Cidadeverde.com

31 famílias recebem melhorias sanitárias na zona rural de Oeiras

Na manhã desta quinta-feira, 11, o prefeito José Raimundo esteve nas comunidades Queimadas e Bocaina, na zona rural de Oeiras, onde 31 famílias já foram contempladas com melhorias sanitárias, através da instalação de banheiros. Ao todo, serão construídos 44 banheiros, através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Oeiras e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Na localidade Queimadas foram construídas 14 unidades; na Bocaina foram entregues 17, de um total de 30 banheiros. Segundo Zé Raimundo, as obras oferecem mais dignidade aos moradores do campo, que passam a contar com condições sanitárias básicas para uso racional da água, higiene e destino adequado dos dejetos domiciliares.

As melhorias sanitárias domiciliares promovem o controle de doenças e outros agravos ocasionados pela falta ou inadequação das condições de saneamento básico nos domicílios. As intervenções promovidas nos domicílios têm o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias.

Cada banheiro é composto por chuveiro, vaso sanitário, lavatório, reservatório de água, sistema de tratamento de esgoto sanitário dotado de fossa séptica e filtro anaeróbio. Cada um projeto segue as normas vigentes publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

ascom

Oeiras apresenta experiência na área da saúde em Congresso Nacional

Oeiras apresentou na 16ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS, realizada na semana passada, em Brasília, mais uma experiência exitosa na área da saúde. Eleito o melhor do Estado do Piauí, o trabalho “Pré-natal do Parceiro: Um caminho para o cuidado da saúde masculina”, foi apresentado para uma plateia de especialistas, durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O trabalho tem autoria da enfermeira, Alexsandra Fontes, coordenadora de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que abordou o processo de implantação do Pré-natal do Parceiro, como forma de conscientizar os pais sobre a importância da participação no acompanhamento da gravidez e do parto, além de estimular os homens a cuidarem da própria saúde.

Implantada em 2018, a nova política de Saúde do Homem orienta o público masculino do município de Oeiras a participar desde o planejamento reprodutivo do casal, passando pela fase do pré-natal, parto e atenção à criança, por meio da realização de exames de rotina, de testes rápidos, da atualização da carteira vacinal e da participação nas atividades educativas oferecidas nos serviços da Atenção Básica de Saúde.

O Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e a 16ª Mostra Brasil tiveram a participação de 60 representantes do Piauí, entre secretários municipais de saúde, coordenadores, técnicos e apoiadores.

A secretária de Saúde do município de Oeiras e presidente do COSEMS-PI, Auridene Freitas, destaca a importância do encontro e sua contribuição para os gestores piauienses. “Precisamos destacar a importante participação dos gestores do nosso Estado na busca de conhecimento, informação e novas propostas de trabalho para que sejam direcionadas ao fortalecimento das ações de saúde. Foram dias intensos, com seminários, oficinas, palestras e as apresentações das experiências exitosas de todo o país, onde os gestores e técnicos municipais tiveram a oportunidade de participar da troca de conhecimentos que serão, a partir de agora, fortalecidas em cada município”, ressalta Auridene, reforçando que o encontro é um importante espaço de participação de gestores e trabalhadores da saúde e promove uma farta troca das experiências entre centenas de cidades do Brasil. 

Ascom

Tráfico: mulher de 19 anos é detida com cocaína no Piauí

Foto: mural da vila

Uma mulher de 19 anos, identificada por Maria Laura Nunes Baião, foi presa na manhã desta quarta-feira, 10 na rodovia estadual que liga Oeiras a Simplício Mendes.

A prisão foi efetuada por policiais da Força Tática de Simplício Mendes que realizavam barreira na PI-143, visando coibir o tráfico de entorpecentes e outros delitos afins.

Durante a abordagem a um ônibus que faz linha intermunicipal, nas proximidades do entroncamento para Santo Inácio do Piauí, por volta das 08h, foi encontrado quase um quilo de substância análoga à cocaína. O entorpecente estava escondido na bagagem de mão da passageira Maria Laura Nunes Baião, que assumiu a propriedade do objeto e disse que estava trazendo o entorpecente da cidade de Bom Jesus do Piauí, não relevando para onde levaria a droga. 

