Cidadeverde.com

Alunos e professores premiados na OBMEP 2019 ganham tablets em Oeiras

Nesta terça-feira, 10, durante a audiência pública para a apresentação do currículo da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, também promoveu um momento de homenagens a todos os envolvidos na conquista dos resultados exitosos da educação municipal de Oeiras em olimpíadas nacionais de conhecimento, realizadas ao longo do ano de 2019.

A secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, destaca que, somente, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, Oeiras conquistou 35 premiações – 08 medalhas e 27 menções honrosas – e lembra que o resultado que demonstra a evolução do ensino público do município. “Isso é o começo, mas também é o resultado de uma jornada de trabalho. No Brasil, foram 55 secretarias municipais de Educação premiadas. No Piauí, foram apenas duas e destas uma é a de Oeiras. Então, isso é motivo para fazer com que nosso trabalho continue”, ressalta a secretária.

Em reconhecimento ao empenho de todos, a Prefeitura de Oeiras presenteou alunos e professores premiados pela OBMEP com tablets; as escolas municipais que obtiveram destaque na olimpíada receberam um kit multimídia, composto por notebook e Datashow. “Todos os resultados alcançados são frutos de uma gestão dedicada, que incentiva os talentos e conhecimentos dos alunos”, comenta Zé Raimundo.

Além da OBMEP, os alunos das escolas municipais conseguiram destaque em outras olimpíadas nacionais de conhecimento, como a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, Olimpíada Canguru de Matemática e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA), competição em que obtiveram 214 medalhas.

Da Redação
[email protected]

Associação Amigos do Museu de Arte Sacra é fundada em Oeiras

Foto: diocese de Oeiras

A Associação dos Amigos do Museu de Arte Sacra (AAMAS) é uma associação civil, sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado, com sede e foro na Praça Visconde da Parnaíba, número 72, cairro Centro, cidade Oeiras, Estado do Piauí. Foi criada com o objetivo de incentivar ações no campo cultural, educacional, de promoção humana e social, bem como captar recursos financeiros no sentido de apoiar a conservação, proteção e difusão do seu acervo.

A reunião de criação aconteceu na manhã do domingo, 08 de dezembro, no MAS, após a missa solene da Imaculada Conceição, com a presença do bispo diocesano Dom Edilson Nobre, do pároco da catedral Pe. Possidônio Barbosa, do Secretário de Cultura de Oeiras Stefano Ferreira e de um grupo formado por profissionais que atuam no campo da cultura e da educação admitidos nesta assembleia como sócios fundadores.

Inicialmente o Pe. Possidônio e a professora Zulene Rocha, coordenadora do MAS, expuseram os objetivos e necessidades para a criação da AAMAS. Em seguida foi feita a leitura e a discussão do estatuto da associação, depois aprovado em assembleia. Após a aprovação foi eleita a diretoria que durante dois anos coordenará os trabalhos da associação. A saber: Dom Edilson Nobre (Presidente), Pe. Possidônio Barbosa (Vice-presidente), Zulene Rocha (Tesoureira), Socorro Barros (Secretária). No conselho fiscal foram empossados os professores Pedro Dias de Freitas Júnior, Rossana Ferreira e Ivaneide Alves.

A criação da associação é um passo importante no processo de sustentabilidade do Museu de Arte Sacra no ano do jubileu de 75 anos da Diocese de Oeiras. A associação vem fortalecer os vínculos do MAS com a comunidade, estabelecendo intercâmbios com entidades afins e atuando em cooperação com a política cultural, educacional, humana e social estabelecida pela Secretaria de Estado da Cultura, Diocese de Oeiras e Paróquia de Nossa Senhora da Vitória à qual o Museu de Arte Sacra está vinculado.

Da Redação
[email protected]

Prefeito inaugura Ponto de Atendimento no Carnaubal, zona rural de Oeiras

Seguindo o propósito de estruturar, qualificar e descentralizar os serviços de saúde em Oeiras, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguram nesta segunda-feira, 09, mais um Ponto de Atendimento na zona rural do município – desta vez, na localidade Carnaubal, beneficiando centenas de moradores da região. A inauguração da obra integra a programação comemorativa dos 302 anos de Oeiras, organizada pela Prefeitura Municipal.

