Cidadeverde.com

Mão Santa e governador fecham acordo para reativar hospital de campanha e evitar colapso

Fotos: Ascom/PrefeituradeParnaíba

Adversário ferrenho dos petistas, o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM) deixou de lado as arestas políticas e sentou na mesa com o governador Wellington Dias (PT) e firmaram um acordo para reabertura do hospital de campanha.

Com 100% de leitos ocupados em Parnaíba, o prefeito firmou uma cooperação técnica com o governo do estado para reativar 10 leitos de UTIs e 20 leitos clínicos no hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima. Após análise e aprovação jurídica do Termo de Cooperação, a Prefeitura de Parnaíba entrará com toda a parte de equipamentos e estrutura hospitalar, além de 18 profissionais de enfermagem, para os leitos clínicos e UTI. O governo do Estado vai arcar com as despesas hospitalares, médicos e enfermeiros para os 30 leitos.

Os novos leitos é para evitar um colapso no sistema hospitalar. O hospital atenderá exclusivamente pacientes com covid-19. Ele funcionará como um anexo do Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA). 

Dos 28 leitos existentes de Parnaíba, todos estão ocupados. 

Participaram do encontro o secretário Florentino Neto (Saúde), Rafael Fonteles (Fazenda), Alisson Bacelar (Comunicação) e o ex-governador Zé Filho, o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, da Sesapi, Herlon Guimarães. A secretária de Assistência Social de Parnaíba, Adalgisa Moraes Sousa e secretários de Mão Santa também estiveram na reunião. 

Com o sistema à beira de um caos, o governo do estado teve que acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) para o ministério da Saúde financiar 278 leitos no estado. A ministra Rosa Weber determinou imediatamente a reabertura dos leitos. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) já foram abertos 211 novos leitos no Piauí. O problema é que a quantidade de leitos disponíveis para o tratamento de pacientes com Covid-19 não acompanha o número de novos infectados por dia no Piauí. 
A ocupação de leitos de UTI em Teresina e na região Norte gira entre 90% e 100%.

O setor ambulatorial e laboratorial do Hospital Campanha Nossa Senhora de Fátima, ainda estariam sob gestão da Prefeitura de Parnaíba.

“Para que a gente possa estar prevenido é preciso mais leitos de UTI e leitos clínicos. Aqui em Parnaíba, a prefeitura teve uma experiência exitosa no Hospital de Fátima e acertamos os termos para um trabalho compartilhado juntando profissionais, pois não está fácil encontrar profissionais nessa área. Faremos uma gestão compartilhada. Aproveito e agradeço a prefeito Mão Santa e sua equipe pela forma determinada de salvar vidas. E salvar vidas não só em Parnaíba, mas em toda a região”, afirmou Wellington Dias.

O prefeito Mão Santa também agradeceu a parceira com o Governo do Estado e destacou que, no hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima, há aparelhos modernos tanto para UTIs como semi-UTIs. “Nesse momento de dificuldade, a importância é a saúde dos doentes”, declarou.

O secretário de Saúde, Florentino Neto destacou que toda a parte burocrática deve ser completada essa semana e haverá uma avaliação da equipe técnica. “A expectativa é que, na próxima semana, essa fase seja finaliza e os novos leitos já estejam disponíveis”, disse. O secretário disse que está sendo analisada a quantidade de leitos.

Em sua passagem por Parnaíba, o governador também visitou o Hospital Regional Dirceu Arcoverde que está passando por uma reforma. De acordo com o chefe do executivo piauiense, o hospital atende a população da região norte do Piauí e também alguns paciente do Maranhão e do Ceará. “Alcançamos aqui a marca de 28 leitos exclusivos para Covid-19 e 30 leitos de UTIs para outras doenças. Este é um número que antes não chegamos a imaginar, tendo em visita a dificuldade que foi para os primeiros dez leitos, por isso destaco a importância da ciência e da presença da universidade”.

O governador também fez um apelo à população para que continue seguindo as regras sanitárias para evitar a transmissibilidade. “Estamos acelerando as vacinas e recebi uma notícia muito boa que o Consórcio de Vacinas com a liberação de aproximadamente três milhões de vacinas da AstraZeneca. O nosso objetivo é ter de março à maio um volume de vacina voltado para os mais idosos, para ir reduzindo o número de internações e óbitos”, disse.


 

 

 

Flash Yala Sena (Com informações da prefeitura de Parnaíba e Sesapi)
[email protected]

Governo abre consulta pública para PPP do Aeroporto de Parnaíba

Foto: Google Maps

O Governo do Piauí, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), inicia, nesta segunda-feira (8), o prazo da consulta pública referente à Parceria Público-Privada (PPP) do Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho. O projeto prevê que o parceiro privado ficará responsável pela administração, manutenção, implantação de melhorias e operação do aeroporto pelo prazo de 32 anos, com investimento de aproximadamente R$ 112.060.053,32.

A consulta pública ficará aberta até o dia 30 de abril de 2021. “Essa é uma fase importante do projeto de uma PPP. É o momento de ouvir a comunidade e uma ferramenta que auxilia a administração na tomada de decisões das políticas públicas ou público-privadas. Isso assegura transparência ao processo”, reforça a superintendente da Suparc, Viviane Moura.

Todos os documentos referentes ao projeto estão disponíveis para consulta no site www.ppp.pi.gov.br. Os comentários, sugestões ou pedidos de reuniões específicas sobre o tema devem ser enviados para o e-mail [email protected] juntamente com as seguintes informações: nome, empresa, CPF/CNPJ, endereço, e-mail e telefone.

A audiência pública da PPP do Aeroporto de Parnaíba acontecerá no dia 08 de abril de 2021, às 10h, no auditório da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), localizado na avenida Pedro Freitas, s/nº, Bloco A, Centro Administrativo, bairro São Pedro, Teresina-PI.

Da Redação
[email protected]

Em escala para o Ceará, Bolsonaro se encontra com Mão Santa em Parnaíba

  • bolsonaro3.jpg
  • bolsonaro4.jpg
  • bolsonaro5.jpg
  • bolsonaro6.jpg
  • bolsonaro7.jpg
  • bolsonaro8.jpg
  • bolsonaro9.jpg
  • bolsonaro10.jpg


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou por volta das 10h50 em Parnaíba e foi recebido pelo prefeito Mão Santa (DEM). O encontro aconteceu no aeroporto da cidade, quando o presidente fez escala para Tianguá (CE). 

Bolsonaro chegou acompanhado dos ministros Onyx Lorenzoni ( ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência), Tarciso Gomes de Freitas (Infraestrutura) e comitiva de assessores e deputado do Ceará. 

Ao desembarcar, o presidente estava sem máscara e cumprimentou apoiadores que estavam no aeroporto.

Mão Santa aproveitou e apresentou reivindicações ao presidente como recursos para reabertura do hospital de campanha de Parnaíba e verba para obras de drenagens, já que a cidade sofre com os alagamentos durante o período de chuvas. 

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Parnaíba, Adalgisa Moraes Souza, informou ao portal Cidadeverde.com que no encontro o prefeito Mão Santa solicitou recursos para a drenagem do bairro Piauí, para as construções de duas pontes, uma no Tabuleiro e outra no rio Igaraçu.

“Foi pedido também recursos para o hospital de campanha de Parnaíba e pavimentação asfáltica. O encontro foi ótimo, o presidente bem receptivo, pediu para abrir o protão e falar com o povo”, disse Adalgisa.

O presidente pegou um helicóptero e seguiu para Tianguá. 

 

Agenda no Ceará

Em Tianguá, serão assinadas as autorizações para a retomada das obras na Travessia Urbana do município, localizada na BR-222. Serão autorizados o início das obras dos novos traçados da rodovia Variantes na cidade de Umirim e no distrito de Frios, além da obra para a conclusão do viaduto que dá acesso à cidade de Horizonte, na BR-116.

Além da assinatura das ordens de serviço, a agenda da comitiva presidencial prevê visitas técnicas às obras de duplicação do Anel Viário de Fortaleza e do trecho da BR-222, que liga o município de Caucaia ao Porto de Pecém. 

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), disse que não vai encontrar com o presidente Jair Bolsonaro por causa do risco de aglomeração em meio à crise sanitária com aumento de casos de Covid-19 no estado.

 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Município de Parnaíba inicia vacinação de idosos entre 85 e 89 anos

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, e, da Coordenação Municipal de Imunização, realiza nesta sexta-feira (26) e sábado (27), a partir das 08h da manhã, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, a vacinação contra COVID-19 em idosos entre 85 e 89 anos.

A campanha acontece das 08h às 17h na sexta-feira (26) e, das 08h às 12h no sábado (27). Para ter acesso à vacina, o idoso deverá estar munido do documento de identificação com foto, CPF e Cartão do SUS.

A Prefeitura de Parnaíba informa ainda que, para maior conforto e segurança dos idosos, a vacinação ocorrerá no formato de “drive thru”.

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba, está localizada na Avenida São Sebastião, 2819, Bairro Nossa Senhora de Fátima.

João Bandeira
(com informações ascom)

Sesapi trabalha pela reabertura Hospital Nossa Senhora de Fátima

Foto: Sesapi


A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi) está trabalhando para  reativar o Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Parnaíba para atendimento exclusivo da Covid-19, como um anexo do Hospital Dirceu Arcoverde(HEDA). Com a reabertura, haverá a ampliação do número de leitos na região para o combate à pandemia. 

A analise da situação e o estabelecimento de medidas que viabilizem a abertura foram feitas durante uma videoconferência entre o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto; a Secretária Municipal de Saúde de Parnaíba, Leidiane Pio e o Superintendente de Gestão de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.

Participaram também da reunião virtual membros da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba; a diretora do Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA), de Parnaíba, Marisa Corrêa; diretora da Policlínica de Parnaíba, Adrizia Fontenele; diretora da Unidade de Atendimento Covid-anexo ao HEDA, Bernadete Leal e a diretora administrativa do HEDA, Janailda Furtado.

O corpo técnico das duas secretarias está trabalhando na organização de medidas que garantam oxigênio na Unidade, que hoje não conta com um reservatório adequado de gases, além disto, amanhã, deverá estar concluído todo Plano de trabalho conjunto e apresentada aos setores jurídicos de ambos os órgãos uma minuta do termo de parceria.

Durante a reunião, o secretário Florentino falou sobre os investimentos que o Governo do Estado e a Sesapi vêm fazendo no Hospital Dirceu Arcoverde(HEDA), em Parnaíba para o enfrentamento da Covid-19. A Secretária de Parnaíba relatou que o Hospital Nossa Senhora de Fátima, até então mantido pela Prefeitura, está com as atividades hospitalares paralisadas, mantendo apenas centro de testagem e ambulatório e expôs as dificuldades para manter o serviço e ressaltou a grande importância da parceria. 

O  secretário Florentino Neto garantiu que o Governador Wellington Dias já  dialogou com o Prefeito de Parnaíba, recentemente , sobre a questão e que cabe a todos buscarem uma solução para o problema. “Nós temos apenas um inimigo comum, que é a COVID-19”, afirmou o gestor.

Da Redação
[email protected]

PRF recupera veículo na BR 343 e prende homem por Receptação

Foto: PRF-PI

Policiais Rodoviários Federais prenderam na manhã de hoje(23) um homem de 32 anos acusado do crime de Receptação. A ação foi desencadeada quando os policiais o abordaram na BR 343 no município de Parnaíba.

No momento da abordagem, os policiais verificaram que o veículo FIAT/STRADA HD era conduzido por um homem sem CNH e solicitaram toda a documentação do bem. Os policiais, ao checarem os elementos de identificação, concluíram que o veículo havia sido tomado de assalto em 30/04/2020 na cidade de Santo André/SP.

O homem não informou aos policiais como adquiriu o bem.

Os policiais encaminharam o condutor e o veículo até à Central de Flagrantes  de Parnaíba, para os procedimentos necessários. O homem responderá pelo crime de Receptação.

Da redação
[email protected]

Florentino Neto articula ampliação de leitos no HEDA em Parnaíba

Foto: Ascom

Preocupado com o crescimento do número de internações no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em decorrência da Covid-19, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, está, neste domingo (21), em Parnaíba, buscando ampliar o número de leitos na unidade de saúde. Dos 38 leitos clínicos, 35 estão ocupados e dos 15 leitos de UTIs, 13 estão com pacientes.

Uma das medidas em estudo é a transferência dos pacientes do setor de ortopedia para a Santa Casa de Misericórdia, possibilitando, assim, o aumento de vagas para tratamento da Covid-19. “Toda essa articulação se faz em razão da estratégia do Governo do Piauí para ampliação dos leitos, a fim de que todo cidadão que precise de atendimento receba os cuidados necessários. Estamos em tratativas com os gestores hospitalares para esta ampliação”, destaca o secretário.

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde vem recebendo investimentos da Sesapi desde o início da pandemia. Além disto, o Governo do Estado reabriu o Hospital Privado Promedica, implantando neste um centro de tratamento exclusivo de Covid-19.

“Sempre estivemos atento à situação da pandemia no litoral do estado. Em Parnaíba além do HEDA, a população conta ainda com o anexo que funciona na Promedica, equipes do programa Busca Ativa, centro de testagem e as barreiras sanitárias, que ajudam com ações preventivas no combate à disseminação da doença”, lembra Florentino Neto.

“Nos reunimos hoje (21), com a equipe técnica do HEDA, com o deputado Dr. Hélio e vereadores de Parnaíba, e realizamos também visitas às instalações dessas unidades de saúde, que poderão receber os pacientes”, disse o gestor.

No final da tarde, deste domingo (21), o secretário Florentino Neto, participará de reunião com o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque, e membros do COE para analisar a situação de ocupação de leitos na capital, onde o índice chega a 80,6%, de acordo com o boletim da Sesapi

Da Redação
[email protected]

Jovens são encontrados amarrados e seriam mortos pelo "Tribunal do Crime"

Foto: Polícia Militar do Piauí

 

Um adolescente de 16 anos e um jovem de 19 anos foram amarrados e agredidos dentro de uma residência na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. Quatro pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de cárcere privado, lesão corporal e tribunal do crime. A Polícia Militar chegou ao local antes dos dois serem mortos, após denúncias anônimas sobre a situação.

As vítimas foram identificadas pela Polícia Militar como G.S.S., de 16 anos, e Luan Mota de Lima, de 19 anos. Eles foram encontrados amarrados pelos policiais. 

“Luan e G.S.S foram desamarrados e todos foram conduzidos à Central de Flagrantes. Segundo informações, estava acontecendo um Tribunal do Crime, pois tanto Gabriel como Luan pertenciam aos Bonde dos 40, inimigos do PCC”, diz o relatório da Polícia Militar.

Os suspeitos de praticar o crime foram conduzidos à Central de Flagrante de Parnaíba. Dos presos, a Polícia Militar identificou três como integrantes da organização criminosa PCC: Willian de Araújo Carvalho, 21 anos; Geison Pereira Santos, 21 anos; Paulo César Rodrigues Santos, 30 anos. A quarta pessoa presa foi Carlos Alberto Santos Silva, de 20 anos. Um quinto participante conseguiu fugir do local. 

A operação foi comandada pelo Tenente Souza Filho, do Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran), com a equipe da Força Tática de Parnaíba.  

A casa em que ocorreu o cárcere privado está localizada na Rua Dr. João Cândido, no Bairro Nova Parnaíba, em Parnaíba. Na operação, a Polícia Militar apreendeu quatro celulares, um facão e várias cordas.

O relatório da Polícia Militar explica que “na residência havia dois jovens, sendo um menor de Idade. Que, segundo os dois, os mesmos foram até o local para comprar bonés quando foram surpreendidos por Willian e Geison e foram amarrados”.

“Luan, bastante agredido, seria morto; depois, Gabriel, pois tinha presenciado o fato. Willian já foi apreendido por furto; Geison preso por roubo em 2017 e 2018; Paulo Cesar foi preso por tráfico de drogas; Carlos, natural da Bahia, disse que não tem passagens pela polícia”, destaca o relatório.

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Saúde intensifica Busca Ativa no litoral do Piauí agora no Carnaval

Tem sido intenso o trabalho das equipes do Programa Busca Ativa, do Governo do Estado, reforçando as barreiras sanitárias em municípios litorâneos do Estado, neste período em que tradicionalmente se realizavam as festas de Carnaval.

“Essas ações são essenciais neste momento. Tivemos a suspensão das festividades de Carnaval por decreto, mas ainda precisamos ficar atentos para situações que possa gerar uma disseminação de casos. A vacina já esta entre nós, mas é preciso manter todos os cuidados e medidas de higiene que vinham sendo reforçados até agora. Não podemos dar trégua para o vírus e precisamos da colaboração da população, para que, juntos, possamos vencer essa batalha”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

As equipes estão atuando em barreiras sanitárias montadas na Rodoviária de Teresina; Rodoviária de Parnaíba; Cajueiro da Praia; Barra Grande e Luis Correia. Os locais foram escolhidos devido ao fluxo de pessoas que geralmente transitam por esses destinos durante este período.

Neste domingo as equipes do Busca Ativa se deslocaram para a Ilha Grande do Piauí, oferecendo assistência aos barcos de turismo na região do Porto dos Tatus.

Dília Falcão, gerente de Atenção Básica da Sesapi e coordenadora do Programa Busca Ativa, destaca que as ações são essenciais para ajudar a controlar a pandemia no estado e evitar o aumento de casos. “Nossas equipes estão atuando nas barreiras e precisamos que a população colabore com nosso trabalho. Sigam as medidas higiênicas, respeitem o distanciamento social e evitem aglomerações, tudo isso ajuda o estado como um todo no enfrentamento à pandemia”, disse a gestora.

( com informações ascom)

Prefeito Mão Santa cancela Carnaval do município de Parnaíba

Foto: reprodução

Mão Santa destacou a importância da realização das festividades de Carnaval para o comércio de Parnaíba, mas ressaltou que o momento não é propício para realizações de festas e de aglomerações, por conta da pandemia.

“Parnaíba, como uma cidade turística, tem a tradição de realizar um excelente Carnaval, um dos melhores do Brasil, diga-se de passagem, mas precisamos respeitar todos os protocolos para evitar a disseminação e o contágio do vírus. Portanto, decretamos, oficialmente que não iremos realizar o Carnaval de 2021, prometendo realizar ano que vem o melhor Carnaval de todos os tempos”, pontuou o prefeito.

Sobre o decreto do governador do Estado, Mão Santa se disse surpreso pelo o fato de o governador impor que o servidor público estadual trabalhe no período , já que ele, Wellington Dias, é campeão em decretar ponto facultativo.

“Eu nunca decretei ponto facultativo na minha vida pública, pelo simples fato que eu defendo o trabalho, mas nesse caso específico, iremos seguir à risca a determinação do Governo Federal, que decretou os dias 15 e 16 como pontos facultativos. Assim, eu me curvo às determinações do nosso presidente Bolsonaro”, disse.

Mão Santa enalteceu o excelente trabalho realizado pelos cientistas, que estão trabalhando arduamente para desenvolver e liberar vacinas para a imunização da população mundial, sendo necessário, nesse momento, o total respeito a ciência. “Os cientistas sabem o que estão fazendo, eles são casados com o estudo e com a verdade e, graças a Deus, já estamos bem próximos de imunizar toda a população. Isso é o que realmente importa,” finalizou Mão Santa.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores