Cidadeverde.com

Lançada pela Prefeitura de Oeiras a programação da 7ª FLOR

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, lançaram na noite desta sexta-feira, 08, a programação da VII Feira Literária de Oeiras (FLOR), que acontece de 14 a 16 de novembro, na Praça de Eventos e Praça das Vitórias, no Centro Histórico da cidade. O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e contou com a presença de secretários municipais, do deputado estadual Bessah, de professores, coordenadores, alunos e pais de alunos da rede municipal.

A Feira Literária homenageia este ano o escritor Ilan Brenman, considerado um dos mais importantes autores da literatura infanto-juvenil do Brasil. Ganhador de diversos prêmios, ele tem mais de 70 livros publicados e uma obra que ultrapassa fronteiras nacionais, com traduções para diversos países como França, Itália, Alemanha, Polônia, Espanha, Portugal, Suécia, Dinamarca, México, Argentina, Coreia e China.

Em fevereiro deste ano, Ilan Brenman esteve em Oeiras no lançamento do projeto. Na oportunidade, ele participou de um bate-papo com cerca de 400 professores da rede municipal de ensino. Esta semana, o autor retornará a Oeiras para conferir de perto a culminância do projeto e as homenagens preparadas para o evento, que envolve a produção literária e artística dos mais de 6 mil alunos da rede municipal e é o ponto alto do ‘Aprendendo Com’, projeto aplicado durante todo o ano letivo nas escolas municipais, com o propósito de estimular o hábito e o prazer pela leitura nos estudantes da rede.

A solenidade de lançamento da FLOR foi conduzida por estudantes da rede e teve a participação do coral e do grupos de bandolins dos Núcleos de Cultura das escolas municipais. Na oportunidade, Tiana Tapety ressaltou o trabalho e empenho de professores e gestores de escolas envolvidos no desenvolvimento da educação no município de Oeiras. “Não existe uma receita. Não estamos fazendo nada extraordinário, estamos fazendo aquilo que a Lei de Diretrizes e Bases garante. O que fazemos em Oeiras é cumprir aquilo que a legislação nos diz. Acreditamos no poder da alfabetização, da leitura, da cultura e da arte”, destaca a secretária.

O prefeito José Raimundo lembrou que os investimentos na educação são uma aposta no futuro de Oeiras e dos oeirenses. “O futuro só acontecerá se fizermos o presente”, argumenta o gestor.

Em seis edições, a FLOR já homenageou nomes importantes da literatura infanto-juvenil brasileira, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015) e Ruth Rocha (2016), Cineas Santos (2017) e Roseana Murray (2018).

[email protected]

 

Família procura por homem desaparecido há mais de 10 dias no Piauí

Uma família do povoado Canto Fazenda Frade, zona rural de Oeiras, procura por Luís Barboza de Carvalho que está desaparecido desde o último dia 31 de outubro.

Luiz Barbosa saiu de casa no dia 31 e não retornou. Ele tem problemas mentais, e quando deixou sua residência estava trajando uma camisa azul e bermuda jeans.

A família já procurou por toda a região e não obteve respostas. Um Boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Oeiras.

Os familiares pedem a quem tiver alguma informação, entrar em contato através do número (89) 99436 5677.

[email protected]

Menor é atingida no olho por tiro acidental de espingarda em Oeiras

Uma adolescente de 16 anos foi atingida por um disparo acidental de uma espingarda nesta quarta-feira, 06, em Oeiras.

A menor, que mora no bairro Várzea, foi até a casa do seu pai lavar umas roupas e lá estavam alguns adolescentes brincando com espingardas, atirando em latas, quando um deles, brincando, mirou na menina e disparou sem querer.

Na residência tem 5 espingardas que são usadas em práticas esportivas e que os menores têm acesso a elas.

Após ser atingida na região do olho, a menor deu entrada na UPA pra retirar o projétil. Ela passa bem e não corre risco de morte.

fonte: mural da vila

Investimentos do SAAE no Bairro Várzea beneficiam mais 69 famílias com água tratada em Oeiras

O SAAE continua realizando os investimentos necessários para promover melhorias no abastecimento e garantir água tratada para toda população de Oeiras. Esta semana, a equipe da autarquia concluiu os trabalhos de expansão da rede de água na região do Ramalhete, no final do Bairro Várzea, obra que beneficia mais 69 famílias, que agora têm acesso à água tratada.

São 1.400 metros de rede construídos, regularizando o fornecimento de água e levando o recurso aos moradores que não tinham acesso a ele. O órgão também implementou um sistema independente com reservação própria na comunidade, equalizando o fornecimento de água em todas as casas daquela região. 

De acordo com o engenheiro Assuéro Rêgo, diretor do SAAE, com a ação, a equipe sanou a baixa pressão da água no local, visto que a região se encontra no final de rede de abastecimento. “Seguimos com as obras para expansão e readequação da rede de abastecimento na cidade. Estamos focados em levar água tratada, e de forma regular para toda a população”, comenta. 

O SAAE também construiu sistemas hidráulicos independentes para solucionar falhas no fornecimento de água em outros bairros da cidade, como Leme e Bodelândia.

[email protected]

Oeiras: Mulher é presa com mais de 1 kg de cocaína, 200g de maconha e crack

Fotos: Mural da Vila

A Polícia Civil do Estado do Piauí, através da Delegacia Regional de Oeiras e do Núcleo de Inteligência da Policia Civil, Seccional Oeiras, ambos coordenados pelo delegado Antônio Nilton, prendeu em flagrante na manhã desta quarta-feira, 06 Maria Diaponila Oliveira de Sousa, conhecida pelo codinome de "PONILA", em face da prática do delito de tráfico de drogas.

A prisão de "PONILA" ocorreu após cumprimento de mandado de busca e apreensão decretado no curso de investigação em tramite na delegacia de Oeiras, desencadeada a partir de outras prisões anteriormente realizadas.

A acusada foi presa em sua residência no bairro, na avenida Antônio Tapety no bairro Jureminha e no local foi apreendida uma grande quantidade de drogas dos tipos crack, cocaína e maconha, além de balança de precisão e outros elementos ligados ao tráfico de drogas. Foram apreendidos mais de 1kg de cocaína; 200 gramas de maconha e 50 gramas de crack.

O delegado Antônio Nilton informa que as investigações continuam no afã de identificar supostos associados de PONILA na prática do crime de tráfico de drogas em Oeiras.

 

Fonte: mural da vila

VII Feira Literária de Oeiras – FLOR acontece de 14 a 16 de novembro

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), lança nesta sexta-feira, 08, a 7ª edição da Feira Literária de Oeiras – FLOR, evento que ocorre entre os dias 14 e 16 de novembro, na Praça de Eventos e Praça das Vitórias, no Centro Histórico da cidade. O lançamento da programação acontece no auditório da SEMED, às 19h.

Este ano, a FLOR homenageia o escritor Ilan Brenman, considerado um dos mais importantes autores da literatura infanto-juvenil do Brasil. Ganhador de diversos prêmios, ele tem mais de 70 livros publicados e uma obra que ultrapassa fronteiras nacionais, com traduções para diversos países como França, Itália, Alemanha, Polônia, Espanha, Portugal, Suécia, Dinamarca, México, Argentina, Coreia e China.

A FLOR envolve a produção literária e artística de todos os alunos da rede municipal e é o ponto alto do ‘Aprendendo Com’, projeto aplicado durante todo o ano letivo nas escolas municipais, com o propósito de estimular o hábito e o prazer pela leitura nos estudantes da rede. Em fevereiro deste ano, Ilan Brenman esteve em Oeiras no lançamento do projeto. Na oportunidade, ele participou de um bate-papo com cerca de 400 professores da rede municipal de ensino. Agora, o autor deve voltar a Oeiras para conferir de perto a culminância do projeto e as homenagens preparadas pelos alunos na Feira Literária.

Em seis edições, a FLOR já homenageou nomes importantes da literatura infanto-juvenil brasileira, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015) e Ruth Rocha (2016), Cineas Santos (2017) e Roseana Murray (2018).

[email protected]

Oeiras tem a segunda melhor Gestão Fiscal do Piauí, aponta Firjan

Oeiras tem a segunda melhor Gestão Fiscal do Piauí, segundo estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), na última quinta-feira, 31. A pesquisa leva em conta dados do ano de 2018, e mostra que o município está conseguindo driblar os prejuízos mais graves da crise econômica, que assola o país e afeta frontalmente o Estado do Piauí, onde 188 prefeituras enfrentam graves problemas na gestão dos recursos públicos.

O município de Uruçuí, localizado na região Sul do Piauí, ficou na primeira colocação. A cidade possui uma grande quantidade de arrecadação própria devido a empresas do setor do agronegócio. O levantamento mostra, ainda, que 50% prefeituras municipais do Piauí, 112 no total, apresentam uma situação crítica em relação aos critérios aferidos pela Firjan – autonomia fiscal, gastos com pessoal, liquidez e investimentos.

“Este resultado coloca Oeiras numa posição diferenciada em relação a grande parte dos municípios piauienses e é um reconhecimento ao trabalho da Administração Municipal na preservação do equilíbrio das contas públicas, manutenção do ritmo dos investimentos, pagamento dos servidores e fornecedores em dia e garantia da qualidade do serviços públicos que são prestados à população oeirense. Continuamos trabalhando para melhorar ainda mais a nossa gestão e a saúde financeira do município, observando o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, comenta Zé Raimundo, prefeito de Oeiras. 

O Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF pretende desde sua primeira edição contribuir com o debate sobre a eficiência da gestão fiscal, trazendo como foco a administração dos recursos públicos pelas prefeituras brasileiras. O estudo é feito com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). O levantamento da Firjan deixou de fora a avaliação da gestão fiscal das contas de 15 prefeituras piauienses, que não declararam seus dados à Secretaria do Tesouro Nacional até a data limite prevista em lei.

[email protected]

Policia prende suspeitos de espalhar dinheiro falso em Oeiras

Foto: reprodução

Uma equipe da Polícia Militar de Oeiras prendeu na manhã desta sexta-feira, 01, três pessoas suspeitas de espalhar dinheiro falso.

A prisão e apreensão do material ocorreu na BR 230, próximo a entrada do Morro da Cruz. Foram presos Dhemisson Falcão de Carvalho, Jarliane Pereira de Araújo e César Rodrigo Rocha da Cruz.

Com o trio foi apreendido R$ 1.285,00 reais em notas falsas de vários valores, além de aparelhos celulares e um carro modelo Gol antigo que era conduzido por César Rodrigo.

Os três foram abordados pela policia que suspeitou da atitude dos mesmos. Eles foram conduzidos a delegacia local, onde foram ouvidos pelo delegado Aureliano Barcelos.

Com informações mural da vila

Em 2019, mais de mil Microempreendedores Individuais foram formalizados em Oeiras

Foto: Reprodução Google Street View

Oeiras ultrapassou a marca das 1.000 formalizações de Microempreendedores Individuais (MEIs), apenas nos dez primeiros meses de 2019, segundo dados do Simples Nacional e Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SEMIC). O número é 15% maior que o registrado em 2018, quando foram formalizados 944 microempreendedores individuais na cidade.

Com um negócio próprio, microempreendedores têm encontrado uma saída para a crise no mercado de trabalho, incrementando a renda e se colocando novamente como agentes ativos no cenário econômico. Ao tirar o microempreendedor individual da informalidade, o programa possibilita a aquisição de CNPJ e o acesso a direitos e benefícios previdenciários.

Alternativa ao desemprego, o registro MEI permite a emissão de notas fiscais, o aluguel de máquinas de cartão e o acesso a empréstimos. Mantendo o pagamento da contribuição em dia, o empreendedor tem direito à aposentadoria por idade ou invalidez e auxílio-doença. As mulheres têm direito também à salário-maternidade. As famílias do microempreendedor têm acesso à pensão por morte e auxílio-reclusão.

O programa, que este ano está completando 10 anos, foi lançado para incentivar a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos como vendedores, doceiros, manicures, cabeleireiros e eletricistas, entre outros, a um baixo custo. Mas, com a crise do mercado de trabalho e aumento do trabalho por conta própria, tem se transformado também em opção de ocupação temporária ou definitiva.

Além de uma saída pessoal, a formalização do MEI pode ser considerada também uma saída econômica “Esses dados referentes à evolução empreendedora em nosso município. Isso é fruto da confiança que o município passa para esses novos empreendedores. Ninguém coloca uma empresa por colocar. Se não houver uma certa confiança no mercado, não vai adiante a ideia”, pontua Carla Martins, secretária municipal de Indústria e Comércio.

BENEFÍCIOS DO MEI

Em Oeiras, os interessados na formalização podem buscar auxílio na Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SEMIC). O cadastro é feito pela internet. O CNPJ, a inscrição na Junta Comercial, no INSS e o Alvará Provisório de Funcionamento são obtidos imediatamente, gerando um documento único, que é o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual. Não há a necessidade de assinaturas ou envio de documentos e cópias.

Pelas regras do programa, podem ser MEI negócios que faturam até R$ 81 mil por ano (ou R$ 6,7 mil por mês) e têm no máximo um funcionário. Atualmente, o custo mensal do registro é de R$ 49,90, que pode ser acrescido de R$ 1, R$ 5 ou R$ 6, conforme o ramo de atividade exercida. Este é o único imposto a ser pago.

Ao se cadastrar como MEI, o empresário é enquadrado no Simples Nacional – com tributação simplificada e menor do que as médias e grandes companhias – e fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Além da obtenção de CNPJ, o MEI permite a emissão de notas fiscais, fazer compras mais baratas, acesso a crédito mais barato, a participação em licitações e cobertura previdenciária.

Para fazer o registro é preciso checar se o negócio se enquadra em uma das 500 atividades permitidas pelo MEI. Para conferir basta acessar o Portal do Empreendedor.

Outros benefícios são:

– contabilidade e declaração de renda simplificadas;

– possibilidade de vender para o governo;

– contratação de 1 empregado com menor custo;

– registro da empresa e concessão de alvará para funcionamento, gratuitos e feitos pela internet;

– acesso a apoio técnico do Sebrae;

– possibilidade de compor 1 consórcio para compra e vendas em conjunto.

Fonte: Prefeitura de Oeiras

Preso que tirou algemas e fugiu de fórum se apresenta à polícia em Oeiras

O preso Gilson Martins dos Santos, que fugiu do fórum de Oeiras logo após uma audiência de custódia, se apresentou à polícia no final da tarde desta sexta-feira (25). Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança. O caso, que aconteceu na quarta-feira, teve repercussão nacional. Segundo o delegado Aureliano Barcelos, o rapaz se arrependeu após a dimensão que a fuga tomou.

"Ele se arrependeu. O caso ganhou repercussão e a polícia estava em cima", disse o delegado, que está respondendo por Oeiras.

De acordo com o delegado, Gilson procurou a delegacia acompanhado de um advogado. A esposa dele, que aparece nas imagens acobertando a fuga, está sendo investigada. "O caso está sendo apurado e ela pode responder pelo que fez", explica Aureliano.

A fuga

O caso inusitado aconteceu no Fórum Desembargador Cândido Martins, em Oeiras, na quarta-feira (23). Imagens do circuito de segurança do Fórum mostram o preso sendo escoltado por dois policiais  civis. Em um momento, Gilson vai beber água ao lado da esposa e a mulher ajuda o marido a despistar a escolta. Ele consegue remover uma das algemas das mãos e foge logo após sua mulher ficar entre os policiais civis e ele. Um dos policiais corre para tentar capturar Gilson, mas não consegue. (Veja vídeo acima)

O Cidadeverde.com apurou que Gilson Martins foi condenado por homicídio em 2009 e cumpria pena na Colônia Agrícola Major César. Ele foi beneficiado com saída temporária do Dia das Crianças, mas não retornou ao sistema prisional na data prevista.

Hérlon Moraes
[email protected]

Posts anteriores