Cidadeverde.com

Oeiras é destaque na Revista Cidade Verde: ‘educação de primeira’

Oeiras é capa da nova edição da Revista Cidade Verde, que chegou às bancas neste domingo, 21. A publicação destaca e reconhece o trabalho que vem sendo realizado por professores e gestores para tornar a cidade referência em educação pública de qualidade. Na reportagem intitulada ‘Educação de primeira’, de autoria da jornalista Cláudia Brandão, a revista mostra como o ensino na rede municipal vem se aperfeiçoando ao longo dos últimos anos e hoje é modelo e inspiração para outros municípios.

Os resultados obtidos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica); os projetos de estímulo à leitura e formação de leitores; a Feira Literária de Oeiras (FLOR); o incentivo aos talentos artísticos e manutenção do patrimônio cultural da cidade dentro das escolas, através dos Núcleos de Cultura; o interesse da Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura são assuntos alguns dos abordados na reportagem para justificar o desenvolvimento da educação no município. “A educação é o que permanece e o que vai impulsionar o desenvolvimento social da nossa cidade”, assinala a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety.

“O projeto de educação não pode ser de uma gestão, mas direito adquirido do município. Esses avanços têm que se perpetuar e as famílias são fundamentais nessa cobrança. Quando você proporciona educação de qualidade, você faz com que essas crianças busquem novos horizontes e ganhem o mundo”, afirma o prefeito José Raimundo à revista. 

Fonte: ascom

Produtores rurais participam de oficinas de empreendedorismo em Oeiras

Produtores rurais do povoado Contentamento, zona rural de Oeiras, participaram no último sábado, 20, de duas oficinas de empreendedorismo. Ministradas através de uma parceria entre a Secretaria Municipal Indústria e Comércio (Semic) e Sebrae, as oficinas visam despertar o espírito empreendedor dos participantes para a prática sustentável e rentável da atividade agrícola.

Nas oficinas “Controlar meu dinheiro no campo” e “Custos para produzir no campo”, os moradores do Contentamento e localidades vizinhas aprenderam um pouco mais sobre a composição dos custos e das despesas que envolvem o trabalho no campo.

A capacitação foi conduzida pelo facilitador do Sebrae, Domerval, das 8h às 18h, com participação de membros da Associação de Produtores Rurais do Povoado Contentamento e outros agricultores da região.

Segundo a secretária municipal de Indústria e Comércio, a capacitação proporciona aos agricultores noções de mercado, comercialização, precificação e incentiva o empreendedorismo na zona rural. “Nossa intenção é levar esse conhecimento sobre a prática do pequeno negócio na zona rural, como forma de incentivar o empreendedorismo. Levamos informação os produtores sobre como transformar suas propriedades sejam negócios rentáveis e lucrativos”, destaca Carla Martins.

Ascom

‘Florescer’: Oeiras lança projeto de prevenção da gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência tornou-se um grande problema de saúde pública, apresentando implicações de ordem biológica, familiar e econômica, que afetam a sociedade como um todo. Encarando a necessidade de ampliação das políticas públicas voltadas para a temática, a Prefeitura de Oeiras lançou nesta quarta-feira, 17, o Projeto ‘Florescer’ – Prevenção da Gravidez na Adolescência. Encabeçado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e tem o objetivo de contribuir para a prevenção e redução dos casos de gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis, no município.

O lançamento do ‘Florescer’ foi marcado por uma Mesa Redonda, que debateu o tema reunindo representantes de diversos segmentos da sociedade – prefeito José Raimundo; Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde; secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo; Christiane Barros, coordenadora do Programa Escola da Família da SEMED; José Alberto, presidente da Câmara Municipal; vereador Espedito Martins; Socorro Cipriano, juíza-titular da 2ª Vara da Comarca de Oeiras; José Francisco, diretor de Educação do IFPI; Adriano Dantas, presidente da OAB – Subseção de Oeiras; Socorro Barros, diretora do IBENS; pastor Marcílio Rangel, da 1ª Igreja Batista; padre Possidônio Barbosa, da Paróquia Nossa Senhora da Vitória.

