Cidadeverde.com

Curso qualifica profissionais sobre produtos à base de peixe em Oeiras

Com o objetivo de qualificar a mão-de-obra culinária do pescado, contribuindo para a segurança alimentar no município, a Prefeitura de Oeiras, através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Indústria e Comércio e de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 11, o curso Gastronomia à Base de Peixe.

A capacitação ocorre na Casa da Merenda e tem como público-alvo proprietários de estabelecimentos gastronômicos que comercializam pratos que têm o peixe como matéria-prima. As aulas foram introduzidas por noções teóricas sobre boas práticas para serviços de alimentação, conteúdo mediado pela técnica da Vigilância Sanitária, Albina Brandão, que apresentou aos participantes informações sobre a manipulação, conservação e higiene dos alimentos, tendo como referência as exigências da legislação sanitária.

Nas aulas práticas, ministradas pela culinarista, Elda Santana, os participantes vão aprender mais sobre os tipos de corte e aproveitamento do peixe em receitas diversas. Ao final do curso, que acontece até quarta-feira, 13, será realizado um concurso gastronômico, que premiará as três melhores produções culinárias à base de peixes.

Além disso, será lançado um material promocional com informações sobre boas práticas de higiene e manipulação de pescados, onde estarão contidas também as melhores receitas apresentadas pelos participantes durante o curso.

Carla Martins, secretária municipal de Indústria e Comércio, comenta que, além de oferecer conhecimentos sobre práticas de higiene e manipulação do peixe, o curso funciona como incremento à geração de renda no setor gastronômico. “A ideia de realizar o curso sobre Gastronomia à Base de Peixe veio por conta da Semana Santa, que já se aproxima. Então, unimos esse trabalho ao da Vigilância Sanitária, que está trabalhando com os participantes o descarte dos resíduos produzidos no manejo do peixe. O curso vem para trabalhar as técnicas de melhoramento na manipulação do peixe, para que os produtos sejam mais rentáveis, agregando mais valor aos pratos vendidos nesses estabelecimentos”, pontua a secretária, informando que, na próxima semana, os fornecedores de peixe também vão passar por uma qualificação, oferecida pela Prefeitura de Oeiras.

Prefeitura de Oeiras realiza reformas em 12 escolas da rede municipal

Os 6 mil alunos da rede municipal de Oeiras voltaram às aulas nesta terça-feira, 05. Para requalificar os espaços e acolher bem os estudantes, a Prefeitura de Oeiras está realizando reformas em 12 unidades de ensino, nas zonas urbana e rural da cidade. Com ambientes confortáveis e pensados para promover a integração educacional, as escolas estão atraindo cada vez mais as crianças e jovens.

Uma das unidades que está sendo reformada e ampliada é a Escola Municipal Alzira Tapety, no povoado Briona, zona rural de Oeiras. O prédio está recebendo uma nova infraestrutura, que vai tornar o ambiente mais moderno, seguro e confortável para o desenvolvimento dos projetos educacionais voltados para as crianças e jovens da comunidade. Por conta da ampliação da escola, a previsão é que as aulas na comunidade sejam retomadas no final deste mês.

Na zona rural, além da Briona, unidades educacionais de outros povoados também vão passar por reformas, como a Escolas Municipais Agostinho Moreira, na Chapada das Contendas; Sítio Nacional, no Exu, e Santo Antônio, na Malhada Grande.

Na zona urbana, a Prefeitura já concluiu as reformas nas Escolas Municipais Girassol e Lourenço Barbosa. As escolas Mercês Romão, Francisco Quirino e Bauduíno Barbosa de Deus/ CAIC também receberam melhorias. Na próxima segunda-feira, 11, serão iniciadas as obras nas escolas Escolas Municipais da Várzea e Cebolinha.

Segundo prefeito José Raimundo, os investimentos nas reformas e adequações das estruturas escolares possibilitam mais conforto e segurança a alunos e professores, melhoram a qualidade do ensino e contribuem para que as escolas municipais sejam centros de formação de cidadãos.

