Cidadeverde.com

Oeiras participará de encontro internacional de Educação no Rio de Janeiro

Foto: Cláudia Brandão/Revista Cidade Verde

Tiana Tapety, secretária de Educação de Oeiras

O município de Oeiras foi convidado a debater os desafios para o futuro da educação no país, no Encontro Internacional Educação 360, que acontece entre os dias 16 e 17 deste mês, no Rio de Janeiro. No evento, organizado pelos jornais O Globo e Extra, com apoio do Unicef e Unesco, a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, participará do Master Classe ‘Eu venho lá do Sertão’, uma conferência que discutirá as razões do alto desempenho em avaliações nacionais e olimpíadas escolares de algumas cidades brasileiras, afastadas dos grandes centros, como é o caso de Oeiras.

No Educação 360, educadores, pesquisadores, gestores de ensino, escritores, influenciadores digitais e ativistas brasileiros e estrangeiros apresentarão suas perspectivas sobre medidas que podem contribuir para a formação de alunos. O objetivo é fomentar o intercâmbio entre agentes e iniciativas transformadoras em prol da educação no mundo.

Este ano, o evento chega à sexta edição com nomes como os escritores Frei Betto, Nélida Piñon e Eduardo Bueno, além do cientista Carlos Nobre, entre muitos outros. O economista americano Martin Carnoy, professor de Stanford, será um dos principais participantes, assim como Lindy Amato, diretora da Federação de Professores de Ontário, no Canadá. A entidade que ela dirige responde por cerca de 160 mil professores da rede local, conhecida pela qualidade de seu ensino.

O encontro também contará com a participação do educador Henry Readhead, que vai falar sobre as lições da Escola Summerhill, do Reino Unido, instituição pioneira do movimento de escolas democráticas, que defendem o protagonismo do aluno em sua formação. O papel da tecnologia digital na formação das novas gerações também será abordado no evento, que se encerra com um painel de “Edutubers” e uma palestra do youtuber Felipe Neto, que falará sobre o tema “Educação e criatividade”.

 

Da redação
[email protected]

Pai suspeito de abusar sexualmente da filha com deficiência é preso em Oeiras

Foto: mural da vila

A polícia de Oeiras prendeu na tarde desta segunda-feira, 09, Francisco José dos Santos, conhecido por "Zé Currute", acusado de abusar sexualmente da filha, de 16 anos.

A prisão de Zé Currute aconteceu após investigação da Delegacia Regional de Oeiras, sob o comando do delegado Antônio Nilton, tendo início depois da prisão de Valdemar Vitorino de Sousa, que foi preso em flagrante após abusar sexualmente da menor que é deficiente mental.

Valdemar foi preso no dia 27 de agosto, ao ser flagrado pela mãe da vítima, que imediatamente acionou a Polícia Militar que efetuou a prisão do acusado e o conduziu à Delegacia Regional de Oeiras.

Durante depoimento, Valdemar Vitorino disse à polícia que o pai da menor, Zé Currute, há muitos anos abusava da mesma. O depoimento de Valdemar corroborou com as informações que a Polícia já obtinha em relação aos abusos de Zé Currute em relação à filha.

De posse de elementos comprobatórios, a polícia pediu a prisão preventiva do acusado, que foi autorizada pelo Juiz Rafael Paludo, sendo cumprida nesta segunda-feira.

Em depoimento, Zé Currute negou que abusasse da filha. Todavia a polícia possui elementos que comprovam a prática do crime.

Fonte: mural da vila

Novo Ponto de Atendimento em Saúde beneficia 200 famílias na zona rural de Oeiras

  • at161.jpg Ascom
  • at2.jpg Ascom
  • at.jpg Ascom
  • at3.jpg Ascom
  • at16.jpg Ascom
  • at1.jpg Ascom

Mais saúde e qualidade de vida para os moradores da zona rural de Oeiras. Na manhã desta segunda-feira, 09, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram o Ponto de Atendimento do Assentamento Nova Terra, espaço que serve de referência para os assentamentos e comunidades rurais, situados nas proximidades da BR-230 (sentido Floriano), com estrutura para atender com qualidade, em média, 200 famílias da região.