O debate, mediado pelo sociólogo Nelson Muniz, coordenador de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), também contou com a participação da advogada Leidiane Ferraz, representante do Coletivo Esperança Garcia; Ricardo Siqueira, representante do Rotaty Club de Oeiras; Maria Gardênia e Maria Medianeira, representantes do Conselho Tutelar; professora Luzia Saldanha, gerente da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE); Geórgia Salane, enfermeira do setor de atendimento de gestantes adolescentes (zona urbana); Inês Pacheco, enfermeira do setor de atendimento de gestantes adolescentes (zona rural); Josevaldo Lemos e Ednaldo Leal, diretores das escolas estaduais CETI Rocha Neto e Costa Alvarenga, respectivamente, e de Jeferson Nunes, médico ginecologista e obstetra, referência no Projeto Florescer.

No encontro, foram discutidos vários fatores associados à gravidez na adolescência, entre eles: atividade sexual precoce, orientação sexual insatisfatória, dificuldade de acessos aos métodos anticoncepcionais e aos serviços de saúde, fragilidade na estrutura familiar, nível socioeconômico; dificuldades sociais, emocionais e psicológicas; baixa escolaridade, violência e abuso sexual e questões culturais e religiosas. “O projeto diz respeito à promoção da qualidade de vida da população jovem. Cuidando dela, vamos também impactar nesse futuro adulto. Estamos vivendo hoje uma situação preocupante, não só na questão da gravidez na adolescência, mas também nos casos de sífilis na juventude. Essa ação é uma forma de prevenir tanto a sífilis, quanto a gravidez – não que a gravidez seja doença, mas ela traz consequência para vida da adolescente, para a família e para a sociedade. Então, ganha toda a sociedade do município com o desenvolvimento desse projeto”, argumenta Nelson Muniz.

A secretária municipal de Saúde pontua que a atenção a? saúde do adolescente tornou-se uma das prioridades em Oeiras. Isto se deve a? constatação de que a formação do estilo de vida do adolescente e? crucial, não somente para ele, como também para as gerações futuras. “Nós entendemos a necessidade de envolver todos os segmentos da sociedade na discussão dessa política, com a proposta de melhor realizar essas ações. Apenas o segmento da saúde não tem a capacidade técnica de conseguir ter resultados positivos e um avanço dentro dessa proposta, de maneira impactante na redução deste indicador, se nós não buscarmos este apoio dos demais segmentos, que aqui estiveram representados”, argumenta Auridene Freitas.

Além da Mesa Redonda, o projeto está promovendo a formação de oficineiros e profissionais da rede. Nesta quarta-feira, a formação foi destinada aos agentes comunitários de saúde da zona rural. Na quinta-feira, a capacitação foi direcionada aos agentes comunitários de saúde da zona urbana e qualificação dos oficineiros que atuarão no projeto.

Auridene Freitas afirma que os indicadores do município demonstram a necessidade de incremento nas ações destinadas à prevenção da gravidez na adolescência. Em 2017, foram registrados 124 casos de crianças nascidas vivas de mães adolescentes no município; em 2018, foram notificados 91 casos. “Oeiras tem um indicador muito alto de casos de gravidez na adolescência, o que vai impactar em uma gravidez de alto risco. Estamos confiantes, porque a proposta foi lançada, colocada e acatada por todos que aqui se fizeram presentes. Compreendemos a importância do envolvimento de toda a sociedade nesse projeto. Não são resultados que vão aparecer do dia para a noite. São resultados a longo prazo”, pondera Auridene Freitas.

Centro de Apoio ao Adolescente

Na oportunidade, o prefeito José Raimundo anunciou a criação do Centro de Apoio ao Adolescente Florescer, um espaço de escuta, atendimento e reflexão sobre sexualidade, saúde sexual e reprodutiva de adolescentes de 10 a 19 anos, que será inaugurado em agosto.

“O perfil do Centro de Apoio ao Adolescente é de prevenção e promoção, que se equipara ao de um posto de saúde. Lá, teremos uma equipe formada por médico ginecologista e obstetra, enfermeiro, enfermeiro, técnico em enfermagem e psicólogo. O primeiro contato do adolescente será com o psicólogo, num momento de escuta. Vamos ter atividades individuais e coletivas, acesso aos métodos contraceptivos disponível no SUS, além de realização de prevenção, se for o caso, de exame preventivo do colo do útero, início de consulta de pré-natal. A intenção é apoiar e formar um vínculo com o adolescente. Os profissionais do Centro vão estar em contato direto com a rede”, explica a enfermeira Alexsandra Fontes, coordenadora municipal de Saúde da Mulher.

No início deste ano, profissionais da Semusa realizaram uma visita técnica ao município de Sobral-CE, que desenvolve um projeto para redução da mortalidade materno-infantil. “Buscamos inspiração no projeto de Sobral, sentamos e elaboramos o projeto Florescer, que lançamos hoje, com a Mesa Redonda e formação dos profissionais de saúde e oficineiros”, pontua.

Os oficineiros são profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e da 8ª GRE, que atuarão dentro das escolas, desenvolvendo oficinas abordando diversas temáticas relacionadas ao Projeto Florescer. “Queremos trazer o adolescente para dentro do contexto, envolve-lo. Nas oficinas também será o momento de divulgar o Centro de Apoio ao Adolescente”, finaliza Alexsandra Fontes.

Ascom

SAAE contempla novas famílias em etapa de esgotamento em Oeiras

Mais de 100 famílias serão contempladas com a expansão da rede coletora de esgoto no Bairro Oeiras Nova. Nesta segunda-feira, 15, o prefeito José Raimundo acompanhou a equipe de técnicos e engenheiros do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) no início das obras, na Avenida Cônego Cardoso. No trecho, serão construídos 665 metros de rede de esgoto, ampliando da cobertura sanitária na comunidade.

Para Zé Raimundo, os investimentos do SAAE na coleta e tratamento dos esgotos são uma medida de saúde pública e contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos oeirenses, preservação ambiental e desenvolvimento social e econômico da nossa cidade.

Na última sexta-feira, 12, o SAAE finalizou as obras de expansão da rede de esgotamento sanitário no final da Avenida Duque de Caxias, Bairro Rodagem de Picos. Com a ação, mais de 90 famílias foram beneficiadas com saneamento de qualidade.

Segundo o diretor do SAAE, Assuéro Rêgo, ao garantir acesso à água tratada e à rede de coleta de esgoto, o órgão contribui com a melhoria da saúde da população, reduzindo o risco de doenças relacionadas à falta de saneamento básico. Os benefícios compreendem ainda a preservação hídrica e ambiental, além do desenvolvimento de setores importantes da economia, como a valorização imobiliária.

ascom

Cine Teatro Oeiras é reaberto ao público após reforma

Após um período em reforma, o Cine Teatro Oeiras foi reaberto ao público, na última sexta-feira, 12. Principal casa de cultura oeirense, o teatro foi reformado com recursos próprios da Prefeitura de Oeiras. "Nosso trabalho é voltado para a preservação e o cuidado com o nosso patrimônio cultural. Quem gosta de Oeiras, cuida de Oeiras. E nós fazemos isso com muita responsabilidade e zelo", argumenta o prefeito José Raimundo.

Além dele, a solenidade de reinauguração do Cine Teatro teve a participação de secretários da gestão municipal, vereadores, do secretário de Estado da Cultura, deputado Fábio Novo, e de um grande público. "Temos uma parceria extremamente exitosa com a Prefeitura de Oeiras. Fico feliz com a iniciativa da gestão municipal com essa manutenção do teatro, que parte do roteiro de interiorização do Projeto Seis e Meia. Oeiras está de parabéns por manter o seu Cine Teatro", ressalta Fábio Novo, informando que no próximo dia 29 o Cine receberá o show do cantor Silva, na abertura da temporada 2019 do Projeto Seis e Meia.

Stefano Ferreira, secretário municipal de Cultura e Turismo, destaca que os reparos na infraestrutura do espaço foram realizados com a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). "Nossa prioridade é a manutenção do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural de Oeiras", pontua.

Após a solenidade, abrindo a programação de reabertura do espaço, aconteceu a apresentação do espetáculo "Os Salvados", estrelado por jovens do Bairro Jureminha, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Na noite de sábado, 13, o Cine Teatro foi palco para a peça infantil, "Meu Amigo Urso", da companhia Abrakadabra.

Ascom

Oeiras recebe ambulância de suporte avançado do SAMU

O município de Oeiras recebeu na tarde desta sexta-feira, 12, a ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Dotado de equipamentos de alta tecnologia, o SAMU Avançado funcionará 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que irão qualificar ainda mais o atendimento de urgência e emergência em Oeiras e todo o Território do Vale do Canindé, facilitando o socorro a pacientes necessitados de serviços médicos de maior complexidade.

“A aquisição do veículo foi o primeiro passo, um passo importante para que na etapa seguinte nós possamos fazer a formação da equipe que vai atender no SAMU Avançado. A base do SAMU, que entregamos no último dezembro para a comunidade oeirense já comporta toda a estrutura para atender a demanda do veículo e dos profissionais, que estarão a postos para atender toda a população de Oeiras e todo o Vale do Canindé. Essa é mais uma ação importante para nosso município. Nosso trabalho é sempre no sentido de avançar e oferecer serviços de saúde pública de qualidade a todo o povo oeirense”, argumenta o prefeito José Raimundo.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, explica que, com ambulâncias de suporte avançado, os serviços de saúde de urgência e emergência melhoram as condições de socorro imediato no município de Oeiras e no Território Vale do Canindé. “A aquisição da unidade de suporte avançado para o município de Oeiras vem a somar dentro da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Território Vale do Canindé, fortalecendo essa rede em toda a região de saúde, atendendo uma demanda reprimida que nós temos em casos graves de transferências que precisam ser feitas de Oeiras para nossa referência, Teresina ou Floriano. Dentro do Vale do Canindé, tínhamos funcionando esse serviço apenas no aglomerado de Simplício Mendes. Então, o município de Oeiras entendeu a necessidade de implantar esse serviço para fortalecer essas ações, dando segurança a todos os usuários do nosso município que tenham necessidade, garantindo assim a vida e qualidade na saúde de todos. Agradecemos ao senador Ciro Nogueira por estar sempre com o olhar voltado às necessidades de saúde dos nossos munícipes”, pontua Auridene Freitas.

Além da unidade de suporte avançado, a Prefeitura de Oeiras também recebeu uma nova ambulância de suporte básico para a renovação de frota do SAMU. Os recursos para aquisição dos veículos foram demandados pelo senador Ciro Nogueira, através de emenda parlamentar. O senador também proverá recursos para custear a implantação do serviço, até que seja feita a pactuação junto ao Ministério da Saúde.

“Fico muito feliz. É fruto do trabalho, dos projetos, da capacidade do prefeito Zé Raimundo. Estamos podendo realizar uma parceria jamais vista em nenhum município do Estado do Piauí. Esse aqui é um exemplo claro: poucas cidades do Piauí têm o suporte avançado e Oeiras está ganhando hoje. Estamos com a estrutura do SAMU montada e mais um outro veículo para renovação da frota e isso tudo é fruto do trabalho do prefeito Zé Raimundo. Estamos presenciando uma conquista do povo de Oeiras”, comenta o senador Ciro Nogueira.

No final de junho, o prefeito Zé Raimundo e a secretária Auridene Freitas estiveram reunidos com o secretário estadual da Saúde, Florentino Neto, discutindo a pactuação por meio do cofinancimento referente à habilitação do novo serviço do SAMU. No encontro, ficou acordado que o Estado demandará recursos advindos de emenda de custeio do senador Ciro Nogueira para financiar a abertura do SAMU avançado até o mês de dezembro deste ano, tempo necessário para que seja feita a pactuação junto ao Governo Federal.

Além do prefeito Zé Raimundo, a entrega das ambulâncias contou com a presença do deputado estadual Bessah; do coordenador estadual de Fomento à Irrigação e líder político, B.Sá; do secretário municipal de Administração e Planejamento, Luiz Nunes; e da liderança política de Oeiras, Fatinha de Doutor.

SAMU de Oeiras realizou quase mil atendimentos no primeiro semestre

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte. Por meio do número 192, a Central de Regulação Médica, o SAMU de Oeiras realizou um total de 988 atendimentos, entre janeiro e junho de 2019.

Em dezembro do ano passado, o prefeito Zé Raimundo inaugurou a sede permanente do SAMU em Oeiras, a obra em que foram investidos cerca de R$ 442 mil, advindos de recursos próprios do município. O prédio está situado próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Hospital Regional Deolindo Couto, uma localização estratégica, que permite maior eficácia assistencial e facilita o acesso das equipes aos locais de ocorrências em todas as regiões da cidade, dando mais celeridade ao atendimento prestado pelo serviço, que funciona ininterruptamente para garantir socorro à população oeirense.

 Ascom

31 famílias recebem melhorias sanitárias na zona rural de Oeiras

Na manhã desta quinta-feira, 11, o prefeito José Raimundo esteve nas comunidades Queimadas e Bocaina, na zona rural de Oeiras, onde 31 famílias já foram contempladas com melhorias sanitárias, através da instalação de banheiros. Ao todo, serão construídos 44 banheiros, através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Oeiras e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Na localidade Queimadas foram construídas 14 unidades; na Bocaina foram entregues 17, de um total de 30 banheiros. Segundo Zé Raimundo, as obras oferecem mais dignidade aos moradores do campo, que passam a contar com condições sanitárias básicas para uso racional da água, higiene e destino adequado dos dejetos domiciliares.

As melhorias sanitárias domiciliares promovem o controle de doenças e outros agravos ocasionados pela falta ou inadequação das condições de saneamento básico nos domicílios. As intervenções promovidas nos domicílios têm o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias.

Cada banheiro é composto por chuveiro, vaso sanitário, lavatório, reservatório de água, sistema de tratamento de esgoto sanitário dotado de fossa séptica e filtro anaeróbio. Cada um projeto segue as normas vigentes publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

ascom

Oeiras apresenta experiência na área da saúde em Congresso Nacional

Oeiras apresentou na 16ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS, realizada na semana passada, em Brasília, mais uma experiência exitosa na área da saúde. Eleito o melhor do Estado do Piauí, o trabalho “Pré-natal do Parceiro: Um caminho para o cuidado da saúde masculina”, foi apresentado para uma plateia de especialistas, durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O trabalho tem autoria da enfermeira, Alexsandra Fontes, coordenadora de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que abordou o processo de implantação do Pré-natal do Parceiro, como forma de conscientizar os pais sobre a importância da participação no acompanhamento da gravidez e do parto, além de estimular os homens a cuidarem da própria saúde.

Implantada em 2018, a nova política de Saúde do Homem orienta o público masculino do município de Oeiras a participar desde o planejamento reprodutivo do casal, passando pela fase do pré-natal, parto e atenção à criança, por meio da realização de exames de rotina, de testes rápidos, da atualização da carteira vacinal e da participação nas atividades educativas oferecidas nos serviços da Atenção Básica de Saúde.

O Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e a 16ª Mostra Brasil tiveram a participação de 60 representantes do Piauí, entre secretários municipais de saúde, coordenadores, técnicos e apoiadores.

A secretária de Saúde do município de Oeiras e presidente do COSEMS-PI, Auridene Freitas, destaca a importância do encontro e sua contribuição para os gestores piauienses. “Precisamos destacar a importante participação dos gestores do nosso Estado na busca de conhecimento, informação e novas propostas de trabalho para que sejam direcionadas ao fortalecimento das ações de saúde. Foram dias intensos, com seminários, oficinas, palestras e as apresentações das experiências exitosas de todo o país, onde os gestores e técnicos municipais tiveram a oportunidade de participar da troca de conhecimentos que serão, a partir de agora, fortalecidas em cada município”, ressalta Auridene, reforçando que o encontro é um importante espaço de participação de gestores e trabalhadores da saúde e promove uma farta troca das experiências entre centenas de cidades do Brasil. 

Ascom

Tráfico: mulher de 19 anos é detida com cocaína no Piauí

Foto: mural da vila

Uma mulher de 19 anos, identificada por Maria Laura Nunes Baião, foi presa na manhã desta quarta-feira, 10 na rodovia estadual que liga Oeiras a Simplício Mendes.

A prisão foi efetuada por policiais da Força Tática de Simplício Mendes que realizavam barreira na PI-143, visando coibir o tráfico de entorpecentes e outros delitos afins.

Durante a abordagem a um ônibus que faz linha intermunicipal, nas proximidades do entroncamento para Santo Inácio do Piauí, por volta das 08h, foi encontrado quase um quilo de substância análoga à cocaína. O entorpecente estava escondido na bagagem de mão da passageira Maria Laura Nunes Baião, que assumiu a propriedade do objeto e disse que estava trazendo o entorpecente da cidade de Bom Jesus do Piauí, não relevando para onde levaria a droga. 

Após a abordagem, Maria Laura foi conduzida foi a Delegacia Regional de Oeiras para a lavratura do flagrante.

Foto: mural da vila

Fonte: muraldavila

Aluno do Piauí é ouro na Obmep e escola credenciada como pólo olímpico

Foto: arquivo pessoal

Um garoto de 13 anos está fazendo história no Piauí. Igor Gabriel Oliveira da Silva, estudante do 7º ano da Escola Municipal Juarez Tapety, em Oeiras, foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) em uma disputa com mais de 18 milhões de alunos de escolas públicas em todo o país. O colégio conquistou mais duas medalhas de prata, quatro de bronze e 11 menções honrosas o que o credenciou como Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti).

"No ano passado começamos um treinamento mais intenso na escola e já tivemos esse resultado. Está sendo algo fora do normal, histórico para a escola, para o município e para o estado. Outros alunos já  foram medalhistas de ouro, mas é a primeira vez que isso acontece em uma escola no Sul do Piauí", disse Renato Martins, que é coordenador pedagógico e responsável pelo projeto de matemática. 

Foto: arquivo pessoal

Segundo ele,  Igor Gabriel sempre foi um menino precoce e, desde cedo, demonstrava habilidade com a matemática. 

"Ele é um menino precoce e inteligente. A gente fez um trabalho na escola e logo nos primeiros testes, superou a média", reitera o coordenador. 

Renato Martins diz que todos os alunos da escola participaram da 1ª fase da OBMEP e apenas 40 seguiram na competição. "Esses alunos tiveram quatro meses de treinamento intenso, assistindo aulas todos os sábados", acrescenta.

Foto: arquivo pessoal

A Obmep 2018 registrou a participação de mais de 18 milhões de alunos na primeira fase, dos quais 952.782 foram classificados para a segunda etapa. Neste ano, foram concedidas 575 medalhas de ouro, sendo pelo menos 15 no Piauí. 

A competição premia estudantes  de escolas públicas em três categorias: nível um (6° e 7° anos do ensino fundamental), dois (8° e 9° anos) e três (ensino médio) com medalhas de ouro, prata e bronze.

A premiação da Obmep 2018 ocorreu na última segunda-feira (08), na Bahia. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Posts anteriores