Nos Pontos de Atendimento, os usuários recebem atendimento básico e gratuito, realizado por uma equipe multiprofissional – formada por médico, dentista, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e agentes comunitários de saúde, que desenvolvem ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde dos moradores.

O prefeito José Raimundo destaca que, atualmente, Oeiras conta com quase 60 postos de saúde – entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Pontos de Atendimento – centros que promovem a melhoria e o fortalecimento da Atenção Básica, tornando o atendimento e o cuidado mais próximos da população. “Continuamos trabalhando, incansavelmente, para levar saúde de qualidade para todos os oeirenses”, frisa Zé Raimundo. 

Da Redação
[email protected]

Programa de Saúde do Trabalhador de Oeiras realiza imunização de servidores

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, está realizando a atualização do calendário vacinal de todos os servidores da Prefeitura de Oeiras. Esta semana, servidores, secretários municipais e o prefeito José Raimundo foram imunizados, em ações realizadas pela Semusa no Paço Municipal e Praça da Juventude.

O Programa de Assistência Direta à Saúde do Trabalhador foi iniciado em 2017, atendendo apenas servidores da Secretaria Municipal de Saúde. Este ano, a iniciativa foi ampliada para todas as secretarias municipais, tendo atendido cerca de 240 profissionais, entre junho e dezembro. O Programa oferece exames laboratoriais, acompanhamento nutricional, atendimento odontológico, consultas médicas e terapias integrativas, como a auriculoterapia.

O objetivo é prevenir agravos decorrentes do exercício laboral, promover hábitos de vida saudáveis, assistir clínica e integralmente o profissional e proporcionar um programa de educação permanente com temas relacionados à saúde, manejo de resíduos de serviços de saúde e biossegurança.

Contribuindo para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e promoção da qualidade de vida dos servidores, o Programa já diagnosticou casos de diabetes, hipertensão, obesidade e hiperlipidemia.

A iniciativa faz parte da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ministério da Saúde, medida alinhada ao conjunto de políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e do trabalho.

Da Redação
[email protected]

Zé Raimundo entrega revitalização da Praça Mafrense e inaugura Academia da Saúde em Oeiras Nova

  • 19_(3).jpg Ascom
  • 3_(6).jpg Ascom
  • 20_(4).jpg Ascom
  • drone1.jpg Ascom
  • 4_(8).jpg Ascom
  • 9_(6).jpg Ascom
  • 17_(2).jpg Ascom

O prefeito José Raimundo abriu nesta sexta-feira, 06, a programação especial do aniversário de 302 anos de Oeiras, entregando obras de requalificação de dois ambientes públicos da cidade. Completamente revitalizada, a Praça Mafrense, no Centro, recebeu novo paisagismo e arborização, iluminação de LED, lixeiras, pintura e rampas de acesso, que deixaram o espaço mais propício à convivência comunitária, ao lazer e integração da população. 

Zé Raimundo comenta que a revitalização foi feita com recursos próprios do município, provenientes da arrecadação do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), que está sendo revertido no desenvolvimento de projetos urbanos de promoção da qualidade de vida do povo oeirense.

“Estamos melhorando os espaços públicos da cidade, dando a eles melhores condições para promoção da vida em comunidade. Como fizemos no Canela, Várzea, Parque Leste e como estamos fazendo aqui, hoje, outras intervenções ainda acontecerão para 2020. Demos outra vida a este espaço, com arborização, iluminação de LED, dando mais visibilidade e segurança para a que toda a população possa frequentar. Esta ação efetiva de revitalização de praças, construção de galerias, que logo entregaremos, as obras de pavimentação e limpeza pública da cidade são possíveis graças ao incremento do IPTU. Isso foi possível porque tivemos a audácia de fazer com que o povo oeirense entenda o IPTU é necessário para o desenvolvimento da cidade”, argumenta o prefeito.

Academia da Saúde em Oeiras Nova

Logo após a entrega da nova ambientação da Praça Mafrense, o prefeito Zé Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram a Academia da Saúde da Praça Raimundo Lopes, no Bairro Oeiras Nova – obra que homenageia a professora e técnica em enfermagem, Eunice de Sousa Osório, “Nicinha”, falecida em setembro este ano.

