Cidadeverde.com

Oeiras investe na informatização das Unidades de Saúde

Para agilizar o trabalho das equipes de saúde e qualificar ainda mais o atendimento da nossa população, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um investimento na informatização de todas as Unidades Básicas de Saúde - UBSs do município.

Agora, todos os postos de saúde de Oeiras – zona urbana e zona rural – estão estruturados para oferecer um serviço informatizado, qualificando os atendimentos prestados à população oeirense.

O processo foi iniciado em 2017, facilitando o trabalho dos profissionais de saúde, que passam por um processo de qualificação contínuo para correta alimentação dos dados e resolução humanizada dos atendimentos.

Além dos equipamentos para modernização de 100% das UBSs, a Secretaria Municipal de Saúde também adquiriu um servidor, que amplia a proteção das informações e garante o ágil e adequado processamento de dados de todas as unidades de saúde para alimentação constante do sistema do Ministério da Saúde.

Da Redação

Zé Raimundo recebe Colar do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça

O prefeito de Oeiras, José Raimundo de Sá Lopes, recebeu do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), desembargador José Ribamar Oliveira, o Diploma e Colar do Mérito Judiciário, comenda criada para homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica e à Justiça de modo geral.

A entrega aconteceu na última quinta-feira, 26, no Fórum da Comarca de Oeiras, na ocasião da assinatura do Termo de Intenções Recíprocas entre o Poder Judiciário e a Prefeitura Municipal de Oeiras – documento que estabelece o diálogo interinstitucional para tratar de apoio técnico em processos que envolvem crianças e adolescentes no município.

Na prática, o acordo consiste na cessão de assistentes sociais e psicólogos para oferecer suporte técnico nos procedimentos de adoção, guarda, crimes contra vulneráveis e outros acontecimentos relacionados a crianças e adolescentes.

A condecoração é outorgada por uma comissão especial formada pelo presidente do Tribunal de Justiça e dois desembargadores mais antigos. Na solenidade, o presidente do TJPI ressaltou a relevante participação do homenageado para com a Justiça piauiense, destacando a colaboração e assinatura de Termo de Intenções Recíprocas entre o Poder Judiciário e a Prefeitura Municipal de Oeiras.

“É com imensa gratidão que recebemos essa homenagem e destacamos nosso compromisso cada vez maior para colaborar com as atividades do Judiciário. Muito obrigado a todos e contem sempre conosco”, frisou o prefeito Zé Raimundo.

Da Redação

SAAE completa 4 anos de abastecimento de água em Oeiras

Completando quatro anos em atividade, neste mês de maio, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) tem executado obras e ações importantes que ampliaram a capacidade de abastecimento de água em Oeiras. Neste período, o órgão inaugurou cerca de 14 km de rede de distribuição de água, na zona urbana do município.

No trabalho de expansão, o SAAE já realizou melhoria em diversas localidades, como Pedreira, Residencial Leme, Morro do Urubu, Bairro Várzea (Morro do Rutinga, Morro da Sociedade, Ramalhete), Bodelândia, Arizona, Bodelêndia e em trechos do Bairro Rodagem de Picos.

Além disso, nos Bairros Bodelândia e Leme foram instalados dois sistemas independentes de distribuição de água com reservação própria, sanando a falha de distribuição que havia nesses setores e tirando a sobrecarga que havia nos sistemas dos demais bairros de Oeiras, realizando assim um ganho para a população como um todo. Também foi realizada a perfuração de um novo poço na Vila Santa Teresa, auxiliando no fornecimento de água para as 600 famílias da região.

Com as obras, o órgão vem equalizando e otimizando o fornecimento em regiões que antes tinham problemas com a distribuição do recurso. Agora, os moradores dessas localidades possuem rede de abastecimento de qualidade.

Além da expansão da rede de abastecimento de água, o SAAE também se dedica à ampliação do índice de atendimento da população com acesso à coleta e tratamento de esgoto, contribuindo com um avanço significativo na prestação destes serviços essenciais para os oeirenses.

Da Redação

Cidade de Oeiras recebe placas de sinalização turística

As ruas e avenidas do perímetro urbano de Oeiras receberam, recentemente, sinalização turística. As placas, instaladas em diversos pontos, norteiam e preparam a cidade para receber melhor turistas e visitantes.

Os recursos aplicados na ação foram destinados pelo Ministério do Turismo. Recentemente, as estradas que interligam a zona urbana e rural do município também receberam placas de sinalização.

