Cidadeverde.com

Embrapa nega fechamento de unidade em Parnaíba e confirma mudanças

A Embrapa Meio-Norte informou que a Unidade de Execução de Pesquisa de Parnaíba não encerrou as atividades. Nesta semana, circulou nas redes sociais informações sobre o fechamento da unidade no litoral do Piauí com a demissão de funcionários. 

Em nota assinada pelo chefe-geral, Luís Fernando Carvalho Leite, a Embrapa Meio-Norte esclareceu que em “nenhum momento comunicou o encerramento das atividades da Unidade de Execução de Pesquisa de Parnaíba”.

“As mudanças na Embrapa Meio-Norte/UEP Parnaíba estão pautadas pela reorganização da agenda de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco nas cadeias produtivas da bovinocultura leiteira e fruticultura”, diz a nota.

O documento ressalta que “em decorrência das alterações na programação de pesquisa e da carência de alguns perfis de colaboradores na Sede da Embrapa Meio-Norte, em Teresina, a Unidade estabeleceu um reposicionamento das equipes, com objetivo principal de melhor atender às expectativas do agro do Meio-Norte e da sociedade brasileira”.

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Defensoria Pública alerta sobre superlotação na Penitenciária de Parnaíba

Foto: Google Street View

O defensor público Antônio Caetano de Oliveira Filho, titular da 8ª Defensoria Pública de Parnaíba e responsável pela atuação da Instituição na execução penal na referida comarca, expediu ofícios dirigidos ao Juízo da 1ª Vara da Comarca de Parnaíba e à 8ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, alertando para o problema de superlotação na Penitenciária Mista de Parnaíba e solicitando adoção de providências. O defensor também reportou o fato ao defensor público geral do Piauí.

Segundo o defensor Antonio Caetano de Oliveira, dados do SIAPEN e informações prestadas pela própria Penitenciária Mista de Parnaíba, dão ciência que aquele estabelecimento prisional conta atualmente com uma população carcerária 607 internos, embora sua capacidade de lotação seja para somente 176 vagas, configurando-se assim como o estabelecimento prisional mais superlotado do estado do Piauí, em termos proporcionais.

A Penitenciária Mista de Parnaíba abriga presos sentenciados e provisórios, do sexo masculino (561 homens) e feminino (46 mulheres). Da população carcerária masculina, 316 são sentenciados e 245 presos provisórios. Entre as mulheres, 28 são sentenciadas e 18 são presas provisórias. Para o defensor público os números comprovam a superlotação. “É notório, que a Penitenciária Mista de Parnaíba não comporta a população de presos provisórios, que é de 263 pessoas entre homens e mulheres, nem é estabelecimento adequado para cumprimento de pena pela população feminina, que somam no espaço 46 internas”, explica.

Em resposta a pedido da 8ª Defensoria Pública de Parnaíba, a Gerência da Penitenciária Mista de Parnaíba esclareceu que há informações de que a Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (Sejus), planeja construir um Centro de Detenção Provisória na região, contudo, não há informações concretas acerca do referido projeto.

Nos ofícios dirigidos ao Juízo de Execuções Penais da Comarca de Parnaíba e ao órgão do Ministério Público do Estado do Piauí que oficia perante o Juízo das execuções da Comarca de Parnaíba, o defensor público Antonio Caetano de Oliveira solicitou que as autoridades locais alertem às autoridades estaduais para a gravidade do problema de superlotação na Penitenciária Mista de Parnaíba, a fim de que haja uma conjunção de esforços que contribua para a construção de um Centro de Detenção Provisória e de um presídio feminino na Comarca.

Ao defensor público geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, o defensor público Antonio Caetano de Oliveira solicitou que se diligencie junto à Secretaria de Justiça do Estado do Piauí, bem como aos órgãos de segundo grau do Poder Judiciário e do Ministério Público do Estado do Piauí, para que adotem as providências cabíveis dentro do âmbito de atuação, com vistas à construção de um Centro de Detenção Provisória e de um presídio feminino na Comarca de Parnaíba-PI.