Após a abordagem, Maria Laura foi conduzida foi a Delegacia Regional de Oeiras para a lavratura do flagrante.

Foto: mural da vila

Fonte: muraldavila

Aluno do Piauí é ouro na Obmep e escola credenciada como pólo olímpico

Foto: arquivo pessoal

Um garoto de 13 anos está fazendo história no Piauí. Igor Gabriel Oliveira da Silva, estudante do 7º ano da Escola Municipal Juarez Tapety, em Oeiras, foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) em uma disputa com mais de 18 milhões de alunos de escolas públicas em todo o país. O colégio conquistou mais duas medalhas de prata, quatro de bronze e 11 menções honrosas o que o credenciou como Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti).

"No ano passado começamos um treinamento mais intenso na escola e já tivemos esse resultado. Está sendo algo fora do normal, histórico para a escola, para o município e para o estado. Outros alunos já  foram medalhistas de ouro, mas é a primeira vez que isso acontece em uma escola no Sul do Piauí", disse Renato Martins, que é coordenador pedagógico e responsável pelo projeto de matemática. 

Foto: arquivo pessoal

Segundo ele,  Igor Gabriel sempre foi um menino precoce e, desde cedo, demonstrava habilidade com a matemática. 

"Ele é um menino precoce e inteligente. A gente fez um trabalho na escola e logo nos primeiros testes, superou a média", reitera o coordenador. 

Renato Martins diz que todos os alunos da escola participaram da 1ª fase da OBMEP e apenas 40 seguiram na competição. "Esses alunos tiveram quatro meses de treinamento intenso, assistindo aulas todos os sábados", acrescenta.

Foto: arquivo pessoal

A Obmep 2018 registrou a participação de mais de 18 milhões de alunos na primeira fase, dos quais 952.782 foram classificados para a segunda etapa. Neste ano, foram concedidas 575 medalhas de ouro, sendo pelo menos 15 no Piauí. 

A competição premia estudantes  de escolas públicas em três categorias: nível um (6° e 7° anos do ensino fundamental), dois (8° e 9° anos) e três (ensino médio) com medalhas de ouro, prata e bronze.

A premiação da Obmep 2018 ocorreu na última segunda-feira (08), na Bahia. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Prefeito entrega materiais esportivos para crianças em Oeiras

Aliar o esporte à educação é uma das estratégias da Prefeitura de Oeiras para melhorar cada vez mais o desempenho dos alunos da rede municipal de ensino. Na última quinta-feira, 04, o prefeito José Raimundo realizou a entrega de materiais esportivos para os estudantes inscritos no projeto Escolinhas Esportivas, desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Na oportunidade, foram distribuídos mais de 100 quimonos e cerca de 40 peças de tatame para a prática de karatê, além de 85 abadás para os praticantes de capoeira. “As atividades do projeto contribuem para construção de um futuro com mais educação, esporte e lazer para a nossas crianças e jovens”, comenta Zé Raimundo.

O evento aconteceu na quadra Professora Tatiana Lopes, na Escola Municipal Visconde da Parnaíba, e contou com a participação da secretária municipal de Educação, Tiana Tapety; secretário municipal de Esportes e Lazer, Antônio Portela; dos instrutores de karatê e capoeira e de alunos matriculados no projeto.

Ascom

GEMA realiza mobilização sobre descarte de lixo no centro de Oeiras

Estabelecimentos do centro comercial de Oeiras receberam na manhã desta quinta-feira, 04, a visita de agentes da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), que realizam uma mobilização em torno do descarte correto do lixo na cidade.

Na ação, os agentes informam os comerciantes sobre o projeto de coleta seletiva desenvolvido pela Prefeitura de Oeiras e conscientizam sobre a importância da destinação adequada dos resíduos produzidos no município para promoção da saúde pública e sustentabilidade.

Desde que foi iniciado, no final de março deste ano, o trabalho de coleta seletiva já recolheu mais de 16 toneladas de lixo reciclável em Oeiras. Os materiais coletados são levados para a Central de Reciclagem, onde são prensados, pesados e, em seguida, encaminhados para uma associação de catadores de lixo, que garantem renda através da comercialização do material. Após isso, o material é recolhido por uma empresa de reciclagem conveniada ao município.

Com o projeto de coleta seletiva, a Prefeitura de Oeiras promove a geração de renda e a inclusão social dos agentes que atuam no mercado de reciclagem no município. Além disso, o resultado da iniciativa produz melhorias urbanas e impulsiona a sustentabilidade social, econômica e ambiental de Oeiras.

Fonte: ascom

Dívida de R$ 30,00 é motivo de tentativa de assassinato no Piauí

A Polícia Militar de Oeiras prendeu em flagrante na manhã desta quarta-feira, 03, Jeferson Pereira Lobo (foto), acusado de tentativa de homicídio.

O acusado tentou matar a pedradas Félix Silva, conhecido como ?Felim?, em um bar próximo ao estádio Gérson Campos.

Por volta das 10h30, os dois se encontraram neste bar, tendo início uma discussão, quando Jeferson tentou matar Felim a pedradas. Ele chegou a espancar a vítima e feri-la com uma alvenaria e em seguida arrancou uma pedra do calçamento com o objetivo de mata-lo, fato que só não foi consumado por que a Polícia chegou no exato momento e evitou o crime. A vítima está internada na UPA com uma perfuração na cabeça e escoriações no rosto.

Jeferson Pereira Lobo é natural da cidade de Corrente-PI e recentemente deixou a penitenciária Major Cezar, onde estava preso condenado pelo crime de furto qualificado praticado em sua cidade, e ao deixar o sistema prisional resolveu morar em Oeiras.

À Polícia, o acusado alega que vítima estava lhe devendo R$ 30,00. Ele está preso à disposição da justiça.

Fonte: mural da vila

‘Cegonha Oeirense’ qualifica profissionais sobre pré-natal, parto e pós-parto

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nesta terça e quarta-feira, 25 e 26 de junho, o processo de qualificação dos profissionais de saúde envolvidos na implementação do projeto ‘Cegonha Oeirense – Valorizamos a qualidade da Atenção’, que tem o propósito de reduzir a morbidade e mortalidade materna e infantil no município.

A qualificação ocorreu através de oficinas, conduzidas pelo médico ginecologista e obstetra, Jeferson Nunes, e pela enfermeira obstetra, Tatiana Guimarães, e contaram com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que atuam nas zonas urbana e rural de Oeiras.

Alexsandra Fontes, coordenadora municipal de Saúde da Mulher, explica que a iniciativa vai proporcionar às mulheres mais saúde, qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto e pós-parto e contribuir para o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida. “O objetivo desse momento é dar ênfase à qualidade da atenção ao pré-natal e pós-parto, que é o que fazemos na Atenção Básica. Nossa intenção é que a Cegonha Oeirense encontre em Oeiras uma rede qualificada, com fluxos bem direcionados, com pontos de atenção bem delimitados, para que a gestante tenha todos os seus direitos respeitados e que elas possam ser assistidas na sua totalidade. Assim, podemos garantir um pré-natal com qualidade e um pós-parto mais tranquilo para elas e para os recém-nascidos”, argumenta a coordenadora.

Ela comenta que as oficinas foram desenvolvidas com base em casos reais, que serviram de suporte para autorreflexão e estímulo às mudanças no processo de trabalho dos profissionais envolvidos. “Discutimos casos reais de morte materna que aconteceram no município de Oeiras, para que possamos refletir e para que outros casos não aconteçam no futuro. Com isso, promovemos a autorreflexão dos profissionais, ampliamos nosso conhecimento e melhoramos a qualidade da assistência”, acrescenta Alexsandra Fontes, informando que as oficinas também contaram com a participação de três oeirenses acadêmicos do curso de Medicina.

