Cidadeverde.com

Prefeito Mão Santa cancela Carnaval do município de Parnaíba

Foto: reprodução

Mão Santa destacou a importância da realização das festividades de Carnaval para o comércio de Parnaíba, mas ressaltou que o momento não é propício para realizações de festas e de aglomerações, por conta da pandemia.

“Parnaíba, como uma cidade turística, tem a tradição de realizar um excelente Carnaval, um dos melhores do Brasil, diga-se de passagem, mas precisamos respeitar todos os protocolos para evitar a disseminação e o contágio do vírus. Portanto, decretamos, oficialmente que não iremos realizar o Carnaval de 2021, prometendo realizar ano que vem o melhor Carnaval de todos os tempos”, pontuou o prefeito.

Sobre o decreto do governador do Estado, Mão Santa se disse surpreso pelo o fato de o governador impor que o servidor público estadual trabalhe no período , já que ele, Wellington Dias, é campeão em decretar ponto facultativo.

“Eu nunca decretei ponto facultativo na minha vida pública, pelo simples fato que eu defendo o trabalho, mas nesse caso específico, iremos seguir à risca a determinação do Governo Federal, que decretou os dias 15 e 16 como pontos facultativos. Assim, eu me curvo às determinações do nosso presidente Bolsonaro”, disse.

Mão Santa enalteceu o excelente trabalho realizado pelos cientistas, que estão trabalhando arduamente para desenvolver e liberar vacinas para a imunização da população mundial, sendo necessário, nesse momento, o total respeito a ciência. “Os cientistas sabem o que estão fazendo, eles são casados com o estudo e com a verdade e, graças a Deus, já estamos bem próximos de imunizar toda a população. Isso é o que realmente importa,” finalizou Mão Santa.

Da Redação
[email protected]

Parnaíba: idosos chegam com uma hora de antecedência em drive-thru de vacinação

Foto: divulgação prefeitura de Parnaíba

A vacinação de idosos a partir de 90 anos contra a Covid-19 avança no estado. Em Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí, a campanha  teve início nesta quarta-feira (10) no formato drive-thru e também em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo Charles Lima, coordenador de vacinação no município, explica que a meta é imunizar 557 idosos. 

"A nossa meta é que a gente alcance isso em dois dias. Também estamos implantando um serviço de vacinação para os acamados, aqueles que não conseguem se locomover, não conseguem buscar a vacinação em um posto ou no drive-thru. A maioria dessas pessoas são acompanhadas por equipes de saúde de família; aqueles que não têm esse acompanhamento, vamos enviar uma equipe volante", reitera Charles Lima. 

Foto: divulgação prefeitura de Parnaíba

O posto drive-thru funciona na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A vacinação também será disponibilizada nas seguintes UBS: 

Nova Parnaíba
Samaritana
Chico Berto
Joaz Souza
João XXIII

Ele pontua que todos os 11 municípios da Planície Litorânea receberam 100% das doses para esse público-alvo. 

Graciane Sousa
[email protected]

Câmara fará audiência pública para evitar o fechamento da Embrapa de Parnaíba

O presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), recebeu na manhã desta segunda-feira (08) a visita do vereador David Soares (PP), juntamente com Raimundo Júnior, presidente do Sindicato da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para pedir apoio do Poder Legislativo sobre o possível fechamento da Embrapa na cidade de Parnaíba.

Há mais de 30 anos a Embrapa desenvolve suas atividades no litoral piauiense. Hoje conta com um quadro de 58 funcionários. Júnior disse que necessita de todo apoio possível para evitar o fechamento da unidade.

Presidente da Câmara, Carlson Pessoa em conversa com o vereador David Soares e o presidente da Embrapa, Raimundo Júnior
“Estamos recorrendo a Câmara Municipal para que os vereadores possam nos ajudar a intervir no que está acontecendo que é processo de fechamento da Embrapa em Parnaíba. Nós temos toda uma demanda local, além de um distrito de irrigação que já concluímos a primeira fase e a segunda fase já está com 85% concluída. Além disso, somos um dos maiores produtores de acerola orgânica dessa região, a fruticultura é ativa e somos a maior bacia leiteira do meio norte”, relatou o presidente do Sindicato.

O vereador David Soares afirmou seu apoio para manter a Embrapa na cidade de Parnaíba. “A Embrapa é uma instituição extremamente importante para nossa região e para o desenvolvimento dela, então eu acredito que a Câmara pode dar eco a vontade do povo. Vamos demonstrar de maneira muito eloquente que não iremos admitir a retirada da Embrapa da nossa cidade, porque só existe duas formas de acabar com instituição de uma vez que é através de uma Lei ou algo que o valha, ou sufocando que eu acho que é o caso, mas eu tenho certeza que a gente não vai admitir”, pontuou.

O presidente da Câmara falou que Embrapa é um patrimônio da cidade de Parnaíba e ela teve um período áureo quando foi implantada por determinação do presidente Sarney.

“Muita coisa que hoje cresce na irrigação devemos muito aos conhecimentos que a Embrapa deu para estes trabalhadores. Se nós estamos agora no processo de retomada da irrigação e no crescimento para nos transformar num centro de exportação para o mundo, a exemplo de outros aqui do Nordeste, que de fato acontecerá, precisamos continuar com o apoio da Embrapa. No entanto, o que estão fazendo com a Embrapa é exatamente o contrário. Nós sabemos dos governos passados tentaram sucatear e eliminar este tão importante órgão federal em nossa cidade, mas não iremos permitir isso”, garantiu o presidente Carlson ao informar ainda que marcará para a próxima semana uma audiência pública com apoio do vereador David Soares e demais colegas parlamentares para debaterem o tema.

“Vamos lutar como legítimos representantes do povo. Estamos aqui recebendo o presidente do sindicato Raimundo Júnior, mas também os parnaibanos nesta causa. Vamos realizar uma audiência pública e contar com a presença dos servidores para ouvi-los e ecoar esse grito pela nossa representação federal. Parnaíba não pode perder tão importante repartição pública que vai ajudar muito no desenvolvimento da fruticultura irrigada que nosso prefeito Mão Santa vem trabalhando com o presidente Bolsonaro. Eu tenho certeza absoluta que o presidente Bolsonaro não sabe a dimensão do que estão fazendo com a cidade de Parnaíba que ele tanto gosta”, finalizou o presidente da Câmara.

Fonte: Ascom 




 

Parnaíba registra quatro afogamentos em 15 dias e Corpo de Bombeiros levanta suspeita

Foto: Corpo de Bombeiros 

O município de Parnaíba, no litoral do Piauí, registrou no último domingo (07) o quarto caso de afogamento em um período de 15 dias. O Corpo de Bombeiros retirou do leito do rio Iguaraçu o corpo de um homem, que não teve a identidade revelada, que já estava em estágio de decomposição. 

O caso chamou atenção e levantou suspeitas pelo fato do local onde o corpo foi encontrado não ser uma área comumente utilizada para banho e lazer. 

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros em Parnaíba, major Rivelino Moura, outros dois, dos quatro casos de afogamento registrados nos últimos dias, também foram em áreas do rio Iguaraçu que não são utilizadas para banho. Nas duas ocasiões, os corpos também foram encontrados em estado de decomposição. 

"Infelizmente, os afogamentos não são em locais de banho, concentração de público, com exceção de um que ocorreu no Delta, os demais foram em locais ermos, sem muitas pessoas nas proximidades. Os três corpos foram encontrados em avançado estágio de decomposição. Os dois últimos, por exemplo, os dados de identificação não batiam com a referências  

O comandante do Corpo de Bombeiros em Parnaíba informou que já comunicou a situação para a Polícia Civil e solicitou uma apuração mais detalhada das ocorrências. "É uma situação no mínimo estranha. A Polícia Civil é que realmente vai dar uma indicação e apontar se de fato houve crime", destacou o comandante do Corpo de Bombeiros. 

Procurado pelo Cidadeverde.com, o delegado Rodrigo Luna, titular da Delegacia Regional de Parnaíba, informou que a Polícia Civil ainda não foi comunicada oficialmente sobre a situação relatada pelo Corpo de Bombeiros.

 Ele destaca que em todos os casos de afogamento os corpos passam por uma perícia realizada pelo Instituto de Medicina Legal, que aponta a causa da morte. Uma eventual investigação só é aberta caso indícios de crime sejam identificados. 

"O que está sendo feito é a perícia. Para ter uma investigação tem que ter um elemento, tem que ter alguma suspeita, indício, alguma coisa que indique que possivelmente é crime. Afogamento, por si só, não é crime. A primeira coisa que acontece numa morte dessa é a perícia. Se a perícia constatar que se tratou apenas de uma afogamento acidental não há investigação", explicou o delegado. 

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

 

Jovem sofre descarga elétrica e morre ao tocar em fio de alta tensão

Foto enviada por Whatsapp

Local onde o jovem trabalhava, perto da fiação

 

Um jovem de 20 anos, identificado como Daniel Abraão da Silva Pereira, morreu eletrocutado na tarde deste domingo (07) ao tocar em um fio de alta tensão no bairro Pindorama, município de Parnaíba, litoral do Piauí. A vítima estava no terceiro pavimento de uma construção quando, de acordo com testemunhas, se desequilibrou e acabou entrando em contato com a rede elétrica da rua. 

O Serviço de Atendimento Móvel chegou a ser acionado, mas Daniel não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 

"Ele estava fazendo um teto de uma edificação de três pavimentos e tropeçou em alguma coisa e bateu no fio de alta tensão", afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros em Parnaíba, Major Rivelino Moura, que também ressaltou que o jovem não utilizava equipamentos de proteção individual no momento do acidente. 

O Corpo do jovem foi recolhido por equipes do Instituto de Medicina Legal(IML), que realizou os procedimentos cabíveis e a liberação para os familiares

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, apesar de possuir três pavimentos, a obra estava em situação irregular. "A obra não tinha documentação junto ao Corpo de Bombeiros. Isso pode acarretar problemas jurídicos para o responsável", destacou o comandante. 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Vacinação em Parnaíba avança e imuniza profissionais de saúde da rede privada

Em Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí, 50% da meta de vacinação contra a Covid-19 foi alcançada. Charles Alves Lima, coordenador de imunização na cidade, explica que toda 'linha de frente' e demais profissionais de saúde da rede pública já receberam a primeira dose da vacina e agora a campanha segue na rede privada.

Para Parnaíba foram enviadas 2.860 doses e 1.403 já foram aplicadas. 

Sobre a situação da Covid-19 na cidade, Charles Alves conta que os casos vêm aumentando e isso reflete também na ocupação de leitos. 

"Não é diferente de outros locais, a gente enfrenta um aumento no número de casos, ocupação maior de leitos, ocupação maior na rede intensiva de saúde e aumento maior de casos suspeitos e exames", conta Alves. 

Na cidade litorânea, os infectados somam 8.649 com 157 mortes., de acordo com dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Jovem morre ao reagir a tentativa de assalto na cidade de Parnaíba

Um homem identificado como Willian Oliveira Feitosa de 24 anos de idade,  foi morto a tiros por volta das 20:20H desta terça-feira (02), no Bairro João XIII em Parnaíba, durante uma tentativa de assalto.  

Segundo informações de populares de populares, William estava sentado na calçada de casa na rua Diplomata Mário Correia, quando dois homens em uma moto o abordaram pra tomar o aparelho celular.

Ao  reagir a tentativa de assalto William foi atingido com um disparo de arma de fogo  que atingiu a região do peito. O Serviço de Atendimento Médico foi ao local e constatou o óbito. A vítima ainda correu pra dentro da residência, mas não resistiu ao disparo.  

Até o momento não há identificação dos suspeitos que participaram da tentativa de assalto que resultou na morte de William.

João Bandeira
[email protected]

Museu do Mar, no Porto das Barcas, será o maior museu do Piauí

Foto: Governo do Piauí/Secult


Quem visita a litorânea cidade de Parnaíba, obrigatoriamente passa pelo Complexo Turístico Porto das Barcas, local que faz parte da história do município e foi um importante centro comercial do Piauí no século XX. O complexo, que é formado por 28 lojas de artesanato, auditório e está às margens do Rio Igaraçu, vai ganhar, após as obras de restauração, o Museu do Mar, que será o maior do estado.

O Museu do Mar está sendo criado para comportar um acervo baseado em pesquisas sobre a região. Entre as peças, está a ossada de um peixe-boi e um esqueleto de baleia cachalote, que possui 16 metros de extensão.

“Além de barcos em tamanho real, dentro do museu teremos também um café, um miniteatro, um espaço para aulas de dança, de artes plásticas, entre outras atividades. Será um grande museu que estará à disposição do povo do Piauí”, conta o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

Além da importância turística, o Porto das Barcas será um centro cultural em Parnaíba. A reforma e restauração abrangem todo o complexo, as lojas de artesanato e entorno do museu, e está 95% concluída. Após a reinauguração, os artistas poderão utilizar as novas salas, um galpão e a praça das ruínas  para oficinas de dança, teatro e música.
De acordo com o secretário, uma programação cultural já está sendo organizada para 2021. “Todos esses espaços poderão ser utilizados para shows, apresentações e espetáculos, que serão retomados no pós-pandemia”, afirma Fábio Novo.

Porto das Barcas

A obra de recuperação de todo o complexo é a maior em execução no Nordeste. O local ganhou novos projetos de iluminação e sinalização, que além de valorizar a arquitetura, também facilita a orientação e visitação turística.

De grande importância histórica, o Porto das Barcas é constituído de antigos prédios da alfândega, cais, pátios, velho dique, becos e vielas. A fachada principal é de composição neoclássica, e o conjunto foi restaurado e transformado em centro cultural.

O ambiente rústico, as ruas estreitas e os prédios históricos complementam a paisagem do local. No Porto das Barcas é possível encontrar artesanato da região e quadros pintados por artistas plásticos parnaibanos, além de peças de outras cidades do Piauí, como a opala de Pedro II e a arte santeira de Teresina.

O projeto de museografia do Museu do Mar foi feito pelo arquiteto e professor da UFPI, Paulo Vasconcelos, com o patrocínio da Equatorial Piauí, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC).


Da Redação
[email protected] 

Botijão de gás explode em pizzaria e deixa quatro feridos em Parnaíba

Foto enviada via whatsapp 

Quatro pessoas ficaram feridas após a explosão de um botijão de gás na cozinha de uma pizzaria na noite desta terça-feira (27) no bairro Piauí, em Parnaíba, no litoral do Estado. O acidente aconteceu por volta das 23h, enquanto o estabelecimento ainda recebia clientes.  

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os quatro feridos eram funcionários do local. Eles sofreram queimaduras e foram levados por equipes do SAMU ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. Não há informações sobre o atual estado de saúde das vítimas. 

Após o acidente, o local foi isolado e as equipes do Corpo de Bombeiros iniciaram a coleta de informações que vão ajudar na conclusão da perícia.  Ainda não é possível determinar o que ocasionou a explosão. 

"Vai ser feita uma perícia para determinar exatamente o que aconteceu, mas houve um grande vazamento e queima pela explosão do GLP e acumulou na cozinha. Vamos fazer o levantamento de dados. A Polícia Civil também deve fazer esse levantamento técnico do local", informou o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros em Parnaíba. 

O comandante também reforçou as recomendações e orientações que devem ser seguidas para diminuir os riscos de acidentes relacionados ao gás de cozinha. "O ideal é fazer a manutenção de equipamentos, limpeza, cuidado na substituição. São coisas que as vezes a pessoa negligencia pensando que não vai acontecer com ela", alertou. 


Natanael Souza
[email protected] 

Criança de três anos tem 36% do corpo queimado após casa pegar fogo

Foto: arquivo/Corpo de Bombeiros de Parnaíba

Uma casa pegou fogo e uma criança sofreu queimaduras de segundo grau na cidade de Parnaíba, a 341 km de Teresina. A criança, que tem três anos e oito meses, ficou com mais de 36% da área do corpo queimada. Ela estava com a avó em casa. A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. 

A casa está localizada em uma comunidade no bairro São Vicente de Paula.  O major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, relata que o caso ocorreu na noite de quarta-feira (20), por volta das 21 horas, quando a guarnição recebeu essa ocorrência de incêndio em residência. O fogo atingiu dois cômodos da pequena casa. 

“A equipe se deslocou rapidamente e em sete minutos já estava no local, se deparando, infelizmente, com uma casa de pau a pique sendo consumida pelo fogo. E com a suspeita de que haveria uma criança dentro do incêndio. Foram prontamente feitas as buscas; foi comprovado que a criança já tinha sido resgatada por terceiros e levada ao hospital”. 

Após fazer a extinção do incêndio, a equipe do Corpo de Bombeiros se deslocou até o hospital para buscar informações sobre a criança. “Infelizmente, foi constatado que ela estava com mais de 36% da área do corpo queimada, possivelmente seria transportada para Teresina a fim de um atendimento mais especializado”.  

Foto: TV Cidade Verde


Carliene Carpaso
[email protected] 

 

Posts anteriores