Cidadeverde.com

Prefeito Zé Raimundo recebe presidente nacional da Caixa Econômica

Na manhã deste domingo, 24, o prefeito José Raimundo recebeu, no Paço Municipal, a visita do presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Segundo o gestor, o encontro foi uma oportunidade para estabelecer diálogo com as autoridades do novo Governo Federal e para apresentar as demandas do município de Oeiras.

Na conversa, Pedro Guimarães transmitiu a mensagem do presidente Jair Bolsonaro acerca da descentralização das ações da Caixa para os outros entes federativos, seguindo o mote “Menos Brasília, mais Brasil”, utilizado pelo presidente desde a campanha. A ideia do novo governo passa pela rediscussão do Pacto Federativo, que é a maneira como os recursos são distribuídos entre as esferas federativas.

Oeiras tem, atualmente, uma série ações e investimentos realizados em parceria com a Caixa Econômica, entre eles: o projeto Alto do Canela, onde foram feitas melhorias habitacionais em 146 residências e estão sendo construídas 42 casas. Na comunidade Canto Fazenda Frade, que também recebeu a visita do presidente da Caixa, estão sendo construídas 48 moradias pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Na ocasião, Zé Raimundo tratou com o presidente do órgão federal sobre as perspectivas para novas parcerias e também sobre o andamento de outros projetos habitacionais, que aguardam a disponibilização de recursos junto à Caixa Econômica para serem executados. “O presidente nos prometeu que estará pontuando, dentro da Caixa Econômica, para entender o que está dificultando a disponibilidade dos recursos para que nós possamos dar o pontapé inicial para construção dessas casas. Tivemos um bom diálogo, então, acreditamos que venham coisas melhores para Oeiras e para Piauí”, afirma o prefeito de Oeiras.

O encontro também contou com a participação do secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, que apresentou ao presidente Pedro Guimarães um portfólio com as potencialidades de Oeiras na área da cultura, turismo e patrimônio. A intenção é prospectar apoio da Caixa para projetos culturais no município.

Fonte: Ascom

Concurso gastronômico escolhe melhor prato à base de peixe de Oeiras

Encerrando o curso Gastronomia à Base de Peixe, a Prefeitura de Oeiras, por meio das secretarias municipais de Indústria e Comércio e de Saúde, realizaram nesta quarta-feira, 20, uma degustação e concurso gastronômico de pratos em que o pescado é o ingrediente principal.

A degustação aconteceu na cozinha experimental da Casa da Merenda e reuniu seis dos 22 participantes do curso, realizado entre 11 e 13 de fevereiro. Na ocasião, uma banca de convidados escolheu o melhor prato. A banca foi formada pela diretora da Casa da Merenda, Iraneide Dantas; pelo coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), João Carvalho; pelo empresário Mário Freitas e pelos vereadores Espedito Martins e José Alberto, presidente da Câmara Municipal.

Em escolha unânime dos jurados, o melhor prato apresentado foi a Tilápia Frita, confeccionado pelo restaurante Rancho do Ivon. Os outros pratos apresentados e degustados pela banca foram: Surubim ao Molho (Bar e Restaurante Peixe no Grau), Tilápia Frita (Lourim do Peixe), Arroz de Peixe (Restaurante Tetéu), Peixe ao Molho Cubano (Acquabox), Peixe à Portuguesa (Restaurante Sabor Caseiro).

Os pratos que participaram do concurso gastronômico vão integrar um catálogo, elaborado pela Vigilância Sanitária. “É uma forma de incentivar os proprietários de estabelecimentos na utilização de boas práticas e na qualificação dos serviços oferecidos”, comenta Lívia Rêgo, coordenadora da Vigilância Sanitária. O catálogo deve começar a ser distribuído em março.

Na oportunidade, foram entregues os certificados da capacitação aos participantes do concurso. “Nosso intuito é despertar a atenção para o manejo do peixe, a confecção, a venda. Em breve, teremos um momento também os fornecedores de peixe. Nossa preocupação é com a questão da saúde pública e também no incremento dos pequenos negócios, por isso juntamos Saúde e Indústria e Comércio para promover esse curso”, destaca Carla Martins, secretária municipal de Indústria e Comércio.