Da Redação
[email protected]

Justiça anula sentença e mantém sistema de Parnaíba com a Agespisa

Foto: Ascom Agespisa

Uma decisão proferida pelo juiz Anderson de Brito Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, assinada nesta quinta-feira(22), anula sentença anterior que dava ao município de Parnaíba o direito de operar o sistema de abastecimento de água e coleta de esgotos da cidade. A decisão atendeu a recurso impetrado pelo Estado do Piauí que comprovou não ter sido citado na ação movida pela Prefeitura daquela cidade.

Com esta decisão, o processo retorna à fase em que o Estado do Piauí, a quem a Agespisa está vinculada, deve ser citado para que apresente as suas razões e, só depois disso, a justiça se manifeste sobre o pedido da Prefeitura de Parnaíba, que quer retomar para si a operação do sistema e já fez várias tentativas neste sentido.

A Agespisa opera o sistema de Parnaíba com base no contrato de Programa (concessão) 006/2011, cuja validade se estende até o ano de 2031. Nos últimos dez anos, a Agespisa investiu no sistema de Parnaíba, cuja Estação de Tratamento de água abastece também os municípios de Ilha Grande e Luís Correia mais de 85 milhões de reais.

Atualmente está em curso a construção da Adutora do Litoral que vai garantir abastecimento seguro para todo o litoral piauiense. A obra está sendo tocada com recursos da União e do Governo do Estado, através de uma parceria entre a Agespisa e o Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí).

 

[email protected]

Investimentos da Sesapi ajudam a combater a pandemia em Parnaíba

Foto: Sesapi

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem realizando uma séria de investimentos na saúde de Parnaíba para combater a pandemia da Covid-19. A cidade conta com três hospitais exclusivos para o atendimento de pacientes acometidos pela doença. 

Os moradores do município e das demais cidades da Planície Litorânea contam com 79 leitos clínicos e 27 UTI’s instaladas no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, que desde o início da pandemia foi o centro de referência no combate à doença. 

“Sempre estivemos atentos a situação da doença na cidade, procurando formas de levar mais estrutura, implantando uma rede de atendimento de alta complexidade para prestar um serviço de excelência à população”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Preocupado com o crescimento dos casos na doença no primeiro pico da pandemia, em julho 2020, o secretário Florentino Neto articulou a abertura da clínica Promédica, que se tornou o anexo I do HEDA, na unidade, que continua em pleno funcionamento, estão implantados 59 leitos clínicos e mais três leitos de estabilização. 

“Desde o começo da pandemia o Governo do Estado vem fazendo diversas ações de enfrentamento à doença em Parnaíba. A Promédica desde o ano passado está ajudando a desafogar os leito do HEDA, e trazer um atendimento célere para os pacientes acometidos com a Covid-19”, lembra o gestor. 

Com o novo pico da pandemia enfrentado pelo país desde o início deste ano, a Sesapi, atenta à situação da doença na região litorânea, inaugurou mais uma unidade de saúde para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, se trata do Hospital Nossa Senhora de Fátima, anexo II do HEDA ,que conta com dez leitos de unidade de terapia intensiva e 20 leitos clínicos. 

“Para a abertura do Hospital Nossa Senhora de Fátima, a Sesapi também realizou a instalação de um tanque de oxigênio que permite um reforço na estrutura e um atendimento com mais eficiência”, lembra Florentino Neto. 

Além do reforço na rede hospitalar da cidade de Parnaíba a Secretaria de Estado da Saúde também reforçou equipes do programa Busca Ativa e barreiras sanitárias, que ajudam no controle da doença na região. “Estamos com equipes trabalhando de forma intensificada, para evitar a propagação de casos. Nosso intuito é proporcionar um maior combate a proliferação da Covid-19”,  disse o secretário.

 

Da Redação
[email protected] 

Vídeo mostra homens arremessando objetos para dentro de presídio

Vídeo de circuito de segurança mostra homens arremessando objetos para dentro da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, na manhã desta quarta-fera(21). O flagrante foi denunciado pelo Sindicato dos Policiais Penais do Piauí- Sinpoljuspi. 

Nas imagens é possível ver os homens jogando objetos para dentro da penitenciária e em seguida eles fogem em uma motocicleta.  "Desde que as visitas foram suspensas devido à pandemia o acesso ao material ilícito por parte dos presos ficou muito dificil e eles ficam tentando dar um jeito de burlar a segurança. O material ilícito às vezes cai sobre o teto e as vezes no patio passando pelo telamento", informou o sindicato. 

Nesta semana os Policiais Penais da unidade apreenderam celulares, carregadores e fumo. 

Em nota, a  Gerência da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina informa que apreendeu uma moto de cor preta, modelo Honda CG 125 Fan, de placa ODW 0165, que era utilizada por criminosos que fugiram após serem flagrados por Policiais Penais, tentando jogar ilícitos para dentro da unidade penal. "A Gerência reitera que a unidade vem, a cada dia, avançando em seus protocolos de segurança e vigilância, a fim de seguir mantendo o sistema prisional em ordem e disciplina", diz a nota. Os suspeitos entraram em um matagal e não foram localizados. 


Izabella Pimentel
[email protected]

 

Homem é assassinado na porta de casa no norte do Piauí

A vítima foi identificada como Elias Araújo Cardoso, de 35 anos de idade. De acordo com testemunhas que não quiseram ter os nomes divulgados, Elias foi perseguido pelos suspeitos e atingido com cerca de sete disparos de pistola.

O  crime ocorreu na porta da casa da vitima na noite desse domingo (18), no bairro Planalto Montserrat, em Parnaíba, norte do Piauí.

Elias morreu no local do crime. A Polícia Militar foi comunicada e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que constatou o óbito. 

O Instituto Médico Legal e a Perícia Criminal realizaram procedimentos  relacionados ao homicídio. Até o momento não há informações do paradeiro dos suspeitos da realização do crime.

João Bandeira
[email protected]

Vídeo: suspeitos de matar empresário de Parnaíba chegam ao Piauí

Vídeo enviado ao Whatsapp do Cidadeverde.com 

 

O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, confirmou que quatro suspeitos presos em outros estados por envolvimento na morte do empresário Janes Cavalcante de Castro foram recambiados para Parnaíba na tarde desta quinta-feira (15). Eles foram presos nos estados de Alagoas e Pernambuco. O crime, segundo investigação policial, está ligado a uma organização criminosa com atuação de pistolagem nos estados do Nordeste.

“Eles chegaram por volta das 14 horas, passaram pela Delegacia Regional de Parnaíba e foram encaminhados para a penitenciária. Eles também passaram por perícia médica para serem encaminhados ao sistema prisional. As investigações desse crime continuam”, disse o secretário.

O empresário Janes Cavalcante foi morto a tiros no dia 18 de setembro de 2020; ele estava sozinho dentro de um carro, em via pública, na cidade de Parnaíba, quando foi surpreendido pelos disparos. Ele morreu no local. A vítima era proprietário de uma imobiliária, advogado e também atuava no ramo farmacêutico em Parnaíba e Teresina. 

A investigação policial até o momento identificou os suspeitos de serem os executores e os que prestaram apoio logístico. Em operação nos estados do Piauí, Alagoas e Pernambuco, as policiais Civis e Rodoviária Federal – em parceria – cumpriram 20 mandados judiciais. Seis pessoas foram presas. Os demais mandados eram de busca e apreensão. 

Veja aqui a dinâmica do crime, apresentada pela Delegacia Regional de Parnaíba; Delegacia de Homicídios, Tráfico e Latrocínio de Parnaíba; e Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí. 



Carlienne Carpaso
[email protected]

 

Secretário diz que morte de empresário tem ligação com crime de pistolagem no Nordeste

 

O secretário estadual de Segurança Pública, Rubens Pereira, confirmou que o suspeito de matar o empresário Janes Cavalcante de Castro, de 53 anos, preso nesta quarta-feira (14), é envolvido em uma organização criminosa com atuação de pistolagem nos estados do Nordeste. O crime aconteceu em setembro de 2020 na cidade de Parnaíba. O empresário foi morto a tiros; ele estava dentro de um carro, em via pública, quando foi surpreendido pelos disparos. 

“Essa pessoa que executou já tinha três mandados de prisão em aberto das Justiças do Nordeste, de Pernambuco, de Alagoas. Com certeza se trata, pelas informações superficialmente, de uma organização criminosa com atuação de pistolagem nos estados do Nordeste”, disse o secretário em entrevista ao Jornal do Piauí. 

Em operação conjunta, as Policiais Civis e Polícias Rodoviárias Federais nos estados do Piauí, Pernambuco e Alagoas cumpriram 20 mandados judiciais. Seis pessoas foram presas, sendo uma mulher em Luís Correia-PI, um homem em Arapiraca-AL e quatro em cidades de Pernambuco. Os demais mandados foram de busca e apreensão nas cidades de Luís Correia e Parnaíba (Piauí); Pedra, Arcoverde, Venturosa e Olinda (Pernambuco) e Arapiraca (Alagoas).

Os presos nos outros estados serão recambiados para o Piauí. A previsão é deles chegarem ao município de Parnaíba na quinta-feira (15). “Diante da gravidade e da complexidade das investigações, nós chegamos aos executores. O que nós estamos sabendo é que são pessoas envolvidas com pistolagem nos estados do Nordeste. São pessoas que só foram contratadas para fazer isso. A investigação é complexa, não é somente o homicídio. Com certeza, vai gerar outras investigações e outros inquéritos policiais”.

O secretário esclarece que a investigação continua. “Agora, com essas primeiras prisões autorizadas pelo Poder Judiciário com homologação do Ministério Público vão desencadear outras prisões ou outras investigações. Ainda não sabemos quem é o mandante”.

Veja dinâmica do crime, apresentada pela Polícia; clique aqui

Prisões 

Os presos Edson Carlos Veríssimo da Silva, José Robervan de Araújo e Marcos Aurélio de Paiva Leal tiveram os nomes divulgados pela Polícia Civil do Piauí. Os outros foram identificados apenas pelas iniciais: I.S.S.; A.P.L.; A.A.

De acordo com a polícia, José Robervan fez monitoramento, deu suporte e contratou o suposto executor - Edson Carlos Veríssimo - que tem três mandados de prisão em aberto em Alagoas e Pernambuco. Já Marcos Aurélio de Paiva Leal seria o pilotou da moto usado pelo executor do crime. 

“Foram presas pessoas de Pernambuco, Alagoas e no litoral do Piauí.  O importante é que nesse momento com a prisão dessas pessoas as investigações irão continuar porque ainda muita coisa precisa ser esclarecida, mas o executar, aquele que atirou e diretamente participou do homicídio foi preso”.

As pessoas que deram apoio logístico também foram presas durante a operação. “A pessoa presa no Piauí foi a que depositou dinheiro em Teresina para a execução desse crime. Temos certeza que o caminho que nós estamos seguindo é o mais certo nessa investigação”.

O secretário relembra a importância da atuação conjunta das policiais para resolver o crime e a criação da Câmara Temática da Segurança Pública do Nordeste. 

“Por isso, a necessidade dessa Câmara Temática da Segurança Pública do Nordeste que instalamos e já tivemos reunião para integrar essas ações, com apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público”. 




Morte

O empresário Janes Cavalcante de Castro, de 53 anos, foi morto a tiros no dia 18 de setembro de 2020 na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí.  O empresário estava em um carro trafegando próximo a sua residência quando foi atingido, dentro do veículo, pelos disparos de arma de fogo. Na época, populares informaram que uma dupla em uma moto se aproximou do veículo do empresário e disparou contra ele, fugindo do local em seguida. O empresário estava sozinho no carro.

