Cidadeverde.com

Acidente envolvendo carro de médico mata casal no Sul do Piauí

Um grave acidente que aconteceu nesta quinta-feira (23)  na BR- 230, em Oeiras, distante 313 Km de Teresina, matou duas  pessoas. Segundo o site Mural da Vila, o casal foi identificado como José da Guia Pereira de Oliveira e Luzia Gomes dos Santos. 

O acidente aconteceu por volta das 7h. O casal, que estava numa motocicleta Honda/CG 50, colidiu em um Fiat/Toro conduzido pelo médico Nilson Cronemberger, que seguia no sentido Oeiras-Picos. 

Ainda de acordo com o site de Oeiras, o  forte impacto entre o carro e a moto deixou partes objetos pessoais do casal espalhados pela pista e as vítimas foram arremessadas a uma longa distância do local da colisão. 

Fotos: Divulgação/PRF

A Polícia Civil e a PRF realizam perícia no local do acidente. O delegado Antônio Nilton disse ao Cidadeverde.com que ainda não é possível afirmar o que causou a colisão. 

“Estamos aguardando a perícia”, informou. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Prefeito Zé Raimundo entrega obra no povoado Buriti do Rei em Oeiras

No último sábado, 18, durante as comemorações dos 41 anos do povoado Buriti do Rei, na zona rural de Oeiras, o prefeito José Raimundo realizou a entrega de uma quadra de esportes para a comunidade. O ginásio recebe o nome do agricultor José Ferreira Lustosa, entusiasta do futebol amador e importante figura da região.

O espaço é dotado de alambrado, arquibancada e sistema de iluminação e foi construído com investimentos do município e recursos do Ministério do Esporte. Segundo o prefeito, a obra possibilita a prática de atividades esportivas, culturais e eventos, fortalecendo vínculos entre os moradores e elevando a qualidade de vida e o desenvolvimento da comunidade.

Além do prefeito, a inauguração contou com a presença do coordenador estadual de Fomento à Irrigação, B.Sá; dos secretários municipais Luiz Nunes (Administração e Planejamento) e Antônio Portela (Esportes e Lazer), vereadores e lideranças locais. Na oportunidade, foram realizados jogos amistosos envolvendo equipes da região, para marcar a inauguração da quadra.

Fonte: ascom

Alunos das escolas municipais de Oeiras participam da OBA e MOBFOG

Os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Oeiras participaram da prova da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Aplicada na sexta-feira, 17, a avaliação consiste em uma única fase, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes. 

Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira, a prova tem por objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela astronomia e astronáutica. “A participação das nossas crianças na olimpíada, nos permite difundir conhecimento cientifico para alunos e professores, fortalecendo ainda mais a Educação do município”, comenta a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação. 

Como forma de valorizar ainda mais a Ciência e a Tecnologia, os alunos da rede municipal também participaram da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Desde 2015, as escolas da rede municipal participam da Mostra. Ela é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. 

A preparação é realizada nas aulas de ciências, com oficinas e lançamentos de foguetes. Ao final do projeto, todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

Oeiras tem mais de 900 medalhas na OBA

Em quatro anos de participação, as escolas da rede municipal de Oeiras já conquistaram mais de 900 medalhas na Olimpíada – foram 938, ao todo. Somente em 2018, os alunos de escolas municipais obtiveram 373 medalhas – 08 deles ficaram entre os melhores do país e foram selecionados para a etapa internacional da Olimpíada.

Oeiras realiza ação pelo Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes

O 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a data, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), e intermédio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar, realizou nesta sexta-feira, 17, uma grande mobilização, na Praça de Eventos. A atividade também contou com a parceira da Secretaria Municipal de Juventude e reuniu profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente e centenas de estudantes da rede pública.

O objetivo do evento foi promover uma ação de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no município de Oeiras, apresentar os serviços existentes na rede de proteção e sensibilizar a população quanto a importância da denúncia nos casos de abuso ou exploração sexual desse público.