O curso Gastronomia à Base de Peixe teve o propósito de qualificar a mão-de-obra culinária do pescado, contribuindo para a segurança alimentar. O público-alvo foram proprietários de estabelecimentos gastronômicos que comercializam pratos que têm o peixe como matéria-prima.

As aulas levaram aos participantes noções teóricas sobre boas práticas para serviços de alimentação e informações sobre a manipulação, conservação e higiene dos alimentos, tendo como referência as exigências da legislação sanitária. O curso contou também com aulas práticas, em que os participantes aprenderam mais sobre os tipos de corte e aproveitamento do peixe em receitas diversas.

Fonte: Ascom

Mulher é presa acusada de tráfico de drogas em Oeiras

A Polícia Civil realizou na tarde desta quarta-feira, 20, a apreensão de 60.7g de cocaína e prendeu uma mulher acusada de tráfico de drogas em Oeiras.

A prisão foi em decorrência do cumprimento de mandado de busca realizada pela equipe de policiais da Delegacia de Oeiras, na residência de Flavileide de Sousa Luz Pereira, conhecida por Dinda Luz.

A Polícia obteve  informações que há cerca de dois meses, o marido de Dinda Luz, Edílson Batista de Carvalho, que já foi alvo da operação Mercador 2, foi para São Paulo e a mulher assumiu o tráfico de drogas. De posse das informações o delegado Antônio Nilton solicitou a Justiça um mandando de busca e apreensão que foi cumprido na tarde desta quarta-feira, na residência da sogra da acusada, onde ela morava, localizada no conjunto Luiz de Freitas Martins, no bairro canela.

Com Dinda Luz foi apreendida 60.7gm de cocaína, quantidade suficiente para fazer 150 porções da droga e uma balança de precisão.

Dinda Luz foi presa em flagrante e ouvida pelo delegado Antônio Nilton. Ela ficará à disposição da Justiça, podendo ser transferida para a penitenciária Feminina de Picos.

com informações muraldavila

Oeiras sedia Encontro de Ensino de Astronomia de 25 a 27 de fevereiro

Oeiras vai sediar pela primeira vez o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). Promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o evento acontece de 25 a 27 de fevereiro.

Valorizando a ciência e a tecnologia, o EREA está em sua 77ª edição e tem como objetivo capacitar 120 professores da rede pública municipal e estadual e da rede privada de Oeiras em ensino de astronomia e ciências espaciais. A programação do evento contempla palestras, oficinas e observações astronômicas.

O evento é capitaneado pelo professor, físico e astrônomo João Batista Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e uma das maiores autoridades em ciências espaciais da América Latina.

A supervisora de Ciências da SEMED, Carlane Leal, explica que desde 2015, as escolas da rede municipal participam da OBA e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). “As habilidades dos alunos são trabalhadas e a preparação é feita nas aulas de ciências, com oficinas e lançamentos de foguetes”, comenta Carlane Leal.

Oeiras tem mais de 900 medalhas na OBA

Em quatro anos de participação, as escolas da rede municipal de Oeiras já conquistaram mais de 900 medalhas na Olimpíada – foram 938, ao todo. Somente em 2018, os alunos de escolas municipais obtiveram 373 medalhas – 08 deles ficaram entre os melhores do país e foram selecionados para a etapa internacional da Olimpíada.

Considerada a maior olimpíada científica do Brasil, a OBA é promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e tem como foco promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, reunindo alunos, professores e todas as instituições voltadas para as atividades aeroespaciais.

A olimpíada é dividida em quatro níveis, sendo os três primeiros voltados para o Ensino Fundamental e o quarto para o Ensino Médio. As medalhas são distribuídas de acordo com a pontuação obtida por cada segmento. As provas são feitas nas próprias escolas onde os alunos estudam, dando aos professores a oportunidade de aprender com o processo.

