Cidadeverde.com

Semana do Meio Ambiente: Escolas participam de caminhada em Oeiras

A cidade de Oeiras celebra desde a quinta-feira, 30, a Semana do Meio Ambiente. Foram realizadas diversas atividades ligadas à sustentabilidade e educação ambiental, envolvendo escolas, agentes de endemias e a população em geral. A ação foi promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretarias Municipais de Educação e Saúde e da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA). Este ano, o foco principal foram as ações de coleta seletiva, trabalho implementado no município por meio da criação da Central de Reciclagem.

Durante toda a semana, alunos de diferentes escolas da rede municipal de ensino participaram de caminhadas ecológicas pelos bairros da cidade, realizando uma panfletagem educativa junto aos moradores. Enquanto isso, a equipe de agentes de endemias fez o recolhimento de materiais como papel, metal, vidro e plástico nas residências. O propósito foi promover a consciência e educação ambiental, bem como estimular a participação voluntária da comunidade na coleta seletiva do município.

A culminância da Semana do Meio Ambiente foi realizada nesta quarta-feira, 05 de junho, na VII Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e IV Mostra Educanvisa. Realizada na Escola Municipal Agrotécnica, a Conferência envolve todas as escolas da rede municipal de Oeiras.

 

Anunciado pagamento de precatórios para agentes de saúde em Oeiras

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, anunciaram nesta terça-feira, 04, o pagamento de precatórios aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, do quadro efetivo de servidores da Prefeitura de Oeiras. O anúncio foi feito durante uma assembleia da categoria, realizada pela manhã, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Além do prefeito e da secretária, a reunião contou com a participação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, da assessoria jurídica do sindicato dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias e assessoria jurídica da Prefeitura Municipal de Oeiras.

“Esse processo vem de janeiro de 2009, quando os agentes comunitários de saúde entraram cobrando cinco anos de férias, décimo terceiro e insalubridade, que nunca foram pagos pelos governos anteriores ao do ex-prefeito, B.Sá. Quando recebemos a administração nós recorremos, só que é uma cobrança devida. Então, esperamos a Prefeitura ter capacidade financeira para pagar e, agora, que o município conseguiu enxugar suas demandas e arrecadar mais, o prefeito Zé Raimundo nos autorizou a fazer o acordo e beneficiar essas pessoas que foram prejudicadas pelos governos anteriores”, explica Igor Martins, assessor jurídico da Prefeitura de Oeiras.

Na oportunidade, a secretária municipal de Saúde destacou a importância do cumprimento dos deveres por parte dos servidores das duas categorias profissionais. “Na ocasião, reforçamos os deveres dessas categorias profissionais, para que elas possam fazer, cada vez mais, um olhar direcionado para as áreas que atuam e para que estejam mais próximos da população e das necessidades dos usuários. Chamamos as duas categorias para que possam assumir, cada vez mais, o compromisso de desenvolver suas ações com responsabilidade e zelo e que essas ações possam ser fortalecidas dentro do nosso município. Se hoje temos uma referência boa dentro da saúde, deve-se também a um trabalho feito por estas categorias”, pontua Auridene Freitas.

Campeonato encerra primeiro ciclo do projeto ‘Bom de Bola’ em Oeiras

A Prefeitura Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou no último sábado, 01, o campeonato de encerramento das primeiras turmas do Projeto 'Bom de Bola'. A cada ciclo, com duração de seis meses, o projeto beneficia mais de 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na faixa etária de 07 a 14 anos.

O objetivo é garantir o acesso do público-alvo à prática esportiva de qualidade, para melhor desenvolvimento humano e redução das situações de risco social. Por meio do projeto, as crianças e adolescentes praticam futebol de forma gratuita na escolinha 'Show de Bola'. Além de garantir a inclusão social e esportiva, o projeto oferece uniformes, chuteiras e uma carteirinha de controle de participação aos inscritos.

O campeonato marcou o encerramento do primeiro ciclo do projeto e, em breve, novas turmas serão iniciadas, oportunizando a participação e inclusão social de outras crianças e adolescentes.

Oeirense assume o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí

A secretária de Saúde do município de Oeiras, Auridene Freitas, foi eleita nesta sexta-feira, 31, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS-PI). Ela assume o comando da entidade pelo biênio 2019-2021.

A eleição foi realizada no auditório da APPM, em Teresina, durante o 1º Seminário de Qualificação da Assistência Farmacêutica dos Municípios do Piauí para secretários de saúde e técnicos. No evento, além da secretária, Oeiras esteve representada pela coordenadora municipal de Assistência Farmacêutica, enfermeira Katharine Dantas.

A programação do seminário contou com diversas palestras, proferidas por Karen Costa, consultora externa do CONASEMS e Pesquisadora da UNICAMP; Elton Chaves e Diogo Demarqui, representantes do CONASEMS e Felipe Carvalho, coordenador de AF da SMS de São Paulo.

Auridene Freitas é enfermeira, pós-graduada em Saúde Pública, e está há 10 anos à frente da pasta da Saúde em Oeiras. Atuou como enfermeira da estratégia Saúde Família por oito anos, foi presidente do Conselho Municipal de Saúde e é coordenadora da Comissão de Intergestores do Território Vale do Canindé (CIR) desde 2011.

A nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do COSEMS-PI é composta pelos seguintes membros:

Presidente - Auridene Maria da Silva Moreira de Freitas Tapety - Oeiras - PI
1° vice-presidente – Leopoldina Cipriano Feitosa – Presidente – Capitão Gervásio Oliveira - PI
2° vice-presidente - Gardênia da Silva Oliveira – Vera Mendes - PI
1° secretário – Elisângela Amorim – Esperantina - PI
2° secretário – Amilton Feitosa da Silva – Água Branca - PI
1° tesoureiro – Cledja Moreno Benvindo – Bom Jesus
2° tesoureiro – Edilberto de Almeida Carvalho – Pajeú do Piauí - PI
Conselho fiscal 1 – Jeanne Nefertit Alexandrina Floriano – Lagoa do Piauí - PI
Conselho fiscal 2 – Genilda de Oliveira Costa – Anísio de Abreu - PI
Conselho fiscal 3 – Dulce Orminda Mendes Martins Nogueira - Francinópolis - PI
Conselho fiscal 4 – Francisco Carlos Souza Barros – Cajueiro da Praia - PI
Conselho fiscal suplente – Noêmia Maria de Oliveira Santos – Jatobá do Piauí - PI
Conselho fiscal suplente – Vicência Maria de Sousa – Sebastião Leal - PI
Conselho fiscal suplente – Walmarya Moura Carvalho Cavalcante – Valença do Piauí - PI
Conselho fiscal suplente – Isabel Cristina Oliveira Ramos Cavalcanti - Paulistana – PI.

Homem morre na PI 236 após colisão com animal

Foto reprodução

Um acidente na noite deste domingo, 02, deixou uma vítima fatal na zona rural de Oeiras.

O acidente aconteceu na rodovia PI-236, que liga Oeiras a Santa Cruz do Piauí, na altura do Povoado Soares, quando João Batista dos Santos, que seguia de moto, retornando do povoado Divisão, bateu em uma vaca que cruzava a pista.

Com o impacto, João Batista teve uma forte pancada na cabeça. O SAMU ainda foi acionado, mas ao chegar o encontrou sem vida.

João Batista era borracheiro e trabalhava no bairro Bomba em Oeiras. A Polícia Militar e Civil estiveram no local para realização de perícia e remoção do corpo que foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento.

Fonte: mural da vila

Oeiras transforma cascas de coco e podas de árvores em material reciclável

As cascas de cocos consumidos em Oeiras estão ganhando uma nova finalidade. Através da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), a Prefeitura está investindo na reciclagem do fruto para a produção de substrato para plantas e alimentação para animais. Além de reduzir o descarte inadequado de resíduos sólidos no meio ambiente, a iniciativa proporciona uma nova alternativa de geração de renda no município.