Na capacitação também foi abordada a implantação do Plano Regional da Rede Cegonha, que será aplicado em todo o Território Vale do Canindé. A Semusa também está preparando o Plano Municipal da Rede Cegonha, com estratégias que serão aplicadas no município de Oeiras. “A ideia é trabalhar para fortalecer a qualidade da atenção, fortalecer o cuidado à gestante e a criança até 02 anos de idade no nosso município, fortalecer o olhar para a saúde da mulher”, finaliza a coordenadora.

O programa Rede Cegonha é uma política do Ministério da Saúde que tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no país e está sendo implantada, gradativamente, em todo o território nacional. 

 

Oeiras divulga lista de habilitados para prova eliminatória do Conselho Tutelar

A Comissão Especial Eleitoral do Processo de Escolha Unificado dos Membros do Conselho Tutelar, sob a anuência do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) do município de Oeiras, publicou nesta quarta-feira, 26 de junho, a relação nominal dos candidatos habilitados a participarem da prova eliminatória do Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2023.

A prova escrita será realizada no dia 07 de julho 2019, domingo, com início às 09 h da manhã, na Escola Municipal Juarez Tapety. 

Os candidatos deverão se apresentar com antecedência mínima de uma hora do horário determinado para o início da prova, munidos de cópia do requerimento de inscrição recebido no ato da inscrição, documento de identidade (RG) e caneta esferográfica azul ou preta.

 
Confira a relação nominal dos candidatos habilitados (em anexo).

Candidatos aptos Conselho Tutelar Oeiras

SAAE revitaliza estação de tratamento de esgoto em Oeiras

Comprometido em promover a saúde e qualidade de vida dos oeirenses, por meio do saneamento básico, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) assumiu, há pouco mais de um ano, a responsabilidade de tratar a água, o esgoto, as pessoas e a cidade de Oeiras. Nesse período, a autarquia realizou investimentos e conseguiu obter avanços significativos, como a revitalização da estação de tratamento de esgoto da cidade.

O município utiliza o sistema de aeração para o tratamento do esgoto. Ao assumir a função, o SAAE detectou que o sistema se encontrava ineficiente, pois apenas um aerador da estação de tratamento estava em funcionamento. Os aeradores são responsáveis pelo fornecimento do oxigênio necessário ao desenvolvimento das reações biológicas do tratamento dos resíduos provenientes dos esgotos, chamados de efluentes. 

Desde então, o SAAE trabalhou para melhorar as condições da estação de tratamento, incorporando novos aeradores ao sistema. “Assim que assumimos, nós fizemos análise no laboratório, e os resultados demonstraram uma taxa alta da Demanda Bioquímica Oxigênio (DBO), fator indicativo do consumo de gás oxigênio por microrganismos durante a oxidação de compostos orgânicos”, informa o engenheiro, Assuéro Rêgo, diretor do SAAE.

“Abrimos processo licitatório duas vezes para aquisição de novos aeradores, porém em ambas se mostrou deserta. Após isso, nos dedicamos e conseguimos nós mesmos revitalizar alguns aeradores, por meio de equipamentos e profissionais qualificados. Hoje, nós já estamos com quatro aeradores funcionando”, acrescenta o diretor.

Após implementar o segundo aerador no tratamento, o SAAE realizou nova análise no seu laboratório e conseguiu reduzir a taxa DBO. “Conseguimos reduzir o resultado que antes estava elevado para moderado. Já estamos com quatro aeradores, e faremos uma nova análise nesse mês. Acredito que vamos conseguir reduzir esses níveis ainda mais, para que possamos minimizar ao máximo qualquer dano que possa vir ao meio ambiente. O sistema é de suma importância para a nossa cidade. É saúde pública! Tratando o esgoto nós estamos tratando diversas doenças transmitidas via hídrica, evitando que seja contaminado o solo a água e o meio como um todo, melhorando a vida das pessoas”, finaliza o engenheiro. 

Além da revitalização da estação de tratamento de esgoto, o SAAE investe na coleta e o tratamento do esgoto; na manutenção, ampliação e substituição de redes coletoras; execução de novas ligações de esgoto; modernização do parque de hidrômetros e constante análise da água fornecida no município, realizadas no laboratório da instituição.

 

Posts anteriores