A SEMAS informa que o combate ao abuso e exploração sexual de menores é uma pauta cotidiana da rede de assistência social do município de Oeiras. Durante o mês de maio, as ações são intensificadas dentro de uma programação, desenvolvida pelas equipes do CREAS e Conselho Tutelar. Ao longo do mês, eles levaram para escolas da cidade o debate sobre o assunto, através de palestras e exibição de sessões do curta-metragem “O Silêncio de Lara”, que aborda a temática, contribuindo para a prevenção de abusos e denúncia dos agressores.

O filme foi exibido para estudantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Escola Municipal Visconde da Parnaíba, Escola Municipal Juarez Tapety e CETI Pedro Sá. Nesta sexta-feira, durante a culminância do projeto, os alunos dessas escolas realizaram uma série de apresentações artísticas – paródias, jogral, dança, poesias e encenações – com o propósito de mobilizar e conscientizar a sociedade a participar da luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Além as apresentações artísticas, aconteceu a entrega de uma premiação para os estudantes que obtiverem o melhor desempenho na elaboração de uma redação sobre a temática do 18 de maio. Os autores dos melhores textos foram premiados com R$ 150, cada.

Em 2018, 17 de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram acompanhados pelo CREAS, segundo levantamento feito pela instituição. Este ano, já são 04 casos notificados.

Aprova Oeiras’: Prefeitura abre mais 100 vagas em preparatório para o ENEM

Em virtude da intensa procura, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Juventude, abriu mais 100 vagas no projeto ‘Aprova Oeiras’, curso gratuito preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo é preparar estudantes oriundos da escola pública para a prova que dá acesso às vagas em cursos superiores nas universidades estaduais e federais.

Inicialmente, foram abertas 300 vagas para o curso, que foram preenchidas rapidamente. As inscrições desta nova etapa acontecem na Praça da Juventude até 14 a 17 de maio, sendo abertas para alunos da rede pública de ensino, de escolas das zonas urbana e rural de Oeiras. Para se inscrever é necessário apresentar apenas os documentos pessoais, RG e CPF.

As aulas do ‘Aprova Oeiras’ ocorrerão aos domingos, das 8h às 12h, a partir de 19 de maio, quando ocorre a aula inaugural. Serão quatro horas de aulas com abordagem de todas as disciplinas cobradas no exame, simulados, correção de redações e suporte psicológico.

Mais informações: 89 9 9401-2358 – Emerson Valério

 

Projeto promove Educação Ambiental e Saúde nas escolas de Oeiras

Inspirar os alunos a pensarem soluções para restabelecer o equilíbrio ambiental, gerando mais qualidade de vida para suas comunidades. Este é o objetivo do projeto Educação Ambiental e Saúde, desenvolvido em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Oeiras.

Realizado desde fevereiro, incluindo a formação de professores e atividades em sala de aula, o projeto teve sua culminância no último sábado, 11, quando foram expostos os trabalhos dos estudantes em atividades pedagógicas, voltadas para questões globais de preservação do meio ambiente. O momento foi acompanhado de perto pelo prefeito, José Raimundo, e pela secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, e por profissionais da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA).

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) também interage com os conhecimentos do projeto Educanvisa – projeto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que leva assuntos relativos à Vigilância Sanitária para serem trabalhados na comunidade escolar. O propósito é estimular os estudantes e professores a dialogarem e refletirem sobre as questões socioambientais.

Os melhores trabalhos de cada escola serão expostos e apresentados na VII Conferência Intantojuvenil pelo Meio Ambiente e VI Mostra Educanvisa, que serão realizados no dia 07 de junho, na Escola Municipal Agrotécnica. 

Sistema prisional de Oeiras recebe vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Coordenação Municipal de Imunização, junto à equipe de Enfermagem da Penitenciária de Oeiras, realizou na manha desta quinta-feira, 09, a vacinação contra gripe para os funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, ambos, grupos prioritários para a campanha. Na ação, 57 detentos e 12 funcionários foram imunizados.