O coco verde é recolhido em agroindústrias e estabelecimentos comerciais da cidade e levado para uma unidade de beneficiamento, implantada na Central de Reciclagem. No local, acontece o processamento das cascas de coco, que são trituradas e, em seguida, armazenadas. Depois, a fibra é utilizada como adubo para plantas em canteiros públicos da cidade e produção de mudas nos viveiros municipais.

Adriano Ferreira, gerente municipal de Meio Ambiente, explica que, quando descartado em aterros, o coco verde favorece a proliferação de vetores de doenças, contaminação do solo, além da inevitável poluição da paisagem urbana. “Após a passagem pela trituração, o material vai para ruas, avenidas e praças da cidade para servir de adubação verde, cobertura morta, retendo mais água e eliminando as plantas daninhas. Com isso, tiramos do meio ambiente milhares de cocos, que trazem problemas de saúde pública, como o armazenamento de água, quando chove; poluição visual e excesso de matéria orgânica. Ele serve para alimentação animal, substrato para mudas e cobertura morta”, argumenta.

Além do coco, a GEMA está realizando também o recolhimento e reaproveitamento dos resíduos de podas de árvores domiciliares, que são triturados para compostagem e transformados em adubo natural. “O cidadão oeirense faz a poda da sua árvore, solicita à Gerência de Meio Ambiente o recolhimento dessa poda, no intuito desse material não secar na rua ou que o morador venha a tocar fogo. Então, a gente pega essa poda ainda verde, faz a trituração dela na Central de Reciclagem e ela vai servir como substrato para mudas nativas, cobertura morta e adubação verde”, acrescenta Adriano Ferreira.

Semana do Meio Ambiente envolve agentes de endemias e população em Oeiras

A cidade de Oeiras celebra a partir desta quinta-feira, 30, a Semana do Meio Ambiente. São diversas atividades ligadas à sustentabilidade e educação ambiental, envolvendo escolas, agentes de endemias e a população em geral. A ação é promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretarias Municipais de Educação e Saúde e da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA). Este ano, o foco principal são as ações de coleta seletiva, trabalho implementado no município por meio da criação da Central de Reciclagem.

Durante toda a semana, alunos de diferentes escolas da rede municipal de ensino participarão de caminhadas ecológicas pelos bairros da cidade, realizando uma panfletagem educativa junto aos moradores. Enquanto isso, a equipe de agentes de endemias fará o recolhimento de materiais como papel, metal, vidro e plástico nas residências. O propósito é promover a consciência e educação ambiental, bem como estimular a participação voluntária da comunidade na coleta seletiva do município.

A Semana do Meio Ambiente segue até a próxima quarta-feira, 05 de junho, quando acontece VII Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e IV Mostra Educanvisa. Realizada na Escola Municipal Agrotécnica, a Conferência envolve todas as escolas da rede municipal de Oeiras.

Comemoração dos 70 anos da Festa do Vaqueiro encerra a 7ª Expoeiras

A celebração dos 70 anos da Tradicional Festa do Vaqueiro marcou o encerramento da 7ª Expoeiras, neste domingo, 26. São sete décadas homenageando essa importante figura na construção histórica e sociocultural de Oeiras e do Estado do Piauí.

A programação começou com o café da manhã e a bênção, na fazenda Barreiro, e contou com a participação do prefeito José Raimundo e de vaqueiros de toda a região de Oeiras. Lá, foi descerrada uma placa que marca o septuagésimo aniversário da festa.

Sem seguida, os vaqueiros partiram em comitiva rumo ao Parque de Exposições, onde foram realizados os páreos de diversas categorias, competições em que foram distribuídos R$ 22 mil em prêmios. A festividade reuniu um grande público e foi animada pelo forrozeiro Gonzaga Lu. 

