Cidadeverde.com

Oeiras conquista 8 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP 2019

A Rede Municipal de Ensino de Oeiras conquistou 08 medalhas, sendo 02 de prata e 06 de bronze, e 27 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2019. Em sua 15ª edição, a competição nacional reuniu 18,2 milhões de estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Três escolas da Rede Municipal, duas da zona urbana e uma da zona rural, três professores, e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) também foram premiados, pelo desempenho na preparação dos alunos para a olimpíada. A secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, destaca que a conquista é resultado do avanço do município no ensino da matemática.

Renato Martins ressalta o empenho de professores e alunos envolvidos no processo de preparação para a competição. “A prova teve um nível muito alto e nosso treinamento tem reflexo nos resultados. Ano passado, tivemos sete medalhas e neste ano tivemos oito. Ano passado, tivemos 11 menções honrosas e neste ano tivemos 27, quase triplicamos. E isso mostra que estamos no caminho certo”, comenta o diretor da Escola Municipal Juarez Tapety, que foi premiada pela OBMEP, juntamente com as escolas municipais Visconde da Parnaíba e Alzira Tapety.

As medalhas de prata e bronze e as menções honrosas serão entregues em cerimônias regionais, no decorrer de 2020. A OBMEP é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Educação. 

Da Redaçao
[email protected]

Com ‘Natal Iluminado’, Oeiras inaugura decoração e iluminação natalinas

  • 10_(4).jpg Ascom
  • 15_(5)1.jpg Ascom
  • 12_(3).jpg Ascom
  • 4_(7).jpg Ascom
  • 21_(4).jpg Ascom
  • 11_(4).jpg Ascom
  • 23_(3).jpg Ascom
  • 17_(1).jpg Ascom
  • 15_(5).jpg Ascom
  • 20_(3).jpg Ascom

Cores, luzes, emoção e toda a magia do Natal. Foi assim o Natal Iluminado, espetáculo de sensações que marcou o lançamento da decoração e iluminação natalina da cidade. Promovido pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Natal Iluminado lotou a Praça de Eventos, na noite deste domingo, 1°, e teve como protagonistas as crianças, adolescentes e idosos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mantidos pela SEMAS, nas zonas urbana e rural do município.

“Por aqui passaram, hoje, mais de 500 usuários dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS. Por diversos momentos nesta praça tivemos muitas emoções e surpresas. Foi muito gratificante. Todo o nosso trabalho valeu a pena”, comenta Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.

Todas as figuras natalinas estiveram presentes num grande desfile, que culminou com a chegada do Papai Noel e acendimento da árvore de Natal e das luzes da ornamentação natalina da Praça das Vitórias. “É uma alegria e uma satisfação ver a família oeirense vir à praça pública assistir a esse momento mágico. São serviços desta qualidade que nós, da gestão municipal, procuramos levar a todos os oeirenses”, destaca o prefeito José Raimundo, agradecendo ao grande público que prestigiou o evento. 

[email protected]

Concluído o cadastro imobiliário e econômico do município de Oeiras

Após nove meses de trabalho, a Prefeitura de Oeiras concluiu o cadastro imobiliário e econômico do município. O projeto cria um banco de dados com informações geográficas, econômicas e fiscais da cidade, que servirão para dar suporte ao planejamento de Oeiras, orientando as ações da Administração Municipal relacionadas à mobilidade urbana, serviços públicos, desenvolvimento social, defesa civil, meio ambiente, saúde, educação, entre outras áreas de interesse da população oeirense.

Uma equipe com cerca de 30 profissionais realizou o cadastro, visitando milhares de imóveis em toda a zona urbana da cidade. “O cadastro imobiliário no município de Oeiras é uma experiência de sucesso. Realizamos o cadastramento utilizando a mão de obra aqui do município. Essas pessoas foram treinadas pela Executiva, foram habilitadas, inclusive recebendo certificado, e foram colocadas em campo de forma planejada, devidamente apresentadas, fardadas e com um tablete, através de um sistema, fizeram a medição de todos os imóveis de Oeiras. Esses dados revisados foram repassados para o sistema da Prefeitura de Oeiras”, comenta Ricardo Lima, diretor de projetos da empresa responsável pelo serviço.

Esta foi a primeira vez que a cidade de Oeiras passou por atualização e expansão de sua base de dados cadastrais, garantindo, com isso, informações que contribuem para o planejamento, elaboração e execução de projetos de fomento ao desenvolvimento do município. “Através do cadastro econômico e imobiliário, faremos uma verdadeira radiografia da cidade”, resume o prefeito José Raimundo.

