Cidadeverde.com

Oeiras realiza II Ciclo de Formação do Projeto Educanvisa

A Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, promoveu nesta sexta-feira, 01, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, o II Ciclo de Formação do Projeto Educanvisa, iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destinada à capacitação de professores da rede pública de ensino em assuntos relativos à Vigilância Sanitária para serem trabalhados na comunidade escolar.  

Ministrada pelas enfermeiras Raissa Torres e Denise Barroso, a Formação teve como público-alvo professores de Ciências (1° ao 9° Ano) de todas as escolas da rede municipal, além de coordenadores e diretores. Na oportunidade, Raissa Torres abordou temáticas como os diretos do paciente e a segurança hospitalar. Já Denise Barroso tratou sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), que contempla terapias alternativas para o tratamento de doenças.

Neste sábado, 02, a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoverá oficinas sobre como os professores podem abordar, em sala de aula, as temáticas propostas no Ciclo de Formação.

O Educanvisa é uma atividade de promoção da saúde e de prevenção de doenças, cuja ideia central é prevenir sobre os riscos e os danos associados ao uso inadequado de produtos sujeitos ao controle sanitário. A proposta do projeto é que os estudantes orientarem a família e a população local a partir dos conhecimentos adquiridos através das atividades desenvolvidas. Uso racional de medicamentos, alimentação e hábitos de vida saudáveis, vigilância sanitária, higiene pessoal e cuidados com o meio ambiente são alguns dos temas trabalhados, em sala de aula, por professores da rede municipal de ensino no projeto Educanvisa, em Oeiras.

Fonte: ascom

SAAE amplia rede de esgotamento sanitário nos bairros Jureminha e Rodagem de Picos em Oeiras

A equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Oeiras (SAAE) está trabalhando na melhoria da rede de esgotamento sanitário em diversos pontos da cidade. Exemplo disso é o Bairro Jureminha, onde a rede de esgoto foi recentemente ampliada. Ruas do bairro, como a Cônego Cardoso e a Avenida Costa e Silva, agora possuem um saneamento básico de qualidade, oferecendo aos moradores mais saúde e bem-estar.

De acordo com o diretor do SAAE, Assuéro Rêgo, as obras foram realizadas com recursos próprios. “Realizamos a implantação da rede de esgotamento sanitário na Avenida Cônego Cardoso, próximo à lavanderia do Morro do leme, pois a mesma está prevista para receber pavimentação poliédrica. A Costa e Silva possuía um trecho desprovido do serviço, então também ampliamos o saneamento daquele setor”, informa o diretor.

O SAAE também está realizando a ampliação da rede de esgotamento sanitário no Bairro Rodagem de Picos. A equipe está trabalhando na Rua Quinco Pinheiro, próximo ao Detran de Oeiras. Com isso, os moradores poderão contar com um saneamento básico de qualidade, proporcionando mais saúde.

O SAAE destaca que as obras garantem a infraestrutura necessária para regularizar e ampliar o atendimento da rede de esgotamento sanitário e contribuem para a saúde pública e o bem-estar da população.

Fonte: ascom

Escolas da rede municipal de Oeiras aprovam 45 alunos no IFPI

Com a conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental, o sonho de grande parte dos estudantes das escolas da rede municipal de Oeiras é cursar o Ensino Médio em instituições renomadas, para dar continuidade aos estudos com qualidade. O Instituto Federal do Piauí - IFPI, um dos mais almejados, divulgou recentemente o resultado do exame classificatório 2019 para novos alunos.

Este ano, pelo menos 45 dos alunos que alcançaram essa conquista são da rede municipal de Oeiras. A aprovação no teste seletivo do IFPI assegura o ingresso no Ensino Médio e nos famosos cursos técnicos da instituição.

O primeiro lugar geral no teste classificatório do Campus de Oeiras foi de Rute Maria Gonçalves Miranda, aluna da Escola Municipal Juarez Tapety, instituição educacional que aprovou 23 alunos no exame do IFPI. “O IFPI é um campo bom. Lá os alunos terão perspectiva de trabalho, conhecimento científico, oportunidade de estar em contato com pesquisas, bolsas de iniciação científica e profissionais capacitados e qualificados para o ensino”, comemora Renato Martins, diretor da escola.

Além de alunos do Juarez Tapety, também foram aprovados estudantes da Escola Municipal Visconde da Parnaíba, e das escolas municipais do Contentamento, Buriti do Rei, Várzea Tranqueira e Morro Redondo, situadas na zona rural de Oeiras.

O bom resultado foi motivo de comemoração para as escolas, famílias e também para Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que acredita que o ingresso dos estudantes em grandes instituições educacionais representa a continuidade do ensino de qualidade, oferecido pelas escolas da rede municipal de Educação.  

Fonte: Ascom

Hóspede é encontrado morto dentro de quarto de hotel em Oeiras

Foto: Edilson Morais Brito/site viagem,turismo e aventura

O instrutor de piscicultura, identificado Francisco Costa, de 54 anos, foi encontrado morto dentro do quarto  de um hotel em Oeiras (a 313km de Teresina), na noite desta terça(29). A suspeita é que ele tenha tinha um infarto fulminante. 

Ele, que é cearense, ministrava curso para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade e estava hospedado desde a noite da segunda-feira. 

De acordo com o funcionário do Sindicato, Ricardo Lessa, por volta das 22 horas de ontem ligaram solicitando que ele fosse procurar o instrutor no hotel, já que ele não havia aparecido para ministrar o curso. 

"Nós fomos até o hotel e pedimos o gerente para abrir o quarto, porque ele não tinha descido para tomar café e almoçar e não tinha ido dar o curso. Quando abriram o quarto encontrou ele caído no chão. O Samu foi chamado, mas ele já estava morto. Então foram atrás de uma funerária para levar para  UPA (Unidade de Pronto Atendimento)", contou Ricardo ao Cidadeverde.com.

Ele informou ainda que todo o procedimento foi acompanhado pela Polícia Civil e que ainda na madrugada o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Picos. No quarto foram encontrados medicamentos para o coração. 

Francisco Costa estava na cidade ministrando curso pela Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo (FUNPAPI), com sede em Teresina e passaria toda a semana. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com a FUNPAPI, mas a recepcionista não quis repassar informações e nenhum membro da diretoria se encontrava no local.


Caroline Oliveira
[email protected]

Simpósio sobre experiência educacional de Oeiras reúne gestores do Piauí e Maranhão

Colocando a Educação em primeiro lugar, Oeiras está se tornando referência no assunto. Nesta quinta-feira, 24, a cidade recebeu gestores de 21 municípios do Piauí e do Maranhão no ‘Simpósio sobre a Educação de Oeiras’. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o evento destacou estratégias possíveis para a transformação educacional e contribuiu para que a Educação dos municípios participantes avance a partir do compartilhamento de ações exitosas da rede municipal de Oeiras.

O simpósio foi conduzido pela professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, que apresentou experiências pedagógicas e educacionais de Oeiras como inspiração para os demais gestores. “A ideia do simpósio se deu porque os resultados da educação chegaram e a partir do momento que eles chegaram foram ficando cada vez mais evidentes, chamando a atenção de outros municípios. Tivemos muita procura e decidimos reunir todas as pessoas que estavam nos procurando neste simpósio e foi extremamente importante partilhar. Partilhar nosso fazer pedagógico, nossa forma de fazer gestão. Isso nos dá uma responsabilidade muito grande, pois estamos sendo vistos, sendo olhados. Então, não podemos retroceder um milímetro, muito pelo contrário, precisamos avançar muito mais”, argumenta a secretária.

O prefeito José Raimundo ressalta que diversos fatores contribuem para que a Educação de Oeiras seja modelo de qualidade. “Não tem receita, o que temos é trabalho, comprometimento e vontade política. Com isso, conseguimos ultrapassar o obstáculo da descrença. Aqui, as coisas são tratadas com seriedade, priorizando a educação de forma equânime, oferecendo as mesmas condições de trabalho e ensino nas zonas rural e urbana da cidade para que as transformações aconteçam e nosso município avance”, enfatiza o prefeito.

Após a participação no simpósio, os representantes das 21 cidades visitaram as escolas municipais Juarez Tapety e Visconde da Parnaíba. “O simpósio foi de grande importância para o conhecimento da educação de Oeiras, que virou notícia nacional, e para mim, esse momento é de procurar mudanças no nosso município e aplicar muito do que foi abordado hoje, com o objetivo de melhorar nossa educação e o aprendizado dos nosso alunos”, pontua Epitácio Lopes, representante da rede educacional do município de Santo Antônio de Lisboa.

Para Raimundo Neto, secretário de Educação do município de Barão do Grajaú (MA), o simpósio proporcionou uma importante troca de experiências. “Essas troca de experiências vai surtir muito efeito, tanto para o município de Oeiras, que hoje é uma referência em educação, quanto para nós, que estamos também buscando nosso espaço e elevando nossa educação. Creio que sairemos hoje com outra visão de que podemos, juntos, de mãos dadas, elevar nossa educação, tanto no quesito organização quanto no quesito pedagógico. A partir de então, sentaremos com nosso corpo pedagógico e administrativo e traçaremos metas para que possamos, lá na frente, colher os resultados e quiçá chegar ao nível de Oeiras ou mais além”, planeja o gestor.

“Excelente o evento, trouxe coisas que a gente já sabe e agora teremos que enfrentar para que realmente a educação do nosso município mude. Foi uma experiência excelente, com uma secretária que tem muito conhecimento e o principal, a vontade de fazer”, elogia a secretária de Educação do município de Paes Landim, Lucinete Borges.

O Simpósio sobre a Educação de Oeiras contou com a participação de secretários municipais e equipe técnica dos municípios de Valença, Pio IX, Paes Landim, Ipiranga do Piauí, São João da Varjota, Barão do Grajaú (MA), Dom Expedito Lopes, Massapê do Piauí, Angical, Inhuma, Jaicós, Aroeiras do Itaim, Landri Sales, São José do Peixe, Isaías Coelho, Santa Rosa do Piauí, São João da Canabrava, Simões, Colônia do Piauí, Floresta do Piauí e Santo Antônio de Lisboa.

Fonte: Ascom

Rally Piocerá movimenta setor turístico em Oeiras

Na manhã de hoje, 23, Oeiras foi cenário da largada da prova de bikes do Rally Piocerá, um dos mais tradicionais do país. O evento esportivo, que conta com a parceria da Prefeitura de Oeiras, trouxe à cidade dezenas de competidores de diversos estados e profissionais envolvidos na organização, movimentando o setor hoteleiro e fomentando o turismo no município.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Antônio Portela, e o chefe de gabinete da Prefeitura de Oeiras, Gustavo Rêgo, participaram da largada, na Praça das Vitórias, Centro Histórico da cidade.

De Oeiras, os atletas percorrem 110 quilômetros de pedal até o município de Picos (PI). Segundo os organizadores do evento, a trilha tem um ganho total de ascensão de mais de 1.450 metros, uma trilha bem diferente da primeira etapa, com trechos mais técnicos, variedade de solo, além de subidas e descidas que vão exigir muito dos atletas.

A 32ª edição do Piocerá conta com mais de 400 inscritos, sendo 174 competidores nas bikes, 131 nas motos, 98 nos carros, 24 nos UTVs e nove quadriciclos. O evento já consolidado no calendário de eventos do Nordeste reúne competidores de todo o Brasil e até de outros países, como a França.

Iniciada na última segunda-feira, a competição organizada pela Radical Produções termina nesta sexta-feira, 25, em Juazeiro do Norte (CE).

Fonte: Ascom

Piocerá e ‘24 de Janeiro’ fomentam cultura e turismo em Oeiras

Janeiro está sendo um mês bastante dinâmico no que diz respeito à promoção do Turismo e da Cultura em Oeiras. Depois de receber, no final de semana passado, a expedição Sertão Colonial, a cidade se prepara para sediar dois eventos de grande visibilidade.

Na manhã desta quarta-feira, 23, na Praça das Vitórias, ocorre a largada da prova de bicicletas do Piocerá 2019, um dos mais importantes ralis do país. Reunindo esportistas de diversos estados do Brasil e até mesmo de outros países, o evento conta com a parceria da Prefeitura de Oeiras e promete movimentar a economia da cidade em vários setores, como hotelaria, restaurantes, supermercados, postos de combustíveis, entre outros.

Na quarta à noite tem início a programação alusiva ao 196º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, festividade tradicional com diversas atividades no nosso município. Na quinta-feira, 24 de janeiro, Oeiras estará envolvida numa intensa agenda cívica, que contará com a participação de representantes do Governo do Estado e de autoridades de diferentes segmentos sociais.

Segundo a Prefeitura de Oeiras, os eventos promovem as potencialidades, fomentam o turismo e fortalecem a cultura do município. 

[email protected]

Visita de coletivos movimenta cena cultural de Oeiras neste final de semana

A visita dos coletivos Geleia Total e Expedição Sertão Colonial vai movimentar a cena cultural oeirense neste final de semana. A Geleia Total é um projeto focado na valorização da arte e cultura do Piauí, atuando na divulgação das produções artísticas produzidas no Estado e estabelecendo diálogos artísticos por onde passa.

Já a Expedição Sertão Colonial tem o propósito de sensibilizar a sociedade sobre o patrimônio imaterial e material piauiense. Nesta sexta e sábado, 18 e 19, caravanas dos dois grupos visitarão Oeiras e participarão de uma intensa programação cultural na Primeira Capital.

As atividades têm o apoio da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e evidenciam a cidade como referência cultural e artística para o Piauí.

Confira a programação – JANEIRO CULTURAL

Sexta-feira, 18 de janeiro

Geleia Total

15h – Exibição de documentários – Mostra Mocha de DOC. Local: Cine Teatro

17h – Roda de conversa com produtores e artistas oeirenses. Local: Cine Teatro

18h – Visita ao conjunto arquitetônico de Oeiras

22h – Show Lucas Canta. Local: Café Oeiras

Expedição Sertão Colonial

18h - Reconhecimento e visita ao conjunto arquitetônico de Oeiras

20:30h - Palestra “Interpretação do Patrimônio Cultural”, proferida pelo Professor Stefano Ferreira. Local: Cine Teatro.

22h – Apresentações Culturais

Sábado, 19 de janeiro

Geleia Total

Manhã Livre – Visita aos pontos turísticos

17:30h – Sarau ‘Poetas de Oeiras’. Local: Mirante do Morro da Cruz

Fonte: Ascom

Saúde inicia mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou nesta quarta-feira, 16, no Bairro Canela, uma série de mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Na ação, a equipe de agentes de combate às endemias percorreu todas as áreas do bairro, eliminando focos e possíveis criadouros de larvas dos mosquitos e conscientizando a população do Canela. Os profissionais realizaram visitas domiciliares, orientando os moradores sobre como fazer a vistoria no imóvel para evitar a proliferação e extinguir possíveis viveiros de mosquitos.

Até abril, os mutirões devem acontecer em outros seis bairros da cidade – Leme, Rosário, Várzea, Rodagem de Floriano, Rodagem de Picos e Oeiras Nova. O coordenador dos agentes de combate às endemias, Célio Tôrres, informa que as ações de monitoramento e enfrentamento ao mosquito também acontecem na zona rural do município, em regime bimestral.

Auridene Freitas destaca que o combate ao mosquito está diretamente ligado à conscientização, apoio e participação da população para manutenção de suas casas em ordem, sem acúmulo de materiais que possam servir de criadouros e também ajudando a fiscalizar possíveis focos do mosquito nos bairros.

“Realizamos essa ação de rotina a cada início do ano. Iniciamos no Bairro Canela e todos os outros bairros serão contemplados nesta ação. Temos os primeiros quatro meses do ano distribuídos num total de sete mutirões. Desenvolvemos essa ação em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, envolvemos as equipes da Estratégia Saúde da Família, com os agentes de saúde e agentes de combate às endemias. Esta equipe é distribuída por ruas, onde eles fazem os trabalhos orientando a população, fazendo a coleta e busca in loco. Então, solicitamos o compromisso e envolvimento por parte da população dos bairros para que possam ser colaboradores neste processo, abrindo suas casas, recebendo os profissionais, ouvindo e seguindo orientações dadas pela equipe. Se não tivermos a colaboração da população, o poder público sozinho não tem condições de solucionar este problema para reduzir ainda mais casos”, explica a secretária, enfatizando que número de casos de doenças ocasionadas pelo mosquito no município de Oeiras estão controlados, em virtude das intensificação das ações de enfrentamento ao Aedes aegypti.

Fonte: Ascom

Pelo segundo ano Oeiras concede reajuste acima do piso para professores

Pelo segundo ano consecutivo, os professores da rede municipal de Oeiras terão um reajuste acima do piso nacional. O aumento será de 4,5%, enquanto o reajuste nacional é de 4,17%. O valor corresponde ao vencimento inicial dos profissionais do magistério público da Educação Básica, com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais.

Segundo a secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, o novo piso salarial passa a vigorar a partir do pagamento de janeiro de 2019 e faz parte da política de valorização do magistério, adotada pela Prefeitura de Oeiras.

Ela lembra que, em 2018, o município de Oeiras também concedeu reajuste superior ao piso estabelecido pelo Ministério da Educação. “O ano passado o piso nacional foi estabelecido em 6,81% e nós pagamos 7%. Esse ano, estamos elevando de 4,17% para 4,5%, um aumento de 0,33%”, detalha a secretária.

O piso é reajustado anualmente a partir do mês de janeiro e segue as regras da Lei do Piso, de 2008, que define o mínimo a ser pago aos professores da rede pública em início de carreira, com formação de nível médio e jornada semanal de 40 horas. O aumento é definido de acordo com o valor anual mínimo por aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Posteriormente, o Plano Nacional de Educação (PNE), que entrou em vigor em 2014, também trouxe dispositivos para garantir o pagamento do valor mínimo aos docentes e promover a valorização da carreira. No entanto, boa parte dos municípios do país descumpre a lei federal de pagar o vencimento básico nacional.

“O reconhecimento e valorização dos professores é fundamental para assegurar a qualidade da Educação, por isso implementamos esta medida remuneratória que confere mais dignidade a essa categoria profissional, que é peça-chave para que a Educação oferecida pelo município de Oeiras seja referência para todo o país”, pontua o prefeito José Raimundo. 

Fonte: Ascom

Posts anteriores