Auridene Freitas lembra que esta é a 12ª Academia da Saúde inaugurada em Oeiras, seguindo o propósito da gestão municipal de estimular a prática da atividade física e o cuidado com a saúde, através da adoção de modos de vida mais saudáveis. “Estamos entregando a 12ª Academia da Saúde na nossa cidade, sendo três delas na zona rural, onde temos a proposta de contemplar outras comunidades. O objetivo maior da implantação das academias é promover um olhar preventivo. Temos, hoje, em média 15 Grupos Qualidade de Vida formados em nosso município, compostos por profissionais da Estratégia Saúde da Família, onde se tem a orientação de nutricionista, educador físico e fisioterapeuta para fazer o acompanhamento nessas praças onde existem as Academias da Saúde e também onde não existe”, pontua a secretária.

Além de Oeiras Nova, a Prefeitura de Oeiras implantou academias ao ar livre em outros onze pontos do município – Rodagem de Floriano, Parque Leste, Rosário, Canela, Jurani, Jureminha, Vila São José e Várzea, na zona urbana; e Buriti do Rei, Alagoinha e Boa Nova, na zona rural.

“Estamos percebendo, com o passar do tempo, um resultado positivo e é isso que nos motiva a ampliar cada vez mais a quantidade de Academias da Saúde no nosso município, onde conseguimos resultados no controle da hipertensão arterial e diabetes e no incentivo à prática da atividade física. Então, a partir do momento que entendemos a necessidade e vimos os resultados positivos, nos sentimos motivados em estarmos cada vez mais ampliando e descentralizando este serviço”, acrescenta.

Na próxima semana, quarta e quinta-feira, das 16h às 18h30, uma equipe do profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estará na Academia da Saúde do Bairro Oeiras Nova, realizando a aula inaugural com a comunidade e explicando melhor os métodos de utilização dos aparelhos. “Com isso, conseguiremos o resultado esperado, que é a redução do uso de medicamentos, com controle das taxas de colesterol, diabetes e glicemia, concomitante a outras doenças, que possam ser controladas, através dessa orientação com o nutricionista e prática da atividade física”, finaliza Auridene Freitas.

Zé Raimundo reforça que a instalação das academias tem o propósito de estimular a prática da atividade física e contribuir com a promoção da saúde. “Estas academias são uma maneira de tirar as pessoas da zona de conforto e despertar para a importância de praticar exercício físico. É com essa vontade e percepção de fazer mais e melhor pelo povo de Oeiras que nós seremos incansáveis em levar à toda a população esse instrumento de promoção da saúde pública”, frisa o prefeito.            

As inaugurações contaram com a participação de moradores da comunidade; de familiares da homenageada; de secretários municipais; vereadores; do líder político, B.Sá; e do deputado estadual, Bessah.

Da Redação
[email protected] 

 

Oeiras completa 302 anos e Prefeitura apresenta programação de aniversário

Oeiras completa 302 anos no próximo dia 26 de dezembro. Para marcar a data, a Prefeitura Municipal preparou uma programação especial de aniversário, contemplando a inauguração de obras nas áreas da saúde, infraestrutura e mobilidade urbana, atividades esportivas e shows musicais.

A programação de aniversário traz o tema ‘Transformando o futuro em presente’, lembrando os avanços e o desenvolvimento do município de Oeiras nas mais diversas áreas. Hoje, a cidade é referência nacional em educação pública de qualidade e desponta como destaque estadual na prestação de serviços públicos na área da saúde.

Marcando o início do calendário de inaugurações, o prefeito José Raimundo entrega nesta sexta-feira, 06, a nova ambientação da Praça Mafrense, no Centro da cidade, às 18h. Logo em seguida, o gestor inaugura a Academia da Saúde da Praça Raimundo Lopes, no Bairro Oeiras Nova.

O cronograma de inaugurações segue com a entrega de dois Pontos de Atendimento em Saúde na zona rural de Oeiras. No dia 09, acontece a entrega do serviço no povoado Carnaubal. No dia 16, pela manhã, a Prefeitura entrega o Ponto de Atendimento na comunidade Ipueiras. No mesmo dia, às 17h, ocorre a inauguração do Centro de Castração de Animais.

Dia 22, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), promove a 3ª edição do Desafio Oeirense de Ciclismo. Em 24 de dezembro, a Caravana do Trabalho vai percorrer vários bairros da cidade, inaugurando obras de infraestrutura, mobilidade urbana, abastecimento d’água e saneamento básico.

Fechando a programação, a Prefeitura de Oeiras realiza, na noite do dia 25 de dezembro, na Praça de Eventos, o sorteio da campanha IPTU Premiado, que este ano sorteará dez prêmios, entre eles, um carro zero km. Logo em seguida acontece o grande show de aniversário da cidade, que tem como atração principal a cantora Márcia Fellipe. Os cantores Luketta, Alan dos Teclados, Ray Estilizado e David Ostentação fecham o time de atrações da Festa Oeiras 302 anos. A noite também terá Tenda Eletrônica, com o DJ Marcílio Mix.

Da Redação
[email protected]

Oeiras conquista 8 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP 2019

A Rede Municipal de Ensino de Oeiras conquistou 08 medalhas, sendo 02 de prata e 06 de bronze, e 27 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2019. Em sua 15ª edição, a competição nacional reuniu 18,2 milhões de estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Três escolas da Rede Municipal, duas da zona urbana e uma da zona rural, três professores, e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) também foram premiados, pelo desempenho na preparação dos alunos para a olimpíada. A secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, destaca que a conquista é resultado do avanço do município no ensino da matemática.

Renato Martins ressalta o empenho de professores e alunos envolvidos no processo de preparação para a competição. “A prova teve um nível muito alto e nosso treinamento tem reflexo nos resultados. Ano passado, tivemos sete medalhas e neste ano tivemos oito. Ano passado, tivemos 11 menções honrosas e neste ano tivemos 27, quase triplicamos. E isso mostra que estamos no caminho certo”, comenta o diretor da Escola Municipal Juarez Tapety, que foi premiada pela OBMEP, juntamente com as escolas municipais Visconde da Parnaíba e Alzira Tapety.

As medalhas de prata e bronze e as menções honrosas serão entregues em cerimônias regionais, no decorrer de 2020. A OBMEP é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Educação. 

Da Redaçao
[email protected]

Com ‘Natal Iluminado’, Oeiras inaugura decoração e iluminação natalinas

  • 10_(4).jpg Ascom
  • 15_(5)1.jpg Ascom
  • 12_(3).jpg Ascom
  • 4_(7).jpg Ascom
  • 21_(4).jpg Ascom
  • 11_(4).jpg Ascom
  • 23_(3).jpg Ascom
  • 17_(1).jpg Ascom
  • 15_(5).jpg Ascom
  • 20_(3).jpg Ascom

Cores, luzes, emoção e toda a magia do Natal. Foi assim o Natal Iluminado, espetáculo de sensações que marcou o lançamento da decoração e iluminação natalina da cidade. Promovido pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Natal Iluminado lotou a Praça de Eventos, na noite deste domingo, 1°, e teve como protagonistas as crianças, adolescentes e idosos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mantidos pela SEMAS, nas zonas urbana e rural do município.

“Por aqui passaram, hoje, mais de 500 usuários dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS. Por diversos momentos nesta praça tivemos muitas emoções e surpresas. Foi muito gratificante. Todo o nosso trabalho valeu a pena”, comenta Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.

Todas as figuras natalinas estiveram presentes num grande desfile, que culminou com a chegada do Papai Noel e acendimento da árvore de Natal e das luzes da ornamentação natalina da Praça das Vitórias. “É uma alegria e uma satisfação ver a família oeirense vir à praça pública assistir a esse momento mágico. São serviços desta qualidade que nós, da gestão municipal, procuramos levar a todos os oeirenses”, destaca o prefeito José Raimundo, agradecendo ao grande público que prestigiou o evento. 

[email protected]

Concluído o cadastro imobiliário e econômico do município de Oeiras

Após nove meses de trabalho, a Prefeitura de Oeiras concluiu o cadastro imobiliário e econômico do município. O projeto cria um banco de dados com informações geográficas, econômicas e fiscais da cidade, que servirão para dar suporte ao planejamento de Oeiras, orientando as ações da Administração Municipal relacionadas à mobilidade urbana, serviços públicos, desenvolvimento social, defesa civil, meio ambiente, saúde, educação, entre outras áreas de interesse da população oeirense.

Uma equipe com cerca de 30 profissionais realizou o cadastro, visitando milhares de imóveis em toda a zona urbana da cidade. “O cadastro imobiliário no município de Oeiras é uma experiência de sucesso. Realizamos o cadastramento utilizando a mão de obra aqui do município. Essas pessoas foram treinadas pela Executiva, foram habilitadas, inclusive recebendo certificado, e foram colocadas em campo de forma planejada, devidamente apresentadas, fardadas e com um tablete, através de um sistema, fizeram a medição de todos os imóveis de Oeiras. Esses dados revisados foram repassados para o sistema da Prefeitura de Oeiras”, comenta Ricardo Lima, diretor de projetos da empresa responsável pelo serviço.

Esta foi a primeira vez que a cidade de Oeiras passou por atualização e expansão de sua base de dados cadastrais, garantindo, com isso, informações que contribuem para o planejamento, elaboração e execução de projetos de fomento ao desenvolvimento do município. “Através do cadastro econômico e imobiliário, faremos uma verdadeira radiografia da cidade”, resume o prefeito José Raimundo.

Cerca de 17 mil imóveis foram catalogados e reunidos em um único sistema, que já está à disposição dos órgãos municipais. “Tínhamos em Oeiras uma base de 4 mil imóveis registrados e estamos entregando praticamente 17 mil imóveis. Para a cidade é um ganho incomensurável, porque Oeiras tem hoje informações de todos os seus munícipes da área urbana. Essas informações servem para melhorias em várias áreas. Essa base de dados vai fornecer informações para a Prefeitura tomar decisões em todos os projetos nas áreas da educação, saúde e habitação. Oeiras encerra 2019 com essa gama de informações, que podem ser utilizadas em todas as ações que serão desenvolvidas no futuro”, acrescenta Ricardo Lima, informando que o cadastro imobiliário e econômico permitirá, também, a criação de uma nova planta cartográfica da cidade, com um mapa atualizado de Oeiras.

[email protected]

Oeiras sedia I Simpósio sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Oeiras sediou nos dias 25 e 26 de novembro o I Simpósio sobre Medicalização da Educação e da Sociedade no Piauí: partilhando experiências e criando caminhos na primeira capital. O simpósio foi uma proposição do Núcleo Piauí de Medicalização da Educação e da Sociedade, após a aprovação do Projeto de Lei Municipal, que institui a data de 11 de novembro como dia de luta contra medicalização da educação e da sociedade.

O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e contou com a parceria da Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Saúde (SEMUSA), Educação (SEMED) e Assistência Social (SEMAS). A 8ª Gerência Regional de Educação (8ª GRE) e 14° Batalhão da Polícia Militar (BPM) também colaboraram para o sucesso do evento.

“Foi um evento de grande potência e para que tudo acontecesse de forma linda, contamos com o apoio e agradecemos imensamente a participação de todos, ouvintes e articuladores, de um modo especial, ficamos e estamos muito lisonjeados com as apresentações dos Núcleos de Cultura da Educação (Grupo de Flautistas, Coral)”, comenta o psicólogo João Marcos Amorim, coordenador do evento, destacando que, entre as 14 cidades piauienses que aderiram ao projeto, Oeiras foi a primeira a sediar um simpósio sobre a temática.

Medicalização

A medicalização tem sido alvo de grande preocupação, gerando muitos debates, ações frente ao poder público e articulação com os conhecimentos acadêmicos. Entende-se por medicalização o processo em que as questões da vida social, sempre complexas, multifatoriais e marcadas pela cultura e pelo tempo histórico, são reduzidas à lógica médica, vinculando aquilo que não está adequado às normas sociais a uma suposta causalidade orgânica, expressa no adoecimento do indivíduo.

Segundo a Unicamp, medicalização é o processo pelo qual o modo de vida dos seres humanos é apropriado pela medicina e que interfere na construção de conceitos, regras de higiene, normas de moral e costumes prescritos – sexuais, alimentares, de habitação – e de comportamentos sociais. Este processo está intimamente articulado à ideia de que não se pode separar o saber – produzido cientificamente em uma estrutura social – de suas propostas de intervenção na sociedade, de suas proposições políticas implícitas. A medicalização tem, como objetivo, a intervenção política no corpo social.

Assim, questões como os comportamentos não aceitos socialmente, as performances escolares que não atingem as metas das instituições, as conquistas desenvolvimentais que não ocorrem no período estipulado, são retiradas de seus contextos, isolados dos determinantes sociais, políticos, históricos e relacionais, passando a ser compreendidos apenas como uma doença, que deve ser tratada.

[email protected]

Posts anteriores