Também organizada pela OBA, a MOBFOG tem como objetivo a avaliação da capacidade dos estudantes participantes de construir e lançar foguetes de garrafa pet, tubo de papel ou de canudo de refrigerante, variando de acordo com o ano que os participantes estão cursando. Podem participar da mostra alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de todas as regiões do país.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Oeiras realiza ato solene em homenagem a Martinho Meneses

A Prefeitura de Oeiras realizou na tarde desta terça-feira, 19, um ato solene em homenagem ao vice-prefeito Martinho Meneses, falecido na segunda-feira, 18, aos 82 anos. A cerimônia aconteceu em frente ao Paço Municipal e contou com a presença do prefeito, José Raimundo, dos secretários municipais, vereadores, da viúva Raimunda Emília, dos filhos e netos do casal.

No tributo, a Banda Santa Cecília entoou Hino de Oeiras e a Marcha Sentimental. Em seguida, o cortejo seguiu até a Igreja Matriz, onde foi celebrada uma missa, presidida pelo bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre.  

Na oportunidade, o prefeito José Raimundo homenageou o companheiro de mandato, destacando sua trajetória na política. “Martinho Meneses, um homem sempre muito sereno, lúcido e seguro de suas afirmações. Educou, formou os filhos e também sofreu a dor maior de um pai, ao perder dois deles precocemente. Foram mais de 50 anos de vida dedicados à boa política, ambiente no qual cumpriu oito mandatos como vereador e, ao meu lado, desempenhava a função de vice-prefeito”, afirmou.

“A partida de Martinho para o encontro com o Pai Celestial deixa um vazio para toda a cidade, especialmente para sua família e amigos. Oeiras perde um filho ilustre, um cidadão exemplar. Nós, perdemos um grande amigo, leal e verdadeiro em suas lições. Saudades, Martinho”, acrescentou Zé Raimundo.

Reconhecendo a importância de Martinho Meneses para a memória política oeirense, a Prefeitura Municipal decretou nesta segunda-feira, 18, luto oficial de três dias no município de Oeiras.

Ascom

Vice-prefeito de Oeiras Martinho Meneses morre aos 82 anos


Foto: Mural da Vila

O vice-prefeito de Oeiras, Martinho Meneses, faleceu nesta segunda-feira (18) aos 82 anos. A morte foi confirmada pelo prefeito do município, Zé Raimundo, agora há pouco.

Martinho Meneses sofreu um aneurisma e estava internado desde sábado (16). 

Em nota, a Prefeitura de Oeiras manifestou  "profundo pesar pelo falecimento" e ressaltou que Martinho Meneses "prestou relevantes serviços ao povo oeirense, foi vereador por vários mandatos e atualmente exercia, com importante atuação, a função de vice-prefeito do município".

"Nesse momento de dor, nos solidarizamos e desejamos conforto aos familiares e amigos. Reconhecendo a importância de Martinho Meneses para a memória política oeirense, decretamos luto oficial de três dias no município de Oeiras", destacou a nota.

"Personalidade com intensa participação na vida pública do nosso município, Martinho Meneses deixa a marca de cidadão exemplar", ressaltou o prefeito.

O  velório irá ocorrer no município, na casa da família, próximo a Câmara Municipal. 


O vice-prefeito e o prefeito de Oeiras, Martinho Meneses e Zé Raimundo (Foto: facebook/Zé Raimundo)


Carlienne Carpaso
[email protected]

Curso qualifica profissionais sobre produtos à base de peixe em Oeiras

Com o objetivo de qualificar a mão-de-obra culinária do pescado, contribuindo para a segurança alimentar no município, a Prefeitura de Oeiras, através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Indústria e Comércio e de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 11, o curso Gastronomia à Base de Peixe.

A capacitação ocorre na Casa da Merenda e tem como público-alvo proprietários de estabelecimentos gastronômicos que comercializam pratos que têm o peixe como matéria-prima. As aulas foram introduzidas por noções teóricas sobre boas práticas para serviços de alimentação, conteúdo mediado pela técnica da Vigilância Sanitária, Albina Brandão, que apresentou aos participantes informações sobre a manipulação, conservação e higiene dos alimentos, tendo como referência as exigências da legislação sanitária.

Nas aulas práticas, ministradas pela culinarista, Elda Santana, os participantes vão aprender mais sobre os tipos de corte e aproveitamento do peixe em receitas diversas. Ao final do curso, que acontece até quarta-feira, 13, será realizado um concurso gastronômico, que premiará as três melhores produções culinárias à base de peixes.

Além disso, será lançado um material promocional com informações sobre boas práticas de higiene e manipulação de pescados, onde estarão contidas também as melhores receitas apresentadas pelos participantes durante o curso.

Carla Martins, secretária municipal de Indústria e Comércio, comenta que, além de oferecer conhecimentos sobre práticas de higiene e manipulação do peixe, o curso funciona como incremento à geração de renda no setor gastronômico. “A ideia de realizar o curso sobre Gastronomia à Base de Peixe veio por conta da Semana Santa, que já se aproxima. Então, unimos esse trabalho ao da Vigilância Sanitária, que está trabalhando com os participantes o descarte dos resíduos produzidos no manejo do peixe. O curso vem para trabalhar as técnicas de melhoramento na manipulação do peixe, para que os produtos sejam mais rentáveis, agregando mais valor aos pratos vendidos nesses estabelecimentos”, pontua a secretária, informando que, na próxima semana, os fornecedores de peixe também vão passar por uma qualificação, oferecida pela Prefeitura de Oeiras.

Prefeitura de Oeiras realiza reformas em 12 escolas da rede municipal

Os 6 mil alunos da rede municipal de Oeiras voltaram às aulas nesta terça-feira, 05. Para requalificar os espaços e acolher bem os estudantes, a Prefeitura de Oeiras está realizando reformas em 12 unidades de ensino, nas zonas urbana e rural da cidade. Com ambientes confortáveis e pensados para promover a integração educacional, as escolas estão atraindo cada vez mais as crianças e jovens.

Uma das unidades que está sendo reformada e ampliada é a Escola Municipal Alzira Tapety, no povoado Briona, zona rural de Oeiras. O prédio está recebendo uma nova infraestrutura, que vai tornar o ambiente mais moderno, seguro e confortável para o desenvolvimento dos projetos educacionais voltados para as crianças e jovens da comunidade. Por conta da ampliação da escola, a previsão é que as aulas na comunidade sejam retomadas no final deste mês.

Na zona rural, além da Briona, unidades educacionais de outros povoados também vão passar por reformas, como a Escolas Municipais Agostinho Moreira, na Chapada das Contendas; Sítio Nacional, no Exu, e Santo Antônio, na Malhada Grande.

Na zona urbana, a Prefeitura já concluiu as reformas nas Escolas Municipais Girassol e Lourenço Barbosa. As escolas Mercês Romão, Francisco Quirino e Bauduíno Barbosa de Deus/ CAIC também receberam melhorias. Na próxima segunda-feira, 11, serão iniciadas as obras nas escolas Escolas Municipais da Várzea e Cebolinha.

Segundo prefeito José Raimundo, os investimentos nas reformas e adequações das estruturas escolares possibilitam mais conforto e segurança a alunos e professores, melhoram a qualidade do ensino e contribuem para que as escolas municipais sejam centros de formação de cidadãos.

 Fonte: Ascom

Oeiras: MPPI recomenda implementação de órgão municipal de trânsito

A 2ª Promotoria de Justiça de Oeiras instaurou inquérito civil no intuito de investigar e combater a omissão na fiscalização e cumprimento da legislação e normatização de trânsito, pelos entes e órgãos responsáveis por essas funções: o próprio Município de Oeiras, o DETRAN/PI e a Polícia Militar do Estado do Piauí. O Ministério Público também vai apurar e fiscalizar o cumprimento da legislação vigente por parte de condutores e passageiros de veículos automotores.

 “Consideramos o elevado número de vítimas de acidentes de trânsito no Município de Oeiras, números esses que vêm aumentando consideravelmente ano após ano, em sua maioria decorrentes da falta de uso de capacete por motociclistas e caronas, da falta de habilitação de grande parte dos condutores, da assunção da direção por menores, da direção por pessoas alcoolizadas, da falta de condições mínimas de trafegabilidade de alguns veículos, da condução de veículos com excesso de velocidade, da utilização de motocicletas com excesso de passageiros e, principalmente, da falta de fiscalização por órgão ou entidade de trânsito municipal e pela Polícia Militar”, explica o Promotor de Justiça Vando da Silva Marques.

 O representante do Ministério Público expediu recomendação ao Prefeito Municipal de Oeiras, para que este determine a implantação e o aparelhamento de órgão ou entidade executiva de trânsito, de acordo com todas as normas constantes do Código Brasileiro de Trânsito, encaminhando o projeto correspondente à Promotoria de Justiça, no prazo de 45 dias. Ao Comando do Batalhão da Polícia Militar de Oeiras, o Ministério Público recomendou que seja implementada a fiscalização dos veículos automotores que transitem em desrespeito às normas do CTB, especialmente no que diz respeito à direção sem permissão ou habilitação, à falta de uso de equipamentos obrigatórios, ao excesso de velocidade, ao excesso de passageiros e a outros aspectos que influenciem diretamente a segurança e a saúde das pessoas. A Polícia deve realizar ainda blitzen semanais, para apuração de infrações administrativas e penais.

O Promotor de Justiça recomendou também que o Delegado de Polícia Civil adote todas as medidas repressivas pertinentes, com lavratura de termo circunstanciado de ocorrência, quando constatada a prática de crimes de trânsito, ou instaure inquérito policial para as infrações de trânsito que assim o exijam, e ainda elabore boletim circunstanciado de ocorrência em face do adolescente condutor do automóvel ou motocicleta, quando for o caso.

 Aos condutores e passageiros de motocicletas, recomendou que se abstenham de trafegar sem capacete, pois além da multa e da retenção do veículo para regularização, há a possibilidade de responsabilização por crime de exposição da vida ou saúde de outras pessoas a perigo. A todos os condutores de veículos automotores, o Ministério Público recomendeu que não assumam a direção sem possuir permissão ou habilitação para dirigir, e que não entreguem o veículo a pessoa inabilitada, inclusive observando-se a adequação à categoria de habilitação exigida, sob pena de caracterização de crimes tipificados no Código de Trânsito Brasileiro.

 “O não cumprimento da recomendação pelas autoridades públicas implicará na adoção das medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis à espécie, inclusive, responsabilidade por ato de improbidade administrativa e/ou criminal”, ressaltou Vando Marques.

Fonte: Ascom-MP/PI

 

 

 

Zé Raimundo entrega veículo para Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Oeiras

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Oeiras recebeu na manhã desta segunda-feira, 04, um veículo utilitário para transporte de seus usuários. A entrega foi feita pelo prefeito José Raimundo e pela secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas. Segundo a secretária, o veículo oferecerá mais conforto e acessibilidade aos usuários do CAPS.

“Hoje fizemos a entrega de um veículo adaptado que vai facilitar o deslocamento dos usuários, com maior comodidade e conforto. Temos cerca de 30 usuários intensivos no serviço que todos os dias são pegos em domicílio, ficam o dia todo no CAPS e no final da tarde são deslocados novamente para seus domicílios”, pontua Auridene, ressaltando que o Centro passou, recentemente, por adequações na estrutura. “Fizemos uma melhor adequação do espaço do CAPS, reformamos toda a casa com o propósito de melhor atender tanto os servidores como os usuários”, completa a secretária.

Para o prefeito José Raimundo, o veículo vai facilitar a rotina de trabalho do órgão que desenvolve ações de extrema importância no atendimento dos usuários, no município de Oeiras. “Trabalhamos para oferecer as melhores condições para que a população seja atendida com dignidade”, afirma Zé Raimundo.

Mantido pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, o CAPS é um centro de referência, voltado para o tratamento e acolhimento de usuários com transtornos mentais, que oferece atendimento médico e psicossocial, além de desenvolver atividades em grupo, visitas domiciliares e outras ações que estimulam a integração social e familiar.

A instituição trabalha a saúde mental, oferecendo assistência extra-hospitalar que reduz e evita internações psiquiátricas, visando a ressocialização dos usuários. De acordo a coordenadora do CAPS, Suely Viana, diariamente, são oferecidos atendimentos a aproximadamente 70 pessoas, 30 delas usuários intensivos do Centro.

Desde 2017, o CAPS de Oeiras conta um médico psiquiatra em sua equipe multidisciplinar, formada também por médico clínico, psicólogo, enfermeiro, assistente social, pedagogo, educador físico, técnico em enfermagem, artesão e atendente de farmácia. 

Fonte: Ascom

Posts anteriores