Cidadeverde.com

MPPI obtém condenação de réu por feminicídio e ocultação de cadáver em Parnaíba

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Piauí, representado pelo promotor de Justiça Rômulo Paulo Cordão, que responde pela 5ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, obteve, nessa quinta-feira, 14 de outubro, a condenação do réu Francisco Olavo Silva Vasconcelos. O Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese apresentada pelo MPPI. O réu foi condenado à pena de 32 anos de reclusão em regime fechado.

Francisco Olavo Silva Vasconcelos foi denunciado pelo crime de homicídio contra a mulher (feminicídio), por razões da condição de sexo feminino em contexto de violência doméstica, qualificado, ainda, pelo motivo fútil, com emprego de asfixia, e por meio de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, bem como ocultação de cadáver (artigo 121, § 2º, incisos II, III, IV, e VI, c/c § 2º-A, I; e art. 211, ambos do Código Penal Brasileiro).

No dia 07 de junho de 2019, por volta das 00h30, na zona rural de Ilha Grande, o acusado matou sua companheira Sandreia dos Santos Lima, por motivo fútil, mediante o emprego de asfixia (esganadura), meio este que impossibilitou a defesa da vítima , pois o denunciado apertou o pescoço de Sandreia até a morte. Após matá-la, Francisco ocultou o cadáver no interior de um buraco de 80 centímetros de profundidade em seu quintal. Depois de quatro dias de buscas, uma guarnição policial localizou a cova.

“As vítimas deste tipo de crime são ofendidas pelo menos duas vezes, uma quando tem a vida covardemente ceifada, a outra, quando em plenário do júri a tentativa de sempre desqualificar, um verdadeiro estupro da memória”, pontua o Promotor de Justiça Rômulo Cordão.

Segue o link para acesso à sessão de julgamento: https://youtu.be/Pp0QLK8GP1A

Fonte: MPPI

Greco apreende farda da Polícia Militar e R$ 30 mil em operação no litoral


Equipes do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) encontraram na manhã desta quinta (14) um fardamento da Polícia Militar na casa de um suspeito de tráfico de drogas e homicídios, em Parnaíba, no litoral do Piauí. A apreensão aconteceu durante os trabalhos de uma operação deflagrada na manhã de hoje, que também contou com apoio de outras unidades especializadas da Polícia Civil. 

De acordo com o delegado Tales Gomes, coordenador do Greco, o homem que estava com a farda da PM possui histórico de tráfico de drogas e homicídios. A Polícia Civil ainda não informou de que forma o suspeito utilizava o fardamento. 

Ao todo, cinco pessoas foram presas durante os trabalhos na manhã desta quinta-feira. Os policiais também apreenderam três armas de fogo, drogas e cerca de R$ 30 mil em espécie. 

A operação contou com  a participação de policias das delegacias de Esperantina, Piracuruca, Piripiri, Cocal, Buriti dos Lopes, Luís Correia, além da Depre e Polinter. 

 

Aguarde mais informações 

 

Foto: Polícia Civil 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Confira nomes homenageados do Mérito Renascença para Parnaíba

As comemorações alusivas ao 199º Aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil começam no próximo dia 15 de outubro. Os eventos acontecem em Teresina e Parnaíba e haverá homenagens à homens e mulheres ilustres cujo trabalho e ações engrandecem o estado. A Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí será realizada nas duas cidades com solenidade híbrida que serão transmitidas ao vivo por meio das redes sociais do Governo do Estado do Piauí.

No dia 18, a Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, ocorre no Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba. Em Teresina, o evento será dia 19 no Theatro 4 de Setembro.

A Ordem do Mérito Renascença do Piauí é a mais alta comenda do Estado, da qual o Grão-Mestre é o governador do Estado do Piauí. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Tem um alinhamento hierárquico inspirado na Legião de Honra, principal comenda francesa.

