Cidadeverde.com

Reunido com o reitor da UESPI, Zé Raimundo quer solução para demandas do Campus de Oeiras

Atento à problemática envolvendo o funcionamento do Campus de Oeiras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o prefeito José Raimundo esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 02, com o reitor Nouga Cardoso e o vice-reitor Evandro Sousa, para dialogar e empenhar esforços no sentido de encontrar uma solução para o andamento das atividades na instituição. A reunião aconteceu na reitoria da UESPI, em Teresina.

O Campus de Oeiras atende alunos de 17 municípios do Vale do Canindé e de outras regiões e enfrenta uma série de problemas de infraestrutura e escassez de recursos humanos. Hoje, a instituição possui 297 alunos, mas já chegou a atender mais de 700 estudantes, em 2015.

Na oportunidade, Zé Raimundo solicitou uma intervenção especial no curso de Matemática que, atualmente, está sem professores. Em resposta, o reitor Nouga Cardoso assegurou ao prefeito que nesta sexta-feira, 04, dará uma solução definitiva para o caso, com a contratação imediata de professores e retorno das aulas no curso.

“Permaneceremos na batalha por melhorias para a UESPI de Oeiras, instituição que tem impacto direto no desenvolvimento econômico e social do nosso município”, afirma o prefeito. 


[email protected]

Experiência exitosa de Oeiras em Saúde do Homem ganha destaque em seminário internacional

Oeiras foi um dos municípios convidados para o Seminário Internacional de Saúde do Homem na Tríplice Fronteira, realizado entre 25 e 27 de setembro, pela Itaipu Binacional e Grupo de Trabalho Itaipu Saúde, em Foz do Iguaçu (PR). O intercâmbio contou com a participação de profissionais de Saúde da Argentina, Brasil e Paraguai, países que compõem a Tríplice Fronteira.

O evento teve como objetivo articular, planejar e fomentar ações mais integradas relacionadas à saúde do homem, diante das diferenças regionais, e ainda, capacitar os gestores e profissionais da saúde, incluindo agentes comunitários de saúde, sobre as temáticas ligadas ao cuidado em saúde para o público masculino.

Do Brasil, apenas as cidades de Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Oeiras apresentaram experiências exitosas no seminário. Na oportunidade, a enfermeira Alexsandra Fontes, coordenadora de Saúde do Homem e da Mulher da Secretaria de Saúde de Oeiras, proferiu palestra sobre a experiência bem sucedida do município no cuidado com a saúde masculina, através do Pré-Natal do Parceiro.

“Apresentei nossa experiência exitosa, destacando as estratégias que o município de Oeiras utiliza para atrair e cuidar da saúde do homem. Destaquei também o trabalho das Equipes de Saúde da Família que, com o apoio da gestão, têm conseguido desenvolver ações de promoção e prevenção para a saúde masculina”, pontua Alexsandra Fontes.

Implantado em Oeiras desde o ano passado, o Pré-Natal do Parceiro incentiva e orienta o público masculino a participar desde o planejamento reprodutivo do casal, passando pela fase do pré-natal, parto e atenção à criança, por meio da realização de exames de rotina, de testes rápidos, da atualização da carteira vacinal e da participação nas atividades educativas oferecidas nos serviços da Atenção Básica de Saúde.

Após a palestra, Alexsandra Fontes também participou de uma mesa redonda sobre o tema, com profissionais brasileiros e representantes dos governos argentino e paraguaio. Os ministros da Saúde da Argentina e Paraguai e do coordenador nacional de Saúde do Homem do Governo Federal brasileiro participaram das discussões.

Com a apresentação no seminário, o trabalho do município de Oeiras na implantação e condução do Pré-Natal do Parceiro ganha repercussão internacional, servindo de modelo para o Brasil e outros países. O projeto foi vencedor da Mostra de Experiências Exitosas “Piauí Aqui Tem SUS”, em Teresina; e finalista da “Mostra Brasil: Aqui tem SUS”, realizada em Brasília, em julho deste ano.

[email protected]

 

Oeiras apresenta experiência exitosa na educação para acadêmicos e professores da USP

A secretária de Educação do município de Oeiras foi uma das convidadas da Semana da Licenciatura em Ciências Exatas (SeLic), promovida pela Universidade de São Paulo – USP, Campus São Carlos, última quinta-feira, 26. Tiana Tapety participou da mesa redonda 'Realidades da escola brasileira’, destinada a um público de profissionais da educação, acadêmicos e professores da USP, uma das melhores e mais respeitadas universidades do país.

Para Tiana Tapety, o convite para o evento é mais um desdobramento dos resultados exitosos alcançados pela educação da rede municipal de Oeiras, que se tornou referência nacional em qualidade. “Foi um momento ímpar, onde pudemos falar que é possível fazer educação pública de qualidade para acadêmicos dos cursos de licenciatura das Ciências Exatas da Universidade de São Paulo, num campus de muita referência, que é o campus de São Carlos”, comenta a secretária.