A enfermeira Katharine Dantas, coordenadora de Imunização da Semusa, explica que a vacinação contra a Influenza para este público é preconizada pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), que oferece ações de promoção da saúde e prevenção de agravos no sistema prisional, em todo o itinerário carcerário para toda a população privada de liberdade, e também para os profissionais destes serviços.

 “Todos os tipos de agravos em saúde que acometem a população geral também são encontrados no sistema prisional, mas podem ser potencializados devido às condições de confinamento. A estrutura das celas geram impacto direto nas demandas de saúde, pois propiciam o surgimento de agravos ou os potencializam, facilitando a transmissão de doenças”, argumenta a coordenadora.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

Ascom

Prefeitura de Oeiras inicia troca de ingressos para 7ª Expoeiras

Uma rápida solenidade, realizada na manhã desta quinta-feira, 09, no Paço Municipal, oficializou o início da troca de ingressos para a 7ª Expoeiras, evento que acontece de 24 a 26 de maio, no Parque de Exposições. As entradas para as apresentações musicais do evento estão sendo disponibilizadas mediante troca de alimentos não perecíveis, que foram divididos em dois lotes. A iniciativa é da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

O primeiro lote será arrecadado até 14/05. Já a arrecadação do segundo lote acontece de 15/05 a 23/05. O ponto de troca de ingressos está situado na Avenida Zacarias de Góis, em frente à Praça Costa Alvarenga. Os alimentos arrecadados serão revertidos para famílias em situação de vulnerabilidade social do município. O propósito da Prefeitura de Oeiras é agregar responsabilidade social ao evento, que oferece diversão e entretenimento à população.

Ano passado, foram arrecadadas 24 toneladas de alimentos, que foram divididos em 1.800 cestas básicas e distribuídos para famílias carentes na zona urbana e rural do município. “Acreditamos que iremos fazer uma grande arrecadação este ano também”, comenta Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.

A 7ª Expoeiras tem como atrações musicais: Zé Cantor, Leo Cachorrão, Jonas Esticado, Thales Lessa e Gonzaga Lu, além das bandas locais David Ostentação, Garotos do Forró, Vinícius Vaqueiro e Alan dos Teclados. O evento atrai uma grande quantidade de agricultores familiares, produtores rurais e empreendedores do agronegócio e está firmado como oportunidade para compartilhamento de ideias, troca de informações, experiências e conhecimento para aplicação em iniciativas agrícolas.

O prefeito José Raimundo ressalta o que objetivo principal da Expoeiras é promover e fortalecer ações voltadas para o homem do campo. “O entretenimento é necessário, mas o intuito verdadeiro do evento é valorizar a agricultura do nosso município, atividade que gera emprego, renda e desenvolvimento na zona rural. A essência da Expoeiras é a valorização do homem do campo”, pontua a prefeito.

ascom

Oeiras promove ‘Caminhada Pedagógica’ e leva professores ao Museu da Natureza

Foto: ascom

Seguindo a proposta de trabalhar a educação em contextos, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu uma “Caminhada Pedagógica” e levou cerca de 100 professores da rede municipal de ensino ao Museu da Natureza. Localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, município de Coronel José Dias, no Sul do Piauí, o complexo cultural reúne conteúdo histórico que remete da criação do universo até o surgimento da raça humana e seus impactos no meio ambiente.

A atividade pedagógica ocorreu nesta segunda-feira, 06, envolveu professores das turmas de 5° e 9° das escolas municipais e agregou conhecimento multidisciplinar aos docentes. No Museu, eles vivenciaram experiências que proporcionam uma visão mais ampla do papel educacional. “Visitar o Museu da Natureza foi uma experiência que vou levar para resto da minha vida. Acredito que todos os professores sintam o mesmo que eu. É um aprendizado que podemos colocar em sala de aula de todas as formas, ele é multidisciplinar”, comenta a professora de História, Elaine Sá.

Foto: ascom

“A viagem foi maravilhosa. O Museu da Natureza pega tanto a questão tradicional quanto a tecnologia. Então foi muito importante conhecer para a gente valorizar e levar esse conhecimento para nossos alunos. Essa iniciativa da SEMED foi maravilhosa”, elogia Ana Maria Valentim, professora da Escola Municipal Alzira Tapety, localizada no povoado Briona, zona rural do município. Coordenadores e supervisores também participaram do encontro.

A professora Carlane Leal, supervisora de Ciências da SEMED, reforça a importância da caminhada pedagógica. Para ela, o museu reflete sobre a importância da preservação do meio ambiente. “A Educação Ambiental é pauta mundial. Essa visita fomentou ainda mais o nosso conhecimento nesse aspecto. Essa formação é importante para levar e despertar junto aos nossos alunos todo o conhecimento que adquirimos durante a visita”, pontua. 

A secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, destaca que a Caminhada Pedagógica tem o propósito de ampliar a capacidade dos profissionais da rede municipal de ensino para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos. “A visita ao Museu da Natureza nos modifica enquanto pessoas e profissionais. Modifica a nossa natureza de ser humano, de entender o espaço natural, o espaço ecológico e de conhecimento, pois o museu mostra a evolução do Homem. Nós precisamos evoluir e caminhar cada vez mais com passos largos e firmes, para que ampliemos nosso conhecimento cientifico, e que possamos agregar aos nossos saberes uma nova forma de ensinar. Só vamos ensinar se primeiro aprendermos. Ampliamos a nossa forma de ver e entender o mundo, além de servir como uma forma de motivação para os nossos professores”, pontua.

Fortalecer para Crescer

Durante a Caminhada Pedagógica, a SEMED lançou para os professores o projeto Fortalecer para Crescer, que tem o intuito de estimular a vivência coletiva e motivar os profissionais de educação para a busca de novos avanços no IDEB 2019. O projeto sistematiza ações estratégicas relacionadas ao programa de ensino do município, investe em formação, avaliação e monitoramento, além de aprimorar as práticas e qualificar os processos pedagógicos, visando sempre a elevação dos níveis de aprendizado dos alunos.

O ‘Fortalecer para Crescer’ tem como símbolo a carnaúba, árvore sinônimo de resistência, criatividade e produtividade. Na ocasião, os professores assinaram um banner, selando o compromisso com o desenvolvimento e promoção de uma educação de qualidade no município de Oeiras.

Foto: ascom

Fonte: ascom


  

Oeiras desenvolve combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Oeiras, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), iniciou esta semana as ações do projeto “18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, em Oeiras. O objetivo principal do projeto é conscientizar, sensibilizar e informar a população sobre a gravidade da violência sexual infantil.

Nesta segunda e terça-feira, 06 e 07, as equipes do CREAS e Conselho Tutelar levaram para escolas da cidade o debate sobre o tema, através da exibição de sessões do curta-metragem “O Silêncio de Lara”, que aborda a temática e pode ajudar crianças e adolescentes a se prevenirem de abusos e até mesmo denunciarem os agressores.

O filme foi exibido para estudantes do Instituto Federal do Piauí – IFPI Campus Oeiras e Escola Municipal Visconde da Parnaíba, na segunda; e para alunos da Escola Municipal Juarez Tapety, nesta terça. Na quinta-feira, 09, o curta será apresentado para os adolescentes matriculados no CETI Pedro Sá.

Finalizando a programação do projeto, o CREAS promove na sexta-feira, dia 17, na Praça de Eventos, um encontro com apresentações artísticas e entrega de premiação para os estudantes que obtiverem o melhor desempenho na elaboração de uma redação sobre a temática do 18 de maio.


Fonte: ascom

Posts anteriores