Cidadeverde.com

Prefeito entrega veículo para atender pacientes do CER/Apae de Oeiras

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, entregaram na manhã desta sexta-feira, 11, uma van adaptada para transporte de pacientes cadeirantes assistidos pelo Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual – Alina Nunes (CER II), em Oeiras. O veículo possibilita o transporte seguro de usuários cadeirantes e seus acompanhantes – e será para uso exclusivo da unidade, que funciona nas dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), instituição que conta com a parceria da Prefeitura de Oeiras.

O veículo é equipado com plataforma elevatória, sistemas de segurança para fixação da cadeira de rodas e protetores de cabeça para cada cadeirante. “O veículo vem para trazer mais conforto, segurança e tranquilidade no transporte dos usuários deste estabelecimento de saúde. Esta entrega segue nosso propósito de melhor atender e humanizar a rede. É um momento gratificante para nós. Muitos pais enfrentam dificuldades, trazem os filhos em motos, transportes inadequados, na tentativa de reabilitar seu filho para que ele não tenha sequelas e agora isso vai acontecer com mais conforto para os usuários”, ressalta Auridene Freitas.

Segundo a diretora da Apae, Lêda Alves, o veículo garante o acesso da pessoa com deficiência que não apresenta condições de mobilidade e acessibilidade ao Centro de Reabilitação. “Este veículo cedido pela Prefeitura de Oeiras e Secretaria Municipal de Saúde será de fundamental importância no transporte das pessoas com deficiência do município de Oeiras. Ele vai transportar os pacientes que residem dentro da zona urbana do nosso município, como cadeirantes e pessoas com deficiências mais complexas. Como atendemos pessoas de baixa renda, com dificuldade de mobilidade este carro vai favorecer a todos que, de uma forma ou de outra, não conseguem se locomover até o Centro de Reabilitação, ou quando consegue tem que ter um recurso financeiro para custear”, comenta.

“A gente não tinha esse transporte e ele chega trazendo para nós uma esperança nova neste atendimento que disponibilizamos desde janeiro de 2018, através do Centro de Reabilitação. Só temos a agradecer ao prefeito Zé Raimundo e à secretária Auridene, que tão bem têm nos conduzido nesse processo, ajudando a gerir e fazer com que a Apae ofereça um atendimento de qualidade para os 14 municípios do Território Vale do Canindé”, acrescenta a diretora da Apae.

Ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, o CER Alina Nunes entrou em funcionamento atende, mensalmente, mais de 600 pacientes de todo o Vale do Canindé. “Hoje, atendemos uma média de 600 a 700 pessoas, por mês. Essa demanda tende a aumentar, pois alguns pacientes permanecem conosco durante muito tempo e outros em dois ou três são substituídos. Nosso fluxo tem aumentado muito e estamos tentando priorizar esses atendimentos”, conclui Lêda Alves.

O prefeito Zé Raimundo destaca que a doação da van ao CER contribui para promoção da inclusão social, autonomia e melhoria da qualidade de vida dos oeirenses com deficiência.

Fonte: Ascom

SAAE de Oeiras recomenda análise da água de poços privados

Uma água bem tratada é de fundamental importância para o bem-estar da população. Pensando nisso, a equipe do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Oeiras recomenda aos donos de poços localizados em áreas privadas, como chácaras, roças e propriedades adjacentes, se dirijam ao SAAE para solicitar a análise da qualidade da água fornecida por esses poços. O objetivo é melhorar e adequar a água dos poços que não estiverem nos padrões para consumo humano.

Segundo a chefe do Laboratório de Análises do SAAE, Débora Rêgo, o diagnóstico traz segurança ao saber quais componentes químicos existem na água consumida pelos oeirenses. “Verificamos se o PH está adequado para o consumo humano, além da questão da microbiologia, onde analisamos a água para saber se tem alguma bactéria ou coliformes fecais. Além disso, também averiguamos se os donos dos poços usam cloro, se a dosagem está correta e se o produto está funcionando corretamente na água”, explica.

Ela ressalta que os parâmetros físico-químicos também são analisados. “Verificamos o sulfato, ferro, alcalinidade, dureza, tudo isso presente na água. Se esses elementos estiverem em excesso, podem trazer prejuízo para o ser humano. Além disso também temos a questão da turbidez, onde analisamos se água está clara, límpida.”, enfatiza. No caso de constatação de água inadequada para o consumo humano, o SAAE investiga e pesquisa o tratamento especifico para a água, adequando-a aos padrões de consumo. “Já estamos fazendo isso desde a inauguração do nosso laboratório”, acrescenta Débora Rêgo.

Os interessados em realizar a análise da água dos seus poços devem se dirigir ao SAAE e solicitar o serviço. “Referente a análise microbiológica, caso a pessoa queira solicitar, deve se dirigir ao SAAE e entregamos um saquinho especifico para coletar a água ou nossa equipe também pode estar orientando e realizando essa coleta. Quanto a análise físico-química, a pessoa pode realizar a coleta em uma garrafa pet de água mineral, bem lavada, e trazer para fazermos a análise. Os resultados da físico-química são entregues no mesmo dia. Já a microbiológica, necessitamos de 24 horas para obtenção dos resultados. Fazemos o semeio do reagente e colocamos na estufa, após as 24 horas já estamos com os dados em mãos”, finaliza a responsável pelo laboratório.

Fonte: Ascom

Educação abre Chamada Pública para aquisição de produtos da Agricultura Familiar em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), lançou o edital da Chamada Pública 01/2019, para a aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, destinado ao atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), durante o período de 04 de fevereiro a 31 de dezembro de 2019.

Os interessados – grupos formais, informais ou fornecedores individuais – deverão apresentar a documentação para habilitação e Projeto de Venda no período de 14 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019, das 08h às 13h, na Casa da Merenda, localizada na Praça do Canela, S/N, Bairro Canela, em Oeiras.

Para ser considerado apto a participar do chamamento, os grupos formais, informais ou fornecedores individuais deverão apresentar a documentação exigida pelo edital da Chamada Pública. Confira no link: https://bit.ly/2SKyruR. O edital também pode ser obtido na Secretaria Municipal de Agricultura ou na Casa da Merenda.

A aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar será formalizada através de um contrato, que estabelecerá com clareza e precisão as condições para sua execução. O transporte e a entrega dos gêneros serão de total responsabilidade do fornecedor. 

Fonte: Ascom

Prefeitura de Oeiras realiza entrega de prêmios do IPTU Premiado 2018

A Prefeitura de Oeiras realizou nesta terça-feira, 08, a entrega dos prêmios da campanha IPTU Premiado 2018. A solenidade ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito José Raimundo. O sorteio dos prêmios aconteceu no último dia 25 de dezembro, durante o show de aniversário de 301 anos de Oeiras.

Foram sorteados: uma moto zero km, uma geladeira, um fogão, uma TV 32” e cinco aparelhos smartphones. Participaram do sorteio, os contribuintes que apresentaram seus impostos quitados junto ao setor de tributos e arrecadação da Prefeitura de Oeiras e preencheram um cupom que deu direito à participação.

Eliete Ferreira, moradora do Bairro Oeiras Nova, ganhou uma TV de 32’’. “Um ótimo prêmio. Não esperava, mas graças a Deus tive a sorte e fui contemplada. Espero que o prefeito continue fazendo isso, para o pessoal continuar pagando e ser premiado”, celebra a ganhadora.

O IPTU Premiado foi instituído para estimular a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano e consiste na distribuição gratuita de prêmios, mediante sorteio, entre os contribuintes que pagarem o IPTU, e ainda, não possuírem débitos de IPTU de exercícios anteriores vencidos. A Prefeitura de Oeiras destaca que a receita arrecadada é aplicada na infraestrutura urbana e na manutenção de serviços públicos municipais.

IPTU PREMIADO 2018 – os premiados foram:

SMARTPHONES – Francinete Caetano dos Santos, Maria de Jesus Matos da Silva, Lindolfo, Siqueira Barbosa, Amélia Maria Reis Nunes Santos e Sátiro Alves de Carvalho. FOGÃO – Marcos Willian Bezerra de Holanda; GELADEIRA – Raimundo Nonato de Sousa; TV 32” – Eliete Ferreira de Carvalho Dias; MOTO POP 110 0KM – Raimundo de Moura Fé.

 Fonte: Ascom

Cidade de Oeiras realiza evento esportivo de futebol beneficente

A partida final da Sede Oeiras da Copa do Sertão vai promover uma grande ação solidária em prol da campanha Ajude a Denise. O jogo será entre as equipes do Rosário e Jureminha, nesta quinta-feira, 10 de janeiro, às 20h, no Estádio Municipal Gérson Campos.

Antes, às 18:20h, haverá uma preliminar entre a Seleção Master de Oeiras e Seleção Master de Picos. O ingresso para as partidas custa R$ 5. A inciativa é de Bitta Sports, com apoio da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL).

Todo o dinheiro da bilheteria do jogo será destinado para a campanha que arrecada recursos para o tratamento de saúde da estudante Denise Silva, 21 anos, que precisa urgente de uma cirurgia cardíaca para continuar sua luta em busca de um transplante de rim. Os custos do procedimento cirúrgico estão avaliados em R$ 54 mil.

A família de Denise Silva disponibilizou uma conta para depósito:

Banco Bradesco
Agência 0971 
Conta corrente 0023535-0 
Denise de Jesus Oliveira Silva 
CPF: 060.395.393-05

Fonte: Ascom

Sede do Samu de Oeiras é inaugurada e há entrega de ambulâncias

Foto: Mural da Vila

A sede permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Oeiras foi inaugurada pelo prefeito José Raimundo no último sábado (22). Na obra, foram investidos cerca de R$ 442 mil, advindos de recursos próprios do município.

O prédio do SAMU está situado próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Hospital Regional Deolindo Couto, uma localização estratégica, que permite maior eficácia assistencial e facilita o acesso das equipes aos locais de ocorrências em todas as regiões da cidade, dando mais celeridade ao atendimento prestado pelo serviço, que funciona ininterruptamente para garantir socorro à população oeirense, em situações de urgência e emergência.

 

A estrutura do SAMU foi completamente construída com recursos próprios do município, fato que só foi possível, graças ao equilíbrio adquirido na área da saúde, através das emendas de custeio demandadas pelo senador Ciro Nogueira(PP). Esses incrementos de custeio no município de Oeiras possibilitaram a construção desta sede do SAMU com recursos próprios", comenta o prefeito.

Ele informa que a base descentralizada foi edificada respeitando padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

"Estamos entregando uma ferramenta de trabalho de fundamental importância para toda a estrutura de saúde do município, que atualmente conta com mais de 50 espaços - sejam eles pontos de atendimento, postos de saúde ou unidades básicas. Aqui estamos entregando uma estrutura construída dentro de todos os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, inclusive com espaço para recebermos o SAMU Avançado", acrescenta Zé Raimundo, pontuando que os investimentos feitos pela Prefeitura de Oeiras estão transformando a realidade do acolhimento em saúde no município.

"No interior do Piauí, nenhuma cidade tem uma estrutura como essa. Nada se faz apenas com equipamento, temos aqui uma equipe comprometida, apaixonada. E uma estrutura como essa é uma referência. Acho que todos os gestores municipais devem tomar conhecimento e usar Oeiras como referência nessa área no nosso Estado", ressalta o senador Ciro Nogueira.

Na oportunidade, a Prefeitura de Oeiras também entregou uma ambulância e três veículos utilitários para instituições de saúde de Oeiras - Secretaria Municipal de Saúde, CER/APAE e CAPS. Os veículos são apropriados para o transporte de pacientes.

"Estamos fazendo a entrega de uma van para o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), outra para o Centro Especializado em Reabilitação - CER II e o transporte sanitário eletivo, que irá nos ajudar na condução dos pacientes para nossa referência - Teresina, Picos e Floriano - dentro de uma situação eletiva. Também continuamos com a proposta de estarmos adquirindo por todo o ano de 2019 uma viatura da Unidade de Suporte Avançado, para enriquecer e fortalecer ainda mais a rede de urgência emergência dentro do Território de Saúde do Vale do Canindé, que tem Oeiras como referência", conclui secretária de saúde Auridene Freitas.

Atualmente, Oeiras dispõe de três unidades de suporte básico do SAMU, oferecendo atendimento por intermédio de Centrais de Regulação de Urgência, através do telefone 192.

 

Com informações do Mural da Vila
[email protected]

El País destaca Oeiras como a “Finlândia brasileira” na educação

Foto: Reginaldo Rodrigues de Oliveira /El País

A cidade de Oeiras, localizada no Sul do Piauí, é destaque na manchete da edição desta sexta-feira (21) do jornal El País. A reportagem de Regiane Oliveira apresenta o município piauiense como a “Finlândia brasileira”.  O país europeu tem um dos melhores sistemas de educação do mundo. 


VEJA REPORTAGEM - A cidade do Piauí que quer se tornar a Finlândia brasileira da educação


A matéria especial mostra como a primeira capital do Estado conseguiu atingir nota 7,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- Ideb, indicador maior do que o esperado para o país em 2021. 

A secretária municipal de Educação, Tânia Tapety, concedeu entrevista à publicação e revelou como rede de ensino de Oeiras ganhou a fama de “fechadora de escolas particulares”, após três unidades deixarem de existir por conta da concorrência com o ensino públco. 

A reportagem destaca, ainda, os avanços na alfabetização de crianças.  Em uma avaliação interna no começo de 2017 foi identificado que sete em cada dez crianças que chegavam no 5º ano em Oeiras não sabiam ler.  “A rede participava de todos os programas de alfabetização do Governo Federal, mas nenhum dava resultado concreto. Foi o poeta e escritor piauiense, Cineas Santos, mostrou um caminho. Ele contou que em uma escola municipal de Teresina duas educadoras— Ruthnéia Lima e Osana Morais— desenvolveram uma metodologia capaz de alfabetizar crianças de forma rápida e efetiva, mesmo em situação de extrema vulnerabilidade”, diz a reportagem.

O impacto da alfabetização adequada foi sentido em toda a cidade. “Tínhamos um projeto de leitura na rede, mas não tínhamos leitores", conta Tapety, que comemora o sucesso da VI Feira Literária de Oeiras (FLOR), realizada no final de novembro. Cerca de 30.000 pessoas, da cidade e municípios vizinhos, compareceram ao evento, que homenageou a escritora e poeta Roseana Murray. O programa Feito Em Casa acompanhou o evento e entrevistou Murray. 

 

Izabella Pimentel
Com informações do El País
[email protected] 

Natal Iluminado: Prefeitura entrega decoração natalina de Oeiras

Luzes, cores, emoção e toda a magia do Natal em um só lugar. Foi assim a abertura do Natal Iluminado, realizada na noite deste domingo, 09, na Praça de Eventos. Bailarinas, soldadinhos de chumbo, bonecos de neve, bengalas, renas, trenó, presépio e todas as figuras natalinas estiveram presentes num grande desfile, organizado pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). 

Os personagens do espetáculo, que marca oficialmente a entrega da decoração natalina de Oeiras, foram as crianças, adolescentes e idosos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mantidos pela SEMAS, nas zonas urbana e rural do município. O acendimento da árvore, das luzes da ornamentação natalina da Praça das Vitórias e a chegada do Papai Noel encantou e despertou o espírito de Natal no público presente.

A secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo, diz que o Natal Iluminado promove inclusão social e dá visibilidade a todos os grupos e ações realizadas pela SEMAS, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).  “Acredito que foi o maior desfile de Natal do Piauí. Tivemos um espetáculo de emoções. Trouxemos para esta semana avenida crianças e adolescentes da zona urbana e da zona rural, das comunidades mais próximas às mais distantes. Foi emocionante, conseguimos um grande público. E a cada ano é um desafio maior fazer com que a magia do Natal não se perca”, comenta a secretária.

Fonte: Ascom

Zé Raimundo anuncia construção de duas UBSs na zona rural e de praça no Bairro Várzea em Oeiras

 

Descentralizar e ampliar a oferta de atendimento na Atenção Básica em Oeiras. Com esse propósito, o prefeito José Raimundo assinou nesta terça-feira, 04, ordem de serviço para implantação de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no município. As unidades de saúde serão construídas nas comunidades Morro Redondo e Belo Monte, na zona rural.

Segundo Zé Raimundo, com estes investimentos, a Prefeitura de Oeiras vai qualificar cada vez mais a Atenção Básica em saúde na cidade, ofertando um serviço de qualidade na atenção primária, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, o prefeito também autorizou a construção da cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal Visconde da Parnaíba, espaço que recentemente ganhou incrementos na estrutura.

