Cidadeverde.com

Presidente da CNBB e Dom Jacinto manifestam apoio a bispo criticado por Mão Santa

 

 

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, cumpriu agenda em Parnaíba na manhã desta terça-feira (08), em meio à polêmica envolvendo o prefeito Mão Santa (DEM) e o bispo Dom Juarez Sousa da Silva, que dirige a Diocese do município. 

Ao discursar durante convenção partidária no último final de semana, o chefe do executivo parnaibano fez duros ataques a Dom Juarez.

Durante a solenidade dos 75 anos da Diocese de Parnaíba, realizada hoje (08) na Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, o presidente da CBNN, sem fazer referência direta ao episódio, manifestou apoio ao trabalho realizado pelo chefe da Igreja Católica no litoral. 

“Venho com sentimento de comunhão e solidariedade fraterna com o seu coração [Dom Juarez], com o coração dessa igreja e com o coração de todo o povo sofrido. Os números nos desafiam profundamente. Precisamos, com a lição da solidariedade, traçar um novo caminho, superando polarizações, fundamentalismos, superando tudo aquilo que não nos permite”, afirmou Dom Walmor Oliveira.

Quem também saiu em defesa do Bispo da Diocese de Parnaíba durante o evento foi o Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Britto. Em clara referência às declarações de Mão Santa, o arcebispo disse que a Igreja não pode aceitar esse tipo de situação. 

“Faço um ato de solidariedade irrestrita a sua pessoa e um gesto de reparação pelas palavras insultuosas, inadequadas que o senhor recebeu nesses dias. Está gravada pelas redes sociais, circulando por todo o canto. Não queremos responder a quem o fez, mas quero dizer que, de fato, nós não aceitamos, não podemos acolher e muito menos aprovar ou suportar calados aquilo que vimos e ouvimos”, disse Dom Jacinto Britto durante a solenidade. 

A solenidade contou com a presença do governador Wellington Dias (PT) e outras autoridades locais. O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM) não compareceu ao evento. 

Diocese 

Criada em 1944 e solenemente instalada em 1945, a Diocese de Parnaíba, completa 75 anos de criação, instalação e missão no Norte do Piauí. As festividades começaram no último dia 29 de agosto e serão encerradas nesta terça-feira (08).  

Durante a solenidade desta terça-feira (08), o presidente da CNBB destacou o trabalho realizado pela Diocese na região. 

"Padres, ministros, evangelizadores e o povo de Deus anunciando o reino, e a partir do anúncio do reino fazendo com que a vida seja mais vivida, bem vivida, preservada, e respeitada. Que Deus abençoe essa história, à ela nossa grande reverência. Que a mãe da Divina Graça nos abençoe e nos inspire nesse discipulado nosso seguindo os passos de Cristo", disse.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo também afirmou que, por sua capilaridade, a Igreja Católica cumpre um papel fundamental durante o período da pandemia da Covid-19. 

“Estamos empenhados pela gravidade do momento, sobretudo pelas feridas ainda mais expostas pela pandemia da Covid-19. Estamos trabalhando à luz do evangelho, na capilaridade, na bonita da presença da igreja na vida das pessoas, exatamente para ajudar, enquanto caminhamos para o reino”, afirmou durante a solenidade desta terça-feira. 

Outro lado

Mão Santa alega que sua declaração foi mal interpretada e que não participou da solenidade com o presidente da CNBB porque já tinha agendado previamente visitas a obras.

 

Natanael Souza
[email protected] 

Declarações de Mão Santa em convenção causam repúdio de entidades

As declarações o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), durante a convenção do seu partido no último sábado(05), na qual homologou sua candidatura à reeleição, causou repúdio de entidades na cidade. 

Durante seu discurso, o prefeito afirma que o Bispo assinou um manifesto conta o presidente da República com “esculhambação”, que ele estaria ferindo a Bíblia e ainda sugeriu que o chefe da Igreja Católica no litoral teria um relacionamento conjugal ou que é proibido pela Igreja. 



Vídeo onde Mão Santa fala sobre o Bispo

Durante sua fala, Mão Santa não citou o nome do Bispo, mas a Coordenação Diocesana Pastoral, através do padre Ézio Rodrigues, divulgou nota de repúdio onde destacou que manifesta com "grande consternação, seu repúdio e discordância com o fato ocorrido na convenção do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, ocasião em que o mesmo desrespeitou a Igreja e a pessoa do seu Bispo diocesano, Dom Juarez, Sousa da Silva". Na nota, a coordenação ressalta o apoio ao Bispo, "homem íntegro e comprometido com a causa de Jesus Cristo".

Já a Associação Atlética Brava que é uma entidade que representa os estudantes de Fisioterapia da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba, repudiou outro momento do discurso de Mão Santa, no qual ele chamou de “porcaria” os concludentes das universidades federais. Em um post no Instagram, a entidade destaca que o prefeito "demonstra completo desrespeito às instituições públicas federais de ensino superior com uso de expressões depreciativas, ultrapassando o limite do bom senso". A associação descreve os atuais meios de ingressar às universidades, destacando o grau de complexidade das provas do Enem, por exemplo. 

 

Vídeo do Mão Santa sobre estudantes de universidades federais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A Associação Atlética Brava vem por meio desta nota expressar seu profundo repúdio ao discurso do prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, conhecido por Mão Santa, no qual demonstra completo desrespeito às instituições públicas federais de ensino superior com uso de expressões depreciativas, ultrapassando o limite do bom senso. O prefeito manifesta total desconsideração com falas como: “Essas porcaria que saem dessa Universidade Federal ‘num’ sabe nada, é a maior desgraceira, não sabe coisa com coisa”, “Não ‘tão’ formando profissional”. Caso falte ao prefeito informações a cerca dos atuais meios de ingresso em uma universidade pública, aqui vão alguns esclarecimentos: O Enem é atualmente a maior prova de seleção para ingresso em universidades federais e para programas do Governo Federal, como o Sisu, Prouni e Fies. No exame é obrigatório redigir um texto de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, da mesma maneira que na maioria dos vestibulares, portanto, Excelentíssimo Senhor Prefeito, os alunos das universidades federais sabem ler e escrever, mas não apenas isso, visto que nas provas do Enem a interpretação de texto, assim como, a capacidade de conflitar a realidade científica com o senso comum, exige de seus participantes habilidades que vão muito além de conhecimentos técnicos. É lamentável a posição do gestor público de um município que sedia uma universidade federal seja de tamanha desvalorização e desprezo, esforçando-se para enxovalhar a imagem dessas instituições públicas e seus profissionais. A Atlética Brava jamais deixará de se pronunciar diante de tais atos que buscam desqualificar as conquistas do ensino superior público federal brasileiro e dos profissionais formados por essas instituições.

Uma publicação compartilhada por AAA BRAVA (@atleticabrava) em

.

O Cidadeverde.com entrou em contato com os assessores do prefeito Mão Santa e aguarda posicionamento. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

 

Governador Wellington Dias visita obras em Parnaíba nesta terça-feira

Foto: Roberta Aline

O governador Wellington Dias vai cumprir agenda nesta terça-feira, dia 8, em Parnaíba. Ele visitará obras, autorizará reformas e participará de um evento religioso.

O primeiro compromisso do governador será às 9h, em que participará da Missa Solene do Jubileu de 75 anos da Diocese de Parnaíba, com a presença do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira.

Em seguida, Wellington visita as obras de reforma do Complexo Porto das Barcas e da construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER), ambas em fase final. O chefe do Executivo também acompanhará a pavimentação poliédrica das ruas do bairro Parque José Estêvão e autorizará reformas em escolas da rede estadual.

A recuperação do Complexo Porto das Barcas, uma das maiores obras do estado, já está mais 90% concluída. A reforma e restauração abrange todo o complexo, as lojas de artesanato e entorno do Museu Náutico.  O valor estimado para toda a recuperação do complexo é de aproximadamente R$ 8,5 milhões, recursos já assegurados pelo Finisa I.

O local passará a receber barcos que levarão turistas a passeios nas praias de Luís Correia e no Delta do Parnaíba. O complexo também ganhará novos projetos de iluminação e sinalização, que além de valorizar a arquitetura, também facilitará a orientação e visitação turística.

As obras do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) já foram finalizadas e os equipamentos em processo de aquisição para que o centro possa ser inaugurado. O Centro será a primeira unidade no território da Planície Litorânea a oferecer os serviços em quatro modalidades de reabilitação: deficiência física, visual, intelectual e auditiva, com capacidade de atendimento para mais de 60 mil pessoas, decentralizando os serviços e gerando uma maior qualidade na saúde.

 

Da Redação
[email protected] 

PF cumpre mandados em casas e sítios ligados a traficantes no litoral do Piauí

Fotos: PF divulgação

Atualizada às 16h

A Polícia Federal deflagrou a operação Manzuá II que cumpre mandados de busca e apreensão em casas e sítios ligados a traficantes nas cidades de Parnaíba e Ilha Grande, no litoral do Piauí, e também na cidade de Araioses, no Maranhão. De acordo com a PF, o grupo criminoso investigado também forneceria drogas em presídios e teria o apoio de agentes públicos  lotados em órgãos estratégicos da Segurança.

"As investigações são desdobramentos da operação Manzuá que apurou crime de cultivo ilícito de maconha na zona rural da Ilha Grande. O bando identificado em tal operação atua na região Norte do estado, inclusive fornecendo drogas em presídios. Observou-se, ainda a participação de agentes públicos lotados em órgão estratégicos da segurança, onde teriam acesso a informações privilegiadas a respeito de investigações policiais com a finalidade de dificultar a persecução penal dos membros da quadrilha", disse a nota da PF.

Os investigados serão indiciados pelos crimes de associação para o tráfico, associação criminosa, tráfico de drogas, divulgação de dados sigilosos e outros crimes que forem identificados no decorrer do cumprimento das buscas.

Na operação desta sexta-feira (04) foram apreendidos armas de fogo, dinheiro e um suspeito foi preso. Em um dos alvos, as equipes apreenderam quase R$ 30 mil. 

"Os valores em dinheiro tinham características de serem decorrentes do tráfico de drogas e foi presa uma pessoa por posse de arma de fogo de uso permitido pela ausência de registro. Essa operação faz parte de estratégia global da Polícia Federal que se inicia com a repressão ao tráfico de drogas nas fronteiras e se irradia até às descentralizadas onde, aliados às polícias Civil e Militar e ao Judiciário estadual e federal, dá cumprimento às buscas com interesse na repressão às drogas", disse o delegado Carlos Alberto Ferreira,  chefe da delegacia da PF em Parnaíba. 

Fotos: PF divulgação

A operação foi denominada Manzuá II em referência à armadilha de captura de peixes utilizada por pescadores locais, fazendo alusão ao constante trabalho da Polícia Federal para prevenir e reprimir o tráfico de drogas.

Um efetivo de 30 policiais federais deram cumprimento aos mandados expedidos pelo juiz Titular da 2.ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba. 


Graciane Sousa
[email protected]

Parnaíba: município registra duas novas mortes por Covid-19

A Secretaria de Saúde de Parnaíba divulgou na noite desta segunda-feira(31) um  novo boletim de casos registrados de Covid-19 no município. Até o momento  6.244 casos da doença foram oficialmente diagnosticados na cidade,  que já contabiliza um total de 131 óbitos. Dois deles( homens com 54 e 68 anos)ocorreram nesta segunda-feira.

De acordo com o documento seguem em isolamento domiciliar 905 pessoas infectadas, e 5.201 pessoas estão recuperadas da Covid-19 em todo o município.

Nos hospitais que atendem doentes com o novo coronavírus em Parnaíba apenas 05 pacientes estão em leitos clínicos, e apenas duas pessoas estão internadas com a doença em leitos de Unidade de Terapia Intensiva(UTI´s). 

No Piauí foram registrados até o momento 77.859 casos da doença, e o número de mortes já soma  1.843 registros.

João Bandeira
[email protected]

Neto é morto na frente da casa da avó ao se recusar a entregar celular

Um homem identificado como Valdeci Francisco dos Santos, 46 anos, foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) enquanto estava na frente casa da avó. Ele estaria mexendo no celular e  teria se recusado a entregá-lo aos assaltantes. 

