Cidadeverde.com

Concurso gastronômico escolhe melhor prato à base de peixe de Oeiras

Encerrando o curso Gastronomia à Base de Peixe, a Prefeitura de Oeiras, por meio das secretarias municipais de Indústria e Comércio e de Saúde, realizaram nesta quarta-feira, 20, uma degustação e concurso gastronômico de pratos em que o pescado é o ingrediente principal.

A degustação aconteceu na cozinha experimental da Casa da Merenda e reuniu seis dos 22 participantes do curso, realizado entre 11 e 13 de fevereiro. Na ocasião, uma banca de convidados escolheu o melhor prato. A banca foi formada pela diretora da Casa da Merenda, Iraneide Dantas; pelo coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), João Carvalho; pelo empresário Mário Freitas e pelos vereadores Espedito Martins e José Alberto, presidente da Câmara Municipal.

Em escolha unânime dos jurados, o melhor prato apresentado foi a Tilápia Frita, confeccionado pelo restaurante Rancho do Ivon. Os outros pratos apresentados e degustados pela banca foram: Surubim ao Molho (Bar e Restaurante Peixe no Grau), Tilápia Frita (Lourim do Peixe), Arroz de Peixe (Restaurante Tetéu), Peixe ao Molho Cubano (Acquabox), Peixe à Portuguesa (Restaurante Sabor Caseiro).

Os pratos que participaram do concurso gastronômico vão integrar um catálogo, elaborado pela Vigilância Sanitária. “É uma forma de incentivar os proprietários de estabelecimentos na utilização de boas práticas e na qualificação dos serviços oferecidos”, comenta Lívia Rêgo, coordenadora da Vigilância Sanitária. O catálogo deve começar a ser distribuído em março.

Na oportunidade, foram entregues os certificados da capacitação aos participantes do concurso. “Nosso intuito é despertar a atenção para o manejo do peixe, a confecção, a venda. Em breve, teremos um momento também os fornecedores de peixe. Nossa preocupação é com a questão da saúde pública e também no incremento dos pequenos negócios, por isso juntamos Saúde e Indústria e Comércio para promover esse curso”, destaca Carla Martins, secretária municipal de Indústria e Comércio.

O curso Gastronomia à Base de Peixe teve o propósito de qualificar a mão-de-obra culinária do pescado, contribuindo para a segurança alimentar. O público-alvo foram proprietários de estabelecimentos gastronômicos que comercializam pratos que têm o peixe como matéria-prima.

As aulas levaram aos participantes noções teóricas sobre boas práticas para serviços de alimentação e informações sobre a manipulação, conservação e higiene dos alimentos, tendo como referência as exigências da legislação sanitária. O curso contou também com aulas práticas, em que os participantes aprenderam mais sobre os tipos de corte e aproveitamento do peixe em receitas diversas.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais