Cidadeverde.com

Agricultores de Oeiras e Ipiranga recebem investimentos

Neste sábado (09), a governadora Regina Sousa cumpriu agenda na cidade de Oeiras e Ipiranga, onde entregou e visitou obras importantes para os dois municípios na área de mobilidade e agricultura familiar.

Durante visita à  Colônia de Pescadores e Agricultores Z-64 (Comunidade Soizão) em Oeiras, a chefe do executivo estadual autorizou a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) a liberar recursos do Programa Alimentação Saudável para a Colônia no valor de R$ 80.000,00.

O investimento é um incentivo do governo para os produtores investirem na compra de peixes e outros matérias necessários para garantir a produção no local.

“Mais uma ação da agricultura familiar, mais uma vez o governo mostrando que acredita na agricultura familiar como uma grande produtora de insumos que bota comida na mesa da gente. Nós temos aqui uma produção que traz desenvolvimento para a região, nós estamos incentivando o homem do campo a se manter e ter renda na sua própria terra”, enfatizou Regina Sousa.

Hélio Adão, presidente da Associação da Colônia de Pescadores e Agricultores, agradeceu o apoio do governo, “a gente só tem a agradecer nossa governadora e a todo o governo e a SAF por esse apoio e vamos lutar para permaneça por muito tempo nossa produção de piscicultura aqui na região”.

Regina visitou ainda o projeto Quitanda Virtual e destacou que é um programa inteligente no qual os produtos não correm risco de se perder, “Os produtos quando chegam aqui eles já estão vendidos. Então, as pessoas não perdem as suas mercadorias. Nosso objetivo é investir, ainda este ano, pelo menos dez milhões de reais incentivando os agricultores a produzir e vender suas mercadorias, gerando renda e desenvolvimento local”.

Maria Greth e Silva, produtora da agricultura familiar, falou da importância do apoio do Governo do Estado. “Esse apoio nós não tínhamos antes e agora, com esses investimentos que recebemos do governo, temos condições de produzir doces, geleias  dentre outros produtos e conseguimos vender tudo”.

Entrega de obras cidade de Ipiranga

Em Ipiranga, a chefe do executivo estadual participou da entrega de obras e investimentos. “Entregamos hoje mais um asfalto, o que já é a marca do nosso governo, calçamento, estradas. Então, Ipiranga hoje está sendo beneficiada com 21 m² de asfalto urbano, fora a estrada que já iniciou. O governo está aqui investindo em diversas áreas e queremos ver esse progresso aqui nesta região”, ressaltou a governadora.

Regina Sousa também deu por inaugurado no munícipio, os Planos de Investimentos Produtivos executados pela Secretária de Estado da Agricultura Familiar, por meio do Projeto Viva o semiárido, no valor de R$ 571.942,42 beneficiando 100 famílias no munícipio de Ipiranga.

Elvis Ramos, prefeito de Ipiranga, destacou a parceria com o Governo do Estado. “Queremos aqui agradecer a Regina Sousa por essa obra de asfaltamento, além de diversas outras que estão acontecendo aqui no nosso munícipio. Nós vamos entregar também, para a agricultar familiar, tratores, kits de irrigação e um caminhão do PAA. Estamos aqui também visitando a projeto da quitanda virtual,  que ocorre por meio da Sasc, e da tão sonhada estrada de Ipiranga até Oeiras. São diversos investimentos que vão da mobilidade à agricultura familiar e estamos muito agradecidos por essa parceria com o governo que vai trazer mais desenvolvimento para a nossa região”, disse o prefeito.

José Carmo dos Santos, morador do munícipio e também cadeirante, falou da importância da obra de asfaltamento para ele. “O asfalto melhorou muito minha vida, pois sou cadeirante e ando agora sem me preocupar com a trepidação. Estamos muito felizes com esse investimento, principalmente, eu que sou necessitado. Então  só tenho hoje a agradecer ao prefeito e ao Governo do Estado”.

Da Redação

 

Escolas ganham contentores para estimular coleta seletiva em Oeiras

O prefeito José Raimundo realizou mais uma ação de educação ambiental, com a instalação de contentores para estimular a coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos sólidos na zona rural de Oeiras.

Desta vez, os contentores foram instalados diante das escolas municipais das localidades Morro Redondo e Sítio Nacional, numa ação integrada da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Secretaria Municipal de Educação.

A ação também já foi realizada nos povoados Contentamento, Canto Fazenda Frade, Biona, Gonçalaves e Várzea Tranqueira. “Nosso objetivo é despertar nos pequenos oeirenses a possibilidade de aprender e multiplicar hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos e, com isso, promover o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, destaca Zé Raimundo.

Logo, todas as 14 escolas municipais situadas na zona rural de Oeiras terão contentores para promoção da coleta seletiva, garantindo a correta destinação e aproveitamento sustentável de resíduos como plástico, metal, papel e vidro, e beneficiando famílias que obtêm sua renda por meio da venda desses materiais, que são doados pelo município.

Da Redação

Oficina Inovação em Vendas reúne 30 empreendedores em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SEMICS), em parceria com o SEBRAE, realizou na noite desta terça-feira, 29, a oficina Inovação em Vendas. A capacitação ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação de 30 empreendedores da cidade.

A oficina foi ministrada pelo consultor, Magno Weverson, e teve o objetivo de direcionar e desenvolver estratégias de vendas, trazendo o formato tradicional para o formato digital, buscando a melhoria nos resultados de vendas e negócios através da internet.

“A gestão municipal procura sempre inovar no tocante ao incentivo e o empreendedorismo na nossa cidade, e uma das ferramentas que mais vem crescendo na atualidade é o e-commerce que são as vendas via internet. Continuaremos a explorar as oportunidades para buscar o desenvolvimento econômico local”, destaca Adão Silva, secretário municipal de Indústria e Comércio.

Da Redação

Câmara de Oeiras aprova nome de Laerson Vieira para direção-geral do SAAE

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou nesta segunda-feira, 28, a indicação do engenheiro civil, Laerson Vieira, para a direção-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Indicado pelo prefeito José Raimundo, o nome do engenheiro foi aprovado, por unanimidade, após a realização de uma sabatina, com questionamentos feitos pelos vereadores.

Antes da aprovação da Câmara Municipal, o engenheiro ocupava o cargo de diretor da autarquia de forma interina, desde janeiro deste ano.

De acordo com Laerson Vieira, uma das metas para essa nova gestão é manter a qualidade da prestação de serviços que o SAAE já possui, assim como avançar nas melhorias e ações que proporcionam qualidade de vida à população oeirense.

“Já possuímos um trabalho de qualidade sendo executado pela equipe do SAAE, e vou trazer novas melhorias e otimizar os serviços através de novos estudos em saneamento e novas tecnologias, modernizando ainda mais o SAAE”, explica o novo diretor, acrescentando que outra meta é fortalecer o trabalho social com as famílias de baixa renda.

Currículo

Laerson Vieira é natural da comunidade Boa Nova – zona rural de Oeiras, engenheiro civil formado pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI, no ano de 2017, com experiência em projetos de saneamento básico, tendo feito parte do Departamento de Engenharia da UESPI Campus de Teresina por 1 ano, e do Departamento de Engenharia do SAAE pelo período de dois anos. 

Esteve também à frente, durante o ano de 2021, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, da Prefeitura Municipal de Oeiras, acumulando um pouco mais de 05 anos de exercício efetivo da profissão tanto na carreira pública quanto na iniciativa privada.

Vereadores aprovam novos projetos de lei

Após a sabatina, o plenário da Câmara Municipal aprovou dois projetos de lei em segundo turno: o PL que concede o título de utilidade pública ao Rotary Clube de Oeiras, de autoria do vereador Edvaldo Lima, e o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que altera, suprime, acrescenta dispositivos à legislação municipal e estabelece nova redação para consolidação do novo Estatuto dos Servidores Públicos do município de Oeiras. 

Na sessão, também foram votados o projeto que autoriza a Prefeitura de Oeiras a firmar convênio com a Caixa Econômica para concessão de crédito consignado aos servidores municipais, aprovado por unanimidade, e o projeto de lei que modifica a estrutura organizacional da Prefeitura de Oeiras, que teve 08 votos a favor e 03 contra.

Da Redação

Pacientes são retirados de prédio após principio de incêndio na UPA de Oeiras

Foto: Allana Sousa/Sesapi

Pacientes e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras precisaram ser retirados do prédio, na tarde desta quinta-feira (24), após um princípio de incêndio na estrutura local. De acordo com João Marcos, coordenador administrativo da UPA, o problema foi ocasionado durante as obras de reparo que estão sendo realizadas na unidade.

“Como está tendo muita chuva, surgiram alguns vazamentos e precisamos começar esse reparo, onde a empresa está aplicando uma manta asfáltica para impermeabilizar. Como é usado um maçarico neste serviço, o calor das chamas acabou passando para a parte de isolamento térmico, subindo um pouco de fumaça”, explicou o gestor ao Cidadeverde.com.

Por conta da situação, o alarme anti incêndio do prédio foi acionado e as chamas rapidamente debeladas com o uso de extintores pela empresa responsável pelo serviço e servidores da UPA. Segundo a direção da unidade, ninguém ficou ferido e os atendimentos no local foram normalizados logo em seguida.

 

Breno Moreno
[email protected]

PPP instalará mais de 7 mil pontos de iluminação de LED

Através da Parceria Público-Privada (PPP), celebrada entre a Prefeitura Municipal e a empresa Oeiras Lux, mais de 7.000 pontos de iluminação pública, espalhados pelas zonas urbana e rural de Oeiras, passarão a utilizar a tecnologia LED.

Os trabalhos já foram iniciados e devem ser concluídos dentro de dois meses, gerando economia de energia elétrica, que retorna como benefício para toda a população, e impulsionando o desenvolvimento sustentável da cidade.

“Com muito entusiasmo trazemos as boas novas da PPP de Iluminação Pública para o município de Oeiras. A PPP iniciou seus trabalhos de troca de iluminação de vapor de sódio e mercúrio por LED, na última segunda-feira (14). São quatro equipes, duas trabalhando pela manhã e duas trabalhando à noite. Em alguns bairros da cidade já é possível perceber esse processo”, pontua o prefeito José Raimundo.

A PPP é responsável pela prestação de serviços de modernização, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na zona urbana e rural do município.

Da Redação

Câmara de Oeiras aprova projeto de bolsa para alunos premiados na OBMEP

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou nesta segunda-feira, 21, o projeto de lei que cria a premiação Medalhista OBMEP, reconhecimento aos estudantes premiados anualmente na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

O projeto é de autoria do Poder Executivo e foi aprovado por unanimidade. Com isso, os estudantes premiados com medalha de ouro, prata, bronze e menção honrosa na OBMEP serão contemplados com bolsas mensais, custeadas pelo município de Oeiras.

Os alunos ganhadores de medalha de ouro receberão bolsa mensal de R$ 300, os que ganharem medalha de prata receberão bolsa de R$ 200, os que ganharem medalha de bronze serão contemplados com bolsa de R$ 150. Já os alunos agraciados com menção honrosa receberão bolsa de R$ 100.

As bolsas terão duração de 12 meses e serão realizadas mediante transferência bancária em conta do responsável pelo aluno. Os critérios de distribuição e concessão das medalhas e menções honrosas são estipulados em regulamento próprio da OBMEP, cabendo ao município apenas a distribuição dos valores de cada bolsa após a certificação.

Aprovado pelo Poder Legislativo, o projeto será encaminhado para sanção do prefeito. A homenagem da premiação dos contemplados com a bolsa será efetuada pelo Poder Executivo, através de ato solene.

Da Redação

Prefeitura de Oeiras acaba com o uso obrigatório de máscara

Foto: Cidadeverde.com

O uso de máscara não será mais obrigatório em qualquer tipo de ambiente na cidade de Oeiras, com exceção de escolas. Na medida, anunciada em decreto municipal publicado nesta sexta-feira (18), a prefeitura leva em consideração as análises técnicas e parâmetros epidemiológicos, tendo como condição necessária a permanência do município na faixa de baixa transmissão.

Apesar da flexibilização, a Prefeitura de Oeiras manteve a obrigatoriedade do uso de máscara para indivíduos com sintomas da doença e também para aquelas que tenham testado positivo ou tido contato recente com alguém infectado Covid-19. Além disso, recomenda-se que o público sob maior riscos para desenvolver as formas graves da doença sigam usando o item de proteção.

Segundo decreto, será realizado no próximo dia 04 de abril um novo boletim epidemiológico para averiguação da permanência do município na categoria de baixo risco e que modificações significativas no cenário epidemiológico poderão implicar na revogação das medidas contidas em qualquer das etapas de flexibilização, sob instrumento normativo próprio.

Da Redação
[email protected]

Oeiras disponibiliza estrutura para aulas da rede estadual na zona rural

Na última sexta-feira, 11, o prefeito José Raimundo esteve reunido com a gerente regional de Educação da 8ª GRE, Tatiane Barbosa, e representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para firmar o termo de colaboração em que a Prefeitura de Oeiras disponibiliza a estrutura física de escolas municipais para aulas do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede estadual.

Com isso, as escolas municipais Alexsandra Tapety (Morro Redondo), Juarez Tapety (Buriti do Rei) e Escola Municipal do Contentamento receberão as atividades do Ensino Médio rural e EJA dos anexos das unidades escolares Orlando Carvalho e Costa Alvarenga.

Zé Raimundo destaca que a formalização desta parceria envolve a contrapartida e o zelo de cada ente envolvido para bom uso do espaço e dos equipamentos disponíveis nas escolas.  “Entendemos que transparência e responsabilidade são vitais para uma gestão eficiente, que prioriza, acima de tudo, a prestação de serviços públicos de qualidade aos oeirenses”, afirma o prefeito de Oeiras.

Da Redação

Prefeito autoriza início de repasses para o Fundo de Cultura de Oeiras

Em ato solene realizado na manhã desta sexta-feira, 11, o prefeito José Raimundo autorizou o início dos repasses da arrecadação da Prefeitura de Oeiras para o Fundo Municipal de Cultura, instrumento de financiamento de políticas públicas voltadas para execução de projetos culturais e artísticos em Oeiras.

A solenidade foi realizada no Paço Municipal e contou com a participação do secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira; do presidente da Câmara Municipal, vereador Espedito Martins; presidente do Conselho Municipal de Cultura, Herbert Vinicius; presidente do Instituto Histórico de Oeiras, professora Inácia Rodrigues; do presidente da Subseção de Oeiras da OAB, Fidelman Fontes, e dos professores Júnior Vianna e Socorro Barros.

O prefeito destaca que a ação é um marco para a cultura oeirense. “A cultura é um importante vetor de desenvolvimento humano, social e econômico. Na nossa gestão, ela é tratada como uma área estratégica para o desenvolvimento sustentável e para a promoção da nossa identidade e diversidade cultural e artística”, comenta Zé Raimundo.

Da Redação

Posts anteriores