Construído com recursos próprios do município, o Ponto de Atendimento conta com uma equipe multiprofissional, formada por médico, dentista, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e agentes comunitários de saúde, que desenvolvem ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde dos moradores.

Os Pontos de Atendimento, assim como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), são a porta de entrada para o SUS e funcionam como forma de comunicação direta dentro da rede de Atenção Básica, possibilitando melhor acompanhamento junto às comunidades rurais.

“Todos os serviços que acontecem na zona urbana também são contemplados neste Ponto de Atendimento da zona rural. Esta equipe de profissionais tem seis locais de atendimento, sendo quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – Morro Redondo, Curral Velho, Buriti do Canto e Exu – e dois Pontos de Atendimento – Bocaina e Nova Terra. Temos também quatro gabinetes em pleno funcionamento, assistindo toda essa região. Isso mostra a importância da descentralização dos serviços para estas comunidades. É um desafio muito grande para a gestão conseguir implantar um serviço desse, com a garantia da oferta para bem assistir, de maneira descentralizada a todos os usuários que fazem parte desta área adstrita”, argumenta Auridene Freitas.

De acordo com o prefeito, a obra faz parte das ações de descentralização dos serviços de saúde em todo o município. “Nossa preocupação é garantir o acesso da população às unidades e continuar trabalhando para construir uma saúde pública de qualidade em Oeiras”, pontua Zé Raimundo.

ascom

Oeiras alcança maior nota no Índice de Efetividade da Gestão Municipal do TCE-PI

O município de Oeiras alcançou a maior nota no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), medido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Os dados analisados referem-se ao exercício de 2018. Os dados analisados referem-se ao exercício de 2018 e levam em consideração sete dimensões da execução do orçamento público – Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação – avaliando a qualidade dos gastos, políticas públicas e atividades municipais.

Os questionários do IEGM foram aplicados de 3 a 28 de junho deste ano. Na avaliação, além de Oeiras, outros 23 municípios obtiveram a nota máxima na classificação como Gestão Efetiva. Esses municípios receberam a classificação B, maior nota alcançada na avaliação do Índice em 2019.

O IEGM possibilita a identificação das melhores práticas de gestão, contribuindo para o avanço no desempenho da Administração Pública Municipal, favorecendo a transparência e fortalecendo o controle social, ao evidenciar a correspondência entre as ações dos governos municipais e as necessidades da população.

Segundo o prefeito José Raimundo, o resultado é fruto do trabalho de uma gestão organizada, equilibrada e comprometida com o desenvolvimento do município. O infográfico do IEGM está disponível no site do TCE-PI, pelo link http://tce.pi.gov.br/fiscalizado/iegm/infografico/.

 

[email protected]

SAAE Oeiras estuda projeto alternativo para rede de esgoto no Bairro Rosário

O SAAE tem trabalhado continuamente para garantir a qualidade no abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Oeiras. Desde que entrou em atividade, o Serviço Autônomo de Agua e Esgoto vem realizando a ampliação da cobertura da rede de esgotamento sanitário no município. Algumas localidades, antes desprovidas do serviço, agora contam com saneamento básico de qualidade.

De acordo com o engenheiro Assuéro Rêgo, diretor do SAAE Oeiras, todas as obras da expansão da rede coletora estão sendo realizadas com recursos próprios. “Analisamos alguns trechos que estão com ausência da rede e possuem um ponto de conexão próximo de uma rede já existente, então realizamos os trabalhos nesses setores”, afirma o diretor, enfatizando que Oeiras conta, atualmente, com cerca de 80% de cobertura da rede coletora de esgoto.

O engenheiro também explica a situação da rede no Bairro Rosário, inexistente até o momento. “O Rosário é um caso diferenciado no município. Não se pode realizar pequenas intervenções em ruas, o projeto deve ser feito em todo o bairro de uma só vez, tendo em vista que nenhum ponto do bairro possui rede de esgotamento. Para realizar uma intervenção desse porte, é necessário um maquinário pesado, e vários engenheiros especialistas, devido as formações rochosas existentes ali”, esclarece.

“Teríamos que utilizar explosivos, isso torna ainda mais complicada as obras, pois causaria muitos transtornos nas residências, e teríamos que envolver outros órgãos para utilização desse material. No momento, o SAAE não possui o material humano e tecnológico necessário para esse tipo de intervenção", complementa.

Apesar dessas dificuldades, a equipe de Engenharia do SAAE já está estudando uma forma alternativa para realizar a implementação da rede no bairro. Os engenheiros estão realizando um intercâmbio de conhecimento e informações com técnicos de empresas de saneamento de outros estados do país, com situação semelhante a do bairro Rosário, e que implementaram sistemas alternativos para sanar os problemas.

O engenheiro Laerson Vieira explica que o projeto está sendo cuidadosamente estudado para ser adequado para a realidade do local. Após isso, uma ação-piloto será realizada em algumas residências para constatar a eficiência do sistema e, assim, prosseguir com a implantação do sistema alternativo no bairro.

Ascom

Zé Raimundo inaugura obras de pavimentação no Bairro Rosário em Oeiras

Seguindo um planejamento justo e eficiente, a Prefeitura de Oeiras tem investido na pavimentação de diversos bairros da cidade. Neste domingo, 25, o prefeito José Raimundo entregou o calçamento das ruas do Conjunto Marcos Barroso, no Bairro Rosário. Os investimentos foram feitos através de emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira.

Segundo Zé Raimundo, a obra possibilita mais conforto e acessibilidade aos oeirenses e melhora o cotidiano, a qualidade de vida e a mobilidade urbana dos moradores da comunidade. Além do Bairro Rosário, outras regiões da cidade estão recebendo obras de pavimentação.

Em breve, a Prefeitura iniciará um conjunto de obras de mobilidade urbana em Oeiras, através do programa Avançar Cidades.  Os investimentos serão direcionados para a pavimentação de cerca de 70 ruas, na zona urbana da cidade; iluminação pública do Anel Viário e da extensão da Avenida Rui Barbosa, construção de uma ponte e três passagens molhadas.

De acordo com a Prefeitura, as obras devem provocar um impacto direto no desenvolvimento de Oeiras, na segurança e qualidade de vida da população, pois serão responsáveis pelo aumento da produtividade, com a geração de emprego e renda para dezenas de famílias.

da redação
[email protected]

Estádio Municipal Gérson Campos em Oeiras está sendo reformado

  • estadio10.jpg Assessoria de Comunicação de Oeiras
  • estadio1.jpg Assessoria de Comunicação de Oeiras
  • estadio11.jpg Assessoria de Comunicação de Oeiras
  • estadio12.jpg Assessoria de Comunicação de Oeiras
  • estadio2.jpg Assessoria de Comunicação de Oeiras
  • estadio.jpg Assessoria de Comunicação de Oeiras

Um dos maiores centros esportivos do Piauí, o Estádio Municipal Gérson Campos está passando por reformas para receber jogos da Série B do Campeonato Piauiense. Na manhã desta sexta-feira, 23, o prefeito José Raimundo visitou as obras, que estão sendo realizadas com recursos próprios do município.

A reforma inclui algumas adaptações que foram recomendadas pelo Corpo de Bombeiros, atendendo ao projeto de combate a incêndio e pânico, como implantação de portões de emergência, com barras antipânico; sinalização e iluminação de emergência e extintores de incêndio.

Além disso, o estádio vai ganhar quatro novos banheiros com acessibilidade, plataforma para cadeirantes, novos refletores e reatores, nova pintura, melhorias no gramado e reformas nos alojamentos, que estão sendo ampliados e equipados para receber atletas e delegações, que participem de eventos esportivos em nossa cidade. Segundo o prefeito, as benfeitorias nas instalações são para garantir melhor atendimento aos torcedores e também os atletas que utilizam o espaço esportivo.

da redação
[email protected]

Oeiras: proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores

O promotor Vando da Silva Marques, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Oeiras, notificou os donos de bares, churrascaria, boates, casas de shows, bailes, danceterias e estabelecimentos congêneres e outros estabelecimentos sobre a venda e/ou fornecimento de bebida alcoólica a menores de idade situados no município de Oeiras.

Segundo com o promotor, a medida visa apurar o ingresso e permanência de crianças e adolescentes, desacompanhados de seus pais ou responsáveis, em bailes e promoções dançantes, boates e outros estabelecimentos impróprios para sua faixa etária, bem como a venda, fornecimento e/ou entrega de bebidas alcoólicas a menores.

Na recomendação o promotor estabelece que em eventos abertos ao público em que sejam comercializadas bebidas alcoólicas, que os organizadores se abstenham de vender, fornecer ou servir bebidas para crianças e adolescentes e que seja afixado em local visível ao público, cartazes alertando dessa proibição e mencionando o fato de constituir crime; bem como se empenharem em coibir o fornecimento de bebidas alcoólicas por terceiros a crianças e adolescentes. 

Ainda recomenda que em caso de dúvidas sobre a idade da pessoa à qual a bebida alcoólica estiver sendo vendida ou fornecida, deve ser solicitada a apresentação do documento de identidade, e que seja assegurado o livre acesso dos membros do Conselho Tutelar, assim como representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário e órgãos da segurança Pública.

O Promotor Vando Marques se reunirá com donos dos estabelecimentos para fins de possível realização de termo de ajuste de conduta acerca do acesso e permanência de menores desacompanhados de pais ou responsáveis em bares, casa de show e estabelecimento congêneres, bem como da venda de bebidas alcoólicas.

Ainda de acordo com a Promotoria de Justiça, considerando os termos do artigo 201, inciso VIII, da Lei nº 8.069/90, compete ao Ministério Público "zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados a crianças e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis".

Fonte: mural da vila

Biblioteca Municipal de Oeiras recebe acervo de livros de escritores piauienses

O prefeito José Raimundo recebeu nesta quarta-feira, 21, um importante incremento para o acervo da Biblioteca Municipal Escritor José Expedito Rêgo. Os livros foram doados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e são publicações de autoria de escritores piauienses, editadas pela Academia Piauiense de Letras (APL). A doação foi feita em solenidade, na sede da Secult, em Teresina, com a presença do secretário Fábio Novo; do presidente da APL, Nelson Nery; e do prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos.

No início deste mês, a Prefeitura inaugurou as novas instalações da Biblioteca Municipal de Oeiras, no edifício onde funcionava a antiga sede do Fórum, no Centro Histórico da cidade. A Biblioteca conta com um vasto acervo, centro de leitura público com cabines individuais, guarda-volumes, sala para leitura infantil e sala multiuso, destinada para trabalhos, pesquisas, estudos e leituras em grupos. Todos os ambientes são climatizados.

O prédio foi cedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí e Governo do Estado. O piso superior abriga a parte administrativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que no primeiro semestre deste ano, realizou uma campanha de arrecadação de livros para atualização e ampliação do acervo equipamento cultural. 

ascom

Inscrições para programa Garantia-Safra têm início em Oeiras

As inscrições para o programa Garantia-Safra 2019/2020 foram iniciadas nesta terça-feira, 20, em Oeiras. A ação, operacionalizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e instituições parceiras, garante um auxílio financeiro aos agricultores familiares que sofrem com a perda da produção devido à seca.

O cronograma de inscrições começou no povoado Briona, zona rural do município, e segue até 24 de outubro, atendendo 28 comunidades rurais. No ato da inscrição é necessário apresentar o extrato atual da declaração de aptidão ao Pronaf; CPF; RG; título eleitoral, comprovante de residência.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza, o objetivo é realizar o cadastro de todos os agricultores que se enquadrem nos critérios do programa. Em 2018, foram cadastrados 2.504 agricultores familiares em Oeiras.

O Garantia-Safra faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e é destinado a agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao programa nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, dentre outros produtos, receberão o benefício.

da redação

[email protected]

Posts anteriores