Confira a lista dos homenageados:

Homenageados em Parnaíba

CAVALEIRO
Filipe Lima Martins
Francisco Antônio Ferreira da Silva
Francisco das Chagas Souza Filho
Jeovan Amarante Monteiro
Lucas Danniel Freitas
Renata da Costa Sousa

OFICIAL
Adriana Vieira Carvalho da Silva
Alessandro Schwonka
Antônio Carlos Amâncio
Daniel Miranda Cardoso
Evildo Monção da Silva
Ézio Rodrigues de Sousa
Felipe de Carvalho Ribeiro
Francisco Glaubercy Rodrigues Borges
Grupo Rei da Boiada de Parnaíba
Hilquias Clarindo Gomes Post Mortem
José Pedro Pinto Veras Júnior
Junno Pinheiro de Campos de Sousa
Leonardo Silva Machado
Maria Luiza de Sousa Santos
Marina de Oliveira Brito
Paulo Roberto Mendes de Araújo
Pedro Neto Fontenele Brito
Rosela Vasconcelos da Cunha
Sebastião Wrias Silva Moura
Sonária Nunes de Vasconcelos
Sousa Campos

COMENDADOR
Carlos Alberto Teixeira Costa
Claudionor do Nascimento Costa
Elenice Maria Nery
Flávio Neiva da Costa
João Maria Corrêa Filho
Lener Silva Jayme
Marisa Corrêa
Telius Raimundo Memória Ferraz Júnior
Victor Hugo Saraiva de Almeida
Welton Luiz Bandeira

GRÃ-CRUZ
Camilo Sobreira de Santana

Da Redação
[email protected]

Comemorações alusivas ao Dia do Piauí começam 15 de outubro em Parnaíba

No próximo dia 15 de outubro começam as comemorações alusivas ao 199º Aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil, o nosso Dia do Piauí. O tema esse ano é: “Dia do Piauí, Meu Canto de Exaltação”. Os eventos serão realizados em Teresina e Parnaíba.

No dia 15, haverá um Culto em Ação de Graças na Igreja Batista do Jóquei, em Teresina. No dia 18, acontece em Parnaíba o Culto em Ação de Graças na Igreja Evangélica El Shaday e e a Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Complexo Porto das Barcas. O momento é de homenagear homens e mulheres que transformam a vida de piauienses e colaboram para o desenvolvimento do estado.

No Dia do Piauí, 19 de outubro, ocorreram eventos em Teresina e Parnaíba. O dia começa com a Aposição de Corbelha de Flores no Monumento da Independência e Hasteamento de Bandeiras na Praça da Graça, seguida do Te Deum Laudamus em Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhora da Graça, em Parnaíba.

À tarde, acontece a Missa em Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora das Dores – Praça Saraiva, em Teresina e a Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Theatro 4 de Setembro – Praça Pedro II.

Todos os eventos serão híbridos e transmitidos ao vivo através das redes sociais do Governo do Estado do Piauí.

Da Redação
[email protected]

Parnaíba recebe blitz educativa ‘Bora Vacinar’ de incentivo a vacinação

Após grande alcance e repercussão, Parnaíba recebe nesta semana a blitz educativa ‘Bora Vacinar’ que está em caravana pelo Piauí. A ação popular faz parte da programação da campanha de incentivo a vacinação ‘Bora Vacinar’ que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Parnaíba.

A blitz tem como objetivo principal orientar e incentivar a população sobre a vacinação e reforçar os cuidados que devem ser mantidos mesmo após a imunização. Em Parnaíba, a ação acontecerá em dois dias: dia 30 de setembro, no Posto Santos/Picanharia XXIII, e dia 01 de outubro na Praça Mandu Ladino, popularmente conhecida como Quadrilhódromo. Ambas as ações iniciam às 17h.

A iniciativa compreende ações em espaços públicos no qual equipes de profissionais da saúde atuarão esclarecendo dúvidas e orientando sobre os agendamentos para a vacinação.

A secretária municipal de saúde de Parnaíba, Lidiane Pio Barros, conta que o município abraça campanhas que promovam a vacinação aliadas a informações corretas e que as blitzes irão potencializar as ações que o município já promove. “Parnaíba recebe o ‘Bora Vacinar’ com muita alegria, pois entendemos a importância de estimular e de desmistificar as Fake News relacionadas a esse processo tão importante que é a vacinação como forma de combate a pandemia. Então, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Gerência de Imunização do nosso município, está em sintonia com as equipes de Atenção Primária nesse sentido de trabalhar tirando as dúvidas da população. Acreditamos que o conhecimento combate à doença, pois a ignorância causa um prejuízo muito grande, e essas blitzes irão alertar para a importância da vacinação no combate à pandemia”, diz a gestora.

Até o momento, o município de Parnaíba já aplicou o total de 131.745 doses de vacinas contra a Covid-19. Deste total, 90.478 parnaibanos já receberam a primeira dose; 39.041 voltaram para completar o esquema vacinal e 2.225 tomaram dose única. Ao todo o Piauí já aplicou 3.090.101 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19.

Na busca de aumentar os números da vacinação no estado, o projeto Bora Vacinar também anuncia que suas blitzen também acontecerão em mais dois municípios piauienses: em Floriano (dia 13 de outubro) e Picos (dia 14 de outubro).

Com informações Ascom

PRF flagra carro com crianças fazendo transporte de droga na BR-343

Foto:PRF

A Polícia Rodoviária Federal, flagrou, nesse domingo (26), um carro com três crianças sendo usado para transporte de crack.  O veículo foi interceptado na BR-343, em Parnaíba, após denúncias anônimas. 

Segundo a PRF, o Chevrolet Classic era ocupado pela crianças e dois adultos, que foram presos em flagrante. No veículo, que seguia no rumo da cidade de Buriti dos Lopes, os policiais encontraram “oito porções” de crack. 

Os adultos e o carro foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para realização de procedimentos cabíveis. Os presos devem responder por tráfico de drogas.

 


Com informações da PRF
[email protected] 

Delegado regional de Parnaíba pede exoneração e faz desabafo nas redes

Foto: Reprodução/Instagram 

O delegado João Rodrigo Luna pediu exoneração do comando da Delegacia Regional de Parnaíba, no litoral do Piauí. O anúncio foi feito por ele esta semana em uma publicação nas redes sociais, que não apresenta maiores detalhes sobre a motivação da saída. 

No texto, Rodrigo Luna diz que saiu por não concordar com as políticas adotadas pela atual gestão e promete explicar melhor os motivos ao longo dos dias. O delegado também fez um balanço de sua atuação ao longo do período de 1 ano e 5 meses à frente da Delegacia Regional e diz que tirou ‘um peso enorme das costas’. 

“Por enquanto, para evitar polêmicas e falsas denúncias na corregedoria e MP, que já têm muito o que fazer, vou me limitar a dizer a frase padrão: "saí por não concordar com as políticas adotadas pela gestão". Quem me conhece sabe, não tenho papas na língua nem me misturo com vagabundos e criminosos, para mim, o que conta não é a pessoa e sim o fato! Independente da pessoa, se ela deve, tem que pagar! Agradeço a todos e ao longo dos dias, vamos explicando”, escreveu o delegado nas redes sociais. 

O Cidadeverde.com não conseguiu contato com Rodrigo Luna para maiores esclarecimentos a respeito do pedido de exoneração. 

Foto: Reprodução/Instagram 

 

Ao Cidadeverde.com, o delegado geral da Policial Civil, Lucy Keiko, informo que aceitou o pedido de exoneração de Rodrigo Luna do comando da Delegacia Regional de Parnaíba, e disse que ele deve ser substituído pelo delegado Eduardo Ferreira. 

Ainda de acordo Lucy Keiko, Rodrigo Luna deve continuar atuando em Parnaíba, na Central de Flagrantes do município. 

A Polícia Civil se manifestou oficialmente por meio de nota: 

A Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado do Piauí, considerando recentes matérias envolvendo postagens de redes sociais privadas acerca da mudança na função de Delegado Regional de Parnaíba, vem informar o seguinte:

1. A mudança ocorrida na referida Delegacia deu-se a pedido do ex-titular da pasta, o qual solicitou lotação no plantão da Central de Flagrantes de Parnaíba, tendo sido atendido.