 Fonte: Ascom

Oeiras: MPPI recomenda implementação de órgão municipal de trânsito

A 2ª Promotoria de Justiça de Oeiras instaurou inquérito civil no intuito de investigar e combater a omissão na fiscalização e cumprimento da legislação e normatização de trânsito, pelos entes e órgãos responsáveis por essas funções: o próprio Município de Oeiras, o DETRAN/PI e a Polícia Militar do Estado do Piauí. O Ministério Público também vai apurar e fiscalizar o cumprimento da legislação vigente por parte de condutores e passageiros de veículos automotores.

 “Consideramos o elevado número de vítimas de acidentes de trânsito no Município de Oeiras, números esses que vêm aumentando consideravelmente ano após ano, em sua maioria decorrentes da falta de uso de capacete por motociclistas e caronas, da falta de habilitação de grande parte dos condutores, da assunção da direção por menores, da direção por pessoas alcoolizadas, da falta de condições mínimas de trafegabilidade de alguns veículos, da condução de veículos com excesso de velocidade, da utilização de motocicletas com excesso de passageiros e, principalmente, da falta de fiscalização por órgão ou entidade de trânsito municipal e pela Polícia Militar”, explica o Promotor de Justiça Vando da Silva Marques.

 O representante do Ministério Público expediu recomendação ao Prefeito Municipal de Oeiras, para que este determine a implantação e o aparelhamento de órgão ou entidade executiva de trânsito, de acordo com todas as normas constantes do Código Brasileiro de Trânsito, encaminhando o projeto correspondente à Promotoria de Justiça, no prazo de 45 dias. Ao Comando do Batalhão da Polícia Militar de Oeiras, o Ministério Público recomendou que seja implementada a fiscalização dos veículos automotores que transitem em desrespeito às normas do CTB, especialmente no que diz respeito à direção sem permissão ou habilitação, à falta de uso de equipamentos obrigatórios, ao excesso de velocidade, ao excesso de passageiros e a outros aspectos que influenciem diretamente a segurança e a saúde das pessoas. A Polícia deve realizar ainda blitzen semanais, para apuração de infrações administrativas e penais.

O Promotor de Justiça recomendou também que o Delegado de Polícia Civil adote todas as medidas repressivas pertinentes, com lavratura de termo circunstanciado de ocorrência, quando constatada a prática de crimes de trânsito, ou instaure inquérito policial para as infrações de trânsito que assim o exijam, e ainda elabore boletim circunstanciado de ocorrência em face do adolescente condutor do automóvel ou motocicleta, quando for o caso.

 Aos condutores e passageiros de motocicletas, recomendou que se abstenham de trafegar sem capacete, pois além da multa e da retenção do veículo para regularização, há a possibilidade de responsabilização por crime de exposição da vida ou saúde de outras pessoas a perigo. A todos os condutores de veículos automotores, o Ministério Público recomendeu que não assumam a direção sem possuir permissão ou habilitação para dirigir, e que não entreguem o veículo a pessoa inabilitada, inclusive observando-se a adequação à categoria de habilitação exigida, sob pena de caracterização de crimes tipificados no Código de Trânsito Brasileiro.

 “O não cumprimento da recomendação pelas autoridades públicas implicará na adoção das medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis à espécie, inclusive, responsabilidade por ato de improbidade administrativa e/ou criminal”, ressaltou Vando Marques.

Fonte: Ascom-MP/PI

 

 

 

Zé Raimundo entrega veículo para Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Oeiras

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Oeiras recebeu na manhã desta segunda-feira, 04, um veículo utilitário para transporte de seus usuários. A entrega foi feita pelo prefeito José Raimundo e pela secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas. Segundo a secretária, o veículo oferecerá mais conforto e acessibilidade aos usuários do CAPS.

“Hoje fizemos a entrega de um veículo adaptado que vai facilitar o deslocamento dos usuários, com maior comodidade e conforto. Temos cerca de 30 usuários intensivos no serviço que todos os dias são pegos em domicílio, ficam o dia todo no CAPS e no final da tarde são deslocados novamente para seus domicílios”, pontua Auridene, ressaltando que o Centro passou, recentemente, por adequações na estrutura. “Fizemos uma melhor adequação do espaço do CAPS, reformamos toda a casa com o propósito de melhor atender tanto os servidores como os usuários”, completa a secretária.

Para o prefeito José Raimundo, o veículo vai facilitar a rotina de trabalho do órgão que desenvolve ações de extrema importância no atendimento dos usuários, no município de Oeiras. “Trabalhamos para oferecer as melhores condições para que a população seja atendida com dignidade”, afirma Zé Raimundo.