Shows musicais lotaram arena da Expoeiras

Nas noites de sexta e sábado, 24 e 25 de maio, o público lotou a arena de shows da Expoeiras para curtir as apresentações de Jonas Esticado, Rafael Alencar, Thales Lessa, Vinícius Vaqueiro, Zé Cantor, Léo Cachorrão, David Ostentação, Bill Bala e Garotos do Forró e Alan dos Teclados. A diversão foi até o dia amanhecer.

Os shows musicais da Expoeiras aliaram entretenimento e responsabilidade social. Os ingressos para as apresentações foram disponibilizados através da troca por alimentos não perecíveis. O objetivo é ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social no município. Ano passado, a Prefeitura de Oeiras arrecadou mais de 24 toneladas de alimentos no evento.

Fonte: ascom

Artesanato produzido em penitenciária é comercializado em Oeiras

Foto: Sejus-PI

A produção artesanal dos reeducandos da Penitenciária Regional de Oeiras vem ganhando destaque na primeira capital. As peças estão expostas e sendo comercializadas em um stand da 7ª edição da Expoeiras, feira agropecuária que movimenta o município e toda região até domingo(26). 

O trabalho através do artesanato é uma das ferramentas de ressocialização ofertadas no sistema prisional do Piauí. Aproximadamente 20 reeducandos de Oeiras produzem objetos utilizados no cotidiano do piauiense. Cestas, toalhas de mesa, porta-retratos, porta-joias, chapéus e outros utensílios são produzidos na unidade penal.

O secretário de Justiça, Carlos Edilson, observou com entusiasmo o acontecimento. "Essa oportunidade de comercialização dos produtos ao grande público é muito importante para os reeducandos e suas famílias. Certamente, será um grande passo para o alcance da ressocialização", frisou o gestor.

Para a assistente social da penitenciária, Francilândia Sousa, a atividade tem sido enxergada com bons olhos pelos detentos e seus familiares. "A gente vê a mudança e a motivação nos reeducandos com esse trabalho. Isso nos deixa muito feliz, pois são humanos, falhos como nós, e que estão querendo a transformação de vida", relatou Francilândia. 

O gerente da Penitenciária Regional de Oeiras, Isaú Moura, acredita no potencial e talento dos reeducandos nessa etapa do processo de ressocialização. "Nosso objetivo é que a sociedade oeirense veja que o preso também está ocupando seu tempo com a fabricação de peças artesanais. Faremos nosso trabalho para que essa produção aumente e os reeducandos possam ajudar nos sustentos de suas famílias", comentou o gerente da unidade. 

Além da ocupação do tempo e aprendizado, os produtos são comercializados na unidade penal, possibilitando uma renda aos familiares dos reeducandos.

 

[email protected]

Oeiras participa de painel promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A secretária de Educação do município de Oeiras, professora Tiana Tapety, participa nesta quinta-feira, 23, do painel ‘Como Implementar Políticas Públicas de Alfabetização’, que acontece dentro do evento ‘Alfabetização e Letramento: Métodos, Políticas Públicas e Desafios’, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

O painel será mediado pela jornalista Bárbara Carvalho, da GloboNews, e além de Tiana Tapety, contará com a participação da diretora da Faculdade de Educação da Universidad Diego Portales, de Santiago/Chile.

O evento está dividido em quatro painéis e contará com a participação de figuras importantes do meio educacional, como Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC); Ilona Becskehazy, consultora em Política Educacional; Regina Maluf, professora da PUC de São Paulo; Inês Miskalo, do Instituto Ayrton Senna, entre outros.

Tiana Tapety é a única representante do Nordeste no evento, que tem o propósito de debater a importância da alfabetização e do letramento para formação de um cidadão capacitado a adquirir conhecimentos, desenvolver as próprias potencialidades e participar ativamente da sociedade do século XXI. Na oportunidade, os especialistas vão apresentar métodos e políticas públicas que têm sido desenvolvidas e implementadas no Brasil e exterior.

A partir dos conceitos e práticas, serão discutidos os desafios que se apresentam aos gestores e professores alfabetizadores em uma sociedade cada vez mais grafocêntrica, em que a prática da leitura e escrita são imprescindíveis para a inclusão social.

Posts anteriores