2. Não temos conhecimento de quaisquer crimes cometidos por integrantes da Polícia Civil, que autorizem a classificação de “vagabundos e criminosos”. Eventuais ilícitos praticados por servidores devem ser comunicados à corregedoria ou ao próprio Ministério Público.

3. O município de Parnaíba passa por momento de aumento da criminalidade violenta, que precisa ser combatida por todas as forças de segurança e pelo Ministério Público.

4. Eventuais discordâncias administrativas são naturais na administração e devem ser resolvidas dentro da razoabilidade e demais parâmetros legais, sem exposição desnecessária, possibilitando o surgimento de factóides.

5. Por último, informa-se que Delegacia Geral está comprometida em melhorar cada vez mais os serviços de polícia judiciária de Parnaíba, oportunidade em que parabenizamos todos os policiais civis do referido município, que já vêm combatendo com firmeza a criminalidade.

A união de todos os órgãos levará maior segurança à população. Eis a nossa missão!

Natanael Souza
[email protected]
 

Segurança instala gabinete de gestão no litoral nesta sexta para combater crimes

Foto: divulgação PC-PI

Forças de Segurança do Piauí iniciam nesta sexta-feira (24) uma operação integrada que visa combater a criminalidade no litoral do Piauí. Um gabinete de gestão será instalado com participação de efetivos da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Civil e Guarda Municipal de Parnaíba.

De acordo com a Secretaria de Segurança, haverá o reforço de viaturas e policiais, além da atuação do Serviço de Inteligência da SSP. O gabinete vai permanecer no litoral até o final do ano.

“A PM vai fortalecer sua ação com mais viaturas em pontos estratégicos, percorrendo os bairros e patrulhando os lugares onde houver mancha vermelha indicando a questão do crime. A Polícia Civil vai intensificar as investigações, pedir mandados de prisões, busca e apreensões. A PRF vai nos ajudar com o bloqueio das rodovias, cada qual reforçando aqui que lhe cabe”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho.

A operação, segundo a SSP, visa combater a atuação de organizações criminosas na região. Forças de segurança do Ceará e Maranhão serão comunicadas do trabalho na região. O gabinete de gestão integrada estará sob a coordenação do tenente-coronel Pacífico e do delegado regional Eduardo Ferreira.

Na manhã de ontem, em entrevista à TV Cidade Verde, o secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, afirmou que as autoridades já têm a identificação dos membros das organizações criminosas que atuam no litoral do Piauí. 

“Já sabemos quem são, já estão identificados. Inclusive, muitos deles já estão no sistema prisional. Estamos nessa fase de procedimentos e temos certeza que, com essa articulação, teremos resultados positivos”, destacou o secretário. 

Há dois dias, o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), e o governador Wellington Dias (PT), fecharam uma parceria para enfrentar as facções criminosas. 

Crimes

De janeiro até o dia 17 de setembro, a Delegacia de Homicídios/Tráfico de Drogas/Latrocínio (DHTL) registrou 62 homicídios tentados e consumados em 2021. Número maior que todo o ano passado, quando foram registrados 56.

O delegado regional de Parnaíba, João Rodrigo Luna, disse que o aumento expressivo de crimes se deve à atuação de organizações criminosas no litoral do estado.

 

 

Hérlon Moraes
[email protected]

Mão Santa e governo do estado vão criar “frente contra facções” em Parnaíba

Foto: Ascom/prefeitura

Última reunião entre Mão Santa e Wellington Dias sobre crise nos leitos de UTIs

 

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM) e o governador Wellington Dias (PT) fecharam uma parceria para enfrentar um inimigo em comum: as facções criminosas. 

Na tarde de hoje, o governador ligou, pessoalmente, para Mão Santa e firmaram um pacto de trabalho para reduzir a criminalidade em Parnaíba, uma das principais cidades turísticas do estado. 

Mão Santa, que é ferrenho adversário do governo, solicitou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) Força Nacional para intervir nas ações criminosas que amedrontam a população do litoral.   

Hoje, ocorreu uma reunião com a presença da cúpula da segurança em que será criada uma força-tarefa com a presença das Policiais Militar, Civil, Rodoviária Federal, Polícia Federal e Ministério Público Estadual. 

A ideia é montar um gabinete de gestão para criar uma “frente contra as facções” na cidade de Parnaíba. 

O secretário Municipal de Governo, Fábio Barros, confirmou que a conversa entre Mão Santa e o governador foi bastante proveitosa.

“Foi uma conversa boa. A prefeitura vai fazer uma parceria com o governo do estado que prometeu enviar efetivo, viaturas e a prefeitura dará toda estrutura necessária, inclusive cedendo um prédio, para funcionar a força-tarefa”, disse Fábio Barros.

Sobre o pedido da Força Nacional, Mão Santa foi informado que a solicitação foi encaminhada ao Ministério da Justiça e a Casa Civil. 

“Vamos aguardar uma resposta do governo federal”, disse Fábio Barros. 

A ação emergencial ocorreu após o crescimento alarmante de mortes violentas na região e tem como objetivo diminuir as estatísticas de criminalidade até o final do ano. 

O secretário estadual de Segurança, Rubens Pereira, confirmou a criação da força-tarefa e descartou a necessidade de Força Nacional. 

“Participaram da reunião os representantes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal e foi unanimidade entre eles que no momento não é necessário. Vamos agir para resolver o problema com essa força-tarefa e com o gabinete que criamos. Se até dezembro não for resolvido, vamos ver como procedemos”, declarou. 

Rubens Pereira explicou que oito viaturas da Polícia Militar de Teresina serão deslocadas para Parnaíba até a próxima sexta-feira (24). Em seguida, um contingente da Polícia Civil também seguirá para o município. Eles vão trabalhar em conjunto com a PRF-PI, PF-PI e Inteligência da Secretaria de Segurança (SSP-PI).

Segundo o secretário, os agentes vão agir em dois eixos: ostensivo e investigativo e serão coordenados por um gabinete gerenciado pelo comandante do 2º Batalhão da PM de Parnaíba, Antônio Pacífico, e pelo delegado Eduardo Ferreira. 

“A Polícia Civil participará com o Greco e com a Delegacia Especializada em entorpecentes, investigando e a PM fará esse trabalho ostensivo, com apoio das polícias federais. Todo esse trabalho vai acontecer de forma integrada e terá um balanço a cada 15 dias”, frisou. 

Rubens Pereira evitou adiantar as informações que já foram levantadas sobre as facções, segundo ele, para não prejudicar as investigações. No entanto, revelou que elas fazem parte de um movimento de “migração” de grupos vindos do Sudeste, Ceará e do Maranhão.

 

Da Redação
[email protected]

Ministério Público apura demora na liberação de corpos no IML de Parnaíba

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Rômulo Cordão, promotor de Justiça

O Ministério Público do Piauí instaurou um procedimento administrativo para apurar a situação do Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. Recentemente, o MP recebeu denúncias de demora para realização de necropsias, procedimento médico que objetiva evidenciar a causa da morte de um indivíduo. 

Na última terça-feira, familiares das duas pessoas que morreram após um grave acidente na PI 116, em Luís Correia, também reclamaram da demora para a realização dos procedimentos para liberação dos corpos. 

O promotor de Justiça Rômulo Cordão, titular da promotoria de Parnaíba, esteve no local e constatou deficiências no atendimento prestado. Foram verificadas irregularidades como: falta de motoristas e de auxiliares de necropsia, descumprimento injustificado da escala de plantão por legistas e precariedade estrutural.

“Trata-se de serviço essencial, que não pode sofrer interrupção. Nada justifica que o cidadão procure a repartição e não consiga atendimento em tempo razoável. Nossa missão é fiscalizar e verificar como o IML está funcionando, e responsabilizar quem eventualmente está provocando falhas, pois constatamos que decorreram longos períodos de tempo para liberação de corpos, em prejuízo das famílias atendidas”, pontuou o promotor de Justiça.

 

Natanael Souza (Com informações do Ministério Público)
[email protected] 

Posts anteriores