A quadra foi inaugurada em agosto deste ano, dentro do projeto de reforma e ampliação da escola, que ganhou ainda uma sala de leitura e multimídia.

Construção de praça no Bairro Várzea

Também nesta terça-feira, Zé Raimundo visitou o Bairro Várzea, comunidade que receberá um conjunto de benfeitorias do poder público municipal. Lá, a Prefeitura de Oeiras está perfurando mais um poço tubular para melhorar o abastecimento de água nas residências da região. “Esse poço tubular está dentro da nossa meta de perfurar mais cinco poços em bairros da periferia da cidade para atender a demanda da rede de água do SAAE", comenta.

O prefeito também visitou o espaço onde será construída a praça da Várzea, um pedido antigo dos moradores, que vai proporcionar mais integração e qualidade de vida para a comunidade. A praça será construída numa área cedida pela Igreja Católica. A previsão é que o espaço seja entregue para a população até o final de janeiro de 2019.

Logo após a visita ao Bairro Várzea, o prefeito visitou a Praça Rocha Neto, no Centro, onde acompanhou o andamento das obras no local, que está recebendo reparos e melhorias na estrutura e deve ser entregue no próximo dia 22 de dezembro, dentro das atividades de comemoração dos 301 anos de Oeiras.   

Fonte: Ascom

Estudantes lançam livros na Feira Literária de Oeiras (FLOR)

A Feira Literária de Oeiras (FLOR), realizada de 29 de novembro a 01 de dezembro, foi terreno fértil para nascimento de novos escritores, que encontraram no evento a oportunidade ideal para lançamento de suas primeiras obras.

Estimulados pelos professores e inspirados pela poesia das obras de Roseana Murray, autora homenageada da FLOR 2018, diversos estudantes de escolas da rede municipal produziram e lançaram seus livros na sala Clube do Aprendiz.

Os livros lançados foram: Diário de Poesias, da Escola Municipal da Várzea; Poeminhas Delicados de A a Z, da Escola Municipal Dom Edilberto Dinkelborg; Delicadezas do Coração – Escola Municipal Alzira Tapety; Versos para Relaxar, Diário de uma Nerd, Jardim de Poesias e Falando de Roseana Murray e da FLOR, de alunos da Escola Lourenço Barbosa Castelo Branco.

“Nesse livro retratei a delicadeza e a sensibilidade”, resume Ana Clara, aluna no 5° Ano da escola Lourenço Barbosa e autora do livro Falando de Roseana Murray e da FLOR. A publicação é a primeira obra que ela escreve sozinha. Ano passado, Ana Clara lançou em conjunto com outros colegas de classe o ‘ABCzinho da Ecologia’, inspirado na obra de Cineas Santos, homenageado na FLOR 2017.

Co-autora do livro Jardim de Poesias, a aluna Clarisse Vitória não esconde o entusiasmo com a obra. “Esse momento é único. Ano passado já lancei um livro, o ‘ABCzinho da Ecologia’, no 4° Ano, e esse ano é mais um livro. Esse momento está sendo muito emocionante porque é único, acho que não vamos ter outro na nossa vida”, declara a aluna da rede municipal.

A professora Raimunda Neta orientou Clarisse e os colegas de classe na produção do livro. “Na sala de aula, a gente apresentava as obras de Roseana Murray, e os meninos se sentiam sensibilizados para escrever. Com isso, decidimos fazer o livro, uma coletânea de poesias para homenagear a autora. E a cada momento que a gente vivenciava, surgiam mais ideias e deu certo. Lançamos nosso livro em parceria com as professoras Maurenize e Zildete. Estamos muito felizes com o Jardim de Poesias, segundo livro da turma”, comemora a professora.

Roseana Murray homenageia Oeiras em novo livro

“Fico sem palavras, de tanta emoção. Obrigada meninos”, agradeceu Roseana Murray após o lançamento dos livros em sua homenagem. Ela aproveitou a ocasião para lançar uma nova obra. Com o título ‘Oeiras, Flor do Sertão’, a obra foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e é uma coletânea de poesias que Roseana produziu inspirada em suas impressões sobre Oeiras.

Fonte: Ascom

Posts anteriores