Mantido pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, o CAPS é um centro de referência, voltado para o tratamento e acolhimento de usuários com transtornos mentais, que oferece atendimento médico e psicossocial, além de desenvolver atividades em grupo, visitas domiciliares e outras ações que estimulam a integração social e familiar.

A instituição trabalha a saúde mental, oferecendo assistência extra-hospitalar que reduz e evita internações psiquiátricas, visando a ressocialização dos usuários. De acordo a coordenadora do CAPS, Suely Viana, diariamente, são oferecidos atendimentos a aproximadamente 70 pessoas, 30 delas usuários intensivos do Centro.

Desde 2017, o CAPS de Oeiras conta um médico psiquiatra em sua equipe multidisciplinar, formada também por médico clínico, psicólogo, enfermeiro, assistente social, pedagogo, educador físico, técnico em enfermagem, artesão e atendente de farmácia. 

Fonte: Ascom

Oeiras realiza II Ciclo de Formação do Projeto Educanvisa

A Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, promoveu nesta sexta-feira, 01, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, o II Ciclo de Formação do Projeto Educanvisa, iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destinada à capacitação de professores da rede pública de ensino em assuntos relativos à Vigilância Sanitária para serem trabalhados na comunidade escolar.  

Ministrada pelas enfermeiras Raissa Torres e Denise Barroso, a Formação teve como público-alvo professores de Ciências (1° ao 9° Ano) de todas as escolas da rede municipal, além de coordenadores e diretores. Na oportunidade, Raissa Torres abordou temáticas como os diretos do paciente e a segurança hospitalar. Já Denise Barroso tratou sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), que contempla terapias alternativas para o tratamento de doenças.

Neste sábado, 02, a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoverá oficinas sobre como os professores podem abordar, em sala de aula, as temáticas propostas no Ciclo de Formação.

O Educanvisa é uma atividade de promoção da saúde e de prevenção de doenças, cuja ideia central é prevenir sobre os riscos e os danos associados ao uso inadequado de produtos sujeitos ao controle sanitário. A proposta do projeto é que os estudantes orientarem a família e a população local a partir dos conhecimentos adquiridos através das atividades desenvolvidas. Uso racional de medicamentos, alimentação e hábitos de vida saudáveis, vigilância sanitária, higiene pessoal e cuidados com o meio ambiente são alguns dos temas trabalhados, em sala de aula, por professores da rede municipal de ensino no projeto Educanvisa, em Oeiras.

Fonte: ascom

SAAE amplia rede de esgotamento sanitário nos bairros Jureminha e Rodagem de Picos em Oeiras

A equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Oeiras (SAAE) está trabalhando na melhoria da rede de esgotamento sanitário em diversos pontos da cidade. Exemplo disso é o Bairro Jureminha, onde a rede de esgoto foi recentemente ampliada. Ruas do bairro, como a Cônego Cardoso e a Avenida Costa e Silva, agora possuem um saneamento básico de qualidade, oferecendo aos moradores mais saúde e bem-estar.

De acordo com o diretor do SAAE, Assuéro Rêgo, as obras foram realizadas com recursos próprios. “Realizamos a implantação da rede de esgotamento sanitário na Avenida Cônego Cardoso, próximo à lavanderia do Morro do leme, pois a mesma está prevista para receber pavimentação poliédrica. A Costa e Silva possuía um trecho desprovido do serviço, então também ampliamos o saneamento daquele setor”, informa o diretor.

O SAAE também está realizando a ampliação da rede de esgotamento sanitário no Bairro Rodagem de Picos. A equipe está trabalhando na Rua Quinco Pinheiro, próximo ao Detran de Oeiras. Com isso, os moradores poderão contar com um saneamento básico de qualidade, proporcionando mais saúde.

O SAAE destaca que as obras garantem a infraestrutura necessária para regularizar e ampliar o atendimento da rede de esgotamento sanitário e contribuem para a saúde pública e o bem-estar da população.

Fonte: ascom

Escolas da rede municipal de Oeiras aprovam 45 alunos no IFPI

Com a conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental, o sonho de grande parte dos estudantes das escolas da rede municipal de Oeiras é cursar o Ensino Médio em instituições renomadas, para dar continuidade aos estudos com qualidade. O Instituto Federal do Piauí - IFPI, um dos mais almejados, divulgou recentemente o resultado do exame classificatório 2019 para novos alunos.

Este ano, pelo menos 45 dos alunos que alcançaram essa conquista são da rede municipal de Oeiras. A aprovação no teste seletivo do IFPI assegura o ingresso no Ensino Médio e nos famosos cursos técnicos da instituição.

O primeiro lugar geral no teste classificatório do Campus de Oeiras foi de Rute Maria Gonçalves Miranda, aluna da Escola Municipal Juarez Tapety, instituição educacional que aprovou 23 alunos no exame do IFPI. “O IFPI é um campo bom. Lá os alunos terão perspectiva de trabalho, conhecimento científico, oportunidade de estar em contato com pesquisas, bolsas de iniciação científica e profissionais capacitados e qualificados para o ensino”, comemora Renato Martins, diretor da escola.

Além de alunos do Juarez Tapety, também foram aprovados estudantes da Escola Municipal Visconde da Parnaíba, e das escolas municipais do Contentamento, Buriti do Rei, Várzea Tranqueira e Morro Redondo, situadas na zona rural de Oeiras.

O bom resultado foi motivo de comemoração para as escolas, famílias e também para Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que acredita que o ingresso dos estudantes em grandes instituições educacionais representa a continuidade do ensino de qualidade, oferecido pelas escolas da rede municipal de Educação.  

Fonte: Ascom

Hóspede é encontrado morto dentro de quarto de hotel em Oeiras

Foto: Edilson Morais Brito/site viagem,turismo e aventura

O instrutor de piscicultura, identificado Francisco Costa, de 54 anos, foi encontrado morto dentro do quarto  de um hotel em Oeiras (a 313km de Teresina), na noite desta terça(29). A suspeita é que ele tenha tinha um infarto fulminante. 

Ele, que é cearense, ministrava curso para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade e estava hospedado desde a noite da segunda-feira. 

De acordo com o funcionário do Sindicato, Ricardo Lessa, por volta das 22 horas de ontem ligaram solicitando que ele fosse procurar o instrutor no hotel, já que ele não havia aparecido para ministrar o curso. 

"Nós fomos até o hotel e pedimos o gerente para abrir o quarto, porque ele não tinha descido para tomar café e almoçar e não tinha ido dar o curso. Quando abriram o quarto encontrou ele caído no chão. O Samu foi chamado, mas ele já estava morto. Então foram atrás de uma funerária para levar para  UPA (Unidade de Pronto Atendimento)", contou Ricardo ao Cidadeverde.com.

Ele informou ainda que todo o procedimento foi acompanhado pela Polícia Civil e que ainda na madrugada o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Picos. No quarto foram encontrados medicamentos para o coração. 

Francisco Costa estava na cidade ministrando curso pela Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo (FUNPAPI), com sede em Teresina e passaria toda a semana. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com a FUNPAPI, mas a recepcionista não quis repassar informações e nenhum membro da diretoria se encontrava no local.


Caroline Oliveira
[email protected]

Simpósio sobre experiência educacional de Oeiras reúne gestores do Piauí e Maranhão

Colocando a Educação em primeiro lugar, Oeiras está se tornando referência no assunto. Nesta quinta-feira, 24, a cidade recebeu gestores de 21 municípios do Piauí e do Maranhão no ‘Simpósio sobre a Educação de Oeiras’. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o evento destacou estratégias possíveis para a transformação educacional e contribuiu para que a Educação dos municípios participantes avance a partir do compartilhamento de ações exitosas da rede municipal de Oeiras.

O simpósio foi conduzido pela professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, que apresentou experiências pedagógicas e educacionais de Oeiras como inspiração para os demais gestores. “A ideia do simpósio se deu porque os resultados da educação chegaram e a partir do momento que eles chegaram foram ficando cada vez mais evidentes, chamando a atenção de outros municípios. Tivemos muita procura e decidimos reunir todas as pessoas que estavam nos procurando neste simpósio e foi extremamente importante partilhar. Partilhar nosso fazer pedagógico, nossa forma de fazer gestão. Isso nos dá uma responsabilidade muito grande, pois estamos sendo vistos, sendo olhados. Então, não podemos retroceder um milímetro, muito pelo contrário, precisamos avançar muito mais”, argumenta a secretária.

O prefeito José Raimundo ressalta que diversos fatores contribuem para que a Educação de Oeiras seja modelo de qualidade. “Não tem receita, o que temos é trabalho, comprometimento e vontade política. Com isso, conseguimos ultrapassar o obstáculo da descrença. Aqui, as coisas são tratadas com seriedade, priorizando a educação de forma equânime, oferecendo as mesmas condições de trabalho e ensino nas zonas rural e urbana da cidade para que as transformações aconteçam e nosso município avance”, enfatiza o prefeito.

Após a participação no simpósio, os representantes das 21 cidades visitaram as escolas municipais Juarez Tapety e Visconde da Parnaíba. “O simpósio foi de grande importância para o conhecimento da educação de Oeiras, que virou notícia nacional, e para mim, esse momento é de procurar mudanças no nosso município e aplicar muito do que foi abordado hoje, com o objetivo de melhorar nossa educação e o aprendizado dos nosso alunos”, pontua Epitácio Lopes, representante da rede educacional do município de Santo Antônio de Lisboa.

Para Raimundo Neto, secretário de Educação do município de Barão do Grajaú (MA), o simpósio proporcionou uma importante troca de experiências. “Essas troca de experiências vai surtir muito efeito, tanto para o município de Oeiras, que hoje é uma referência em educação, quanto para nós, que estamos também buscando nosso espaço e elevando nossa educação. Creio que sairemos hoje com outra visão de que podemos, juntos, de mãos dadas, elevar nossa educação, tanto no quesito organização quanto no quesito pedagógico. A partir de então, sentaremos com nosso corpo pedagógico e administrativo e traçaremos metas para que possamos, lá na frente, colher os resultados e quiçá chegar ao nível de Oeiras ou mais além”, planeja o gestor.

“Excelente o evento, trouxe coisas que a gente já sabe e agora teremos que enfrentar para que realmente a educação do nosso município mude. Foi uma experiência excelente, com uma secretária que tem muito conhecimento e o principal, a vontade de fazer”, elogia a secretária de Educação do município de Paes Landim, Lucinete Borges.

O Simpósio sobre a Educação de Oeiras contou com a participação de secretários municipais e equipe técnica dos municípios de Valença, Pio IX, Paes Landim, Ipiranga do Piauí, São João da Varjota, Barão do Grajaú (MA), Dom Expedito Lopes, Massapê do Piauí, Angical, Inhuma, Jaicós, Aroeiras do Itaim, Landri Sales, São José do Peixe, Isaías Coelho, Santa Rosa do Piauí, São João da Canabrava, Simões, Colônia do Piauí, Floresta do Piauí e Santo Antônio de Lisboa.

Fonte: Ascom

Rally Piocerá movimenta setor turístico em Oeiras

Na manhã de hoje, 23, Oeiras foi cenário da largada da prova de bikes do Rally Piocerá, um dos mais tradicionais do país. O evento esportivo, que conta com a parceria da Prefeitura de Oeiras, trouxe à cidade dezenas de competidores de diversos estados e profissionais envolvidos na organização, movimentando o setor hoteleiro e fomentando o turismo no município.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Antônio Portela, e o chefe de gabinete da Prefeitura de Oeiras, Gustavo Rêgo, participaram da largada, na Praça das Vitórias, Centro Histórico da cidade.

De Oeiras, os atletas percorrem 110 quilômetros de pedal até o município de Picos (PI). Segundo os organizadores do evento, a trilha tem um ganho total de ascensão de mais de 1.450 metros, uma trilha bem diferente da primeira etapa, com trechos mais técnicos, variedade de solo, além de subidas e descidas que vão exigir muito dos atletas.

A 32ª edição do Piocerá conta com mais de 400 inscritos, sendo 174 competidores nas bikes, 131 nas motos, 98 nos carros, 24 nos UTVs e nove quadriciclos. O evento já consolidado no calendário de eventos do Nordeste reúne competidores de todo o Brasil e até de outros países, como a França.

Iniciada na última segunda-feira, a competição organizada pela Radical Produções termina nesta sexta-feira, 25, em Juazeiro do Norte (CE).

Fonte: Ascom

Posts anteriores