Cidadeverde.com

Jovem de 26 anos é morto a tiros em Parnaíba; irmão é suspeito

Um homem de 26 anos, identificado apenas pelas iniciais J.M.C.A,  foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (05) no bairro  Bebedouro, em Parnaíba, no litoral do Piauí. De acordo com informações da Polícia Militar, o principal suspeito do crime é o próprio irmão da vítima, conhecido como 'Neném'.

A Polícia Militar foi acionada por volta de 1h30 da madrugada e ao chegar no local do crime a vítima já estava morta. 

Equipes do Instituto de Medicina Legal(IML) e da Polícia Civil estiveram no local para realizar os procedimentos cabíveis e efetuar a remoção do corpo. 

O irmão da vítima, suspeito de ter efetuado os disparos, deixou o local após o crime e ainda não foi localizado pela polícia,que faz buscas na região. 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Reforma na sede da PF em Parnaíba deve ficar pronta em seis meses

Fotos; Divulgação PFPI

O prédio onde funciona a Polícia Federal em Parnaíba (a 340 km de Teresina) está sendo reformado. A obra que já dura dois anos entrou em fase final de deverá ter sua área aumentada em 300 metros quadrados.  

De acordo com a PF, foram feitas reforma nas instalações já existentes, ativação de três blocos de salas (auditório, inteligência, operações, secretaria, gabinete chefia, sala técnica, vestiário, bwc), reforma das redes elétricas, de TIC e atualização da subestação que alimenta o prédio.

“Essa última fase contempla a demolição de toda estrutura periférica e do piso interno, cujas características não estão em conformidade com os normativos de segurança orgânica e padrões das edificações da Polícia Federal”, destaca em nota.

A empresa contratada tem um prazo de seis meses para entregar: a fachada principal, o muro perimetral, guaritas de vigilância, pavimentação interna, áreas de convivência e alimentação, equipamento de combate a incêndio, e outras destinadas a funcionalidade dos serviços e ao conforto dos usuários internos e externos.

“As obras visam equiparar a Unidade aos mais modernos e funcionais prédios da PF no país”, fizanliza.

 

Da redação
[email protected]

 

Zeladores da secretaria de saúde de Parnaíba estão em greve

Foto:Sindiserm

Zeladores da secretaria municipal de Saúde de Parnaíba decidiram deflagrar greve nesta semana. 

De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Parnaíba (Sindiserm), os zeladores iniciaram a greve depois de um ano de negociação para o pagamento de uma Gratificação de Atividade em Saúde, a GAS, sem sucesso.

O presidente do Sindserm, Leandro Lopes, explica que a  gratificação   foi criada em 2012 na Lei Nº 015.  “A GAS garante 10% sobre seu salário base.  Os servidores também cobram a implantação do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos aprovado e sancionado desde de 2014 pela Lei 060 e até o presente momento a Gestão Municipal se negar a pagar”, afirma o presidente do Sindicato.

Ainda de acordo com o presidente, o Sindiserm Parnaíba entrou com uma ação de obrigação de fazer e o município recorreu e perdeu tanto na primeira e segunda instância e agora, no dia 17 de maio, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para não pagar a gratificação.

“Os servidores e servidoras municipais  estão indignados”, acrescenta Leandro Lopes.

O Cidadeverde.com tentou, mas não conseguiu contato da secretária municipal de Saúde de Parnaíba, Leidiane Barros.


Izabella Pimentel
[email protected]

Parnaíba ganha reinauguração do Porto das Barcas e ganha o Museu do Mar

O Complexo Porto das Barcas passou por reforma e revitalização e será reinaugurado nesta sexta-feira (2), em Parnaíba. A solenidade terá a presença do governador Wellington Dias e do secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, e será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Governo do Estado, a partir das 17h.

A obra contemplou todo o espaço físico do complexo. São 10 mil metros de construção recuperados, desde a estrutura, cobertura, pavimentação, esquadrias, pintura e instalações. É a maior obra de revitalização do patrimônio histórico piauiense, que, além disso, contempla as lojas, pousada, galpão, restaurante, e a criação da Praça das Ruínas, que vai se chamar Cosme Sousa, em homenagem ao historiador e funcionário de carreira da Secult, que idealizou esse espaço.

Além da revitalização do Porto das Barcas, houve também a valorização do conjunto arquitetônico, instalação do píer para a volta das embarcações que saem em direção a destinos turísticos na região, ateliê, biblioteca e uma museografia.

Durante a solenidade, será inaugurado também o maior do museu do Piauí, o Museu do Mar do Delta do Parnaíba Seu João Claudino, que foi criado para comportar um acervo baseado em pesquisas sobre a região. Entre as peças, está a ossada de um peixe-boi, um esqueleto de baleia cachalote, que possui 16 metros de extensão, a réplica e esqueleto de um boto cinza, um dos animais típicos do Delta do Parnaíba, além de barcos em tamanho real.

Segundo o idealizador do projeto, o arquiteto Paulo Vasconcelos, o acervo do Museu do Mar está dividido em três seções. Na primeira, se encontram peças e decoração que levam em consideração a etnografia, o homem do Delta e a sua relação com as atividades pesqueiras e de sobrevivência, bem como seus costumes e crenças. A segunda seção é dedicada à natureza do Delta do Parnaíba, nela são tratadas as questões ambientais, e também é nesse espaço que estão os esqueletos do boto cinza, do peixe-boi e da baleia, além de réplicas desses e de outros animais. Já a terceira seção é dedicada à tecnologia náutica e sua evolução ao longo dos anos.

Por lá, existem onze embarcações de diversos tipos. São três setores dedicados às peças náuticas, relacionadas à segurança e comando das embarcações. Há também uma linha do tempo – Navegando no Tempo – que mostra a história de Parnaíba e sua relação com o mar, divida em 33 partes, além de um espaço dedicado à Marinha do Brasil e outra aos estaleiros. “Além dessas seções, o Museu do Mar conta com duas galerias de artes, que vão receber duas exposições durante a inauguração. São elas: a exposição do fotógrafo Gelson Catatau – com imagens do Delta do Parnaíba e exposição do artista plástico parnaibano Paulo Gaspar – com 17 telas de grande porte que mostram o cotidiano do Delta do Parnaíba”, conta o arquiteto.

Pensando também em uma maior interação entre cultura e turismo, o Museu do Mar ganhou um teatro, com capacidade para 40 pessoas, e homenageia um dos maiores dramaturgos do país: o parnaibano Benjamim Santos, que escreveu onze peças teatrais infantis e é de uma geração que revolucionou o teatro para crianças no Brasil.

“Não foi apenas uma reforma, mas sonho sendo realizado e a maior obra de recuperação do nosso patrimônio. Houve restauração, modernização, revitalização de um espaço que, além de recuperar todo o conjunto, devolvemos as lojas, o que beneficia tanto os comerciantes, quanto os turistas e a economia. Vamos devolver o local que simboliza o nascimento de Parnaíba, onde dentro deste complexo construímos um espaço que conta um pouco da história da região, que é o Museu do Mar do Delta do Parnaíba Seu João Claudino, uma das grandes novidades. Nele há salas interativas que abordam a história, os costumes e a fé dos pescadores”, conta o secretário de estado da Cultura, Fábio Novo.

A obra do Complexo Porto das Barcas foi realizada pela Secretaria de Estado da Cultura – Secult, com recursos do Tesouro Estadual do Governo do Piauí. A construção do Museu foi financiada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), com patrocínio da Equatorial Piauí e Armazém Paraíba.

Da Redação
[email protected]

Suspeito de matar e esquartejar esposa é preso no litoral do Piauí

Foto: divulgação PC-PI

O suspeito de um crime bárbaro contra a própria esposa no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano, foi preso no litoral do estado do Piauí, nesta quinta-feira (01). Alexandre Carvalho Marques é investigado por homicídio qualificado pelo feminicídio e ocultação de cadáver contra a companheira Célia Cardoso. A vítima foi morta, esquartejada e teve o tronco separado do restante do corpo que foi deixado em locais distintos. 

Foto: divulgação PC-PI

Alexandre Carvalho foi preso em cumprimento a mandado de prisão temporária. O delegado regional de Parnaíba, João Rodrigo Luna, explica que a Polícia Civil do Piauí foi acionada pela equipe carioca diante da constatação de que o  investigado tinha parentes no Piauí. 

"Suspeitando que o acusado poderia estar no Piauí, pelo fato de ter parentes em Parnaíba, a Polícia Civil do RJ solicitou apoio à Polícia Civil do PI que realizou o levantamento e localizou o acusado. Hoje, uma equipe mista, formada pelas duas polícias, prendeu o acusado, que deverá ser recambiado para o estado do Rio de Janeiro, onde responderá o processo", disse o delegado João Rodrigo Luna. 