A sinalização turística e das vias de acesso à zona rural faz parte do conjunto de obras e ações estruturantes que a Prefeitura de Oeiras realiza desde o início da gestão do prefeito José Raimundo. “É assim que fazemos uma cidade mais organizada e com mais qualidade de vida”, destaca o gestor.

Da Redação

Estratégias literárias Oeiras são apresentadas em Portugal

A Travessia das Letras tem como ponto de partida a literatura infantojuvenil e o desejo de aproximar, ainda mais, os saberes das duas Oeiras, promovendo um intercâmbio cultural e estreitando laços entre os povos que partilham a língua portuguesa.

Nesta quinta-feira, 19, dentro da programação do encontro, o professor de Língua Portuguesa da nossa rede municipal de ensino, Cícero Sobrinho, participou de um debate sobre Promoção da Leitura. Na oportunidade, o professor e atual diretor da Escola Municipal Juarez Tapety falou sobre as experiências e vivências do município de Oeiras para formação de alunos leitores, destacando ações e estratégias como o projeto “Aprendendo Com” e a Feira Literária de Oeiras – FLOR.

“Oeiras investe no talento daqueles que na realidade não têm tantos acessos. E nós, por via de políticas públicas e do interesse de que haja o avanço, temos investido em leitura, desemparedamos os livros, criamos estratégias de leitura para todos eles possam ter acesso, e partir disso, modificar a sua vida, transformar o seu ambiente. Nós estamos fazendo a eternidade acontecer dentro de cada aluno”, argumentou o professor Cícero Sobrinho, durante o debate.

A mesa de debate sobre promoção da leitura com projetos inovadores do Brasil e Portugal teve a mediação do diretor do Departamento de Artes, Cultura, Turismo e Património Histórico da Câmara Municipal de Oeiras-Portugal (CMOeiras), Filipe Leal, e participação do escritor brasileiro Daniel Munduruku; Luciana Savaget, curadora da Travessia das Letras; Manuela Pargana Silva e Filomena Lima, da rede portuguesa de Bibliotecas Escolares; e Gaspar Matos - chefe da Divisão de Bibliotecas e Promoção da Língua - CMOeiras.

Em torno do tema ‘Visões de Mundos Diferentes com Idioma Igual – o Português que Nos Une’, a Travessia das Letras reúne professores, estudantes e representantes da literatura lusófona — entre eles escritores, artistas e ilustradores —, de diversos países como Portugal, Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique.

Da Redação

Delegação de Oeiras participa de encontro em Portugal

Uma delegação de Oeiras-Piauí desembarcou nesta terça-feira, 17, em Oeiras de Portugal, onde participa da Travessia das Letras - Festa Infantojuvenil da Língua Portuguesa, que se estenderá até o dia 22 de maio.

O convite para participar do encontro partiu dos portugueses e está inserido no contexto das celebrações pelos 200 anos de Independência do Brasil. A delegação oeirense desembarca em Portugal levando na bagagem o reconhecimento da UNESCO nas boas práticas educacionais, instrumentos musicais e a expertise de como educar com arte.  

Na cidade-irmã, os oeirenses de cá participam de uma intensa programação que fomenta a troca de saberes e vivências com os oeirenses de lá. As duas Oeiras (Brasil e Portugal) são cidades geminadas desde 1988. A Travessia das Letras é um projeto de intercâmbio de cultura, conhecimento e amizade entre brasileiros e portugueses.

Recepção na sede do governo de Oeiras-Portugal

Nesta quarta-feira, 18, a delegação de Oeiras-Piauí foi recebida pelo senhor Francisco Rocha Gonçalves, vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras-Portugal, que no país europeu é um órgão do Poder Executivo, equivalente às prefeituras municipais no Brasil.

O encontro aconteceu no Palácio do Marquês de Pombal, sede do governo municipal de Oeiras-Portugal, e foi uma cortesia de boas vindas do Poder Executivo local aos oeirenses do Piauí.

Na oportunidade, nossa secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, entregou ao vice-presidente um exemplar do livro “Boas práticas de gestão em educação municipal: o caso de Oeiras, Piauí”, lançado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em reconhecimento ao trabalho realizado no nosso município para desenvolvimento das políticas públicas necessárias para fortalecer a Educação.

Oeirenses na Travessia das Letras

Dentro da programação da Travessia das Letras, o professor Cícero Sobrinho, diretor da Escola Municipal Juarez Tapety, participa nesta quinta-feira, 19, de um debate sobre promoção da leitura com o escritor Daniel Munduruku e profissionais portugueses ligados à rede de bibliotecas no país.

No sábado, 21, o historiador Júnior Vianna e a coordenadora de Cultura e Arte da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Kariny Santos, ministram a oficina Arte e Literatura de Oeiras: A Cidade Vogal do Piauí. No mesmo dia, a secretária Tiana Tapety debate com os jornalistas e gestores portugueses a formação de novos leitores.

Encerrando a programação, no domingo, 22, tem a apresentação dos bandolinistas dos Núcleos de Cultura da rede municipal de ensino de Oeiras-Piauí.

Da Redação

Oeiras participa do maior encontro de educação da América Latina

Conectada com o futuro, a Educação Municipal de Oeiras participou do maior encontro de educação, inovação e tecnologia da América Latina, a feira Bett Brasil 2022, realizada entre os dias 10 e 13 de maio, em São Paulo (SP).

A Bett Brasil incentivou o diálogo sobre a educação ao longo da vida de forma qualitativa, inclusiva e equitativa. Foram quatro dias de palestras e workshops com a presença de grandes nomes da educação nacional e internacional. Oeiras esteve representada pelos professores Renato Martins, Maritony Silva, Jodiléia Pacheco e Rosirene Silva.

O congresso foi também uma oportunidade de discutir os caminhos da educação, compartilhar ideias, buscar inspirações e valorizar o papel da tecnologia e da inovação no processo ensino-aprendizagem. 

Da Redação

Educação de Oeiras lança Currículo da Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou na última sexta-feira, 13, uma audiência pública para entrega e formalização do Currículo da Educação Infantil, documento norteador do processo educacional nas escolas e ferramenta chave para o desenvolvimento integral das crianças oeirenses.

A solenidade, realizada no Cine Teatro, contou com a participação do prefeito José Raimundo, secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, gestores e professores da rede municipal de ensino, representantes do Conselho Municipal de Educação e outras instituições educacionais.

O novo currículo leva em consideração as expectativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e agrega elementos e vivências próprias do contexto regional de Oeiras.

Valorização da cultura e arte dentro das escolas

Educação de Primeira se faz com arte e cultura dentro das escolas! Em preparação para a entrega do Currículo da Educação Infantil, a SEMED promoveu na noite de quinta-feira, 12, no Largo do Rosário, mais uma etapa do percurso formativo, com o objetivo de qualificar ainda mais o trabalho pedagógico desenvolvido em Oeiras.

O foco foram as produções artísticas dos alunos, voltadas para expressão cultural afro-brasileira, consolidada nas escolas da rede municipal por meio dos Núcleos de Cultura de Percussão, Capoeira, Roda de Samba e Conguinhos.

Na oportunidade, também foi lançado o livro Menino do Congo, da professora e escritora, Márcia Evelin – obra literária que trata sobre os Congos de Oeiras, manifestação cultural de origem africana, perpetuada no Bairro Rosário e incorporada ao folclore oeirense.

Da Redação

Oeiras promove ações para logística reversa de resíduos de medicamentos

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Assistência Farmacêutica, está dando continuidade à implementação da Logística Reversa de Resíduos de Medicamentos no município de Oeiras. O objetivo é promover o descarte adequado de medicamentos vencidos ou em desuso e alertar a população sobre os riscos da automedicação. Através do projeto, são realizadas atividades educativas dentro das estratégias de Saúde da Família das zonas urbana e rural do município.

Com isso, a Assistência Farmacêutica em parceria com a Vigilância Sanitária realizam periodicamente a mobilização dos agentes comunitários de saúde para incentivarem os usuários sobre a importância de encaminhar para a Unidade Básica Saúde (UBS) de referência os medicamentos que não estão mais sendo utilizados.

A ação visa, ainda, reduzir os impactos à saúde humana e ao meio ambiente, decorrentes do ciclo de vida dos produtos, além de conscientizar a população sobre o uso racional dos medicamentos e descarte adequado. Os postos de coleta estão disponíveis nas UBS de todo o município.

Os medicamentos têm substâncias que podem ser tóxicas ou se tornar tóxicas após a sua decomposição. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta, a sustentabilidade ambiental e a restituição dos resíduos para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos.

Da Redação

Oeiras ganha novos agentes de endemias e de saúde

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre os dias 02 e 06 de maio, a Formação Inicial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), aprovados no último concurso público. A formação ocorreu no auditório da Semusa.

Os novos profissionais irão desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades, contribuindo para a ampliação do acesso da população às ações e serviços de saúde, na perspectiva da promoção social e de proteção da cidadania.

Para colaborar no enfrentamento desses desafios, o curso contemplou em suas atividades assuntos que abordam as políticas públicas de saúde, controle social, territorialização, bem como ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Da Redação

Posts anteriores