Na oportunidade,  a professora Tiana Tapety conheceu as diversas instalações e espaços de ensino da USP de São Carlos. “Passei o dia todo dentro da cidade universitária, conhecendo os espaços de vários cursos – Química, Física, Instituto de Matemáticas e de Computação (ICMC). Fiquei dentro do universo acadêmico, conversando com acadêmicos, professores e coordenadores do curso. Foi um momento fantástico, estou encantada”, assinala.

O debate sobre a formação docente frente à realidade escolar foi o tema que permeou toda a programação da SeLic, que é coordenada por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, em parceira pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC). O evento também contou com a participação da coordenadora geral do curso de Ciências Exatas da USP - São Carlos, Cibelle Celestino, que elogiou o desempenho das escolas municipais de Oeiras em avaliações nacionais e olimpíadas escolares.

[email protected]

Serviços gerais é preso suspeito de torturar esposa, enteados e mantê-los em cárcere privado

Foto: Google Maps

Uma família que era mantida em cárcere privado em Oeiras (a 313 km de Teresina) foi libertada na última terça-feira(24). O suspeito, o auxiliar de serviços gerais Valterlan de Jesus Paz Xavier, é companheiro e padrasto das vítimas. Ele foi preso em flagrante depois que a companheira o denunciou.

De acordo com o delegado regional de Oeiras, Antônio Nilton, o suspeito mantinha a esposa e os dois enteados em cárcere, além de estuprar a esposa e a enteada de 15 anos e submetê-la a agressões e queimaduras. Os crimes já duravam cerca de dois meses. 

“Valterlan torturava a companheira física e psicologicamente. Segundo o que foi relatado por ela na delegacia, Valterlan a trancava em casa, onde a submetia a agressões, socos, queimaduras de cigarro e abusos sexuais diversos, o que levou a mesma a atitude extrema de tentar suicídio” , explicou o delegado. 

Com a medida extrema da vítima, o suspeito a levou para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras, de onde foi encaminhada ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para tratamento psicológico. No atendimento, a mulher teria relatado os abusos sofridos por ela e os filhos. 

Com a revelação da vítima, a polícia foi acionada e conseguiu prender Valterlan em flagrante.
 
O delegado Antônio Nilton informou ainda que os depoimentos das vítimas não deixam dúvidas sobre os crimes cometidos, supostamente, pelo marido e pai, que é natural de Colônia do Piauí.  

“Pelas informações já colhidas o preso deve ser indiciado por sequestro, cárcere privado, estupro e tortura”, destacou.  

 

Valmir Macedo e Caroline Oliveira
[email protected]

SAAE reforça sistema de distribuição de água e amplia rede de esgoto em Oeiras

Seguem em ritmo acelerado duas obras que irão reforçar a distribuição de água tratada em Oeiras. Na Várzea, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) já realizou 80% da nova etapa de expansão da rede de abastecimento de água, implementando um sistema independente no final do bairro, com o objetivo de sanar a baixa pressão e eventual falta d’água na comunidade.

No Bairro Bodelândia também está sendo construído um sistema de água independente, com reservação própria, para equalizar o fornecimento em todas as casas do bairro, proporcionando mais conforto e bem-estar aos moradores. A previsão é que a obra seja concluída no final de outubro.

O SAAE também está executando obras de ampliação da rede coletora de esgoto em diversos pontos da cidade, a exemplo das ruas João Nunes, Cônego Cardoso e João Ferraz, no Bairro Oeiras Nova, onde mais de 100 famílias serão beneficiadas com saneamento básico de qualidade. De acordo com o órgão, as obras impactam positivamente em toda a cidade, pois representam mais saúde e qualidade de vida para toda a população oeirense. 

[email protected]

Inaugurada Unidade de Saúde (UBS) no povoado Belo Monte em Oeiras

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram no último sábado, 21, mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na zona rural de Oeiras. Localizada no povoado Belo Monte, a nova unidade é dotada de modernas instalações – consultório médico, consultório de enfermagem, consultório odontológico, sala de vacinas, farmácia, sala de curativos, sala de procedimentos, auditório, brinquedoteca, almoxarifado, banheiros e sala de observação – e vai atender a demanda da comunidade e regiões vizinhas.

A Unidade conta com uma equipe multiprofissional do Programa Saúde da Família, que desenvolve ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde dos usuários. São ofertadas consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames, tratamento odontológico e fornecimento de medicação básica. A UBS recebe o nome de José Antônio de Oliveira, conhecido como ‘Zeca de Eva’.

Esta é a 53ª obra em Atenção Básica implantada em Oeiras, seguindo o propósito da gestão municipal de descentralizar e qualificar o padrão e o acesso do atendimento em saúde. Zé Raimundo pontua que, as UBS são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), e, portanto, precisam estar cada vez mais próximas da população, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

A solenidade de inauguração da UBS do Belo Monte foi marcada por uma celebração religiosa, que reuniu moradores da comunidade e de regiões vizinhas. Também estiveram presentes o deputado estadual Bessah; o coordenador estadual de Fomento à Irrigação e líder político, B.Sá; secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e servidores que atuarão na Unidade.

[email protected]

Oeiras recicla mais de 50 toneladas de pneus em seis meses

Mais 30 toneladas de pneus velhos, recolhidos pelo serviço de coleta seletiva de Oeiras, foram enviadas para reciclagem nesta terça-feira, 17. O trabalho de recolhimento dos pneus é realizado Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA) e Secretaria Municipal de Obras. Em seis meses de coleta, já foram recolhidas 54 toneladas de pneus na zona urbana do município.

Em abril, foram encaminhadas para reciclagem outras 24 toneladas de pneus, coletados em diversos estabelecimentos da cidade, como postos de combustíveis, lojas de pneus e borracharias. Após a coleta, o material fica armazenado no Centro de Reciclagem, no Bairro Uberaba, e depois é recolhido pela Reciclanip, associação responsável pela logística reversa de pneus, que colhe e encaminha o material para destinação ambientalmente correta.

A ação é uma medida de responsabilidade ambiental e de saúde pública iniciada pela Prefeitura de Oeiras em março deste ano. A iniciativa também evita que esses materiais sejam jogados nas ruas e terrenos baldios, e tornem-se criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Os pneus transformaram-se em um grande desafio na gestão de resíduos sólidos, pois demoram anos para entrar em decomposição e hospedam vetores de doenças como ratos, mosquitos e baratas.  Para a Prefeitura de Oeiras, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e da saúde pública, a reciclagem de pneus possibilita um novo arranjo econômico no município, com a geração de trabalho e renda.

[email protected]

Veículo incendeia no meio da rua e assusta moradores no Piauí

  • Oeiras_carro_fogo_3.jpg mural da vila
  • Oeiras_carro_fogo_1.jpg mural da vila
  • Oeiras_carro_fogo_2.jpg mural da vila
  • Oeiras_carro_fogo.jpg mural da vila

Um carro modelo S 10, de cor prata, ano 2011 pegou fogo na manhã desta quarta-feira, 18, em uma rua do bairro Canela, em Oeiras.

O condutor do veículo, identificado por Gilson Cunha Lima disse que seguia normalmente, quando percebeu a fumaça saindo do painel, ao lado do aparelho de som, e que o carro passou por uma manutenção ontem, 17, com a instalação de um sistema de alarme. Disse ainda que saiu rapidamente do carro, retirou a bateria, entanto evitar o incêndio, mas o fogo se espalhou rapidamente.

O fato aconteceu na rua Manoel Barbosa, no bairro Calena, lateral do Centro Desportivo de Oeiras. Populares tentaram ajudar a conter as chamas que só foram debeladas após a chegada do carro pipa do Setor de Combate a Incêndios da Prefeitura de Oeiras. O carro teve perda total.

Fonte: mural da vila

Saúde oferece formação sobre segurança alimentar em Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Vigilância Sanitária, em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus Oeiras, iniciou a versão 2019 do Projeto Vigilância Itinerante. O encontro, realizado na noite desta segunda-feira, 16, no auditório da Semusa, teve como público-alvo proprietários e colaboradores de panificadoras e pizzarias da cidade.

A iniciativa possibilita que as ações da Vigilância Sanitária promovam e protejam a saúde da população, com atividades capazes de eliminar, reduzir ou prevenir riscos, além de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Este ano, o projeto traz a proposta de incentivo à regularização dos estabelecimentos de alimentos manipulados, de acordo com o preconiza a legislação. Por isso, através de parceria com o IFPI/Oeiras, o projeto oferecerá uma formação em ‘Segurança Alimentar e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, voltada para os profissionais que atuam e panificadoras e pizzarias de Oeiras.

Além da formação, a VISA realizará inspeções educativas nestes estabelecimentos, discorrendo sobre a importância da formação profissional para a realização da atividade.  

O Projeto Vigilância Itinerante é desenvolvido desde 2017, aproximando as ações da VISA da população, através da educação e informação em saúde.

[email protected]

Oeiras receberá mais de 12 milhões para mobilidade urbana

Mais investimentos e desenvolvimento para Oeiras. O prefeito José Raimundo assinou na manhã desta segunda-feira, 16, na Superintendência da Caixa Econômica, em Teresina, o segundo contrato de financiamento do Programa Avançar Cidades, no valor de R$ 5,7 milhões. Em julho, foi assinado o primeiro contrato de operação de crédito do programa, no valor de R$ 6,8 milhões. Os recursos serão aplicados em obras de mobilidade em toda a zona urbana de Oeiras.

Somados os recursos totalizam um montante de mais de R$ 12 milhões, que serão aplicados em um conjunto de obras – iluminação do Anel Viário, com construção de pista para ciclismo; iluminação da extensão da Avenida Rui Barbosa, com implantação de pista para caminhada; construção de ponte e passagens molhadas, melhorando a acessibilidade em diversos pontos da cidade; e pavimentação de mais de 80 ruas, contemplando todos os bairros.

De acordo com Zé Raimundo, os investimentos representam um salto no desenvolvimento e crescimento econômico de Oeiras, pois possibilitarão a geração de emprego e renda para dezenas de famílias, além de mais segurança e qualidade de vida para toda a população oeirense. 

Ascom

Posts anteriores