No Piauí, a prisão foi realizada por equipes da Delegacia Regional de Parnaíba e Delegacia de Homicídios/Tráfico de Drogas/Latrocínio (DHTL) de Parnaíba em parceria com a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Foto: divulgação PC-PI

 

CRIME

O desaparecimento da vítima foi percebido por vizinhos que acionaram a polícia. Durante as diligências, as equipes descobriram que Alexandre estava se comunicando com locatários de imóveis pertencentes à vítima e cobrando os aluguéis, alegando que Célia estava com Covid-19. 

Dias depois, a Polícia Civil carioca localizou um tronco de um corpo feminino e, pouco tempo depois, em outro local, encontrou o restante do corpo, que foi reconhecido como sendo o da vitima.

A mulher foi morta com golpes de faca no pescoço porque teria se negado a entregar mais dinheiro ao suspeito que vivia às custas da companheira e possuía histórico de violência doméstica.

 

Graciane Sousa
[email protected]

PF investiga pelo menos 40 assassinatos que envolvem criminosos em "Projeto Piauí"

 

O delegado da Polícia Federal de Parnaíba, Pedro Roberto Meireles Lopes, informou durante coletiva de imprensa que duas facções estão em guerra no litoral em disputa por território.

Nesta guerra, cerca de 40 assassinatos ocorreram em briga entre as facções do CV (Comando Vermelho) e PCC (Primeiro Comando da Capital). 

Segundo o delegado, a investigação já identificou lideranças e todos são pessoas de outros estados. 

“Os (40) homicídios deram informações para iniciar as diligências e com base nisso verificar a existência dessa guerra entre eles. Na realidade, a tentativa de tomada por força é um combate de quem domina a venda de drogas e quem consegue se estabelecer por aqui”, disse o delegado.

Ele também explicou como ocorre essa imposição dos criminosos. 

“Não é tribunal do crime. Tentam impor, ele tenta que aquele individuo utilize a mercadoria daquela facção e a outra facção a mesma coisa, e acaba tendo como resultado a morte. A pessoa se recusa por um motivo ou outro e acaba morto”.

O delegado informou que o material apreendido será periciado e ouvirá mais pessoas. 

“Objetivo é tornar a região desagradável para eles. Vamos continuar atuando no combate esse crime na região. Duas fações em disputa tentam se estabelecer na cidade. As pessoas investigadas são de outros estados”. 

“Sobre o projeto Piauí é eles tentando vir pra cá e nosso papel como segurança é trabalhar para a criminalidade não ocorra”. 
Participou também da coletiva o delegado Carlos Alberto Ferreira. 

Os delegados  Carlos Alberto Ferreira e Pedro Roberto Meireles

 

Matéria original

Fotos: Divulgação PFPI

Uma operação para reprimir ações de facções criminosas no litoral do Piauí foi deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira(01). “Dionísio II”, como foi denominada a atuação dos policiais, já apreendeu drogas, arma e munição e realizou uma prisão em flagrante, até o momento. 

De acordo com a PF, as investigações apresentaram indícios de tráfico ilícito de entorpecentes, homicídios, roubos, furtos, porte e comércio ilegal de arma de fogo, naquilo que os criminosos denominaram como “Projeto Piauí”.

Na apuração da polícia pelo menos 40 casos de assassinatos que ocorreram seriam relacionados à disputa pelo estabelecimento das facções no município de Parnaíba/PI, “por meio do uso da força e de ameaças àqueles que resistissem ao intento criminoso”.

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Parnaíba e em estabelecimento prisional na cidade de Altos, além de outras medidas cautelares determinadas pelo Juiz titular da 2.ª Vara Criminal em Parnaíba/PI. 

A ação contou com 35 policiais federais, incluindo integrantes do Grupo de Pronta Intervenção da PF/MA, além do apoio das equipes do Canil da Polícia Militar do Piauí.

A Operação foi denominada “Dionísio” em referência à mitologia grega, cuja entidade divina com esse nome prefigurava o poder de criar drogas poderosas capazes de gerar perigo e o caos.

 

 

Caroline Oliveira e Yala Sena (Com informações da PF-PI)
[email protected]

Promédica deixa de atender pacientes Covid-19 após redução de casos e internações

Foto: Sesapi

Com a redução do número de casos e internações por decorrência da Covid-19, o Hospital Promédica, Anexo I do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, deixou de atender pacientes com a doença. A unidade de saúde passará a receber apenas pacientes ortopédicos em pré e pós-operatório.

Os pacientes com síndromes gripais, de Parnaíba e região ainda contarão com o serviço de porta aberta no Anexo 2 do Heda, o Hospital Nossa Senhora de Fátima, e com o atendimento de alta complexidade do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

A mudança no atendimento da Promédica ocorreu após a tendência de redução de casos novos da Covid-19, bem como internação em leitos clínicos, de estabilização e de UTI no estado do Piauí. “Houve uma considerável redução na taxa de ocupação hospitalar dos leitos de atendimento exclusivo à Covid-19 no Heda, Anexos 1 e 2. Hoje, temos  22% desses pacientes em leitos clínicos e 70% em leitos de UTI. No dia 24 de junho, demos alta para o último paciente internado na Promédica devido à doença e começamos, neste final de semana, o processo de transferência dos pacientes ortopédicos”, explica a diretora do Heda, Marisa Corrêa.

Segundo a diretora, paralela à redução dos casos de Covid, houve o aumento no número de pacientes vítimas de traumas (pacientes ortopédicos) atendidos no Pronto Socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, provocando a alta ocupação de leitos cirúrgicos, especialmente com necessidade de cirurgia ortopédica.

“No intuito de preservar os nossos colaboradores, que até o momento se dedicaram a essa missão ímpar, ocorrerão remanejamentos de pessoal entre as unidades ou readequações de plantões. Ratificamos que essas mudanças citadas  foram definidas após a observação do quadro epidemiológico atual, mas poderão sofrer alterações, inclusive voltar ao desenho inicial, de acordo com o quadro de saúde da população”, diz a gestora.

Para receber esses pacientes, o prédio da Promédica está passando por lavagem e sanitização de toda sua estrutura, além da adequação necessária para atendimento ao paciente ortopédico. E ainda, terá equipe multiprofissional capacitada para atender a esse perfil de paciente”, destaca Maria Corrêa.


Da Redação
[email protected] 

Mão Santa sofre acidente doméstico e é transferido para Teresina para avaliação médica

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), 78 anos, sofreu um acidente doméstico na manhã deste sábado (26) em sua residência no litoral do Estado. A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com pela esposa do gestor, Adalgisa Moraes Sousa, que também confirmou que ele passou por exames de imagem em um hospital de Parnaíba que, a princípio, não detectaram nenhuma lesão grave.

“Ele está bem. Foram feitos exames de imagem para verificar, mas está tudo bem, os exames não detectaram nada. Foi uma queda no banheiro, essas coisas que acontecem mesmo. A gente ficou preocupada, porque toda queda preocupa, mas ele fez tomografia e está tudo bem”, informou a primeira dama,  que também é secretaria de Assistência Social do município. 

Nas redes sociais, circulou a informação de que o prefeito de Parnaíba havia sofrido um traumatismo craniano após a queda, o que também foi negado pela primeira dama. 

A esposa de Mão Santa também disse ao Cidadeverde.com que o prefeito vai ser transferido para Teresina e deve passar nos próximos dias por uma série de exames mais detalhados e também uma avalição médica. No final de maio, Mão Santa foi diagnosticado com covid-19 e cumpriu isolamento social.

“Já estava acertado para ele ir, fazer um check up do pós covid. Ele já ia e aí coincidiu com essa situação”, disse a primeira dama de Parnaíba.

Nas redes sociais, Mão Santa publicou uma mensagem tranquilizando os parnaibanos. "Estou bem. Fui à Teresina para fazer exames pós covid, essa semana já volto para nossa amada Parnaíba", escreveu. 

 A Prefeitura de Parnaíba também se manisfetou sobre o estado de saúde de Mão Santa, através de nota oficial: 

A Prefeitura de Parnaíba, vem a público informar sobre o estado de saúde do Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa.

O Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, realizou neste sábado (26), exames pós-covid com seu médico e amigo, Dr. Flávio Melo.

Dentre os procedimentos de imagem realizados estão tomografias de crânio e tórax. O Prefeito de 78 anos, e que, há exatos 30 dias foi diagnosticado com COVID-19, está bem, curado da COVID-19, sem sequelas e deve retornar às atividades administrativas de forma presencial já nos próximos dias.

 

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Polícia divulga esquema de grupo investigado em morte de empresário no Piauí

Foto: divulgação PC-PI

Mais de 20 mandados em três estados, sete presos e três foragidos. Esse foi o resultado do inquérito da operação Sicário, da Polícia Civil do Piauí, sobre a morte do empresário Janes Cavalcante de Castro, assassinado em setembro de 2020, em Parnaíba, no litoral do estado. Em coletiva de imprensa foi divulgado o esquema da organização criminosa com a individualização da participação de cada investigado. 

O delegado regional de Parnaíba, João Rodrigo Luna, revelou que a motivação foi financeira e a estimativa é que os gastos para o matar o empresário somem R$ 200 mil. 

Foto: reprodução Youtube Click Parnaíba

"Esse valor é estimado pela quantidade de pessoas envolvidas, pelos recursos materiais comprados só para esse fim como carros e motos", disse o delegado. 

O empresário foi assassinado dentro do próprio carro. Câmeras de segurança mostram os executores em uma motocicleta seguindo a vítima. As imagens conseguiram flagrar criminosos que também deram apoio na ação em um carro. 

Foto: divulgação PC-PI

 

ESQUEMA DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

Nesta sexta-feira (17), a Polícia Civil apresentou um organograma da organização criminosa durante coletiva de imprensa. Peças-chaves do crime foram descobertas ao longo da operação Sicário. Entre eles, o empresário Mário Roberto Bezerra Correia, conhecido como Nino, que está foragido.  

"O Nino não esteve em Parnaíba, não emprestou o carro, não faz parte do núcleo executor, mas tem ligação direta com esse núcleo e pagou uma quantia a eles. Ele pode ser o mandante, mas também pode o intermediário entre o mandante e os executores. Para comprovar isso, dependemos do resultado de algumas perícias", explica Luna. 

Os outros dois foragidos são José Hiago Ferreira da Silva, apontado como um dos executores, e Evandro Tenório Britto, responsável por recrutar os demais envolvidos, de acordo com a Polícia Civil. 

MANDANTE: ?

INTERMEDIADOR/ ELO DIRETO COM O MANDANTE/ RESPONSÁVEL POR CONTRATAR O RESPONSÁVEL PELA LOGÍSTICA: Mário Roberto Bezerra Correia, conhecido como Nino (foragido);

RESPONSÁVEL PELA LOGÍSTICA DO HOMICÍDIO E PELO RECRUTAMENTO DOS ENVOLVIDOS: Evandro Tenório Britto (foragido); 

PARTÍCIPES: W.A.B, A.P.L (donos dos veículos) e I.S.S (esposa de um dos executores)

APOIO: Marcos Aurélio de Paiva Leal, José Robervan de Araújo; 

EXECUTORES: José Hiago Ferreira da Silva (foragido) e Edson Carlos Veríssimo da Silva.

 

Foto: divulgação PC-PI

 

INQUÉRITO TEM MAIS DE 2 MIL PÁGINAS

O delegado João Rodrigo Luna explica que o inquérito policial foi concluído devido ao encerramento do prazo. Contudo, ele ressalta que a investigação não acabou. 

"Foi concluído devido ao prazo, por causa da prisões. Se a gente não concluísse, os investigados seriam soltos. Com as prisões e apreensões, conseguimos avançar muito. O inquérito está bastante robusto com mais de 2 mil páginas. Estamos aguardando o resultado de algumas perícias e será instaurado um novo inquérito. Eles serão denunciados pelo MP. A investigação continua", finaliza o delegado. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Polícia deflagra nova operação para investigar morte de empresário em Parnaíba

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Equipes da Polícia Civil cumpriram nesta quinta-feira (17) cinco mandados de busca e apreensão durante os trabalhos da operação Sicário 2, que faz parte das investigações do homicídio do empresário Janes Castro, ocorrido em Parnaíba, em setembro de 2020. Os mandados foram cumpridos em residências nas cidades de Parnaíba e Teresina, com objetivo de arrecadar documentos e equipamentos eletrônicos que ajudem a Polícia a esclarecer os fatos. 

A ação foi coordenada pela Delegacia Regional de Parnaíba, com apoio de outras unidades especializadas da Polícia Civil. 

A operação realizada nesta quinta feira é um desdobramento da operação Sicário 1, deflagrada no último mês de abril, que resultou na prisão de seis pessoas nos estados do Piauí, Pernambuco e Alagoas, suspeitos de envolvimento na morte do empresário. 

A Polícia Civil deve apresentar o balanço da operação durante entrevista coletiva a partir das 10h desta sexta-feira (18), na sede da Delegacia Regional de Parnaíba.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

 

O crime

O empresário Janes Cavalcante foi morto em Parnaíba na tarde do dia 18 de setembro, quando estava trafegando em um carro, próximo à sua residência e foi atingido, dentro do veículo, pelos disparos de arma de fogo. 

Janes Cavalcante de Castro era dono de imobiliária, advogado e atuava também no ramo farmacêutico em Parnaíba e Teresina. 

Aguarde mais informações

 


Natanael Souza
[email protected] 

Posts anteriores