Janes Cavalcante de Castro era dono de imobiliária, advogado e atuava também no ramo farmacêutico em Parnaíba e Teresina. 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 
 

Parnaíba: PPP do Aeroporto deve ser licitada ainda no primeiro semestre de 2021

Empresários e representantes do setor de turismo da região de Parnaíba participaram da audiência pública da Parceria Público Privada (PPP) do Aeroporto de Parnaíba, na manhã desta terça (13). A empresa vencedora da licitação, que está prevista para maio deste ano, ficará responsável pela administração, conservação, implantação de melhorias e operação aeroportuária no aeroporto. A concessão será de 32 anos e tem valor estimado de investimento de cerca de R$ 112 milhões.

A audiência teve o objetivo de apresentar à sociedade os resultados dos estudos do projeto, a fim de fechar um modelo de contrato que tenha a cara da população e contemple as suas demandas. “Esse projeto vem sendo estruturado pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e acompanhado pela Secretaria da Aviação Civil do Governo Federal, e é extremamente importante para o turismo nessa região. Estamos focando na modernização da infraestrutura do aeroporto e promover melhorias na prestação dos serviços sobretudo para o usuário, desenvolvendo várias cadeias produtivas e fomentar o crescimento da economia local”, comentou a superintendente da Suparc, Viviane Moura.

Parnaíba é a segunda maior cidade do estado do Piauí, com diversos polos geradores de viagem como universidades, hospitais, centros de tecnologia e área de produção agrícola e industrial. A cidade se destaca pelo potencial turístico: é uma das paradas da Rota das Emoções, passeio que inclui Jericoacoara (CE) e Lençóis Maranhenses (MA), que recebe cerca de um milhão de visitantes por ano. Além disso, é a base para conhecer o Delta do Parnaíba, único delta em mar aberto das Américas. Esse é o aeroporto mais próximo da Europa.

Nos últimos quatro anos, o Aeroporto de Parnaíba movimentou uma média de oito mil passageiros por ano. Em 2014 e 2015, com as obras de obras de ampliação da pista e entrada da Azul no aeroporto, a movimentação atingiu o pico de 14,8 mil passageiros. “Parnaíba tem uma infraestrutura privilegiada levando em consideração aeroportos regionais. A cidade é um ponto turístico que se destaca no cenário internacional, sendo um destino bastante procurado para inclusive o turismo do esporte, principalmente com relação ao kitesurf”, ressaltou Carina Câmara, superintendente de Turismo da Setur.

Com as melhorias e ampliações propostas, a estimativa da movimentação de passageiros em 2050 é de 500 mil. Ainda nessa projeção, a receita anual para o aeroporto em 2050 está estimada em R$ 16,69 milhões. “A PPP do aeroporto de Parnaíba é uma solução integrada para melhorar o polo turístico, criar um centro de negócios, ser um ponto de desenvolvimento social e fomentar a aviação regional”, destacou Rodolpho Oliveira Santos, responsável pelos estudos do projeto.

O aeroporto tem ainda potencial de ser um centro de distribuição de cargas, considerando sua localização central em relação a outras grandes cidades do Nordeste. Também está próximo de uma zona de processamento de exportação (ZPE) e pode ser utilizado na importação de insumos, assim como na exportação da produção, e algumas cargas poderiam ser movimentadas até o aeroporto, como farmacêuticos e outros produtos com valor agregado elevado.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, fez uma apresentação geral dos projetos e ações da instituição, como a ZPE e o Porto de Luís Correia, além de dar apoio na PPP do aeroporto de Parnaíba. “Buscamos atrair investimentos privados para o estado, aumentando as perspectivas de novos negócios. O Governo criou essa empresa de economia mista para dar suporte e ao mesmo tempo compreender como todos esses equipamentos se conectam em uma plataforma logística no norte do estado do Piauí”, disse.

Esta foi a segunda audiência pública da PPP do aeroporto. A primeira aconteceu em Teresina na última segunda-feira (12), e está disponível para ser assistida no canal do Governo do Piauí no Youtube e no Facebook da PPP Piauí.

Da Redação
[email protected]

Polícia cumpre 20 mandados no PI/PE e Alagoas por morte do empresário em Parnaíba

  • operacaosicaria.jpg Policia Civil
  • operacaosicaria1.jpg Policia Civil
  • pernambuco-pc-sicaria.jpg Policia Civil
  • prf.jpg Policia Civil

 Atualizada às 12h

Policiais Civis e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em três estados do Nordeste cumprem 20 mandados judiciais contra suspeitos de participação no homicídio do empresário Janes Cavalcante de Castro, de 53 anos, em Parnaíba (a 340 km de Teresina), no mês de setembro de 2020. Seis pessoas foram presas no Piauí, Pernambuco e Alagoas, sendo uma mulher em Luís Correia-PI, um homem em Arapiraca-AL e quatro em cidades de Pernambuco. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Luís Correia e Parnaíba (Piauí), Pedra, Arcoverde, Venturosa e Olinda (Pernambuco) e Arapiraca (Alagoas). 

Os presos que tiveram os nomes divulgados foram: Edson Carlos Veríssimo da Silva, José Robervan de Araújo e Marcos Aurélio de Paiva Leal. Os outros três não tiveram os nomes revelados, apenas as iniciais, I.S.S.; A.P.L.; A.A.

De acordo com a polícia, José Robervan foi quem fez monitoramento, deu suporte e contratou o susposto executor - Edson Carlos Veríssimo - que tem três mandados de prisão em aberto em Alagoas e Pernambuco. Já Marcos Aurélio de Paiva Leal seria o pilotou da moto usado pela executor do crime. 

Veja aqui a dinâmica do crime, apresentada pela Polícia  

Foi encontrada uma arma de fogo na casa do Edson que é semelhante a utilizada no crime e que foi apreendida e passará por perícia. 

O nome da operação - Sicário - faz alusão a matador de aluguel ou quem é contratado para matar alguém.

Segundoo delegado Willame Moraes, que participou da operação, dois homens foram presos em Alagoas, três em Pernambuco e a mulher em Luís Correia. Os mandantes do crime ainda estão sendo investigados. 

O empresário Janes Cavalcante foi morto na tarde do dia 18 de setembro, quando estava trafegando em um carro, próximo à sua residência, quando foi atingido, dentro do veículo, pelos disparos de arma de fogo. A polícia ainda está investigando o caso, mas há características de crime de pistolagem.  

De acordo com a Polícia Civil, além das prisões, a operação visa arrecadar provas da participação dos autores imediatos, partícipes e quem prestou auxílio material. 

“Diante disso, por se tratar de uma questão de interesse público, a Polícia Civil divulgará a identidade de alguns dos envolvidos, para que a população possa, através de denúncias, informar quaisquer fatos que liguem os presos aos mandantes, bem como qualquer outra informação relevante, por intermédio do link: bit.ly/denunciapcphb , www.pc.pi.gov.br ou disque denúncia 181”, informa a PC em nota.

Participam da operação cerca de 60 policiais da Delegacia Regional de Parnaíba, Delegacia de Homicídios, Tráfico e Latrocínio – DHTL e Diretoria de Inteligência – DINT/SSP, com apoio da DICAP, DEPATRI, DPLC (PC/PI), com apoio da Polícia Civil de Pernambuco, Polícia Civil de Alagoas e Polícia Rodoviária Federal. 

O nome da operação é Sicário. Maiores informações serão prestadas em coletiva à imprensa na sede da Delegacia Regional de Parnaíba às 10h.

Janes Cavalcante de Castro era dono de imobiliária, advogado e atuava também no ramo farmacêutico em Parnaíba e Teresina. 

Foto enviada ao Cidadeverde.com via Whatsapp


 

 

Caroline Oliveira e Yala Sena 
[email protected]

 

Posts anteriores