Cidadeverde.com

Mão Santa é reeleito em Parnaíba com quase 70% dos votos

Foto: Letícia Santos/Cidadeverde.com

O prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa, o Mão Santa (DEM), foi reeleito prefeito de Parnaíba neste domingo (15). Ele obteve 68,34% dos votos.

Em segundo lugar ficou Dr. Hélio, do PL, com 26,41% dos votos.

O candidato Samaronne (PSD) ficou em terceiro lugar com 4,12% e em último, Romualdo Seno, do DC, com 1,13%.

Hérlon Moraes
[email protected]

Eleitor passa mal e morre enquanto esperava para votar

Foto enviada ao Cidadeverde.com

Um eleitor morreu enquanto esperava para votar na escola municipal Antônio Emílio de Araújo Seligman, em Parnaíba. O Cidadeverde.com apurou que ele estava na fila quando passou mal e caiu sem vida. O eleitor tinha 67 anos, de acordo com a PM. 

"Fomos acionados, isolamos a área e acionamos o Samu. Foi uma fatalidade. Morreu de causas naturais", disse o tenente-coronel Antônio Pacífico, comandante da Polícia Militar em Parnaíba. 

O caso ocorreu no início da manhã deste domingo (15). O corpo foi recolhido por uma funerária e já liberado para o sepultamento. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Em Parnaíba, 30 famílias deixam suas casas após chuvas intensas

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros


Pelo menos 30 famílias precisaram deixar suas residências após as fortes chuvas que caíram em Parnaíba nos últimos dias. A informação é do comandante do Corpo de Bombeiros no município, Major Rivelino Moura, que coordenou os trabalhos de resgate. 

As famílias resgatadas foram entregues à responsabilidade do Serviço Social do município, e abrigadas em ginásios e residências de parentes. 

Para conseguir retirar as famílias e seus pertences, os bombeiros precisaram utilizar barcos. As áreas mais atingidas foram os piscinões, localizados nos bairros da periferia do município. 

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, a situação já está sob controle e as famílias devem começar a voltar para suas casas nos próximos dias. 

"A situação mais crítica aconteceu na terça e na quarta-feira. Agora, as chuvas já estão em menor volume, a água já baixou. A expectativa é que essas famílias voltem para casa já no final de semana", explicou. 


Natanael Souza
[email protected] 

Polícia Federal cumpre mandados contra empresário por crime eleitoral em Parnaíba

Fotos: Divulgação PF-PI

Atualizada às 11h35

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (06), a Operação Verbum Dubium, com objetivo de reprimir crimes eleitorais no município de Parnaíba (a 340 km de Teresina). Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra um empresário da comunicação no litoral, que estaria divulgando fake news. 

Cerca de 20 policiais federais participam da operação autorizada pela 3ª Zona Eleitoral. Eles fazem buscas na residência e na empresa do investigado em Parnaíba e também em Teresina. 

O inquérito foi instaurado a pedido do Ministério Público Eleitoral para averiguar notícia de crimes eleitorais supostamente praticados por empresa de mídia digital, que estaria divulgando de forma intencional fake News e ataques a adversários políticos, causando prejuízo ao pleito. 

Em nota, a PF diz que busca, através da cautelar proposta, evidências da produção de conteúdo ofensivo a candidatos e servidores públicos, cuja difusão pelas redes sociais objetiva prejudicar o regular trâmite das Eleições 2020.

"Durante as buscas foram apreendidas mídias, equipamentos eletrônicos, documentos para se verificar se confirma ou não a hipótese criminal. As diligências continuam para total instrução do feito, em regime prioritário como determina a legislação eleitoral", disse o delegado Carlos Alberto Ferreira do Nascimento, chefe do Departamento da PF em Parnaíba. 

 

As diligências ocorrem em Parnaíba e Teresina, através do Centro de Comando e Controle, qe foi criado para as eleições 2020. 

O nome da Operação – Verbum Dubium – faz alusão aos problemas ocasionados pela intencional divulgação de Fake News e pelos ataques a adversários políticos, em prejuízo do livre sufrágio.


Caroline Oliveira
Com informações da PF
[email protected]

Morre sargento baleado por outro PM em briga de trânsito no Dia dos Finados em Parnaíba

O sargento Marcos Sérgio, baleado durante uma briga com outro policial militar ocorrida na última segunda-feira, em frente a um cemitério, morreu na noite desta quinta-feira (05) no Hospital Regional Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. O militar, que foi atingido com seis disparos, chegou a ser operado, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu por volta das 18h. 

Marcos Sérgio tinha 49 anos, 28 deles nos quadros da Polícia Militar. Atualmente, ele prestava serviço no 2º BPM, na cidade de Parnaíba. 

"Ele estava em uma situação delicada. Foi operado, teve todos os cuidados possíveis, mas infelizmente acabou não resistindo", relatou o comandante do 2º BPM, tenente coronel Antônio Pacífico. 

O velório e o enterro do sargento Marcos Sérgio deve acontecer ainda nesta sexta-feira(06), em Parnaíba. 

Associações militares emitiram notas de pesar pela morte do sargento: 

O caso

Dois policiais  trocaram tiros na manhã da última segunda-feira (02) em frente ao cemitério São Sebastião, em Parnaíba, litoral do Piauí. De acordo com populares que testemunharam a ocorrência, os disparos teriam acontecido após uma discussão de trânsito no local, que recebia muitos visitantes por conta do Dia de Finados. 

Foto enviada pelo whatsapp

O outro policial envolvido no caso, Carlos Augusto Cunha, sargento reformado da PM de Goiás, também passou por atendimento no Hospital Dirceu Arcoverde, mas recebeu alta. 

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que vai determinar as circunstâncias de como a troca de tiros ocorreu.

 


Natanael Souza
[email protected] 

Instituto Opinar divulga pesquisa de intenção de votos em Parnaíba

Pesquisa de intenção de votos na cidade de Parnaíba, a segunda maior do Piauí, mostra o atual prefeito Mão Santa (DEM) na liderança com 57,67%. Na sequência aparecem os candidatos Dr Hélio (PL) com 19,67%, Samaronne (PSD) com 2,00% e Romualdo Seno (DC) com 0,67% das intenções de voto. Dos entrevistados na pesquisa, 20,00% "não sabem ou não responderam" em quem vão votar. 

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Opinar nos dias 27 e 28 de outubro. Ao todo foram ouvidas 450 pessoas. A margem de erro é de 4,62% e o nível de significância 95%.

 

Da Redação
[email protected]

Policiais trocam tiros em frente a cemitério de Parnaíba após briga de trânsito

Foto enviada via whatsapp

Dois policiais  trocaram tiros na manhã desta segunda-feira (02) em frente ao cemitério São Sebastião, em Parnaíba, litoral do Piauí. De acordo com populares que testemunharam a ocorrência, os disparos teriam acontecido após uma discussão de trânsito no local.

Devido a ocorrência, visitantes que estavam no cemitério por conta do feriado do Dia de Finados se aglomeraram em uma das ruas que da acesso ao local. 

O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar em Parnaíba, tenente coronel Antônio Pacífico, informou que o confronto envolveu um policial do Piauí, identificado como Sargento Marcos Sérgio, que foi atingido com disparos na região do abdômen. O outro policial, que não teve a identidade revelada,  é um sargento reformado da Polícia Militar do estado de Goiás, que teria sido atingido por um disparo na região do braço. 

O Policial do Piauí estava em um carro, enquanto o outro policial estava pilotando uma motocicleta. 

Foto enviada via whatsapp

"Nós recebemos a informação que houve essa troca de tiros envolvendo dois policiais. A Polícia chegou ao local junto com o Samu. Os dois  estavam feridos e foram socorridos e levados para o Hospital Dirceu Arcoverde", relatou.

De acordo com comandante da PM em Parnaíba, o sargento Marcos Sérgio deu entrada na sala de cirurgia do Hospital Dirceu Arcoverde.  O policial  de Goiás também continua em atendimento médico na unidade.

O real motivo da discussão ainda deve ser apurado pela Polícia Civil e pela Corregedoria da Polícia Militar. 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Associação Reabilitar abre processo seletivo para o CER de Parnaíba

Foto: Governo do Piauí

De 1 a 5 de novembro, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, realizado pela Associação Reabilitar. Os cargos são para Nível Superior, Técnico e Médio para o preenchimento de cadastro reserva da Unidade Pós-Covid 19, que irá funcionar no novo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Parnaíba. 

Os cargos são para Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Nutricionista, Enfermeiro, Assistente de Desenvolvimento Humano, Técnico de Suporte, Recepcionista e Auxiliar de Almoxarifado. 

Os profissionais atuarão nos serviços de reabilitação multidisciplinar Pós-Covid 19. A contratação será por tempo determinado, podendo ser prorrogada.

As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, no site da Associação Reabilitar (www.reabilitar.org.br). Os interessados devem enviar currículo acompanhado das respectivas comprovações no ato da inscrição. Todos os profissionais devem comprovar as exigências estabelecidas no edital.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: análise de currículo e entrevista. O resultado da inscrição e análise curricular serão divulgados nos dias 10 de novembro, no site da Associação Reabilitar (www.reabilitar.org.br).

O calendário com as datas e horários das entrevistas será disponibilizado no dia 12 de novembro e acontecerão entre os dias 16 e 20 de novembro. A previsão para a divulgação do resultado final é 22 de novembro.

 

 

 

Da Redação
[email protected]

 

Homem é preso com mais de R$ 54 mil de origem não declarada

Foto: Divulgação/PRF

Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem de 45 anos que estava na posse de mais de R$ 54 mil sem origem declarada.A ação ocorreu na noite de ontem (29), na BR-343,  na cidade de Parnaíba. Ao realizarem uma ação de policiamento ostensivo, os policiais abordaram o veículo e solicitaram a documentação pessoal do condutor.

Durante os procedimentos, os policiais notaram que o condutor estava nervoso e inquieto, além de apresentar informações desencontradas. 

Após realizarem uma vistoria minuciosa no veículo, os policiais encontraram em um fundo falso no para-choque onde todo o montante que estava dividido em cédulas de pequeno valor.

O condutor não apresentou aos policiais documentos que justificasse o transporte do valor e nem informou a sua origem. 

Os policiais verificaram que o condutor possui diversas passagens pela polícia por Receptação e Roubo Qualificado, além de envolvimento com o Tráfico de Drogas.

Diante dessa situação, o homem foi preso e, juntamente com o dinheiro, encaminhado à Polícia Federal na cidade de Parnaíba para os procedimentos necessários. O condutor poderá responder pelos crime de Lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores.

Outros casos 

Essa é a terceira apreensão de dinheiro em espécie realizado pela Polícia Rodoviária Federal no mês de outubro. 

No dia 21 de Outubro,  um homem foi preso na BR 230, em Floriano, transportando mais de R$ 74 mil no forro da tampa do porta-mala de um veículo de passeio.

Na última terça-feira(27), equipes da PRF realizaram a prisão de dois homens que transportavam aproximadamente R$ 100 mil em espécie em um fundo falso no painel de um veículo. A abordagem aconteceu na BR 316, em Timon. 

 

 

Natanael Souza( Com informações da PRF)
[email protected]  

Delegacia da PF em Parnaíba faz exercício com drones que serão utilizados nas eleições

Foto: Google Maps

Visando aumentar a segurança nas eleições, a Polícia Federal utilizará mais de 100 Aeronaves Remotamente Pilotadas como ferramenta para inibir a prática de crimes eleitorais durante o pleito de 2020. Os equipamentos serão alocados em municípios estratégicos em todo o território Nacional, dentre eles as cidades da circunscrição de Parnaíba-PI.

Os DRONES irão sobrevoar as principais zonas eleitorais do país ajudando a fiscalizar e combater crimes como boca de urna e transporte de eleitores. Tais equipamentos trazem tecnologia de ponta e são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude. Ainda assim, os DRONES possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez. As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal que estará preparada para monitorar toda as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. Assim, diante de algum flagrante de crime eleitoral, policiais se deslocarão, imediatamente, para o local indicado para prender os suspeitos, que serão conduzidos para a delegacia, onde serão tomadas as providências pertinentes.

A ação vai ao encontro das orientações da Direção Geral da Polícia Federal, no sentido de utilizar novas tecnologias para prevenir e reprimir ações delituosas. O uso de DRONES possibilita, ainda, diminuir a presença física dos policiais e o contato social com não envolvidos em situação criminosa, o que se torna extremamente relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a epidemia do novo coronavírus.

  Da Redação
com informações Ascom

Posts anteriores