O crime ocorreu na noite dessa terça-feira (25) no bairro Pindorama, em Parnaíba, litoral do Piauí. Dois criminosos em uma motocicleta participaram do crime e ainda não foram identificados. 

 

Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Companheiro e mais dois são presos por matar idosa e esconder corpo debaixo da cama

Foto: Reprodução WhatsApp

Uma idosa identificada como Maria José Soares Maciel, 67 anos, foi assassinada e teve o corpo escondido debaixo da cama da própria casa no bairro Piauí, em Parnaíba, no litoral do Piauí. O crime ocorreu no último sábado (22), mas o corpo só foi encontrado na tarde dessa segunda-feira (24). O companheiro da vítima e mais dois amigos foram presos suspeitos de participação no feminicídio seguido da ocultação de cadáver. 

"A PM foi acionada após a filha da vítima denunciar seu desaparecimento e apontar o companheiro da mãe como principal suspeito. Testemunhas contaram que no sábado ouviram os gritos da idosa que estaria sendo espancada e no domingo o companheiro dela e mais dois homens entrando e saindo da casa, retirando móveis, eletrodomésticos e outros objetos da vítima", disse o tenente-coronel Antônio Pacífico, comandante da Polícia Militar em Parnaíba. 

Com indícios de que o companheiro teria participação no crime, policiais militares fizeram buscas e encontraram o suspeito com a chave da casa onde morava com a idosa. 

"Ele estava com a chave na cintura e alegou que havia falado com ela pela manhã. Fomos até à residência, abrimos com a chave que ele estava e encontramos o cadáver debaixo da cama já em estado de decomposição e com um intenso mau cheiro. Ao lado corpo foi achada uma foice que pode ter sido usada para agredir a idosa na cabeça", contou o comandante. 

Após o encontro do cadáver, o companheiro da vítima de 33 anos de idade e dois amigos com idades de 29 e 37 anos foram presos e levados para a Central de Flagrantes de Parnaíba. 

O crime está sendo investigado pela Polícia Civil que vai esclarecer as circunstâncias da morte e individualizar a participação de cada um dos presos. 


Graciane Sousa
[email protected]

Chef de cozinha finge gravidez por nove meses e polícia descobre farsa

Uma chefe de cozinha de 30 anos de idade fingiu estar grávida durante nove meses em Parnaíba, litoral do Estado. A Polícia Civil descobriu a farsa após o marido da mulher fazer um Boletim de Ocorrência denunciando o seu desaparecimento. 

O marido foi até a delegacia na última sexta-feira (14) e disse que a mulher deu entrada no hospital para dar à luz e desapareceu. A Polícia Civil se mobilizou e fez buscas em todos os hospitais da cidade, mas não encontrou a chefe de cozinha.

No sábado a mulher ligou para o marido e disse que havia sido abandonada na frente do cemitério de Parnaíba. Segundo a Polícia Civil, ela disse que havia perdido o bebê. 

O delegado regional de Parnaíba, Rodrigo Luna, disse ao Cidadeverde.com que tudo não passou de uma farsa e que a mulher passou nove meses mentindo para que o marido não rompesse a relação amorosa com ela. Até falsas consultas de pré-natal era inventadas pela chefe de cozinha, que chegou a mostrar para o companheiro ultrassonagrafias de seu outro filho na tentativa de fazer com que ele acreditasse que ela realmente estava grávida. Toda família acreditou na mentira.

Foto: Polícia Civil do Piauí

"Em face das denúncias muito graves a Polícia Civil continuou as diligências e ,com o passar dos dias, verificou que tudo era um grande golpe arquitetado por essa moça para evitar o fim do relacionamento entre em o casal. Verificou-se  que em nenhum momento ela esteve grávida e que tudo foi inventado para que, após o término do relacionamento  houvesse a volta. E foi o que aconteceu. O marido voltou para essa moça", conta o delegado Luna. 

A mulher disse à polícia que não usou uma barriga falsa, mas, segundo as investigações policiais, usava roupas comumemente utilizada por grávidas, como vestidos, além de outros artifícios para enganar o marido e sua família. 

Após a polícia desvendar a farsa, o marido optou por não formalizar denúncia contra a mulher.

"Ele disse que não queria nenhuma punição contra ela. Queria apenas sair da cidade para começar uma nova vida com ela", disse o delegado Rodrigo Luna. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Parnaíba: pesquisadores da UESPI usam inteligência artificial para diagnosticar Covid-19

Uma  pesquisa da UESPI pode ser um passo importante para obter diagnósticos rápidos, precisos e de baixo custo da Covid-19. O Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Aplicações Inteligentes – GEDAI, sob coordenação do professor do curso de Ciência da Computação, campus Parnaíba, Dr. Dario Calçada, identificou que exames de gasometria sanguínea podem ser utilizados para diagnóstico de pacientes com Covid-19. Os pesquisadores utilizaram análise matemática de Inteligência Artificial dos dados do Hospital Albert Einstein para chegar ao resultado.

A pesquisa mostra padrões encontrados em parâmetros de exames laboratoriais, nos quais o principal é a gasometria sanguínea. Sendo assim, um exame simples de medida de concentração de Oxigênio e Gás Carbônico no sangue dos pacientes pode ser utilizado para saber se determinada pessoa está infectada ou não com o novo coronavírus.

Professor Doutor Dario Calçada

“Nosso objetivo foi determinar as características relacionadas aos parâmetros clínicos para a determinação da doença. Analisamos desde exames como sumário de urina, até exames relacionados a gasometria sanguínea e conseguimos descobrir o padrão dos dados em pacientes com a COVID-19 e naqueles que não estavam contaminados com uma separação de 100% dos casos. “O novo coronavírus  é causa problemas respiratórios, portanto os índices relacionados à concentração de gases (O2 e CO2) no sangue, assim como outros parâmetros da hemogasometria, podem gerar evidências para a identificação dos casos”, explica o docente.

Agora, o professor Dario Calçada pretende atrair investimentos para financiar um software especializado de código aberto para auxiliar no diagnóstico de Covid-19.

A pesquisa será publicada na 2° edição da Revista Journal Global Innovation. Também participaram do artigo a professora Dra. Solange Rezende, da Universidade São Paulo de São Carlos (USP/SC),  a pesquisadora e enfermeira Me. Jâina Carolina e o aluno de Iniciação Científica da UESPI, Joan Davi dos Santos, 22 anos.

O discente, que faz parte do projeto, sente-se motivado em descobrir novas pesquisas. “O GEDAI é um local onde posso conhecer mais pessoas, pesquisar assuntos com mais profundidade e, o que acho mais importante do GEDAI: colocar em prática o que nos é ensinado no curso de Ciência da Computação”, ressalta o discente sobre as pesquisas que podem auxiliar no combate ao coronavírus no mundo.

Aluno da UESPI durante uma apresentação do GEDAI

Da Redação
[email protected]

PRF apreende mala em ônibus com 35kg de maconha escondidos

Policiais encontraram 27 tabletes de maconha escondidos dentro de uma mala em um ônibus interestadual, com linha do Piauí para o Rio de Janeiro.  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga foi despachada na cidade de Parnaíba e tinha como destino o estado do Rio de Janeiro. 

O flagrante aconteceu na tarde desta segunda-feira (17) em Parnaíba, na BR-343. "Os policiais não conseguiram identificar o proprietário da mala. As diligências continuam no sentido de identificar a pessoa que embarcou a droga e o responsável que iria recebê-la". 

"Os policiais receberam uma denúncia anônima através do número de emergência 191 e realizaram a abordagem ao ônibus em questão. Durante a fiscalização, o motorista informou onde estava a mala que foi encontrada pelos policiais. Ao proceder a revista minuciosa na bagagem os policiais encontraram 27 tabletes de maconha (30,5kg) avaliados em R$ 30.500,00", informa a PRF.

A PRF ressalta que "o motorista foi conduzido na condição de testemunha juntamente com a droga à Polícia Federal na cidade de Parnaíba/PI".


Foto: PRF

 

Carlienne Carpaso (com informações PRF)
[email protected] 

Posts anteriores