Cerca de 17 mil imóveis foram catalogados e reunidos em um único sistema, que já está à disposição dos órgãos municipais. “Tínhamos em Oeiras uma base de 4 mil imóveis registrados e estamos entregando praticamente 17 mil imóveis. Para a cidade é um ganho incomensurável, porque Oeiras tem hoje informações de todos os seus munícipes da área urbana. Essas informações servem para melhorias em várias áreas. Essa base de dados vai fornecer informações para a Prefeitura tomar decisões em todos os projetos nas áreas da educação, saúde e habitação. Oeiras encerra 2019 com essa gama de informações, que podem ser utilizadas em todas as ações que serão desenvolvidas no futuro”, acrescenta Ricardo Lima, informando que o cadastro imobiliário e econômico permitirá, também, a criação de uma nova planta cartográfica da cidade, com um mapa atualizado de Oeiras.

[email protected]

Oeiras sedia I Simpósio sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Oeiras sediou nos dias 25 e 26 de novembro o I Simpósio sobre Medicalização da Educação e da Sociedade no Piauí: partilhando experiências e criando caminhos na primeira capital. O simpósio foi uma proposição do Núcleo Piauí de Medicalização da Educação e da Sociedade, após a aprovação do Projeto de Lei Municipal, que institui a data de 11 de novembro como dia de luta contra medicalização da educação e da sociedade.

O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e contou com a parceria da Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Saúde (SEMUSA), Educação (SEMED) e Assistência Social (SEMAS). A 8ª Gerência Regional de Educação (8ª GRE) e 14° Batalhão da Polícia Militar (BPM) também colaboraram para o sucesso do evento.

“Foi um evento de grande potência e para que tudo acontecesse de forma linda, contamos com o apoio e agradecemos imensamente a participação de todos, ouvintes e articuladores, de um modo especial, ficamos e estamos muito lisonjeados com as apresentações dos Núcleos de Cultura da Educação (Grupo de Flautistas, Coral)”, comenta o psicólogo João Marcos Amorim, coordenador do evento, destacando que, entre as 14 cidades piauienses que aderiram ao projeto, Oeiras foi a primeira a sediar um simpósio sobre a temática.

Medicalização

A medicalização tem sido alvo de grande preocupação, gerando muitos debates, ações frente ao poder público e articulação com os conhecimentos acadêmicos. Entende-se por medicalização o processo em que as questões da vida social, sempre complexas, multifatoriais e marcadas pela cultura e pelo tempo histórico, são reduzidas à lógica médica, vinculando aquilo que não está adequado às normas sociais a uma suposta causalidade orgânica, expressa no adoecimento do indivíduo.

Segundo a Unicamp, medicalização é o processo pelo qual o modo de vida dos seres humanos é apropriado pela medicina e que interfere na construção de conceitos, regras de higiene, normas de moral e costumes prescritos – sexuais, alimentares, de habitação – e de comportamentos sociais. Este processo está intimamente articulado à ideia de que não se pode separar o saber – produzido cientificamente em uma estrutura social – de suas propostas de intervenção na sociedade, de suas proposições políticas implícitas. A medicalização tem, como objetivo, a intervenção política no corpo social.

Assim, questões como os comportamentos não aceitos socialmente, as performances escolares que não atingem as metas das instituições, as conquistas desenvolvimentais que não ocorrem no período estipulado, são retiradas de seus contextos, isolados dos determinantes sociais, políticos, históricos e relacionais, passando a ser compreendidos apenas como uma doença, que deve ser tratada.

[email protected]

I Jornada Odontológica de Oeiras reúne profissionais de saúde bucal de 14 cidades

Realizada nesta terça-feira e quarta-feira, 26 e 27 de novembro, I Jornada Odontológica de Oeiras reuniu profissionais de saúde bucal de 14 cidades do território Vale do Canindé – Santa Rosa, São João da Varjota, Santo Inácio, Bela Vista, Floresta, São Francisco de Assis, Simplício Mendes, Campinas do Piauí, Isaías Coelho, Colônia do Piauí, Cajazeiras, Conceição do Canindé, Tanque do Piauí e Oeiras.

Organizado pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO), em parceria com a Prefeitura de Oeiras, por meio da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), o evento ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde do município, promovendo uma série de palestras com profissionais gabaritados da área.

O auditório da Secretaria Municipal de Cultura também recebeu atividades da Jornada Odontológica, que contou com a participação de representantes do CRO, órgão presidido pelo por Leonardo dos Guimarães Gonçalves, neste ato representado pelo secretário geral, Francisco Xavier Pereira Filho; do presidente Sindicato dos Odontologistas da Estado do Piauí, Sérgio Pires; além do prefeito de Oeiras, José Raimundo; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Alberto; e da secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

“Tivemos no evento a participação de todos os profissionais que fazem a saúde bucal do município de Oeiras, do programa Saúde Bucal e do Centro de Especialidades Odontológicas, e ainda os técnicos em saúde bucal. Durante os dois dias, os profissionais de nível médio e superior foram qualificados. É um momento onde paramos para qualificar nossos profissionais numa ação que venha impactar na qualidade nos serviços de saúde bucal em Oeiras e toda a região de saúde”, destaca Auridene Freitas.

[email protected]

‘Rota Rosa’ garante exames de mamografia a mais de 150 mulheres de Oeiras

O município de Oeiras desenvolveu uma estratégia nova para garantir o cuidado com a Saúde da Mulher e assegurar o acesso ao exame de mamografia ao público preconizado pelo Ministério da Saúde. Através do projeto Rota Rosa, iniciada em outubro, mais de 150 mulheres, na faixa etária entre 50 e 69 anos, já passaram pela avaliação clínica.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, esclarece que a oferta do exame é de competência do Estado, no entanto, em virtude da dificuldade do acesso à mamografia no município de Oeiras e em todo o Vale do Canindé, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) elaborou um projeto para atender a demanda no município de Picos.

“A gestão municipal de Oeiras está oportunizando às mulheres, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, a realização dos exames de mamografia na cidade de Picos. É competência estadual a oferta desse exame dentro do município de Oeiras para atender todas as mulheres que fazem o território Vale do Canindé. Então, em virtude dessa dificuldade, entendemos com Picos para que eles pudessem estar recebendo as mulheres. Semanalmente, deslocamos duas vans, com média de 15 mulheres em cada”, comenta.

Na manhã desta terça-feira, 26, a secretária e o prefeito José Raimundo acompanharam mais uma etapa do projeto e destacaram que o município segue dialogando e empenhando esforços junto ao Governo do Estado no sentido de solucionar o problema e normalizar a oferta do serviço em Oeiras, a partir de 2020.  “É um esforço da gestão municipal estar ofertando esse exame para todas as mulheres, através da Rota Rosa. Assim, vamos conseguir atingir nossa meta, o nosso indicador pactuado. O município está em diálogo com o Estado no sentido de ofertar o serviço mais próximo para todas as mulheres, para que, a partir do ano de 2020, nós tenhamos condições de estar oferecendo o exame dentro do município de Oeiras, através de uma pactuação com a Secretaria de Estado da Saúde”, acrescenta Auridene Freitas.

A expectativa da Semusa é que, até meados de dezembro, cerca de 200 mulheres sejam beneficiadas com o projeto.

 [email protected]

Zé Raimundo entrega tratores e equipamentos agrícolas a produtores rurais em Oeiras

O prefeito José Raimundo entregou na manhã desta sexta-feira, 22, mais dois tratores e equipamentos agrícolas para associações de produtores rurais do município de Oeiras. Desta vez, as comunidades contempladas foram Morrinhos e Barrocão dos Ludovicos.

Zé Raimundo diz que a ação faz parte do seu compromisso de estruturar a atividade agrícola em toda a zona rural de Oeiras e destaca que a aquisição do maquinário vai transformar a vida de centenas de produtores rurais, promovendo um aumento considerável da produtividade na área cultivada pela agricultura familiar e, consequentemente, gerar de renda e mais qualidade de vida no campo.

“Entendemos a educação e a agricultura como fatores de transformação de vida no nosso município. Temos, hoje, uma Secretaria Municipal de Agricultura funcional, equipada com o material humano necessário para dar toda a assistência ao agricultor familiar. Na nossa gestão, já entregamos quatro patrulhas. Estamos dando instrumentos de transformação de vida para todas as populações”, afirma o prefeito, lembrando que associações de produtores das localidades Canto da Vereda, Contentamento, Caraíbas e Várzea Tranqueira já foram beneficiadas com máquinas agrícolas.

As patrulhas mecanizadas entregues nesta sexta foram adquiridas através de uma transferência de recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “Viabilizamos em uma conversa que tivemos com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e a secretária nacional do Desenvolvimento Regional, Adriana Melo, que, ao nos receber em uma visita, juntamente com o deputado Átila Lira, pode ouvir vários os pleitos que fizemos para Oeiras e para o Estado do Piauí e todos foram atendidos.  Aqui está uma parte dos pleitos destinados à cidade de Oeiras”, comenta o oeirense José Augusto Nunes, que exerceu os cargos de diretor e chefe de gabinete da Codevasf.

O agricultor Jânio Martins afirma que as máquinas vão contribuir para o aumento da produção em diversas comunidades rurais de Oeiras. “Vai contribuir bastante para o aumento da produção agrícola, das áreas irrigadas do milho, feijão, melancia, macaxeira. Também colocara para a redução dos custos da produção e aumento da nossa produtividade e vai aumentar a renda não só das pessoas da nossa comunidade, mas também da nossa cidade”, argumenta.

“Essa máquina será de grande valia. Nossa região é bastante produtiva em relação à agricultura e pecuária e essa máquina vai contribuir grandemente para o aumento da produtividade, tanto agrícola como da pecuária e, com certeza, vai mudar a realidade da nossa comunidade”, comemora Welio Martins, presidente da Associação de Produtores Rurais da comunidade Barrocão dos Ludovicos.

[email protected] 

 

Saúde avalia ações de 2019 e alinha projetos para 2020 em Oeiras

Na manhã desta terça-feira, 19, o prefeito José Raimundo e a secretária Auridene Freitas estiveram reunidos com todos os profissionais envolvidos na gestão de áreas estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde para fazer uma avaliação do trabalho desenvolvido ao longo de 2019, alinhar e planejar a execução de novos projetos e promover a integração e motivação da equipe para as ações do próximo ano.

“Reunimos todos os coordenadores que estão à frente dos programas que são orientados pelo Ministério da Saúde, dentro da nossa estrutura. Temos 22 colaboradores, que são o corpo técnico que representa todas as áreas voltadas aos diversos programas mantidos no município. Entendemos que seria oportuno nos reunir para fazer avaliação de todas as ações que foram desenvolvidas dentro do processo de trabalho de 2019, pontuando situações que precisam ser revistas e redirecionadas, já priorizando ações que vão constar no Plano Municipal de Saúde”, detalha a secretária municipal de Saúde.

“A proposta é exatamente avaliar as ações do ano de 2019 e já propor novas ações para nossa programação do ano 2020, no que diz respeito a toda operacionalização do Plano de Ação, fazendo um olhar para a importância da alimentação dos sistemas e bancos de dados, priorizando cadastro de grupos, como hipertensos e diabéticos, observando eventos que precisam estar acontecendo conforme o preconiza o Ministério da Saúde. Este é um momento de despertar nosso corpo técnico para uma melhor logística ao processo de trabalho que irá acontecer no ano de 2020”, acrescenta Auridene Freitas.

O prefeito José Raimundo pontua que, atualmente, a Saúde conta com 55 postos de atendimento à população oeirense, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Pontos de Atendimento, e por isso, requer atenção especial e monitoramento constante na gestão de recursos. Ele ressalta, ainda, que Oeiras tornou-se referência para o Piauí na prestação de serviços de saúde pública de qualidade e, para continuar avançando, precisa otimizar recursos, administrando de forma eficiente e consciente. 

[email protected]

Escritor Léo Cunha será o homenageado na Feira Literária de Oeiras em 2020

No último sábado, 16, após o espetáculo AlfabetizArte, no encerramento da VII Feira Literária de Oeiras – FLOR, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) anunciou o nome do escritor que será homenageado na edição 2020 do evento. Mineiro, autor de mais de 60 livros de literatura infantil e juvenil, crônicas e poesias, o jornalista e professor Léo Cunha terá sua obra estudada nas escolas municipais durante o todo o ano letivo e será o homenageado na FLOR do próximo ano.

A Feira Literária de Oeiras envolve a produção literária e artística dos mais de 6 mil alunos da rede municipal e é o ponto alto do ‘Aprendendo Com’ que, em sete anos, já se debruçou sobre a obra de grandes nomes da literatura infanto-juvenil brasileira, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015) e Ruth Rocha (2016), Cineas Santos (2017), Roseana Murray (2018) e Ilan Brenman (2019).

 “O autor que trabalharemos em 2020 é uma indicação do Ilan, é um amigo dele. Já esteve em Oeiras e ficou muito feliz com a indicação. Vamos trabalhar com a mesma dedicação e afinco, no propósito de formar leitores cada vez mais qualificados. A obra dele está norteada muito nas temáticas ambientais, nos temas sociais. A última obra dele fala sobre a tragédia de Brumadinho, sendo ele um mineiro. Estamos muito felizes e agora é só construção”, adianta Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Leó Cunha

Escritor, dramaturgo, compositor e professor, Léo Cunha nasceu em 1966, em Bocaiúva (MG), e mora em Belo Horizonte desde 1968. Filho do médico Eunápio Antunes de Oliveira e da professora Maria Antonieta Antunes Cunha. Casou-se em 1996, com a publicitária Valéria Ayres Magalhães. É pai de Sofia (nascida em 2000) e André (2008).

O Livro Maluco das Poções Mágicas, Culpado ou Inocente?, Supimpa, A Menina que Inventava Nomes, Dois Porquinhos e Meio, Cachinhos de Prata, BAMMM! - A Banda Mais Monstruosa, Um Dia Um Rio, Ninguém Me Entende Nessa Casa, Três Terrores, Manual de Desculpas Esfarrapadas e As Pilhas Fracas do Tempo são alguns dos seus livros, que lhe deram diversos prêmios no campo da literatura infantil e juvenil, entre os quais: João-de-Barro, Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional, Adolfo Aizen, Concurso Nacional de Histórias Infantis do Paraná. Traduziu mais de 20 livros de literatura infantil e juvenil, do inglês e do espanhol.

Escreveu 3 peças de teatro infantil: "O que você vai ser quando crescer?" (que estreou em BH em 2016), "Em boca fechada não entra estrela"  (Porto Alegre, 2017) e "O Reino Adormecido" (Petrópolis, 2018).

Escreveu dezenas de letras de músicas, em parceria com compositores como Thelmo Lins, Bernardo Rodrigues, André Abujamra, Renato Lemos, Renato Villaça, Ana Paula Miqueletti, Wagner Cosse, Zebeto Correia, Zé Campelo, entre outros.

Formou-se em Jornalismo (1991) e em Publicidade e Propaganda (1993), pela PUC-MG. É Mestre em Ciência da Informação - UFMG (1999) e Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes - UFMG (2011). É professor universitário desde 1997, na PUC-Minas (pós-graduação) e no UniBH, onde também coordena o Laboratório de Jornalismo Impresso, desde 2011, e edita o Jornal Laboratório Impressão. Tem uma coluna sobre literatura infantil na revista "Canguru", desde outubro de 2015.

[email protected]

FLOR promove noite Afro com apresentações e resgate de manifestações culturais

  • 84.jpg Ascom
  • 90.jpg Ascom
  • 82.jpg Ascom
  • 88.jpg Ascom
  • 87.jpg Ascom
  • 86.jpg Ascom

As apresentações de capoeira, puxada de rede, maculelê, grupos de percussão e canto, samba de roda e do grupo folclórico Conguinhos, realizadas pelos alunos da rede municipal de ensino, na Praça de Eventos, foram as atrações da segunda noite cultural da VII Feira Literária de Oeiras – FLOR, ocorrida nesta sexta-feira, 15.

Organizadas pelos Núcleos de Cultura, as apresentações artísticas foram dedicadas à temática Afro e encantaram o público. Os grupos são mantidos em comunidades que possuem marcas da cultura afro-brasileira e têm o objetivo de resgatar tradições e preservar costumes e manifestações culturais.

O momento contou com a presença do prefeito José Raimundo, da secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, do líder político B.Sá, e do prefeito de Teresina, Firmino Filho. “Estou impressionado com a organização e com a beleza do evento, que são reflexos da qualidade da educação da escola de Oeiras, que tem avançado não só na questão cognitiva, de conhecimento. Oeiras também tem avançado muito em fazer da escola um centro de cultura. Para nós é uma alegria estarmos aqui”, comenta Firmino.

Este ano, a Feira Literária homenageia o escritor Ilan Brenman, que desde o início da semana está em Oeiras interagindo com a arte e os saberes produzidos pelos estudantes e professores das escolas municipais. Ganhador de diversos prêmios, ele é considerado um dos mais importantes autores da literatura infanto-juvenil do Brasil, tendo mais de 70 livros publicados e traduzidos para dezenas de países.

[email protected]

Posts anteriores