro Municipal de Oeiras.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores